Projeto interdisciplinar de artes

31
ARTES E HISTÓRIA – POR MÁRCIA CRISTINA PEREIRA

Transcript of Projeto interdisciplinar de artes

Page 1: Projeto interdisciplinar de artes

ARTES E HISTÓRIA – POR MÁRCIA

CRISTINA PEREIRA

Page 2: Projeto interdisciplinar de artes

Segundo ESQUIVEL (2001), as artes visuais estão presentes na vida infantil. Ao desenhar, rabiscar ou pintar a criança expressa suas interpretações e impressões sobre o mundo. As artes visuais são linguagens e, portanto uma das formas importantes de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da Educação de um modo geral e na Educação Infantil.

Page 3: Projeto interdisciplinar de artes

O trabalho com “Releitura de Obras” faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de

forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada

obra. Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades com: percepção, imaginação e amplia seu

universo cultural.

Page 4: Projeto interdisciplinar de artes

A releitura permite o estabelecimento de relações entre a linguagem do artista observador e a outra, observada. A escola é o lugar onde a criança aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Desenhar, pintar e construir faz parte desse aprendizado e contribui ainda para o aprimoramento da percepção e da consciência estética.

Page 5: Projeto interdisciplinar de artes

De acordo com Kehrwald (2000), derivada da leitura de imagem surgiu o termo releitura, que se refere ao processo de produção por parte do aluno de um trabalho prático, envolvendo as variadas técnicas das artes visuais ou mesmo de outras áreas do conhecimento, como a música, o teatro ou a dança. Se rele é ler novamente, é reinterpretar, reelaborar, redefinir, então a releitura é criar novos significados.

Page 6: Projeto interdisciplinar de artes

Segundo Barbosa (1991, p. 20): “ao educarmos as crianças para lerem as imagens produzidas por artistas, as

estamos preparando para ler as imagens que as cercam em seu meio ambiente”.

Page 7: Projeto interdisciplinar de artes

Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 20), aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.

Page 8: Projeto interdisciplinar de artes

A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação,

listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas

utilizadas pelo autor, cores, elementos e de mais propriedades da obra.

Page 9: Projeto interdisciplinar de artes

A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se

influenciam e se relacionam.

Page 10: Projeto interdisciplinar de artes

O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou,tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.

Page 11: Projeto interdisciplinar de artes

O estágio do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção.

Page 12: Projeto interdisciplinar de artes

É certo que quando todo educando participa de uma atividade artística, está assimilando conhecimentos, muitas vezes sem perceber. O mais importante, porém, é constatar que a arte está presente na vida de todo ser humano, até mesmo nos que se consideram inaptos para o fazer artístico. (FERREIRA, 2008, p. 31)

Page 13: Projeto interdisciplinar de artes

Trabalhar com releitura através de colagem e desenho para os alunos em questão será muito prazeroso, pois nessa idade eles gostam muito de desenhar, conhecer as técnicas usadas nas obras de arte do artista plástico, representar com pintura livre e releitura das obras do artista,descrever, analisar, interpretar. Para isso Busquei alguns artistas dos quais gosto muito de suas obras como Tarcila do Amaral e Pablo Picasso.

Page 14: Projeto interdisciplinar de artes

CUBISMO

O Cubismo pode ser comparado à invenção revolucionária da perspectiva na Renascença. A

pintura cubista fracionou a apreensão da realidade, ao representar simultaneamente

partes dos objetos que não poderiam ser vistas ao mesmo tempo e que até então estavam bem

localizadas no espaço e definidas no tempo. Uma vez que os pedaços desse fracionamento

não puderam mais ser reagrupados, a totalidade da percepção não se resumiria a uma mera

soma das partes. Houve um assalto à noção de simultaneidade dos observadores.

Page 15: Projeto interdisciplinar de artes

Com o Cubismo, a geometria passou a ser a linguagem da nova arte que Picasso começou a desenvolver em 1907. A experimentação e a geometrização presentes em Les demoiselles d'Avignon mostram a transformação no trabalho de Picasso, a qual iria marcar todo o Cubismo.

Page 16: Projeto interdisciplinar de artes

De acordo com GOTLIB (2003), Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista com influencia Cubista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.

Page 17: Projeto interdisciplinar de artes

Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).  Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Page 18: Projeto interdisciplinar de artes

No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

Page 19: Projeto interdisciplinar de artes

Máscaras africanas: influência na arte de Pablo

Picasso.

