Programação Setembro Fotográfico 2012

32

description

Programação da segunda edição do projeto Setembro Fotográfico (2012), promovido pela Fundação CUltural de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Com curadoria de Gustavo Moura e Wênio Pinheiro.

Transcript of Programação Setembro Fotográfico 2012

Estamos mais uma vez reunidos para celebrar a fotografia, afirmando que a experiência do primeiro Setembro Fotográfico está consolidada e é de grande sucesso. O propósito pionei-ro de publicar, apoiar e di-vulgar a fotografia realizada na Paraiba, é um marco de mudança, respeito e recon-hecimento da vocação desta linguagem que tem uma

tradição firmada na história das artes visuais em nosso estado.

Celebremos pois a c o n t i n u i d a d e d e s t a importante iniciativa. E por g r a n d e z a v a m o s m a n t e r acesa a luz deste candeeiro.

Que o último a sair não apague a luz.

Paraíba, setembro de 2012.Gustavo Moura

Feche os olhospara ouvir melhor

Exposições

Lançamentos de Livros

Palestras

Oficinas

P R O G R A M A Ç Ã O18 de Setembro a 27 de Outubro de 2012

João Pessoa, Paraíba, Brasil.

L O C A I S

ECBEstação Cabo Branco - Ciência Cultura e ArteAv. João Cirilo da Silva, s/n, Altiplano, Cabo Branco.Visitação: terça a sexta (9h às 21h) / sábado e domingo (10h às 21h)

Ateliê de NaiAteliê Multicultural Elioenai GomesLadeira da Borborema, 101, Centro Histórico.Visitação: 8h às 12h / 14h às 18h

CAVCasa das Artes VisuaisAv. Esperança, 1143, Manaíra.Visitação: 14h às 18h

Casarão 34Casarão 34Rua Visconde de Pelotas, 34, Centro.Visitação: 8h às 12h / 14h às 18h

Praça Alcides CarneiroEsquina da João Câncio com a Euzely Fabrício de Souza, Manaíra.Visitação: 10h às 18h

Conflitos UrbanosSeverino Silva (RJ)

Caixa de SapatoCia de Foto (SP)

Fotografia ParaibanaExposição Coletiva (PB)

Retiniando-meJoão Carlos Beltrão (PB)

A CidadeHudson Azevedo (PB)

Clara Lenira - RetrospectivaClara Lenira (PB)

Foto na PraçaExposição Coletiva

Quem Somos NósCelso Oliveira (CE)

Antônios e CândidasTêm Sonhos de Sorte

Paula Sampaio (PA)

E X P O S I Ç Õ E S

Onde?ECB

Quando?de 11 a 30/09/2012

Um dos mais importantes fotojornalis-tas de hard news em atividade no Brasil, Severino Silva tem uma das trajetórias mais bem sucedidas no fotojornalismo carioca dos últimos vinte anos.

Nascido em Pipirituba, no brejo paraibano, o fotógrafo de 53 anos tem nas questões sociais, na ética e no respeito ao próximo, a matéria prima de sua documentação no trabalho jornalístico.

Com passagens pelos jornais O Fliminense, A Notícia, O Povo, O Globo e, atualmente, no O Dia, Severino Silva é reconhecido no Brasil e na Europa como um dos mais importantes profissionais no registro de conflitos armados urbanos.

Severino Silva - FotojornalistaSeverino Silva (RJ)

Existem fotógrafos que usam a linguagem fotográfica como extensão do seu corpo. Usam o seu olhar com desprendimento, com simplicidade. Sem amarras, sem adornos, sem camuflagens, sem precon-ceitos, sem regras e, acima de tudo, sem a necessi-dade do reconhecimento como arte e artista.

O Celso Oliveira é um deles. Usa a fotografia como pretexto para conviver com o mundo. As suas imagens não querem ser reconhecidas, elas querem ser feitas, querem existir. O que marca o seu trabalho é a coragem diante do outro. Encontro sem barreiras, sem medos, a procura de conhecer e desvendar “quem somos nós”.

[do livro Quem Somos Nós - texto: Tiago Santana]

Onde?ECB

Quando?de 18 a 30/09/2012

Quem Somos NósCelso Oliveira (CE)

Caixa de Sapato (work in progress), um tra-balho “definitivamente inacabado”, para usar uma ex-pressão de Duchamp, e com um momento de origem incerto. Ele começa num tempo indefinido que é o da memória, e tem formatos tão variáveis quanto as combinações que se pode obter quando se abre uma caixa repleta de imagens.

Dentre todas as narrativas desenvolvidas pela Cia de Foto, esta é certamente a mais subjetiva. É o momento de compartilhar o lugar onde foram testadas as possibilidades de convivência de seus integrantes, a vida cotidiana, e também aquilo de que são feitos os nós que os mantém ligados, a in-timidade e o afeto. Ao ser incorporado ao Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo, seguindo a sugestão de seu curador, Eder Chiodetto, o ensaio ganhou uma edição em vídeo, que contou com trilha sonora do DJ Guab. Esta se tornou a versão mais consagrada deste ensaio.

