Project Get

13
www.projectget.org

Transcript of Project Get

Page 2: Project Get

É um projecto que está a nascer e que junta pessoas com vontade de aprender e de ensinar, de dar e de receber.

Funciona com base na economia da dádiva, e foca-se em necessidades concretas da sociedade, organizações e indivíduos.

Direcciona-se a todas as pessoas que gostam/querem/precisam de aprender, e particularmente para as pessoas em situação de desemprego

O que é ?

Page 3: Project Get

Project GETwww.projectget.org

A VisãoUma organização global, com pólos de aprendizagem locais, assentes na transmissão de conhecimento para resolução de necessidades reais da sociedade, das pessoas enquanto indivíduos e organizações.

A MissãoCapacitar as pessoas para as ofertas de trabalho actuais, através da construção de programas de aprendizagem intensiva e orientados à resolução de necessidades concretas da sociedade, organizações e individuos, com uma atenção particular às pessoas que querem trabalhar e não o fazem ou por falta de competências ou por exclusão do actual mercado de trabalho.

Page 4: Project Get

Desenvolvimento da PessoaA capacitação da pessoa está no centro de todas as actvidades do projecto.

Coesão ComunitáriaO projecto vive de e para a comunidade local, sem se limitar à mesma. As pessoas da comunidade envolvente são convidadas a interagir com o Projecto, quer através de parcerias locais ou divulgação directa, seja para ajudar, participar, divulgar, sugerir, organizar, contribuir.

Cooperativismo sociocráticoO projecto revê-se nos valores sociocráticos de harmonia, equivalência, eficácia, assim como responsabilidade, inclusão e transparência, procurando servir estes valores com uma estrutura de suporte cooperativista.

Dádiva Autêntica e ConscienteTodas as acções ligadas deverão ocorrer em formato de dádiva autêntica e consciente, significando isto que quem dá não o faz tendo em vista qualquer recompensa, e que dá o seu melhor em cada entrega, considerando e respeitando sempre todas as pessoas que recebem.

Sustentabilidade financeiraO projecto terá sempre em conta a sua sustentabilidade, sendo transparente nos seus custos, e estando receptivo a dádivas das pessoas, sendo que estas dádivas podem ser realizadas de formas distintas : tempo, moeda local, bens ou serviços.

Serviço à TerraTodas as acções do projecto deverão respeitar o meio ambiente, e sempre que possível, entregar-lhe algo de volta. É na Terra que vivemos, pelo que é importante cuidar dela.

Os 6 Principios do GET

Page 5: Project Get

GET A Dádiva autêntica e consciente

e a sustentabilidade

Page 6: Project Get

Economia de dádiva

Em Ciências Sociais, economia de oferta, economia do dom, economia da doação, economia da dádiva ou ainda cultura da dádiva é uma forma de organização social na qual os membros fazem doações de bens e serviços valiosos, uns aos outros, sem que haja, formal ou explicitamente, expectativa de reciprocidade imediata ou futura, como no escambo ou num mercado. Todavia, a reciprocidade existe, não necessariamente envolvendo as mesmas pessoas, mas como uma corrente contínua de doações.1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_oferta

Page 7: Project Get

A dádiva vai além dos Euros e adopta dois fins :

1 - Suporte Material ao Projecto

Materiais e despesas associadas às sessões (ex: Video-Projector, Deslocação e alimentação dos facilitadores, etc.)

2- Suporte às Pessoas do Projecto

Para as pessoas que estão envolvidas com o projecto (ex: cooperantes, facilitadores, apoiantes)

A Dádiva no GET

Page 8: Project Get

O GET pretende suprir os custos básicos de vida de quem com ele interage.

Aos Aprendizes, pretende capacitar com competências alinhadas com as necessidades actuais de trabalho, e com as habilidades para promover o seu bem-estar. Caso as necessidades sejam reais e correntes, e haja remuneração, a mesma será também transferida para os Aprendizes, em porções idênticas, valorizando o Tempo de trabalho.

Aos Facilitadores, pretende valorizar o seu tempo procurando eliminar os seus custos básicos de vida, que o sistema dificulta ser sem dinheiro. Exemplos são a renda da casa, água, electricidade e transportes a longa distância.

GET e os Euros (½)

Page 9: Project Get

Aos Cooperantes, as pessoas que trabalham para que o GET seja possível (o trabalho de suporte ao GET) pretende também valorizar o seu tempo como aos facilitadores.

Aos Gestores de Espaços, pretende também no minimo assegurar os custos decorrentes da utilização dos mesmos (eletricidade, água, limpeza, etc.)

GET e os Euros (2/2)

Page 10: Project Get

GET além dos Euros

Outras formas de dádiva para as pessoas do GET, além dos Euros, são - Minutos, a quem estiver inscrito num sistema local de trocas no raio de alcance do GET- Alimentos- Produtos de Limpeza para o dia-a-dia (lavar roupa, lavar casa, etc.)

Page 11: Project Get

Necessidades directas de suporte existentes

- Marca => Logotipo, cores, templates, etc. - Video Projector - Pessoas para divulgação - Pessoas para apoio a facilitação - Pessoas para identificar necessidades - Estudos de Caso/Necessidades Reais para trabalhar - Facilitadores das mais diversas áreas

GET além dos Euros

Page 12: Project Get

Interlocais

João Sem Medohttp://www.joaosemmedo.org (Divulgação, “Incubação” prévia de cursos em formato workshop, e apoio ao projecto, através das pessoas que o constituem)

ParceriasLocais

1 - Clube Desportivo da Graça(Disponibilização do espaço e recursos - ex: video-projetor)Rua da Senhora da Glória, 24, 1º

2 - Assembleia Popular da Graça(Divulgação e apoio no lançamento do GET)http://assembleiapopulardagraca.wordpress.com/https://www.facebook.com/pages/Assembleia-Popular-da-Gra%C3%A7a-e-arredores/186774191409967

3 - Voz do Operário (a Confirmar)Divulgação e apoio local, p.ex para cedência de espaços

4 - Junta de Freguesia de S. Vicente (a Confirmar)Divulgação e apoio local

5 - Igreja da Graça (a validarDivulgação e apoio local