projeto ler PROF. CAR,LOS CAMACHO

4

Click here to load reader

Transcript of projeto ler PROF. CAR,LOS CAMACHO

Page 1: projeto ler PROF. CAR,LOS CAMACHO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIROSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

COORDENADORIA 12 – SERRANA IVINSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROF. CARLOS CAMACHO

Rua João Valério, 485 – Centro – Magé – RJ Tel/Fax: (21) 2633-2654

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃOCOORDENADORIA REGIONAL 12- SERRANA IV

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CARLOS CAMACHOUA: 185714 COD.CENSO: 33083135

PROJETO : "LER PARA GOSTAR DE LER"

I- JUSTIFICATIVA: Estamos vivendo a era da informática , e nossos alunos sendo impulsionados a adentrar nesse mundo cedo, mesmo que indiretamente, através de jogos, tv, mídia em geral. Esse fator tem pontos positivos que refere-se ao contato com a era digital e em contrapartida como ponto negativo a passividade diante dos pacotes digitais, sem a devida participação dos próprios alunos enquanto atores e protagonizadores dos enredos cotidianos. Sendo assim, a leiturização fica em um plano distante, na escala de seus interesses. Este projeto tem a finalidade de Promover o casamento perfeito das artes com as novas tecnologias e destas com os livros e apresentar ao aluno do Ensino Fundamental, o universo das histórias infantis, da poesia, da música, da arte e minimizar as possíveis dificuldades que os mesmos encontram em priorizar a leitura em suas vidas, principalmente na escola.

II- OBJETIVO:

Propiciar uma "Interação Participativa",estimulando o aluno ,a manusear os livros, visando ao incentivo da leitura em sala , contribuindo na formação de hábitos, construindo um leitor crítico e consciente da importância do ato de ler, favorecendo a construção de textos, e /ou dramatização através de linguagens lúdicas, artísticas e tecnológicas .

III- QUANTO A ESTRUTURA , O PROJETO DIVIDE-SE EM:

1. " Ler para gostar de ler , ler para conhecer a língua e ler para conhecer o mundo".

2. Produzir espontaneamente livros e textos variados para apropriação dos mecanismos da escrita e da gramática da língua portuguesa.

3. "Despertar talentos artísticos , criativos , proporcionando oportunidades de experiências cênicas".

Page 2: projeto ler PROF. CAR,LOS CAMACHO

IV- DESENVOLVIMENTO:

O Projeto original está estruturado para acontecer ao longo do ano letivo, com onze momentos e etapas. O início tem data marcada para 18/04 dia do aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato, onde comemora-se o dia nacional do livro. O presente projeto , será iniciado no início do 2º bimestre com todos os professores de PPIP do 3º ano do curso de formação de professores.

1º Momento: "Meu amigo oculto de livro" _ O professor deve estimular os alunos a trazerem livros, a visitarem a biblioteca da escola e promover um sorteio simbólico no dia marcado, será feita a troca temporária . Os alunos levarão os livros para fazer a leitura em um período, o professor deverá catalogá-los para controle e devolução posterior.

2º Momento: "Palanquinho" - Após a leitura dos livros, no momento seguinte, por um período determinado pelo cronograma que deverá ser anexado , os professores organizarão suas respectivas salas, criando um ambiente agradável acolhedor como sala de leitura, para os alunos lerem em voz alta, vários textos em um pequeno palco confeccionado pela escola e assim, após essa experiência, avaliarem suas leituras dando opiniões, interpretações sobre os variados textos e como se saíram em suas leituras.

4º Momento: "A hora do conto" Significa uma oportunidade prática para os alunos do Ensino fundamental em conjunto com as alunas do curso normal desenvolverem-se na arte no mundo da leitura. As alunas do curso de formação de professores em suas aulas práticas , organizarão um período de contação de histórias, que atendam ao projeto , aplicando técnicas variadas para ler e contar histórias infanto-juvenis, utilizando-se de aparelhos eletrônicos como Tv , Dvd, filmadora, microfone sem fio, caixa de som , máquina digital , rádio portátil com Cd e quantos forem necessários para registrar , viabilizar e oferecer aos alunos, momentos lúdicos de contato, e experiências variadas possíveis na prática pedagógica exercitando com técnica de teatro a arte de representar e dramatizar contribuindo efetivamente na formação de leitores.

5º Momento: "Virando Artista" As crianças podem ensaiar vários tipos de apresentações artísticas , expressivas, plásticas e dramáticas para este momento. E´ a hora de descobrir talentos .Os alunos das turmas de 3º ano do Curso Normal, estarão divididos em equipes com divisão de trabalho para a organização e implementação do teatro, tais como: Construção ou escolha de texto coletivo – da turma; Os alunos optam por trabalhar como: atores, cenógrafos, figurinistas, e em equipes de sonoplastia e operacional . No caso de nossa escola , ao nossos alunos do Ensino Fundamental serão expectadores e atores do processo, podendo apresentar musicais, dramatizações e coreografias, animação de desenhos feitos com massinhas, e vídeos amadores etc... podemos contar novamente com nossas alunas para colaborarem nesse evento, dando suporte nos ensaios e preparação dos alunos. As apresentações podem acontecer no recreio e com a participação dos pais e comunidade do entorno, reservando ainda para o final do projeto uma culminância para o final do projeto.

Page 3: projeto ler PROF. CAR,LOS CAMACHO

Construindo meus livros - Os alunos já leram e vivenciaram muitas experiências para despertar a criatividade necessária para confeccionar livros com histórias criadas por eles. Os temas podem ser livres , ou dirigidos em função dos conteúdos e/ ou escolhidos por votação. A confecção pode ser individual , ou em equipes, o número de livros poderá ser decidido de acordo com o calendários da escola ou pela coordenação. Não foi estipulado um momento específico , pois a confecção pode estar acontecendo concomitantemente aos momentos do trabalho e expostos ao final do projeto.

6º Momento: " Correio da amizade" - Momento que ajuda na troca de experiências e intercâmbio entre os alunos. Serão confeccionadas caixas de correspondências, selos e as crianças inventam o nome da rua e nº das respectivas salas. Cada turma recebe a relação de endereços das salas e as listas de alunos para que possam escrever e corresponderem-se, anunciando por exemplo o dia da "Feira de Livro" que em breve acontecerá e outros assuntos que queiram comentar. As salas da coordenação , direção , e outras podem fazer parte desta brincadeira, uma vez por semana haverá sorteio do carteiro que recolherá as correspondências e o carteiro que as distribuirá .

7º Momento: “Jornal do IEPCC " Neste período , os alunos confeccionarão um jornal juntos . Os professores selecionarão matérias para montagem de cadernos a escolher . Suas turmas pesquisarão diversas reportagens de jornais e revistas para construírem as partes de um jornal . Cada turma poderá assumir um caderno ou página que irá confeccionar: Sugestões:

Capa: turmas dos 1º anosTítulo : por votaçãoCadernos de notícias da cidadeTurismoEsporteTelevisão e dicas de filmePrevisão do tempoPassatempoClassificadosCulináriasMúsicaEventos culturaisRepórteres por um dia

8º Momento: " Feira do Livro" - Após a leitura de vários livros , textos diversos e a confecção de livros em sala. A escola junto com a equipe organizará na semana da criança um evento para a exposição dos livros das crianças e a culminância dos projeto, com apresentação de teatros, trabalhos variados, chamar um contador de histórias para encerrar o projeto com a presença dos pais dos alunos para valorizar os trabalhos e a importância do ato de ler, mais não ler de qualquer jeito , mais "Ler para gostar de Ler".