Project CoMMusI – Comunidade e Música quer alargar a todo ... · Festas religiosas de longa...

16
14.julho.11 | notícias de gaia Ano XXVI | n.º 502 | Quinzenal | 14 de Julho 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Começa HOJE Canidelo MAIS 15 MIL Resultados preliminares do Censos 2011 revelam que o município continua a ser o terceiro maior do país em termos populacionais, logo a seguir a Lisboa e Sintra, e que o fosso cavado em relação ao Porto se alarga. Sexo feminino faz maioria no grande concelho do Norte de Portugal, que em 20 anos somou mais 55 mil moradores. Actual número de habitantes superior a 302 mil... Pág. 3 Project CoMMusI – Comunidade e Música quer alargar a todo o concelho Santo André volta a brilhar em Canidelo Festas religiosas de longa tradição, aconteceram no último fim de semana. Realizam- se sempre no segundo domingo de Julho e veneram S. Vicente Férrer e Santo André, padroeiro da Paróquia. A par da parte religiosa - Missa Solene, Sermão e Procissão - não faltou a alegria da música, dos foguetes e, claro, as diversões. Págs 5 a 7 Perosinho continua Cultural Caiu o pano sobre a 13.ª edição do evento. Uma festa muito característica que evoca o que de melhor se faz na freguesia, mas que já alcançou o panomara municipal e até distrital. Págs 10 e 11 SUCESSO!!! Pág. 9 Festa da Francesinha Pág. 2

Transcript of Project CoMMusI – Comunidade e Música quer alargar a todo ... · Festas religiosas de longa...

14.julho.11 | notícias de gaia

Ano XXVI | n.º 502 | Quinzenal | 14 de Julho 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

ComeçaHOJE

Canidelo

MAIS 15 MIL

Resultados preliminares do Censos 2011 revelam que o município continua a sero terceiro maior do país em termos populacionais, logo a seguir a Lisboa eSintra, e que o fosso cavado em relação ao Porto se alarga. Sexo feminino fazmaioria no grande concelho do Norte de Portugal, que em 20 anos somou mais55 mil moradores. Actual número de habitantes superior a 302 mil... Pág. 3

Project CoMMusI –Comunidade e Música queralargar a todo o concelho

Santo Andrévolta a brilhar em

CanideloFestas religiosas de longa tradição,

aconteceram no último fim de semana. Realizam-se sempre no segundo domingo de Julho eveneram S. Vicente Férrer e Santo André, padroeiroda Paróquia. A par da parte religiosa - Missa Solene,Sermão e Procissão - não faltou a alegria damúsica, dos foguetes e, claro, as diversões.

Págs 5 a 7

PerosinhocontinuaCultural

Caiu o pano sobre a 13.ª edição do evento. Umafesta muito característica que evoca o que demelhor se faz na freguesia, mas que já alcançou opanomara municipal e até distrital.

Págs 10 e 11SUCESSO!!!

Pág. 9

Festa da Francesinha

Pág. 2

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 2

Em Maio de 2010, a comunidade de Vila d’Esteacolheu o CoMMusI – Comunidade e Música.Passado pouco mais de um ano, este programaSociocomunitário de Educação Artística tem sidoum sucesso. E com pernas para avançar muitomais e alargar a todo o município de Gaia. Este éum projecto de animação cultural e de inclusãosocial, sustentado em actividades artísticas/musicais, que envolvem a comunidade, os alunose os professores do agrupamento escolar local. Aequipa do CoMMusI, juntamente com todas asentidades envolvidas, juntou-se para fazer umbalanço do primeiro ano.

A ideia nasceu na Fundação do Padre Leão etem como raio de acção vertentes tão distintascomo a arte ou a educação. Sem pretendersubstituir a escola e a disciplina de música, aCoMMusi promove iniciativas de educação artísticada população, com especial atenção às criançase aos jovens, de modo a proporcionar odesenvolvimento humano, o bem-ser e bem-estarda população. Paralelamente, fomenta a coesãosocial, seja pelo incremento de redes decooperação entre escolas, associações culturaise de moradores, empresas e autarquias locais,seja pela atenção particular às crianças,adolescentes e jovens que estão em situações demaior vulnerabilidade e risco sociais. Esteprograma pretende também potenciar a vivência ea prática da música junto do maior número possívelde crianças, adolescentes, jovens e adultos dacomunidade, tanto através da aprendizagem deum instrumento, como integrando-os em coros eorquestras infantis e juvenis e coros de adultos.

Este projecto está integrado na Inovação So-cial e Solidária (ISSO). Esta é uma entidade privada,criada em 2010, detida integralmente pelaFundação Manuel Leão, que visa promover ainovação social e solidária, apoiando projectosseus e de outras entidades, e fomentando acooperação entre o sector privado, o sector público

‘Pacotes de Sementes de Solidariedade’potencia música em Vila d’Este

estatal e o terceiro sector.E para apoiar o CoMMUsI, a ISSO tem no terreno

uma campanha. Chama-se ‘Pacotes de Sementesde Solidariedade’ e pretende angariar fundosmonetários para adquirir novos instrumentosmusicais para o CoMMusI. Disponíveis no El CorteInglès e nas paróquias, estes ‘pacotes’ comvalores simbólicos de um, dois, cinco, dez e 20euros estarão expostos à espera que acomunidade gaiense se envolva no projecto, já que,ao adquirir este ‘pacote’, recebem uma senha quelhes permite acompanhar de perto o que vai sendofeito. São pequenos donativos que servirão, nestaprimeira fase, para adquirir instrumentos de cordase numa segunda fase os de sopro.

Com a questão da aquisição de novosinstrumentos bem encaminhada, seguem-se dois

objectivos: o alargamento a outras áreasgeográficas semelhantes e a conquista de umespaço físico condigno.

Com relativa cautela e sem querer dar “umpasso maior que a perna”, o presidente da câmarade Gaia assegurou que, dentro de muito poucotempo, será possível ceder umas instalações quese encontram devolutas, bem perto da escola deVila’Este. Filipe Menezes reconhece o mérito doCoMMusI e lança um desafio aos responsáveis:“Depois do Verão, podem desenvolver uma grandeiniciativa, no novo centro cívico, envolvendoinstituições, escola e comunidade de Vila d’Este,mostrando todo o trabalho que tem sidodesenvolvido”. Uma espécie de ‘Vila d’Este noCentro de Gaia’ que poderá fortalecer o projecto,mostrando-o abertamente à população.

Está aí a 9ª edição do FestivalMarés Vivas. À semelhança do queaconteceu nas edições anteriores, anatureza e o meio ambiente são duasquestões que a organização destecertame não esquece.

Por isso, no ano em que se

Mais OXIGÉNIO com o MARÉS VIVAS

comemora o Ano Internacional dasFlorestas, o Marés Vivas junta-se àOryzon Energias para preservar omeio ambiente.

Quem não quis ficar de fora destainiciativa foi o artista Manu Chao, quea 14 de Julho, no primeiro dia de con-

certos, coloca a primeira das 1000árvores que serão depois plantadasem zonas devastadas pelosincêndios.

Mas durante os três dias de festi-val não irão faltar iniciativas paratodos aqueles que queiram contribuirpara um mundo melhor. No stand daOryzon Energias poderão encontrartodas as informações sobre ainiciativa, jogos interactivos e até apossibilidade de apadrinhar umaárvore.

O Festival Marés Vivas decorre de14 a 16 de Julho 2011, no Cabedelo.

