Prospecto Governança de TI

11
Diferencial A metodologia de ensino com enfoque prático Matrículas Aproveite os valores especiais da semana Network Amplie suas relações profissionais Direto ao Ponto: o mercado de TI Walter Soubihe - CIO da Bunge José Furtado - Gerente geral de T.I. da Usiminas Capacitação em Governança de TI Orquestrando as demandas do negócio

description

Prospecto Governança de TI

Transcript of Prospecto Governança de TI

Page 1: Prospecto Governança de TI

DiferencialA metodologia de ensino com enfoque prático

MatrículasAproveite os valores

especiais da semana

NetworkAmplie suas relações

profissionais

Direto ao Ponto: o mercado de TIWalter Soubihe - CIO da Bunge

José Furtado - Gerente geral de T.I. da Usiminas

Capacitação em Governança de TIOrquestrando as demandas do negócio

Page 2: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

Metodologia

Sobre o programa

Módulos

Professores

Calendário

Procedimento

A ebusiness Brasil

Criada para contribuir no aperfeiçoamento e na valorização do profissional de TI, a ebusiness Brasil desenvolve as melhores ações educacionais relacionadas à Governança de TI, promoven-do discussões, fóruns, seminários e cursos de capacitação.

A associação busca auxiliar os executivos a garantir o sucesso das iniciativas de TI com informa-ções, melhores práticas, estudos de caso e aplicações dos modelos por meio de experiências surpreendentes.

Expediente Diretoria: Carlos Campos, Henrique Gasperoni, Ricardo Barato, Richard Lowenthal; Marketing: André Duarte, Flávio Alfaya, Luana Viana, Luana Feitosa, Michele Sakamoto; Data Gathering: Fátima Rocha, Andréia Durão, Camila Barbosa, Carolina Murari, Rute Silva, Xaênia Felipe; Conteúdo: Andrezza Queiroga; Atendimento: Roberson Mendes, Daniela Queiroz, Juliana Giraçol, Leandra Pereira, Maria Silva, Vagner Silva, Wendel de Sá ; Produção: Fernando Mazzini, Francisca de Assis, Joyce Sanches, Mariany Proette ; Financeiro: Priscila Campanha

Governança de T.I.

3

4

6

10

5

9

11

Índice

Page 3: Prospecto Governança de TI

3

Governança: T.I. mais es-tratégica

Com o Brasil registrando cresci-mento econômico acima da média internacional e tendência positiva para os próximos anos, a Tecno-logia da Informação pega carona e espera crescert de 10% a 15%. O momento é de demonstrar que a área não é apenas suporte ao negócio e sim parte fundamental da estratégia.Mas como mostrar isso? A alterna-tiva que vem sendo adotada por grandes empresas é a governança de TI, que veio para gerar negócios e alavancar resultados. “Hoje, a TI atua como um orquestrador das demandas de negócio, não apenas suporte. Agora, a área ajuda a criar e a viabilizar as estratégias da com-panhia.”, afirma Walter Soubihe, Presidente da ebusiness Brasil e CIO da Bunge Brasil.Para José Antonio Furtado, gerente geral de TI da Usiminas, o grande desafio da área é inovar e gerar negócios, trazendo mais rentabili-dade para a empresa. “Para isso, a área está adotando uma nova pos-tura, voltada para o planejamento estratégico, reforçando a importân-cia de investir em governança de TI”, diz.Novas abordagens para o geren-ciamento estratégico de TI visam proporcionar maior confiabilidade à área, aumentar a qualidade de produtos e processos e trabalhar com menores custos e maiores lu-cros. “Os líderes devem se tornar co nhecedores da empresa e serem capazes de mostrar a importância da área para os públicos de inte resse. Na sociedade da informação, é fundamental entender e se fazer entender”, diz Soubihe.

Furtado observa que TI não pode mais ser considerada uma ciên-cia exata, pois a complexidade dos negócios exige desenvolver relacio namentos com todas as áreas da em-presa para identificar necessidades e traçar estratégias de negócios. Os dois apontam que os gestores bem-sucedidos estão próximos às suas equipes, proporcionando de-safios, deixando-as trabalhar com a inovação, reconhecendo as boas ações e, principalmente, agindo de forma transparente.

Mercado de trabalho

Um estudo desenvolvido pela So-ciedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software (Softex) aponta uma tendência de, em 2013, sobrarem 213 mil vagas no setor de TI, cujo salário médio é quase o do-bro do salário médio nacional. Furta-

do concorda que realmente ex-istem vagas, mas a mão de obra qualificada é escassa. “Para mudar esse cenário, mudanças são necessárias: profissionais devem procurar capacitação e empresas devem investir em seus funcionários, seja por meio de programas de estágios e trainess, ou parcerias com insti-tutos educacionais”, completa.O Presidente da ebusiness Brasil e CIO da Bunge Brasil avalia a situação como pleno emprego. Nesse contexto, os profissionais de Tecnologia da Informação precisam se atuali-zar e desenvolver a cultura da governança, tendência atual, alinhando diretrizes e objetivos estratégicos da organização às suas ações.

