Projetos de aprendizagem

11
Projetos de Aprendizagem Unidade Integrada SESI/SENAI EBEP ATALAIA Tema: Comidas Típicas e Danças de Atalaia 3º Técnico em Informática

Transcript of Projetos de aprendizagem

Page 1: Projetos de aprendizagem

Projetos de Aprendizagem

Unidade Integrada SESI/SENAI EBEP ATALAIATema: Comidas Típicas e Danças de Atalaia3º Técnico em Informática

Page 2: Projetos de aprendizagem

Pitú de Água Doce• O termo Camarão-d'água-

doce• São encontrados em águas

doces continentais ou litorâneas de baixa salinidade, também chamados no Brasil de pitu e poti, onde são conhecidas cerca de 30 espécies deste grupo..

Page 3: Projetos de aprendizagem

Mungunzá• Mungunzá ou Munguzá é uma

iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca, cravo-da-índia. O prato faz parte da culinária nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente feitas no período junino.

Page 4: Projetos de aprendizagem

Bolo de Milho• O bolo é um alimento à base de

massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no café-da-manhã.

Page 5: Projetos de aprendizagem

Cocada Branca• Cocada é um doce tradicional em várias

regiões do mundo, especialmente na América Latina e em Angola, feito à base de coco. As receitas variam mas, em geral, são à base de açúcar e coco ralado. Em algumas variações, utilizam-se gemas, leite, leite condensado, rapadura, leite de coco e coco ralado queimado. Para dar sabores variados à cocada, podem ser acrescentadas polpas ou sucos de frutas.

Page 6: Projetos de aprendizagem

Canjica e Pamonha• A canjica é uma iguaria típica da culinária

brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por essa sobremesa ocorre no período das festas juninas e juninas. Na região Nordeste é bastante consumida durante os festejos juninos.

• Pamonha é um quitute brasileiro, prático comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Provavelmente descende da culinária indígena.

Page 7: Projetos de aprendizagem

Danças de Atalaia

Page 8: Projetos de aprendizagem

Pastoril• Pastoril é um tipo de

manifestação folclórica do nordeste do Brasil. Integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Page 9: Projetos de aprendizagem

Guerreiro• Guerreiro (ou Auto dos

Guerreiros) é um folguedo do estado brasileiro de Alagoas. Dançado principalmente no Natal, onde homens dançam trajados com roupas vermelhas e azuis e pesados chapéus enfeitados com fitas coloridas e pequenos espelhos, em comemoração ao eventos do Natal.

Page 10: Projetos de aprendizagem

Coco de Roda• O coco é um ritmo típico da Região

Nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que se originou, sendo citados os estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.

Page 11: Projetos de aprendizagem

ReisadoFolia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.