Com capacidade para 25 milpessoas por dia, o recinto do festivalestá situado junto à Foz do Rio Douro,com uma vista soberba.

Preços dos Bilhetes: Passe 3dias: 50.00• | Bilhete diário: 25.00•

Bilhetes à venda : Ticketline, CTT,Lojas FNAC, Worten e Breakpoint.es

ProgramaDia 14 de JulhoManu Chao La Ventura | Xutos ePontapés | NatirutsAnaquim + Pitt BrokenJoão Dinis - Nuno Carneiro

Dia 15 de JulhoMoby | Skunk Anansie | ExpensiveSoulClassificados + Mendes e João SóKicko - Let There Be Rock - GoncaloMendonça

Dia 16 de JulhoMika | The Cranberries | Tindersticks| AureaOs Azeitonas + Mia RoseBaile Tranquilo: Marcelinho da Luaconvida Fernanda Porto

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 3

Editorial* Artur Villares

O município de Vila Nova de Gaia continua acrescer em termos de população. Segundo osresultados preliminares do Censos 2011, estecontinua a ser o maior concelho do Norte do país eo terceiro em termos nacionais, apenas superadopor Lisboa (545.245) e Sintra (377,249).

Comparando os dados referentes a 2001, ondeGaia tinha um número superior a 287 milhabitantes, refira-se que dez anos volvidos maisde 15 mil pessoas escolheram este local pararesidir. Ou seja, o actual número de moradoresfixa-se nos 302.092, superior aos 237.559 do Porto,181.819 de Braga e aos 174.931 de Matosinhos.

Assim sendo, importa aferir que, actualmente,o distrito do Porto é composto por 1,816.045cidadãos e que Baião (20.525) é a autarquiamenos populosa. Em suma, enquanto se mantéma tendência de o Porto perder moradores (menoscerca de 26 mil), o crescimento em Vila Nova Gaiapermanece a olhos vistos e com quase 40 milpessoas a mais do que a Região Autónoma daMadeira e mais de 60 mil do que a Região

Resultados preliminares do Censos 2011 revelam que o município continua a ser oterceiro maior do país em termos populacionais, logo a seguir a Lisboa e Sintra, e queo fosso cavado em relação ao Porto se alarga. Sexo feminino faz maioria no grandeconcelho do Norte de Portugal, que em 20 anos somou mais 55 mil moradores

Gaia ganhou 15 milhabitantes em dez anos

Autónoma dos Açores.

Mulheres em maioria

Ainda perante os resultados preliminaresapresentados pelos Instituto Nacional deEstatística, note que o número de famílias gaiensesé agora de 114.547 (99.142 em 2001) e que têmuma dimensão familiar de 2.6 (2.9 há dez anos).No que toca a alojamentos existem 141.705(123.647 em 2001) e 65.147 edifícios (63.742 háuma década).

A terminar, sublinhe-se que a populaçãogaiense é composta maioritariamente pormulheres. Ou seja, 52,09% dos cidadãos são dosexo feminino, enquanto que apenas 47,91% domasculino.

Como nota de rodapé fica o facto de, em 20anos, Vila Nova de Gaia ter ganho nada mais doque cerca de 55 mil habitantes. Ao todo, Portugal écomposto por 10.555.853 pessoas (mais 200 mildo que em 2001).

Um retrato deste Portugal em brasa no qualtemas recorrentes são as Indústrias do Turismo,as da Cultura e a Regionalização. Seráeventualmente um livro efémero porque éopinativo, perspectiva o futuro e reflecte sobretudosobre o estranho percurso deste país nosúltimos dois anos: o final da época Sócrates eos primeiros tempos de Pedro Passos Coelhono Governo.

A opção que o autor teve em editar estas

‘País em Brasa’ é o novo livro de Mário DorminskyRecente obra do vereador da Cultura de Gaiaconta com um prefácio de Luis Filipe Menezes

crónicas por ordem de publicação ajuda tambéma entender a sua leitura deste período conturbado,com a curiosidade destas surgirem porantecipação ao que, de facto, viria a acontecer. Nofundo “País em Brasa” contém em si mesmotambém alguns contributos para o ultrapassar deuma situação que todos pretendemos sejarápidamente colmatada, de forma a podermosreaver a dignidade de cidadãos do Mundo.

O livro encerra com uma crónica ficcionada.Uma ficção que Mário Dorminsky gostava nãoviesse a ser uma realidade, até porque diz naIntrodução que “está seguro de que, apesar dos

tempos difíceis que vivemos, poderemos, semsobressaltos de maior, começar a ver a tal “luzao fundo do túnel” e, passo a passo, atingirmoso nosso objectivo.”

Mário Dorminsky é desde 2005 vereador daCâmara Municipal de Gaia, ocupando ospelouros da Cultura e Turismo e Director do Fes-tival Internacional de Cinema do Porto, vulgoFantasporto.

A edição de livro é da Cinema Novo CRL eeste será distribuído, numa primeira fase, com oJornal Grande Porto a partir de 29 do correntemês.

É a hora!A tomada de posse deste novo governo

e os seus primeiros dias têm sido uma lufadade ar fresco. Não há berradores. Falam todosbaixinho. Todos os ministros têm, em geral,ar de boas pessoas, e que não vivem apenasda política. Muitos deles, se algum diasaírem, poderão ir trabalhar para os seusempregos de origem e não ficarão à esperade sinecuras estatais.

No que me diz respeito, o ministro NunoCrato levanta naturalmente grandesexpectativas. Durante anos escreveu ecombateu contra o "eduquês" que asescolas superiores de educação e oscorredores do Ministério têm destilado parao sistema educativo português. É o reino das"competências", em detrimento da aquisiçãode conhecimentos. Esta praga vem minandoo país - não só o sistema educativo - deforma indelével. Seria agora uma boaoportunidade para dar uma boa vassouradanesta praga pós-moderna das "ciências daeducação" e das suas nefastasconsequências. Seria bom que esta fosse ahora! O país agradeceria!

Ninguém sabe que coisa quer.Ninguém conhece que alma tem,Nem o que é mal nem o que é bem.(Que ânsia distante perto chora?)Tudo é incerto e derradeiro.Tudo é disperso, nada é inteiro.Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a Hora!In Fernando Pessoa, Mensagem

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 4

No dia 27 de Junho faleceu Salvador Fernandes Caetano. Um homemcom uma enorme influência no país, mas que será recordado, sobretudo,pela generosidade e pela visão empresarial que teve, apesar de ter tidoapenas a instrução primária.

Foi um homem do mundo, mas que nunca se 'despegou' inteiramente dacidade de Gaia. Nasceu a 2 de Abril de 1926 em S. Lourenço, freguesia deVilar de Andorinho.

Com apenas 11 anos começa a trabalhar, conseguindo aos 18 estabelecer-se por conta própria. Em 1946, com apenas 20 anos, cria uma fábrica decarroçarias - Martins & Caetano & Irmão, Lda. -, que seria o embrião da ToyotaCaetano Portugal, SA, e do próprio grupo. Inglaterra é o destino do primeirocontrato de exportação de autocarros, em 1967.

Em 1968, torna-se representante exclusivo da Toyota em Portugal,construindo uma das melhores unidades industriais de montagem deautomóveis em Ovar, inaugurada em 1971.

A partir dessa data, o crescimento da empresa e a expansão dos negóciosalargam-se a todo o país, e mais tarde ao estrangeiro, passando igualmentepela diversificação de produtos e actividades.

