PROJETO SISTEMA DE ALARME REMOTO NO CBMSC · menores poderá ser utilizado uma caixa de som...

13
PROJETO SISTEMA DE ALARME REMOTO NO CBMSC O "Projeto sistema de alarme remoto no CBMSC" é uma sistemática desenvolvida para acionar o alarme do quartel diretamente pelo COBOM, agilizando o acionamento das viaturas para o atendimento às ocorrências, otimizando assim o tempo-resposta de socorro à comunidade, de forma simples, rápida e eficaz. Tecnologias utilizadas GParted – É um aplicativo GNOME para edições de partições ; Sistema operacional – Debian, versão Raspbian ; Mini-computador Raspberry Pi ; Asterisk - Software livre que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia VoIP ;

Transcript of PROJETO SISTEMA DE ALARME REMOTO NO CBMSC · menores poderá ser utilizado uma caixa de som...

PROJETO SISTEMA DE ALARME REMOTO NO CBMSC

O "Projeto sistema de alarme remoto no CBMSC" é uma sistemática desenvolvida para acionar o alarme do quartel diretamente pelo COBOM, agilizando o acionamento das viaturas para o atendimento às ocorrências, otimizando assim o tempo-resposta de socorro à comunidade, de forma simples, rápida e eficaz.

Tecnologias utilizadas

GParted – É um aplicativo GNOME para edições de partições ;

Sistema operacional – Debian, versão Raspbian ;

Mini-computador – Raspberry Pi ;

Asterisk - Software livre que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia VoIP ;

Projeto – Sistema de Alarme Remoto no CBMSC

Resumo: Este projeto visa facilitar a comunicação entre a central(COBOM) e as OBMs locais. Quando o operador do COBOM estiver gerando a ocorrência, ele irá acionar via código um alarme que será disparado diretamente na OBM mais próxima do local da ocorrência. Essa mudança de acionamento irá otimizar o tempo- resposta do socorro à sociedade, pois não irá mais ser necessário a central entrar em contato com a OBM local, para então acionar a viatura, sendo este acionamento realizado diretamente através do alarme.

1. Objetivo Geral: Implementar Sistema de Acionamento Remoto de Viaturas e “Boca de ferro” nas OBMs do CBMSC.

1.1Objetivos Específicos: -Acionar as viaturas para ocorrências diretamente do COBOM;-Acionar internamente os alarmes para as ocorrências;-Usar o telefone como função alto-falante”boca de ferro”.

2. Funcionamento: O operador do COBOM, via interface ou um código específico pelo telefone, irá realizar o acionamento de determinada viatura. O alarme acionado será disparado diretamente na OBM da viatura referente.

Fig 1. Diagrama Funcional do Projeto

2.1 Equipamentos: 2.1.1 Mini-computador: Placa Raspberry Pi .

2.1.2 Case (é uma caixa para a proteção da placa de circuito eletrônico Raspeberry Pi, existem vários modelos no mercado, neste projeto foi utilizado uma de material acrílico).

2.1.3 Cartão de memória SD 8GB.

Fig 2. Foto da PlacaRaspberry Pi

Fig 3. Case

Fig. 4. Cartão de memória SD 8GB

2.1.4 Conversor de HDMI para VGA.

2.1.5 Equipamentos eletrônicos comuns: um monitor, um teclado e um mouse.

2.1.6 Sistema de som (vai variar com a estrutura e a necessidade de cada quartel, em OBM menores poderá ser utilizado uma caixa de som amplificadora (Fig. 5), logo em OBM de portes médios ou grandes poderá ser utilizado um sistema de som) .

Obs.: Todos os equipamentos utilizados neste projeto podem ser adquiridos pela internet.

2.2 Sistema: Após a montagem dos equipamentos listados ficará da seguinte forma:

Fig. 5. Conversor HDMI para VGA

Fig. 6. Caixa de som amplificadora.

A seguir o tutorial passo-a-passo para implementação deste projeto, desde a configuração dos equipamentos até a montagem dos mesmos.Obs.:Este projeto foi desenvolvido no sistema operacional Linux, versão Ubuntu 12.04.

