Protocolo Limpeza de Pele Facial

23
LIMPEZA DE PELE FACIAL Capítulo 1 – Medidas de Higiene Preventivas A limpeza de pele, que será o nosso foco dentro deste curso de Estética Facial, é um procedimento que exige muita atenção e suavidade. Para tal, é necessário que você conheça as medidas de higiene preventivas, garantindo que o tratamento seja bem sucedido e que você consiga conseguir levar maior equilíbrio a cutis de quem recebe o tratamento. Vamos agora conhecer as medidas de higiene preventivas, que vão garantir as condições adequadas à sua limpeza de pele. O primeiro passo é conhecer a limpeza de pele. Conhecendo a Limpeza de Pele A Limpeza de pele é uma técnica aplicada por profissionais da área de estética que tem como finalidade remover da maneira correta a acne e devolver a pele a sua vitalidade, deixando-a mais tonificada, relaxada e dependendo dos produtos utilizados, tendo um efeito clareador. Através da internet, é muito comum ver receitas de limpeza de pele caseiras. No entanto, um alerta importante precisa ser dado:

Transcript of Protocolo Limpeza de Pele Facial

Page 1: Protocolo Limpeza de Pele Facial

LIMPEZA DE PELE FACIAL

Capítulo 1 – Medidas de Higiene Preventivas

A limpeza de pele, que será o nosso foco dentro deste curso de Estética Facial, é um procedimento que exige muita atenção e suavidade.

Para tal, é necessário que você conheça as medidas de higiene preventivas, garantindo que o tratamento seja bem sucedido e que você consiga conseguir levar maior equilíbrio a cutis de quem recebe o tratamento.

Vamos agora conhecer as medidas de higiene preventivas, que vão garantir as condições adequadas à sua limpeza de pele.

O primeiro passo é conhecer a limpeza de pele.

Conhecendo a Limpeza de Pele

A Limpeza de pele é uma técnica aplicada por profissionais da área de estética que tem como finalidade remover da maneira correta a acne e devolver a pele a sua vitalidade, deixando-a mais tonificada, relaxada e dependendo dos produtos utilizados, tendo um efeito clareador.

Através da internet, é muito comum ver receitas de limpeza de pele caseiras. No entanto, um alerta importante precisa ser dado:

A limpeza de pele deve ser feita por pessoas qualificadas a aplicarem a técnica, caso contrário, aquele que recebe o tratamento fica exposto a diversos riscos, como o de ter a sua pele manchada, lesionada, podendo deixar cicatrizes para toda a vida, além do risco de contrair infecções, entre outros problemas.

Visto tais informações, fica claro a importância que você conheça detalhadamente todos os passos deste procedimento e sempre procure as novidades que pode adicionar a sua técnica.

Page 2: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Higiene durante o tratamento

Acessórios necessários para fazer a limpeza de pele:

É fundamental que aquele que aplica a limpeza de pele conheça e utilize de todas as medidas de higiene preventivas.

Para garantir a segurança em seu tratamento é imprescindível que você esteja usando:

Luvas medicinais; elas são compradas em farmácias, devem ser escolhidas de acordo com o tamanho das mãos de quem aplica o tratamento (P, M, G). As luvas devem ser descartadas adequadamente, logo após o uso.

Lenços de papel; os lenços de papel devem ser macios, os mais suaves possíveis.

Máscaras de Proteção; a máscara que deve ser usada é a mesma utilizada em consultórios médicos e odontológicos, é comprada em tamanho único, ela deve ser descartada logo após o uso.

Jaleco ou vestimenta adequada; é importante que o esteticista esteja usando uma roupa adequada, limpa. Se tiver dificuldades em encontrar um jaleco, escolha peças brancas que sejam destinadas apenas aos momentos em que o tratamento será feito.

Presilhas, faixas de cabelo ou touca; os cabelos devem estar bem presos no momento do tratamento, evitando que qualquer fio caia sobre o receptor da limpeza de pele.

Mas por que é necessário utilizar estes acessórios?

É extremamente importante que você saiba a função e a importância dos acessórios. É fundamental que você os use e conheça os motivos pelos quais eles devem ser usados. Vou explicar um a um.