Ao comemorar os 50 anos de actividade, em 1996, Salvador FernandesCaetano tinha criado ou adquirido 50 empresas dos mais diversos sectoresde actividade.

Faleceu SalvadorCaetano

A internacionalização do grupo foi iniciada com a criação de uma empresaem Inglaterra para comercialização e assistência pós-venda de autocarros.

Salvador Caetano é Cônsul Honorário do México no Porto desde 1994.Foi distinguido com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola

e Industrial pelo governo português, agraciado pelo governo japonês com aOrdem do Tesouro Sagrado e distinguido com as medalhas de ouro dascidades de Vila Nova de Gaia e Ovar.

A grandiosidade e a generosidade de Salvador Caetano vão ficarindelevelmente associadas ao município de Gaia, em particular à freguesiade Vilar de Andorinho.

Inauguração das Pracetas Salvador Caetano - Junho 2000

Encontro Nacional deVespas em Gaia

No passado dia 19 de Junho o Vespa Clube de Gaia organizou um encontro Nacionalpara todos os aficionados pela rainha de todas as scooters.

O evento teve inicio na Praça do El Corte Inglés e contou com a presença de 120Vespas.

Ao contrario das edições anteriores deste encontro, a organização decidiu mostraroutros pontos de interesse do concelho. Desta vez optaram por fazer uma visita aoParque Biológico. Relativamente ao almoço, este foi servido em Grijó, na Vivenda daToca. Após o magnifico manjar, a digestão foi feita ao volante das Vespas em direcçãoa Olival, havendo ainda tempo para uma paragem com vista para o Rio Douro e perpetuaro momento com uma fotografia de grupo.

O encontro terminou na Sra. da Saúde, Carvalhos, com um lanche servido peloPalhinhas Bar.

O Vespa Clube de Gaia agradece a todos os participantes e colaboradores, emespecial ao Parque Biológico, a Gaianima, a Policia Municipal, e aos Bombeiros Sapadores.

Rui Cardoso é o novovereador da câmaraMarco António Costa renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara

Municipal de Vila Nova de Gaia, no final do mês de Junho.O ex autarca aceitou integrar o Governo recentemente eleito, liderado

por Pedro Passos Coelho. Marco António é agora o novo secretário deEstado da Segurança Social, cargo que conhece bem, já que foi secretáriode Estado Adjunto do Ministro da Segurança Social da Família e da Criançado XVI Governo Constitucional.

Com esta saída, coube a Rui Cardoso substituir o ex vice-presidente. Oactual vereador já fazia parte do gabinete de Marco António Costa e eraresponsável por alguns dossiês.

Medalha de Ouro paraValdemar Belmonte

Na noite dodia 27 de Maio, en u m aorganização daJunta deFreguesia deVilar do Paraíso,realizou-se umaSessão deHomenagem aValdemar deO l i v e i r aBelmonte, namesma semanaem quecomemorou 75anos de idade. Homenagem que teve por objectivo distinguir quatro vectores fundamentaisda sua personalidade: o Homem, o Político, o Associativista e o Teatrista.

A sessão de homenagem efectuou-se no Salão Nobre do Grupo Dramático de Vilardo Paraíso, que estava repleto de familiares, amigos e camaradas da política, entre elesCésar de Oliveira (presidente da Assembleia Municipal), membros do executivo da juntade freguesia (entre os quais o presidente Elísio Pinto) e da Assembleia de Freguesia,representantes de instituições (Federação das Colectividades do Distrito do Porto,Associação das Colectividades de V. N. Gaia, Teatro Experimental do Porto, Academiade Música de V. Paraíso, Centro Social de S. Pedro de V. Paraíso e Núcleo PSD de Vilardo Paraíso) e de colectividades locais (A. C. R. A. V., A. R. S. Martinho d´Além, CentroCiclista de V. Paraíso, Grupo Dramático de V. Paraíso, Rancho Folclórico de V. Paraíso eUnião Desportiva de V. Paraíso).

A sessão foi aberta com um momento musical por dois elementos da Academia deMúsica, Adalberto Pinto (trompete) e prof. Pedro Ludgero (piano), a que se seguiria aleitura de duas mensagens, a do presidente do município, Luís Filipe Menezes("personalidade de referência do concelho na área social, de intervenção cívica ecultural").

Feita a leitura do "curriculum" de Valdemar Belmonte, seria projectado um vídeosobre a sua vida, incluindo mensagens gravadas da encenadora, actriz e directoraartística do T. E. P., Susana Sá, bem como dos seus quatro netos. Aristides Silva rematariaesta fase da sessão com a leitura de um poema de sua autoria e dedicado à figura danoite.

O ponto mais alto foi a condecoração de Valdemar Belmonte pela Junta de Freguesiade Vilar do Paraíso. De facto, o Homenageado receberia a distinção mais importante dajunta de freguesia, pelas mãos de Elísio Pinto e de Carlos Ferreira, a MEDALHA DE OURO(acompanhada do respectivo Diploma), acto que seria bastante aplaudido pelospresentes.

Valdemar Belmonte colocou o ponto final na sessão de homenagem, recordandoaspectos da vida e agradecendo a todos que, de algum modo, o têm ajudado a bemcumprir os vários desafios que lhe têm sido colocados.

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 5

TRANSPORTESMUDANÇAS

Trav. das Ribeiras de Cima, 165 - 4455-547 PERAFITA

934 801 495 | 917 633 182

Empreendedorismo;Consultoria de Gestão;

Certificação / Auditorias;Projectos de Investimento;

· ContabilidadesAv. Prof. Orlando Ribeiro, 2984400-667 Canidelo - V N Gaia (Junto à Conforama)Telf. 227 723 785 | Fax. 227 729 641 | Telem. 936 013 [email protected] | [email protected]

Rua da Pedra Alta, 954400-543 Canidelo | Vila Nova de Gaia

AUGUSTO LOURENÇOTELM: 91 948 59 25

Augusto Lourenço& Carvalho, Lda.Mármores e Granitos

Faz de contaActividades de expressão plástica, musical e dramática, danças,canções, jogos e hora do conto, para crianças do 6 aos 9 anos.

Local: Biblioteca Municipal de Gaia | Horário: Das 14h30 às 17h30 |Morada: Rua de Angola

4430 - 014 Vila Nova de Gaia | Telefone: 223745670 | Email:[email protected] | Preço por semana: 7,50 euros

Até parecia um espaço pequeno, mas,lentamente, o átrio da Igreja de Canidelotransformou-se num palco com milhares depessoas. Segundo os responsáveis pelo evento,mais de 20 mil pessoas passaram pela festaem honra de Santo André - o padroeiro dafreguesia - e do Milagroso São Vicente de Ferrer.

Os mais velhos em busca das animadasnoites com os verdadeiros artistas. Os maisnovos do comboio veloz, dos elásticos e, claro,dos carrinhos de choque. Obviamente, ospijamas, as meias e a bijuteria também estiverampresentes na festa da terra.

Dois momentos altos durante os quatro diasde festa. Por coincidência, no mesmo dia, noúltimo domingo. Um mais religioso e durante atarde: a Procissão. O outro mais festivo duranteo concerto da noite com o rei das cantigas edas rimas malandras Quim Barreiros.

