ProSYS...usuário é então encorajado a tentar resolver a interferência através de uma ou mais...

88
ProSYS Manual do Usuário Para uso com ProSYS 16, ProSYS 40, e ProSYS 128

Transcript of ProSYS...usuário é então encorajado a tentar resolver a interferência através de uma ou mais...

ProSYS Manual do Usuário

Para uso com ProSYS 16, ProSYS 40, e ProSYS 128

Aviso Importante

Este manual é entregue sujeito às seguintes condições e restrições:

Este manual contêm informações que pertencem a Rokonet Electronics Ltd. Estas informações são fornecidas com o único propósito de assistir explícita e corretamente aos usuários autorizados do sistema.

Nenhuma parte de seu conteúdo pode ser utilizada para qualquer outra finalidade, ser divulgada a qualquer pessoa ou firma ou ser reproduzida por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, sem a prévia e expressa permissão por escrito de Rokonet Electronics Ltd.

O texto e os gráficos são apenas para fins de referência e ilustração. As especificações em que são baseados estão sujeitas a alterações sem aviso.

As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. Nomes de empresas e indivíduos e os dados usados nos exemplos neste documento são fictícios a menos que indicado de outra maneira.

Copyright 2004 Rokonet Electronics Ltd. Todos os direitos reservados.

Manual do Usuário da ProSYS iii

Informação ao Cliente DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE RTTE

Por este meio, Rokonet Electronics Ltd, declara que estes painéis de controle (RP128MC0000A, RP140MC0000A, RP116MC0000A), com os acessórios conectados por fio (incluindo cabos) e os acessórios sem fio, estão em conformidade com os requerimentos essenciais e outras provisões relevantes da Diretriz 1999/5/EC.

CONEXÃO TELEFÔNICA (Ref.: FCC Parte 68) 1) Este equipamento, Painel de Controle de Alarme, nome de

marca ProSYS (RP128MA0000A, RP140MA0000A, RP116MA0000A), está em conformidade com a Parte 68 das Normas FCC e com os requerimentos adotados pela ACTA. No painel inferior deste produto existe uma etiqueta que contém, entre outras informações, um identificador do produto no formato US:RKEAL10BRP1XXMA. Se for necessário este, número deve ser fornecido à companhia telefônica.

2) Este equipamento foi projetado para ser conectado à rede telefônica usando um bloco de terminais, que está em conformidade com a Parte 68 e um conector RJ31X instalado corretamente. Veja as Instruções de Instalação para maiores detalhes.

3) O REN é usado para determinar o número de dispositivos que podem ser conectados a uma linha telefônica. Um número excessivo de RENs numa linha telefônica pode resultar que os dispositivos não respondam a uma chamada telefônica que esteja entrando. Na maioria, mas não em todas as áreas, a soma de RENs não deve exceder a cinco (5.0). Para estar seguro do número de dispositivos que podem ser conectados a uma linha, como determinado pelo total de RENs, entre em contato com a companhia telefônica local. O REN do sistema de alarme é parte do identificador do produto, que tem o formato US:RKEAL10BRP1XXMA.

iv Manual do Usuário da ProSYS

4) Se o Painel de Controle de Alarme causar danos à rede telefônica, a companhia telefônica o notificará antecipadamente que uma interrupção temporária do serviço pode ser necessária. Se não for prático um aviso prévio, você será notificado assim que for possível. Além disto, você será avisado do seu direito de encaminhar uma reclamação com o FCC se isto for necessário.

5) A companhia telefônica pode fazer alterações nas suas instalações, equipamentos, operações e procedimentos, que podem afetar a operação deste equipamento. Se isto ocorrer, a companhia telefônica fornecerá um aviso prévio para que você possa fazer as necessárias modificações para manter o serviço de forma ininterrupta.

6) Se aparecerem problemas com o Painel de Controle de Alarme, que necessitam de conserto ou informação sobre a garantia, por favor, dirija-se a: Rokonet Industries USA Inc 2822 NW 79th Ave. Miami, Florida 33122 USA, telefone número 305 592 3820, URL: [email protected]. Se o equipamento estiver causando danos à rede telefônica, a companhia telefônica poderá requerer que o equipamento seja desconectado até que o problema seja resolvido.

7) É proibida a conexão com o serviço de telefone público por moeda. A conexão com serviço de linha compartilhada está sujeita a tarifas locais.

8) O Painel de Controle de Alarme deve estar habilitado a apreender uma linha telefônica e fazer uma chamada em uma situação de emergência. Deve poder fazer isto mesmo se outro equipamento (telefone, secretária eletrônica, modem de computador, etc.) estiver usando a linha telefônica. A instalação apropriada é apresentada na figura abaixo. Se você tiver quaisquer perguntas a respeito destas instruções, consulte a sua companhia telefônica ou um instalador qualificado sobre como instalar o conector RJ31X e o Painel de Controle do Alarme.

Manual do Usuário da ProSYS v

Computer

AnsweringSystem

Fax Machine

Telephone

Telephone

Telephone

UnusedRJ-11Jack

UnusedRJ-11 Jack

RJ-31XJack

TelephoneLine

NetworkDemarcation

Point

NetworkService

Provider'sFacilities

Customer Premises Equipment and Wiring

AlarmDialing

Equipment

INTERFERÊNCIA DE RÁDIO FREQÜÊNCIA (Ref.: FCC Parte 15, Par. 15.105) Este equipamento foi testado e está em conformidade com os limites da Classe B de aparelhos digitais de acordo com a Parte 15 das Normas FCC. Estes limites foram definidos para fornecer uma boa proteção contra danos de interferência em instalações residenciais. Este equipamento gera, utiliza, e pode irradiar energia de rádio freqüência e, se não for instalado e utilizado de acordo com as instruções, pode causar interferência danosa às comunicações de rádio. Entretanto, não há garantia de que não ocorrerão interferências em uma instalação em particular. Se este equipamento causar interferência danosa a uma recepção de rádio ou televisão, a qual possa ser determinada ligando-se e desligando-se o equipamento, o usuário é então encorajado a tentar resolver a interferência através de uma ou mais das seguintes medidas:

1) Reoriente ou recoloque a antena receptora.

2) Aumente a separação entre o equipamento e o receptor.

3) Conecte o equipamento a uma tomada ou circuito diferente daquele utilizado para a conexão do receptor.

4) Consulte o revendedor ou um técnico especializado em Rádio/TV para obter auxílio.

vi Manual do Usuário da ProSYS

MUDANÇAS OU MODIFICAÇÕES (Ref.: FCC Parte 15, Par. 15.21 e 15.27)

Mudanças ou modificações nesta unidade que não sejam expressamente aprovadas pela Rokonet, Ltd., Podem invalidar a autorização para o usuário operar o equipamento.

Manual do Usuário da ProSYS vii

Conteúdo

RESUMO DOS COMANDOS DO USUÁRIO ................................... 1

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO........................................................... 3

Operando o Sistema ................................................................. 3

A Família ProSYS...................................................................... 5

Termos e Definições................................................................. 5

CAPÍTULO 2: SEU TECLADO NUMÉRICO .................................... 8

Tipos de Teclados Numéricos ................................................. 8

LED´s indicadores..................................................................... 9 LED Power (Ligado) ............................................................. 9 LED Arm (Armado) ............................................................. 10 LED Ready (Pronto) ........................................................... 10 LED Bypass (inibição) ........................................................ 11 LED Fire (Fogo).................................................................. 11 LED Tamper ....................................................................... 12 LEDs Zona.......................................................................... 12

Teclas ....................................................................................... 13 Teclas Numéricas............................................................... 13 Teclas de Função (A, B, C e D).......................................... 13 Outras Teclas ..................................................................... 14

Teclas de Emergência ............................................................ 15

CAPÍTULO 3: ARMANDO E DESARMANDO O SISTEMA........... 16

Armando .................................................................................. 16 Armando Total .................................................................... 17 Armando Parcial ................................................................. 18 Armando Partição............................................................... 19 Armando Grupo .................................................................. 21

viii Manual do Usuário da ProSYS

Armando Rápido................................................................. 22 Armando Forçado............................................................... 22 Armando com Botão Sem Fio ............................................ 22 Armando com Tecla Digital ................................................ 22 Armando com Chave de Controle ...................................... 23 Armando com Controle de Acesso..................................... 23

Desarmando ............................................................................ 23 Desarmando o sistema....................................................... 23 Silenciando um Alarme....................................................... 24 Desarmando Partição......................................................... 25 Desarmando por Coação ................................................... 26 Desativando Alarme de Incêndio (Controle Auxiliar) ......... 27

CAPÍTULO 4: BYPASS (ANULAÇÃO) DE ZONA......................... 28

CAPÍTULO 5: ATIVANDO UTENSÍLIOS ELETRODOMÉSTICOS (SAÍDAS DE UTILIDADE S.U) ....................................................... 30

Ativando Utensílios Eletrodomésticos do Menu Funções do Usuário..................................................................................... 31

Ativando Utensílios Eletrodomésticos Usando um Código31

CAPÍTULO 6: PROGRAMANDO NÚMEROS DE SIGA-ME ......... 32

CAPÍTULO 7: CÓDIGOS DO USUÁRIO........................................ 35

Estabelecer e Modificar os Códigos de Usuário ................. 36

Apagando Códigos de Usuário ............................................. 38

Níveis de Autoridade do Usuário .......................................... 39

Introduzindo Etiquetas do Usuário ....................................... 41 Tabela de Caracteres ......................................................... 42

Atribuindo Códigos Duplos ................................................... 43

CAPÍTULO 8: VISUALIZANDO CONDIÇÕES DE PROBLEMAS. 44

Manual do Usuário da ProSYS ix

CAPÍTULO 9: ESTABELECENDO E MODIFICANDO A DATA E HORA DO SISTEMA....................................................................... 45

Estabelecendo e Modificando a Hora do Sistema............... 45

Estabelecendo e Modificando a Data do Sistema ............... 46

CAPÍTULO 10: PROGRAMAS SEMANAIS ................................... 47

Armado/Desarmado Automático ........................................... 47

Definir um Programa de Ativação de Saída de Utilidade.... 50

Definir um Programa de Limitação de Usuário.................... 52

CAPÍTULO 11: PROGRAMANDO TECLAS DE FUNÇÃO............ 54

CAPÍTULO 12: TECLADO NUMÉRICO DE PROXIMIDADE ........ 57

Acrescentando um Novo Identificador de Proximidade..... 58

Apagando um Identificador de Proximidade Segundo o Número de Série do Usuário.................................................. 59

Apagando um Identificador de Proximidade segundo o Próprio identificador de proximidade do Usuário ............... 60

Usando um Identificador de Proximidade............................ 61

CAPÍTULO 13: MENU COMPLETO DAS FUNÇÕES DO USUÁRIO......................................................................................................... 62

APÊNDICE A: PROBLEMAS NO SISTEMA.................................. 70

APÊNDICE B: SONS DO SISTEMA............................................... 74

APÊNDICE C: PROGRAMANDO TABELAS................................. 76

Manual do Usuário da ProSYS 1

Resumo dos Comandos do Usuário

Armar Total Código >

Armar Parcial Código >

Armar Grupo Código >A/B/C/D>

Armar Partição Total Código > > Nº da Partição. >

Armar Partição Parcial Código > Nº da Partição. >

Armar Partição Grupo Código >A/B/C/D> Nº da Partição. > A/B/C/D

Desarmar o Sistema Código >

Desarmar Partição Código > > Nº da Partição. >

Desarmar por Coação Código de Coação >

Silenciando um Alarme

Código >

Anular Zonas >[1]>[1]>[Código] >[Zona No.]

Ativar Saída Utilitária (S.U)

>[2]>[1]>[Código] [Nº da S.U]

Definir Telefone Siga-Me

>[2]>[7]>[Código]

Ver Problema >[3]>[1]>[Código] >

Ver Memória de Alarme

>[3]>[2]>[Código]>

Ver Estado da Zona >[3]>[4]>[Código]>

Ver Memória de Evento

>[3]>[5]>[Código Mestre]>

2 Manual do Usuário da ProSYS

Testar Sirene/Teclado >[4]>[Código]> >[1]

Testar Zona (Prova de Detecção)

>[4]>[Código Supervisor]> >[0]

Liga/Desliga Anunciador Local

>[4]>[Código]> >[4]/[3]

Editar Código Usuário >[5]>[Código]> >[1]

Editar Hora >[6]>[ Código Supervisor]>]> >[1]

Editar Data >[6]>[ Código Supervisor]>]> >[2]

Ajuste de programação de agenda

>[6]>[ Código Supervisor]>]>

>[5]>[ Nº do Programa ]>[1]

Manual do Usuário da ProSYS 3

Capítulo 1: Introdução

Parabéns pela compra do Sistema de Segurança ProSYS da Rokonet. O sistema ProSYS foi especificamente projetado para atender a uma ampla faixa de necessidades de segurança para muitas aplicações residenciais e comerciais.

Operando o Sistema A comunicação com seu ProSYS é realizada através de seus teclados numéricos ou por um telefone remoto. Existem dois tipos de teclados: um com display de LED’s, e outro com display LCD. Usando as teclas, você pode emitir comandos ao seu sistema. Em troca, o sistema pode lhe comunicar informação através dos indicadores ou pelos sons que emite. Veja a página 8 para uma descrição dos diversos tipos de teclados numéricos.

