Proinfo Juliana NTE

16
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO

Transcript of Proinfo Juliana NTE

Page 1: Proinfo Juliana NTE

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional –

PROINFO INTEGRADO

Page 2: Proinfo Juliana NTE

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

Page 3: Proinfo Juliana NTE

Alunos do Curso de 100Horas – Aprendendo e Ensinando com as TiCs

SRE/NTE de Janaúba

Page 4: Proinfo Juliana NTE

Precisamos nos interagir com as novas tecnologias para oferecer aulas mais atraentes. Para que o texto seja atrativo deverá conter som, imagem, animação, para que os alunos sintam vontade de ler e realizar as atividades durante as aulas, afinal estamos lidando com alunos do século XXI.

Alzemar(Zena)

Page 5: Proinfo Juliana NTE

Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula com esses recursos tão inovadores e atrativos.

Ivone Neves

Page 6: Proinfo Juliana NTE

Com certeza haverá mudanças significativas em nossa atuação docente, uma vez que tivemos experiências com bons resultados e essas experiências nos mostraram que é possível se ter aulas produtivas com a utilização de recursos tecnológicos sem perder ao foco da aprendizagem.

Leiz Carlos

Page 7: Proinfo Juliana NTE

O uso das novas tecnologias pelos educadores e alunos é essencial nos tempos atuais, pois estamos cada vez mais dependendo destes recursos. O uso da internet, por exemplo, já faz parte do nosso cotidiano, tudo que a gente procura acha. O governo já vem adequando essas tecnologias nas escolas, com a instalação de tele-centros, etc. e com a capacitação de professores (curso no qual estamos fazendo), acho que daqui a alguns anos todas as escolas do Brasil estarão equipadas com computadores e com professores capacitados.

Reginaldo

Page 8: Proinfo Juliana NTE

Em relação às mudanças ocorridas quanto à disposição e uso das TICS, podemos citar, a instalação de vários laboratórios de informática em escolas públicas, os cursos de capacitação de professores nos molde desses que estamos cursando, o acesso de alunos e professores as informações, a interação, a formação e o desenvolvimento através das tecnologias.

Helton

Page 9: Proinfo Juliana NTE

Cabe salientar que o sucesso destas novas tecnologias vai depender muito do educador porque ele é mediador do processo, para que o computador realmente funcionar como uma ferramenta que possa trazer benefícios para aprendizagem dos educandos, fazem - se necessário de um planejamento prévio de sua utilização na sala de aula e a capacitação para os profissionais que dele vão se servir.

Nilza

Page 10: Proinfo Juliana NTE

A mudança mais plausível na aprendizagem do aluno vai ser que não mais ficará em sua

carteira muitas vezes a cochilar de apenas ouvir o professor falar e escrever no quadro

negro, e sim dinamizará mais com muito interesse e curiosidade por ser uma

linguagem tecnológica e inerente as aulas que já estão acostumados a assistir.

Viviane Costa

Page 11: Proinfo Juliana NTE

Quanto a aprendizagem do aluno, o diferencial está na possibilidade da abertura de novos conteúdos e além disso a possibilidade de estimular mais o interesse do aluno.Para essa adequação será precisa a criação de estratégias para incluir as novas mídias tecnológicas à educação e utilizar destes não como algo pronto mas algo desafiador e instigante sendo uma ferramenta que contribua para o crescimento mútuo.

Josiany

Page 12: Proinfo Juliana NTE

Como docentes, devemos a todo momento estar criando estratégias que possibilitem melhor aprendizagem, pesquisando sempre novos sites educativos e propiciando novas maneiras de chamar a atenção dos alunos, uma vez que eles gostem de se envolver com o novo.

Janaine

Page 13: Proinfo Juliana NTE

As tecnologias estão nos apontando caminhos para que seja possível mudar a realidade de formação de muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos para que tenham a autonomia critica de poder escolher melhor seus representantes e contribuir para o crescimento de nosso país.

Claudia

Page 14: Proinfo Juliana NTE

No entanto para compreendermos o papel das tecnologias da Informação e comunicação na educação, é necessário compreendê-las, como ferramentas pedagógicas, e não somente como meios de circulação de informações e conteúdos escolares.

Cida

Page 15: Proinfo Juliana NTE
Page 16: Proinfo Juliana NTE

“A tecnologia não será suficiente para democratizar e reconstruir adequadamente a educação.

A tecnologia sozinha não melhora necessariamente o ensino e aprendizagem e, com certeza, não trará a superação das agudas divisões sócio-econômicas.

Sem recursos apropriados e sem pedagogia e práticas educativas corretas, a tecnologia pode ser um obstáculo ou uma carga para um ensino autêntico e provavelmente pode até

aumentar em vez de suplantar as divisões existentes de poder, capital e riqueza”. (Douglas Kellner: 2003)K