Projetos de TT Da Região Sudeste

6
CARTEIRA D - Estudos Transversais sobre Comunicação, Validação e Transferência de Tecnologia MP 4 - Vitrine de tecnologias do leite: um ambiente interativo para popularização da ciência e tecnologia. Código SEG: 04.10.06.003.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite. O objetivo principal deste projeto é adaptar e disponibilizar uma metodologia de transferência de tecnologias, denominada Vitrine de Tecnologias do Leite (VTL), composta de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva do leite, da utilização dos insumos, produção, fabricação, comercialização à disposição dos rejeitos desta cadeia no meio ambiente, para alunos da rede pública do ensino fundamental e médio, técnicos, produtores e população em geral, promovendo assim a popularização e internalização do conhecimento/inovação contido nas tecnologias presentes na cadeia do leite. Passa-se assim de uma visão estreita de produto a uma visão ampla de cadeia produtiva. MP 4 - Modernização da cadeia produtiva do leite no Brasil por meio da inovação tecnológica. Código SEG: 04.11.05.001.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite. Este projeto tem por objetivo geral despertar o empreendedorismo dos produtores de leite de base familiar, promovendo sua integração ao mercado, por meio de inovações tecnológicas e gerenciais nos processos que utilizam a atividade leiteira. Atende demandas, sintetizadas em quatro macro-problemas: falta de equidade social ao longo da cadeia produtiva do leite e dentro do próprio segmento da produção; baixa qualidade do leite, com reflexos no processo de industrialização, na segurança alimentar dos consumidores e na inserção do País no mercado internacional de lácteos; baixa competitividade por limitado acesso a informações de mercado, pelos custos elevados de produção e margens reduzidas de retorno econômico; e falta de sustentabilidade, em função do desconhecimento de práticas adequadas de utilização dos solos, manejo de pastagens, manejo sanitário do rebanho, manejo reprodutivo e outras que assegurem o desempenho da atividade leiteira em condições não-prejudiciais aos próprios agentes de produção e ao meio ambiente. MP 4 - Capacitação à distância em tecnologias de produção de leite Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite Objetivo geral: Disponibilizar informações sobre a atividade leiteira para técnicos de ATER, profissionais de ciências agrárias, estudantes e produtores rurais por meio de cursos de

description

projetos

Transcript of Projetos de TT Da Região Sudeste

Page 1: Projetos de TT Da Região Sudeste

CARTEIRA D - Estudos Transversais sobre Comunicação, Validação e Transferência de Tecnologia

MP 4 - Vitrine de tecnologias do leite: um ambiente interativo para popularização da ciência e tecnologia. Código SEG: 04.10.06.003.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite.O objetivo principal deste projeto é adaptar e disponibilizar uma metodologia de transferência de tecnologias, denominada Vitrine de Tecnologias do Leite (VTL), composta de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva do leite, da utilização dos insumos, produção, fabricação, comercialização à disposição dos rejeitos desta cadeia no meio ambiente, para alunos da rede pública do ensino fundamental e médio, técnicos, produtores e população em geral, promovendo assim a popularização e internalização do conhecimento/inovação contido nas tecnologias presentes na cadeia do leite. Passa-se assim de uma visão estreita de produto a uma visão ampla de cadeia produtiva.

MP 4 - Modernização da cadeia produtiva do leite no Brasil por meio da inovação tecnológica. Código SEG: 04.11.05.001.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite.Este projeto tem por objetivo geral despertar o empreendedorismo dos produtores de leite de base familiar, promovendo sua integração ao mercado, por meio de inovações tecnológicas e gerenciais nos processos que utilizam a atividade leiteira. Atende demandas, sintetizadas em quatro macro-problemas: falta de equidade social ao longo da cadeia produtiva do leite e dentro do próprio segmento da produção; baixa qualidade do leite, com reflexos no processo de industrialização, na segurança alimentar dos consumidores e na inserção do País no mercado internacional de lácteos; baixa competitividade por limitado acesso a informações de mercado, pelos custos elevados de produção e margens reduzidas de retorno econômico; e falta de sustentabilidade, em função do desconhecimento de práticas adequadas de utilização dos solos, manejo de pastagens, manejo sanitário do rebanho, manejo reprodutivo e outras que assegurem o desempenho da atividade leiteira em condições não-prejudiciais aos próprios agentes de produção e ao meio ambiente.

MP 4 - Capacitação à distância em tecnologias de produção de leiteUnidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Disponibilizar informações sobre a atividade leiteira para técnicos de ATER, profissionais de ciências agrárias, estudantes e produtores rurais por meio de cursos de capacitação à distância em pecuária de leite nas diferentes regiões brasileiras.

