Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar...

6
Proteção eficaz contra oídio e black rot nos cachos!

Transcript of Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar...

Page 1: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

Proteção eficaz contra oídio e black rot nos cachos!

Page 2: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

O Enhance Technology Process é a aposta do Grupo Sapec na qualidade dos seus produtos. O rigor no processo de fabrico e a forte capacidade laboratorial sustentam o investimento em Investigação e Desenvolvimento do Grupo Sapec, dotando o mercado de produtos diferenciados e competitivos, com novas e inovadoras formulações.

Ksar Vitis é o novo fungicida para controlo de oídio e black rot na vinha.

O oídio e a podridão negra ou black rot, são duas das mais importantes doenças da videira, assumindo a primeira maior importância e sendo responsável por prejuízos mais significativos. O controlo de ambas deve ser feito desde o início do ciclo vegetativo, prevenindo o aparecimento dos primeiros sintomas.

O oídio da videira é um fungo ectoparasita que hiberna sob a forma de micélio nos gomos, ou cleistotecas nas varas, assim como nas folhas caídas no solo. Quando o micélio amadurece emite uma grande quantidade de conídios que são transportados pelo vento e contaminam outros órgãos verdes da videira.O oídio desenvolve-se com temperaturas compreendidas entre 5°C e 40°C, aumentando o seu crescimento a partir dos 15°C e com humidade relativa superior a 25%.Sintomas: as folhas apresentam um micélio branco amarelado em ambas as páginas, po-dendo dobrar-se em goteira; os cachos co-brem-se de um micélio branco, podendo os bagos fendilhar ou suberizar. As varas, na altura da poda, apresentam-se de cor branca com manchas castanhas. Os prejuízos mais graves verificam-se nos cachos, pois o oídio provoca paragem de crescimento da pele dos bagos, que acabam por fendilhar, constituindo uma “porta de entrada“ à Botrytis sp..

A podridão negra é uma doença que ataca todos os órgãos verdes da videira, e desenvolve-se com temperatura e humidade relativa elevadas. É necessário um período de folha molhada de 6 a 7 horas.A doença hiberna sob a forma de peritecas nos órgãos afetados (folhas, bagos e sarmentos), na planta ou caídos no solo.Na primavera, com chuva, libertam-se os esporos que são disseminados pelo vento e que darão origem às infeções primárias, onde se vão desenvol-ver os picnídios (cerca de três a quatro dias após os primeiros sintomas), e que, ao libertarem esporos, irão causar as infeções secundárias.A videira é recetiva a esta doença desde a saída das folhas até ao estado de pintor, sendo especialmente sensível do início da floração ao vingamento.Sintomas: nas folhas aparecem pequenas manchas de forma poligonal, de bordos mais escuros e que evoluem de cinzento a castanho, onde posterior-mente surgem umas pontuações negras, os picnídeos.Os bagos apresentam manchas oblongas de cor escura e mirram, adquirin-do um aspecto mumificado.

Podridão negra ou Black Rot (Guignardia bidwellii)

Oídio (Uncinula necator)

Page 3: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

Movimento na planta

Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida tem a capacidade de se redistribuir na fase vapor, na superfície foliar garantindo uma completa cobertura dos tecidos, e de penetrar no interior dos tecidos onde manifesta um marcado movimento translaminar e sistémico. Estas características permitem que se desloque, no interior da folha, da página superior para a página inferior e, também, que haja um movimento para outros tecidos ao longo da planta. Ficam também protegidos os novos crescimentos.

Resistência à lavagem

Ksar Vitis tem uma grande capacidade de resistência à lavagem, conseguida pelas caraterísticas do produto e pelo movimento para o interior da planta. Após o tratamento, a eficácia no controlo do oídio e do black rot não é afetada pela precipitação.

Ataque de oídio após 60 mm de precipitação, 12 dias após a infeção.

Controlo sem tratamento Ksar Vitis

Page 4: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

Modo de Acção

Sinergia

Ksar Vitis é um fungicida inovador que contém duas substâncias ativas na sua composição: cresoxime-metilo e penconazol. Tem ação preventiva, curativa e anti-esporulante.As s.a. de Ksar Vitis perten-cem a dois grupos: estro-bilurinas (QoI) e triazóis (DMI), com modos de ação distintos.

Ksar Vitis impede a respiração mitocondrial dos fungos, através da inibição do transporte de eletrões na mitocôndria, impossibilitando a formação de ATP que é essencial para os normais processos metabólicos celulares do fungo, devido à ação do cresoxime-metilo.O penconazol inibe a síntese dos esteróis (FRAC Code 3 DMI), ao nível da membrana celular do fungo, impedindo o seu desen-volvimento.Por outro lado, este novo fungicida funciona como inibidor da 14-α demetilase.

Existe uma sinergia comprovada em testes laboratoriais entre as duas substâncias ativas.A composição inovadora do Ksar Vitis garante uma maior eficácia do fungicida, comparativamente à eficácia obtida com a aplicação das duas moléculas misturadas em tanque, considerando as mesmas doses de cada uma. De acordo com a fórmula de Colby, a eficácia observada após o tratamento com o Ksar Vitis, aumenta substancialmente.A mistura das duas s.a. presentes na formulação do Ksar Vitis, com diferentes modos de ação, contribui para a redução do risco de aparecimento de resistências.

Ação na célula do fungo

Ação nos diferentes estados de desenvolvimento do fungo

Page 5: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

Formulação WG AdvanceKSAR VITIS é um fungicida com uma formulação obtida através da Tecnologia WG ADVANCE , que torna a prepara-ção da calda de aplicação mais rápida e mais cómoda, ao mesmo tempo que diminui significativamente o risco para o aplicador e para o ambiente.A formulação WG Advance confere uma excelente performance biológica ao produto, resultante da otimização dos parâmetros de dispersão e suspensabilidade em água.

