PROJETO B+üSICO

4
PROJETO BÁSICO OBRA: REFORMA ELÉTRICA, DE TELEFONIA E LÓGICA DA UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL 1- OBJETO Contratação de empresa de engenharia para realização dos serviços de ampliação e reforma nas instalações elétricas, telefônicas e de lógica no imóvel da Anhanguera São Caetano do Sul. Serviços estes, necessários para o adequado funcionamento do referido prédio, conforme especificado neste Projeto Básico. 2- JUSTIFICATIVA Os serviços fazem-se necessários em virtude da necessidade de adequação do espaço físico existente para o regular desenvolvimento das atividades educacionais da universidade no Município de São Caetano do Sul. Essa utilização acarretará em uma adequação das instalações elétricas, telefônicas e de lógica do imóvel, necessitando, portanto, de um redimensionamento das instalações. 3- DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS Os trabalhos da obra de reforma constam dos seguintes serviços: • Instalações elétricas; Materiais e Equipamentos, Entrada e Medição de Energia, Instalações de Cabos, Instalação de Cabos em Linhas Subterrâneas, Instalação de Cabos em Eletrodutos, Instalação de Cabos em Canaletas, Aterramento, Montagem de Quadros de Distribuição, eletrodutos, eletrocalhas. • Instalações de telefonia e lógica; Materiais e Equipamentos, estocagem, entrada de telefonia e de lógica, dutos, shafts, armário ou sala de telecomunicações. • Serviços Finais Limpeza, pintura, testes.

description

Exemplo de pedida de projeto para universitários.

Transcript of PROJETO B+üSICO

Page 1: PROJETO B+üSICO

PROJETO BÁSICO

OBRA: REFORMA ELÉTRICA, DE TELEFONIA E LÓGICA DA UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL

1- OBJETO

Contratação de empresa de engenharia para realização dos serviços de ampliação e reforma nas instalações elétricas, telefônicas e de lógica no imóvel da Anhanguera São Caetano do Sul.

Serviços estes, necessários para o adequado funcionamento do referido prédio, conforme especificado neste Projeto Básico.

2- JUSTIFICATIVA

Os serviços fazem-se necessários em virtude da necessidade de adequação do espaço físico existente para o regular desenvolvimento das atividades educacionais da universidade no Município de São Caetano do Sul. Essa utilização acarretará em uma adequação das instalações elétricas, telefônicas e de lógica do imóvel, necessitando, portanto, de um redimensionamento das instalações.

3- DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

Os trabalhos da obra de reforma constam dos seguintes serviços:

• Instalações elétricas;

Materiais e Equipamentos, Entrada e Medição de Energia, Instalações de Cabos, Instalação de Cabos em Linhas Subterrâneas, Instalação de Cabos em Eletrodutos, Instalação de Cabos em Canaletas, Aterramento, Montagem de Quadros de Distribuição, eletrodutos, eletrocalhas.

• Instalações de telefonia e lógica;

Materiais e Equipamentos, estocagem, entrada de telefonia e de lógica, dutos, shafts, armário ou sala de telecomunicações.

• Serviços Finais

Limpeza, pintura, testes.

4- PRAZO DE EXECUÇÃO

5- OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

6- OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

Page 2: PROJETO B+üSICO

INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO NOVO, DE REFORMA E DE READEQUAÇÃO

O projeto das instalações elétricas, telefônicas e lógicas, deverá ser constituído de:

1. Representação gráfica

- Planta de situação da edificação, em escala, em que conste o traçado da rede pública da respectiva concessionária; - Plantas baixas, em escala, indicando: - disposição da entrada de serviço; - localização dos quadros de distribuição e medição; - localização dos pontos de consumo de energia elétrica, com as respectivas cargas, seus comandos e identificação dos circuitos; - traçado da rede de eletrodutos, com as respectivas bitolas e tipos; - representação simbólica dos condutores, nos eletrodutos, com identificação das respectivas bitolas, tipos e circuitos a que pertencem; - localização das caixas, suas dimensões e tipos; - localização de chaves bóia; - localização dos aterramentos com identificação e dimensões dos componentes; - simbologia e convenções adotadas; - Planta da subestação de transformação e/ou medição, compreendendo as partes civil e elétrica, em escala, complementada por cortes e elevações. - Plantas de detalhes em escala até, contendo, no mínimo: - entrada de serviço e quadros de medição e distribuição; - passagens de eletrodutos através de juntas de dilatação; - caixas de passagem subterrâneas; - disposição de aparelhos e equipamentos em caixas ou quadros; - conexões de aterramento; - soluções para passagem de eletrodutos através de elementos estruturais.

- A representação gráfica deverá ser desenvolvida em software para computador (plantas, memoriais e relação e quantitativo de materiais).

DICAS: http://www.saladaeletrica.com.br/qeletrotech-software/

http://w3.siemens.com/powerdistribution/global/pt/consultant-support/software-para-projetos-eletricos/servicos-e-suporte/simaris-software/pages/default.aspx

http://br.prysmiangroup.com/br/business_markets/catalogos/ferramentas/

2. Memória ou roteiro de cálculo

- A memória ou roteiro de cálculo deverá citar, obrigatoriamente, os processos e critérios adotados, referindo-se às normas técnicas e ao estabelecido nestas instruções para elaboração de projetos. Detalhará explicitamente, todos os cálculos referentes a: - seções dos condutores; - queda de tensão; - consumo de equipamentos; - demandas previstas; - correntes nominais dos dispositivos de manobra; - correntes nominais dos dispositivos de proteção; - correntes de curtos-circuitos; - iluminação; - fator de potência;

3. Especificação de materiais e serviços

- Todos os materiais e serviços deverão ser devidamente especificados, estipulando-se as condições mínimas aceitáveis de qualidade. - Os materiais, serviços e equipamentos deverão

Page 3: PROJETO B+üSICO

ser especificados, indicando-se tipos e modelos, (quando for necessário estabelecer padrão mínimo de qualidade), protótipos e demais características, tais como, corrente nominal, tensão nominal, capacidade disruptiva para determinada tensão, número de pólos, etc. de maneira a não haver dúvida na sua identificação. - Os materiais e equipamentos especificados deverão ser escolhidos, de preferência dentre os que não forem de fabricação exclusiva.

4. Relação de materiais, serviços e equipamentos

- Os materiais, serviços e equipamentos deverão ser agrupados racional e homogeneamente, de maneira a permitir melhor apreciação e facilidade na sua aquisição. - Os materiais deverão ser relacionados de maneira clara e precisa, com os correspondentes quantitativos e unidades de medição.

5. Memorial descritivo

- O memorial descritivo fará uma exposição geral do projeto, das partes que o compõem e dos princípios em que se baseou, apresentando, ainda, justificativa que evidencie o atendimento às exigências estabelecidas pelas respectivas normas técnicas e por estas instruções para elaboração de projetos; explicará a solução apresentada evidenciando a sua compatibilidade com o projeto arquitetônico e com os demais projetos especializados e sua exeqüibilidade.