O seu sistema de segurança ProSYS também consiste em uma variedade de sensores, detectores e contatos (Magnéticos) colocados ao longo das instalações. É projetado para reconhecer condições anormais e para informar ao sistema o estado de qualquer porta, janela, vestiário, peça ou área protegida.

Tipicamente, o seu sistema protege-o contra situações de intrusão. Alguns sistemas podem ter também proteção contra incêndios ou proteção ambiental (como sensores de nível de gás ou de água). O Painel Central, que contém a parte eletrônica do sistema e a bateria de reserva (backup), funciona em plano de fundo e, para fins de segurança, está instalado fora de vista.

Você pode colocar um utensílio eletrodoméstico ou a iluminação das local sob o controle do ProSYS, de onde pode

4 Manual do Usuário da ProSYS

convenientemente ser ativado ou desativado automaticamente ou por comando do usuário de qualquer teclado numérico do sistema, conforme o descrito na página 30.

Além disso, o ProSYS aceita o Controle de Acesso, que permite definir e controlar os níveis de acesso e as definições de tempo dos usuários em seu sistema de segurança, assim como determinar as funções que cada usuário pode executar.

O ProSYS pode ser operado das seguintes maneiras:

O software Upload/Download permite que o instalador programe o sistema, e permite ao usuário operar o sistema e ver seu estado.

Se o seu sistema está equipado apropriadamente, pode ser armado usando uma tecla digital ou um botão sem fio. Estas características devem ser programadas pelo seu instalador.

Se o seu sistema inclui um Módulo de Voz, pode fornecer informação audível sobre o estado do sistema, e habilitar qualquer telefone remoto, ‘touch-tone’ (DTMF) para atuar como teclado numérico para o sistema. Ao acontecer um evento, como ativação do alarme, o Módulo de Voz lhe informa sobre uma situação de segurança, chamando-lhe e tocando um aviso de Evento, gravado anteriormente, de acordo com o descrito na Programação do Módulo de Voz e no Manual de Operação.

A primeira tarefa a ser realizada antes de operar o sistema é Estabelecer e Modificar os Códigos do Usuário, de acordo com o descrito na página 36.

NOTA:

Um técnico capacitado deve fazer todos os consertos e manutenção incluindo a reposição da bateria do aparelho.

Manual do Usuário da ProSYS 5

A Família ProSYS Este manual é destinado para todos os três tipos de painéis na família ProSYS. A tabela seguinte especifica o número de características em cada tipo de painel.

Característica ProSYS 16 ProSYS 40 ProSYS 128

Total de Zonas

8 - 16 8 - 40 8 - 128

Códigos de Usuários

30 60 99

Saídas de Utilidade

6 - 22 6 - 38 6 - 70

Números de ‘Siga-Me’

8 8 16

Máximos Teclados Numéricos

8 12 16

Partições 4 4 8

Horários Prog. Semanal

8 16 32

Termos e Definições Existem alguns termos com os quais você deve familiarizar-se. Conhecendo-os lhe ajudará a entender e a utilizar melhor seu sistema.

Nível de Autoridade: A cada individuo que usa o sistema é atribuído um código de usuário, que, por sua vez, é vinculado a um nível de autoridade. Aquele com "autoridade mais alta" tem acesso a um maior número de funções do sistema, enquanto que aqueles com "autoridade mais baixa" são mais restritos no que podem fazer. Existem nove distintos níveis de autoridade disponíveis para os usuários do ProSYS, de acordo com o descrito na página 39.

Central de Monitoramento: Seu sistema é programado para informar alarmes a uma Central de Monitoramento, que é uma

6 Manual do Usuário da ProSYS

empresa que supervisiona continuamente as atividades de muitos sistemas de segurança (normalmente por meio da rede telefônica) e informa às autoridades competentes.

Chime (Anunciador): O chime é uma série de três bips curtos do teclado numérico, que podem ser programados para anunciar, durante o período desarmado, a violação de zona(s) de intrusão selecionadas. Por exemplo, o tom do chime pode ser utilizado para anunciar a chegada de um cliente cada vez que a porta dianteira se abre. O chime pode ser desabilitado ou habilitado de acordo com sua vontade.

Registro de Evento: Uma lista de eventos do sistema pode ser exibida no teclado numérico LCD ou carregada à companhia de alarme por meio do software Upload/Download e impressa para análises adicionais.

Atraso de Saída/Entrada: Seu sistema de segurança deve incorporar tempos de saída/entrada para permitir a entrada e a saída apropriada para e desde as instalações sem causar alarmes inadvertidos.

Telefone Siga-Me: Além do evento padrão de alarme que é relatado à Central de Monitoramento, o sistema pode enviar mensagens do Evento ao telefone de um usuário designado pelo sistema.

Grupo: É um número de zonas reunidas como uma unidade para permitir armado parcial. Cada zona pode ser atribuída a cada um (ou a uma combinação) de quatro grupos (A, B, C ou D). Cada partição pode ser dividida num máximo de quatro grupos.

Chave de Controle: Seu sistema pode também ser equipado com uma chave de controle, que é útil para simples operações de armado e desarmado (normalmente num local remoto).

Partição: Uma das vantagens do ProSYS é a possibilidade de dividir qualquer sistema num número de partições. Você pode pensar em cada partição como um sistema de segurança separado que pode ser armado e desarmado individualmente

Proximidade: Uma tecnologia que permite a um teclado numérico detectar quando um Identificador de Proximidade está

Manual do Usuário da ProSYS 7

próximo (cartão de identificação). Isto proporciona uma maneira fácil de armar ou desarmar o sistema de segurança.

Tamper: Um dispositivo que evita que o hardware do sistema seja manipulado acionando um alarme sempre que um componente do hardware for aberto.

Relatório de Problemas: Se necessário, seu sistema de segurança pode também informar à Central de Monitoramento qualquer problema ou mau funcionamento que perceba, para que uma chamada de serviço seja realizada.

Upload/Download: O software usado pelo instalador para programar o ProSYS e pelo usuário para operar o sistema e ver o estado do sistema.

Código do Usuário: Um código de quatro ou seis dígitos que é usado para realizar muitas das funções do ProSYS.

Saída de Utilidade (SU): um Controle para um aparelho eletrodoméstico. Além da operação normal do seu sistema, é possível colocar um utensílio eletrodoméstico ou iluminação das instalações sob o controle do ProSYS onde pode convenientemente ser ativado ou desativado automaticamente, ou por um comando do usuário desde qualquer teclado numérico do sistema.

Programas Semanais: Usando o relógio integrado do sistema, é possível programar operações automáticas como armar e desarmar, ativação de S.U, e limitações do usuário.

Zona: Um único detector, ou um grupo de detectores, normalmente referentes a uma certa área da instalação ou do tipo de proteção. As zonas que utilizam dispositivos projetados para detectar situações de arrombamento são chamadas de zonas de intrusão. Outro tipo de zona pode conter um ou mais detectores de fumaça. Estas zonas são chamadas zonas de incêndio. Uma zona ambiental protege a instalação contra possíveis escapes de gás e/ou água.

8 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 2: Seu Teclado Numérico

Como usuário do seu sistema de segurança, você deverá antes de tudo preocupar-se com o teclado numérico. Esta seção apresenta os indicadores visuais do teclado numérico e a utilização de suas teclas.

Cada teclado numérico no sistema é atribuído a uma partição específica, significando que os comandos introduzidos num teclado numérico são implementados apenas na partição a qual é atribuído. Por exemplo, pressionando a tecla de Armado Rápido num teclado numérico atribuído à partição 1 arma apenas a partição 1.

Cada teclado numérico no seu sistema informa o seu estado por meio de seus indicadores LED (acesos) à esquerda, de acordo com o descrito na página 9. Por meio de suas teclas, você pode dar entrada de comandos para armar e desarmar o sistema, anular zonas de intrusão, informar emergências, etc., conforme o descrito nos capítulos subseqüentes deste manual.

NOTA:

As teclas e os indicadores LED (com exceção dos indicadores LED de Zona) são iguais em todos os tipos de teclados numéricos.

Tipos de Teclados Numéricos O ProSYS aceita os seguintes tipos de teclados numéricos:

Teclado Numérico LED: Comunica informação por meio de LED’s (um teclado numérico de 8-LED ou um de 16-LED).

Teclado Numérico LCD: Comunica o estado do sistema por meio de mensagens visualizadas num LCD.

Teclado Numérico de Proximidade LCD: um teclado numérico LCD com a capacidade de detectar quando o identificador está próximo. Este tipo de teclado numérico fornece ao usuário uma maneira fácil de armar ou desarmar o sistema de segurança. Consulte o Capítulo 12, Teclado Numérico de Proximidade, página 57.

Manual do Usuário da ProSYS 9

LED´s Indicadores Os seis indicadores do LED que se encontram na parte superior esquerda proporcionam indicações típicas do sistema, segundo o apresentado a seguir. Alguns indicadores têm funções adicionais, que serão explicadas adiante.

NOTA:

Se necessário, o estado do sistema pode ser escondido fixando o teclado numérico para o modo LCD Oculto. Neste modo os LED’s Arm, Ready e Bypass não funcionam, e no LCD aparece INSIRA CÓDIGO: Depois de introduzir um código de usuário válido, o sistema funcionará e mostra o modo Operação Normal. Um minuto depois da última operação, o sistema automaticamente passa para o modo LCD Oculto.

LED Power (Ligado)

O LED Power indica a operação do sistema.

Condição Descrição

ACESO O sistema está operando corretamente com a energia comercial (CA); sua bateria de reserva está em boas condições.

APAGADO O sistema não está operando por falta de energia (comercial CA e da bateria de reserva); serviço será requerido.

PISCANDO RÁPIDO (cerca de 4 vezes por segundo)

Indica uma condição de problema, como descrito na página 70.

PISCANDO LENTAMENTE (cerca de uma vez a cada dois segundos)

Indica que o sistema está no modo Funções do Usuário. Ver página 57 para maiores informações sobre funções do usuário.

NOTA:

Se existe uma condição de problema o LED Power pisca apenas quando o sistema está em estado de desarmado. Uma vez que o sistema esteja armado, o LED Power que antes piscava, ficará aceso fixamente.

10 Manual do Usuário da ProSYS

LED Arm (Armado)

O LED Arm indica se os detectores de intrusão do sistema estão armados. Condição Descrição

ACESO Os detectores de intrusão do sistema estão armados; violações subseqüentes de um ponto ou área protegida (por ex. uma porta, uma janela, um movimento não autorizado) resultarão num alarme de roubo.

APAGADO A função de intrusão do sistema está desarmada.

PISCANDO LENTAMENTE (cerca de uma vez a cada segundo)

Indica que o sistema está em seu período de tempo Atraso de Saída.

PISCANDO RÁPIDO (cerca de 4 vezes por segundo)

Indica uma condição de alarme, e ocorre depois de desarmar um sistema em alarme enquanto que o mostrador está no modo Memória de Alarme. Para restaurar o mostrador ao modo Operação Normal, pressione .

LED Ready (Pronto)

O LED Ready indica se as zonas de intrusão do sistema estão asseguradas e prontas para serem armadas.

Condição Descrição

ACESO Todas as zonas de intrusão estão asseguradas; o sistema está pronto para ser armado.

APAGADO Uma ou mais zonas de intrusão não estão asseguradas, e o sistema não está pronto para ser armado. Antes que o sistema possa ser armado, a condição deve ser corrigida.

Manual do Usuário da ProSYS 11

-OU-

Durante 3 minutos quando a energia é restaurada a um sistema sem energia (se assim definido pelo seu instalador).

PISCANDO LENTAMENTE

Indica que o sistema está pronto para ser armado enquanto que uma porta de entrada/saída especialmente designada permanece aberta ou uma zona é ignorada.

LED Bypass (inibição)

O LED Bypass está normalmente aceso quando o modo Parcial é selecionado.

Condição Descrição

ACESO Pelo menos uma zona de intrusão é ignorada, ou o modo Parcial é selecionado.

APAGADO Todas as zonas estão operando normalmente e o sistema está no modo Armado.

LED Fire (Fogo)

Quando aceso o LED Fire indica que o sistema está em um alarme de incêndio. Quando estiver piscando, indica que um problema foi detectado no circuito de fogo, e deve ser corrigido.

Condição Descrição

ACESO Um alarme de fogo ou uma emergência de fogo está em progresso ou ocorreu recentemente.

APAGADO Todas as zonas de fogo estão operando normalmente.

PISCANDO Um problema foi detectado no circuito de fogo e deve ser corrigido.

12 Manual do Usuário da ProSYS

LED Tamper

O LED Tamper indica que uma zona, um teclado numérico, ou um módulo externo foi alterado e requer reajuste. Em alguns casos, é requerido um código de técnico para restaurar o sistema ao modo de Operação Normal.

Condição Descrição

ACESO Uma zona, um teclado numérico, ou um módulo externo usado pelo sistema foi fisicamente interrompido ou forçado. Se desarmado sem solucionar o problema, apenas o som será silenciado.

APAGADO Todas as zonas estão operando normalmente.

LEDs Zona

Os LEDs Zona indicam o estado de cada uma das zonas de intrusão do sistema. Para teclados numéricos LCD, o mostrador indica o número e a etiqueta da zona.

Condição Descrição

Sistema Desarmado Sistema Armado

ACESO N/A Ocorreu um alarme na zona indicada.

APAGADO A zona correspondente está assegurada.

PISCANDO A zona indicada não está assegurada.

