Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

13
Projeto Interdisciplinar 4º Período - 2010.2 Arte e Educação Tema Gerador: Arte e Sustentabilida de

Transcript of Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Page 1: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Projeto Interdisciplinar

4º Período - 2010.2

Arte

e

Educação

Tema Gerador:

Arte e

Sustentabilidade

Page 2: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Nível de Ensino:

Ensino Fundamental - Segundo Segmento

Período/Série:

Segundo Semestre - Oitavo Ano

Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Segundo Segmento

Período/Série:Segundo Semestre - Oitavo Ano

Page 3: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Estrutura das Aulas:

Haverá duas aulas direcionadas aos alunos, propondo a reflexão e a contextualização da arte para a sustentabilidade e a sustentabilidade para a vida.

Tema Gerador – Lixo Extraordinário

Artista Plástico - Vik Muniz

As aulas abordarão a linguagem visual e através dela iremos desenvolver e construir pela expressão plástica dos alunos:

- a capacidade criadora de uma forma mais específica e do ser humano em geral;

- a coordenação motora fina;

- a cooperação, a observação e

- a sensibilidade cultural ao contextualizarem o tema preservar e sustentar; percebendo sua importância no meio onde vivem, para conscientizarem também, todos aqueles que estão a sua volta; focando a utilidade da reciclagem para o homem globalizado e para o nosso cotidiano.

Page 4: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

* Natureza da Aula Prática:Depois dos alunos terem trazido para escola vários tipos de materiais reciclados, iremos iniciar a temática proposta:ATIVIDADE 1* Leitura da obra do artista, através de:-Um vídeo: passar o trailer do Vik Muniz - Waste Land, no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=1Q2qySUA_UM-As Obras: imagens construídas pelo artista como resultado do documentário:

Page 5: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2
Page 6: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Discutiremos à seguir, sobre o documentário produzido por Vik Muniz mostrado no vídeo, no lixão de gramacho com os catadores de lixo; fazendo a leitura das imagens que tiveram como resultado deste trabalho, à partir daí eles irão falar o que estão vendo, perceberão os detalhes e a proposta dada pelo artista e mediado pelo professor dialogaremos:- As diferenças sociais,- O excesso de lixo produzido pela nossa sociedade de consumo,- A capacidade de transformação através da arte.* Contextualização Histórica, feita pelo professor:Vik MunizNasceu no centro de São Paulo, em 1961. O artista passou dois anos em Chicago com os familiares e em 1986 mudou-se para Nova York, lugar onde acabou naturalizando-se norte-americano. Em 1989 realizou a sua primeira mostra, onde expôs esculturas denominadas Relíquias – Objets Trouvés, fabricados ou falsas descobertas arqueológicas, como a Máquina de Café Pré-colombiana.A originalidade de suas obras lhe garantiu o reconhecimento da crítica e o estabeleceu como um dos criadores mais incensados da arte contemporânea, presente no acervo dos principais museus do mundo. Vik constrói imagens utilizando-se de diferentes ferramentas: linhas, algodão, pasta de amendoim, açúcar, diamantes, lixo…E o mais bacana a respeito disso, é ver os trabalhos em grande escala produzidos com lixo; como uma forma de resignificar materiais, usando o que seria descartado como uma possibilidade artística.

Page 7: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Lixo Extraordinário é um documentário lançado em 2009 e produzido pelos diretores brasileiros: João Jardim, Karen Harley e pela diretora inglesa Lucy Walker.O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias, RJ; e em 30 de janeiro de 2010, este documentário foi premiado no Festival de Sundance. Pela transformação do material descartado em obras, Vik construiu uma carreira singular, conseguindo atrair a atenção da comunidade artística internacional, com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais inusitados; compondo as paredes da alta sociedade carioca e do mundo.

Page 8: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

* O Fazer Artístico, realizado pelos alunos:

A atividade será realizada em grupos, pela expressão plástica; à partir da sucata e dos materiais descartados trazidas por eles.

Iremos propor aos alunos que façam objetos, que possuam alguma utilidade no seu cotidiano, trabalhando a sustentabilidade sobre o lixo produzido, sobre a reutilização de materiais descartáveis e suas varáveis como:

- Tempo de decomposição na natureza, a separação de lixos e a economia de água; enfim, o meio ambiente como um todo; ressaltando o valor em preservá-lo ao relacionarmos com os conteúdos, a abrangência da preservação para a sustentabilidade.

