PROPÓSITO DE VIDA - Danielle Fausto · Propósito de vida, ou razão da existência, como eu gosto...

11
ENCONTRE O SEU P ROPÓSITO DE VIDA

Transcript of PROPÓSITO DE VIDA - Danielle Fausto · Propósito de vida, ou razão da existência, como eu gosto...

ENCONTRE O SEUPROPÓSITO DE

VIDA

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

# Prefácio ao Propósito Quantas vezes você já se questionou sobre a sua existência? Você já se perguntou por que está aqui nesse mundo e qual a razão da sua vida? Escrevo esse e-book com a intenção de te ajudar a conhecer um pouco mais de si mesmo e com isso encontrar o significado da sua vida. Começo esse texto replicando o diálogo do menino Hugo com a garotinha Isabelle no filme norte-americano, A Invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese.

Você pode acompanhar essa cena acessando ao vídeo no youtube,

Hugo: O monsieur Labisse me deu um livro outro dia.

Isabelle: Ele vive fazendo isso: “mandando livros para um bom lar”. É assim que ele diz.

Hugo: Ele tem um propósito.

Isabelle: Como assim? Hugo: Tudo tem um propósito. Até as máquinas. Os relógios dizem as horas e os trens te levam a algum lugar. Elas fazem o que deveriam, como monsieur Labisse. Talvez por isso as máquinas quebradas me deixem tão triste: elas não fazem o que deveriam. Talvez seja igual com as pessoas. Se você perde o seu propósito, é como estar quebrado.

Isabelle: Como o tio George.

Hugo: Quem sabe consertamos ele.

Isabelle: Esse é o seu propósito? Consertar coisas?

Hugo: Eu não sei, era o que meu pai fazia.

Isabelle: Qual será o meu propósito?

Hugo: Eu não sei.

“...Eu imaginava que o mundo todo era uma grande máquina. As máquinas não vêm com peças a mais. Elas tem a quantidade exata de que precisam. Então eu pensei que se o mundo fosse uma grande máquina, eu não poderia ser uma peça extra, eu tinha que estar aqui por uma razão. Isso significa que você também está aqui por uma razão...”

Esse texto exemplifica de uma forma muito bela e simples que cada um de nós tem uma razão de existir e nossas características nos tornam exatos e únicos na nossa complexa existência.

Cada um de nós tem uma razão de existir e nossas características nos tornam exatos e únicos na nossa complexa existência.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Propósito de vida, ou razão da existência, como eu gosto de chamar, nada mais é do que o motivo pelo qual você e eu fomos criados. Cada ser em sua particularidade e identidade foi criado para uma ou mais finalidades. Seria muito singelo acreditar que você está aqui nessa vida apenas para trabalhar, ganhar dinheiro, consumir e adquirir bens, viagens, constituir uma família ou ainda se divertir. A complexidade da existência por si só não permite que sua vida se resuma a apenas isso. Isso seria tão limitante quanto pensar que propósito é cumprir exclu-sivamente uma meta ou um objetivo pessoal. A lei do darma, citada por Deepak Chopra em seu livro “As sete leis espirituais do sucesso”, revela que cada ser humano possui um talento singular e uma maneira de expressar isto é por meio do serviço ao outro.

O seu propósito, portanto, conecta-se com asua essência e suas características.

Você já parou para pensar que toda a matéria e forma que existem no mundo foram criadas com um propósito e significado maior? Assim nós, seres humanos, também o fomos. Infelizmente, nossa cultura ocidental não nos incentiva a buscar essa conexão com o verda-deiro Eu, o que faz com que muitas pessoas passem anos e anos de suas vidas ligadas no “piloto automático”, deixando assim de cumprir com sua missão nesse mundo da matéria.

Se você está lendo esse e-book sinta-se privilegiado, segundo estudos científicos rea- lizados pela Business Model Generation Company, você faz parte de 3% da população que está no caminho dessa descoberta.

Mas porque será que descobrir o propósito de nossa existência pode ser tão impor-tante? Vou lhes explicar com um simples exemplo. Pense em um computador. Ele foi desen-volvido com inúmeras finalidades. Dentre as principais, pode-se dizer que um computador foi

Propósito de vida, ou razão da existência é o motivo pelo qual você e eu fomos criados.

O seu propósito, portanto, conecta-se com a sua essência e suas características. E todo esse conjunto é como se fossem as diferentes peças de uma grande máquina da imaginação do menino Hugo.