Por Luana Viana

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

Direto ao ponto

Um grande desafio ao ges-tor é alinhar os objetivos dos profissionais às es-tratégias da companhia.

“ “

Walter Soubihe, Presidente da ebusiness Brasil e CIO da Bunge Brasil

Page 4: Prospecto Governança de TI

4ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

Muito além de uma Metodologia de Ensino

Metodologia

A ebusiness Brasil utiliza uma metodologia de ensino, que tem como objetivo proporcionar um am-biente cativante e agradável através da aplicação de dinâmicas, jogos empresariais e recursos multimídia.

Diferencial

Professores que são execu-tivos de mercado, referências em suas áreas. Aulas exempli-ficadas com cases práticos e voltadas para a troca de expe riências.

Diretriz Educacional

Por ser um instituto sem fins lucra-tivos, que visa o crescimento e val-orização profissional dos executivos de Tecnologia da Informação, tudo que é criado passa por sua estrutura organizacional, em que o presidente contextualiza e o coordenador do curso assegura a uniformidade no conhecimento disseminado pelos professores aos participantes.

Troca de experiência em alto nível

Reunidos em uma sala de aula, os participantes terão a oportunidade única de se relacional com outros profissionais do mercado, proporcio-nando a troca de conhecimentos so-bre os desafios de sua área.

Academia de experiências

Com uma infraestrutura adequada para o aluno-executivo, a Academia tem cobertura wi-fi, estacionamento no edifício, além da sua localização privilegiada, a Vila Olímpia, um dos grandes centros financeiros/corporativos de São Paulo.

Para completar a facilidade e comodidade, todo o material didático é disponibilizado ao aluno, tanto em formato impresso como on-line. Promovemos ainda a cada aula, coffee’s break’s a fim de contribuir com o network.E para certificar o seu conhecimento adquirido no curso, emitiremos o Certificado de Conclusão do curso assinado pelo presidente do Instituto e pelo coordenador do curso.

Podemos até formar pes-soas altamente capacita-das, mas o que realmente queremos é formar pes-soas altamente felizes

Page 5: Prospecto Governança de TI

5ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

ProgramaCapacitação em Governança de TI

O curso também vai fornecer co nhecimentos sobre a Gestão de Processos de TI e como inseri-los no dia a dia, bem como vai habilitar o aluno a gerir projetos, riscos e pes-soas dentro de sua organização.

O Formato

A cada encontro um tema será abor-dado, sendo seu desdobramento composto pela introdução teórica (embasamento), metodologias e téc-nicas de desenvolvimento, aplicabi-lidade (experiência) e apresentação de cases (a prática). As aulas apre-sentam espaços de reflexão, criação e construção do conhecimento.

O Programa

Com o compromisso de ensinar as melhores práticas relacionadas à Governança de TI, o curso destaca-se por apresentar o conteúdo por meio de profissionais gabaritados no mercado para disseminar este con-hecimento.

Entre os temas que serão abordados estão as estratégias utilizadas nas empresas e como se deve estabe-lecê-las e desenvolvê-las no âmbito corporativo. Saiba como planejar sua estrutura de governança de TI e quais os indicadores de desempen-ho KPls através de conhecimentos práticos disseminados por especial-istas de renome.

A Capacitação

Serão 15 reuniões que totalizam45 horas de aulas expositivas.

De 19.Jul a 13.Set Às segundas e quartas-feiras Das 19h15 às 22h30

O Resultado

Desenvolver e aprender habilidades analíticas, como forma de geração de valor para as empresas é a pro-posta deste treinamento.

Que entre seus diferenciais apresen-ta uma abordagem prática quanto aos processos de analise, aliando o conceito, a prática e a apresentação de cases.

ACADEMIA DE EXPERIÊNCIAS FEBRACORPAv. Dr. Cardoso de Melo, 1340 I 1ºandarVila Olímpia I São Paulo - SP

Como chegar

Telefone: 55 11 3302.9292

Academia de experiências

Com uma infraestrutura adequada para o aluno-executivo, a Academia tem cobertura wi-fi, estacionamento no edifício, além da sua localização privilegiada, a Vila Olímpia, um dos grandes centros financeiros/corporativos de São Paulo.

