Projeto Teatro para Ouvir

11
eatro para Ouvir Novembro | Dezembro | 2011

description

O SESC São José dos Campos apresenta o projeto Teatro para Ouvir. Mais que reunir uma série de apresentações, destaca a importância do texto no teatro e, principalmente, o processo para que este ganhe contornos dramáticos.

Transcript of Projeto Teatro para Ouvir

Page 1: Projeto Teatro para Ouvir

eatropara

Ouvir

Novembro | Dezembro | 2011

Page 2: Projeto Teatro para Ouvir

Colocar o texto dramático em primeiro plano e os atores da cidade como personagem principal. O projeto Teatro para Ouvir, mais que reunir uma série de apresenta-ções, destaca a importância do texto no teatro e, prin-cipalmente, o processo para que este ganhe contornos dramáticos. Para isso, convidou oito grupos de teatro da cidade, que durante um mês desenvolveram a leitura dramática de textos autorais ou já consagrados.

Apenas uma dialética sensível: saber escutar o querer dos indivíduos e estimular sua expressão. Assim o SESC São José Campos, há 20 anos, apresentava ao público o projeto A Palavra em Cena, que reuniu artistas profissio-nais e amadores também em torno da leitura dramática, motivados por um mesmo objetivo: o prazer individual e coletivo da criação. O sucesso de público e o envolvi-mento dos participantes levaram à realização de várias edições do projeto, que para muitos dos hoje artistas profissionais de São José dos Campos foi o primeiro contato com as artes cênicas.

Mais uma vez o SESC se coloca como lugar de encon-tro, para artistas e público, que além de poder apreciar trabalhos inéditos, irá conhecer um pouco mais a cena teatral de São José dos Campos.

Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

3

Page 3: Projeto Teatro para Ouvir

Fragmentos Müller

De Heiner MüllerCom Cia do Trailler - Teatro em MovimentoDireção da leitura: André RavascoProvocador: Marcelo DennyElenco: Marcelo Denny, Rodrigo Roman, Marina Aguiar, Caren Ruaro, Diogo Cábuli, Emanuelle Costa, Robson Jacqué, Tamara Maria Cardoso

Dia 22 de novembro, terça, às 20h.

A leitura - Tomando como ponto de partida os textos do dra-maturgo Heiner Müller – Medeamaterial, Margem Abandonada, Paisagem com Argonautas – e outros fragmentos e as provocações do sociólogo Zygmunt Bauman a respeito do que denomina como a “sociedade líquida”, foi criada uma dramaturgia de encenação em processo coletivo no qual atores apresentam e refletem suas próprias inquietações a respeito da mercantilização, coisificação e fragilidade das relações humanas, buscando dialogar com uma dramaturgia contemporânea e fragmentada.

A Cia do Trailler - A Cia foi criada em 2002 com objetivo de pes-quisar o teatro pós-dramático e seu cruzamento com a performan-ce, pesquisa que deu origem a espetáculos e performances como: Yulunga - Poema para um deus morto e Santos da terra / O visível e invisível. Em 2008, a Cia produziu, em parceria com SESC SJC, FESTIVALE e REPESP (Rede Estadual de Performance), o 2º Fórum Estadual de Performance - Cartografia da Performance.

5

Page 4: Projeto Teatro para Ouvir

Um Lugar Chamado Dropsie

Adaptação de Wallace Puosso e Thais Lopes, a partir de Novelas Gráficas de Will EisnerCom Cia Cubo CênicoDireção da leitura: Wallace PuossoElenco: Conceição Castro, Evandro Valentim, Marcio Santamaria, Marianna Mar, Paulo Barja, Thais Lopes, Wallace Puosso

Dia 23 de novembro, quarta, às 20h.

A leitura - Toda cidade grande tem um lugar como Dropsie, com seus personagens típicos, suas narrativas que ultrapassam o tempo, contadas em cada esquina, prédio, arquitetura, histórias peculiares de pessoas deslocadas socialmente, que habitam esse lugar. Dropsie pode ser aqui. É todo lugar que tem gente vivendo para sobreviver. O grupo transpôs para estrutura narrativa algu-mas histórias das graphic novels Avenida Dropsie, Pequenos Mi-lagres e Um Contrato com Deus, de Will Eisner. Para leitura foram feitas correções em trechos das narrativas e apontadas algumas sensações sonoras antes apenas indicadas nos quadrinhos. Depois, o grupo foi descobrindo novos posicionamentos para a cena, a partir da relação luz/sombra e exercícios para criação de histórias em quadrinhos.

