PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente...

12
PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA

Transcript of PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente...

Page 1: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

LUCIA MARIA

Page 2: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água

através de membranas, num processo chamado de difusão

• Se as células vermelhas do sangue forem removidas de seu ambiente natural e colocadas em água destilada, irão inchar até serem rompidas.

• Se as células forem colocadas em uma solução concentrada de sal de cozinha, as células irão murchar.

Page 3: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

MEMBRANA SEMIPERMEÁVELDizemos que uma membrana é semipermeável quando

permite apenas a passagem do solvente

Page 4: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

Osmose A osmose, do grego "osmós", significando “impulso”

Osmose é a passagem do solvente para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável

Page 5: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

PRESSÃO OSMÓTICAAo realizar a osmose, a água acaba empurrando a

membrana semipermeável. Disso resulta uma pressão sobre a membrana.

 . •   Pressão osmótica: é a pressão que deve ser aplicada à solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável

Page 6: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

Medindo a Pressão OsmóticaA pressão osmótica pode ser medida aplicando-se uma pressão externa que bloqueia a osmose.Medindo-se a pressão aplicada, conhecemos a pressão osmótica da

solução.

Page 7: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

CÁLCULO DA PRESSÃO OSMÓTICA (π )

Experiências mostram que a pressão osmótica (π ) é diretamente proporcional à concentração em mol/L ( M ) da solução e à temperatura absoluta ( T ).

π = M R T ( molecular )

π = M R T i ( iônica)

Page 8: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

OSMOSE REVERSA• Se é aplicada uma pressão na região da solução mais

concentrada, ou mais salina, será provocada uma inversão no fluxo natural, ou seja, a água da solução salina irá passar para a região de menor concentração de sais, retendo-se os íons na membrana que separa as duas soluções - esse é o princípio da osmose reversa. A pressão a ser aplicada deve ser maior que a

pressão osmótica

Page 9: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

DESSALINIZAÇÃO DO MAROsmose reversa

• Esquema simplificado de um sistema de osmose reversa - a água a ser tratada passa por um pré-tratamento e é lançada contra as membranas com alta pressão onde são extraídos os sais presentes. Posteriormente a água passa por um pós-tratamento para finalmente ser distribuída ao consumo. O rejeito (salmoura) é coletado para que seja dado o fim apropriado.

•  

Page 10: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

ESTADÃO PME » INFORMAÇÃO » NOTÍCIAS

Inovador e simples| 20 de agosto de 2013 | 16h 59Coreanos criam garrafa que transforma água do mar em potável

Eles desenvolveram um sistema portátil que filtra a água• Os sul-coreanos Younsun Kim, Kangkyung

Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, desenvolveram um sistema de filtragem e purificação de água portátil que promete transformar água do mar em água potável . O Puri, como é chamada a garrafa que filtra água, usa a tecnologia de osmose reversa. O item é projetado para uso em barcos ou situações de emergência no mar, em que as pessoas podem precisar de água para não se desidratarem ou até mesmo morrerem. Com esse equipamento, elas podem beber a água do mar.

• Segundo o site da Fast Company, o uso é simples, o usuário só precisa bombear um êmbolo – dispositivo que desliza em um e outro sentido no interior de um cilindro – e pressurizar a água salgada, empurrando para a câmara de filtragem. Em seguida, a água doce entra em outra câmara, pronta para ser consumida.

Garrafa filtra água salgada para beber

Page 11: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

A salga de pescados é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Na salga a ação do sal é dupla. O sal desidrata o

pescado por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno, e penetra na carne, baixando a atividade de água. O tempo

em que os pescados são mantidos em contato com o sal ou salmoura é conhecido como tempo de salga ou de cura.

Salga

Page 12: PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num.

FIM