Page 20: Projeto interdisciplinar de artes

De acordo com Perry (1993), a arte africana inspirou Picasso a criar o movimento cubista, o qual recebeu a influência das distorções do entalhe africano, destinadas a mostrar simultaneamente aspectos múltiplos de um objeto. As técnicas cubistas expressam intensas emoções e conflitos internos.

Page 21: Projeto interdisciplinar de artes

Máscara é o que transforma. Se bonecos, imagens e marionetes representam o homem, a máscara é a sua metamorfose. A máscara é sempre o disfarce, oculta e revela, simula”. Para ele a máscara está associada ao teatro, pois é o local onde o indivíduo troca de personalidade, muda seu tom de voz, sua aparência, enfim, se transforma.(Amaral (1997, p.63):)

Page 22: Projeto interdisciplinar de artes

O quadro Les Demoiselles d'Avignon representa o ponto de transição da fase de influência africana para o puro Cubismo; esse quadro é uma obra de ruptura, uma das poucas obras que, sozinha, alterou o curso da arte; os cinco nus do referido quadro têm anatomia indistinta, olhos tortos, orelhas deformadas e membros deslocados.

Page 23: Projeto interdisciplinar de artes

Segundo Piaget (1972), a partir dos 12 anos a representação permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

Page 24: Projeto interdisciplinar de artes

As máscaras africanas seguem características comuns: feitas em argila ou madeira, possui

rosto e nariz alongados, olhos vazados e boca de tamanho acentuado. As máscaras são

decoradas com grafismos (desenhos) geralmente abstratos ou geométricos.

Page 25: Projeto interdisciplinar de artes

A proposta apresentada aos alunos d0 6º ano será confeccionar máscaras

africanas utilizando materiais como telhas,gases gessada,papel marche,balão

coberto com aproveitando o próprio formato destes materiais e com a

utilização de , tinta guache com cola e lã.Cada um irá escolher o material mais

adequado para culminar o projeto de releituras de obras de artistas

famosos.No caso Pablo Picasso.

Page 26: Projeto interdisciplinar de artes

Máscaras de telha COMO FAZER?

Encha uma bexiga do tamanho que você queira , amarre para que o ar não saia. Corte o jornal em pedaços não muito grandes e passe cola nos pedaços de jornal e depois vá cobrindo a bexiga. Faça no mínimo 6 camadas;

Quando você terminar uma camada, faça riscos com caneta (isso é para você se certificar de que, na camada seguinte, você preencherá com jornal até que as linhas tenham sido cobertas por completo).

Espere secar, depois fure a bexiga e retire de dentro da máscara. Corte o contorno dos olhos e boca ou deixe inteiro para fazer pinturas.

A partir dai cubra a máscara com imagens de rostos de artistas famosos,imagens de frutas, passando vernis para finalizar a obra.ou pintura com guache e cola ,etc.Ficará a cargo da imaginação do aluno.

Page 27: Projeto interdisciplinar de artes

Imagem máscara de telha

Page 28: Projeto interdisciplinar de artes

Máscara de Gaze Gessada

Atadura gessada (vendida em farmácias) Creme hidratante Bacia com água Folhas de jornal e/ou revista Cola branca Tinta guache Pincel número 8 Imagens de artistas famosos ou outras

imagens,figuras. Verniz

Page 29: Projeto interdisciplinar de artes

Passo a passo. 1) Cortar a atadura em pedaços pequenos (4 X 2 cm mais ou

menos) e mergulhe-os na bacia com água.

2) Cobrir o rosto com a atadura, deixando livre os olhos, a boca e as entradas das narinas.

3) Esperar 5 minutos para secar. A máscara se soltará com os movimentos da bochecha e da testa. Lavar o rosto em seguida.

4) Cole pedaços de papel por toda a superfície da máscara de ambos os lados. Utilize o pincel para passar a cola, não se preocupe com o acabamento ainda.

Cole tiras de imagens de artistas ou outras figuras que escolher .

Se optar pela pintura com guache,o aluno não necessitará de fazer os orifícios dos olhos ,boca e nariz, pintado-os com a tinta guache misturada com cola. Deixe secar.

Page 30: Projeto interdisciplinar de artes
Page 31: Projeto interdisciplinar de artes

Universidade de BrasíliaUniversidade Aberta do Brasil

Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2

Tutora: Daniela CureauAluno: Márcia Cristina Pereira de Almeida

Pólo: PlanaltinaAtividade: Projeto Finalizado

Tema: Releituras de obras de artistas famosos