N/A

Manual do Usuário da ProSYS 13

Teclas As teclas no teclado numérico podem ser usadas para uma variedade de funções. Cada tecla é explicada a seguir.

Teclas Numéricas

As teclas numéricas são utilizadas para dar entrada aos códigos numéricos que podem ser requeridos para armar, desarmar, e acionar alarmes de emergência, juntamente com várias outras funções especiais.

Teclas de Função (A, B, C e D)

Por predefinição, as teclas de Função são usadas para armar grupos de zonas, de acordo com o definido pelo seu instalador e descrito na página 21. As teclas de Função também podem ser usadas para ativar uma série de comandos previamente gravados, conforme o descrito na página 54.

14 Manual do Usuário da ProSYS

Outras Teclas

As funções das outras teclas no teclado numérico variam segundo o modo que está sendo utilizado. A tabela seguinte enumera as funções das teclas no modo Operação Normal e quando usando o menu Funções do Usuário:

Tecla Operação Normal Funções do Usuário

Ativa o modo Funções do Usuário.

Sai do menu atual e retorna ao modo Operação Normal.

Ativa o modo Total, Armado em Grupo e Armado Rápido.

Altera dados.

Ativa o modo Parcial e Armado Rápido.

Altera dados.

Desarma o sistema depois que o código do usuário for introduzido.

Termina comandos e confirma os dados a serem armazenados.

Mostra o estado do sistema.

Rola uma lista para cima / move o cursor para a esquerda.

Ignora zonas e dá informação sobre zonas ignoradas (deve ser pressionado depois de digitar um código de usuário).

Rola uma lista para baixo / move o cursor para a direita.

Manual do Usuário da ProSYS 15

Teclas de Emergência Seu teclado numérico proporciona três grupos de teclas de emergência, que podem ser pressionadas sempre que se necessite da polícia, do corpo de bombeiros, ou de assistência auxiliar. Emergência Polícia

Pressionando e simultaneamente, e pelo menos por dois segundos, se ativará o alarme de Emergência Polícia (alarme de Pânico).

Emergência Incêndio

Pressionando e simultaneamente, e pelo menos por dois segundos, se ativará o alarme de Emergência Incêndio.

Emergência Auxiliar

Pressionando e simultaneamente, e pelo menos por dois segundos, se ativará o alarme de Emergência Auxiliar.

O aviso que resulta durante estes alarmes de emergência, juntamente com outros sons do sistema, está descrito na página 74.

Se o seu sistema foi programado para atuar assim, comunicará algum ou todos estes alarmes à Central de Monitoramento que supervisiona a sua instalação. A programação do sistema também determina se estes alarmes de emergência serão audíveis e/ou capazes de serem comunicados à Central de Monitoramento.

16 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 3: Armando e Desarmando o Sistema

Armando Armando seu sistema permite a seus detectores de intrusão acionar um alarme quando violados. Lembre-se que a proteção contra incêndio e a proteção oferecida pelas teclas de emergência do teclado numérico estão sempre armadas e sempre disponíveis.

Seu ProSYS oferece os seguintes tipos de armado:

Total, página 17

Parcial, página 18

Partição, página 19

Grupo, página 21

Rápido, página 22

Forçado, página 22

Botão Sem Fio, página 22

Tecla Digital, página 22

Chave de Controle, página 23

Controle de Acesso, página 23

Manual do Usuário da ProSYS 17

Armando Total

O Armado Total prepara todos os detectores de intrusão do sistema a ativar um alarme, se violados, e é usado quando as instalações estão vazias.

Para Armar Total:

1) Verifique o LED Ready em seu teclado numérico. Se estiver aceso ou piscando, o sistema está PRONTO para ser armado.

Se o LED Ready NÃO está aceso nem piscando, o sistema NÃO está pronto para ser armado. Neste caso, assegure ou anule a(s) zona(s) violada(s), como descrito na página 28, e continue.

2) OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

Introduza seu código de usuário e

pressione .

NOTA: Se cometer um engano, o teclado numérico emite três sons breves. Se

for assim, pressione rapidamente e volte a dar entrada da seqüência anterior corretamente.

3) OS JONESESARM: SAÍ = 0.45 OS JONESESARM: SAÍ = 0.45

Todas as pessoas devem sair, com exceção da pessoa que estiver armando o sistema. Abandone as instalações e feche a porta.

O teclado numérico emite bips e o LED Arm pisca enquanto conta regressivamente o Tempo de Saída (visualizado no lado direito inferior do LCD).

OS JONESESARMADO

OS JONESESARMADO

Quando o Tempo de Saída se esgota, o LED Arm se acende continuamente.

18 Manual do Usuário da ProSYS

Armando Parcial

O Armado Parcial ativa apenas detectores externos, permitindo aos indivíduos permanecer e movimentar-se dentro das instalações, inclusive depois de armado o sistema.

Para armar parcial:

1) Verifique o LED Ready em seu teclado numérico. Se estiver aceso ou piscando, o sistema está PRONTO para ser armado.

Se o LED Ready NÃO está aceso nem piscando, o sistema NÃO está pronto para ser armado. Neste caso, assegure ou anule a(s) zona(s) violada(s), como descrito na página 28, e depois continue.

2) OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter Introduza seu código de usuário e

pressione .

NOTAS:

Pressione duas vezes para cancelar o Tempo de Entrada. Pressione

durante o Tempo de Saída para silenciar os sons do teclado numérico.

Se cometer um engano ao dar entrada de seu código de usuário, o teclado numérico emite três bips breves. Se for assim, pressione rapidamente

e volte a dar entrada da seqüência anterior corretamente.

3) OS JONESESPARC: SAÍ = 0.45

OS JONESESPARC: SAÍ = 0.45 Se necessário, abandone as

instalações e feche a porta.

Durante o Tempo de Saída, o teclado numérico emite bips, o LED Arm pisca, e o LED Bypass se acende, indicando que as zonas interiores estão sendo ignoradas.

OS JONESESARMADO PARCIAL

OS JONESESARMADO PARCIAL

Quando o Tempo de Saída se esgota, o LED Arm se acende continuamente.

Manual do Usuário da ProSYS 19

Armando Partição

Uma das vantagens de ProSYS é a sua capacidade de dividir qualquer sistema num número de partições. Cada partição pode ser vista como um sistema de segurança separado, sendo que cada uma pode ser armada ou desarmada individualmente, independente da condição da outra.

Partições podem ser armadas/desarmadas uma a cada vez, ou todas ao mesmo tempo, e podem ser armadas Parcialmente ou Totalmente.

Teclados Numéricos e Partições – Cada teclado numérico é atribuído a distinta(s) partição(ções). O Supervisor e o Manager (Gerente) (com acesso a todas as partições) podem usar qualquer teclado numérico para ter acesso a qualquer partição. Outros usuários podem apenas usar os teclados numéricos designados.

Zonas Comuns – Sistemas Divididos tem que compartilhar zonas comuns. Por exemplo, uma porta dianteira compartilhada por duas casas de família, deve estar disponível para ambas as famílias, é portanto compartilhada entre elas.

Uma zona(s) comum está armada somente se todas as partições que compartilham a zona(s) estiverem armadas. A zona(s) comum está desarmada se qualquer uma das partições, as quais a zona é atribuída, estiverem desarmadas.

Se o sistema é definido para trabalhar no modo Área, a zona comum será armada se qualquer partição que comparte a zona estiver armada. A zona comum será desarmada se todas se as partições que compartem a zona estiverem desarmadas.

20 Manual do Usuário da ProSYS

Armando Múltiplas Partições Somente os usuários que tenham sido definidos para operar partições múltiplas durante a instalação do sistema, podem operar mais de uma partição e armar /desarmar todas as partições de uma vez.

Para armar partições múltiplas:

1) Verifique o LED Ready em seu teclado numérico. Se estiver aceso ou piscando, o sistema está PRONTO para ser armado.

Se o LED Ready NÃO está aceso ou piscando, o sistema NÃO está pronto para ser armado. Neste caso, assegure ou anule a zona(s) violada, como descrito na página 28, e depois continue.

2) OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

Digite seu código de usuário e

pressione .

3) ARMADO R -O) TODAS ARMADO R -O) TODAS

Selecione o número da partição que quer armar. -OU- Selecione 0 para armar TODAS as partições.

4) Pressione para armar a(s) partição(ções) selecionadas(s).

5) Repita os passos anteriores para armar partições adicionais.

Exemplos:

Para armar a partição 3 com o código 1234: 1-2-3-4 [3]

Para armar TODAS as partições: 1-2-3-4 [0]

Para armar as partições 3 e 4: 1-2-3-4 [3] [4]

Para armar a partição 3 no modo Parcial: 1-2-3-4 [3]

Manual do Usuário da ProSYS 21

Armando Grupo

Armar grupo lhe permite armar um número de zonas dentro de uma partição, usando as teclas de Função. Pergunte ao seu instalador sobre definir grupos.

Para armar um grupo (se o sistema tem uma partição):

1) Digite seu código, seguido pela tecla de Função correspondente ao(s) grupo(s) que você quer armar. O grupo selecionado é armado.

Por exemplo, para armar o Grupo A, entre: [Código] [A].

2) Para armar outro grupo, repita o passo 1.

Para armar um grupo (se o seu código de usuário é atribuído para mais de uma partição):

1) Digite seu código de usuário, a letra do grupo, o número da partição e a letra do grupo outra vez.

Por exemplo, para armar o Grupo A, digite: [Código] [A] [Número da Partição] [A].

2) Para armar outro grupo, repita o passo 1.

NOTA:

Se o seu sistema tem Armado Rápido, pressione a tecla de Função correspondente ao(s) grupo(s) que quer armar. O(s) grupo(s) selecionado(s) é(são) armado(s).

22 Manual do Usuário da ProSYS

Armando Rápido

Armar rápido lhe permite armar o sistema rapidamente pressionando apenas uma tecla.

NOTA:

Armado Rápido deve ser definido pelo seu instalador.

Para armar rápido usando armado total:

Pressione . o sistema está completamente armado.

Para armar rápido usando armado parcial:

Pressione . Os detectores externos do sistema são ativados.

Para armar rápido um grupo:

Pressione a tecla de Função correspondente ao(s) grupo(s) que quer armar. O(s) grupo(s) selecionado(s) está(o) armado(s).

Armando Forçado

Armar forçado arma o sistema independente de zonas abertas. Seu instalador deve habilitar esta opção.

AVISO:

Armar forçado o sistema resulta em deixar partição(ções) não protegida completamente.

Armando com Botão Sem Fio

O sistema pode ser armado usando um botão numa tecla de botão sem fio. Seu instalador programa esta opção. Consulte às instruções fornecidas com sua tecla de 4-botões para maiores informações.

Armando com Tecla Digital

Se o seu sistema está propriamente equipado, pode ser armado usando uma tecla digital. Seu instalador programa esta opção.

Manual do Usuário da ProSYS 23

Armando com Chave de Controle Se o seu sistema está equipado com uma chave de controle especial, pode, com o girar de uma chave, ser alternado entre os modos de Armado (Total) e Desarmado.

Armando com Controle de Acesso Se o seu sistema está equipado com o Controle de Acesso da Rokonet, você pode armar e desarmar o sistema através do leitor do Controle de Acesso. Consulte o Manual do Usuário do Controle de Acesso para maiores informações.

Desarmando Desarmar o seu sistema desativa seus detectores. Lembre-se que a proteção contra incêndio e a proteção oferecida pelas teclas de emergência do teclado numérico estão sempre armadas e disponíveis.

Seu ProSYS oferece os seguintes tipos de desarme:

Sistema, abaixo

Silenciar um Alarme, página 24

Partição, página 25

Coação, página 26

Alarme de Incêndio, página 27

Desarmando o sistema

Desarmar desativa todos os detectores no sistema.

Para desarmar o sistema:

1) Se fora das instalações, abrirem uma porta de “entrada”. O teclado(s) numérico emite um som, indicando que o Tempo de Entrada começou.

2) Antes de se esgotar o Tempo de Entrada, digite seu

código de usuário e pressione .

NOTA:

Se cometer um engano ao dar entrada de seu código de usuário, o teclado numérico produz três bips breves. Se for assim, volte a dar entrada da seqüência corretamente.

24 Manual do Usuário da ProSYS

Silenciando um Alarme

O sistema está desarmado quando um alarme é silenciado.

Para silenciar um alarme:

1) Se estiver fora das instalações, abra uma porta de “entrada”. O teclado numérico emitirá sons, indicando que o período de Atraso de Entrada foi iniciado.

2) Observe o teclado numérico. Se alguma das seguintes condições aparece, ocorreu um alarme:

Para um teclado numérico LED: O LED Arm está piscando. Um LED Zona está aceso fixamente. O LED Fire está aceso fixamente.

Para um teclado numérico LCD: O LED Arm está piscando, e o mostrador mostra

a zona em alarme.

3) Digite seu código de usuário e pressione . Se ocorrer um alarme, o LED Arm e o correspondente LED Zona piscarão durante o período de Memória de Alarme, cerca de 60 segundos.

4) Se você está usando um teclado numérico LCD, poderá mover-se pela lista de zonas em alarme.

5) (Opcional) Para sair do modo Memória de Alarme antes

do tempo se esgotar, pressione .

NOTAS:

Recomenda-se abandonar as instalações. Somente depois de investigação policial você deverá considerar que o intruso já não se encontra em suas instalações e você pode voltar a entrar.