Para completar a facilidade e comodidade, todo o material didático é disponibilizado ao aluno, tanto em formato impresso como on-line. Promovemos ainda a cada aula, coffee’s break’s a fim de contribuir com o network.E para certificar o seu conhecimento adquirido no curso, emitiremos o Certificado de Conclusão do curso assinado pelo presidente do Instituto e pelo coordenador do curso.

Page 6: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br 6

Capacitação em Governança de TI

MÓDULO I - Estratégia Empresarial e Estrutura de Governança de TI

A Programação do cursoEspecialistas abordam temas atuais do mercado

O estabelecimento e desenvolvimento de estratégias;

O valor da TI frente a organização;

Estrutura de governança de TI;

Indicadores de desempenho (KPIs).

MÓDULO II - Gestão de Processos de TI

Melhores práticas na utilização do modelo CobiT;

Melhores práticas na utilização do modelo ITIL;

Gerenciando demandas.

Saiba como gerir processos, projetos, riscos e pessoas no curso de Capacitação em Governança de TI, aplicando controles efetivos, minimi-zando os riscos, ampliando o desempenho, otimizando os recursos e reduzindo os cus-tos.

Page 7: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br 7

Capacitação em Governança de TI

MÓDULO III - Gerenciamento Colaborativo de Projetos

Estruturação de um escritório de pro-jetos focado a resultados;

Inteligência Emocional;

O perfil ideal e as características de um gerente de projetos eficaz;

Colaboração e integração: caminhos em busca da excelência.

Cases

Gestão e estruturação do portfólio: desafios e atitude;

Alicerces de gerenciamento focado a resultados e não somente a proces-sos;

Capturando valor com base no plane-jamento sustentável e assertivo;

Escritório de projetos e seu catálogo de serviços.

MÓDULO IV - Gestão de riscos

TI como alavancador de soluções de negócios para minimizar riscos;

Melhores práticas de gestão de ris-cos (Coso ERM);

Avaliação de riscos - casos práticos;

Segurança da informação;

Tipos de assédio.

Cases

Vazamento de informações.

MÓDULO V- Gestão de Capital Humano

Ganhando reconhecimento e valori-zação;

Gestão da carreira de TI;

Gerenciamento de turnover e re-tenção do conhecimento;

Pessoas como condutores e agentes transformadores;

Potencializando o capital humano;

Modelos de avaliação por desem-penho;

Gerenciando e retendo talentos.

Indicadores mais utilizados em TI;

Como definir metas (sistemas, infra, segurança, telco, etc.).

Casos práticos aplicados

MÓDULO VI - Avaliação do Desempenho da TI

Ciclo de vida das Informações;

Gestão do conteúdo corporativo;

Descoberta eletrônica;

Como atender uma auditoria;

Controle dos ativos da informação.

MÓDULO VII - Benefícios e desafios através da Gestão do Conhecimento Corporativo

Page 8: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br 8

Capacitação em Governança de TI

MÓDULO VIII - Business Process Management (BPM)

Ferramentas para a gestão do processo de negócios;

Como construir um processo de negócio e agregar valor à empresa.

MÓDULO IX - A Inovação no processo de estrutura de Governança de TI

Como se cria um processo de ino-vação na empresa;

Recursos para investir em TI;

Que valor o profissional agrega em inovação;

A sustentabilidade da inovação.

MÓDULO X - A Governança na Prática

Elaboração do plano de implemen-tação de governança em TI;

Catálogo de serviços.

Page 9: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

Professores

Walter Soubihe

Presidente da ebusiness Brasil e CIO da Bunge

Com mais de 20 anos de experiência no segmento industrial e de serviços, dirigiu áreas e projetos de tecnologia da informação. Atuou como gerente geral de TI da Votorantim e foi re-sponsável pela implementação de um dos maiores projetos de ERP da América Latina, juntamente com um modelo diferenciado de governança.

Antonio Gesteira

Especialista em Governança de TI

Presidente da NFe do Brasil. Atuou como diretor de Advisory da Pricewa-terhouseCoopers, responsável pela condução de projetos de consultoria ligados à Segurança da informação e Gestão de TI Brasil e no exterior, é Pós Graduado em Consultoria de Gestão de TI e E-Business, com lar-ga experiência em projetos no Brasil e Exterior com o foco em avaliação de riscos, planejamento estratégico, desenho e arquitetura e gestão de incidentes e crises.

Cassio Marcelo Salinas

Líder da equipe do PMO de TI da Vivo

É certificado em PMP, com atuação em projetos de gerenciamento de projetos e processos por mais de 15 anos. Na Vivo, desenvolveu uma metodologia de gestão de projetos

9

própria, permitindo à área de TI atuar estrategicamente em 95% das ações da empresa. Com MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Infor-mação e formação em Engenharia Eletrônica e Sistemas da Informação, é especializado em PMO Funcional, comunicação e engajamento entre equipes de projetos.