A Banda Musical 1.º de Agosto e a Fanfarrade Coimbrões deram o mote para a grandiosaprocissão. Os andores com Santo André e S.Vicente foram apenas dois dos muitos que

Festas de Canidelo atraemmilhares de pessoas

SantoAndré

SãoVicente

deFerrer

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 6

do fojoÁrea de Serviço Nó do Fojo

Rua Nova do Fojo, 399 CANIDELO * 4400-232 Vila Nova de GaiaTelf. 227 814 303 * Fax. 227 710 443 * Email: [email protected]

Padaria

ConfeitariaMIRASSOLQualidade – Tradição

Sede: Rua da Bélgica, 860Canidelo – Vila Nova de Gaia

tel: 227 722 611fax: 227 729 135

[email protected]

Loja 1: Praceta Bela Vista, 53Madalena – Vila Nova de Gaia

Tel: 227 720 918

LABORATÓRIO DEPRÓTESES DENTÁRIAS

António Cardoso Castro

Rua Cova da Silva, n.º 126Canidelo - 4400 Vila Nova de Gaia

Tel. 22 772 39 39Tlm. 93 441 79 33

Propriedade: Farisamed Lda.

Rua da Bélgica, 23004400-046 Canidelo | Vila Nova de Gaia

Telf. 223 750 271 | Fax. 223 744 [email protected]

Rua Particular do Fojo 64, Canidelo4400-264 Vila Nova de Gaia

Telf. / Fax. 223 757 068 * Telem. 917 290 921

António GuedesCabeleireiro de Homem

Rua das Copinhas Nº22 - Canidelo4400-422 VILA NOVA DE GAIA

Telemóvel: 910 378 [email protected]

percorreram as principaisruas que envolvem a igrejamatriz. Este marco cristãojá ultrapassou a barreira dafreguesia. Centenas depessoas visitam Canidelopara assistir ao desfile deandores, que incluem osmais conhecidos santos.Serão, seguramente,devotos que não perdemesta oportunidade para vera imagem dos protectores.

E depois? Nada melhordo que a música rapioqueirade um dos mais queridosartistas portugueses. "An-tes de começar, eu queroagradecer e pedir uma salvade palmas à Comissão dasFestas de S. Vicente e deSanto André de Canidelo!"Foi assim que QuimBarreiros começou a noitemais concorrida e animadada freguesia. E ninguémmelhor do que o Rei dasFestas para começar emgrande mais um concertopopular. O cantor arrancouuma salva de palmas aopúblico e,de seguida, umasboas gargalhadas e umpezinho de dança queaqueceu a noite.

Nem mais uma pessoacabia em redor da igreja,

mas, mesmo sentindo-secomo 'sardinhas em lata', obailarico não podia faltar.

O acordeão dava o motepara mais um concertomemorável. Na saída, atradicional fartura não faltoupara aconchegar oestômago do mais velho, eo churro para o maispequeno.

Pelo palco passaramnomes como os'Reciclagem', os 'BabyDance', a Noite de Folclore,a Comédia Musical'Sarilhos' e ainda a ex-concorrente da Casa dosSegredos, Andreia Leal,para uma sessão deautógrafos.

Estas são festasreligiosas de longa tradição.Realizam-se no segundodomingo de Julho e veneramS. Vicente Férrer e SantoAndré, padroeiro daParóquia, que também sefesteja no domingo maispróximo da sua festalitúrgica, 30 de Novembro.A par da parte religiosa -Missa Solene, Sermão eProcissão - não falta aalegria da música e dosfoguetes, a par dasdiversões.

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 7

Nélson Rodrigues SilvaMediador de Seguros

R. Quinta das Heras, 26 * 4400-452 Canidelo - Vila Nova GaiaTel./Fax 227 720 072 * Telm. 919 010 721Email: [email protected]

Av. Beira Mar, 1143 - Praia de Salgueiros4400-382 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 811 363 - email: [email protected]

Rua da Bélgica 799, -Canidelo | 4400-050 VILA NOVA DE GAIAwww.gaiactual.com | E-mail [email protected]

Telems. 918 745 092 916943612

Canalizações e jardinagem | Sistemas derega | Limpeza de terrenos e matas

Gaiactual

Rastreiode Saúde

naspraias de

GaiaA empresa Águas e Parque

Biológico de Gaia, EEM, emparceria com a Unidade de SaúdeFamiliar da Aguda, tal como nosanos anteriores, vai promover du-rante este Verão um rastreio desaúde em três praias de Vila Novade Gaia. Obesidade, hipertensão,colesterol, diabetes, osteoporose,tabaco e visão serão as doençascujos sintomas estarão debaixo deobservação.

Esta iniciativa já arrancou. Orastreio de hipertensão eobesidade estende-se também atrês zonas balneares de Vila Novade Gaia, sempre no período damanhã (09h00-12h00). Assim,entre 25 de Julho e 5 de Agosto, aequipa de rastreio estará na praiado Senhor da Pedra, terminandoesta iniciativa na praia deLavadores com rastreios entre osdias 8 e 19 de Agosto.

Levar a Saúde à praia é o motedesta campanha, que pretende,assim, contribuir para a diminuiçãodos índices de doençascardiovasculares, de cancro dapele e de obesidade, e à qual ounicípio se associa.

"Desgostoso peladesigualdade"

Estas festividades sãoorganizadas por uma comissão defestas, que contam exclusivamentecom o apoio da junta, do comérciolocal e da população canidelense."São as festas possíveis para oorçamento possível da freguesia",revelou o presidente da autarquia deCanidelo. Fernando Andrade,

mostrou-se satisfeito por ter corridotudo "dentro da normalidade", masdiz-se "desgostoso peladesigualdade". E explica: "estasfestas não têm a mínima hipótesese ser comparadas com, porexemplo, as do S. Pedro daAfurada. No nosso caso, a câmaranão ajuda. Mas este sentimento nãoé só meu. Esta tristeza é sentidapor outros colegas meus. Tenho acerteza que se for falar com alguns

presidentes de junta, que tambémfizeram festas na freguesia, elestambém se vão mostrarinjustiçados. Esta é a verdade!"

Ainda assim, o autarca diz quenão vai deixar de manifestar esta"desigualdade sentida pela junta epela comunidade que representa"a quem de direito, mas "no localcerto e olhos nos olhos. É assimque eu gosto de fazer as coisas".

Recorde-se que, em 2010, asfestas de S. Pedro receberam umapoio da câmara de 40 mil euros eque, este ano, apesar de ainda nãoestar quantificado, a autarquiatambém deverá apoiar asfestividades da Afurada.

Andrade sublinha ainda que fo-ram gastos certa de 25 mil eurosna festa de Santo André e S.Vicente, ou seja "um pouco maisde 10%" do que foi gasto pelafreguesia vizinha nas festas dopadroeiro. Tânia Tavares

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 8

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 9

Festival da Francesinha atinge sucesso

Cinco dias chegaram paramostrar que a cidade se rendeuao Festival da Francesinha. Enem mesmo as intermináveis filasfizeram demover os apreciadoresdeste 'petisco' nortenho. Esperasde quase duas horas para comere a caça às mesas livresmostraram um publico paciente (epacífico) que espera pelacontinuidade do festival.

O primeiro evento deste género

Milhares de gaienses marcaram presença nesta iniciativainédita. Durante cinco dias, esta iguaria foi o prato princi-pal servido no coração da cidade. Quim Barreiros, BandaLusa e família Malhoa desfilaram no palco de Soares dosReis

ofereceu aos milhares de visitantesa possibilidade de degustardiferentes especialidades defrancesinhas, bem como apreciarum dos mais belos locais da cidade- o Jardim Soares dos Reis - aoritmo de uma vasta animação eentretenimento.

