Proposta de plano de intervenção

7
Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de Pais e

Transcript of Proposta de plano de intervenção

Page 1: Proposta de plano de intervenção

Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de

Pais e Encarregados de Educação do CNSF

Fevereiro 2012

Page 2: Proposta de plano de intervenção

2

Educar bem na escola da simplicidade para cultivar a alegria de servir os outrosSanta Paula Frassinetti

I – IntroduçãoComo pais e encarregados de educação entendemos a imprescindibilidade dos percursos educativos dos nossos filhos, informados pela fé cristã, numa perfeita harmonia com os princípios humanistas, nas suas vertentes individuais e comunitárias.

As premissas da congregação das Irmãs de Santa Doroteia, fundada em 12 de Agosto de 1834, são referenciais de civilidade para os alunos, pais, professores e auxiliares que enformam uma comunidade em que todos são, simultaneamente, sujeito e objeto do processo educativo, agindo e interagindo de acordo com a pedagogia de Santa Paula Frassinetti.

O Colégio de Nossa Senhora de Fátima abriu as suas portas no dia 13 de outubro de 1940 e foi a concretização do sonho de ter em Abrantes uma escola com um projeto educativo marcado pelos valores humano-cristãos.

Ao longo das últimas sete décadas, gerações de alunos tiveram no Colégio de Nossa Senhora de Fátima (CNSF), em Abrantes, um denominador comum nos seus projetos de vida, modelo insofismável da importância desta escola numa cidade e numa região, em que a paixão, a pedagogia, a devoção, o serviço e a intervenção, serviram de acolhimento a todos, sem exclusões resultantes de origens, credos, culturas ou capacidades.

Na construção desta proposta de instrumento de planeamento, entendido como um dos documentos que regula e orienta a atividade educativa da recém-formada Associação de Pais e Encarregados de Educação do CNSF, subjaz um conjunto de propostas integradoras de ação educativa, capazes de mobilizar a população escolar e comunidade envolvente, com vista ao desenvolvimento de um ensino eficaz e de qualidade, visando a formação integral dos alunos, preparando-os para as representações dialéticas de aprendizagem ao longo da vida e de um exercício de uma cidadania responsável e empreendedora.

Congregará um conjunto de momentos e de projetos de intervenção e continuados que, enquanto pais e encarregados de educação envolvidos no processo de aprendizagem dos educandos, consideramos adequados para a inteligibilidade do compromisso de atuação das Doroteias, em todas as suas práticas educativas, catequéticas e evangélicas, numa dimensão diacrónica.

A organização deste documento teve em consideração a identificação da comunidade educativa, das ofertas educativas e dos recursos disponíveis para o desenvolvimento da ação educativa, em conformidade com as diferentes áreas de intervenção do CNSF e a realidades do ciclo e do tipo de ensino ministrado.

Qualquer ação ou iniciativa considerada pela direção do CNSF pode ser parte integrante do documento orientador da prática letiva de 2012/2013 e dos anos consequentes.

II – MetasEste documento aponta para a prossecução dos objetivos e estratégias constantes do projeto educativo e para as metas a atingir pela direção e pelas docentes do CNSF, numa vertente complementar da ação gestionária e de intervenção.

A presente proposta tem como referenciais-base o documento “Um perfil… educar com as irmãs doroteias”, o plano de atividades 2011/2012 e o valor de “espírito de serviço”,

Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de Pais e Encarregados de Educação do CNSF

Page 3: Proposta de plano de intervenção

3

entendido como conceito determinante de suporte à prática “ser dom” para o próximo ano letivo.

É nesta busca da compaixão, da solidariedade, do compromisso e da criatividade que servimos a causa-comum do CNSF, em todas as suas dimensões, e como resistência aos sistemas injustos do mundo, ao comodismo e à indiferença, conforme as marcas legadas por Sta. Paula Frassinetti.

III - Metodologia organizativaPoder-se-á incluir em cada rubrica as propostas das diferentes estruturas educativas, de forma a proporcionar uma subsidiariedade latente, numa perspetiva horizontal e vertical, partindo-se das prioridades e do respetivo referencial constante do Projeto Educativo. As presentes propostas de intervenção deverão, sempre, ser entendidas na complementaridade com o plano de atividades do CNSF, apresentado no dealbar de cada ano letivo.

IV - Formas de divulgaçãoAs atividades serão divulgadas através dos seguintes meios:

Comunicação social local e regional Blogues do CNSF Placares do átrio do CNSF Redes sociais (facebook e twitter) Sítio da Associação de pais e encarregados de educação do Colégio de Nossa Senhora

de Fátima (a criar) Outros repositórios online de ficheiros e documentos

V - Formas de avaliação e de monitorizaçãoAs atividades serão apreçadas individualmente através do preenchimento de uma ficha de avaliação global.Será elaborado um relatório relatório final, no termo de cada ano letivo, com base na avaliação realizada, identificando os pontos fortes e fracos e a indicação das respetivas ações de melhoria na avaliação de algumas atividades.

