Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

7
PROJETO “SERÁ MESMO QUE... EU PRECISO, TANTO?” 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 Áreas do conhecimento envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa, História/Geografia, Arte, Ensino Religioso e Ciências. 1.2 Turmas envolvidas: 4º ano do Ensino Fundamental. 1.3 Professora responsável: Renata Inah Gomes Soares Barreto 2. JUSTIFICATIVA: Pensando na evolução das sociedades, das indústrias e do consumo, vemos que é cada vez mais crescente a ação muitas vezes inconsciente das pessoas em meio ao “bombardeio” das campanhas publicitárias, fazem com que a necessidade do consumo seja cada vez mais intensa. Com esse projeto, pretendemos promover uma análise crítica buscando a partir de conversas sobre cidadania demonstrar que ações coletivas são capazes de mudar uma realidade social, e ainda, voltar os nossos olhos para o produto final do consumo exacerbado que vem gerando um aumento significativo de lixo e poluição no meio ambiente. O projeto justifica-se ainda por ser meio para implementarmos uma campanha de conscientização na comunidade escolar e promovermos ações de solidariedade. 3. OBJETIVOS GERAIS: - Promover situações de reflexão sobre o dinheiro e sua importância no cotidiano das pessoas.

description

Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

Transcript of Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

Page 1: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

PROJETO “SERÁ MESMO QUE... EU PRECISO, TANTO?”

1. IDENTIFICAÇÃO:1.1 Áreas do conhecimento envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa, História/Geografia, Arte, Ensino Religioso e Ciências.1.2 Turmas envolvidas: 4º ano do Ensino Fundamental.1.3 Professora responsável: Renata Inah Gomes Soares Barreto

2. JUSTIFICATIVA:Pensando na evolução das sociedades, das indústrias e do consumo,

vemos que é cada vez mais crescente a ação muitas vezes inconsciente das pessoas em meio ao “bombardeio” das campanhas publicitárias, fazem com que a necessidade do consumo seja cada vez mais intensa.

Com esse projeto, pretendemos promover uma análise crítica buscando a partir de conversas sobre cidadania demonstrar que ações coletivas são capazes de mudar uma realidade social, e ainda, voltar os nossos olhos para o produto final do consumo exacerbado que vem gerando um aumento significativo de lixo e poluição no meio ambiente. O projeto justifica-se ainda por ser meio para implementarmos uma campanha de conscientização na comunidade escolar e promovermos ações de solidariedade.3. OBJETIVOS GERAIS:- Promover situações de reflexão sobre o dinheiro e sua importância no cotidiano das pessoas.- Refletir sobre as necessidades que precisam ser supridas para uma vida digna e sobre os desejos de consumo.- Analisar as consequências para o meio ambiente com o consumismo que faz com que a produção de lixo seja cada vez mais crescente.- Descobrir aspectos positivos da interação entre os colegas, a escola e a comunidade educativa que possam levá-los a ações solidárias e conscientes dentro do ambiente em que vivem.

4. DESENVOLVIMENTO:

Page 2: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

1º MOMENTO – DETONADORSeparar em um ambiente (pode ser dentro da sala de aula ou em outro espaço da escola) imagens de diferentes produtos publicados em revistas, jornais, internet, ... sendo que estes devem ser não essenciais, como celulares de última geração, brinquedos modernos, materiais escolares com personagens.... Propor ao grupo o seguinte questionamento: “Vocês gostariam de ganhar ou comprar estes produtos?” deixar que reflitam e que se posicionem entre os que gostariam e os que não gostariam. O professor deverá aproveitar o momento para fazer com que compreendam a diferença entre desejo e necessidade.

Cada criança receberá uma xícara plástica personalizada com o tema do projeto com o intuito de inserir a ideia de diminuir o consumo de descartáveis e ainda confeccionarão uma tampinha magnética para darem aos pais – a ideia é integrar a família ao projeto. A xícara será entregue de acordo com o rodízio. (Pedir apoio da professora Lismar para confeccionar na aula de Arte).

