Projeto Missionário

8
Projeto Missionário

description

Projeto Missionário entre as comunidades ribeirinhas no Amazonas.

Transcript of Projeto Missionário

Page 1: Projeto Missionário

ProjetoMissionário

Page 2: Projeto Missionário

Sou Leandra Mota T omieiro, solteira, nascida em 10 de agosto de 1978.Minha con-versão foi no ano de 1995, na

Igreja Batista da Redenção em Santa Bárbara D’Oeste. Atualmente sou membro da Igreja Batista da Cidade de Americana (IBCA), onde congrego desde 2002.Em 2007 conclui o curso Licenciatura em Teologia com Ênfase em Missões pelo Instituto Missionário Palavra da Vida (IMPV)– Norte. Em 2011 conclui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Minha formação consistiu, principalmente na necessidade de preparar-me melhor para o minis-tério. Atualmente realizo o trabalho missionário junto aos povos ribeiri-nhos no Amazonas.

Instituto Missionário Palavra da Vida (IMPV)– Norte

Page 3: Projeto Missionário

QUEM SÃO OS RIBEIRINHOS?São pessoas que vivem as margens dos rios e somente no Amazonas, são 10 mil comunidades. Sendo assim, este estado, hoje, é uma grande seara que precisa de trabalhadores. Esta população que vive em um local tão rico na sua biodiversidade, é submetida a viver numa faixa extrema de pobreza material e também espiritual.

COMO ELES VIVEM?Os ribeirinhos vivem, na sua maioria, da pesca, agricultura, caça e extração de madeira. Possuem famílias numerosas e são muito apegados a tradições fami-liares. A religião predominante nas comunidades é a católica, devido à tradi-ção familiar. O casamento acontece precocemente como também a gravidez na adolescência.

Roçado Pesca Torrefação de Farinha

Page 4: Projeto Missionário
Page 5: Projeto Missionário

CAPACITAÇÃO DA LIDERANÇA LOCALA igreja local na qual trabalharei encontra-se atualmente sem um pastor efetivo, recebe o apoio pastoral somente uma vez ao mês. e a partir de novembro de 2011, terá o apoio de um seminarista. A igreja é liderada por um grupo de irmãos que se reveza na realização das atividades (pregações, estudos, visitas, discipulado). E o meu papel alí será importante tanto no auxílio à liderança local, como também na formação de novos líderes, que, uma vez capacitados, poderão trabalhar nas comunidades ribeirinhas adjacentes a Anori.

EVANGELISMOMinha meta é: após uma equipe formada iniciarmos a evangelização nas comunidades próximas a Anori. É preciso estabelecer um contato com essas comunidades e a partir daí iniciar a evangelização, geralmente o trabalho é iniciado da mesma forma como fizemos outros trabalhos em comunidades diferentes, nosso primeiro meio de contato sempre são as crianças, pois é através delas que conseguimos chegar aos pais e tam-bém conquistar a confiança dos comunitários.

Por outro lado é impressionante o carisma e a simplicidade deste povo. Mesmo pos-suindo tão pouco para o dia-a-dia, não perdem a esperança e têm tanto a nos ensinar. Apesar da pequena instrução escolar, sua experiência de vida e sua sabedoria são tão grandes, que sempre nos trazem grandes ensinamentos.

HISTÓRICO MISSIONÁRIO PESSOALApós concluir o curso no Seminário, morei durante quatro anos e cinco meses em Coari/AM, onde trabalhei auxiliando a igreja local e realizando um trabalho pioneiro de evangelização na comunidade Esperança 1, onde construímos uma igreja que funciona como congregação. Também em Coari cursei a faculdade de Enfermagem, com o objeti-vo de usar a profissão como uma ferramenta dentro do ministério. Uma vez concluído o propósito que tínhamos para Coari (apoio à liderança da igreja local, abertura de campo de trabalho missionário e conclusão da faculdade), Deus me direcionou a trabalhar em outra cidade chamada Anori, município brasileiro no interior do estado do Amazonas, a cerca de 230 km de Manaus. A cidade possui uma população de 16.317 habitantes, sendo 10.000 pessoas na zona urbana e 6.317 pessoas na zona rural (IBGE, 20101) e o único meio de transporte é o fluvial.Estarei residindo nesta cidade a partir de janeiro de 2012 e os motivos pela qual me levam a mudar para esta cidade são unicamente pela direção do Senhor e também pelas necessidades do Reino em Anori. Esta cidade, diferente de Coari, é pequena e com poucos recursos financeiros. As igrejas existentes em Anori são poucas, sendo na sua maioria as tradicionais (Ig. Batista, Ig Presbiteriana, Ig Cristã Evangélica) e pentecostais (Ig Assembléia de Deus, Ig Evangelho Quadrangular) e algumas neopentecostais.