Em casos especiais (se assim programado durante a instalação), armar o sistema depois de um alarme requer um código de técnico. No LCD, uma mensagem: Não pronto – tec. restab. Aparecerá.

Manual do Usuário da ProSYS 25

IMPORTANTE:

Se o alarme foi causado pela ativação de detector(es) de fumaça, o LED Fire do teclado numérico permanecerá aceso, dando uma indicação de que o sistema de incêndio deve ser restaurado antes de que seja capaz de detectar alarmes subseqüentes. Além disso, até estar restaurado, você estará impedido de armar seu sistema.

Para restaurar um detector de fumaça, pressione [2] [2] [código de

usuário] .

Pressione para sair do modo Funções do Usuário.

Desarmando Partição

Desarmar partição lhe permite desarmar partições individuais dentro de um sistema armado.

Para desarmar partições:

1) Digite seu código de usuário e pressione .

2) Selecione o número da partição (1-8).

-OU-

Para desarmar todas as partições de uma vez, selecione 0.

-OU-

Para um teclado numérico LCD, use as teclas ou

para mover-se até a partição escolhida (ou digite o número da partição).

3) Pressione para confirmar. A mensagem de confirmação será visualizada durante alguns segundos.

4) Repita os passos anteriores para desarmar outras partições.

26 Manual do Usuário da ProSYS

Exemplos: Para desarmar a partição 3 com código 1234: 1-2-3-4

[3]

Para desarmar TODAS as partições: 1-2-3-4 [0]

Para desarmar as partições 3 e 4: 1-2-3-4 [3] [4]

NOTAS:

TODAS as partições estão relacionadas com todas as partições autorizadas pelo código de segurança em uso.

Se o LED Arm pisca depois de desarmado, verifique o mostrador para ativar as zonas (em alarme) antes de continuar.

Desarmando por Coação

Se você alguma vez é forçado a desarmar o seu sistema, pode atender aos desejos do intruso e enviar um alarme silencioso de coação à Central de Monitoramento. Para fazer isto, deve usar um código especial de coação, que quando usado desarma o sistema de forma habitual, ao mesmo tempo em que envia um alarme silencioso de coação.

Para usar um código de coação, some 1 ao último dígito de seu código de usuário, como se vê na tabela abaixo:

Código de Usuário Código de Coação

1-2-3-4 1-2-3-5

5-6-7-8 5-6-7-9

6-7-8-9 6-7-8-0

Em nenhuma circunstância o código de coação deve ser usado casualmente ou sem razão alguma. As Centrais de Monitoramento, juntamente com os Departamentos de Polícia, tratam os códigos de coação muito seriamente e tomam ações imediatas.

Manual do Usuário da ProSYS 27

Para desarmar usando um código de coação:

1) Se estiver fora das instalações, abrir uma porta de “entrada”. O teclado(s) numérico emitirá sons, indicando que o Tempo de Entrada foi iniciado.

2) Digite seu código de coação e pressione . O sistema é desarmado, e um alarme silencioso é enviado à Central de Monitoramento.

Desativando Alarme de Incêndio (Controle Auxiliar)

Desarmando o alarme de incêndio interrompe-se a alimentação do sistema de detector(es) de incêndio durante um intervalo predefinido, desta maneira restaurando e ‘preparando” para os alarmes subseqüentes.

NOTA:

Você pode necessitar realizar este procedimento várias vezes para evitar que o (os) detector (es) de fumaça re-detecte(m) qualquer fumaça restante.

Para desativar o alarme de incêndio:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [2] Atividades.

2) ATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADEATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADE

Escolha [2] Controle Aux.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

FEITOPRES QUALQ TECLA FEITOPRES QUALQ TECLA

O alarme de incêndio é desativado por um período predefinido de tempo.

28 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 4: Bypass (Anulação) de Zona

[1] [CODE] [1]

Quando uma zona de intrusão não está restaurada (está detectando), o LED Ready do teclado numérico não se acende e o sistema não está preparado para ser armado. Anulando uma zona lhe permitirá armar a partição mesmo se uma zona dentro daquela partição estiver aberta / estiver violada.

Você pode desejar anular uma zona quando o acesso é necessário a uma zona numa área protegida, ou fazer com que o sistema evite temporariamente uma zona que contém fiação defeituosa até que sejam feitos os reparos.

ATENÇÃO:

Uma zona anulada pode reduzir a capacidade de segurança do sistema.

Antes de executar o seguinte procedimento, identifique a(s) zona(s) violada(s) como segue:

Teclado LED: Observe qual a zona de LED que está piscando no teclado.

Teclado LCD: Digite seu código de usuário seguido de

, e mova-se para baixo com a tecla de seta para baixo para ver todas as zonas “não prontas”. O LCD mostra apenas as zonas “não prontas” que pertencem ao código de usuário que foi introduzido.

Para alterar o estado de uma zona anulada:

1) OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

OS JONESES05:42 DEZ 16 Ter

Digite seu código e pressione . O LED Bypass se acende.

NOTA:

Se cometer um engano ao dar entrada de seu código de usuário, o teclado numérico produz três bips breves. Se necessário, volte a dar entrada da seqüência.

Manual do Usuário da ProSYS 29

2) ANUL Z=01 (CL) NZONA 01 ANUL Z=01 (CL) NZONA 01

Digite o número da zona.

Digitando o número de zona uma segunda vez, esta se anulará (ação alternada).

Uma zona(s) adicional pode ser anulada ao mesmo tempo acrescentado seu número à seqüência. Por exemplo, para anular as zonas 2 e 3 usando o código 1234, entre:

1-2-3-4 02 03

Para não-anular a zona 2 usando o código 1234, entre:

1-2-3-4 02

3) Quando terminar de introduzir os números das zonas,

pressione .

NOTAS:

Todas as zonas são automaticamente restauradas quando o sistema é armado e desarmado outra vez.

O LED Bypass se apaga quando se arma em modo Total.

30 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 5: Ativando Utensílios Eletrodomésticos (Saídas de Utilidade S.U)

[2] [CÓDIGO] [1]

Você pode colocar um utensílio eletrodoméstico, como calefação, iluminação ou um dispositivo externo, sob o controle do ProSYS, que pode convenientemente ser ativado e desativado automaticamente, ou por comandos do usuário a partir de qualquer teclado numérico do sistema.

Existem dois tipos de utensílios, cada um dos quais se comporta de maneira diferente quando está ativado:

Utensílio Travado: Permanece ativo até ser desativado.

Utensílio Pulsado: Permanece ativo por um período de tempo predefinido, depois do qual é automaticamente desativado.

Pergunte ao seu instalador quais das suas aplicações são definidas como travadas e quais como pulsadas. NOTAS:

A opção de S.U (Saída de Utilidades) se aplica às S.U’s definidas para Seguir Código. Peça ao seu instalador detalhes sobre as S.U’s definidas desta forma.

A etiqueta predefinida do sistema para S.U é SAÍDA. Peça ao seu instalador para definir um nome, tal como CALEFAÇÃO para cada S.U.

Utensílios eletrodomésticos também podem ser ativados e desativados usando-se o Módulo de Voz. Consulte à Programação do Módulo de Voz e ao Manual de Instalação para maiores informações.

Existem duas maneiras com as quais se podem ativar os utensílios eletrodomésticos desde o teclado numérico:

Do menu Funções do Usuário, como descrito na página 31.

Introduzindo um código, como descrito na página 31.

Manual do Usuário da ProSYS 31

Ativando Utensílios Eletrodomésticos do Menu Funções do Usuário Utensílios eletrodomésticos podem ser ativados por qualquer usuário a quem tenha sido atribuído um código que o autoriza a ativar utensílios eletrodomésticos.

Para ativar utensílios eletrodomésticos desde o menu Funções do Usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [2] Atividades.

2) ATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADE ATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADE

Escolhas [1] Saídas de Utilidade.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

NOTA:

Seu instalador pode definir o sistema de forma que não seja necessário o código de usuário.

4) ATIVAR US:01) SAÍDA 01 ATIVAR US:01) SAÍDA 01

Selecione o número da saída de utilidade que você quer ativar ou desativar.

ATIVAR US:SAÍDA ATIVADA ATIVAR US:SAÍDA ATIVADA

A saída de utilidade selecionada é ativada.

Ativando Utensílios Eletrodomésticos Usando um Código Usuários com o Nível de Autoridade Somente S.U podem ativar utensílios eletrodomésticos introduzindo seu código de usuário

seguido por . O estado de todas as S.U’s atribuídas a este código é conseqüentemente modificado.

32 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 6: Programando Números de Siga-Me

[2] [7] [CÓDIGO] [Número de Siga-Me]

No caso de um alarme ou evento, o sistema pode iniciar uma chamada telefônica para um telefone ou Pager designados e utilizar sons únicos ou mensagens para expressar o evento ativo.

Para introduzir / editar um número de Siga-Me:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [2] Atividades.

2) ATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADE ATIVIDADES:1) SAÍDA UTILIDADE

Escolha [7] Telefones Siga-Me.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

4) ATUALIZE PHONE:01) TELEF. NO. 01 ATUALIZE PHONE:01) TELEF. NO. 01

Selecione do índice o número de telefone Siga-Me que você quer editar.

5) EDITAR TEL SIGA-MENO. 01

EDITAR TEL SIGA-MENO. 01

Digite o número de telefone, incluindo o código de área, operadora, etc (se requerido).

Depois de haver introduzido o número de telefone, aparecem duas perguntas. Estas perguntas lhe permitem definir a permissão atribuída ao telefone designado quando o Módulo Avançado de Voz está conectado ao sistema. Número de telefones Siga-Me também podem ser usados para operações remotas. Refira-se à Programação do Módulo de Voz e ao Manual de Operação para maiores informações.

Manual do Usuário da ProSYS 33

6) HABIL FM NO. 1:PROGR. REMOTO: N HABIL FM NO. 1:PROGR. REMOTO: N

Selecione uma das seguintes opções para definir a permissão:

S: o usuário no Telefone Siga-Me pode entrar no menu de Operações Remotas e executar armado, desarmado, anulação de zona, ativação de utensílios eletrodomésticos, editar telefone Siga-Me, e operações remotas de escuta e fala.

N: o usuário no Telefone Siga-Me não pode entrar no menu de Operações Remotas.

7) HABIL FM NO. 1:ESCUTA REMOTA: N HABIL FM NO. 1:ESCUTA REMOTA: N

Selecione uma das seguintes opções para definir a permissão:

S: o usuário no Telefone Siga-Me pode executar operações remotas de escuta e fala desde o menu Reconhecimento.

N: o usuário no Telefone Siga-Me não pode executar operações remotas de escuta e fala desde o menu Reconhecimento. Refira-se à Programação do Módulo de Voz e ao Manual de Instalação para maiores informações.

34 Manual do Usuário da ProSYS

Se necessário, inclua as funções especiais descritas a seguir para obter os efeitos relacionados. Você pode pressionar as

teclas ou para alternar o caractere requerido.

Função Seqüência Resultado

Pare de discar e espere por um novo tom de discagem.

[1] A

Espere por um tempo fixo antes de continuar.

[2] B

Mude de Pulso para Tom (ou de Tom para Pulso).

[3] C

Envie o caractere DTMF . [7]

Envie o caractere DTMF # . [9] #

Apague os números da posição do cursor.

[0]

NOTA:

Para apagar um número, posicione o cursor na primeira posição e pressione

[0].

Quando completar sua entrada pressione para armazená-la. Até 32 dígitos podem ser incluídos no número de telefone.

Manual do Usuário da ProSYS 35

Capítulo 7: Códigos do Usuário

[5] [CÓDIGO] [1]

Para executar muitas das funções do ProSYS, deve-se introduzir um código de segurança (freqüentemente chamado de Código do Usuário) num teclado numérico.

A cada individuo que usa o sistema é atribuído um código de usuário, que, por sua vez, é vinculado a um nível de autoridade. Aqueles com "autoridade mais alta" tem acesso a um maior número de funções do sistema, enquanto que aqueles com "autoridade mais baixa" são mais restritos no que podem fazer. Existem nove distintos níveis de autoridade disponíveis para os usuários do ProSYS, de acordo com o descrito na página 39.

Observe que os códigos de usuário podem ter distintas extensões de até 6 dígitos, segundo a definição de seu instalador, como segue:

Os sistemas ProSYS 128 podem suportar até 99 distintos códigos de usuário.

Os sistemas ProSYS 40 podem suportar até 60 distintos códigos de usuário.

Os sistemas ProSYS 16 podem suportar até 30 distintos códigos de usuário.

Ao seu ProSYS foi dado o código de Supervisor 1-2-3-4 durante a fabricação. A menos que sua companhia de alarme o tenha trocado por outro de sua preferência, seria melhor modificar este código por outro único e personalizado. Para mudar o código de Supervisor, e/ou programar outros códigos de usuário, siga os passos da próxima seção.

36 Manual do Usuário da ProSYS

Estabelecer e Modificar os Códigos de Usuário

[5] [CÓDIGOS] [1] O usuário a quem foi atribuído o Nível de Autoridade de Supervisor pode modificar todos os códigos de usuários, mas não pode ver os dígitos nestes códigos. Usuários com outros Níveis de Autoridade podem apenas modificar seus próprios códigos.

O sistema deve estar desarmado para poder estabelecer ou modificar os códigos de usuários.