O jeito mais fácil para se descobrir o propósito de vida, seria questionando ao criador o motivo e a razão para o qual você foi criado. A meditação e a conexão com o seu Eu interior, por meio do diálogo interno, é uma maneira de ouvir essas respostas, pois dentro de você habita a essência da origem, da criação.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

projetado para armazenar dados e informações. Vamos supor que esse computador tivesse a sua finalidade principal não respeitada e nele um jardineiro resolvesse plantar uma folhagem ao invés de armazenar informações. O computador certamente estragaria com o tempo. Ele poderia até se adaptar as novas condições, mas perderia sua originalidade, sua finalidade e bem provável que começaria aos poucos a dar os primeiros sinais de deterioramento. A analo-gia é um pouco simples, mas significativa para mostrar a importância de se descobrir o nosso propósito de vida. Quando não estamos vivendo o motivo da nossa existência, estamos per-mitindo com que aos poucos as nossas capacidades se deteriorem e nos levem à infelicidade.

O inverso também é verdadeiro, quando realizamos aquilo para o qual nascemos, nos sentimos felizes, plenos e realizados. Ter um propósito, portanto, é acordar todos os dias sem esforço pois existe uma causa apaixonante e prazerosa que te move para a vida.

Ter a clareza dessa causa é fundamental para que você consiga enxergar novas opor-tunidades e alcance o estado de plenitude. Quanto mais você abrir para o universo o seu propósito de vida, oportunidades baterão em sua porta diariamente.

Quando não estamos vivendo o motivo da nossa existência, estamos permitindo com que aos

poucos as nossas capacidades se deteriorem e nos levem à infelicidade.

Depois de ler esse texto, você deve estar se perguntando, “mas qual é o meu propósi-to”? Como lhe disse no início, minha intenção é lhe auxiliar nessa busca pelo autoconheci-mento. Por isso, deixo aqui sete dicas e exercícios que te conduzirão a trazer mais consciência e informações importantes sobre você mesmo e seu propósito.

Quanto mais você abrir para o universo o seu propósito de vida, oportunidades baterão em sua

porta diariamente.

Ter um propósito é acordar todos os dias sem esforço pois existe uma causa apaixonante e prazerosa que te move para a vida.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

# Todos nós temos um propósito primordial em comum: SER

Certa vez em um webinário de desenvolvimento pessoal da escritora Paula Abreu, ouvi essa afirmação: “o propósito do ser humano é simplesmente ser”. Parece simples e lógico que você está aqui neste mundo para expressar sua existência vivendo. Porém, o que não é tão lógico assim, é que nunca foi ensinado como se vive nessa totalidade e integralidade. A cada ciclo de vida, as exigências sociais fazem com que um estereótipo seja criado em cumprimen-to aos padrões sociais e culturais do momento. Assim, facilmente, você deixa de ser quem realmente é para ser alguém projetado pelo outro. Quando você vive a sua essência, a criativi-dade, autenticidade e a potencialidade transbordam sobre sua vida. Todas as suas carac-terísticas se revelam quando você se conecta com o seu Eu interior. Não exige esforço ou difi-culdade, quando você se conecta com essa pureza interior, simplesmente exerce aquilo que tem de melhor. Seus talentos e características se destacam e são revelados no mundo materi-al. Você se desconecta dos medos, das necessidades de aprovação, do reconhecimento, do controle e da insegurança para conectar-se com a beleza superior da perfeita existência.

Em um lugar tranquilo e silencioso comece a observar os pensamentos sobre você mesmo. Medite sobre as perguntas abaixo e depois de uns 5 minutos anote seus principais insights.

1. Qual a combinação de características que fazem você ser VOCÊ?

2. Em quais momentos você consegue se conectar com a sua mais perfeita

essência?

Todas as suas características se revelamquando você se conecta com o seu Eu interior.

EXERCÍCIO 1

Aqui vai um exercício para você começar a sentir a sua própria presença e começar a viver o seu primeiro propósito: o de SER.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

# Seu propósito secundário é usar a sua essência para ser útil

Já parou para pensar que cada ser humano é diferente e único na terra? Que o conjunto das diferenças forma a complementariedade do ser e que constitui o todo? As suas combi-nações, talentos, vivências, experiências, e características foram tão únicas que permitiram que você chegasse a sua versão atual, que improvavelmente será reproduzida. Certamente, expressar todo esse conjunto de características é o propósito secundário de sua vida que, ine- vitavelmente, impactará também na existência de outras pessoas. Quando você expressa essas características, começa a dar utilidade para a sua essência e consequentemente atende necessidades das pessoas a sua volta. É como uma grande máquina, que possui a quantidade exata de peças e cada uma delas tem a sua utilidade para que o todo funcione como planejado.