As luvas medicinais devem ser usadas para evitar que impurezas presentes nas mãos. Por mais que as mãos sejam lavadas, impurezas sempre estão presentes naturalmente e durante este tratamento a pele fica extremamente vulnerável a diversos tipos de bactérias, além de estar

Page 3: Protocolo Limpeza de Pele Facial

muito mais sensibilizada por conta dos estímulos recebidos e da dilatação dos poros.

Os lenços devem ser usados como uma proteção, evitando o atrito entre os dedos e a pele onde a acne está sendo removida. Eles devem ser macios para que não irritem a pele com o contato constante.

A máscara deve ser usada como proteção a esteticista, das possíveis infecções que podem ser contraídas com o tratamento, além de preservar o receptor de absorver o seu ar.

O jaleco ou roupas especiais cuidam para que as impurezas captadas pelo ambiente não entrem em contato com o receptor do tratamento, evitando a contaminação por componentes tóxicos presentes na poeira, poluição urbana e produtos de limpeza doméstica.

Os acessórios para os cabelos evitam que os cabelos caiam, interferindo no processo de remoção da acne. Neste caso a pessoa que recebe a limpeza de pele também deve utilizar os acessórios.

Ter um ambiente adequado para fazer a limpeza de pele é fundamental.

O ambiente adequado para o tratamento

O ambiente em que a limpeza de pele é feita é muito importante, mesmo que o tratamento seja aplicado em casa, alguns cuidados devem ser observados para evitar o risco de infecções e garantir o conforto do profissional e do cliente.

Ela deve ser feita em um ambiente tranqüilo, limpo e organizado. Utilize lençóis brancos ou em cores suaves que além de evidenciarem a higiene do local, ainda trazem mais calma para quem recebe o tratamento, auxiliando no processo da remoção da acne.

É de extrema importância que o local seja reservado de maneira que ninguém transite, já que a presença de pessoas alheias as medidas preventivas pode trazer o risco de infecções.

Cuide para que a temperatura esteja agradável, tornando o ambiente aconchegante, o que fará com que o tratamento seja prazeroso.

Page 4: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Como fazer a limpeza dos acessórios

Os acessórios utilizados na limpeza de pele devem ser higienizados de maneira adequada, garantindo a segurança de todos que participam do procedimento. Os equipamentos devem ser esterilizados.

As luvas, máscaras e lenços de papel devem ser descartados adequadamente.

Capítulo 2 – O Esteticista

O profissional da estética atua na área da saúde e beleza, devolvendo o bem-estar e a auto-estima, muitas vezes comprometidos.

O esteticista deve passar tranquilidade e equilíbrio, preocupando-se sempre com a beleza e o conforto daqueles que atende, independente de qualquer característica ou condição.

Como estes profissionais trabalham na área da estética, espera-se de um esteticista que ele dispense cuidados especiais com a sua saúde e aparência, mantendo um visual agradável. Não é uma exigência que o esteticista seja necessariamente belo, mas sim alguém que se importa com a sua aparência e forma física, mostrando boa disposição e saúde.

O esteticista precisa trabalhar também uma habilidade na comunicação, de maneira com que consiga expressar com facilidade e objetividade as suas idéias e poder instruir aos clientes sobre os cuidados que devem observar durante os tratamentos ou como hábitos de vida.

Como qualquer outra profissão, a estética espera que os seus profissionais gostem daquilo que fazem, que é levar saúde e beleza a todas as pessoas, promovendo equilíbrio onde quer que esteja.

Os profissionais da estética podem se especializar em determinadas áreas, no caso do curso gratuito do Clube Batom, a Estética Facial com foco na limpeza de pele. Além da estética facial, ainda existem muitas outras nuances da estética, sendo uma área diversificada, que pode atender diferentes necessidades.

Page 5: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Outros profissionais podem ainda optar por seguir um conceito amplo e generalizado, atuando em diversas áreas.

Para ser um esteticista, é necessário ter o curso de nível superior. No entanto, com o curso gratuito de estética facial do Clube Batom, você está apto para fazer os tratamentos faciais citados durante o ensino, e aperfeiçoar-se, caso tenha a formação básica da estética.