TUTORIAL DO SISTEMA DE ALARME REMOTO NO CBMSC

[TUTORIAL - 1° Parte: Instalação de programas e configuração do cartão de memória.]

Primeiramente deve-se saber que Raspberry Pi é um mini computador e vamos instalar o sistema operacional Raspbian - um derivado do Debian especialmente feito para as placas Raspberry Pi. Este sistema operacional é um software e é disponibilizado para baixar gratuitamente no link a seguir:

-Baixar o software utilizado neste caminho downloads.raspberrypi.org/noobs.

Após o software ser baixado, é necessário que o seu computador contenha o gparted que é uma ferramenta para formatação de cartões SD. Caso não tenha instalado, é bem fácil e rápido de instalar.

Abra um terminal e digite o comando:

$ sudo apt-get install gparted

Após a instalação, abra o programa gparted com o cartão SD já inserido no computador. Irá apresentar uma tela da seguinte forma:

Fig. 7. Sistema montado.

Esta interface do gparted acima, mostra que o cartão de memória esta vazio. Preste atenção no campo acima a direita, onde deverá estar selecionado o cartão de memória. Para poder transferir os arquivos é necessário criar uma partição e alterar apenas o campo Sistema de arquivos para fat32 e validar a operação. Como no exemplo a seguir:

Após ser descompactada a pasta NOOBS_3_4.zip, será feito agora a transferência dos arquivos da pasta NOOBS_3_4 para dentro do cartão de memória. Terá que ficar desta forma:

A primeira parte do tutorial finalizamos aqui, o seu cartão já está com o sistema operacional instalado. Começaremos, a seguir, a parte de configuração e instalação do raspberry.

[TUTORIAL - 2° Parte: Configuração e instalação de arquivos de funcionamento do Raspberry Pi.]

A partir desta etapa, deverá conectar o cartão no raspberry, ligar o raspberry na energia 220V, um teclado e um mouse também deverão ser conectados ao raspberry, um conversor de HDMI para VGA e um cabo ethernet conectado.

O conversor de HDMI para VGA ficará conectado ao monitor para poder visualizar o processo de instalação do programa.

Após todos os cabos conectados, deverá ficar semelhante, a imagem a seguir:

Fig. 8. Todos os cabos conectados ao Raspberry Pi.

Ligando o sistema, irá iniciar com a imagem do raspberry e ,consecutivamente, uma tela com as opções de arquivos de instalação. Deverá ser escolhido o sistema Raspbian [RECOMMENDED] e também alterar a opção bem abaixo no tipo de linguagem, se desejar altere para português. Imagem pronta a seguir:

Após selecionar o ícone bem a esquerda Install (i), aparecerá uma tela perguntando: “se instalar o sistema, irá apagar os arquivos existentes”, selecione ok. O sistema será instalado, este processo levará alguns minutos. Como na imagem a seguir:

Após a finalização da instalação, inicializando o sistema, a próxima tela que aparecerá será para ser feito a escolha da senha. Terá que ir na Opção 2 Change password for the default user (pi), e digitar duas vezes a nova senha. E para sair após a alteração da nova senha <Finish>.

Concluído este procedimento, poderá acessar dentro do sistema raspberry para realizar as configurações e os comandos.

[TUTORIAL - 3° Parte: Comandos no raspberry para acesso, criação de pastas, e configuração dos arquivos do projeto.]

A partir deste momento, apenas será dado comandos via terminal. Primeiramente será feito uma conexão ssh da sua máquina para o raspberry. Para isto ser feito, será necessário que dê um comando na linha de comando raspberry sendo root, e pegando o IP do raspberry para poder ser feito a conexão através de sua máquina. A partir desta conexão os comandos a seguir será feito de sua máquina. Para realizar este processo comentado, siga as orientações:

No terminal do raspberry de o comando:

$ sudo -s

Sendo root, instale o protocolo de rede SSH.