Para estabelecer / modificar um código de usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de Master ou Supervisor de 4 ou 6-dígitos, e

pressione .

3) CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO

Selecione [1] Código de Acesso.

4) CÓDIGO 1234 GRAND00) USUÁRIO 00 CÓDIGO 1234 GRAND00) USUÁRIO 00

Introduza os dois dígitos do número do Índice do Usuário a quem você quer atribuir um código de usuário.

Por exemplo, para atribuir a um usuário o código de usuário número 6, pressione [0] [6].

NOTAS:

Nos sistemas ProSYS 128, o número do Índice de Usuário é de 00 até 98.

Nos sistemas ProSYS 40, o número do Índice de Usuário é de 00 até 59.

Nos sistemas ProSYS 16, o número do Índice de Usuário é de 00 até 29.

O número do Índice do Usuário 00 pertence ao código de usuário do Supervisor.

Manual do Usuário da ProSYS 37

5) CÓDIGO 06, USUÁRIO ENTRE: 0 CÓDIGO 06, USUÁRIO ENTRE: 0

Digite um código de 4-dígitos e

pressione .

6) CÓDIGO 06, MSTR ACEITO

CÓDIGO 06, MSTR ACEITO

Se correto, um único tom de confirmação soará e uma mensagem é mostrada. Se não, três rápidos tons de erro são ouvidos.

7) SELECIONAR CÓDIGO: 07) 0 USUÁRIOSELECIONAR CÓDIGO: 07) 0 USUÁRIO

Repita os passos anteriores para códigos adicionais, até completar.

8) Quando todos os códigos tiverem sido introduzidos

pressione a tecla rapidamente para restaurar e sair do menu Funções do Usuário.

38 Manual do Usuário da ProSYS

Apagando Códigos de Usuário Em certas ocasiões, pode ser necessário apagar totalmente um código de usuário. Não é possível apagar o Código Supervisor (mas pode ser modificado).

O sistema deve estar desarmado para apagar códigos de usuários.

Para apagar um código de usuário:

1) Siga os passos 1-3 do procedimento anterior.

2) CÓDIGO 1234 GRAND00) USUÁRIO 00 CÓDIGO 1234 GRAND00) USUÁRIO 00

Digite os dois dígitos do número do Índice do Usuário para quem você quer apagar o código.

Por exemplo, para apagar o código de usuário atribuído ao usuário de índice número 6, pressione [0] [6].

3) CÓDIGO 06, USUÁRIO DIGITE: 65430 CÓDIGO 06, USUÁRIO DIGITE: 65430 Pressione [0] seguido de .

4) CÓDIGO 06, USUÁRIO ACEITO

CÓDIGO 06, USUÁRIO ACEITO

Se correto, um único tom de confirmação soará e uma mensagem é mostrada. Se não, três rápidos tons de erro são ouvidos.

5) SELECIONAR CÓDIGO: 07) 0 USUÁRIOSELECIONAR CÓDIGO: 07) 0 USUÁRIO

Repita os passos anteriores para códigos adicionais, até completar.

6) Quando todos os códigos tiverem sido apagados

pressione a tecla rapidamente para restaurar e sair do menu Funções do Usuário.

Manual do Usuário da ProSYS 39

Níveis de Autoridade do Usuário

[5] [CÓDIGO] [2]

A cada individuo que usa o sistema é atribuído um código de usuário, que, por sua vez, é vinculado a um Nível de Autoridade. Aqueles com "autoridade mais alta" tem acesso a um maior número de funções do sistema, enquanto que aqueles com "autoridade mais baixa" são mais restritos no que podem fazer. Existem nove distintos Níveis de Autoridade disponíveis para os usuários do ProSYS, como descrito a seguir.

Nível Descrição

GRAND MASTER (SUPERVISOR)

Todas as operações para todas as partições. Existe apenas um código de Supervisor no sistema e é designado como 00. Este código pode ser modificado pelo instalador ou pelo próprio Supervisor.

MANAGER Todas as operações para todas as partições. Existe apenas um código de Manager no sistema, e é designado como 01.

MASTER Todas as operações, mas apenas para as partições designadas. O usuário que tem o código Master pode modificar o código Master e os códigos de todos os Níveis de Autoridade inferiores ao Master. Pode haver um número de códigos Master no sistema.

USUÁRIO Apenas operações básicas para uma ou mais partições.

40 Manual do Usuário da ProSYS

Nível Descrição

SÓ ARMAR Armando uma ou mais partições. Os códigos SÓ ARMAR são úteis para trabalhadores que chegam quando as instalações já estão abertas, mas, porque são os últimos a sair, lhes é dada a responsabilidade de fechar as instalações.

MAID (LIMPEZA)

Usado para armar e desarmar uma única vez, depois do que o código é automaticamente apagado e deve ser redefinido. Este código é usado tipicamente em residências para empregados de limpeza, encarregados da casa, e técnicos que têm que entrar nas instalações antes da chegada do proprietário(s).

UNBYPASS (SEM ANULAR)

Operações básicas a uma ou mais partições sem a autoridade para anular zonas.

GUARDA Tipicamente usado para habilitar um guarda a desarmar o sistema por um período de tempo predefinido. Passado este tempo, o sistema é automaticamente re-armado.

Só S.U Tipicamente usado para habilitar a operação de um utensílio controlado por uma Saída de Utilidade (uma porta etc.). Estes códigos são usados somente para operar uma Saída de Utilidade.

Manual do Usuário da ProSYS 41

Introduzindo Etiquetas do Usuário

[5] [CÓDIGO] [4] - Instalador ou Supervisor

Você pode dar um novo nome às etiquetas que identificam os usuários trocando as etiquetas predefinidas (Usuário 1, Usuário 2, etc.) pelos nomes dos próprios usuários.

Para introduzir uma etiqueta de usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de Supervisor ou Master de 4 ou 6-dígitos, e pressione

.

3) CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO

Selecione [4] Etiqueta do Usuário.

4) ETIQUETA USUÁRIO:USUÁRIO = 01 ETIQUETA USUÁRIO:USUÁRIO = 01

Selecione o número de índice do código de usuário que você deseja etiquetar, e digite um nome para o usuário selecionado, de acordo com o descrito na tabela de caracteres na página 41.

42 Manual do Usuário da ProSYS

Tabela de Caracteres

Utilize as teclas no teclado numérico para produzir caracteres de acordo com a tabela abaixo. Pressionando uma tecla particular alterna entre os caracteres disponíveis dessa tecla. O ProSYS permite um total de 74 caracteres (letras, números e símbolos) para o uso nas etiquetas.

TECLA SEQÜÊNCIA DE DADOS

1 1 A B C D E F G H I J K L M

2 2 N O P Q R S T U V W X Y Z

3 3 ! '' & ' : – . ? / ( )

4 4 a b c d e f g h i j K l m

5 5 n o p q r s t u v w X y z

6 - 0 Cada uma destas teclas alterna entre produzir o seu número e um espaço em branco.

Use este botão para alternar para adiante através dos caracteres disponíveis.

Use este botão para alternar para trás através dos caracteres disponíveis.

Use este botão para mover o cursor para a esquerda.

Use este botão para mover o cursor para a direita.

Use este botão para introduzir uma etiqueta completa no sistema.

Manual do Usuário da ProSYS 43

Atribuindo Códigos Duplos

[5] [CÓDIGO] [7]

Códigos duplos são uma opção de alta-segurança que assegura que o sistema será desarmado somente por pares de usuários. Isto evita que usuários individuais desarmem o sistema sozinho, tornando ativo seu código de usuário somente se acompanhado pelo código de usuário de seu sócio. O tempo de introdução dos dois códigos de usuário é de 60 segundos.

NOTAS:

Seu instalador deve habilitar a característica de Código Duplo.

Os Níveis de Autoridade de Maid, Só Armar e Guarda não podem ser usados para executar desarme de Código Duplo.

Para atribuir códigos duplos:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário, seguido

por .

3) CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO CÓDIGO DE ACESSO:1) ATUALIZ. CÓDIGO

Selecione [7] Códigos Duplos.

4) CÓDIGO DUPLO:01) 00 COM 00 CÓDIGO DUPLO:01) 00 COM 00

Selecione o número de índice do código duplo que você deseja atribuir.

5) CÓDIGO DUPLO 01:1º = 00 2º = 00 CÓDIGO DUPLO 01:1º = 00 2º = 00

Digite o número de índice dos usuários que você quer que façam pares juntos para o código duplo, e

pressione .

44 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 8: Visualizando Condições de Problemas

[3] [1] [CÓDIGO]

Um rápido piscar do LED Power indica uma condição de problema. O procedimento seguinte descreve como identificar a condição de problema. Refira-se à tabela na página 83 para uma lista das possíveis condições de problema e suas descrições.

O sistema deve estar desarmado para se ver uma condição de problema.

Para ver uma condição de problema:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [3] Visualizar.

2) VISUALIZAR1) PROBLEMA VISUALIZAR1) PROBLEMA

Selecione [1] Problema.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário e

pressione . A primeira condição de problema aparece.

4) PROBLEMACNTRL:BAT. FRACA PROBLEMACNTRL:BAT. FRACA

Se uma ( ) aparece, existem outros problemas. Mova-se para baixo para ver os próximos.

Para um teclado numérico LED, selecione a função Visualizar/Problema, pressionando [3] [1] [CÓDIGO DO USUÁRIO] . Os LED’s de Zona piscarão de acordo com o(s) problema(s).

NOTA:

Em alguns casos, você mesmo pode corrigir problemas e restaurar o sistema ao modo Operação Normal. Em outros casos, seu distribuidor (ou outros serviços relacionados) pode ser requerido. Quando todos os problemas pendentes são resolvidos, o LED Power que piscava rapidamente em seu teclado numérico(s) se acende fixamente, e toda evidência dos problemas é automaticamente removida de seu sistema.

Manual do Usuário da ProSYS 45

Capítulo 9: Estabelecendo e Modificando a Data e Hora do Sistema

[6] [CÓDIGO] [1] / [2]

A hora e a data corretas devem ser estabelecidas para assegurar a operação apropriada do ProSYS.

Estabelecendo e Modificando a Hora do Sistema A hora do sistema é estabelecida e modificada desde o menu Acertar Relógio.

Para estabelecer / modificar a hora do sistema:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [6] Relógios.

2) ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA

Escolha [1] Hora do Sistema.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

4) DIGITE HORA SIS:00:31 DIGITE HORA SIS:00:31

Digite a hora correta no formato 24-horas.

46 Manual do Usuário da ProSYS

Estabelecendo e Modificando a Data do Sistema A data do sistema é estabelecida e modificada desde o menu Acertar Relógio.

Para estabelecer / modificar a data do sistema:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [6] Relógios.

2) ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA

Escolha [2] Data do Sistema.

3) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

4) DIGITE DATA SIS. DIGITE DATA SIS. Digite a data correta.

Use as teclas e para

mover o cursor e a tecla para alternar entre as seleções.

Manual do Usuário da ProSYS 47

Capítulo 10: Programas Semanais

[6] [CÓDIGO] [5]

Planejar programas semanais lhe permite automatizar algumas operações do sistema. Isto é feito definindo-se até dois intervalos de tempo por dia, durante os quais o sistema realiza automaticamente uma das seguintes funções:

Armado/Desarmado Automático, abaixo:

Ativação Automática de US, página 50

Limitação do Usuário, página 52

Você pode definir intervalos automáticos de tempo para cada dia da semana, ou dias individuais. Ao realizar este procedimento, utilize os dados que você preparou na tabela apresentada no Apêndice C: Programando Tabelas, página 76.

Armado/Desarmado Automático Um programa de armado automaticamente arma e desarma o sistema durante os intervalos de tempo que você requer.

Ao definir o armado / desarmado automático, você necessita definir os seguintes parâmetros: Partição, Modo Armado, Tempo e Etiqueta.

Para definir um programa automático de armado/desarmado:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [6] Relógios.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA

Selecione [5] Programa Semanal.

4) PROG HORÁRIO01) HORÁRIO 01 PROG HORÁRIO01) HORÁRIO 01

Selecione um programa.

48 Manual do Usuário da ProSYS

5) HORÁRIO 0101)ARM/DESARM HORÁRIO 0101)ARM/DESARM

Selecione [1] Armado/Desarmado

6) ARM/DESARM S:011) PARTIÇÃO ARM/DESARM S:011) PARTIÇÃO

Selecione [1] Partição.

7) P:12345678 S:01Y

P:12345678 S:01Y Use a tecla para introduzir S

sob cada partição que será armada e desarmada automaticamente.

8) ARM/DESARM S:012) MODO ARMADO ARM/DESARM S:012) MODO ARMADO

Selecione [2] Modo Armado.

9) MODO ARMADO: S:011) TOTAL MODO ARMADO: S:011) TOTAL

Selecione uma das seguintes opções:

[1] Total: Para armar o sistema completamente. Vá para o passo 11.

[2] Parcial: Para armar os detectores externos. Vá para o passo 11.

[3] Grupo: Para armar grupos dentro das partições atribuídas. Vá para o passo 10.

10) GRUPO=ABCD S:01. . . . GRUPO=ABCD S:01. . . . Use a tecla para introduzir S

sob cada grupo que será armado e desarmado automaticamente.

11) ARM/DESARM S:013) DATA/HORA ARM/DESARM S:013) DATA/HORA

Selecione [3] Data/Hora.

