projeto pedagógico liga ou os carrapatososEliana Martins...

6
1 PROJETO PEDAGÓGICO LIGA OU NÃO LIGA? Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos Liga ou não liga? ILUSTRAçÕES Eliana Martins Carlos Araujo os carrapatosos

Transcript of projeto pedagógico liga ou os carrapatososEliana Martins...

1

projeto pedagógico

liga ou não liga?

rua tito, 479 – lapa – São paulo – Sp

cep 05051-000

divulgação eScolar

(11) 3874-0884

[email protected]

www.editoramelhoramentos.com.brwww.facebook.com/melhoramentos

Liga ounão liga?

Liga ou não liga?

ILUSTRAçÕES

Eliana Martins

Carlos AraujoEliana M

artinsos

ca

rrap

atos

osos

carrapatososEliana M

artins

Alguma coisa estava errada. Jorginho vivia ca-lado, ensimesmado e bastante misterioso. Seu comportamento atípico começava a intrigar a família Carrapatoso.

Mas o que poderia estar acontecendo com Jorgi-nho? Estaria apaixonado por alguém do colégio? Quando sua irmã, Rita, decide investigar o caso, acaba tornando-se o cupido de uma história de amor. Para ajudar o irmão, Rita conta com a avó Alice, experiente leitora que se baseia na obra O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, para falar das coisas do coração.

No final das contas, será que Jorginho consegui-rá vencer o medo e a timidez e transformar seu amor platônico em realidade?

Os_Carrapatosos_CAPA_prova-3.indd 1 15/07/14 17:22

PRO

JETO

PEd

agó

gic

O

2

Liga ou Não Liga?

Autora: Eliana MartinsTítulo: Liga ou Não Liga?Ilustrador: Carlos AraujoFormato: 13,5 X 20,5 cmN.º de páginas: 88Elaboração: Eliana Martins

Ficha

Temas principais: família, adolescência, relacionamentos amorosos, clássicos da literatura Temas transversais: ética e pluralidade culturalInterdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Literatura, Idiomas, Geografia, Matemática, Ciências

Quadro sinóptico

Alguma coisa estava errada. Jorginho vivia calado, ensimesmado e bastante misterioso. Seu comportamento atípico começava a intrigar a família Carrapa-toso.

Mas o que poderia estar aconte-cendo com Jorginho? Estaria apaixo-nado por alguém do colégio? Quando sua irmã, Rita, decide investigar o caso, acaba tornando-se o cupido de uma história de amor. Para ajudar o irmão, Rita conta com a avó Alice, experiente leitora que se baseia na obra O Cor-cunda de Notre Dame, de Victor Hugo, para falar das coisas do coração.

No final das contas, será que Jorgi-nho conseguirá vencer o medo e a timi-dez e transformar seu amor platônico em realidade?

Resumo

Eliana Martins é graduada em Psi-cologia e atuou como professora de crianças com necessidades especiais. Percebendo que elas compreendiam melhor os conceitos por meio de histórias, começou a inventar narra-tivas. Assim, tornou-se escritora de livros para crianças e jovens. Também é dramaturga e roteirista. A autora ganhou os prêmios APCA, Alta-mente Recomendável da FNLIJ e foi finalista do Prêmio Jabuti/2008.

A autora

anos

IndIcação:

Leitor fluente:

a partir de

ensinofundamental

10

3

Uma palavra aos professores sobre o objetivo da história

Liga ou Não Liga? pretende explorar as relações entre os membros de uma família de classe média baixa, que mora em um condomínio popular de prédios, em um bairro afastado do centro de uma movimentada capital.

É a família que faz a mediação entre a criança e o meio social. Nela, a criança inicia o desenvolvimento interpessoal. A família é como um organismo vivo no qual as crianças aprendem valores como amor, respeito, partilha e solida-riedade, em que elas se confrontam com as diferenças: sexuais, de idade, de temperamento, de ideias, de neces-sidades etc.

No seio da família, a criança lida com as suas primeiras frustrações e aprende que os limites variam de acordo com cada pessoa. Em síntese, na família, ela aprende a como lidar com o conflito e com outros desafios com que se vai confrontar na vida exterior.

A importância da leitura A personagem que levará o leitor a

entender a importância da leitura é Vó Alice. Menina pobre, buscou nos livros a distração, a cultura, o aprendizado da língua portuguesa e a desenvoltura da

imaginação. No contexto da história, Vó Alice, já octogenária, sempre ajuda a família a solucionar pequenos pro-blemas, utilizando o cabedal de leitura que acumulou.

Ler é ser capaz de carregar na memória bibliotecas pessoais, com cenários imaginados e palavras lembra-das. Assim, o leitor precisa aprender a ler. Ler é saborear cada página, cada suspense, cada palavra diferente das usuais, e não apenas passar os olhos rapidamente em uma história, pulando páginas.

Sabe-se que a criança aprende pelo que observa: anda, fala, come, dorme etc. porque vê seus familiares prati-cando tais atividades, o que lhe serve como estímulo. O mesmo acontece com a leitura. Uma família de leitores terá tendência a formar filhos leitores. Cabe, então, ao professor aprimorar o

hábito do aluno que já o desenvolveu e fazê-lo surgir naquele que ainda não o pratica. Várias técnicas podem auxi-liar o professor nesse trabalho: a leitura compartilhada, a leitura em voz alta, a leitura silenciosa com compreensão de texto etc.

Sobre ler os clássicosEm várias passagens de Liga ou Não

liga?, Vó Alice se refere aos livros que lê como releituras “Estou relendo...” e nunca como leitura “Estou lendo...”. Ela explica, que a cada leitura, encontra um sentido diferente.

