Projeto filo platelmintos camilo

17
Projeto 1

Transcript of Projeto filo platelmintos camilo

Page 1: Projeto filo platelmintos camilo

Projeto

1

Page 2: Projeto filo platelmintos camilo

Escola Estadual Camilo Bonfim

Simone Honorato da Silva Garcia

Genete Fernandes de Oliveira

Projeto - Filo Platelmintos – Incidência de verminoses no município de Camapuã.

Camapuã-MS

2011

2

Page 3: Projeto filo platelmintos camilo

Escola Estadual Camilo Bonfim

Projeto - Filo Platelmintos – Incidência de verminoses no município de Camapuã.

Diretor: Heliomar Lopes de Freitas

Diretor-adjunto: André Luiz Mesquita Ferreira

Disciplinas: Biologia, Língua Portuguesa, Literatura.

Turma: Ensino Médio- 2°”B” e 2°”C” matutino.

Professoras: Simone Honorato da Silva Garcia e Genete Fernandes de Oliveira.

Camapuã-MS2011

3

Page 4: Projeto filo platelmintos camilo

Índice

Introdução 05

Justificativa 06

Objetivo Geral 07

Objetivo Específico 07

Desenvolvimento 08

Conclusão 09

Bibliografia 10

Anexos 11

4

Page 5: Projeto filo platelmintos camilo

Introdução

O Projeto a ser desenvolvido será sobre o Filo Platelmintos, será dada ênfase ao estudo dos vermes parasitas (Planarias, Tênias), seus ciclos e as formas de interrupção dos ciclos, com medidas profiláticas eficazes. Esses parasitas causam doenças como: esquistossomose, teníase e cisticercose. Outra questão importante levantada no estudo será sobre o saneamento básico, falta de instruções da população e o índice de pessoas afetadas.

O saneamento básico melhora a qualidade de vida da população, diminui a mortalidade infantil e colabora com a manutenção do meio ambiente. O conhecimento das medidas profiláticas é fundamental, e os alunos podem ser agentes multiplicadores dessas ações na própria escola, em casa, na comunidade, etc.

O projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene, a importância do saneamento básico para a saúde.

5

Page 6: Projeto filo platelmintos camilo

Justificativa

Platyhelminthes, conhecidos como vermes planos são animais de vida livre e parasitas. Exemplos de representantes deste filo são as planárias, esquistossomos e as solitárias. Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, terra úmida ou serem parasitas, sendo que algumas espécies podem infestar o Homem, causando doenças como a teníase, a cisticercose e esquistossomose. O estudo de verminoses humanas, patologia relacionada com a higiene e o saneamento básico, merece atenção por parte dos educadores, uma vez que a criança com parasitos intestinais apresenta diminuição na capacidade de aprendizado e atraso no desenvolvimento físico, mental e social (MELLO et al., 1988).

Tal problema afeta principalmente as populações de baixa renda, que vivem em condições precárias de saneamento básico e higiene, sendo as crianças as mais afetadas (FERREIRA et al., 1991). As condições precárias de esgotamento sanitário contribuem para a disseminação de dessas doenças. Tratar de higiene, saneamento básico e saúde têm sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

6

Page 7: Projeto filo platelmintos camilo

Objetivo Geral

Conhecer as principais características do filo, suas características morfológicas, ciclos de reprodução e as principais verminoses que afetam a saúde humana.

Objetivos Específicos

Conhecer as principais características morfológicas e fisiológicas do filo e ciclos reprodutivos;

Identificar as doenças causadas por platelmintos e a incidência de casos no município de Camapuã-MS;

Prevenir alunos e pais quanto aos cuidados contra as doenças causadas por ingestão de microrganismos causadores de doenças e verminoses.

Utilizar as tecnologias explorando conceitos básicos de pesquisas na web, editoração de textos e elaboração de slides.

7

Page 8: Projeto filo platelmintos camilo

Desenvolvimento

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio – turmas: 2°”B” e 2°”C” do turno matutino da Escola Estadual Camilo Bonfim, na disciplina de Biologia, Língua Portuguesa e Literatura. As turmas foram divididas em grupos. O desenvolvimento do Projeto se deu na seguinte ordem:

Estudo do Filo. Pesquisa e elaboração de PowerPoint pelos alunos na sala de

tecnologia: principais características do filo, classes e verminoses. Apresentação de seminário do Filo Platelmintos. Estudo e produção de texto: Monteiro Lobato e a gênese do Jeca Tatu.

Confecção dos cartazes com os índices obtidos na pesquisa realizada nos postos de saúde.

Apresentação em grupos dos cartazes confeccionados pelos alunos com informações sobre as doenças que foram pesquisadas, conforme a solicitação contendo as seguintes informações: causador, sintomas, prevenção e contágio.

Lançamento de uma campanha informativa, com a elaboração com desenhos dos vermes mais comuns, descrição das formas de contágio, os principais sintomas e como evitar a contaminação.

8

Page 9: Projeto filo platelmintos camilo

Conclusão:

O desenvolvimento das atividades permitiu aos alunos caracterizar as estruturas dos platelmintos, assim como reconhecer seus representantes e as relações evolutivas que surgiram no Filo estudado. Foi de grande relevância que os estudantes conhecessem as principais doenças causadas por esses invertebrados, suas formas de contágio e prevenção, e as relacionassem com as condições socioeconômicas da população afetada. As verminoses refletem as condições de vida da população, falta de saneamento básico, falta de tratamento de água e esgoto, o não uso de calçados, falta de higiene com os alimentos fazem com que as pessoas estejam sempre se contaminando nas regiões (regiões endêmicas) onde essas patologias existem. Não foi possível conhecer o número exato de incidências de verminoses no município; os dados não são precisos já que a maioria dos casos é discriminada como parasitoses intestinais não específicas.Além do saneamento, existe outra ferramenta importante no combate às doenças: a educação. Agora que tiveram a oportunidade de aprender cabe a cada deles fazer a sua parte e explicar aos outros como cada um pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida com as informações obtidas durante a realização do projeto. Conhecer as doenças, saber como preveni-las é vital!

9

Page 10: Projeto filo platelmintos camilo

Referências Bibliográficas:FERREIRA, C. S.; FERREIRA, M. U.; NOGUEIRA, M. R.. Prevalência e intensidadede infecção por Ascaris lumbricoides em amostra populacional urbana. 1991.

MELLO, A.D.; PRIPAS, S.; FUCCI, M.; SANTORO, M. C.; PEDRAZZANI, E.S. Helmintoses intestinais. Conhecimentos, atitudes e percepção da população.1988.http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2357-8.pdf acesso: 20/10/2011.

10

Page 11: Projeto filo platelmintos camilo

Anexos

11

Page 12: Projeto filo platelmintos camilo

12

Page 13: Projeto filo platelmintos camilo

13

Page 14: Projeto filo platelmintos camilo

14