Projeto Maria Fumaça

14

Click here to load reader

description

Pesquisa: João Cowboy (João Mendes de Oliveira)Redação: Homero Pavan Filho

Transcript of Projeto Maria Fumaça

Page 1: Projeto Maria Fumaça

PROJETO MARIA FUMAÇA

Assunto: Solicitação de permissão de uso de linhas férreas para empreendimento turístico de abrangência regional.

Endereçado: FSA - Ferrovia Sul Atlântico

Proponentes:Município de Jacarezinho - PRAssociação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional JacarezinhoConselho Municipal de Turismo de Jacarezinho

do Projeto Maria Fumaça

- Apresentação - ABPF / Regional Jacarezinho

- Histórico Ferroviário

- Passeios Turísticos

- Histórico: 40º Baile do Texas / 9ª Fetexas

- Proposta / Solicitação

dos anexos

- Quadro de horários previstos para tráfego

- Disposição física das linhas / Pátio da Estação de Jacarezinho

- Mapa da disposição física para tráfego da composição Locomotiva a Vapor

Page 2: Projeto Maria Fumaça

Apresentação

Em 1º de dezembro de 1996 foi fundada a 10ª Regional da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - sediada no município de Jacarezinho, estado do Paraná.

Numa homenagem aos colonizadores do Norte Velho do Estado, e ainda às maiores festas populares do Município, que são baseadas no estilo “western/texano”, a Associação adotou o nome de fantasia “Cowboy’s Old North”, com sede sita à Avenida Teixeira de Freitas, Bairro Estação.

Os objetivos primordiais da ABPF são a preservação, conservação, coleção, e guarda das estruturas físicas - Estações Ferroviárias, linhas férreas e trens -além de objetos de interesse histórico, bem como a operação de locomotivas a vapor, que integram o museu dinâmico.

Importante salientar que muitos dos membros da ABPF são de origem ferroviária, tendo herdado de seus antepassados o interesse e a motivação para encarar este grande desafio.

A ABPF é uma entidade sem fins lucrativos e, por força de seus estatutos, seus membros não são remunerados. Todo o recurso eventualmente arrecadado deve ser obrigatoriamente utilizado na manutenção do Patrimônio Histórico sob sua guarda.

Devido à privatização das RFFSA, ocorrida em 22 de dezembro de 1996 e adquirida pela FSA - Ferrovia Sul Atlântico - passando quase todos os bens imóveis da Rede para não-operacional, houve a necessidade da ABPF-Jacarezinho intensificar seu trabalho, tendo sido já realizada, em parceria com o Município, a preservação e conservação da Estação Ferroviária de Jacarezinho, fundada em 1931.

Page 3: Projeto Maria Fumaça

Histórico

A história desta ferrovia teve início na época áurea da colonização do Norte Velho do Paraná, no ano de 1910, sendo denominada inicialmente NOP-SPRG-RVPSC-RFFSA.

O Norte Velho do Paraná estende-se desde os Rios Paranapanema e Itararé, na divisa com o Estado de São Paulo, até a margem direita do Rio Tibagi.

Esta colonização iniciou-se por São José da Boa Vista - que passou a ser distrito ferroviário de Wenceslau Braz - indo até o Rio Itararé, onde já havia um posto fiscal desde 1800, que servia de passagem para as tropas de gado.

Assim, os tropeiros (ou Cowboy’s) povoaram a margem esquerda do Rio Itararé, surgindo a cidade de Ribeirão Claro.

Em 1865 nasce o núcleo pioneiro Freguesia de Nossa Senhora Conceição Aparecida de Tomazina - ramal ferroviário Carbonífera de Cambuí, hoje extinto. Mais tarde surgiram outras comunidades, como Jacarezinho (1888), Santo Antonio da Platina (1890) e Cambará (1908).

Liderados pelos colonizadores de Tomazina, ao Sul, e Jacarezinho, ao Norte, surgiram novos núcleos em busca de terras virgens e férteis. Seus representantes chegam a Ourinhos-SP em 1908, constituindo a Estrada de Ferro Sorocabana, atual FEPASA. Esta ferrovia veio facilitar o escoamento da produção agrícola - principalmente o café - e interligar diversos municípios.