* Retorno da Proposta – ConclusãoAo trabalhar a questão do lixo, pretendemos com a atividade proposta,

mostrar aos alunos para onde vai o nosso lixo, sensibilizando-os para a necessidade de repensar o que fazer com essa grande quantidade de dejetos e a maneira de como isso está afetando o meio ambiente e as pessoas que vivem em torno desse lixo.

Pelas obras do artista Vik Muniz, fica claro sua capacidade de sonhar, de enxergar grandes narrativas mesmo em simples elementos da natureza. Seus quadros não precisam de molduras para existir, as molduras que precisam de suas narrativas para terem sentido. Assim como as suas obras, todos que as conhecem recebem inspiração artística desse artista livre de preconceito e de amarras.É nosso dever incentivar as manifestações artísticas, como forma de sedimentar os valores culturais dos nossos alunos.

Page 9: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

* Natureza da Aula Prática:Depois dos alunos terem trazido para escola materiais como: botões, grãos, sucatas, papel picado, retalhos; enfim, qualquer objeto que usamos no nosso dia-a-dia; iremos iniciar a temática proposta:ATIVIDADE 2* Leitura da obra do artista, através de:Imagens construídas pelo artista Vik Muniz.

Mona Lisa / Da Vinci Mona Lisa / Vik Muniz

Page 10: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Discutiremos à seguir, sobre a obra produzido por Vik Muniz mostrado na imagem; fazendo a leitura deste trabalho, à partir da imagem eles irão falar o que estão vendo, perceberão os detalhes e a proposta dada pelo artista; mediado pelo professor dialogaremos sobre as infinitas possibilidades do fazer artístico, e de como materiais inusitados, podem ser transformados em obra de arte. Tentando mostrar aos alunos que nem tudo é o que parece ser, e que o mais importante é o resultado final, quando trabalhamos com a nossa criatividade.

* Contextualização Histórica, feita pelo professor:Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci, pintor italiano, nasceu no pequeno vilarejo de Vinci no ano de 1452, era filho ilegítimo de um tabelião, por isso não teve uma educação formal. O que o deixava bastante chateado. Pintou o tela Mona lisa Del Giocondo, por encomenda de um importante comerciante da época; mas após 4 anos a pintura ainda não estava pronta e estava cercada de enigmas. Afinal, apesar de se tratar de uma encomenda, ninguém sabia ao certo quem era aquela figura.Os trabalhos de Leonardo Da Vinci, tanto as pinturas, como as esculturas e inventos, tinham como característica uma criteriosa observação da natureza.Leonardo morre em 02 de maio de 1519, cercado de três pinturas expressivas:Mona Lisa Del GiocondoA virgem e o meninoSão João Batista.

Page 11: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

* O Fazer Artístico, realizado pelos alunos:

Organizar a turma em roda de maneira que os alunos possam discutir suas percepções diante do quadro. Perguntar se alguém conhece a obra. Contextualizar as informações sobre sua bibliografia e as referências bibliográficas sobre o artista. Chamar atenção que a partir das obras de artes, outros artistas utilizam vários tipos de recursos para produzi-las.Pedir aos alunos utilizarem os materiais trazidos, fazendo uma releitura da obra de arte. Finalmente, cada aluno produzirá o seu quadro o qual será exposto à toda comunidade.

* Retorno da Proposta – Conclusão

Mostrar aos alunos a importância de aprender a olhar o mundo por diversos ângulos, sem se prender a um único ponto de vista. Como disse o Vik Muniz no vídeo – “É bacana perceber quando uma coisa se transforma em outra...”

Page 12: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Conclusão

"A arte de Vik Muniz é uma das boas surpresas da arte contemporânea, plural e do mundo globalizado ao qual pertencemos.As obras trabalham o nosso universo visual de forma a construir e reconstruir todo o pensamento que a arte nos remete.Dessa forma, podemos aglutinar sempre mais informações para que o conceito de arte seja uma realidade cada vez mais próxima de cada uma de nós.A integração da arte e educação em conjunto trabalham a estrutura criadora do ser humano, onde os jogos, as brincadeiras, as pinturas, as músicas, os recostes, as esculturas e tudo mais, pode ajudar na compreensão e preservação do mundo em que vivemos.“

Bibliografia:

-Apostila de Arte e Educação-Consulta aos sites: *www.google.com.br *www. youtube.com.br 

Page 13: Projeto interdisciplinar arte e educação 2010.2

Disciplina: Arte e Educação - 2010.2

Professoras IAVM: Eveline Carrano e

Maria Helena

Alunas: *Aline Garotti Castro Calvão

*Eliana Marçal dos Santos

*Maria Estefânia Queiroz Bezerra

*Nely Monteiro dos Santos de Carvalho

*Vanise Zema Ribeiro dos Santos