$ apt-get install ssh

Este comando irá realizar a instalação do ssh no sistema, isso levará alguns segundos. Após a finalização da instalação, será dado outro comando para verificarmos qual IP a máquina buscou.

$ ifconfig

Este comando mostrará no campo várias informações referente a conexão, mas somente o campo inet addr que irá nos interessar. Com o valor do IP. Como no exemplo a seguir: inet addr :10.193.191.28. Este IP será utilizado para realizar a conexão remota.

Agora no seu computador, vá em Arquivos, Conectar ao servidor . No campo servidor

coloque o IP que buscamos do raspberry, altere para tipo SSH, Nome do usuário: pi e Senha: ”senha que cadastrasse em campo anteriormente” e finalizando conectar.O campo ficará respectivamente assim:

Após ser feito a conexão remota, na pasta pi deve ser transferido uma pasta e alguns arquivos de instalação. Os mesmos estão disponíveis anexos. A pasta terá que ficar desta forma:

Agora, abra o terminal de sua máquina e dê o comando para fazer a conexão remota. Lembrando que este valor de IP utilizado no exemplo irá mudar do seu valor de IP.

$ ssh [email protected] entre como root:

$ sudo -s

Como root, vá no terminal e dê o comando, este comando é para criar uma pasta asterisk na lib.

$ apt-get install aumix alsa-base htop ssh vim mpg123 asterisk

Esta instalação irá demorar alguns minutos, use o valor de 55 quando for solicitado durante a instalação.

Agora vamos transferir os arquivos para a pasta asterisk.

$ cd sounds $ cp * /var/lib/asterisk/sounds/$ cd ..$ cp script /usr/local/bin/ $ chmod +x /usr/local/bin/script$vim /etc/rc.local

Abrirá um editor de texto, após o último comando, e você deverá apertar a tecla Insert e digitar no campo acima do exit o comando a seguir:

/usr/local/bin/script

Após, aperte a tecla esc e digite:

:xEste comando irá sair do editor. Continue com os comandos:

$ script$ aumix

O comando aumix abrirará uma tela para ter controle do volume. Altere o volume e quando terminar aperte a tecla S (save) e Q (quit).

E para finalizar com as transferências de arquivos:

$ cp /home/pi/iax.conf /etc/asterisk/$ cp /home/pi/sip.conf /etc/asterisk/$ cp /home/pi/extensions.conf /etc/asterisk/$ /etc/init.d/asterisk restart$ asterisk -vvvvvr

Através do comando a seguir, irá apresentar as informações de usuário e senha, estes valores são importantes pois são estes valores que serão configurados no ata do telefone.

$ vim /etc/asterisk/sip.conf

Acesse o ata do telefone através do IP dele, e altere apenas as configurações de usuário, senha que foi pega através do comando sip.conf, e o servidor troque pelo IP do raspberry, salve as alterações e encerre.

O comando a seguir, irá mostrar quem está logado no sistema.

$ sip show peers

Conecte o cabo no raspberry e na caixa de som e está pronto.A etapa de instalação e configuração do projeto finaliza aqui, está pronto para uso. Pouca ou

quase nenhuma alteração será feita na parte de configuração.

[TUTORIAL - 4° Parte: Instrução do modo de utilização]

O sistema de funcionamento é bem simples e prático. Deve- se retirar o fone do gancho e digitar a opção desejada. As opções não se alteram, terá uma lista com os códigos e os significados de cada um. Digite o código espere uma gravação “-Ativado” e pode colocar o fone no gancho, o alarme será acionado. Lista de códigos do exemplo:

*99 Microfone *98 Escada*97 ASU*96 ABS*95 Área*94 Geral

[VALORES DE INVESTIMENTO]

Os valores investidos em reais são:

Equipamento Preço(R$)

Placa Raspberry + cabos 500,00Case 50,00Cartão de memória 20,00Caixa de som 300,00

Total 870,00

Obs.: Vale lembrar que este orçamento seria para uma OBM de pequeno porte, pois estaria projetada com uma caixa de som. Para OBM de maior porte irá necessitar de um sistema de som.