André Pitkowski

Especialista em Governança de TI

Especialista em Governança de TI, acumula anos de experiência, tendo atuado em empresas como o Grupo Pão de Açúcar, Softway Contact Center, Rainbow Proteq do Brasil, Aladdin Brasil e Network Associates, Inc. Com MBI em Governança de TI, possui profundo conhecimento em Segurança da Informação, Co-biT, Processos de Gestão de Riscos e SarBox, bem como nas áreas de desenvolvimento, infraestrutura e telecomunicações.

José Antonio Furtado

Gerente geral de T.I. da Usiminas

Atuou como gerente de TI da Villares Metals, onde desenvolveu um projeto inovador de Governança, alicerçado por um plano estratégico de TI e uma metodologia de gestão de projetos própria. Formado em Engenharia de Produção com MBA Empresarial. Participou do CIO Executivo - Pro-grama Estratégico para a Gestão de TI - Haas School of Business, UC Berkeley – 2007 e Böhler-Uddeholm Academia – 2007 e 2009.

Wanderley Cillo Jr.

Gerente de Automação Comercial e BI do grupo Pão de Açúcar

Responsável por planejar e conduzir projetos estratégicos de alta relevân-cia e tamanho junto ao comitê exec-utivo das empresas através de uma metodologia criada com base na transformação das melhores práti-cas de mercado em ações aplicáveis e totalmente aderentes as necessi-dades das empresas.

Page 10: Prospecto Governança de TI

ID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br

Calendário

10

Fórum de Governança de TI

Considerado o evento oficial deste tema, reúne cases diferenciados e exclusivos de grandes empresas e renomados profissionais, que apresentam e es-clarecem importantes frameworks e melhores práti-cas. 27/set

PMMeeting

O conceito aplicado à pratica, com apresentação de experiências de grandes executivos, responsáveis

pela execução dos projetos de TI. Oportunidade única para ficar antenado sobre as tendências de TI.

09 e 10/11

Congresso Workshop

Imagem meramente ilustrativa

Capacitação em Governança de TI

Melhores práticas para o gerenciamento estratégico de TI com experts no assunto. Gerencie a área, os processos, as pessoas, os projetos, os riscos. 19/07 a 13/09

Intensivo em Governança de TI

Em uma semana saiba como planejar sua estrutura de governança de TI e quais os melhores indicadores de

desempenho KPls.Tudo isso com muita prática.

08/08 a 12/08

Especialização Especialização

Page 11: Prospecto Governança de TI

Procedimento

IID Projeto 505 - ebusiness Brasil - Junho www.ebusinessbrasil.org.br 11

Matrículas

As matrículas já estão abertas!Entre em contato e garanta sua vaga agora mesmo!Telefone: 55 11 3302.9292E-mail: [email protected]

Sugestão de estacionamento

Convênio com o estacionamento ICO (acesso - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1340- Esquina com a Al. Vicente Pin-zon)Alunos da ebusiness/Febracorp pos-suem 25% de desconto, faturados

CONTEÚDO ON LINE

www.ebusinessbrasil.org.br

LinkedIn

CONTATO

[email protected] 55 11 3302.9292

www.ebusinessbrasil.org.br/capacitacao

em boleto.Havendo interesse, entre em contato com Ellen ou Daiane Telefone: 55 11 2127.7433 E-mail: [email protected]

Suporte ao aluno

Mariany [email protected]

Joyce [email protected]

55 11 3302.9200

Material Didático

No 1º dia de aula será disponibilizado apostila impressa e após cada aula o material estará disponível também no site do curso.

Certificado de Conclusão do curso*

O certificado será entregue aos alu-nos que cumprirem a frequência mínima de 75% de presença nas aulas no coquetel de encerramento.

ACADEMIA DE EXPERIÊNCIAS FEBRACORPAv. Dr. Cardoso de Melo, 1340 I 1ºandar

Vila Olímpia I São Paulo - SP

Em maio, 26 profissionais compartilharam cases, dicas e técnicas para que a TI eleve seu nível de adoção da Governança e alcance o maior alinhamento possível com os objetivos estratégi-cos da organização.

O Workshop As Melhores Sacadas de Gover-nança de TI, conduzido por Alexandre Gonza-les, Denise Castanho, André Pitiwoski e Paulo Gontijo, apresentou discussões sobre gestão de mudanças e serviços, demandas, segurança da informação.

Fique ligado nas novidades da ebusiness Brasil.

Aconteceu na ebusiness Brasil