Capítulo 3 – Reconhecendo os tipos de pele e as necessidades individuais

Antes de fazer a limpeza de pele, é necessário conhecer cada tipo de pele, aplicando assim os produtos adequados a cada necessidade, proporcionando a pele os cuidados que ela precisa, de maneira a otimizar os resultados do tratamento.

Cada característica de pele indica qual o seu tipo. Desta maneira torna-se possível identificar quais as melhores opções de produtos, proporcionando maior equilíbrio.

Como fazer o reconhecimento dos tipos de pele

Para identificar cada tipo de pele é necessário observar algumas características típicas, fazendo assim o reconhecimento.

A princípio é necessário fazer uma avaliação mais minuciosa para chegar a uma conclusão definitiva e segura, mas a medida que se desenvolvem as habilidades deste reconhecimento, é possível identificar o tipo de pele de maneira mais natural. Para desenvolver suas aptidões de identificação, experimente avaliar o tipo de pele das pessoas mais próximas. Observe as características infracitadas e avalie a presença delas na pele.

Pele Seca

A pele seca é naturalmente carente de hidratação e vitaminas. Desenvolve com mais facilidade as rugas e marcas de expressão. No corpo, a pele seca é mais propensa a ter estrias e celulite por conta da falta de elasticidade.

Page 6: Protocolo Limpeza de Pele Facial

No rosto, apresenta linhas de expressão mais cedo e tem mais tendência a apresentar alergias.

A pele seca tem um aspecto ressecado, visivelmente frágil, sofre mais com as mudanças climáticas.

Os poros são quase imperceptíveis e ela fica com aparência esbranquiçada.

Pele Normal

A pele normal é a mais equilibrada, com aspecto saudável, não possui excesso nem carência de sebosidade.

Pele Oleosa

A pele oleosa pode ser a mais vantajosa desde que seja bem cuidada. Este tipo de pele possui mais elasticidade, portanto é a última a se enrugar.

No entanto, se não receber os cuidados adequados pode ficar com um aspecto de sujeira e desenvolver acne em excesso, o que causará marcas irreversíveis e ainda obstruir os poros por conta da sebosidade, fazendo com que a pele se enfraqueça e fique envelhecida.

A pessoa que possui pele oleosa tem os poros evidentes, muitos pontos negros, acne e normalmente a pele destas pessoas apresenta brilho.

Pele Mista

Este é um dos tipos de pele que mais causa dores de cabeça, a pele mista combina as características da pele seca e da pele oleosa, sendo oleosa na área “T” (testa, nariz e queixo) e seca nos pômulos (maçãs do rosto).

Page 7: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Os tratamentos recomendados para cada tipo de pele

Agora que você já sabe fazer o reconhecimento dos tipos de pele, você pode aplicar os tratamentos adequados para cada característica, obtendo o melhor resultado possível.

Encontrar o melhor tratamento é sobretudo uma questão de interpretação. Por exemplo, se você vai cuidar de uma pele seca, você naturalmente deve oferecer a ela produtos e técnicas que ofereçam maior hidratação, cremes nutritivos e a base de vitaminas.

A esteticista deve ter em mente quais são as carências da pele que ela está tratando, para fornecer este nutriente que está em falta assim promovendo maior equilíbrio. Os tratamentos baseados em receitas caseiras devem ser feitos igualmente de acordo com as características de cada pele, desta maneira, deve-se observar os componentes naturais da receita e o intuito de cada uma delas, aplicando de maneira que não cause

desequilíbrio.

Cuidados especiais para pele com acne

A acne é um problema enfrentado especialmente por pessoas na fase da puberdade ou que tenham a pele oleosa.

Este é sem sombra de dúvidas o principal fator que leva as pessoas a procurarem a limpeza de pele, a fim de minimizar ou solucionar o problema.

Considerando esta grande demanda, um esteticista deve estar bem preparado para lidar especificamente com a pele afetada pela acne.

Tecnicamente, as erupções que surgem na pele são chamadas de comedão (espinha comum, sem pus e que não provoca dores), pápulas (erupção avermelhada que provoca dores e sensibilidade.

A pápula é uma fase evoluída do comedão, sendo uma inflamação) ou pústulas (erupção que apresenta pus – espinha com ponta amarela),

Page 8: Protocolo Limpeza de Pele Facial

vulgarmente chamadas de espinhas e os pontos negros, que são os conhecidos cravos. As chamadas espinhas internas são o que na estética trata-se por nódulos.