Oito tendas comerciais (entreelas A Cascata) disputaram aatenção dos gaienses, exibindo aespecialidade com pormenores

característicos e únicos.E mesmo os moradores, que

durante estes dias não dormirammuitas horas, estão satisfeitos coma iniciativa. Valeram a pena algunssacrifícios, resultado da logísticaque envolveu o festival.

Claro que o cartaz artístico queacompanhou o evento também foiatractivo. Muita animação a cargode figuras como José Malhoa, AnaMalhoa, Banda Lusa e, entreoutros, Quim Barreiros. Este últimocontinua a fazer a delicia de muitosgaienses que não se fizeram

rogados e dançaram e cantaram aosom das cantilenas do artista. Foi,efectivamente, uma dos noites maisconcorridas do festival.

Visivelmente satisfeito, opresidente da Junta de Freguesiade Mafamude, Fernando Vieira,esteve sempre muito perto de tudo,apreciando a alegria contagiantedos gaienses.

Certamente, para o próximo ano,a população espera que o Festivalde Francesinhas seja ainda melhor.Mas, como primeiro evento, asatisfação foi completa!

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 10

Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 24430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574Email: [email protected]

Sofia MartinsSousaAdvogada

Casa dasCoisas

Aqui encontra tudo o que precisa!

Rua 25 de Abril, 395 - Perosinho4415-079 Vila Nova de Gaia

Telefone: 227 627 868

J. BENTOContabilidade, Fiscalidade eGestão, Lda.

Rua de Cadavais 2134415-013 PEROSINHOTelef. 227 627 026

Email: [email protected]

Caiu o pano sobre a 13.ª edição do evento PEROSINHO Cultural. Umafesta muito característica que evoca o que de melhor se faz na freguesia,mas que já alcançou o panomara municipal e até distrital. Cultura egastronomia de mãos dadas deram corpo a este evento que atraianualmente milhares de visitantes.

Num ambiente informal de convívio, cada colectividade apresentou noseu dia o programa cultural no palco do recinto para um público muitoalargado. Simultaneamente dinamizou uma tasquinha ou quiosque ondeangariou receita para financiar as próprias actividades.

Este modelo cultural e de economia social inspirou o nascimento deoutros eventos similares no centro e sul de Gaia. Porém o PEROSINHOCultural mantém-se genuíno, fiel ao conceito original: os artistas em cartazsão as colectividades da freguesia, e os talentos amadores que querem

Perosinho voltou a surpreendercom a semana cultural

mostrar a sua arte.De 1 a 9 de Julho, sem interrupção, a Rua das Colectividades

transforma-se na sala de visitas de Perosinho. Exposições de artesplásticas, de trabalhos dos alunos do Colégio dos Carvalhos, artesanato,quiosques e tasquinhas exerceram forte atracção.

No palco os momentos mais altos foram atingidos com o grandioso einovador Concerto de Abertura, sexta dia 1 de Julho, pelo Grupo Musical;o Festival de Folclore, no sábado, organizado pelo Rancho; a "Per Históriade Encantar", novamente pelo Grupo Musical, no penúltimo dia, e a fecharcom chave de ouro o "Barco do Amor", espectáculo de revista encenadopela Associação Recreativa.

Apesar das noites frescas, e até de um dia de chuva, a adesão superou

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 11

as expectativas, não obstante as dificuldades económicas por que passamas famílias, as empresas e o país.

PEROSINHO Cultural é para todas as idades, todas as bolsas e todaa comunidade envolvente. "É gratificante verificar a expressão de surpresados novos visitantes ao descobrir a harmonia, a idiossincrasia, e, por quenão dizê-lo, a magia que paira no ar", revelou o presidente da junta local.

José Ramos Pais evoca ainda a satisfação de ter tido muitosconvidados, entre eles o "presidente da Assembleia Municipal, CésarOliveira, que abriu o PEROSINHO Cultural, os vereadores Mário Dorminsky,Veneranda Carneiro e Mercês Ferreira, do presidente da Câmara do Marcode Canaveses, Manuel Moreira, e dos presidentes da Junta de Sermonde,de Canelas, de Seixezelo e de Crestuma".

Ao som do Hino da Alegria, de Bethoven, no dia 9 de Julho recolheram-se as bandeiras, símbolos das colectividades e instituições, quepermaneceram içadas durante nove dias.

Fim de Festa. No rosto dos organizadores espelhava-se o cansaço damaratona realizada e a satisfação do êxito alcançado. Em Setembro faz-se a avaliação; e aí começam os preparativos da 14.ª edição da festa dacomunidade.

R O M A N APadaria, Confeitaria, Lda.

Fabrico próprio e diário

Praceta do Loureiro, 110 - Perosinho | 4415-041 Vila Nova de GaiaTelefone: 227 831 449

Rua 25 de Abril, 375 | Perosinho | 4415-079 Vila Nova de GaiaTelefone 227 623 082 | Fax 227 539 526

www.farmaciazevedo.com | [email protected]

DIRECÇÃO TÉCNICADr. Vitor Manuel Pinto de Sousa Lopes

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 12

OS PATRONOS DAS RUASDE SANTA MARINHA

LUGAR DA BARROSARUA SOCIEDADE MUSICAL 1.º AGOSTO

Principia quase no fim da Rua deD. Henrique de Cernache (próximoda Travessa de José Fontana) e nãotem saída.

Presentemente o seu término éjunto a um campo particular ,(Lugarda Telheira,) nas traseiras doHipermercado Continente. Masprevê-se a sua continuação até àauto-estrada.

A Sociedade Musical 1º de Agosto,fundada a 1 de Agosto de 1916, é oressurgir da Música Filarmónica emCoimbrões, pois já anteriormenteoutra banda existiu, mas de qualidademuito fraca.

Em 1915, quando essa bandaacabou, Bernardo Dias, José Pedrode Oliveira, José Pinto, Paulino daMota, Vítor Assumpção e Manuel deAlmeida, juntaram-se e começarama trabalhar a futura "Banda Marcial 1ºde Agosto," no 1º andar da adega -mercearia do comerciante eproprietário Bernardo Dias, que tinhaa casa ampla, situada na Rua Sr. deMatosinhos, nº 229. É lamentável quehoje não tenha uma placa com aseguinte frase: "Aqui foi fundada aBanda Marcial 1º de Agosto; hojeSociedade Musical 1º de Agosto, a 1de Agosto de 1916."

Pouco tempo decorrido, estava-se no ano de 1916, com Portugal aentrar na I Guerra Mundial, mas ogrupo de Coimbrões não desanimoue convidou Manuel Salgueiral,Sargento e músico da G.N.R. a aceitara regência da nova banda emformação.

Bernardo Dias conseguiu juntaralguns dos outros músicos eformava-se assim a Banda Marcial

1º de Agosto. Ele e os restantesfundadores eram apenasapreciadores da boa música.

Decorrido alguns dias, BernardoDias resolveu fazer da sua residênciaum salão para ensaios. Decorridotempos o salão já era pequeno paratantos músicos. A falta de local paraensaios foi outro dos problemassolucionado por Bernardo, quegozando de grande prestígio na firmaJosé Mariáni, pois era encarregado,conseguiu por parte dos seuspatrões, a cedência de uma casa naRua do Senhor de Matosinhos, nº145, aliás o local onde a Banda hojese encontra.