O propósito de dar utilidade a sua essência deve ser a sua segunda intenção de ser.

# Os três elementos indispensáveis para se criar um propósito

É como uma grande máquina, que possui a quantidade exata de peças e cada uma delas tem a sua utilidade para que o todo funcione como planejado.

EXERCÍCIO 2

1. Quais são essas características e como elas podem ser úteis para você e para as pessoas a sua volta?

Converse com o máximo de pessoas que convivem ou conviveram com você e pergunte a elas: Quais atitudes revelam suas principais carac-terísticas? Registre tudo o que elas falarem e depois reflita:

De tudo o que eu tenho lido, vivido e aplicado posso dizer que alguns elementos são cruciais para te ajudar a compreender e entender seu propósito: suas paixões, características e interesses.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Suas paixões referem-se a tudo aquilo que você ama, sente prazer em vivenciar, experi-mentar e realizar. Aquilo que te toca e traz um brilho diferente para o seu dia, aquilo com o que poderia ficar horas envolvido sem ver o tempo passar, que te traz empolgação e alegria.

Suas características, como foi dito, são a materialização do próprio SER. É o cumprimen-to do propósito comum sendo retratado pela singularidade e essência de cada um. Aqui estão todos os seus talentos, habilidades, prontidão para a aprendizagem e todos os comportamen-tos que são implementados no mundo material pelo o que se faz.

Seus interesses dizem respeito aos temas, pessoas, assuntos, necessidades que te sensi-bilizam e geram movimentos positivos. É tudo aquilo que desperta a sua curiosidade e desejo de aprender e empreender.

# Seu propósito deve ser realizado JÁ

Assim como muitas empresas constroem uma declaração de sua missão e visão, o propósito de vida também pode ser expresso por uma declaração, um manifesto que traga um sentido e um significado para sua existência: o impulsionador que te faça levantar todos os dias pela manhã. O propósito é um chamado e nele estão presentes suas paixões, características e interesses.

Suas paixões referem-se a tudo aquilo que você ama; Suas características são a materialização do próprio SER;

Seus interesses são o que despertam a sua curiosidade e desejo de aprender e empreender.

Agora é hora de listar tudo o que a sua mente lhe trouxer de informações sobre as questões abaixo:

# Coisas que te deixam mais empolgado em realizar;

# Suas habilidades e coisas que costuma fazer bem;

# Teus interesses e temas mais genuínos.

EXERCÍCIO 3

Já ouvi muitas histórias de pessoas que tem convicção de seus propósitos de vida, porém discursam que quando tiverem tempo ou quando se aposentarem irão realizar seus

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

propósitos. Não caia neste erro! Você só tem o presente para ser vivido e portanto o seu propósito dever ser realizado no aqui e agora, imediatamente assim que descoberto.

Sua existência precisa ter um sentido nas pequenas coisas que realiza. Esperar o futuro chegar ou sentir-se preparado para realizar o propósito é apenas adiar momentos de felicidade e satisfação.

Registre em vários post its, ou pedacinhos de papel, todos os melhores momentos que você vivenciou nesta última semana.Registre os momentos de maior prazer, alegria e felicidade desde os mais simples até os mais complexos. Depois disso, olhe para cada um desses registros e pergunte-se:

1. Como você pode aplicar suas características e viver sua essência nesses momentos do dia a dia? (registre as atitudes que viabilizam tudo isso).

# O que acontece quando você descobre seu propósito

Gosto da frase do escritor americano Mark Twain quando disse: “Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”. Essas palavras me fazem perceber que o motivo pelo qual estamos aqui é de tamanha relevância e celebração quanto ao dia em que fomos concebidos pelo milagre da vida.

EXERCÍCIO 4

Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em

que você descobre o porquê

Quando você descobre o motivo pelo qual está aqui neste mundo, um sentimento de orgulho e felicidade transborda em cada minuto de sua existência. É como se tivesse encontra-do um objeto perdido há anos, um tesouro, e um desejo enorme de compartilhar essa notícia invade seu coração que ressoa em fortes vibrações de bem estar, paz, alegria e realização.