A espinha surge a partir de impurezas presentes no sangue, decorrentes de alimentação inadequada. Alimentos gordurosos geram uma espécie de “entupimento” no sangue que irriga a pele, fazendo com que estas impurezas sejam expelidas em forma de acne. A principal maneira de controlar é se alimentando de maneira adequada.

Muitas vezes o excesso de oleosidade faz com que os poros fiquem obstruídos. Poros muito bloqueados podem se inflamar, provocando bolhas cheias de pus, as pústulas.

Os cravos surgem a partir das impurezas externas, muitas vezes de pontos onde a pele foi lesionada, principalmente a partir de espinhas abertas.

As partículas se depositam nos poros abertos e são acomodadas, se tornando o que conhecemos como cravos.

A acne na pele oleosa aparece por conta da sebosidade natural da pele e dos poros mais abertos que o natural.

Em muitos casos a acne pode aparecer por distúrbios hormonais, persistindo de maneira excessiva mesmo na fase adulta, o que requer um tratamento indicado por dermatologistas.

A pessoa que sofre do problema da acne deve manter uma alimentação rica em vegetais e consumir o mínimo possível de gorduras, além de beber bastante água, limpando o organismo.

É expressamente proibido arrancar ou apertar as erupções, já que esta prática pode espalhar ainda mais o problema pelo rosto, causar marcas e

cicatrizes e provocar infecções. Passar a mão pelo rosto também é um hábito que pode agravar o problema, levando a pele diversas impurezas.

Os produtos aplicados para quem tem uma pele afetada pela acne devem ser “não comedogênicos” (que não obstruem os poros). Esta informação deve ser sempre observada.

Page 9: Protocolo Limpeza de Pele Facial

É importante destacar que os produtos não devem ser oleaginosos.

Ao fazer a limpeza de pele deve ser observado um cuidado especial com as lesões provocadas pela acne, evitando o contato com a área, de maneira a não ferir a pele naturalmente sensibilizada. As espinhas não devem ser removidas.

Cuidados com a pele madura

A pele passa a ser considerada madura a partir dos 30 anos de idade, requerendo cuidados especiais com os tratamentos, já que fica mais fina e sensibilizada e sofre os efeitos na produção de determinadas substâncias naturais, que são alterados.

Existem produtos específicos e componentes que são mais indicadas para quem tem este tipo de pele.

A pele madura apresenta especialmente a necessidade de tonificação, que irá melhorar a sua elasticidade e fazer com que ela fique mais firme. Naturalmente a pele sofre por carência de vitaminas e de hidratação.

Para sanar este problema, é indicado fazer combinações entre produtos nutritivos e hidratantes, que fornecerão os nutrientes de que a pele necessita.

Os tônicos faciais líquidos devem ser usados posteriormente aos tratamentos, como finalização, especialmente após esfoliações e máscaras.

Ao fazer um tratamento em pele madura, é necessário observar maior suavidade nos movimentos, já que se tratando de uma estrutura menos elástica e resistente do que a pele jovem, pode se traumatizar com mais facilidade.

Capítulo 4 – A Limpeza de Pele

Finalmente chegamos a Limpeza de Pele em si. Esta é uma das manifestações mais importantes da estética, onde é possível cuidar da pele de maneira profunda, garantindo que ela fique saudável e retardando o seu envelhecimento de forma considerável.

Page 10: Protocolo Limpeza de Pele Facial

É fundamental que todos os passos sejam feitos com cuidado e responsabilidade, evitando que um tratamento destinado a beleza, acabe causando problemas à cútis. Preparados? Então, mãos a obra!

Preparando a pele para receber a limpeza de pele

Antes de dar início ao processo de remoção da acne, é preciso preparar a pele, para que ela fique relaxada, e os poros dilatados, facilitando o procedimento.

O primeiro passo é fazer a limpeza da pele, utilizando um leite de limpeza, (podem ser usados géis de limpeza também, mas evite produtos que contenham álcool) e água destilada ou água de flor de laranjeira.

A pele deve ser limpa, com o auxílio de um algodão. A esteticista deve usar durante todo o tempo os acessórios de higiene preventiva.