1 extraído do site http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=am

Page 6: Projeto Missionário

ASSISTÊNCIA SOCIALO município de Anori possui dois estabelecimentos de Saúde com atendimen-to ambulatorial; sendo que um deles o hospital e o outro a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O hospital é considerado de baixa complexidade, com capacidade para 24 leitos, contando com uma equipe médica com apenas de três clínicos gerais. A saúde pública (UBS) conta com um médico e dois odon-tólogos que atendem toda a cidade. Há uma extrema carência na assistência médica especializada e odontológica nesta região. Sendo assim, me deparo com o exemplo de Cristo: que tinha uma profunda compaixão pelos enfermos. Ele não apenas salvava sua alma, como também curava suas enfermidades.Desta forma, após passar quatro anos nesta região e presenciar bem de perto toda esta realidade, através das viagens missionárias e estágios práticos que realizei, sinto-me impulsionada pelo Espírito Santo a contribuir para que essa realidade seja transformada. Agora, já formada e com maior conhecimento na área da saúde, sinto-me mais habilitada para tal.

A igreja local na qual trabalharei possui uma clínica médica missionária, que tem como propósito demons-trar através dos atendimentos nela realizados, o amor e o cuidado de Deus por aqueles que parecem estar “esque-cidos”, sendo assim, uma porta para pregação do Evan-gelho, tendo em vista que no momento da dor o homem torna-se mais receptivo a ouvir a Palavra de Deus.Mas, infelizmente no momento a clínica encontra-se desativada. Nosso grande desafio é reativá-la para que

possa prestar atendimento ambulatorial, priorizando a população mais carente, inclusive a população ribeirinha, que na maior parte das vezes viaja horas para receber um atendimento médico e/ou odontológico e infelizmente não conse-gue por motivos de grande demanda na única UBS e no hospital da cidade.

Page 7: Projeto Missionário

A clínica conta hoje somente com o prédio, sendo assim, faz-se necessário:

Aquisição de aparelhos ambulatoriais – medidores de pressão, estetoscópios, balanças, termômetros, suporte para soro, inaladores, glicosímetro com fitas; Insumos – pinças cirúrgicas (Kelly, Anatômica), seringas, gelcos, scalps, equipos, cubarin; Materiais para curativo – máscaras, luvas, gorros, compressas de gazes; esparadrapos, ataduras, Soro fisiológico 0,9%, antiséptico tópico (Iodo), Pasta d’Água, soluções de Áci-dos Graxos Essenciais (AGEs), Sulfadiazina de Prata, Pomadas enzimáticas (colagenase); Remédios – analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, antiácidos, antiparasitários, antimicrobianos, antifúngicos (sistêmicos, tópicos-dermatológicos e tópicos-ginecoló-gicos), anticoncepcionais (via oral/injetável), antieméticos, anti-histamínico, mucolíticos e expectorantes, corticoesteróides sistêmicos, corticóides tópicos e nasais, laxantes, sulfato ferroso, vitaminas e poli vitamínicos;Soro glicosado, Água destilada; Aparelhos odontológicos – Instrumentais para dentística (restauração), Instrumentais para cirurgia, Instrumental para periodontia e Instrumentais para endodontia (canal); Parcerias voluntárias com profissionais - médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, etc..

Diante de todos esses grandes desafios, tenho apenas uma certeza: O Deus que começou a boa obra, a terminará, pois Ele é “Capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” Efesios 3.20 NVI.Incansavelmente, agradeço ao Senhor pela disponibilidade e amor nos corações de todos quantos se juntam a mim nesta obra. Apoiando-me espiritualmente com orações e finan-ceiramente, pois compreendem as palavras do Mestre quando disse: “A seara é grande, mas os trabalhadores são pouco” Mateus 9.37.Que o nosso bom Deus, segundo sua grande graça e misericórdia, continue a despertar mais e mais corações comprometidos com Ele, para que assim abracem este projeto, que antes de tudo nasceu no coração de Deus.

Missionária Leandra Mota Tomieiro

Page 8: Projeto Missionário

DADOS PESSOAISMissionária Leandra Mota T omieiro.E-mail e facebook: [email protected]: Anori – AM /Celular (097) 8804-1996Endereço: Rua Manoel Pinto Brandão, 359,CentroAnori/ AM CEP 69440-000

CONTATOS EM AMERICANAIgreja Batista Cidade de Americana (IBCA) (019) 3462- 5344. www.ibca-americana.org.brPastor Luis Felipe Mendes do Nascimento. [email protected]

CONTATO DOS PASTORES E IGREJAS COLABORADORAS1) Pastor José Eustáquio Fortunato - Igreja Presbiteriana de Manaus / AMContatos: (092)8214-8535E-mail [email protected]: pastoreustaquioemmissoes.blogspot.com2) Pastor Albino Carrara – Igreja Evangélica Maanaim/ Americana – SPFone: (019) 3407-7966E-mail: [email protected]) Pastor Silvio Luiz Porfírio - Igreja Batista de PiracicabaE-mail: [email protected] interesse em contribuir com o projeto, entrar em contato com a Missionária Leandra Mota T omieiro ou Pastor Luis Felipe Mendes do Nascimento.