Projeto força jovem apresentação e regulamento do projeto

6
OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ITAJAÍ Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação APRESENTAÇÃO DO PROJETO O OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ITAJAÍ O Observatório Social de Itajaí é uma instituição sem finalidades lucrativas, apartidária e de trabalho voluntário; se dedica ao monitoramento da qualidade dos gastos públicos municipais e à educação para a cidadania fiscal. O Observatório Social luta por três grandes causas: 1) Educar pessoas para o combate à corrupção; 2) Educar pessoas para a transparência; 3) Educar pessoas para a cidadania fiscal. Esta é a primeira edição do Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação, que envolve três grandes forças da comunidade: as equipes de voluntários do Observatório Social de Itajaí, as Escolas e suas respectivas comunidades educativas: professores, pais e alunos, e Empresas Socialmente Responsáveis, que farão o aporte do Capital Semente para o financiamento de pequenas despesas dos projetos escolares. O Projeto FORÇA JOVEM pretende incentivar o protagonismo juvenil, o espírito de iniciativa e o empreendedorismo social. OBJETIVOS Oportunizar às instituições participantes situações construtivas de cumprimento de suas respectivas missões. Capacitar jovens e adolescentes ao exercício da liderança, da cidadania fiscal responsável, do empreendedorismo cidadão e do protagonismo. Elevar o nível de consciência fiscal dos participantes. 1

Transcript of Projeto força jovem apresentação e regulamento do projeto

Page 1: Projeto força jovem   apresentação e regulamento do projeto

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ITAJAÍ

Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ITAJAÍ

O Observatório Social de Itajaí é uma instituição sem finalidades lucrativas, apartidária e de trabalho voluntário; se dedica ao monitoramento da qualidade dos gastos públicos municipais e à educação para a cidadania fiscal.

O Observatório Social luta por três grandes causas: 1) Educar pessoas para o combate à corrupção; 2) Educar pessoas para a transparência; 3) Educar pessoas para a cidadania fiscal.

Esta é a primeira edição do Projeto FORÇA JOVEM: Agentes de Transformação, que envolve três grandes forças da comunidade: as equipes de voluntários do Observatório Social de Itajaí, as Escolas e suas respectivas comunidades educativas: professores, pais e alunos, e Empresas Socialmente Responsáveis, que farão o aporte do Capital Semente para o financiamento de pequenas despesas dos projetos escolares.

O Projeto FORÇA JOVEM pretende incentivar o protagonismo juvenil, o espírito de iniciativa e o empreendedorismo social.

OBJETIVOS

Oportunizar às instituições participantes situações construtivas de cumprimento de suas respectivas missões.

Capacitar jovens e adolescentes ao exercício da liderança, da cidadania fiscal responsável, do empreendedorismo cidadão e do protagonismo.

Elevar o nível de consciência fiscal dos participantes.

GESTÃO DO PROJETO

O Projeto FORÇA JOVEM será gerido, na sua parte operacional, por uma equipe de voluntários do Observatório Social de Itajaí, a Coordenação do Projeto.

Uma Equipe Gestora, também composta por voluntários, fará a supervisão geral do Projeto, atuando como grupo pensante.

1

Page 2: Projeto força jovem   apresentação e regulamento do projeto

Cada escola participante indicará um Professor Tutor, que terá a missão de coordenar e orientar a Equipe Interna da Escola, a elaboração e ao andamento das ações e atividades.

Eventuais dúvidas, ou casos omissos, serão resolvidos, diretamente, com a Equipe de Coordenação do Projeto.

DATAS E ETAPAS

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO FORÇA JOVEM: AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO - 2016

Etapas do Projeto J F M A M J J A S O N D

Etapa preparatória

1ª etapa - Busca CampanhaConvite

2ª etapa – Formação3ª etapa – Semeadura4ª etapa – Colheita5ª etapa - Replantio

Fase PREPARATÓRIA: elaboração do Projeto e primeiros contatos.