O Cubo Cênico - É a partir da palavra que o grupo estabelece seu território de pesquisa, acerca de esboços sociológicos e antropológicos do cotidiano, pequenos universos marginais, solidão, incomunicabilidade e estrangeirismo. Criado em 2007, se configura como um grupo artístico de formação flexível, com equipe (direção, atores e técnicos) se modificando a cada pro-cesso, a partir da investigação de diversas linguagens e formas de produção, estabelecendo um livre-território para pesquisa e experimentação.

7

Page 5: Projeto Teatro para Ouvir

...E o céu uniu dois corações

De Antenor PimentaCom La Cascata Cia CômicaDireção da leitura: Marcio DouglasElenco: Marcio Douglas, Glauce Carvalho, Karina Müller, Orlando Sales, Carlos Rosa, Eva Sielawa, João Fernandes, Paulo Barja, Wallace Puosso

Dia 25 de novembro, sexta, às 21h.

A leitura - Emocionante história de amor de Neli e Alberto, que enfrentam muitos infortúnios e injustiças em busca da felicidade; obra literária que completará 70 anos e apresenta a sociedade de um Brasil pré-televisivo. A proposta da leitura tem base no teatro de origem circense, popular e que proporcione momentos de risos e lágrimas ao público.

O La Cascata Cia Cômica - O caminho trilhado pelo grupo é a busca de expressões artísticas nas quais o palhaço se manifeste. Para tanto, utiliza elementos concernentes a esta linguagem e sua pesquisa que nasce no teatro de rua, se encontra na linguagem do circo e revela uma maneira particular de ver o mundo, com os olhos de quem acredita que o riso diminui a distância entre as pessoas. É tendo o ofício do riso como caminho e o palhaço como caminhante que surge La Cascata Cia Cômica.

9

Page 6: Projeto Teatro para Ouvir

Quarteto

De Heiner MüllerCom Teatro QuímicoDireção da leitura: Fernando RodriguesElenco: Milena Siqueira, Paola Gonçalves, Natália Bastos, Raphael Carlos

Dia 26 de novembro, sábado, às 20h.

A leitura - Adaptação do romance As Relações Perigosas, do escritor francês Chordelos de Laclos, Quarteto é a visão do drama-turgo alemão Heiner Müller para a história de Visconde Valmont e da Marquesa de Merteuil. Dois nobres decadentes que nada têm a fazer, a não ser passar o tempo com os seus jogos de poder, sedução e violência psicológica. Em uma espécie de teatro próprio, eles se divertem seduzindo e abandonando seus amantes. A leitura faz parte do Projeto Amores em Liquidação, que usará como refe-rência o texto de Müller. Como estímulo para a criação de cenas é usado o texto Amor Líquido do sociólogo Zygmunt Bauman, por fazer importante crítica à forma como as relações afetivas do homem contemporâneo se tornaram frágeis: o amor e as relações afetivas são tratados como produtos que devem ser consumidos e descartados em uma lógica narcísica de satisfação sempre pronta a se acabar e recomeçar, em um círculo sem fim.

O Teatro Químico - Teatro Químico é um desejo. Desejo de um espaço de pesquisa, de um laboratório para o estudo da arte e do humano. Teatro Químico é o ambiente no qual se usa a linguagem teatral como um microscópio para revelar os entrelaçamentos da realidade subjetiva e da realidade social. É o local de onde se pretende observar e apreender as ações humanas em suas esferas íntimas e subjetivas, frequentemente invisíveis a olho nu. É o espaço de exercício da ironia e da crítica aos aspectos superficiais e cruéis de nossa vida social.

11

Page 7: Projeto Teatro para Ouvir

Merlin

De Luís Alberto de AbreuCom Grupo AvoarteDireção da leitura: Cláudio MendelElenco: Fernando Bezerra e Marcela Puppio

Dia 29 de novembro, terça, às 20h.

A leitura - Com Arthur no trono, criou-se uma paz aparente e Merlin acreditou haver construído uma verdadeira nação. Mas descobre que fracassou, porque as pessoas estão nascendo sem alma. Ele quer consertar sua obra, porém Mordred, filho de Ar-thur, avança com um exército contra o pai. É preciso detê-lo para ganhar o tempo necessário à reconstrução. Merlin viaja ao seu encontro, mas no caminho encontra uma mulher, o que modifica completamente seus planos. A leitura é pautada nas descobertas a respeito de questões colocadas pelo texto, para que de alguma forma os ouvintes também façam parte dessas experiências, a fim de contribuir na construção de seu país, sua obra, que não é “onde”, mas “o que”.

O Grupo Avoarte - Uma continuidade do movimento Hora do Conto, que desde 1991 vem desenvolvendo uma pesquisa em torno da narrativa e sua importância na formação de um povo. A nova denominação “Avoarte” vem em função do investimento em projetos dramatúrgicos aos quais passa a dedicar-se, marcando uma nova fase do grupo.

