PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior...

16
PROPRIEDADES PROPRIEDADES COLIGATIVAS COLIGATIVAS Prof. José Carlos Prof. José Carlos

Transcript of PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior...

Page 1: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

PROPRIEDADES PROPRIEDADES COLIGATIVASCOLIGATIVAS

Prof. José CarlosProf. José Carlos

Page 2: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

ImportanteImportante

• Pressão Máxima de Vapor: é a maior Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico desse líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma com a fase líquida, a uma determinada temperatura.determinada temperatura.

Page 3: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

SOLUTO NÃO VOLÁTILSOLUTO NÃO VOLÁTIL

• Soluto que em condições ambientes Soluto que em condições ambientes não passa para o estado gasoso.não passa para o estado gasoso.

Ex: sal de cozinhaEx: sal de cozinha

Page 4: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

TEMPERATURA DE TEMPERATURA DE EBULIÇÃOEBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO DE UM LÍQUIDO• Para que um líquido venha a ferver a Para que um líquido venha a ferver a

pressão interna de vapor do interior pressão interna de vapor do interior de cada bolha deve ser maior ou de cada bolha deve ser maior ou igual a pressão atmosférica local.igual a pressão atmosférica local.

Page 5: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

CLASSIFICAÇÃO:CLASSIFICAÇÃO:

• Tonoscopia;Tonoscopia;

• Ebulioscopia;Ebulioscopia;

• Crioscopia;Crioscopia;

• Osmose.(Osmometria)Osmose.(Osmometria)

Page 6: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

TONOSCOPIATONOSCOPIA

Definição: abaixamento da pressão Definição: abaixamento da pressão máxima de vapor de um líquido, pela máxima de vapor de um líquido, pela adição de um soluto não volátil.adição de um soluto não volátil.

Page 7: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

LEI DE RAOULTLEI DE RAOULT

i- fator de correção de Van’t Hoff.i- fator de correção de Van’t Hoff.Alfa- grau de ionização.Alfa- grau de ionização.q- quantidade de cátions + ânions do solutoq- quantidade de cátions + ânions do soluto então: então: ΔΔP/PP/P22=Kt.W.i=Kt.W.iΔΔP= abaixamento absoluto da pressão máxima de P= abaixamento absoluto da pressão máxima de

vapor.vapor.PP22= pressão de vapor do solvente.= pressão de vapor do solvente.Kt= constante tonoscópica do solvente.Kt= constante tonoscópica do solvente.Kt=MMKt=MM22/1000/1000MMMM22= massa molar do solvente.= massa molar do solvente.W= concentração em mol do soluto por Kg do solvente.W= concentração em mol do soluto por Kg do solvente.W=nW=n11/m/m22(kg)(kg)

Page 8: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

EBULIOSCOPIAEBULIOSCOPIA

Definição: é o aumento da Definição: é o aumento da temperatura de ebulição do solvente temperatura de ebulição do solvente pela adição de um soluto não volátil.pela adição de um soluto não volátil.

Page 9: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

LEI DE RAOULTLEI DE RAOULT

ΔΔTe=Ke.W.iTe=Ke.W.iΔΔTe=Te – TeTe=Te – Te22

Te=temperatura de ebulição da solução.Te=temperatura de ebulição da solução.TeTe22=temperatura de ebulição do solvente.=temperatura de ebulição do solvente.Ke= constante ebulioscópica (água=0,52ºC)Ke= constante ebulioscópica (água=0,52ºC)

i- fator de correção de Van’t Hoff.i- fator de correção de Van’t Hoff.Alfa- grau de ionização.Alfa- grau de ionização.q- quantidade de cátions + ânions do solutoq- quantidade de cátions + ânions do solutoW= concentração em mol do soluto por Kg do solvente.W= concentração em mol do soluto por Kg do solvente.W=nW=n11/m/m22(kg)(kg)

Page 10: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

CRIOSCOPIACRIOSCOPIA

Definição: é o abaixamento da Definição: é o abaixamento da temperatura de congelação do temperatura de congelação do solvente, provocado pela presença solvente, provocado pela presença de um soluto não volátil.de um soluto não volátil.

Page 11: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

LEI DE RAOULTLEI DE RAOULT

ΔΔTc=Kc.W.iTc=Kc.W.i

Kc= constante crioscópica. Kc= constante crioscópica. (água=1,86ºC) (água=1,86ºC)

Page 12: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

OSMOSE (OSMOMETRIA)OSMOSE (OSMOMETRIA)

Definição:é o processo espontâneo de Definição:é o processo espontâneo de transferência de moléculas do transferência de moléculas do solvente através de uma membrana solvente através de uma membrana semipermeável.semipermeável.

Page 13: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

FLUXO DE MOLÉCULAS DO FLUXO DE MOLÉCULAS DO SOLVENTE: SOLVENTE:

SOLUÇÃO MAIS DILUÍDA PARA SOLUÇÃO MAIS DILUÍDA PARA A SOLUÇÃO MAIS A SOLUÇÃO MAIS CONCENTRADACONCENTRADA

Page 14: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

PRESSÃO OSMÓTICA DE PRESSÃO OSMÓTICA DE UMA SOLUÇÃOUMA SOLUÇÃO

ππ.V = n.R.T.V = n.R.T

ππ= pressão osmótica.= pressão osmótica.

V=volume da solução (L)V=volume da solução (L)

n= número de mols do soluto.n= número de mols do soluto.

R= constante (0,082)R= constante (0,082)

T= temperatura em K (K= ºC+273)T= temperatura em K (K= ºC+273)

Page 15: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

CLASSIFICAÇÃO DASCLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES SOLUÇÕES

• De acordo com a pressão osmótica.De acordo com a pressão osmótica.

ππaa= = ππbb (solução isotônica) (solução isotônica)

ππaa> > ππbb (solução A hipertônica) (solução A hipertônica)

ππaa< < ππb b (solução A hipotônica) (solução A hipotônica)

Page 16: PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos. Importante Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico.

OSMOSE REVERSAOSMOSE REVERSA

Ocorre quando há passagem de Ocorre quando há passagem de moléculas do solvente da solução moléculas do solvente da solução mais concentrada para a solução mais concentrada para a solução mais diluída, por meio de uma mais diluída, por meio de uma pressão externa.pressão externa.