12) ESCOLHA UM DIA1) SEGUNDA ESCOLHA UM DIA1) SEGUNDA

Selecione [1] Segunda.

-OU-

Selecione [8] Todos para fixar os mesmos intervalos de tempo para cada dia da semana.

13) SEG: ARM1 S:0100:00 SEG: ARM1 S:0100:00

Digite a primeira vez na qual o sistema é armado na Segunda.

14) SEG: DESARM1 S:0100:00 SEG: DESARM1 S:0100:00

Digite a primeira vez na qual o sistema é desarmado na Segunda.

15) SEG: ARM2 S:0100:00 SEG: ARM2 S:0100:00

Digite a segunda vez na qual o sistema é armado na Segunda.

Manual do Usuário da ProSYS 49

16) SEG: DESARM1 S:0100:00 SEG: DESARM1 S:0100:00

Digite a segunda vez na qual o sistema é desarmado na Segunda.

NOTA:

Deixe a hora em 00:00 se você não deseja realizar automatização durante o intervalo atual para o dia em curso.

17) ESCOLHA UM DIA2) TER ESCOLHA UM DIA2) TER

Define intervalos para Terça e o resto da semana, como descrito nos passos 12-16 anteriores.

Depois de haver definido o último dia ou todos os dias da semana, você define uma etiqueta para o programa semanal.

18) ARM/DESARM S:014) ETIQUETA ARM/DESARM S:014) ETIQUETA

Selecione [4] Etiqueta.

19) ETIQ TAB HORÁRIO:TABELA HORÁRIO 01 ETIQ TAB HORÁRIO:TABELA HORÁRIO 01

Digite um nome para o programa da tabela de horário, como descrito na página 42.

20) HORÁRIO:02) HORÁRIO 02 HORÁRIO:02) HORÁRIO 02

Defina os programas adicionais de horário, como requerido.

50 Manual do Usuário da ProSYS

Definir um Programa de Ativação de Saída de Utilidades. Um programa de ativação de S.U (utensílios eletrodomésticos) automaticamente ativa e desativa as S.U’s durante seus intervalos requeridos. Em cada programa, você pode definir quatro S.U para operarem simultaneamente.

Ao definir um programa de ativação de S.U, você necessita definir os seguintes parâmetros: S.U’s, Tabela de Horário, Férias e Etiqueta.

Para definir um programa de ativação de S.U:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1) ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [6] Relógios.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA ACERTAR RELÓGIO:1) HORA DO SISTEMA

Selecione [5] Programa Tab. de Horário.

4) PROG HORÁRIO01) HORÁRIO 01 PROG HORÁRIO01) HORÁRIO 01

Selecione um programa, com exceção dos que já estão sendo usados para armado automático ou limitação de usuário.

5) HORÁRIO0101)ARM/DESARM HORÁRIO0101)ARM/DESARM

Selecione [2] S.U Liga/Desliga

6) US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE

Selecione [1] Saída de Utilidade. Nesta opção, você escolhe a S.U que será operada neste programa de horário.

7) SAÍDA UTIL S:0201)SAÍDA 01 N SAÍDA UTIL S:0201)SAÍDA 01 N

Especifique se a primeira S.U na lista deve ou não ser ativada automaticamente usando a tecla

para dar entrada a um dos seguintes caracteres ao final da segunda linha no LCD:

S: Ativada automaticamente.

Manual do Usuário da ProSYS 51

N: Não ativada automaticamente.

8) Especifique se as três S.U’s restantes na lista devem ou não ser automaticamente ativadas, selecionando-as e seguindo o passo 7 anterior.

9) US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE

Selecione [2] Data/Hora.

10) ESCOLHA UM DIA1)SEGUNDA ESCOLHA UM DIA1)SEGUNDA

Defina as janelas de hora para a semana, como descrito no passo 12 na página 48.

11) US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE US ON/OFF S:021)SAÍDA UTILIDADE

Selecione [3] FERIADO. Nesta opção, você define a maneira como o grupo de S.U’s é ativado durante um feriado.

12) US FÉRIAS S:01SIM/NÃO N US FÉRIAS S:01SIM/NÃO N

N: Durante um feriado, as S.U’s são ativadas da mesma maneira como definidas nas janelas de tempo da semana.

S: As S.U's são ativadas durante as férias de acordo com a tabela de horário definida no próximo passo (definição de férias)

NOTA:

Se todos os intervalos de tempo durante um feriado são definidos como 00:00, então as S.U’s não são ativadas durante as férias.

13) ETIQ TAB HORÁRIOTABELA HORÁRIO 03 ETIQ TAB HORÁRIOTABELA HORÁRIO 03

Introduza um nome para o programa da tabela de horário, como descrito na página 42.

14) HORÁRIO:03)HORÁRIO 03 HORÁRIO:03)HORÁRIO 03

Defina os programas semanais adicionais, segundo o requerido.

52 Manual do Usuário da ProSYS

Definir um Programa de Limitação de Usuário Um programa de limitação de usuário automaticamente impede certos usuários de desarmar o sistema durante intervalos específicos. Por predefinição, todos os usuários do sistema operam sem esta limitação.

Ao definir um programa de limitação de usuário, você necessita definir os seguintes três parâmetros: Usuários, Tabela de Horário e Etiqueta.

NOTA:

Por predefinição, todos os usuários não são limitados.

Para definir um programa de limitação de usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [6] Relógios.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) ACERTAR RELÓGIO:1)HORA DO SISTEMA ACERTAR RELÓGIO:1)HORA DO SISTEMA

Selecione [5] Programa Tab. de Horário.

4) PROG HORÁRIO01)HORÁRIO 01 PROG HORÁRIO01)HORÁRIO 01

Selecione um programa, com exceção dos que já estão sendo usados para armado automático ou ativação de S.U’s.

5) HORÁRIO 0101)ARM/DESARM HORÁRIO 0101)ARM/DESARM

Selecione [3] Limite Usuário.

6) LIMITE USUA S:031) NO. USUÁRIO LIMITE USUA S:031) NO. USUÁRIO

Selecione [1] Número do Usuário.

Manual do Usuário da ProSYS 53

7) USUÁRIO No. S:0301)USUÁRIO 01 N USUÁRIO No. S:0301)USUÁRIO 01 N

Especifique se cada usuário na lista deve ou não ser impedido automaticamente de desarmar o

sistema, usando a tecla para dar entrada a um dos seguintes caracteres ao final da segunda linha no LCD:

S: Impedido automaticamente.

N: Não impedido automaticamente.

8) LIMITE USUÁ S:031) No. USUÁRIO LIMITE USUÁ S:031) No. USUÁRIO

Selecione [2] Data / Hora.

9) ESCOLHA UM DIA1) SEGUNDA ESCOLHA UM DIA1) SEGUNDA

Defina as janelas de hora para a semana, como descrito no passo 12 na página 48.

10) LIMITE USUÁ S:031) No. USUÁRIO LIMITE USUÁ S:031) No. USUÁRIO

Selecione [3] Etiqueta.

11) ETIQ TAB. HORÁRIOHORÁRIO 03 ETIQ TAB. HORÁRIOHORÁRIO 03

Introduza um nome para o programa semanal, como descrito na página 42.

12) HORÁRIO:04) HORÁRIO 04 HORÁRIO:04) HORÁRIO 04

Defina os programas de horário adicionais, segundo o requerido.

54 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 11: Programando Teclas de Função

[9] [CÓDIGO] [5]

O ProSYS lhe permite gravar uma série de comandos e atribuí-los a uma tecla de função. Quando se pressiona a tecla de função, os comandos gravados são executados do princípio ao fim.

NOTA:

A função predefinida para todas as teclas de Função é grupo armado, como descrito na página 21.

Antes de programar uma tecla de função, recomenda-se realizar sua requerida série de comandos, anotando cada tecla que você pressiona enquanto realiza isto. Estas teclas serão incorporadas na forma de caracteres no passo 4 do procedimento para programar a tecla de função.

Por exemplo, para armar as partições 1 e 2 num sistema de 3 partições, você terá que pressionar as seguintes teclas no passo 4:

CODE

Este exemplo requer a seguinte seqüência de caracteres:

1234a12a

NOTA:

Teclas de função não podem ser programadas para executar comandos de desarme.

Para programar uma Tecla de Função:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [9] Vários.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) VÁRIOS:1) CNTRL IMPRES VÁRIOS:1) CNTRL IMPRES

Selecione [5] Custom. Tecla.

Manual do Usuário da ProSYS 55

4) ESCOLHER TECLA:1) TECLA AESCOLHER TECLA:1) TECLA A

O menu Escolher Tecla enumera as quatro teclas de função. Escolha a tecla de função que você quer programar.

5) PRESSIONE A PARAINICIAR / PARAR PRESSIONE A PARAINICIAR / PARAR

Pressione [A] (ou a tecla de função que você escolheu no passo 4).

6) TECLA A CUSTOM TECLA A CUSTOM Use as teclas numéricas ou a tecla

para introduzir uma série de caracteres representando suas requeridas teclas, como descrito na página 56. Cada caractere que você introduz é mostrado na segunda linha do LCD.

7) TECLA A CUSTOM1234a12a TECLA A CUSTOM1234a12a Quando terminar de introduzir a série

de caracteres, certifique-se que o cursor esteja posicionado no campo depois do último caractere da série, e pressione [A] (ou a tecla de função que você escolheu no passo 4) outra vez. a série de caracteres é armazenada e atribuída à tecla de função selecionada.

NOTA:

Ao introduzir caracteres certifique-se que o cursor esteja colocado depois do último caractere. Se não, o último caractere que você definiu e tudo o que lhe segue será apagado, e a Tecla de Função não executará a função requerida.

8) ESCOLHER TECLA:1) TECLA A: ESCOLHER TECLA:1) TECLA A:

Se requerido, selecione uma tecla de Função adicional para programar e repita o procedimento anterior.

56 Manual do Usuário da ProSYS

Usando a Tecla Arm para Programar Teclas de Função

No passo 4 do procedimento anterior, as teclas e são usadas para alternar entre caracteres que representam teclas no teclado numérico do ProSYS. Segue uma lista destes caracteres e as teclas que representam:

Caractere Representa

0-9 As teclas numéricas de 0 até 9.

A-D As teclas de ação de A até D.

a A tecla .

S A tecla .

A tecla .

# A tecla .

NOTA:

Você também pode usar as teclas Numéricas para introduzir números quando programar as teclas de Função. Use as teclas [STATUS] e [BYPASS] para mover o cursor.

Quando o seu caractere requerido é visualizado, pressione

para mover o cursor para o próximo campo no LCD, de onde você pode introduzir o próximo caractere na série.

Quando terminar de introduzir a série de caracteres, certifique-se que o cursor esteja posicionado no campo depois do último

caractere na série pressionando outra vez.

Manual do Usuário da ProSYS 57

Capítulo 12: Teclado Numérico de Proximidade

O teclado numérico de proximidade lhe permite usar um identificador (cartão de proximidade) de proximidade para armar e desarmar o sistema de segurança ou para ativar ou desativar os utensílios eletrodomésticos e as utilidades, tal como calefação e luzes.

A programação de cartões de proximidade é feita desde o menu Funções do Usuário. Ao programar um cartão de proximidade, as seguintes três opções estão disponíveis:

(RE) ESCREVER IDENTIFICADOR: Acrescenta um novo Identificador de proximidade (descrita abaixo).

APAGAR POR USUÁRIO: Apaga um Identificador de proximidade de acordo com o número de série do usuário, como descrito na página 59.

APAGAR POR IDENTIFICADOR: Apaga um Identificador de proximidade de acordo com a etiqueta do usuário, como descrito na página 60.

Esta seção também inclui instruções gerais de como usar uma etiqueta de proximidade, como descrito na página 61.

NOTAS:

Usuários podem definir ou apagar seus identificadores de proximidade individuais, mas o Supervisor pode definir ou apagar qualquer Identificador de usuário.

Cada Identificador de proximidade pode ser atribuída a apenas um usuário.

58 Manual do Usuário da ProSYS

Acrescentando um Novo Identificador de Proximidade Você pode acrescentar um novo Identificador de proximidade para cada usuário no sistema, de acordo com o requerido.

Para acrescentar um novo Identificador de proximidade:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD. CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD.

Selecione [5] Identif. de Próx.

4) PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARCA PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARCA

Selecione [1] (Re) Escrever Identif.

5) ESCOLHER USUÁRIO:00) 0 GRAND ESCOLHER USUÁRIO:00) 0 GRAND

Selecione o usuário a quem você quer atribuir o Identificador de proximidade

e pressione .

NOTA:

Uma apresentação de (****) indica que ao usuário já havia sido designado um Identificador de proximidade específico.

6) USUÁ XX: APROXIM.MARC P/PRÓX TECLUSUÁ XX: APROXIM.MARC P/PRÓX TECL

No espaço de 10 segundos, aproxime o Identificador de proximidade a uma distância de 3 a 7 cm das teclas do teclado numérico. Automaticamente o teclado numérico lê o identificador de proximidade e a armazena na memória do sistema. Uma vez que o identificador de proximidade tenha sido gravado com êxito, escuta-se um som longo e uma mensagem de confirmação é exibida. Caso o Identificador de proximidade já esteja gravado na memória do sistema, a seguinte mensagem é exibida: O identificador do Usuário já está na memória.

Manual do Usuário da ProSYS 59

NOTAS:

Uma vez que se registre um Identificador de proximidade, esta será funcional em todos os teclados numéricos.