13

Page 8: Projeto Teatro para Ouvir

A Flor Enlutada

De Carlos RosaCom Teatro do RinoceronteDireção da leitura: Carlos RosaElenco: Angélica Maurer, Carlos Rosa, Lucilene Dias, Paty Beghetto, Ralf Stanley, Idiane Dias, Adriano Alves, Kardec Gonzaga e Denílson de Paula

Dia 01 de dezembro, quinta, às 20h.

A leitura - Um grupo de atores transmite a radionovela que é um melodrama cômico de fazer inveja aos piores do gênero e, para piorar, alguns incidentes ocorrem no estúdio, levando o locutor à loucura. A intenção da leitura é que o público se sinta em um estúdio de rádio da década de 1940, no qual os personagens vão se alternando ao microfone.

O Teatro do Rinoceronte - O grupo surgiu em 2004 e desde sua origem estuda a comédia, montando os vaudevilles O pedido de casamento, no mesmo ano, e O jubileu, em 2008, ambos de Anton Tchekhov. Em 2010 o grupo estreou o Cabaret del Rinoceronte, que aprofunda os estudos do grupo na linguagem do vaudeville.Natacha Maurer

15

Page 9: Projeto Teatro para Ouvir

Insulto ao público

De Peter HandkeCom GTI - Grupo Teatro do ImprevistoDireção da leitura: coletiva do grupoElenco: Flávia Dávila, Lukas Lima, Leo Silva, Mateus Rosa, Ricardo Verissimo

Dia 02 de dezembro, sexta, às 21h.

A leitura - O texto de 1970 propõe uma situação conflituosa en-tre atores e espectadores, em que o espaço cênico é o principal personagem. À medida que a leitura descortina os mecanismos responsáveis pela passividade da plateia e o caráter ilusório da representação teatral, a dimensão coercitiva presente na relação espacial entre atores e espectadores é evidenciada. Um aspecto peculiar desta encenação está no fato de se questionar a estru-tura do teatro tradicional dentro de seu próprio templo: o palco italiano. O papel do espectador passa a ser desestabilizado pelo questionamento entre o espaço do palco e o da plateia e pelo uso do tempo real dos espectadores em vez de um tempo ficcional.

O Grupo Teatro do Imprevisto - Grupo independente criado em 2003, acredita na importância de tornar a arte acessível a pessoas de todas as idades e classes sociais. Por esta razão o GTI opta por se apresentar na rua e em espaços não convencionais, entendendo que a plateia é formada pela diversidade e que a arte é um meio de construir a cidadania.

17

Page 10: Projeto Teatro para Ouvir

A Gaivota

De Anton TchekhovCom Cia Teatro da CidadeDireção da leitura: Cláudio MendelCodireção: Atul TrivediElenco: Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma, Wallace Puosso, Diego Fonjac, Jean de Oliveira, Jonas di Paula, Levi Noronha

Dia 04 de dezembro, domingo, às 18h.

A leitura - A história narra os conflitos de um jovem escritor. Os conflitos dos personagens criam uma ligação direta com o espec-tador ao mesmo tempo em que apresenta uma visão profunda de uma sociedade cada vez mais vulnerável aos males existenciais. A leitura irá compor a produção teatral Almas Abaixo de Zero, na qual a harmonia estética natural cênica é algo incompatível com a frustração encarada pelo personagem central da trama. A poesia é um dos recursos mais utilizados.

A Cia Teatro da Cidade - Grupo de pesquisa em teatro há 21 anos e que já produziu 18 espetáculos. Desde 2000 administra o CAC Walmor Chagas no bairro Jardim da Granja, em São José dos Campos, espaço aberto à comunidade e comprometido com a pesquisa e a difusão cultural. Em 2009 representou o Brasil nos Festivais de Escénica (La Paz) e Festival Internacional de Santa Cruz De La Sierra (Santa Cruz De La Sierra) na Bolívia. Sua última produção, Um Dia Ouvi a Lua, de Luís Alberto de Abreu, ganhou o Prêmio CPT 2010 de Melhor Espetáculo do Interior do Estado de São Paulo, além de receber indicação ao Prêmio Shell de melhor Direção Musical, indicação de Melhor Texto pela APCA e de Me-lhor Tratamento Musical pelo Prêmio CPT.

19

Page 11: Projeto Teatro para Ouvir

SESC São José dos CamposAv. Dr. Adhemar de Barros, 999CEP 12245-010TEL.: (12) 3904.2000 [email protected]/sescsjcampostwitter.com/sescsjcampos

sxc.h

u