A pele deve ser umedecida e os produtos massageados suavemente. Os movimentos utilizados são sempre circulares, de dentro para fora e de baixo para cima, utilizando as pontas dos dedos, sem permitir que as unhas toquem a pele.

A esteticista deve aprender a ter leveza nas mãos, para que não lesione do receptor do tratamento aplicado.

Os movimentos devem ter intenção, estimulando a pele, para que ela fique mais forte e saudável.

Ao utilizar de movimentos bruscos ou aleatórios, existe o risco de que a pele seja traumatizada, rompendo as fibras internas, o que faz com que ela fique fragilizada, favorecendo o surgimento re rugas e flacidez.

Por este motivo é importante que a pessoa que aplica o tratamento mantenha a suavidade nas mãos.

Depois de fazer a assepsia, é necessário aplicar um creme que esteja de acordo com o tipo de pele do receptor do tratamento.

É importante lembrar que nunca se deve levar a mão ao pote de creme, utilize uma espátula, coloque o produto nas costas da mão e aplique conforme a necessidade.

Page 11: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Para auxiliar na remoção dos cravos, pode se usar uma loção para pontos negros.

Ao aplicar qualquer produto, é aconselhável evitar oferecer uma camada que a pele não possa absorver imediatamente.

Excesso de produtos faz com que os poros fiquem obstruídos, deixando a pele menos resistente e estimulando o surgimento de acne. Massageie até que o produto seja absorvido por completo.

Para tornar a remoção dos cravos mais fácil e menos traumática, é necessário submeter o cliente a um vapor direto nas áreas a serem tratadas. Para aqueles que não possuem equipamentos para vaporização, uma alternativa é fazer a vaporização com soro fisiológico fervente em panela comum.

Pode se utilizar dentre os líquidos também a água destilada. O uso de essência para garantir um aroma mais agradável é opcional.

Vale lembrar que a panela deve estar limpa e ser destinada apenas para este fim. Uma dica é acrescentar algumas flores de camomila ao invés da essência, que irão garantir um aroma mais agradável e contribuir para o relaxamento e suavização da pele.

O indivíduo deve receber no mínimo cinco minutos de vapor e no máximo oito minutos, para que se obtenha o efeito desejado.

Como remover os cravos

Este é o momento mais importante da limpeza de pele, a remoção dos cravos.

A extração correta da acne deve ser feita de uma maneira muito cautelosa, para minimizar os riscos de danos e marcas.

A esteticista deve ter as unhas bem aparadas e arredondadas, para que não machuquem a região que vai tratar.

Page 12: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Pode se usar lentes de aumento para que todos os pontos negros fiquem mais evidentes.

Os dedos indicadores devem ser revestidos pelos lenços de papel. Os dedos indicadores devem se posicionar ao lado do cravo, cada um de um lado.

Para remover, pressione com suavidade, porém com intenção as pontas dos dedos de maneira com que elas se coloquem abaixo da erupção, empurrando o cravo de sua base até exteriorizar. Um erro comum cometido pela maioria das pessoas que removem por conta própria os cravos é fazer a pressão de maneira superficial, o que “corta” o cravo, fazendo com que uma parte dele permaneça na pele, recorrendo posteriormente.

Com os dedos posicionados ao lado do cravo você irá sentir o ponto onde ele acaba podendo assim removê-lo desde a sua base.

Após este procedimento, você deve posicionar novamente os dedos em torno da erupção, a remoção deve ser feita com forma de cruz, ou seja primeiro você remove com os dedos em sentido “direita e esquerda” e depois “cima e baixo”.

Para que você se mantenha organizado durante a limpeza, aconselha-se remover primeiro todas as ocorrências de um dos lados do rosto e depois do outro.

Na área do nariz a remoção é um pouco mais dificultada, nesta área naturalmente existem pequenos pontos negros. Para tornar mais cômodo, nesta região pode-se extrair um maior número de cravos de uma só vez, seguindo os mesmos padrões.

Em áreas de difícil extração, movimentos com as pontas dos dedos auxiliam a remover.

Page 13: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Cuide para que nenhuma erupção permaneça na pele após a extração, deve-se abranger também o pescoço e as orelhas.

Após remover os cravos, é importante que você limpe a região, evitando os riscos de infecções, isso deve ser feito com algodão e loção adstringente.