MP 4 - Desenvolvimento de um processo para elaboração de conteúdos impressos e eletrônicos adaptados aos diferentes níveis de letramento e cultura dos produtores de leite Unidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Desenvolver e validar um processo de adaptação e disponibilização de conteúdos técnicos gerados pela Embrapa, contextualizados culturalmente e adaptados ao nível de letramento dos produtores de leite.

MP 3 - Sistema gerencial para a melhoria da produtividade, qualidade do leite e rentabilidade técnico-econômica de rebanhos leiteiros – Gisleite 2.0 Unidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Informatização de processos gerenciais e banco de dados de associações, indústrias, produtores, para melhoria da produtividade e qualidade do leite de bovinos.

Page 2: Projetos de TT Da Região Sudeste

MP 4 - Projeto Balde Cheio: Capacitação de extensionistas e produtores na produção intensiva de leite. Código SEG: 04.10.06.007.00.00. Unidade Líder: Embrapa Pecuária Sudeste.O objetivo do Projeto Balde Cheio é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas, parceiras no trabalho, e de produtores de leite de todo o Brasil. Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como "sala de aula prática" com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

MP 3 - Sustentabilidade e Recuperação de Pastagens: Aspectos Técnicos, Ambientais e Econômicos com Transferência de Tecnologia e Tomada de Decisão. Código SEG: Código SEG: 03.09.00.099.00.00 Unidade Líder: Embrapa Monitoramento por Satélite.O oeste do Estado de São Paulo classificado economicamente como agropecuário e com grandes déficits sociais, ainda possui grandes áreas de pastagens degradadas em diferentes níveis. O objetivo geral do projeto é mapear detalhadamente as pastagens e identificar os seus níveis de degradação em uma microbacia da bacia hidrográfica São José dos Dourados ou do Baixo Tietê, localizadas no oeste do Estado de São Paulo, onde a principal atividade econômica é a bovinocultura de corte. Os resultados obtidos nesta pesquisa proporcionarão informações complementares para o estabelecimento de estratégias que visem à conservação, ao gerenciamento e ao aumento de produtividade das pastagens brasileiras.

MP 4 - Práticas tecnológicas para aumento da produção e qualidade do leite no semi-árido dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Código SEG: 04.07.06.023.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite.Este projeto tem como objetivo difundir e socializar tecnologias, conhecimentos e metodologias relacionadas à produção de leite com qualidade em três bacias leiteiras da região nordeste e no território alto-sertão do São Francisco PE/ PI, proporcionando a inclusão no mercado, agregação de valor e aumento da renda dos produtores de leite. Como resultados das ações conjuntas espera-se fortalecer o produtor, diminuir os custos de produção, agregar valor ao produto final, bem como diminuir os impactos ao meio ambiente e abrir espaço para a troca de experiências e conhecimentos. Dessa forma, pode-se, então, aumentar a renda do produtor e propiciar condições mais dignas para a sua fixação no campo.

MP 4 - Avaliação da eficácia da transferência de tecnologia via Residência Zootécnica da Embrapa Gado de Leite. Código SEG: 04.09.06.006.00.00. Unidade Líder: Embrapa Gado de Leite.A Embrapa Gado de Leite possui um programa de treinamento chamado de Residência Zootécnica (RZ). O objetivo é treinar estudantes de nível médio e ao mesmo tempo formar multiplicadores das tecnologias desenvolvidas ou usadas na Unidade. Os egressos da RZ se tornam também críticos das tecnologias e práticas adotadas na Unidade. De 2004 a 2009 foram treinados 104 estudantes em produção de leite a pasto, produção com gado confinado e na criação de bezerros(as). Os estudantes também tiveram experiência com pesquisas em nutrição e manejo de

Page 3: Projetos de TT Da Região Sudeste

pastagens. Entretanto, não existe uma avaliação do grau de adoção, pelo setor produtivo, dos conhecimentos e práticas adquiridos durante a RZ, nem um canal de comunicação permanente entre a Embrapa Gado de Leite e os egressos da RZ. O objetivo geral do projeto é desenvolver estratégia de integração pesquisa-extensão através da residência zootécnica da Embrapa Gado de Leite.

