Projeto de Indexação do livro: A menina que roubava livros

10
Universidade Federal De Santa Catarina Universidade Federal De Santa Catarina Disciplina: Cin5040 – Indexação Disciplina: Cin5040 – Indexação Curso De Biblioteconomia Curso De Biblioteconomia Profa. Francisca Rasche Profa. Francisca Rasche Alunos: Daiana De Lima Alunos: Daiana De Lima Loredana Piazza Almeida Loredana Piazza Almeida

description

Acadêmicas: Daiana de Lima, Loredana Piazza

Transcript of Projeto de Indexação do livro: A menina que roubava livros

Page 1: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

Universidade Federal De Santa CatarinaUniversidade Federal De Santa CatarinaDisciplina: Cin5040 – IndexaçãoDisciplina: Cin5040 – IndexaçãoCurso De BiblioteconomiaCurso De BiblioteconomiaProfa. Francisca Rasche Profa. Francisca Rasche Alunos: Daiana De LimaAlunos: Daiana De Lima Loredana Piazza AlmeidaLoredana Piazza Almeida

Page 2: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

Primeiro, as cores. Depois, os humanos. Em geral, é assim que vejo as coisas. Ou, pelo menos, é o que tento.

EIS UM PEQUENO FATO Você vai morrer.

REAÇÃO AO FATO SUPRACITADOIsso preocupa você?

Insisto – não tenha medo.Sou tudo, menos injusta.

Page 3: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

A obra A menina que roubava livros se tornou um sucesso em âmbito mundial. É um romance do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2006. No Brasil, foi lançado em março de 2007 pela editora Intrínseca, e foi traduzido por Vera Ribeiro. O livro teve uma grande repercussão, aparecendo nas listas dos mais recomendados, é indicado para adolescentes, adultos e a quem tiver interesse em ler esta obra magnificamente escrita.

Pretende-se elaborar um índice enfatizando os títulos que a menina do livro Lieset Meminger roubava, tendo em vista a curiosidade para os leitores mais assíduos da obra.

Para o processo de avaliação do índice está prevista a aplicação de um breve questionário no qual os usuários revelariam o quanto à informação contida no índice lhes foi relevante.

Page 4: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

ZUSAK, Markus . A menina que roubava livros. Rio de Janeiro (RJ): Intríseca, 2007. 480 p.

Lieset Meminger foi abandonada pela mãe para não morrer como ela, nas mãos dos nazistas. Em 1939 é entregue a um casal alemão, Hans e Rosa Hubermann. Ele é um pintor desempregado e ela uma rabugenta dona-de-casa que vivem numa pequena e desinteressante cidade perto de Munique, mais precisamente em Molching. Entre essa data e 1943 Lieset encontra a morte três vezes e por três vezes sai vencedora. Tão impressionada a própria morte fica que decide contar a sua história. Ao entrar na nova casa trazia consigo, escondido na mala, um livro, O Manual do Coveiro que apanhara da neve no funeral do irmão, quando o rapaz que o enterrava o deixou cair sem dar por isso. Esse foi o primeiro dos muitos livros que roubou nos quatro anos seguintes. Eram esses livros que traziam ânimo e alento à sua vida naquela época terrível. O gosto que sentia em roubá-los valeu-lhe uma alcunha e uma ocupação e as palavras que neles encontrou seriam, mais tarde, aplicadas na sua própria vida, sempre acompanhada pelo amável Hans e pelo amigo quase invisível, Max Vanderburg, o judeu do porão de quem prometera jamais falar.

Page 5: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

O índice será apresentado no final da obra podendo ser consultado em ordem alfabética remetendo para as páginas onde a obra é citada.

Page 6: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

O índice apresentado não pretende ser exaustivo, tendo como ênfase a especificidade dos títulos mencionados no decorrer da obra.

A linguagem utilizada é a da própria tradução da obra para o português, tradução feita por Vera Ribeiro.

Para certificar-se da tradução correta foram verificados na base de dados da Biblioteca Nacional cinco títulos e seus respectivos autores.

Page 7: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

De acordo com a NBR 6034, o índice por título apresenta ordenação alfabética, com enfoque por títulos e o índice por autores também possui ordenação alfabética com enfoque pelos autores e logo abaixo a própria obra do mesmo.

Quanto aos procedimentos para a sua construção, os títulos e autores selecionados foram consultados na própria obra, em seguida listados em ordem alfabética, acompanhados da sua localização na obra (no decorrer dos capítulos).

Page 8: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

Índice dos títulos

Assobiador, O. 219, 221, 230, 232, 233, 251, 255, 256, 258, 265, 266, 267, 282, 285, 286, 287, 291, 321, 332, 333, 334, 380.

Canção no Escuro, Uma. 320, 370.

Carregador de Sonhos, O. (Der Traumtrager). 289, 290, 291, 294, 302, 319, 320, 380, 439.

Dar de Ombros, O. 76, 112, 115, 117, 122, 131, 192, 221, 287, 454.

Dicionário e Tesauro Duden Completo. 321, 322, 328, 336, 340, 345, 346, 349, 384.

Farol, O. 80.

Page 9: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

Índice dos Autores

Hitler, Adolf ..................................................................................................................

Luta, Minha (Mein Kampf).

Klepper, Jochen ..................................................................................................................

Último Forasteiro Humano, O.

Kirland, F ..................................................................................................................

Assobiador, O.

Page 10: Projeto de Indexação  do livro: A menina que roubava livros

ABNT. NBR 6034 Informação e documentação – Índice – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ZUSAK, Markus . A menina que roubava livros. Rio de Janeiro (RJ): Intríseca, 2007. 480 p.