VI – Proposta complementar de atividadesO presente plano corporiza um conjunto de propostas suplementares, para além das consagradas no documento de planeamento ciclicamente apresentado no início de cada ano letivo, numa perspetiva diacrónica e numa dimensão de responsabilização efetiva dos pais e encarregados de educação e dos diferentes atores do metabolismo educativo, social, religioso e político da comunidade abrantina. Poderão coexistir várias atividades em simultâneo, dada a abrangência ideográfica sugerida:

1. Evocação de dias comemorativos (para além dos inclusos no plano anual de atividades)o 21 de setembro: dia internacional da Pazo 1 de outubro: dia mundial da água; dia mundial da música; dia internacional do

idosoo 16 de outubro: dia mundial da alimentaçãoo 17 de outubro: dia mundial contra a pobreza e a exclusão socialo 24 de outubro: dia internacional das bibliotecas escolareso 24 de novembro: dia nacional da cultura científica; dia mundial da ciênciao 3 de dezembro: dia internacional da pessoa com deficiênciao 5 de dezembro: dia internacional do voluntário

Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de Pais e Encarregados de Educação do CNSF

Page 4: Proposta de plano de intervenção

4

o 5 de janeiro: dia mundial da alfabetizaçãoo 23 de janeiro: dia mundial da liberdadeo 6 de fevereiro:, dia de Santa Doroteia o 21 de fevereiro: dia internacional da língua materna (UNESCO)o 21 de março: dia mundial da poesia; dia mundial para a eliminação da

discriminação racialo 24 de março: dia do estudanteo 2 de abril: dia internacional do livro infantilo 7 de abril: dia mundial da saúdeo 8 de abril: dia mundial da luta contra o cancroo 23 de abril: dia mundial do livro e dos direitos de autoro 14 de maio: dia das vocaçõeso 15 de maio: dia internacional da famíliao 21 de maio: dia mundial para a diversidade cultural e para o diálogo e o

desenvolvimentoo 5 de junho: dia mundial do ambiente

2. Adesão ao sistema de escolas associadas da UNESCO (http://www.unesco.pt/cgi-bin/educacao/redes/escolas_assoc/edu_ea_apres.html)As Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e / ou aplicando projetos-piloto destinados a preparar melhor as crianças para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente.As Escolas Associadas devem praticar um ensino intercultural. Devem ser democráticas e participativas nas suas estruturas e métodos, envolvendo uma elevada percentagem de professores, estudantes e pais. Deverão igualmente adaptar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

3. Voluntariado sénior pelo CNSFUma comunidade onde todos podem aprender com a experiência dos outros.

4. Organização da biblioteca escolar/ candidatura à rede de bibliotecas escolares ou a projetos de promoção da leitura da Gulbenkian (fevereiro ou março).Esta tarefa poderá ser desenvolvida de forma voluntária, devendo existir um contacto formal com a Biblioteca Municipal António Botto, no sentido de apoiar a organização biblioteconómica do acervo documental existente e a integração no serviço de apoio a bibliotecas escolares.

5. Arquivo digital do CNSFRecolha, tratamento e disseminação de fundo fotográfico do CNSF, permitindo a criação de um memorial da presença humana da instituição ao longo das últimas sete décadas.

6. Testemunhos de passagemRecolha de histórias de antigos alunos, por analogia com o disponível em http://www.facebook.com/groups/262236544742/, criando um repositório institucional visando uma futura publicação.

7. Eucaristia pelos antigos alunos, irmãs, professores e auxiliares falecidos

Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de Pais e Encarregados de Educação do CNSF

Page 5: Proposta de plano de intervenção

5

8. ExposiçõesDefinição de um calendário de exposições (uma por período escolar), desenvolvidas por pais e professores, onde os compromissos das Doroteias sirvam de mote para as temáticas a exibir.

9. Grupo de teatro infantil/ Grupo de dança infantil/ Clube de desporto do CNSFAtravés da associação de pais e encarregados de educação ou como extensão das atividades de enriquecimento curricular ou com parcerias institucionais, criando um grupo que afirme a identidade do colégio no território abrantino

10. Conversas do colégio/ Academia de paisCriação de um conjunto de conferências ou de encontros informais de temática diversificada, abertas à comunidade, onde debates da atualidade e com pertinência educativa e familiar sejam o mote para um encontro bimestral, numa tarde ou noite de partilha.

11. Visita de estudoRealização de uma visita de estudo anual para pais e filhos a locais de forte presença cristã e católica, através de transporte coletivo, solicitado ou não à autarquia abrantina ou por solicitação a parceiros eventuais.

12. Cursos brevesPropostos e promovidos pelos pais e abertos à comunidade, visam a criação de uma dinâmica de ensino informal ou não formal em que sessões breves ou ateliês de curta duração permitirão a fruição de boas práticas de intervenção comunitária. Ex: a importância da língua portuguesa, socorrismo, filosofia para crianças, gestão de conflitos, a matemática no dia a dia, entre outras.

13. Coro infantil do CNSF

14. …

VI – ConclusãoComo pais e encarregados de educação do CNSF entendemos a importância desta instituição na construção dos percursos leitores e do devir dos nossos filhos.

Confiámos nas Irmãs Doroteias e nos leigos que as servem a educação dos nossos filhos, pilar fundamental da sua dimensão humanista, daí que acreditamos que os desafios do devir do CNSF passam pela continuação das práticas educativas formais e com o paralelismo pedagógico adquirido.

Esse é o nosso desejo como pais e encarregados de educação. É na simplicidade das palavras e na determinação das nossas ações, aqui corporizadas num plano de intervenção integrado, que pretendemos intervir na história das Irmãs Doroteias através de uma dinâmica com futuro, de parceria e de partilha.

Pela via do coração e do amor pode conseguir-se tudo.Santa Paula Frassinetti

Associação de pais e encarregados de educação do Colégio de Nossa Senhora de Fátima,

fevereiro de 2012

Proposta de plano de intervenção integrado da Associação de Pais e Encarregados de Educação do CNSF