Devido ao sucesso da Sorocabana, em 1910 o Major Antonio Barbosa Ferraz Junior adquire uma área de 5.000 alqueires, entre Ourinhos e Cambará. No município de Jacarezinho plantou 1 milhão de pés de café. Surge aí a necessidade de se construir uma ferrovia para o transporte do café ao Porto de Santos.

Ao Major Barbosa Ferraz unem-se seu filho Leovigildo e outros fazendeiros da região e fundam a Estrada de Ferrro Nordeste do Paraná - NOP, que mais tarde seria denominada Companhia Ferroviária São Paulo - Paraná - SPPR.

Em 1923, começaram as obras de 29 kilômetros de extensão da NOP, entre Ourinhos e Cambará. No ano seguinte, percebendo a necessidade de novos investimentos, buscou-se recursos internacionais com o investidor inglês Lord Lovat.

Como o Norte Velho era uma região essencialmente cafeeira, cria-se um novo traçado da Ferrovia, que deixa de expandir-se na direção Leste-Oeste e

Page 4: Projeto Maria Fumaça

direciona-se no sentido Norte-Sul, inaugurando esse trecho até Jacarezinho por volta de 1925.

Com a passagem dos trens por Jacarezinho e Santo Antonio da Platina, além de vários outros municípios do ramal, a ferrovia interliga-se com a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul (SPRG), em Jaguariaíva, constituindo até os dias de hoje a ligação entre o Norte Velho (ou Pioneiro) com o Porto de Paranaguá.

Page 5: Projeto Maria Fumaça

Histórico: Baile do Texas / Fetexas

O Baile do Texas é talvez o primeiro baile “country” realizado no Brasil. Sua origem remonta aos anos 50, mais precisamente 1958, quando um grupo de jovens que vinha passar férias nas fazendas da região foi barrado no tradicional Jacarezinho Club, por não estarem vestindo os trajes adequados exigidos à época. Resolveram então estes jovens promover uma festa onde pudessem se vestir à vontade, com botas, chapéus, calças rancheiras e camisas xadrez.

Com o sucesso do evento, no ano seguinte um grupo de artistas amadores da cidade se uniu aos jovens filhos de fazendeiros, com a intenção de arrecadar fundos para construir um teatro onde pudessem exibir seus espetáculos, criando o CAT - Conjunto de Amadores de Teatro. Assim começou a história desse Baile.

Hoje o CAT tem seu teatro concluído, com capacidade para 380 espectadores, dois palcos e modernos equipamentos.

O Baile do Texas - atualmente realizado no Ginásio Municipal de Esportes, atrai anualmente cerca de 10 mil pessoas dos mais variados pontos do país, tendo se tornado um evento que congrega os jacarezinhenses que se espalharam pelo Brasil.

Em 1990, a Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho percebeu que poderia manter estes visistantes na cidade por um período maior, já que o Baile era realizado em 2 noites apenas, criando assim a FETEXAS, uma feira peculiar, onde os lojistas da cidade erguem “stands” para exposição de seus produtos, com shows musicais, rodeio, parque de diversões, enfim, uma popularização do tema “country/texano” e uma extensão dos benefícios advindos com a manutenção do turista na cidade.

Como Jacarezinho ainda não possui um local adequado para a realização deste evento, em 1997 a Fetexas foi realizada no pátio da Estação Ferroviária, tendo recebido aproximadamente 100 mil pessoas nos 10 dias de duração.

Um dos pontos altos da VIII Fetexas foram os passeios de trem Maria Fumaça, com a composição trazida de Rio Negrinho-SC.

Importante salientar que, mesmo com o fato de ser a primeira vez que foram promovidos os passeios de trem, foi enorme o sucesso, constituindo-se num bom teste para que possam ser aprimoradas as ações neste ano e, mais importante, sem prejudicar a movimentação de cargas da Ferrovia Sul Atlântico. Mesmo considerando o movimento máximo de 6 a 8 trens por dia no tranporte de cargas, a operação do trem a vapor não prejudica a FSA, pois as

Page 6: Projeto Maria Fumaça

distâncias percorridas são curtas e há espaço de tempo suficiente para ambos os trens.

Também deve-se salientar que o trem a vapor tem pequena tonelagem, anda em baixa velocidade (máxima de 30 km/h) e não desgasta a linha com sua passagem.

