Projeto de História

8
Este trabalho destina-se à disciplina de História e vamos abordar o tema “O Renascimento: pintura” relativamente aos séculos XV e XVI. Para compreendermos o objectivo iremos procurar responder a algumas questões: Miguel Ângelo - A Criação (frescos da Capela Sistina)

description

é o nosso work

Transcript of Projeto de História

Este trabalho destina-se à disciplina de História e vamos abordar o tema “O Renascimento: pintura” relativamente aos séculos XV e XVI. Para compreendermos o objectivo iremos procurar responder a algumas questões:

Miguel Ângelo - A Criação (frescos da Capela Sistina)

- Quando surgiu a Pintura do Renascimento? - Onde surgiu? - Em que circunstâncias surgiu? - Quem foram os principais pintores? - Quais foram as novas técnicas e temas que apareceram? - Qual a influência da pintura renascentista em Portugal? E, para darmos respostas simples e claras procuraremos informações no manual de história 8 (parte 1) e em sites informativos. Quando surgiu a Pintura do Renascimento? A pintura Renascentista surgiu no século XIII e foi-se prologando até ao século XVI. Onde surgiu? A pintura Renascentista surgiu através de dois focos de desenvolvimento Itália (Florença) e Flandres. E expandiu-se por toda a Europa. Em que circunstâncias surgiu? Surgiu como uma nova forma de representação da Natureza, pois possuíam conhecimentos sobre a técnica pictórica e a perspectiva. Foi fundadora de um novo espírito e cheio de ideais e novas forças criadoras. Quem foram os principais pintores? Os principais pintores da época Renascentista foram os italianos Giotto (o maior pintor da primeira Renascença Italiana), Botticelli (Alessandro di Mariano Filipepi, 1445-1510), Leonardo Da Vinci (Artista e inventor multifacetado, 1452-1519), Miguel Ângelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, 1475-1564, é conhecido pelos frescos da Capela Cistina) e Rafael (Raffaello

Sanzio, 1483-1520), o flamengo Van Eyck (Jan van Eyck, 1390-1441) e os alemães Albrecht Dürer (1471-1528) e Holbein (Hans Holbein der Jüngere, 1497-1543). Giotto Principais momentos da vida de Giotto: - Começou a pintar com apenas 11 anos de idade. - Em 1280, ingressou numa escola de frescos na cidade de Roma. - Entre 1303 e 1310, realizou um dos mais importantes trabalhos, a pintura da Capela degli Strovegni na cidade de Pádua. - Em 1313, criou um mosaico para a antiga Basílica de São Pedro em Roma. - Em 1320, chefiou a construção da catedral de Florença Sandro Botticelli Alessandro di Mariano Filipepi passou à história da arte como Sandro Botticelli, o pintor mais notável da segunda metade do século XV. O nome Botticelli deriva do apelido de seu irmão mais velho, Giovanni, conhecido como Il Botticello (o pequeno barril). Sandro foi aprendiz de Andréa del Verrocchio entre 1467 e 1470, na mesma época de Leonardo da Vinci. Aos 25 anos abriu seu próprio atelier e recebeu a encomenda de pintar "A Coragem", para uma instituição judicial florentina.

Figura 1- Giotto

Figura 2- Botticelli Figura 3 – Leonardo

da Vinci Figura 4- Miguel Ângelo

Figura 5- Raffaello Sanzio Figura 6-Van Eyck

Figura 7- Albrecht Dürer

Figura 8- Holbein

Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º. para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os frescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". A sua arte foi influenciada por artistas importantes como Fra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Participou nos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar as ideias cristãs com as clássicas. Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.

No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai.

Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.

Miguel Ângelo Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, região toscana, província de Arezzo, na Itália em 06 de Março de 1475. A família Buonarroti era de uma linhagem nobre, mas em decadência. Foi ali em Settignano berço do escultor Michelangelo. O menino cresceu nesse ambiente, e com este convívio direto com o mármore, ele teve o seu primeiro contato com o cinzel e o martelo, e pode estudar as diversas técnicas de escultura. Primeiro na rocha comum, como em um teste e depois na prova real com o mármore a chamada "pedra da luz" pelos gregos. A paixão pela escultura desabrochou e o resultado disso podemos ver em suas obras que nos encanta até os dias de hoje. O pai do jovem Michelangelo não concordava com a decisão dele de ser artista, e, algumas vezes ele foi espancado pelo pai causa da profissão que ele queria para si porque na família Buonarroti haviam soldados, porém ele era o primeiro a querer ser artista.

Quais foram as novas técnicas e temas que apareceram? No século XV ocorreram duas transformações revolucionárias: a nova técnica de pintura a óleo e a utilização da perspectiva. Também era muito frequente a composição em pirâmide, que era considerada a mais simples e equilibrada. Uma das outras características fundamentais era o naturalismo onde os pintores procuravam representar as paisagens, as pessoas, as coisas e os animais com as suas formas naturais. A pintura renascentista é ainda caracterizada pela introdução de novos temas. Além dos temas religiosos, surgiram os da mitologia greco-romana, os do quotidiano e o retrato. O retrato foi um dos temas favoritos do Renascimento, como reflexo do individualismo de época.

Qual a influência da pintura renascentista em Portugal? A pintura renascentista surge em Portugal no século XV. Em meados desse século, a pintura portuguesa foi fortemente influenciada pela pintura flamenga, sobretudo devido às estreitas

relações económicas e politicas que Portugal mantinha com a Flandres. Os Painéis de S. Vicente de Fora são obra máxima da pintura

portuguesa do século XV. No século XVI destacaram-se na pintura renascentista Vasco Fernandes, também conhecido por Grão Vasco, Gregório Lopes e Francisco Henriques.

Fontes das imagens Figura 1- http://orenascimentoculturalecientfico.blogspot.com/2009_09_01_archive.html Figura 2- http://primeiroanoupjc.blogspot.com/ Figura 3- http://tudoeescrito.wordpress.com/ Figura 4- http://omisteriodorenascimento.blogspot.com/2007/11/michelangelo-di-ludovico-buonarroti.html Figura 5- http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_raphael.htm Figura 6- http://hijo-cassimeire.blogspot.com/2009/03/retratos-goticos.html Figura 7- http://latinorium.blogspot.com/2005/06/albrecht-drer-auto-retrato.html Figura 8- http://odemonioamarelo.blogspot.com/2009_04_01_archive.html Figura 9- http://extmaristas.crie.fc.ul.pt/mod/resource/view.php?id=3979 Figura 10- http://paintingconservator.blogspot.com/2010/05/comemoracao-do-centenario-do-restauro-e.html

Figura 10- Painéis de São Vicente de Fora

Capa - http://buddha.com.sapo.pt/Artes.htm Fontes Livro de História 8 http://edu http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/davinci/biografia.htmcacao.uol.com.br/biografias/ult1789u189.jhtm http://www.suapesquisa.com/biografias/giotto.htm