O identificador de proximidade programado tem as mesmas permissões que são definidas para o específico código de usuário.

Se um usuário é definido como tendo o nível de segurança Maid, então o identificador de proximidade pode funcionar apenas se um código de segurança tenha sido definido anteriormente para este usuário.

Apagando um Identificador de Proximidade Segundo o Número de Série do Usuário Você pode usar esta opção para apagar um identificador de proximidade da qual o usuário é conhecido.

Para apagar um identificador de proximidade segundo o número de série do usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD. CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD.

Selecione [5] Identif. de Próx.

4) PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARCA PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARCA

Selecione [2] Apag por Usuário.

5) ESCOLHER USUÁRIO:00) 0 GRAND ESCOLHER USUÁRIO:00) 0 GRAND

Selecione o usuário para o qual você quer apagar a marca de proximidade

e pressione .

6) *** APAGAR ***ESTÁ SEGURO? N *** APAGAR ***ESTÁ SEGURO? N

Selecione [S] ou [N] usando a tecla

e então pressione . Se você escolheu [S], a seguinte mensagem de confirmação aparece: USUÁRIO XX: IDENTIFICADOR APAGADO.

60 Manual do Usuário da ProSYS

Apagando um Identificador de Proximidade segundo o Próprio Identificador de proximidade do Usuário Você pode usar esta opção para apagar um Identificador de proximidade da qual o usuário não é conhecido.

Para apagar um identificador de proximidade segundo o próprio identificador do usuário:

1) FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO FUNÇÕES USUÁRIO1)ANULAÇÃO

No menu Funções do Usuário, escolha [5] Código de Acesso.

2) INSERIR CÓDIGO: INSERIR CÓDIGO: Digite seu código de usuário.

3) CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD. CÓDIGO ACESSO 1) ATUALIZ.CÓD.

Selecione [5] Identif. de Próx.

4) PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARC PRÓX. MARCA:1)(RE)ESCRV.MARC

Selecione [3] Apag por Marca.

5) APROXIM MARC P/PRÓX TEC.NUM APROXIM MARC P/PRÓX TEC.NUM No espaço de 10 segundos, aproxime

o identificador de proximidade a uma distância de 3 a 7 cm das teclas do teclado numérico.

Se o identificador de proximidade foi apagado com sucesso, a seguinte mensagem de confirmação aparece: IDENTIFICADOR USUÁRIO XX APAGADA.

Se o sistema não reconhece um identificador de proximidade, a seguinte mensagem aparece: IDENTIFICADOR NÃO DEFINIDO NA MEMÓRIA.

Manual do Usuário da ProSYS 61

Usando um Identificador de Proximidade Ao usar um identificador de proximidade os seguintes aspectos com relação às partições atribuídas são relevantes:

Se o seu código de usuário é atribuído para apenas uma partição, então a partição se armará e desarmará automaticamente.

Se o seu código de usuário é atribuído para mais de uma partição, use as teclas ou para selecionar

a(s) partição(ções) requeridas e pressione .

NOTA:

CE!: O teclado de proximidade tem uso restrito na Grécia.

Para usar um identificador de proximidade:

Mantenha o identificador de proximidade próxima das teclas do teclado numérico a uma distância de aproximadamente 3 a 7 centímetros.

Baseado em sua definição de usuário:

A(s) partição(ções) atribuída(s) a seu código de usuário é armada / desarmada. (Pergunte ao seu instalador o número de partições que são atribuídas ao seu código)

-OU-

O(s) utensílio(s) eletrodoméstico(s) opera(m) (baseado em seu estado atual).

62 Manual do Usuário da ProSYS

Capítulo 13: Menu Completo das Funções do Usuário

Seu ProSYS dispõe de uma ampla variedade de Funções de Usuário selecionáveis que se tornam disponíveis quando você entra no modo Funções do Usuário. Este capítulo enumera o menu completo das funções do usuário: as usadas com mais freqüências estão descritas detalhadamente em capítulos anteriores deste Manual.

Para entrar no modo Funções do Usuário, pressione seguido de Índice de Função ou tecla rápida (veja tabela a seguir) e o seu código de usuário. Por exemplo, para ativar o Controle Auxiliar, pressione

[1-2-3-4] .

Para sair do modo Funções do Usuário e retornar ao modo

Operação Normal, pressione rapidamente.

Tecla Rápida

Função Descrição

1 ANULAÇÃO

1 Anular zonas

Proporciona a possibilidade de anular quaisquer zonas de intrusão do sistema, como descrito na página 28.

2 Re-armar zona anulada

Elimina qualquer anulação(ções) previamente colocada na zona(s) de intrusão.

3 Re-chamar zona anulada

Re-chama a mais recente zona(s) anulada.

Manual do Usuário da ProSYS 63

Tecla Rápida

Função Descrição

2 Atividades

1 Saída de Utilidade

Permite o controle do usuário sobre dispositivos externos previamente designados (por ex. um eletrodoméstico, uma porta de garagem automática, etc.) como descrito na página 30.

2 Controle Auxiliar

Interrompe a alimentação de energia abastecida aos detectores de fumaça do sistema por um tempo predefinido, e desta maneira os re-armando e “preparando” para alarmes subseqüentes, como descrito na página 27.

3 Finalizar Siga-Me

Se número de telefone Siga-Me foram escolhidos, sua operação pode ser terminada. Use esta função quando se é gerado um alarme e não há necessidade de utilizar a chamada Siga-Me.

4 Iniciar Chamada

Por iniciar uma chamada a sua companhia de alarme, isto lhe permite executar uma operação remota de programação em seu sistema.

5 Atender Chamada

Semelhante a tentativa de Iniciar Chamada (anterior), Atender Chamada permite ao equipamento atender chamadas para execução da operação ou programação remota do sistema de segurança.

6 Anular Rel. Prg.

Somente para uso do instalador.

Alguns protocolos têm um código de relatório à central de monitoramento para entrar e sair da programação do instalador. Para evitar o relatório de entrada e economizar tempo, esta função adia o relatório por dois minutos durante os quais o instalador pode entrar no menu de programação e nenhum relatório será feito.

7 Telefone Siga-Me

Permite a entrada e/ou edição de qualquer número de telefone usado na característica Siga-Me. No caso de um alarme, seu sistema enviará uma chamada a um designado sistema de telefone ou a um usuário de Pager e, quando

64 Manual do Usuário da ProSYS

Tecla Rápida

Função Descrição

conectado ao módulo de Voz, empregará mensagens vocais para anunciar o evento que ocorreu. Refira-se à Programação e Operação do Módulo de Voz para maiores informações.

Refira-se à página 32 para detalhes sobre editar Telefones Siga-Me.

8 Habilitar U/D

Cada vez que esta função está habilitada, sua companhia de alarme pode subseqüentemente obter um único acesso remoto a seu sistema para executar qualquer alteração na programação.

Contate seu vendedor para obter informações adicionais.

9 Apag Mens. Rmt

Apaga uma mensagem que foi enviada ao LCD desde o software Upload/Download.

0 Cancelar Relatório

Envia uma mensagem de “Cancelar Alarme” à Central de Monitoramento. Esta função é usada quando um alarme foi acionado por equívoco.

3 Visualizar

1 Problema Deverá ser usada quando o sistema tenha detectado um problema, evidenciado pelo rápido piscar do LED Power, como descrito na página 70.

2 Mem. Alarme

Permite ver as cincos mais recentes condições de alarme armazenadas pelo sistema.

3 Status Não Pronto

Permite ver todas as zonas “não prontas”.

4 Status Zona

Permite a visualização de todas as zonas do sistema e o seu estado atual.

5 Evento Permite a visualização dos mais significantes eventos, incluindo data e hora.

6 Serviço Info Permite a visualização de qualquer informação de serviço introduzida anteriormente e a versão

Manual do Usuário da ProSYS 65

Tecla Rápida

Função Descrição

do sistema.

7 Visão Geral Seleciona entre os seguintes tipos de apresentação do teclado numérico LCD:

Única: o teclado numérico mostra o nome, a hora e a data da partição.

Todas: o teclado numérico mostra o estado de todas as partições relevantes. Cada partição é representada por uma letra de estado, como segue:

A: Partição Armada

S: Partição Armada Parcial

L: Partição em Alarme

N: Partição Não Pronta

R: Partição Pronta

4 Manutenção

1 Teste do Teclado

Testa momentaneamente os indicadores do teclado e a(s) sirene(s) externa(s) do sistema.

2 Teste da Bateria

Verifica o estado da(s) bateria(s) de reserva do sistema.

66 Manual do Usuário da ProSYS

Tecla Rápida

Função Descrição

3 Som Local Desligado

Usado para desativar uma sirene interna de um específico teclado para qualquer função envolvendo a característica de som.

4 Som Local Ligado

Usado para ativar uma sirene interna de um específico teclado para qualquer função envolvendo a característica de som.

5 Som Partic. Desligado

Usado para desativar a sirene interna de todos os teclados para qualquer função envolvendo a característica de som.

6 SomPartic Ligado

Usado para ativar a sirene interna de todos os teclados para qualquer função envolvendo a característica de som.

7 Anunciador Desligado

Usado para desativar a sirena interna de um específico teclado durante ambos os períodos de tempo de Atraso de Entrada e Saída e todos os alarmes de incêndio e roubo.

8 Anunciador Ligado

Usado para ativar a sirena interna de um específico teclado durante ambos os períodos de tempo de Atraso de Entrada e Saída e todos os alarmes de incêndio e roubo.

0 Prova de Detecção

Usado para testar e avaliar facilmente a operação de zonas selecionadas em seu sistema.

5 Códigos de Acesso

1 Atualizar Código

Estabelece, modifica e apaga códigos de usuários, como descrito na página 36.

2 Autoridade Conecta códigos de usuários com os Níveis de Autoridade, como descrito na página 39

3 Partição Atribui partição aos usuários.

4 Etiqueta Usuário

Atribui etiquetas aos usuários (extensão de 10 caracteres).

Manual do Usuário da ProSYS 67

Tecla Rápida

Função Descrição

5 Identific. De Próx.

Atribui códigos de usuários aos identificadores de proximidade, que são usadas com teclados de proximidade para armar e desarmar o sistema, como descrito nas instruções do Teclado Numérico de Proximidade LCD.

6 Tecla Digital

Programa teclas digitais, que são usadas para armar e desarmar o sistema, se o seu sistema está equipado com esta opção.

7 Código Duplo

Atribui códigos duplos de alta-segurança, como descrito na página 43

6 Relógios

1 Hora do Sistema

Permite acertar a hora do sistema, como descrito na página 45

2 Data do Sistema

Permite acertar a data do sistema, como descrito na página 46

3 Próximo Armado

Usado para armar automaticamente em modo Parcial um sistema desarmado numa hora específica dentro das próximas 24 horas. Próximo Armado funciona apenas uma vez depois que o sistema apaga o acerto realizado.

4 Próximo Desarme

Usado para desarmar automaticamente um sistema armado numa hora específica dentro das próximas 24 horas. Próximo Desarmado funciona apenas uma vez depois que o sistema apaga o acerto realizado.

5 Programa Semanal

Permite que você defina um programa semanal com até dois tempos de intervalo por dia, durante os quais o sistema automaticamente arma, ativa as S.U’s ou impede que os usuários o desarmem, como descrito na página 47.

6 Férias Usado para definir até 20 períodos de férias e as partições que serão armadas automaticamente durante as férias.

68 Manual do Usuário da ProSYS

Tecla Rápida

Função Descrição

7 Programa do Instalador

1 Avançado Tem acesso a todas as opções de programação do menu.

2 Selecionado Tem acesso a um limitado menu de opções de programação.

NOTA:

Consulte o Manual de Programação e Instalação do ProSYS para maiores informações sobre as funções do Instalador de Prog. .

8 Controle de Acesso

1 Configuração Define o modo de porta para cada porta e o critério de leitura para cada leitor no sistema.

2 Tabela de Horário

Configura a tabela de horário na qual os usuários podem ter acesso ao sistema.

3 Acesso Grupo

Define acesso a portas para grupos de usuários durante específicos períodos de tempo.

4 Gravar Usuários

Acrescenta usuários para Armar / Desarmar e usuários de Entrada / Saída no sistema.

5 Config. Usuários

Define a configuração para usuários, incluindo atribuição de códigos PIN (Número de Identificação Pessoal), atribuindo usuários a específicos grupos de acesso, e apagando usuários.

6 Abrir Porta Abre remotamente qualquer porta de qualquer teclado numérico que tenha sido definida anteriormente no sistema.

NOTA:

Consulte o Manual de Controle de Acesso de Usuários para maiores informações sobre as funções de Controle de Acesso.

Manual do Usuário da ProSYS 69

Tecla Rápida

Função Descrição

9 Vários

1 Impres. 1 LIgada

Ativa impressora 1

2 Impres 1 Desligada

Desativa mensagens à impressora 1

3 Impres 2 ligada

Ativa impressora 2

1 Controle Impressora (para controlar impressão em linha)

4 Impres 2 Desligada

Desativa mensagens à impressora 2

2 Anticódigo Alguns sistemas (definidos durante a instalação dos sistemas) não estão prontos para serem Armados depois de uma condição de alarme ou de tamper. Para restaurar o sistema em modo Operação Normal é necessário introduzir um código de técnico ou um anticódigo. Introduzindo o código fornecido pelo técnico nesta direção retornará o sistema ao modo Operação Normal.