Page 7: Projeto Maria Fumaça

Projeto Maria Fumaça

“Somos pobres demais para não preservarmos nossa história e nosso passado.”

Filósofo Pioneiro

Com a globalização da economia, há a necessidade de se criar alternativas econômicas para as regiões que não dispõem da necessária infra-estrutura para a atração de investimentos industriais.

Uma das opções mais viáveis para o Norte Velho do Paraná é o Turismo, uma vez que a região é rica em atrações naturais e possui os componentes históricos já demonstrados.

O Projeto que ora apresentamos busca criar uma opção turística à população da região - cerca de 2 milhões de habitantes num raio de 150 km - com passeios de trem puxado por locomotiva a vapor entre os Municípios de Ourinhos e Santo Antonio da Platina, numa extensão de 52 km, e entre Ourinhos e Cambará, numa extensão de 30 km.

Page 8: Projeto Maria Fumaça

Passeios Jacarezinho - Ourinhos / Jacarezinho - Platina

Jacarezinho já está se preparando para se tornar a primeira cidade temática do país, com a caracterização “country/texana”.

A incorporação dos passeios de trem ao ambiente “country” será fundamental para deslanchar o processo, uma vez que tem tudo a ver com o tema. São 52 km que apresentam dois rios e um túnel, com fazendas coloniais pelo percurso, usina de açúcar e álcool, além de diversos pontos pitorescos.

Os turistas, neste caso, poderão usufruir de passeios a cavalo, visitas a museus e restaurantes com comidas típicas. O Projeto prevê ainda a construção de um Centro de Eventos nos moldes de uma cidade cenográfica, a fim de abrigar eventos artísticos, gastronômicos e culturais.

Ourinhos também já conta com boa infra-estrutura na Estação Ferroviária, com seu Museu Ferroviário Regional e Centro de Convivência no Largo da Estação da FEPASA.

A Estação Ferroviária de Jacarezinho “Cowboy’s Old North” será transformada numa cidade cenográfica em estilo texano, em homenagem aos 40 anos do tradicional Baile do Texas e Fetexas (Feira Regional), além do Museu que está sendo instalado.

Entre Jacarezinho e Platina há uma antiga fazenda de café (Major Infante), onde já existe uma caixa d’água e um armazém desativado nas margens da ferrovia, onde se pretende fazer um ponto de parada para recepção aos visitantes, com passeios de diligência, comídas típicas e áreas de lazer. Neste local, após rápida parada, o trem prosseguirá até a próxima estação e retornará no horário previsto.

O mesmo se pretende fazer na Estação de Platina, de onde o trem retornará até Jacarezinho.

Page 9: Projeto Maria Fumaça

Passeios Ourinhos - Cambará

Esse trecho é o mais antigo do Norte Velho do Paraná, com forte apelo histórico-cultural.

O roteiro que se pretende implantar constitui-se entre Ourinhos - Marques dos Reis - Munhoz da Rocha - Leoflora e Cambará.

A Estação de Leoflora foi demolida, sendo a primeira estação ferroviária construída no Norte Velho. Recebeu este nome em homenagem ao filho e nora do fundador da Ferrovia NOP. Esta estação deverá ser reconstruída.

Também a Estação de Cambará deverá ser restaurada, pois é a mais antiga ainda existente na região. Na época da construção da ferrovia este trecho adiante de Cambará foi interrrompido para a mudança do trajeto para o Porto de Paranaguá.

Page 10: Projeto Maria Fumaça

Parcerias

Como se pode notar, este é um Projeto de grande envergadura, que pressupõe a aglutinação de esforços de diversos parceiros, constituindo-se num grande consórcio para a realização dos objetivos.

Para se ter noção de sua amplitude, nele estão envolvidos:

- Sebrae/PR; - Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, através da Embratur; - Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo - Paraná Turismo; - Prefeituras de Jacarezinho, Santo Antonio da Platina e Cambará.

Também têm participação o Sindicato dos Ferroviários de Ourinhos, a Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho e outras entidades como o CAT - Conjunto Amadores de Teatro e o Conselho Municipal de Turismo de Jacarezinho.

Entretanto será fundamental, ou ainda, pressuposto para a execução do Projeto, a participação da FSA, autorizando o tráfego da Maria Fumaça em sua linha férrea.

