Protocolo de Balke

3
Protocolo de Balke (In: ARAÚJO, 1986) Entre os protocolos propostos por Balke, escolhemos o de característica máxima, realizado em cicloergômetro. O protocolo apresenta incrementos de carga não muito elevados, podendo ser aplicado em praticantes com distintos níveis de condicionamento físico. Porém, é importante conhecer as condições clínicas do avaliado, antes de submetê-lo a um teste máximo. O protocolo emprega cargas progressivas de vinte e cinco watts a cada intervalo de tempo de dois minutos, de modo contínuo, até ser atingida a exaustão voluntária máxima. O V02 máx. é dado pela seguinte equação: VO2 max. (ml. Kg-1. min-1) = 12 x carga em watts + 300 ---------- --------------------------- p eso em kg Normas Básicas para Aplicação de Testes em Bicicleta Ergométrica 1 - Checar periodicamente a calibragem da bicicleta. 2 - Ajustar a altura do selim, de modo que a articulação do joelho fique quase totalmente estendida ao final da fase descendente de pedalada. 3 - O guidom deve ser ajustado a uma altura que permita uma maior verticalidade do tronco. 4 -Não é permitido ao avaliado levantar do selim durante a condução do teste;

Transcript of Protocolo de Balke

Page 1: Protocolo de Balke

Protocolo de Balke (In: ARAÚJO, 1986) Entre os protocolos propostos por Balke, escolhemos o de característica máxima, realizado em cicloergômetro. O protocolo apresenta incrementos de carga não muito elevados, podendo ser aplicado em praticantes com distintos níveis de condicionamento físico. Porém, é importante conhecer as condições clínicas do avaliado, antes de submetê-lo a um teste máximo.O protocolo emprega cargas progressivas de vinte e cinco watts a cada intervalo de tempo de dois minutos, de modo contínuo, até ser atingida a exaustão voluntária máxima. O V02 máx. é dado pela seguinte equação:

VO2 max. (ml. Kg-1. min-1) = 12 x carga em watts + 300 ------------------------------------- peso em kg

Normas Básicas para Aplicação de Testes em Bicicleta Ergométrica

1 - Checar periodicamente a calibragem da bicicleta.

2 - Ajustar a altura do selim, de modo que a articulação do joelho fique quase totalmente estendida ao final da fase descendente de pedalada.

3 - O guidom deve ser ajustado a uma altura que permita uma maior verticalidade do tronco.

4 -Não é permitido ao avaliado levantar do selim durante a condução do teste;

5 - Quando utilizada uma bicicleta de característica mecânica como a Monark, a velocidade de pedalada é de 50 rpm.. Além disso, as cargas devem ser checadas durante o teste, pois o aquecimento da cinta de frenagem geralmente promove um aumento involuntário da carga.

6 - A freqüência cardíaca e pressão arterial devem ser aferidas antes da realização do teste. Caso o avaliado apresente valores de FC e PA, respectivamente superiores a 100 bpm e 150/100 mmHg, o teste não deverá ser iniciado.

1.3 – Teste de Corrida de 2,400 metros (Cooper)

Page 2: Protocolo de Balke

População alvo: de 13 a 60 anos, para homens e mulheres. O ideal que o testado esteja familiarizado com a prática de atividade física regular. Para atletas também é conveniente.

Metodologia: o teste consiste em cronometrar o tempo gasto pelo avaliado para percorrer a distância de 2,400 metros. VO2máx ml(kg.min) -1 = (D x 60 x 0,2) + 3,5 ml (kg.min) -1 ---------------------------------------------------

Duração em segundos Onde: D = distância em metros. Exemplo: Um indivíduo correu 2,400 metros em 11 minutos. VO2máx = (2,400 x 60 x 0,2) + 3,5 = 43,6 ml (kg.min) -1

----------------------------------------------------------- 660 OBSERVAÇÃO: Para transformar minutos em segundos, basta aplicar uma regra de três.

1 minuto........................ 60 segundos 11 minutos..................... x x = 11 x 60 x = 660