Entretanto como o prédio sedeteriorou a Banda teve de procurarnovo local para ensaios e assimesteve sediada na Rua do Barão doCorvo, de onde passado algumtempo teve de sair. Passando algumtempo numa pequena dependênciaem casa de José Dias. Em finais dosanos 30 encontra-se a solução noantigo cinema, situado na Rua dasLavouras, até que o violento ciclone,no dia 15 de Fevereiro de 1941 odestruiu. Tendo a Banda recorrido àsinstalações do Centro Democráticod´Instrução Latino Coelho e aoMontepio dos Socorros Mútuos.

Nessa altura aos poderes deentão, não soava muito bem a"Marcial" e a banda foi aconselhadaa mudar de nome. Elaboraram-se osestatutos e eleitos os CorposGerentes para o biénio 1941/42,sendo respectivamente presidentesda Assembleia Geral, da Direcção edo Concelho Fiscal, os associados:Joaquim António Barbosa, José

Soares Brandão e Ângelo Soares deAlmeida.

Actualmente os membros daDirecção, Assembleia Geral eConcelho Fiscal, sãorespectivamente: Maria MafaldaFerreira, Dr. Jerry Silva e AntónioSantos Neves.

Por essa época a banda voltou àsua casa que entretanto sofreraobras de restauro, pagando a rendamensal de 200$00 (hoje representa1 euro.)

Alguns parentes de BernardoDias seguiram esta aliciante vocaçãomusical; seus filhos: José Dias(Trompete,) Manuel Dias (Clarinete;)seu neto: Bernardo (Trompete;) seugenro: Manuel (Bombardino eClarinete;) seu bisneto: JoséBernardo (Trompete;) e outros.

Alguns familiares do MaestroManuel Salgueiral também seguiramesta carreira; seus filhos: FernandoPinto Salgueiral (Trombone;) NecaPinto Salgueiral (Filiscone;) AntónioPinto Salgueiral (Requinta.)

A 7 de Julho de 1963 ficou parasempre a marca nostálgica nahistória da já então "Sociedade Mu-sical 1º de Agosto," sucumbiu onotável MAESTRO Manuel Salgueiralque ao longo de 47 anos deixou bemvincada a sua forte personalidade aoserviço da sua tão estimada banda.E não só: ajudou muitosnecessitados. Tinha sempre o seular repleto de gente. Esta boa almanunca dizia "NÃO" FOSSE A QUEMFOSSE.

Após a morte de Manuel

Auditório deMafamude

O magnífico Auditório de Mafamude acolheu no passado dia 8 de Julhoos membros do Conselho Pastoral da Assembleia Vicarial Gaia Norte.Presidido pelo Bispo Diocesano D. Manuel Clemente, contou ainda comoutros excelentes oradores que faziam parte da mesa. Foi um encontrovivido, sentido, com oração, música, canto, risos e aplausos!… Estes sãorebentos da árvore da vida, da qual fazemos parte e dela não podemosnem devemos abdicar, para nossa alma salvar. A árvore da vida é a palavrade Deus, que conforta os cristãos e os ateus. O amor de Deus é grande,como grande é o seu amor, está sempre connosco, no frio e no calor!...

Manuel Carvalho

Salgueiral vários foram os regentesque a dirigiram, tais como: AlbinoReis, José Oliveira Saraiva,Constantino Ramada, AntónioMachado, António Pinho, Daniel deOliveira e Silva. Actualmente é dirigidapor António Alves Salgueiral, neto doinesquecível maestro!

Composta actualmente por 50elementos, alguns já frequentarame outros ainda frequentam aFundação Conservatória Regional deGaia e Conservatório de Música doPorto; tem na sua escola de músicao seu futuro garantido. Tem bonsprofessores E o Maestro AntónioAlves Salgueiral é um excelente Pro-fessor da fase final do curso. UmMaestro que também dignifica a suabanda e não só!

Tem sido apoiada regularmentetanto pela Câmara Municipal de VilaNova de Gaia, como pela Junta deFreguesia de Santa Marinha.

Em 1997, A Câmara atribui-lhe aMedalha de Mérito Municipal -CLASSE OURO.

Em 1999, com o apoio daCâmara, adquiriu a sua Sede Social,onde hoje desenvolve toda a suaactividade: O ENSINO DA MÚSICA!

A Sociedade Musical 1º de Agostobem mereceu da Câmara Municipalde V.N. de Gaia a doação da sua Sede,depois de tantos anos de luta,trabalho e suor! E por ser uma dasmelhores do Concelho tambémmerece uma rua no Lugar da Barrosa,próximo do Lugares de: Telheira eCoimbrões com o seu NOME!

Isabel Andrade Monteiro

t. 223 700 574 / 6f. 223 700 576

[email protected]

siga-nosNOTÍCIAS DE GAIA

jornal

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 13

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Lídia Oliveiradirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected] honorários: Fernando Sousa e

Prof. Artur Villareschefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]

redacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; MárioFrota; Nilce Costa; Nuno Filipe; Patrícia Correia;Paulo Tavares; Raul Martins; Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

monólogosmunicipais

Já não se pode ir de férias! Saí meia dúzia dedias da cidade e quando voltei muita coisa tinhamudado na autarquia.

Saí com Marco António Costa como númerodois, candidato natural e de eleição de FilipeMenezes nas próximas Autárquicas a presidenteda câmara.

Confesso que, vencendo Pedro PassosCoelho as Legislativas, Marco António poderiaser chamado a integrar algum ministério. Factoque até se entenderia pela posição partidáriaque ocupa. Mas isso não aconteceu…Sinceramente, acho que os actuais ministrosnão vão ter um grande papel na história do nossopaís. Crise instalada, memorando da troika paracumprir e descrença do eleitorado são factoresmais que determinantes para ficarem conotadoscom uma administração carrasca.

Bom, se não foi para ministro, naturalmente,não iria para secretário de Estado. Pensei eu…e muita boa gente, diga-se!!! Mas enganei-me!Redondamente!

Quando regressei é que tomei conhecimentodesta situação! Estranhei! Ultimamente, eraMarco António que 'liderava' muitas iniciativascamarárias. O envolvimento do vice-presidenteera quase total nas questões autárquicas…ainda assim, rumou à capital!

Subiu o número três. Firmino Pereira é agorao vice. Desde o primeiro mandato que assumepastas importantes como a das Obras e daEducação, religiosamente acompanhando asdecisões de Menezes.

Rui Cardoso é o 'suplente' que agorapreenche o número de vereadores da ColigaçãoGaia na Frente. Este social-democrataacompanhou de muito perto o trabalho de MarcoAntónio e esteve envolvido em muitos dossiês.Assume a vereação já com algum conhecimentode causa. O que é positivo!

Mas agora… tudo muda no futuro domunicípio… ou talvez não!

Quem irá assegurar a saída de Luís FilipeMenezes? Este é o único ponto que estádecidido. Menezes não pode recandidatar-se! Amenos que Passos Coelho mude a lei…

Será que dentro de dois anos Marco Antónioregressa para se candidatar a Gaia? Será queele calculou bem a estratégia? Fernando Gomes

Começou a corrida… ou talvez não!

fez isso e perdeu a liderança socialista na câmarado Porto. Narciso Miranda teve o mesmo desfecho,mas em Matosinhos…

Também é certo que não houve um único vice-presidente de Menezes que tenha chegado ao fi-nal do mandato. Marco António saiu, mas antes omesmo aconteceu com o falecido Diogo Luz,Joaquim Poças Martins e com Jorge Queiroz… équase uma sina! Parece uma condição sine quanone… se fosses número dois, não chegarás aofinal do mandato!