2º MOMENTO – LEITURA DO LIVRO ADQUIRIDO

Os alunos levarão o livro, a xícara e a sacola ecológica para casa juntamente com uma ficha de leitura e algumas atividades de reflexão que deverão realizar junto a seus familiares. Todas as atividades serão disponibilizadas em um pen drive (1 por turma) (Livro de registros sobre como a família decide suas compras. Sugestão de nome: “Pacto ambiental coletivo do 4° ano”) que participará do rodízio junto com o livro adotado pelo projeto, com o objetivo de não utilizar cópias e desperdício de papel. O rodízio será feito duas vezes na semana para que os alunos tenham tempo hábil para realizar as atividades. No retorno para escola eles deverão trazer propostas para melhoria do meio ambiente, sugestões e algo para contribuir com a campanha solidária.

3º MOMENTO – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS- Visita a um supermercado para anotar diferentes preços de produtos e a

quantidade de embalagens que eles possuem para que possamos refletir sobre o descarte de materiais.

Page 3: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

- Escrever cartas para as fábricas que utilizam muitas embalagens com o objetivo de conscientizá-las de que precisamos nos preocupar com o nosso PLANETA! As cartas poderão ser desenvolvidas no laboratório de informática para evitar o desperdício de papel.

- Fazer reflexões sobre a importância da coleta seletiva de lixo e junto com os alunos pensar em formas de sensibilizar os colegas da escola para a importância de manter os ambientes limpos – peças teatrais, cartas para serem enviadas para as famílias usando o webmail da escola, ou outras sugestões dadas pelos alunos ou familiares.

- Promover atividades onde os alunos avaliem suas ações enquanto consumidores bem como suas famílias.

- Com apoio da professora de Arte dividir a turma em grupos de acordo as ideias de conscientização:

materiais com a ideia de economia e reaproveitamento de água; materiais com a ideia de reaproveitamento de papel; materiais com a ideia de reaproveitamento deplástico.- desenvolver a consciência dos 3 erres: REDUZIR, REAPROVEITAR e

RECICLAR

4º MOMENTO – CULMINÂNCIA DO PROJETOCampanha solidária e troca* das doações com entidades carentes.

* Troca: Sugestão da mãe de Anna Beatriz - as instituições que receberem as doações deverão preparar algo para os nossos alunos para que eles possam compreender que todos podem doar algo – mesmo que não tenha valor financeiro e que cada um dá aquilo que tem.* Também sugerido no vídeo do projeto Akatu Mirim que fará parte das atividades do projeto.

5. DURAÇÃO: 2ª etapa (podendo chegar ao início da 3ª etapa, dependendo do número de alunos participantes do rodízio da leitura do livro e campanha solidária).

6. RECURSOS: Livro paradidático – 1 por turma.

Page 4: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

1 xícara personalizada com o tema do projeto para cada aluno. 1 sacola ecológica para doação (Campanha Solidária). Imagens de campanhas publicitárias. Visita a instituições de caridade e/ou fábrica de reciclagem de papel. Elaboração de um documento coletivo dos alunos, professores e pais para ser enviado à prefeitura de Vila Velha com o objetivo de solicitar a coleta de lixo seletiva em nosso município. Fotos 1 pendrive por turma para que os alunos possam realizar atividades evitando o desperdício de cópias e materiais impressos. Dvd’s para que os alunos recebam suas produções no fila do projeto. (1 para cada aluno). Capa plástica acrílica para DVD.LIVRO QUE SERÁ ADOTADO: Eu preciso tanto! De Shirley Souza – 1 por turma (Consultor editorial: Guilherme Rios Sarmento Livraria Logos contato: 8829-

2989 ou 3204-7474 EXCELENTE ATENDIMENTO!