A experiência de Vó Alice não se aplica às crianças e jovens, que nessa idade, fazem ainda o primeiro encontro com o mundo e com os clássicos. Por isso, cabe ao professor, com sua experi-ência e dedicação, tornar esse primeiro encontro apaixonante.

4

Professor, proponha questões para verificar a compreensão do texto. Exemplos:

O texto e o intertexto (ou a história dentro da história)Professor, mostre aos alunos que existem as histórias lineares,

ou seja, uma única história, e outras que contêm outra história dentro, como acontece em Liga ou Não liga?. A história principal é chamada “texto” e a que que o texto contém, “intertexto”.

Assim o professor pode propor que os alunos respondam a questões como:

Compreensão de textoO professor pode propor que a atividade seja realizada em

grupos. Cada equipe discutirá e escreverá a resposta em uma folha à parte. O grupo que explicar melhor ganhará um ponto na nota da disciplina de português.

Descobrindo novas possibilidades no livro, além da literáriaSabemos que as matérias básicas do sétimo ano do ensino

fundamental abordadas no livro Liga ou Não Liga? são Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Espanhol, História, Geografia e Ciências. A obra não apresenta relação direta apenas com a disciplina de Espanhol, que ainda não é oferecida por todas as escola.

Buscamos, por isso, apresentar algumas possibilidades de explorar essas matérias, que evidentemente devem ser enrique-cidas com a criatividade do professor.

1. De que a história trata?2. O que é um personagem principal?3. Quais são os personagens principais?4. O que são personagens secundários?5. Quais são os personagens secundários?

•Qual é a história principal do livro? •É a história do caso de amor de Jorginho por Nina, e as tentati-

vas que sua irmã Rita faz para aproximar os dois).•Há outra história dentro do livro. Você sabe qual é? •É a história do Corcunda de Notre Dame, do escritor francês

Victor Hugo.

Outras questões sugeridas•Quem é a autora do livro que você leu?•Quem é o autor do livro O corcunda de Notre Dame?•Em uma passagem do livro Liga ou Não Liga?, a personagem

Rita confunde as duas histórias. Cite esse episódio.

5

Língua Portuguesa / Literatura:

a) Explore os livros clássicos e seus autores, com perguntas como: que outros autores clássicos são citados no livro, além de Victor Hugo?

b) Proponha que os alunos pergun-tem a pais ou avós sobre os autores clássicos eles leram, o que acharam da leitura etc. Depois, um data com-binada, promova a leitura das entre-vistas feitas pelos alunos.

c) Explore o conteúdo gramatical do sétimo ano, a partir do texto. Exem-plo de atividade:

Matemática:Para trabalhar o círculo e outras figu-

ras geométricas, utilize a Roda da Lou-cura.

1. Relacione em seu caderno os substan-tivos comuns e os próprios da página XX.

2. O adjetivo é uma classe de palavra que indica qualidades de objetos, pessoas, animais ou lugares. Relacione em seu caderno os adjetivos da página XX.

Inglês:Professor, explore a disciplina utili-

zando o exemplo que Rita e Kelly Chris-tinna, que fazem curso desse idioma. Proponha que dois ou três alunos façam um pequeno diálogo, em inglês.

O professor pode propor um jogo: divida a turma em grupos e peça-lhes que procurem no livro todas as palavras em inglês e que as escrevam em fichas.

O primeiro grupo que acertar todas as palavras ganhará um ponto na nota dessa disciplina ou um livro de aventu-ras escrito em inglês.

Espanhol:Professor, inicie o trabalho propondo

a seguinte pergunta: que outros idio-mas, além do inglês, estamos estu-dando? A resposta deve ser: português e espanhol. Então, aproveite para falar de obras e escritores espanhóis, como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Solicite que as palavras escritas em inglês, no texto, sejam tra-duzidas para o espanhol.

História: Professor, explore a história do Cor-

cunda de Notre Dame. Oriente a pesquisa: Notre Dame é o

nome de que tipo de construção? Um parque, um teatro, uma catedral? Em que país e cidade pode-se visitá-la? Que catedrais brasileiras você conhece?

A partir da discussão, o professor pode abordar as Reformas Religiosas, tema de História estudado no sétimo ano.

Geografia:Provavelmente, os alunos já sabem

em que país Victor Hugo, autor de O Corcunda de Notre Dame viveu. Pro-ponha atividades a partir de suportes que apresentem a França, tais como internet, fotos, postais etc.

Proponha atividade semelhante, dessa vez, explorando os lugares em que autores clássicos brasileiros nasce-ram e / ou viveram. Utilize essas infor-mações para abordar conteúdos de Geografia estudados no 7º ano: terri-tório brasileiro, países fronteiriços a ele, pontos extremos do Brasil, diferença entre limite e fronteira etc.

6

Ciências:Para abordar essa disciplina, o pro-

fessor pode inicialmente perguntar: a que outra atividade Arlene, a mãe de Rita e Jorge, se dedica, além de dona de casa? (representante dos produtos de beleza “Pele de Seda”); O que são produtos de beleza? De que são feitos os produtos de beleza? etc. O professor deve permitir que os alunos respondam a essas questões e, em seguida, dire-cionar a atividade para temas da dis-ciplina estudados no 7º ano: tecnolo-gia, células, material genético, matéria morta etc.

Professor, as orientações propostas neste Projeto Pedagógico são ape-nas sugestões para o trabalho em sala de aula. Certamente sua criativi-dade poderá vislumbrar muitas outras opções de leitura do livro Liga ou Não Liga?, bem como levar os alunos à des-coberta do mundo fantástico da leitura e dos autores clássicos.

Considerações finais