Depois há a hipótese Luís Menezes. O filho doactual presidente foi recentemente eleito deputadopelo circulo eleitoral do Porto, após uma campanhaferoz no nosso concelho. Visitou as 24 freguesias,

um sem número de instituições, passou porimensas iniciativas, arruadas, comícios… enfim!Deu-se a conhecer e conheceu uma boa parteda realidade gaiense!

Será que a Menezes sucede Menezes filho?E Firmino Pereira. Depois de chegar a vice

não quererá subir até ao último degrau? Afinal,ele tem estado sempre ao lado de FilipeMenezes, assumindo pastas de supremaimportância!

Ou há ainda outra hipótese, muitoespeculada nos últimos tempos, umacandidatura de um gaiense que continua apreocupar-se com a realidade do município....

Resta saber se esta é uma jogada de mestreou uma jogada do mestre! O partido deverácomeçar a delinear o futuro dentro de poucotempo. Há muitas juntas que vão perder osactuais lideres. Há muito pouco tempo paraevidenciar potenciais candidatos…

Quem poderá ganhar com esta incerteza é oPS Gaia. Esta indefinição do candidato laranjapoderá dar-lhes uma vantagem na 'linha departida'. As eleições internas a líder do PSnacional estão à porta, depois de Sócrates terabandonado a direcção. Espera-se que lá emLisboa olhem com outros olhos para Gaia paranão caírem na tentação de fazer a mesmaasneira das últimas Autárquicas.

Gaia era por convicção um concelhosocialista antes da era Menezes. E não será comcandidatos como Joaquim Couto que tudomudará. O PS Gaia terá de apresentar-se comum forte candidato e não com um D. Sebastiãoque chega para tirar a autarquia da 'bancarrota',mas que não sabe bem onde é o centro e ointerior, ou em que freguesia se encontra.

Eu cá gostava de ver, finalmente, EduardoVítor Rodrigues como candidato. Chegou a vezdele ir a eleições. Se ele quiser, naturalmente, ese no Largo do Rato não lhe pregar 'rasteiras'…

Se bem que os socialistas locais têm estadomuito sossegadinhos…

Bom! Apesar das mini-férias maravilhosas,não gostei nada de ver tanta transformação naminha cidade… não na minha ausência, podeser?

Tânia Tavares

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 14

Marés Vivas recebeComércio Justo

A Ben&Jerry's, uma das marcas mais activas no apoio ao movimento doComércio Justo, vai uma vez mais ao Festival Marés Vivas alertar todos os"festivaleiros" para esta causa.

A marca de gelados leva o seu School Bus a este evento e promete geladose prémios 100% justos para todos!

Este Verão, o Festival Marés Vivas vai contar com uma presença 100%justa. A Ben&Jerry's, marca de gelados conhecida por associarentusiasticamente o Comércio Justo aos seus gelados com grandespedaços, vai levar esta causa a mais uma edição do Marés Vivas, nospróximos dias 14, 15 e 16 de Julho.

Festa em honra doSenhor dos Aflitos de

ValadaresGrandiosas festas em honra e glória do Senhor dos Aflitos, decorreram emValadares entre 1 e 5 de Julho. Como habitualmente esta festa comportouduas partes: a religiosa e a profana.A parte religiosa começou com missa na Capela da Praia, onde se venerou oDivino Salvador, o qual no seu andor, foi transportado num carro dosBombeiros, pelo percurso habitual. Ao passar junto ao Quartel dos Bombeiros,fez-se a tradicional paragem, tendo em conta que o Divino Salvador ésimultaneamente o padroeiro da freguesia e dos Bombeiros. A procissãocontinuou até á Igreja Matriz, com a Fanfarra dos Bombeiros à frente.Realizaram-se ainda mais três procissões, missas e pregações. Ascelebrações foram animadas pelos grupos corais da Paróquia. A parte profanacomo sempre, apresentou de tudo um pouco, diversões, doçaria, artigos defeirantes e outros. É de realçar e dar os parabéns à Comissão organizadorada festa, pelo seu altruísmo e dedicação ao longo do ano.

Manuel Carvalho

A Ben&Jerry's procura fomentar a consciencialização de todos os"festivaleiros" presentes no Marés Vivas para o Comércio Justo, ummovimento global que defende mercados de ingredientes e produtos justospara todos, causa que apoia a nível mundial.

O School Bus da Ben&Jerry's não vai perder os três dias de festival epromete diversas actividades e promoções centradas na divulgação domovimento de Comércio Justo. A marca acredita que no mundo existem doistipos de pessoas: as que adoram os gelados Ben&Jerry's e aquelas quenunca os provaram. E como injusto é não provar, nesta edição do MarésVivas, a Ben&Jerry's dá a oportunidade de todos provarem estes deliciososgelados, que contam com os maiores pedaços 100% justos e com as maisirreverentes combinações de sabores e ainda ganharem prémios eaprenderem mais sobre este movimento internacional.

FOI APENAS UMSONHOJá fui peregrina, percorri o Mundo para dar confortoA tanta gente, que dele estava sedenta.Já tive em meus sonhos, a Lua e as estrelas para iluminarO meu caminho.

Já fui actriz de teatro, já fui grande poetisa, e meus livrosOfereci a quem os queria.Já fui dançar em grandes salões, enfeitados com as floresMais belas que conheci.Já fiz parte do elenco, dos filmes da Sissi (a Bela Imperatriz)

Já vivi tantas vidas, hoje nem sei qual delas sou, apenas me sinto vivaE é assim que me dou.

MARIA DA GRAÇA ALMEIDA

ConfiançaTodos nós dependemos uns dos outros. E o que acontece aos outros não

podemos ficar indiferentes, porque o mal deles é o nosso. Nem sempretemos consciência desta realidade. Mas é tão verdadeira quanto maisdependemos dos outros. E nesta dependência reside a confiança e naconfiança reside o sucesso. Imaginemos então uma equipa de futebol. Temde agir confiando nos seus colegas de equipa para atingir o único objectivodesta: vencer.

E todos nós, conscientes ou não, dependemos uns dos outros. Tambémnenhum advogado ganha uma causa se não tiver a confiança do seu arguido.Nenhum médico é bem sucedido se não lhe dermos os sintomas certos paraa identificação da doença. Há uns anos atrás, quando não havia aobrigatoriedade de deixar tudo registado no papel, o homem acreditava napalavra do outro. E, numa aldeia, por exemplo, todos sabiam de quem eradeterminada propriedade e quais os seus limites. É claro que tudo dependedas pessoas: se a pessoa for uma pessoa de Mal, nada bate certo, se apessoa for uma pessoa de Bem, tudo baterá certo. Se havia trafulhices antesda nossa era, onde nada ficava registado, também os há agora onde tudo temde ser registado, isto é, escrito, como garantia.