Outros livros que serão usados como suporte:1. No mundo do consumo de Edson Gabriel Garcia2. Juca Brasileiro O voluntário fazendo acontecer de Patrícia Secco3. Talismã do Tibet de Anna Flora4. Socorro! Estou comprando tudo de Luiz Antonio Aguiar5. O menino que quase morreu afogado no lixo de Ruth Rocha

Para a confecção dos imãs magnético: Tampinhas de refrigerante, água mineral, ... para confecção de imã para ser afixado em quadro magnético ou geladeira. (pedir aos alunos) Folha de imã Olhos com movimento Rolhas de garrafa USADAS para confecção dos imãs (Pedir aos alunos)

7. AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá durante todo o projeto, através da observação

da participação dos alunos, do interesse sobre cada tema e na mudança de comportamento diante das novas descobertas.

Page 5: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

Observação: Como todo planejamento, o projeto também é flexível e pode sofrer alterações de acordo com as demandas das turmas e desenvolvimento do mesmo.

Instituições que poderão ser ajudadas por meio do projeto:No momento de atendimento no 1° encontro com pais Christiane, mãe

de Anna Beatriz do 4° ano E, ressaltou a importância da formação do caráter e valores nas crianças apontando que a solidariedade é fundamental em meio a uma sociedade tão desigual em que vivemos. Durante o atendimento, ela me contou que é voluntária em algumas instituições e que sua filha e outras colegas de outras turmas do 4º anotambém participam de algumas ações.

Contei a ela que faríamos um projeto envolvendo questões diversas e que entre as ações tínhamos como proposta estabelecer uma campanha solidária. Foi quando fiquei interessada em estabelecer parceria com ela fazendo com que a parceria escola , família e comunidade educativa torne-se cada vez mais intensa.

Pedi que me enviasse um e-mail contando como era seu trabalho e em que áreas poderíamos ajudar. Em anexo deixo disponível na íntegra o e-mail recebido.

RENATA,ENVIEI O E-MAIL DA CASA SAGRADA FAMÍLIA E SUAS CARÊNCIAS, QUE NO MOMENTO SÃO AS ALIMENTARES. A OUTRA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHO É A APAE (VILA VELHA ), QUE ATENDE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS. NO SITE VOCÊ TERÁ MAIORES INFORMAÇÕES. AS NOSSAS MAIORES NECESSIDADES SÃO: INCLUIR NOSSOS PACIENTES NA SOCIEDADE DE UM MODO GERAL , E A FINANCEIRA , POIS ALÉM DO ALUGUEL, AS CRIANÇAS SÃO ATENDIDAS POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS E REMUNERADOS. NO SITE VOCÊ VERÁ MAIORES DETALHES SOBRE OS “AMIGOS DA APAE”. AS CRIANÇAS ( ALUNOS DO MARISTA ) TAMBÉM PODERÃO FAZER UMA VISITA, CONHECER O ARTESANATO QUE OS NOSSOS ALUNOS FAZEM COM MATERIAL RECICLADO. PODEMOS ORGANIZAR UMA RECEPÇÃO PARA ESSE ENCONTRO.OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE E CONTE COMIGO SEMPRE.COM CARINHO,CHRIS

From: "Casa Sagrada Família" <[email protected]>Sent: Wednesday, March 30, 2011 11:59 AMTo: <[email protected]>

Olá Cris,

Page 6: Projeto: Será mesmo que.. eu preciso, tanto?

Como combinado segue em anexo, carta de agradecimento para as pessoas que doaram as mochilas, ofício para pedido de doação de carne ou frango.Nossa necessidade de frutas e verduras semanal, para as duas unidades.

* BATATA -8 QUILOS * BANANA - 3 DÚZIAS* INHAME - 5 QUILOS * MAÇÃ - 2 QUILOS*QUIABO - 2 QUILOS *MELANCIA - 2 UNIDADES*ABÓBORA - 2 UNIDADES *MAMÃO - 5 UNIDADES*ALFACE - 8 UNIDADES*COUVE - 8 MACOS*CENOURA - 2 QUILOS

Se você souber de alguém que está se desfazendo de cama de solteiro, beliche nos fale, pois estamos mobiliando uma das casas lá na Vila de Nazaré, para as crianças que foram pra lá.Pra você, nossos agradecimentos por estar conosco nessa luta.Que Deus te abençoe!Val.