Page 11: Projeto Maria Fumaça

Proposta / Solicitação

Como já exposto anteriormente, é fundamental para a ABPF-Jacarezinho a implantação do presente Projeto, para o qual necessitamos da parceria da FSA, autorizando as seguintes ações:

1. Tráfego da Maria Fumaça em suas linhas, a princípio, de acordo com o Quadro I em anexo. Somente dessa maneira será possível, através do Convênio 045/92, receber 17 carros de passageiros e uma Maria Fumaça, que já estão destinados para esta Associação pela RFFSA no Rio de Janeiro, após o que iremos propor novas datas para tráfego;

2. Utilização da terceira linha e do desvio do armazém do pátio da Estação de Jacarezinho;

3. Construção da quarta linha, por conta da ABPF - Jacarezinho, colocando dois MV paralelos com a terceira linha;

4. Colocação de um MV na linha do armazém do IBC II, onde já existe ramal;

5. Utilização de todas as terceiras linhas, desvios e triângulos, bem como as caixas d’água no trajeto descrito abaixo;

6. Reativação do MV existente no ramal que dá acesso à COPLAC, no município de Santo Antonio da Platina.

Com a contrapartida da FSA, autorizando o uso das linhas em horários pré-determinados, bem como os demais itens constantes desta solicitação, será possível viabilizar este Projeto, inserindo a região no circuito brasileiro de pólos turísticos com dimensão ferroviária.

Adiantamos que, dentro da filosofia de atuação conjunta e do propósito de formalizar parceria, a FSA contará com o apoio da ABPF no que se refere a manutenção e limpeza dos pátios das estações da região, assistência aos funcionários da empresa na hospedagem, quando necessário e ainda o acompanhamento nas visitas dos engenheiros às estações, auxiliando na resolução de eventuais problemas.

Page 12: Projeto Maria Fumaça

HORÁRIOS PREVISTOS PARA TRÁFEGO

MÊS: JULHO/98

Partida ChegadaData Local Horário Local Horário

11/07 Jacarezinho 12h00 Platina 13 horas11/07 Platina 14h00 Jacarezinho 15 horas11/07 Traslado 16h30min Ourinhos 17h30min12/07 Ourinhos 10h00 Jacarezinho 11 horas12/07 Jacarezinho 13h00 Platina 14 horas12/07 Platina 15h00 Jacarezinho 16 horas12/07 Traslado 18h00 Ourinhos 19 horas14/07 Ourinhos 15h00 Salto Grande 16 horas14/07 Salto Grande 17h00 Ourinhos 18 horas15/07 Ourinhos 14h00 Cambará 16 horas15/07 Cambará 17h00 Ourinhos 19 horas17/07 Ourinhos 17h00 Jacarezinho 18 horas17/07 Jacarezinho 21h00 Ourinhos 22 horas18/07 Ourinhos 10h00 Jacarezinho 11 horas18/07 Jacarezinho 13h00 Ourinhos 14 horas18/07 Traslado 16h00 Jacarezinho 17 horas19/07 Jacarezinho 10h00 Ourinhos 11 horas19/07 Ourinhos 12h00 Jacarezinho 13 horas19/07 Jacarezinho 15h00 Platina 16 horas19/07 Platina 17h00 Jacarezinho 18 horas

Page 13: Projeto Maria Fumaça

DISPOSIÇÃO FÍSICA DAS LINHASPÁTIO DA ESTAÇÃO DE JACAREZINHO

EstaçãoKM 190.200

Armazém RFFSA

1ª linha - Principal

2ª linha

3ª linha

4ª linha - a ser construída

alambrado

Page 14: Projeto Maria Fumaça

MAPA DA DISPOSIÇÃO FÍSICA PARA TRÁFEGOCOMPOSIÇÃO LOCOMOTIVA A VAPOR

PASSEIOS TURÍSTICOS MARIA FUMAÇA

Ourinhos

Marques dos Reis

Estação Munhoz da Rocha

Estação Leoflora - a ser reconstruída

Estação Cambará

Estação Jacarezinho - ABPF

Estação Platina

Rio Paranapanema

Rio Jacarezinho

Fazenda Infante - Caixa D’água

8 km

20 km

23 km

29 km

15 km

9 kmTúnel