Quando as pessoas são reconhecidamente pessoas de Bem, não épreciso deixar nada registado como garantia seja do que for. E tudo bate certo,na mesma. Hoje em dia, podemos dizer que, muitas vezes, nem no que estáescrito podemos contar. Porque apesar das precauções tomadas contra aspessoas de mal, as coisas correm mal na mesma. Entre pessoas de Bem,nada é preciso ficar escrito porque cada uma sabe o que esperar da outra evice-versa. É a isto que nós, hoje em dia chamamos arriscar, porque nãosabemos quem temos pela frente. E, com pessoas do Mal, todo o cuidado épouco ou nenhum, porque o que é assumidamente branco, passa, de repente,a ser assumidamente preto. Isto é, a verdade sai sempre distorcida. Eacabamos eventualmente por perder. Há tanta mentira escrita! Admiro aspessoas de Bem antigas que registavam tudo de memória e, quando alguémtentava, pelo menos, dizer que o preto era branco ou vice-versa, tinha deconfrontar-se contra a aldeia inteira. Na minha família materna, há terrenosque devem ainda estar no nome de antepassados nossos, tal como de umqualquer avô que viveu há duas ou três gerações atrás. Daqui já podemos vercomo as pessoas confiavam umas nas outras, nunca colocando em dúvida oque sabiam ser certo. Passavam o conhecimento de geração em geração enada se perdeu. Nunca houve ninguém que tentasse dizer que era dele o quepertencia a outrem. Hoje ainda há disto. Ainda há confiança. Mas parece queas pessoas de Mal aumentaram de número e, assim, todo o cuidado é pouco.

E a vida já não se resume à pequena aldeia, já ultrapassou as fronteirasdestas e, agora, com a internet, por exemplo, já assumiu repercussõesmundiais. As pessoas de Mal não desistem, continuando a todo o custoaproveitar-se das pessoas de Bem. Aqui, não é possível confiar. Ora, ummecanismo que poderia ser de utilidade comum, passa a ser um risco comum.Ninguém tem de dar a cara, por isso, escondem-se atrás de identidadesfalsas para se aproveitarem dos outros. Há pessoas de Mal que até sãocapazes de forjar documentos. Por isso, ninguém está a salvo. Onde há máintenção, ninguém pode estar seguro, e não pode, desde logo, confiar.

Fátima Nascimento

14.julho.11 | notícias de gaiapág. 15

1. Centenário Museu Nacional ArteContemporânea Museu do Chiado

Fundado em 1911, por Decreto da República, oMuseu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)foi, historicamente, uma das primeiras instituiçõesmuseológicas com esta vocação, a nívelinternacional. Representativo do ideáriorepublicano de democratização do acesso àeducação e à cultura, o museu resultou dá divisão

FILATELIA30/06/2011 MÁRIO ALMEIDA COUTINHO

novos media. Num processo de contínuaactualização, o museu procura acompanhar eintegrar as manifestações contemporâneas,incentivando a sua criação e reflectindo sobre osseus contextos de produção.

Paralelamente ao estudo e à divulgação dassuas colecções de arte portuguesa moderna econtemporânea, o MNAC - Museu de Chiadopromove exposições temporárias de âmbito

do antigo Museu Nacional de Belas-Artes em duasinstituições distintas: o Museu Nacional de ArteAntiga, que herdou as colecções anteriores a 1850,e o Museu Nacional de Arte Contemporânea, queincorporou todas as obras de arte posterioresàquela data, então considerada a charneiracronológica da modernidade.

Instalado, desde 1911, no imóvel do antigoConvento de São Francisco da Cidade, numa áreaadjacente à Academia e à Faculdade de Belas-Artes, o museu foi completamente renovado em1994, segundo projecto do arquitecto francês Jean-Michel Wilmotte, na sequência do incêndio que,em 1988, afectou a zona histórica do Chiado. Estalocalização privilegiada, num dos maisemblemáticos pontos de encontro de intelectuaise artistas modernos, foi institucionalmenteassumida com a designação Museu de Chiado,adoptada em 1994.

Após a remodelação do museu, acontemporaneidade passou a merecer especialatenção, superando-se gradualmente o limitecronológico da década de 1950. Actualmente, oacervo do MNAC - Museu do Chiado, instituiçãotutelada pelo Ministério da Cultura através doinstituto dos Museus e da Conservação, integramais de 4500 peças, com obras seminais dosprincipais artistas e movimentos, desde 1850 atéà actualidade, cobrindo o vasto domínio da pinturaà escultura, passando pelo desenho, fotografia e

nacional e internacional, bem como um conjuntode outras actividades pedagógicas e culturais.

2. Escola de Fuzileiros - 50 anosNos anos 50 do século passado, as velhas

potências coloniais europeias viviam ummomento especial ditado pelas regras em queassentara a paz e o desenvolvimento do VelhoContinente no pós-guerra. A descolonizaçãodecorria das pressões políticas das duaspotências emergentes - Estados Unidos e UniãoSoviética -, cedendo ou confrontando-se,consoante as circunstâncias, mas concordandoque aos espaços colónias deveria ser dada aindependência.

A nova ordem mundial estabelecer-se-ia deacordo com outras formas de influência,incompatíveis com a tradição colonial dos finaisdo século XIX. E Portugal era uma das potências,com territórios significativos no continente africano.

Em alguns casos a transição fez-se de formapacífica, mas foram muitos os exemplos em que oprocesso deu origem a conflitos violentos eprolongados, com características muito próprias.A nova forma de fazer a guerra não promovia osenfrentamentos massivos, não usava armamentosofisticado e não mobilizava grandes meiosmateriais. Era a guerra subversiva em marcha, queos franceses começaram por enfrentar no SuesteAsiático e na Argélia, e que Portugal viria a conhecer,

a partir de 1961, nos territórios de Angola,Moçambique e Guiné.

A Marinha entendeu estas condições e, aindanos 50, promoveu um processo de reestruturaçãoque visava uma maior implantação nos territóriosultramarinos. Mas a capacidade de actuar em terra,mesmo em zonas ribeirinhas, estavaprecariamente reduzida às forças de desembarquedos navios, sem vocação para defrontar asguerrilhas emergentes. Era preciso prepararmarinheiros capazes de executar operações emterra, utilizando meios de desembarque rápidos edissimulados, com possibilidade de penetraçãono terreno. Foi esta a ideia que motivou orestabelecimento das forças de infantaria daMarinha, agora vocacionadas para operaçõesespeciais, como exigiam as condições da contra-insurreição que se adivinhava. Nasciam assim osFuzileiros do século XX, cuja expressão máximada capacidade de actuação contra a guerrilha foiassumida pelos Fuzileiros Especiais.

A preparação destes homens obrigou à criaçãode condições próprias, com espaço disponível paraa prática de exercícios adequados à aprendizagemdas condições de combate, obrigando a umaformação técnica, psicológica e física, intensa. Paraisso foram utilizados os terrenos que a Marinhadispunha em Vale de Zebro: uns edifícios precárioscom possibilidades de arranjo, uma mata densacom condições de treino e a caldeira do velhomoinho de maré, que agora serviria parafamiliarizar os futuros fuzileiros com as durascondições do mangai dos rios africanos, foram oponto de partida da Escola de Fuzileiros, há 50anos atrás.

Até 1974, foi ali que se formaram as sucessivasgerações de Fuzileiros Especiais que combateramnos teatros africanos.

E, terminada a guerra, o novo contexto políticoe militar obrigou à reconversão técnica daformação, adaptada a outras condições deactuação da Marinha Portuguesa. Mas a Escolade Fuzileiros adaptar-se-ia aos novos programase técnicas, mantendo-se como a alma mater demilhares de jovens que orgulhosamente ostentama boina azul-ferrete dos Fuzileiros dos séculos XXe XXI.

noticiasdegaia.wordpress.com

av. república, 1711s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticias de gaia

av. república, 1711 s/l esq trasw 4430-206 vn gaia

t. 223 700 574w f. 223 700 576

[email protected]

pressingempresa

jornalística decomunicação e

imagem

notícias de gaia | 14.julho.11 pág. 16