Propriedades Medicinais Do GinkoBiloba

3
Propriedades Medicinais e Cosméticas da Ginkgo Biloba Surgida há mais de 200 mil anos, na Era Paleozóica, a Ginkgo biloba é remanescente das ginkgoáceas e sobrevivente de uma flora extinta. Várias espécies originadas desta planta acabaram não resistindo às sucessivas e terríveis transformações enfrentadas pelo planeta e desapareceram totalmente. Além de uma impressionante resistência a infestações por insetos, bactérias e por alguns tipos de vírus e fungos que normalmente infectam as plantas, a Ginkgo biloba possui elevada tolerância à poluição urbana e industrial e às ações mutagênicas das radiações. Não foi à toa que sobreviveu à explosão da bomba atômica em Hiroshima. Os extratos de Ginkgo biloba foram introduzidos na medicina em 1965, através das pesquisas do médico-farmacêutico alemão Willmar Schwabe. Empregada na homeopatia em solução hidroalcóolica na potência D1, a Ginkgo biloba tem as seguintes indicações: - Tratamento de enxaqueca e cefaléia supra-orbitária ou temporal esquerda, especialmente aquelas agravadas pelo frio; - Circulação arterial geral, principalmente cerebral e capilar, por sua ação vasoreguladora; - Fadiga mental (memória débil, dificuldade de concentração e perda de memória); - Cansaço e intensa debilidade muscular; - Nos casos de piora motivada por umidade e calor; - Quando ocorre melhora por repouso e oxigenação; - Tendência à lateralidade esquerda (cefaléias, amigdalites). Entre as indicações clínicas fitoterápicas, estão : - Tratamento e prevenção da degeneração e envelhecimento precoce da pele e do organismo; - Insuficiências cérebro-vasculares, diminuição da memória, vertigens, acrocianoses, afecções neurosensoriais; - Distúrbios vasoperiféricos, arteriopatias, deficiências vasomotoras e fragilidade capilar; - Processos alérgicos em geral; - Tratamento e prevenção do câncer e outras doenças degenerativas;

description

Propriedades Medicinais Do GinkoBiloba

Transcript of Propriedades Medicinais Do GinkoBiloba

Propriedades Medicinais e Cosmticas da Ginkgo Biloba Surgida h mais de 200 mil anos, na Era Paleozica, a Ginkgo biloba remanescente das ginkgoceas e sobrevivente de uma flora extinta. Vrias espcies originadas desta planta acabaram no resistindo s sucessivas e terrveis transformaes enfrentadas pelo planeta e desapareceram totalmente. Alm de uma impressionante resistncia a infestaes por insetos, bactrias e por alguns tipos de vrus e fungos que normalmente infectam as plantas, a Ginkgo biloba possui elevada tolerncia poluio urbana e industrial e s aes mutagnicas das radiaes. No foi toa que sobreviveu exploso da bomba atmica em Hiroshima.

Os extratos de Ginkgo biloba foram introduzidos na medicina em 1965, atravs das pesquisas do mdico-farmacutico alemo Willmar Schwabe. Empregada na homeopatia em soluo hidroalcolica na potncia D1, a Ginkgo biloba tem as seguintes indicaes:

- Tratamento de enxaqueca e cefalia supra-orbitria ou temporal esquerda, especialmente aquelas agravadas pelo frio;- Circulao arterial geral, principalmente cerebral e capilar, por sua ao vasoreguladora;

- Fadiga mental (memria dbil, dificuldade de concentrao e perda de memria);

- Cansao e intensa debilidade muscular;

- Nos casos de piora motivada por umidade e calor;

- Quando ocorre melhora por repouso e oxigenao;

- Tendncia lateralidade esquerda (cefalias, amigdalites).

Entre as indicaes clnicas fitoterpicas, esto: - Tratamento e preveno da degenerao e envelhecimento precoce da pele e do organismo;

- Insuficincias crebro-vasculares, diminuio da memria, vertigens, acrocianoses, afeces neurosensoriais;

- Distrbios vasoperifricos, arteriopatias, deficincias vasomotoras e fragilidade capilar;

- Processos alrgicos em geral;

- Tratamento e preveno do cncer e outras doenas degenerativas;

- Aumento de resistncia s infecces;

- Favorece a biossntese do colgeno e elastina;

- Preveno de rugas e flacidez, melhorando a elasticidade da pele;

- Inativao dos radicais livres;

- Evita a fadiga, depresso e os processos degenerativos em geral.

A posologia, no entanto, varia de acordo com o quadro clnico e a evoluo do paciente, mas sempre de acordo com a indicao mdica. importante ressaltar que a associao da Ginkgo biloba com vitamina E (um dos mais potentes antioxidantes e protetores das membranas celulares), carotenides naturais (fonte de vitamina A e antioxidantes naturais), acerola (fonte natural de vitamina C) e bioflavonides antioxidantes permite reunir em um s produto importantes antioxidantes com ao preventiva e curativa para inmeras patologias, tais como catarata, complicaes do diabetes, cncer, envelhecimento, alergias respiratrias e alimentares, stress, fadiga fsica e mental, m circulao cerebral, perda de memria, distrbios circulatrios e depresso.

Ao Cosmtica A Ginkgo biloba tem sido muito empregada em medicamentos de uso interno, mas, atualmente, seu potencial na rea cosmtica comea a ser explorado no combate ao envelhecimento cutneo, em formulaes de ao contra os radicais livres.

O potencial cosmtico desta planta envolve a alterao da permeabilidade vascular com vistas a restaurao da vascularizao do bulbo capilar e diminuio da queda de cabelo; ao anticelultica e antiadiposidade, por regularizar a circulao perifrica; combate aos radicais livres do organismo por sua capacidade de atrair o radical hidroxila (OH) e o superxido (O2), devido a porcentagem elevada de flavonides em sua composio. Esta ltima caracterstica da planta explorada nas formulaes cosmticas de combate ao envelhecimento cutneo. O extrato de Ginkgo biloba (EGb 761), portanto, possui atividades significantes de combate aos radicais livres, levando inativao do superxido (O2).

O acmulo de substncias residuais nas clulas um dos principais responsveis pelo fenmeno do envelhecimento celular, o que mostra a incapacidade das enzimas - tais como superxido desmutase (SOD), catalases e peroxidases - neutralizarem a produo de radicais livres, que desnaturam o DNA com severas conseqncias para a sntese de protenas e podem igualmente ter aes mais diretas sobre as enzimas celulares, as microfibrilas colagnicas e o cido hialurnico, conduzindo aos fenmenos de fibrose e esclerose. As membranas intra e pericelular tambm iro ser alvos privilegiados dos radicais livres, que iro degradar os fosfolipdeos a nvel dos cidos graxos insaturados.

Em virtude de sua atividade sobre os radicais livres, EGb utilizado em produtos cosmticos. Por normalizarem a circulao e protegerem os vasos sangneos, o EGb tambm recomendado em produtos para tratamento de varizes, lcera varicosa e m circulao.

Devido ao seu alto contedo de flavonides, o EGb ainda indicado em cosmetologia para a regularizao da secreo sebcea de peles secas e desidratadas. Cremes base de Gingko biloba, vitamina E e caroteno so excelentes na preveno do envelhecimento, assim como na manuteno da higidez cutnea e hidratao da pele. Por fim, so indicados para qualquer tipo de pele, pois apresentam funo regeneradora e protetora das clulas, ao antiinflamatria , antioxidante e protetora contra radiaes (UV e Gama), prevenindo e tratando o envelhecimento cutneo.