Onde?ECB

Quando?de 18 a 30/09/2012

Caixa de SapatoCia de Foto (SP)

Este projeto vem sendo desenvolvido desde 1990 e tem como foco o cotidiano de migrantes que vivem as margens de duas grandes rodovias construí-das na Amazônia a partir da década de 1950, com o objetivo de integrar e colonizar a região: a Transa-mazônica e a Belém-Brasília.

Nesse trabalho homens e mulheres contam sua história. Uma História sulcada em seus rostos, que se materializa em imagens, escritos e memórias orais, entrelaçadas nesse imenso território, são quase 6 mil km de estradas, onde sonho e realidade se con-fundem e pulsam , criando um novo tecido: a história real, que se traduz no cotidiano e na experiência de quem a construiu e viveu.

Onde?ECB

Quando?de 18 a 30/09/2012

Antônios e Cândidas têm Sonhos de SortePaula Sampaio (PA)

No seu trabalho à frente do setor de fotogra-fia da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Clara Lenira construiu um importante acervo iconográfico do universo da artes cênicas da cidade. O olhar retro-spectivo de Clara sobre esses anos eternizou em be-los fragmentos, espetáculos de música, teatro e dança. Esse conjunto harmonioso compõe um inventário de movimentos, expressões e gestos de atores, bailari-nos, cantores e músicos que atuaram, ao longo desses anos, nos palcos dos teatros Santa Roza, Paulo Pontes, Arena e da Praça do Povo do Espaço Cultural.

Quem imagina encontrar mero registro de espetáculos se engana. De Clara já disseram que ela registra arte com arte. Suas fotos não são instantâne-os banais. Trabalhando amiúde numa situação de luz precária, Clara logra a extrair, da frequente escassez de luz desses palcos, contrastes magníficos de branco e preto imprimindo uma beleza plástica incomum às suas obras.

Onde?ECB

Quando?de 18 a 30/09/2012

Clara Lenira - RetrospectivaClara Lenira (PB)

O Foto na Praça é um evento voltado para fotógrafos profissionais e amadores que realizam tanto trabalhos comerciais quanto artísticos. A ideia é levar a fotografia para mais perto do público da cidade, expor portfólios e socializar a arte.

O varal fotográfico acontece na praça Alcides Carneiro, Manaíra, e as inscrições são realizadas através do email [email protected] de forma gratuita. A primeira edição aconteceu no dia 19 de agosto, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia. Para se inscrever, é necessário informar nome ou nome do coletivo, telefone para contato e nome da série fotográfica ou ensaio. A quantidade de fotos é limitada, de 6 a 8 fotos por participante, em tamanho 20x30cm e colada em cartolina preta.

Onde?Praça Alcides Carneiro

Quando?22/09/2012 / 10h às 18h

Foto na PraçaVaral de Fotografias

O autor desse olhar é Hudson Azevedo, que fotografou João Pessoa nas décadas de 50, 60 e 70 do século XX.

Dono de um foto na Duque de Caxias, autor das imagens que víamos nos cartões postais, mais tarde funcionário da UFPB, Hudson fotografou uma cidade em crescimento. Mas ainda cheia de traços do passado que logo se perderiam no tempo.

A vista do viaduto, construído quatro décadas atrás sobre o Ponto de Cem Réis, pode ser o elo entre o velho e o novo, entre a cidade que aparece na quietude da General Osório e a que começava a crescer velozmente em direção à orla.

Onde?Ateliê de Nai

Quando?de 25 a 30/09/2012

A CidadeHudson Azevedo (PB)

Quanto vale uma imagem? Esperar pelo sol, navegar numa jangada velha, caminhar horas com equipamentos pesados, voar de helicóptero, subir ao alto de um prédio, correr atrás da ação que não o espera, adentrar em ambientes hostis, viajar durante horas, dias ou meses, aguentar odores, enfrentar medos, se ver diante de personalidades, perceber gestos peculiares, repetir cenas, lutar pela melhor take. E a atividade não termina aqui. Ler bons livros e contos, ver filmes e programas televisivos, ouvir histórias, contemplar pinturas, mosaicos, xilogravu-ras, esculturas, quadrinhos, fotografias, teatro, dança, música. E mais, assistir à vida, dialogar com as vidas, buscar a compreensão de vidas. Ser um espectador atento do mundo.

Esses fragmentos, extraídos e quase descon-textualizados de seus filmes, são pulsantes no contexto de um sujeito alimentado pelo ato ininter-rupto de encontrar-se com a imagem.

Onde?CAV

Quando?de 27/09 a 27/10/2012

Retiniando-meJoão Carlos Beltrão (PB)

O propósito pioneiro de publicar, apoiar e divulgar a fotografia realizada na Paraiba, é um marco de mudança, respeito e reconhecimento da vocação desta linguagem que tem uma tradição firmada na história das artes visuais em nosso estado.