3 Restaurar Coação

Desativa uma S.U bloqueada que foi ativada como resultado de haver sido introduzido um código de coação.

4 Mensagem de Voz

Personaliza a mensagem vocal que é anunciada quando o usuário tem acesso ao sistema desde um telefone remoto. Refira-se ao Manual de Programação e Operação do Módulo de Voz para maiores informações.

5 Tecla Adaptada

Grava uma série de comandos e os atribui a uma tecla de função. Para maiores informações consulte à página 54.

70 Manual do Usuário da ProSYS

Apêndice A: Problemas no Sistema

A seguinte tabela enumera as possíveis condições de problema, suas descrições e as respostas recomendadas:

Problema Descrição Tecl. LCD Tecl. LED Resposta

Bateria Fraca A capacidade da

bateria está

baixa ou

terminada e

necessita ser

recarregada

ou substituída.

PROBLEMACRL:BAT FRACAPROBLEMACRL:BAT FRACA LED Zona 1

pisca

Entre em

contato com seu

vendedor.

Perda de Alimentação CA

A rede

comercial foi

interrompida;

o sistema

continuará

operando com

sua bateria de

reserva tanto

quanto

possível.

PROBLEMACTRL:PRB. CA PROBLEMACTRL:PRB. CA LED Zona 2

pisca.

Verifique a

conexão do

transformador do

painel à sua fonte

de CA. Certifique-

se de que a

alimentação não

foi interrompida

ou desconectada.

Manual do Usuário da ProSYS 71

Problema Descrição Tecl. LCD Tecl. LED Resposta

PROBLEMACTRL:PRB AUX PROBLEMACTRL:PRB AUX Falha Auxiliar A alimentação

auxiliar do

painel, usada

para fornecer

corrente

elétrica aos

aparelhos

designados

(por ex.

detectores de

movimento,

teclados

numéricos, e

detectores de

fumaça),

falhou.

NOTA: A

indicação

anterior não

pode ser

visualizada se a

Falha Auxiliar

afetou todos os

teclados do

sistema e os

deixou

inoperantes.

LED Zona 4

pisca.

Entre em

contato com seu

vendedor.

Problema de Código Falso

Se habilitado

por seu

vendedor, seu

sistema

informará um

código falso

como

problema.

PROBLEMACOD.FAL. P=1 PROBLEMACOD.FAL. P=1

NOTA: P=1 se

refere à

partição onde

foi introduzido

o código falso.

LED Zona 5

pisca.

Uma vez que se

tenha mostrado

o problema

(apenas no

teclado LCD),

será

automaticament

e removido do

sistema.

Falha na Linha Telefônica

A linha

telefônica

usada para

comunicação

com a Estação

Central está

desconectada

ou inoperante.

PROBLEMALIN. TELEF. PROBLEMALIN. TELEF. LED Zona 6

pisca.

Se todos os

telefones das

instalações estão

funcionando,

corretamente

entre em contato

com seu

instalador.

Se não, entre

em contato com

a companhia

telefônica local.

72 Manual do Usuário da ProSYS

Problema Descrição Tecl. LCD Tecl. LED Resposta

Falha do Bus Foi detectada

uma falha na

fiação que

suporta os

periféricos do

sistema.

PROBLEMATN=03 C. PRBPROBLEMATN=03 C. PRB

NOTA: Informa

que o sistema

não pode

estabelecer

comunicação

com o terceiro

teclado

numérico

(TN=03).

LED Zona 7

pisca.

Entre em

contato com seu

vendedor.

Relógio sem Acerto

O relógio do

sistema

perdeu

controle da

hora e/ou dia

PROBLEMARELOG SIST. PROBLEMARELOG SIST. LED Zona 8

pisca.

Acerte a data e

a hora do

sistema

Bateria Fraca no Módulo de Alimentação

Refere-se aos

módulos de

Alimentação

opcionais

PROBLEMAPS=1 BAT BAJ PROBLEMAPS=1 BAT BAJ

NOTA: Indica

que o primeiro

módulo de

alimentação

(PS=1) está

com a bateria

fraca.

LED Zona 9

pisca

(Requer o

teclado

numérico

LED de 16-

zonas.)

Entre em

contato com

seu vendedor.

Perda de CA no Módulo de Alimentação

Refere-se aos

módulos de

Alimentação

opcionais

PROBLEMAPS=1 PRM CAPROBLEMAPS=1 PRM CA

NOTA: Indica

que o primeiro

módulo de

alimentação

(PS=1)

experimentou

uma perda de

alimentação

CA.

LED Zona 10

pisca

(Requer o

teclado

numérico

LED de 16-

zonas.)

Certifique-se de que a conexão do transformador deste módulo à alimentação CA não foi afetada.

Certifique-se de que a saída onde está conectado o transformador está alimentada.

Manual do Usuário da ProSYS 73

Problema Descrição Tecl. LCD Tecl. LED Resposta

Problema na Sirene no Módulo de Alimentação

Refere-se aos

módulos de

Alimentação

opcionais

PROBLEMAPS=1 PRB.SIRPROBLEMAPS=1 PRB.SIR

NOTA: Indica

que a(s)

sirene(s)

externa(s)

conectada(s) ao

primeiro módulo

de Alimentação

(PS=1) não

está(ão)

funcionando.

LED Zona 11

pisca.

(Requer o

teclado

numérico

LED de 16-

zonas.)

Entre em

contato com

seu vendedor.

Falha de Alimentação Auxiliar no Módulo de Alimentação

Refere-se aos

módulos de

Alimentação

opcionais

PROBLEMAPS=1 PRB AUX PROBLEMAPS=1 PRB AUX

NOTA: Indica

que há um

problema de

alimentação

num sensor

conectado ao

primeiro Módulo

de Alimentação

(PS=1).

LED Zona 12

pisca.

(Requer o

teclado

numérico

LED de 16-

zonas.)

Entre em

contato com

seu vendedor.

Problema numa Zona de Dia

Uma zona

definida como

ZONA DIA

teve uma falha

durante o

período

desarmado.

PROBLEMAP.INCEN: DIA PROBLEMAP.INCEN: DIA A zona

designada

pisca.

(Requer o

teclado

numérico

LED de 16-

zonas.)

Verifique a

integridade da

zona indicada.

74 Manual do Usuário da ProSYS

Apêndice B: Sons do Sistema

Além das indicações visuais fornecidas pelo(s) seu(s) teclado(s) numérico(s), o seu sistema está programado para produzir avisos sonoros depois de certos eventos. Dependendo das circunstâncias, estes sons podem ser produzidos pelo(s) seu(s) teclado(s) numérico(s) ou por dispositivos externos de seu sistema (por exemplo, uma sirene o uma campainha).

NOTAS:

1. Se selecionado durante a instalação, um breve “toque” da sirene pode ser ouvido quando expira o período de Atraso de Saída.

2. A companhia de alarme determina durante a instalação de seu sistema se o alarme de Emergência de Polícia será anunciado por uma sirene externa ou não.

3. Bips do teclado numérico em resposta à contagem regressiva de atraso de Entrada / Saída, Emergências de Incêndio do teclado numérico, e erros do teclado e confirmações são tipicamente habilitados. A critério do usuário, os bips podem ser desabilitados.

4. Qualquer zona de intrusão, se selecionada pela característica Chime (anunciador), será, quando violada durante o período de desarmado, causa para que o teclado numérico anuncie o evento. O chime também pode ser desabilitado quando não necessário.

5. Baseado em decisões tomadas quando seu sistema de alarme foi instalado, os teclados numéricos podem emitir bips durante este tipo de alarme.

Evento Som do Teclado Sirene / Campainha

Alarme de Intrusão

Bips rápidos (ver Nota 5)

SIM contínuo

Alarme de Incêndio

Bips rápidos (ver Nota 3)

SIM escalonado

Emergência de Polícia do Teclado

Um toque momentâneo TALVEZ (ver Nota 2)

Emergência de Incêndio do Teclado

Bips rápidos (ver Nota 3)

SIM escalonado

Manual do Usuário da ProSYS 75

Emergência Especial do Teclado

Um toque momentâneo Sem som

Armar ou Desarmar

Um tom de um segundo se completado corretamente; três tons rápidos de erro se está incorreto (ver Nota 3)

Sem som

Introduzindo Seqüência Incorreta

Três tons rápidos (ver Nota 3)

Sem som

Contagem Regressiva no Tempo de Entrada

Tons lentos repetitivos até que o período de Atraso de Entrada expire. (ver Nota 3)

Sem som

Contagem Regressiva no Tempo de Saída

Tons lentos repetitivos até que o período de Atraso de Saída expire. (ver Nota 3)

TALVEZ (ver Nota 1)

Introduzir Dados no Modo Funções do Usuário

(ver página 57)

Um tom de um segundo se completado corretamente; três bips rápidos de erro se não está correto. (ver Nota 3)

Sem som

Falha no Circuito da Sirene ou Problema no “Loop” de Incêndio

Três bips rápidos a cada 10 segundos

Sem som

76 Manual do Usuário da ProSYS

Apêndice C: Programando Tabelas

Use a seguinte tabela para definir cada programa semanal.

Programa Semanal No:__________

Nome do Programa: ______________

Tipo de Programa

Definições de Parâmetros

1 2 3 4 5 6 7 8 Partição

Selecionar Grupo: Armado /

Desarmado

Modo Armado: Armado Parcial Grupo

A B C D

1ª. US No:__________ 3ª. US No:_________ 2ª. US No:__________ 4ª. US No:_________

Saída de Utilidade

NOTA: Para o programa semanal de S.U, você pode definir uma definição separada de tempo durante as férias.

Usuário # Nome Usuário # Nome

Autorização de Acesso

ao Usuário

NOTA: Você pode escolher qualquer usuário no sistema.

Dia Hora Inic 1 HH:MM

Hora Fim 1 HH:MM

Hora Inic 2 HH:MM

Hora Fim 2 HH:MM

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Rokonet – Garantia Limitada Rokonet Electronics, Ltd. e suas subsidiárias e filiais (“Fabricante”) dão garantia a seus produtos contra defeitos de materiais e de fabricação, sob condições normais de uso e durante 12 meses, a partir da data de fabricação. Tendo em vista que o Fabricante não instala nem conecta o produto, e considerando que o produto pode ser utilizado em conjunto com produtos de outros fabricantes, o Fabricante não pode garantir o desempenho do sistema de segurança, do qual este produto faz parte. As obrigações e as responsabilidades previstas nesta garantia são limitadas exclusivamente ao conserto e à substituição, conforme opção do Fabricante, dentro de um prazo aceitável a partir da data de entrega de qualquer produto que não se encontre dentro destas especificações. O Fabricante não faz qualquer outra garantia, explícita ou implícita, da comercialização ou da adequação do produto a qualquer outra finalidade em particular. Em nenhum caso, o Fabricante será responsável por quaisquer danos acidentais ou resultantes de brechas nesta ou em qualquer outra garantia, explícita ou implícita, ou ainda decorrentes de qualquer outro elemento de responsabilidade. As obrigações do Fabricante, previstas nesta garantia, não incluem despesas com fretes ou custos de instalação, ou ainda, de qualquer responsabilidade direta, indireta ou como conseqüência de danos ou atrasos. O Fabricante não declara que seu produto não poderá ser burlado, que o produto evitará qualquer perda, prejuízo ou dano material ou pessoal, por furto, roubo, incêndio ou qualquer outro evento, ou que o produto proporcionará, em todos os casos, proteção ou alerta adequados. O Comprador entende que a instalação e manutenção apropriadas do sistema de alarme podem tão somente reduzir o risco de ocorrência de furto, roubo ou de incêndio sem alerta, mas que isto não é um seguro ou uma garantia de que tais ocorrências não irão acontecer ou de que não existirão danos pessoais ou materiais como resultado das mesmas. Conseqüentemente, o Fabricante não terá nenhuma responsabilidade por qualquer dano ou perda pessoal ou material, com base na reclamação de que o produto falhou em dar o alerta. Todavia, se o Fabricante for responsabilizado, direta ou indiretamente, por qualquer perda ou dano originado com base nesta garantia limitada, ou em qualquer outra, independente de causa ou de origem, o valor máximo de sua responsabilidade não ultrapassará o preço da aquisição do produto. Nenhum empregado ou representante do Fabricante está autorizado a modificar esta garantia, sob nenhuma condição, bem como fornecer qualquer outra garantia. ADVERTÊNCIA: Este produto deve ser testado no mínimo uma vez por semana.

Contatando Rokonet

Rokonet Electronics Ltd. Está comprometida com serviço de atendimento ao cliente e assistência técnica a seus produtos. Você pode entrar em contato conosco através do nosso website (www.rokonet.com) ou nos seguintes números de telefone e fax:

USA Tel: (305) 592-3820 Fax: (305) 592-3825

Reino Unido Tel: +44 (1527) 576-765 Fax: +44 (1527) 576-816

Itália Tel: +39 (02) 392-5354 Fax: +39 (02) 392-5131

Israel Tel: +972 (3) 9637777 Fax: +972 (3) 9616584

Brasil Tel: +55 (11) 3661-8767 Fax: +55 (11) 3661-7783

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida de nenhuma maneira, sem autorização prévia, por escrito, do editor.

© ROKONET ELECTRONICS LTD. 9/04 5IN128UMPR B