Etapa 01: BUSCA

(a) Campanha junto a escolas e empresas, apresentando o Projeto.(b) Convite/Inscrição

1. Regulamento de Apresentação do Projeto: estabelece as regras e condições de participação no Projeto.

2. Visita às Escolas (12 escolas estaduais de Itajaí)i. Escolha do Professor Tutorii. Escolha da Equipe de Alunos (de 05 a 10 alunos) que,

poderá ter a participação de Equipes de Apoio, formadas por estudantes de outras escolas e instituições.

3. Visita a Empresas Socialmente Responsáveis

Orçamento do projeto: O Capital Semente não deverá ultrapassar o valor de R$ 2.500,00, colocado pela Empresa parceira à disposição da escola, para cobertura de necessidades mínimas do projeto, durante sua execução. Os recursos disponibilizados poderão ser utilizados da seguinte maneira:

2

Page 3: Projeto força jovem   apresentação e regulamento do projeto

i. Confecção de até 30 (trinta) camisetas (Observatório providencia o Layout e a confecção), sendo 15 (quinze) para a Equipe Interna e 15 (quinze) para as Equipes de Apoio.

ii. Confecção de até 02 (dois) bannersiii. Confecção de 2.000 folhetos para distribuição em Blitz

Informativaiv. Confecção de 200 folhetos para divulgação do Projeto

entre os jovensv. Confecção de 80 folhetos para distribuição entre os

professoresvi. Confecção de 02 (dois) cartazes

Nota: A equipe do Observatório Social de Itajaí providenciará todos os layouts necessários para camisetas e banners, bem como os conteúdos e impressões dos panfletos.

Etapa 02: FORMAÇÃO

Metodologia e composição dos projetos escolares. Formação das Equipes Internas e Participantes: promovida pelo Observatório,

com a participação de Equipes de Apoio (AJS Salesiano, DeMolay, Parque Dom Bosco, Crescer). Esta etapa de formação inclui palestras e reuniões com todos os participantes do Projeto, especialmente os jovens, abordando temos como: liderança, protagonismo juvenil, empreendedorismo social, as grandes causas a que se dedica o Observatório Social de Itajaí.

Instruções: Na etapa de formação serão repassadas instruções, também, sobre cada uma das atividades a serem desenvolvidas durante o Projeto.

Etapa 03: SEMEADURA

Esta etapa se desenvolve em dois momentos:

Elaboração dos projetos escolares, que deverão prever, pelo menos, as seguintes tarefas:

03 Rodas de Conversa com adolescentes e jovens, com duração de uma hora, e abordando tema único e específico, em preparação às Oficinas, sobre:

o Combate à corrupçãoo Transparência na gestão pública

3

Page 4: Projeto força jovem   apresentação e regulamento do projeto

o Educação para a cidadania fiscal 03 Oficinas de Cidadania sobre os assuntos tratados nas

Rodas. As Oficinas duram cerca de duas horas e meia, e abordam temas únicos, de forma mais dinâmica e prolongada.

02 Blitz Informativas: distribuição de folhetos nas ruas, ou em estacionamentos de grandes lojas, abordando temas específicos.

02 Feirões do Imposto, em parceria com empresas locais, mostrando os preços das mercadorias, e quanto de imposto há embutido em cada uma delas.

Painel com entrega do Capital Semente: solenidade pública de entrega simbólica do dinheiro para o financiamento do projeto. O Painel pode ser substituído, alternativamente, por uma visita da escola à empresa parceira, durante ao qual a Equipe interna da escola apresenta seu projeto ao empresário.

Etapa 04: COLHEITA

Execução dos projetos nas escolas e comunidades. Executadas as fases de Busca de participantes e parceiros, de Formação dos envolvidos, e de Semeadura, com a preparação concreta dos projetos escolares, inicia a execução desses projetos. Este processo começa no mês de agosto de 2016 e termina no final do mês de outubro.

Etapa 05: REPLANTIO

Avaliação dos projetos: será contínua e dinâmica, dela participando as equipes do Observatório, representantes das escolas e das empresas parceiras.

Congresso de final de ano – Apresentação de resultados e congraçamento das instituições participantes.

Relançamento do Projeto para o ano seguinte.

4