As dificuldades são muitas, além da árdua tarefa de selecionar, da maneira mais imparcial possível, os ensaios aqui apresentados. Foram muitas e enriquecedoras as discussões em busca de apresentar o resultado da mostra e catálogo Fotogra-fia Paraibana. Celebremos pois a continuidade desta importante iniciativa.

Onde?Casarão 34

Quando?de 24/09 a 24/10/2012

Fotografia ParaibanaExposição Coletiva

L O C A I S

CAVCasa das Artes VisuaisAv. Esperança, 1143, Manaíra.

Casarão 34Casarão 34Rua Visconde de Pelotas, 34, Centro.

Leitura de PortifólioPaula Sampaio (PA)24-25/09 - 8h30 às 11h30

Do Conflito ao AfetoSeverino Silva (RJ)25-27/09 - 15h às 18h

A Fotografia no AudiovisualJoão Carlos Beltrão (PB)27-29/09 - 9h às 11h30

Iniciação à FotografiaPaulo Rossi (PB)

24-26/09 - 8h30 às 11h30

A História quequeremos contar

Pio Figuerôa (SP)28/09 - 15h às 18h

O F I C I N A S

L O C A L

Casarão 34Casarão 34Rua Visconde de Pelotas, 34, Centro.

Conflitos UrbanosSeverino Silva (RJ)24/09 - 20h

Quem Somos NósCelso Oliveira (CE)28/09 - 20h

Oi KabumIsabel Gouvêia (BA)30/09 - 20h

RetrospectivaEustáquio Neves (MG)

25/09 - 20h

Imagens do PovoJoana Mazza (RJ)

29/09 - 20h

P A L E S T R A S

L O C A L

Casarão 34Casarão 34Rua Visconde de Pelotas, 34, Centro.

Quem Somos NósCelso Oliveira (CE)28/09 - 20h

Imagens do PovoFotógrafos Popularesda Maré (RJ)29/09 - 20h

Publicaçõesda OI Kabum

Isabel Gouvêia (BA)30/09 - 20h

L A N Ç A M E N T O S D E L I V R O S

Lúcio VilarDiretor Executivo da Funjope

André CoelhoDiretor Adjunto da Funjope

Fernanda Márcia SvendsenDiretora de Ação Cultural

Chefe de Gabinete: Gládis Perin. Secretária da Diretoria Executiva: Roseane Guedes. Assistente de Gabinete: Bárbara Wanderley. Assessoria de Imprensa: Cecília Noronha. Assessoria Pedagógica: Edileide Godoy e Pedro Osmar. Divisão de Música: Paulo Ró. Divisão de Memória: Andréa Gisele, Wênio Pinheiro. Divisão de Cultura Popular: Hidemburgo Hipólito. Divisão de Artes Cênicas: Nanego Lira. Divisão de Literatura: Carlos Aranha. Divisão de Audiovisual: Alexandre de Oliveira, Alexan-dre Macedo. Divisão de Dança: Maurício Germano. Secretária da Diretoria de Ação Cultural: Neusa Liliane Dantas. Divisão de Convênios: Mary Cristina de Menezes Agra (chefe da divisão), Raphael Felipe Diniz. Diretoria Administrativa Financeira e Planejamento: Juliana Araújo Vaz Souto Lima (Di-retora), Edlourdes Marques, Tarcio Araújo, Simone Pessoa, Wanessa Castro, Hildebrando Lins e Edgar Queiroz (contador). Assessoria Jurídica: Maria Gabriela Machado de Paula, Josevaldo Bastos, Cecília Gouvêia, Fabiana Rocha, Wanessa Lima. Comissão Permanente de Licitação: Marcio Siqueira (Presi-dente), Cida Almeida, Anselmo Ferreira. Divisão Administrativa: Alisson Albert Andrade (Chefe da Di-visão), Kelly Freire, Elizabethe Firmino, Luciana Cordeiro, Lúcio Molla. Apoio: Jarbas Carvalho, Marcio Chagas, Cassiano da Silva, Risolange dos Santos, Marconde Nicácio, Estelita Pereira, Gercina de Sousa, Antonio Nunes, Adriano Fidelis. Divisão de Eventos: Fabiano Soares, Karina Moreno, Eliane do Egyto, Jarbas Mendes, Khariollany Teixeira Lôbo, Geronimo Mello. Casarão 34: Amélia Nóbrega (Coordena-dora), Alex Viana, Suelen Melo, Sheila Fadja, Lielena Cavalcante, Socorro Soares, Maria Auxiliadora, Anete Alves, Terezinha de Jesus, Josenildo Moises. Setembro Fotográfico: Curadoria: Gustavo Moura. Assessoria Curatorial: Wênio Pinheiro. Coordenador de Artes Visuais: Maurílio Estrela. Comissão de Seleção: Pedro David, Paulo Rossi e Gustavo Moura. Identidade Visual: Romero Cavalcanti.