Projeto Cultural e Solidário, Ressaltando as Tradições do Povo Farroupilha

11
PROJETO CULTURAL E SOLIDÁRIO, RESSALTANDO AS TRADIÇÕES DO POVO FARROUPILHA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSORA SYLVIA MELLO Rua Evaristo Veiga, 75 – Bairro Fragata – Pelotas/RS Professores Responsáveis pelo PROJETO: Cristiane, Diná Eslabão, Núbia.

description

Divulgar as tradições do povo gaúcho; Inserir a escola em atividades que resgatam a cultura e a história do Rio Grande do Sul; Apresentar manifestações artísticas na escola; Proporciinar a Arrecadação Solidária.

Transcript of Projeto Cultural e Solidário, Ressaltando as Tradições do Povo Farroupilha

PROJETO CULTURAL E SOLIDÁRIO, RESSALTANDO AS TRADIÇÕES DO

POVO FARROUPILHA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSORA SYLVIA MELLORua Evaristo Veiga, 75 – Bairro Fragata – Pelotas/RS

Professores Responsáveis pelo PROJETO: Cristiane, Diná Eslabão, Núbia.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

: , Disciplina Educação Artística . História e Geografia

: Turno Diurno e Noturno

: Período p reparação das apresentações e confecção dos objetivos propostos desde agosto até a realização das Festividades Alusivas da Semana

23/09/2006, .Farroupilha no dia no turno da tarde

A Semana Farroupilha, uma das maiores manifestações históricas do Brasil, é um evento que visa resgatar a luta dos farroupilhas no Rio Grande do Sul, homenageando seus heróis e feitos. Heróis que ousaram dizer não à tirania, ao espólio e ao desprezo de um governo deslocado da realidade regional. A Semana Farroupilha tem seu ápice no dia 20 de setembro, quando então desf iles são organizados na maioria dos municípios gaúchos.

Objetivo

Divulgar as tradições do povo gaúcho, oportunizando a todos que participam da Escola, direta ou indiretamente, atividades ligadas à criação e a execução dos festejos da Semana Farroupilha, empenhando–se no desenvolvimento e apresentação da cultura tradicionalista, como exposições de pratos típicos (culinária gaúcha), o culto ao chimarrão, a vestimenta do gaúcho e toda infinidade de atrações relativas ao tradicionalismo gaúcho. Além de tudo, proporcionar aos alunos e a comunidade atividades integradoras e motivadoras que permitiram pensar, criar, analisar, refletir e participar da Semana Farroupilha, construindo uma forma de aprendizagem. Transmitir o que sabem, o que aprenderam dos pais e dos avós para que um dia sejam os novos transmissores desses conhecimentos. Juntando a tudo isso, a festividade não poderia deixar de ser solidária, resgatando a união do povo gaúcho e implantando a Arrecadação Solidária, com o intuito de distribuir alimentos aos que mais precisam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resgatar a historicidade Farroupilha, entendendo a importância desse fato ao Rio Grande do Sul; Divulgar os símbolos Rio-Grandenses, esclarecendo o uso e conhecimento dos mesmos; Despertar o espírito cívico de todos que dela participam; Promover atividades culturais que aumentem o conhecimento de nossas Tradições (Hospitalidade, Coragem, Nativismo, Respeito à Palavra Empenhada, Apego aos Usos e Costumes e o Cavalheirismo); Apresentar Estandes com a culinária gaúcha; Proporcionar desfiles tradicionalistas; Cultuar o gosto pelo chimarrão; Mostrar o artesanato gaúcho; Resgatar as Brincadeiras Infantis; Expor Trabalhos da cultura gaúcha; Apresentar Invernadas e Declamadores e Proporcionar a Arrecadação Solidária de alimentos.

Mostra da culinária gaúcha

Exposição dos trabalhos

Mostra de Artesanato

Brincadeiras

Quitutes gauchescos

Através da realização do projeto foi possível a construção de aprendizagens, que a cada novo desafio, proposto nas atividades do projeto, mais interação e conhecimentos aconteciam. A oportunidade de entender e traduzir para outros a historicidade da Revolução Farroupilha, viver a tradição gaúcha, proporcionar a troca de experięncias entre tantos e, envolver-se na campanha solidária, fez de nossas aprendizagens, momentos únicos.