Novos Projetos:

MP 6 – Tecnologias integradas para a intensificação sustentável da produção de leite a pasto pelo produtor familiar brasileiro.Esse projeto irá promover a avaliação e adequação das TPPS’s voltadas para a produção de leite a pasto, atualmente disponíveis e a serem geradas pela presente Proposta de Arranjo, à realidade produtiva do produtor familiar, quilombolas, pantaneiros, caiçaras populações ribeirinhas, beneficiários em assentamentos da reforma agrária e outras minorias em condição de vulnerabilidade social, considerando suas necessidades específicas e as particularidades regionais. Deverá compatibilizar os resultados do “Programa de Melhoramento de Espécies Forrageiras para Intensificação da Produção de Leite“ (Projetos 1 e 2) com as diretrizes e tecnologias obtidas pelos Projetos 3 e 4, conciliando a proposição, implementação e avaliação dos ajustes pertinentes nas TPPS’s. Unidades Colaboradoras (Região Sul: Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Clima Temperado; Região Sudeste: Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Milho e Sorgo; Região Centro-Oeste: Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agrossilvipastoril e Embrapa Agropecuária Oeste; Região Nordeste: Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Semi-Árido e Embrapa Tabuleiros Costeiros; Região Norte: Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Amazônia Ocidental) e seus Parceiros Regionais (Universidades, OEPA’s, Agentes de ATER e Iniciativa Privada).

MP 4 – Validação, viabilidade econômica e transferência de tecnologias integradas destinadas à intensificação sustentável dos sistemas de produção de leite a pasto nas diferentes regiões e biomas do Brasil.Esse projeto irá aglutinar os resultados do “Programa de Melhoramento de Espécies Forrageiras para Intensificação da Produção de Leite“ (Projetos 1 e 2) às tecnologias e avanços obtidos nos Projetos 3 e 4, consolidando as informações/conhecimentos gerados e validando as TPPS’s em condições externas aos Campos Experimentais, em propriedades privadas, possibilitando a adequação local e os refinamentos que contribuam para maximizar sua adoção pelos pecuaristas, estendendo suas ações às TPPS’s indicadas pelo Projeto 5. A expectativa é obter novas estratégias de TT, comunicação e negócios para as TPPS’s desenvolvidas de forma integrada nesse arranjo, proporcionando sua efetiva adoção nas propriedades rurais. Unidades Colaboradoras (Região Sul: Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Florestas; Região Sudeste: Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Milho e Sorgo; Região Centro-Oeste: Embrapa Gado de Corte, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Cerrado; Região Nordeste: Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Semi-Árido e Embrapa Tabuleiros Costeiros; Região Norte: Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Amazônia Ocidental) e seus Parceiros Regionais (Universidades, OEPA’s, Agentes de ATER e Iniciativa Privada).

MP2 - Avaliação econômico-financeira dos investimentos em qualidade do leite no Brasil

Page 4: Projetos de TT Da Região Sudeste

Unidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Avaliar a viabilidade econômica financeira de investimentos (equipamentos, máquinas, técnicas) em qualidade na indústria e na fazenda e verificar se os valores pagos por qualidade no Brasil são um incentivo para a melhoria da qualidade na fazenda.

MP3 - Relação custo-benefício dos derivados lácteos para os consumidores brasileirosUnidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Comparar o preço pago pelos derivados lácteos e outros produtos típicos da alimentação brasileira com os nutrientes (energia, cálcio, proteína, vitaminas) fornecidos por estes produtos.

MP2 - Estudo da disposição do consumidor a pagar por atributos de qualidade do leiteUnidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Avaliar se o consumidor brasileiro está disposto a pagar por atributos de qualidade, como a presença de CLA, leites funcionais, leites com maior vida de prateleira, etc. Também será avaliado o quanto o consumidor estaria disposto a pagar.

MP4 - Estruturação de ações de transferência de tecnologia para melhoria da qualidade do leite nas diferentes regiões do BrasilUnidade Líder: Embrapa Gado de LeiteObjetivo geral: Estruturar ações de transferência de conhecimentos e tecnologias para as diferentes regiões, considerando suas especificidades, tendo por base o levantamento de tecnologias já desenvolvidas e respectivas estratégias de transferência em prática para melhoria da qualidade do leite no país, por meio das redes já existentes de forma a articular e fortalecer as ações das diversas UDs da Embrapa em parceria com as indústrias, cooperativas, ATER e demais atores representativos da cadeia do leite.

Projetos da Pecuária Sudeste

Uso de cisterna como fonte alternativa de água na produção de leiteDissertação de mestrado, período 2013/2014

Indicadores de desempenho hídrico na produção leiteiraProjeto submetido ao edital Fapemg em conjunto com a Gado de Leite

Pegada hídrica em sistema convencional e orgânico de leiteirá ser finalizado em dezembro deste ano