Mark Twain

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

# O trabalho vira diversão quando se vive o propósito

Descobrir a sua essência, dar utilidade a ela, contribuir positivamente com as pes-soas e ser remunerado para isso é o sonho de consumo de muitos, afinal passamos grande parte das nossas vidas trabalhando. Saiba que existem muitas pessoas que já estão viven-do hoje esse sonho, e eu sou uma delas. Quando você encontra a sua razão de ser (aquilo que te dá paixão, que viabiliza sua essência) e consegue implementar tudo isso por meio de uma profissão, as chances do sucesso e plenitude são infinitas, e o trabalho vira uma diversão.

Quando você descobre o motivo pelo qual está aqui neste mundo, um sentimento de

orgulho e felicidade transborda em cada minuto de sua existência.

Retome suas respostas dos exercícios anteriores e tente formular um manifesto, uma frase que represente a sua existência. Depois de ler tudo isso, registre sua primeira resposta para a pergunta: Qual é o seu propósito? O que você sente ao ler isso?

EXERCÍCIO 5

Viver o propósito é como a correnteza de um rio, que apenas segue seu fluxo naturalmente e sem esforço algum. Ele segue com fluidez e desagua onde precisa chegar.

Para que seu propósito seja viabilizado em uma profissão, é preciso identificar em quais

necessidades humanas você pode se tornar útil.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

# Não descobri meu propósito e agora? A primeira mensagem que quero dizer com esse tópico é que você seja grato pelas experiências e descobertas de vida até aqui, e seja grato também caso ainda não tenha descoberto seu propósito. Muitas vezes o que você deseja é diferente do que você precisa. Então se existe pontos de interrogação ainda sobre sua existência é porque esses ques-tionamentos ainda são necessários para seu crescimento e desenvolvimento. Apenas seja grato. A segunda mensagem que quero dizer a você que ainda não encontrou seu propósi-to, é que as suas escolhas e experiências de vida é que te darão as oportunidades de iden-tificar o que você gosta ou não, de compreender suas características mais intrínsecas, hab-ilidades e o sentido da sua existência. Quanto mais consciente você estiver sobre suas atitudes, mais facilmente conseguirá se conectar com o seu EU verdadeiro. E quando menos perceber estará vivendo seu propósito de simplesmente SER, em essência e pro-fundidade.

EXERCÍCIO 6

Liste todas as necessidades humanas que te sensibilizam e também todas as profissões/ empreendimentos que podem viabilizar sua essência / propósito e também contribuir com essas necessidades.

Para identificar seu propósito secundário, de dar utilidade para sua essência e servir, é necessário que você pratique a auto-observação. Preste atenção no seu dia a dia, no que te deixa feliz e nos acontecimentos que te empolgam.

Muitas vezes o que você deseja é diferente do que você precisa. Apenas seja grato.

Para identificar seu propósito é necessário praticar a auto-observação. Quanto maior for a sua consciência sobre si, mais você sentirá essa potencialidade do ser.

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching

Mensagem final para você: Espero profundamente ter contribuído com sua reflexão e autoconhecimento. Meu desejo é que você encontre com clareza seu propósito e viva-o intensamente, assim como eu tenho feito desde que descobri o meu. Esse e-book é um presente. Se ele lhe trouxe coisas boas, te inspirou ou te apoiou a conhecer um pouco mais de si mesmo, gostaria de convidá-lo a presentear também aqueles que você ama. Certamente quanto mais pessoas tiverem clareza de seus propósitos de vida, mais contribuições e impactos positivos tere-mos no mundo. E ainda, se você foi tomado de imensa alegria e se sente pleno e con-fortável com o propósito que descobriu, envie-me um e-mail ou mensagem na minha página do facebook compartilhando sua história e propósito, ficarei muito feliz e grata em saber que também encontrou a razão da sua existência. Para saber mais como descobri o meu propósito, cadastre-se na minha newsletter e acompanhe de perto um pouco mais sobre essa minha história, e sobre meus projetos, será um prazer compartilhar tudo isso com você.

Conecte-se comigo:

www.daniellefaustocoaching.com.brfacebook.com/DaniellleFaustoCoaching

[email protected]

Encontre uma posição confortável em um ambiente agradável e coloque uma música tranquila. Repita em voz alta a si mesmo a seguinte frase: “Sinto muito, me perdoe. Te amo e sou grato”. Trata-se de uma técnica terapêutica do Havaí, chamada ho’oponopono. Depois de repetir essa frase durante cerca de cinco minutos em meditação, registre tudo que possa lhe trazer gratidão pelo momento atual e como você pode continuar buscando seu propósito com leveza.

EXERCÍCIO 7

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching | Design by Climb

Copyright © - 2015 - Todos os Direitos Reservados - Danielle Fausto Coaching