Dispersão em água de Ksar Vitis

CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO

CULTURA DOENÇACONC.

g/hLDOSEg/ha

Nº aplicações

Uvas para vinificaçãoe de mesa

Oídio, Podridão negra (Black rot) 30-40 300-400 3

POSICIONAMENTO

Estratégias de Proteção

VinhaProblemas

Infestantes

A in

form

ação

co

ntid

a n

este

map

a n

ão d

isp

ensa

a le

itu

ra a

tent

a d

o ró

tulo

do

pro

du

to.

*Pro

du

to e

m fa

se d

e h

om

olo

gaçã

o.

Escoriose

Míldio

Oídio

Míldio/Oídio

Ácaros

Traça da Uva

Cochonilhas

Formas hibernantesde insetos e ácaros

Cicadelídeos(Scaphoideus titanus)(1)

Mosca do Mediterrâneoe Piral

Botritis (Podridão Cinzenta)

Black Rot (Podridão Negra)

RepousoVegetativo

Glitz SuperFuji

BatutaDiquato Sapec

Fitanol

Ciclone 48 EC

Tenor / Boreal Tenor / Boreal

Ciclone 48 EC

Corsário(1) / Delstar / Embaixador 224 EC*

Judo

Delstar / Judo / Steward / Embaixador 224 EC*

Maestro M / Maestro F WGTrunfo F* / Step 75 WG

Trunfo F*

Vitipec WG / Vitipec Gold WGTrunfo F* / Spyrit Gold*

Ekyp Combi / Ekyp Trio Azul / Ekyp MZSpyrit F* / Spyrit M* / Vinoguard*

Magic / Equador*

Trunfo F* / Ksar* Spyrit Gold* / Step 75 WG / Ksar Vitis*

Magic / Equador*

Stulln WG Bago de Ouro Bago de Ouro

Vitipec WG / Spyrit F*Spyrit M*

Montana / Montana Supra* / Diquato Sapec

Saida das Folhas

FolhasLivres

CachosVisíveis

Bagode Ervilha

Fechodo CachoFloração Alimpa Pintor

BotõesFlorais

Separados

Antes dofecho dos

cachos

Spyrit C* / Vitipec C WGCuprital SC / Maxi Copper WG*

Enigma / DouroKsar Vitis*

Spyrit Gold* / Vitipec Combi Azul / Trunfo F*

www.sapecagro.pt

SAPEC Agro S.A. • Alameda dos Oceanos, Lote 1.06.1.1 D - 2º - 1990-207 LISBOA - Tel. 213 222 727 • [email protected]

Enigma / Douro / Ksar Vitis* / Ksar*

Apesar da capacidade curativa e anti-esporulante de Ksar Vitis, a sua aplicação deve ser feita preventivamente de forma a impedir o aparecimento dos primeiros sintomas, posicionando as aplicações do fungicida na época e estados de maior suscetibilidade às doenças.

Black rot

Oídio

AVALIAÇÃO EM CAMPO

A eficácia de Ksar Vitis no controlo de oídio em ca-

chos foi testada em 22 ensaios instalados em dife-

rentes locais de França (8), Itália (3), Portugal (7) e

Espanha (4) tendo sido conduzidos sob condições

naturais de infeção em diferentes castas.

Em todos os ensaios as condições foram favoráveis

ao desenvolvimento de oídio em folhas e cachos,

assegurando uma média a elevada severidade da

doença o que permitiu avaliar a excelente capaci-

dade de controlo do Ksar Vitis.

Controlo do oídio

Page 6: Proteção eficaz contra oídio - SAPEC AGRO · Movimento na planta Após a aplicação, o Ksar Vitis tem uma importante capacidade de fixação às ceras cuticulares. Este novo fungicida

Proteção eficaz contra oídioe black rot nos cachos!

Ediç

ão:

F-KS

R_V

IT-0

3/16

- Le

ia s

emp

re o

rótu

lo d

a em

bal

agem

, sig

a as

inst

ruçõ

es d

e us

o e

est

eja

aten

to à

s fr

ases

e s

ímb

olo

s co

nsta

ntes

do

mes

mo.

Alameda dos Oceanos, Lote 1.06.1.1 D - 2º1990-207 Lisboa - Portugal

T. +351 213 222 727www.sapecagro.pt

Características Principais

CARACTERíSTICASFungicida preventivo, curativo e anti-esporulante para o controlo de oídio e black rot na vinha. COMPOSIÇÃOGrânulos dispersíveis em água (WG) c/ 25% cresoxime-metilo e 8,75% penconazol FAMíLIA qUíMICAEstrobilurinas (QoI) e triazóis (DMI) DOSEUvas para vinificação e de mesa: 300-400 g/ha NúMERO AV0709, concedido pela DGAV INTERVALO DE SEGURANÇA35 dias

EMBALAGEM60 g, 600 g e 3 kg

Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em protecção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF´s re-comendados especificamente para esse efeito.A escolha do PFF deve ter, obrigato-riamente, em consideração a aplica-ção dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Fungicida inovador com 3 modos de ação diferentes

Controlo completo do oídio e black rot em todas as fases de desenvolvimento dos fungos

Excelente opção a adotar numa estraté-gia anti-resistências

Formulação e tecnologia WG ADVANCE

Rápida e segura preparação da calda de aplicação

Seguro para o ambiente e aplicador

Grande persistência de ação

Resistente à lavagem

Baixa dose de aplicação

Elevada estabilidade