Finalizando a Limpeza de pele

Após limpar a pele, deve se utilizar um hidratante, preferencialmente com componentes calmantes. Pode se utilizar técnicas para suavizar a aparência avermelhada, deixada pelo tratamento.

Após a limpeza de pele recomenda-se fazer esfoliações, tanto com receitas caseiras (veja algumas receitas caseiras em Receitas de esfoliantes caseiros) quanto com produtos industrializados, para remover completamente os resíduos que podem ser deixados.

Máscaras faciais podem ajudar a tratar a pele e a potencializar a limpeza. Dentre as mais indicadas, estão as mascaras a base de argila branca (importante no combate a acne, excesso de oleosidade, com efeito clareador) ou de argila verde (oferece nutrientes importantes para a pele, além de ser hidratante e extremamente calmante.

Receitas de esfoliantes caseiros

A esfoliação é um tratamento excelente para a pele, deixando-a revitalizada e renovada.

Com os esfoliantes, você pode evitar os cravos e espinhas e equilibrar a sua pele, removendo as células mortas.

Mas para fazer este tratamento, normalmente é necessário algum investimento, o que faz com que muitas pessoas não mantenham a frequência nas esfoliações.

Uma alternativa, é apostar nos esfoliantes caseiros, que valendo-se dos ingredientes que você já tem em sua casa, trazem os mesmos benefícios dos produtos industrializados.

Page 14: Protocolo Limpeza de Pele Facial

O primeiro passo da esfoliação e de qualquer trataemento de pele, é fazer uma limpeza, a partir de um gel, espuma ou sabonete de limpeza. Com a pele já limpa e seca, aplique a máscara de esfoliação.

Confira as receitasa seguir:

Esfoliante de açúcar

Misture a clara de um ovo com o quanto for suficiente de açúcar cristal, até que fique com a consistência cremosa.

Para obter um efeito clareador, você pode acrescentar também quatro gotas de limão. Caso utilize limão no seu esfoliante, não se exponha ao sol após o tratamento ou use filtro solar de alta proteção, já que a fruta pode causar manchas na pele ao sol.

Massageie em seu rosto por cerca de três minutos e retire com água fria.

Esfoliante de mel e aveia

Misture a clara de um ovo, três colheres de aveia e uma colher de mel. Misture até ficar com a consistência de um creme.

Massageie no rosto e pescoço, deixando agir por uma hora. Retire com água em temperatura ambiente.

Esfoliante de fubá

Misture o fubá e o mel, criando um creme. Massageie o creme formado em seu rosto por cerca de cinco minutos e retire logo em seguida com leite.

Esfoliante para pele oleosa

Esta esfoliação é indicada para quem enfrenta o problema da oleosidade da pele. Você vai precisar de cascas de abacaxi e água.

Bata os ingredientes no liquidificador formando um creme. Massageie no rosto com suavidade e retire com bastante água.

Dicas de esfoliação

Page 15: Protocolo Limpeza de Pele Facial

A massagem da esfoliação deve ser feita em movimentos circulares suaves. Fazer a massagem com muito vigor ou por muito tempo pode deixar a sua pele mais oleosa, sensível, ferida ou manchada, portanto mantenha a suavidade na hora de esfoliar.

Faça esfoliações com um intervalo médio de uma semana, garantindo bons resultados e uma melhora progressiva da qualidade da sua pele.

Massagens estimulantes

As massagens que pode ser feitas após a limpeza de pele são extremamente benéficas, cada uma com a sua finalidade.

Confira a seguir alguns tipos de massagens, que irão ajudar a potencializar os resultados da sua limpeza de pele e torná-la um tratamento mais completo e profissional.

Massagem relaxante:

Com as pontas dos dedos, “tecle” o rosto, desde a testa até o pescoço, cada mão em um dos lados da face.

Vá teclando o rosto com delicadeza, para que a pele fique relaxada após os estímulos recebidos.

Massagem estimulante:

Esta massagem é feita abaixo do queixo, para ajudar a fortificar a pele do pescoço e reduzir a papada.

Com as pontas dos dedos, dê leves tapinhas no pescoço, de baixo para cima.

Massagem ativadora:

Esta massagem tem a função de ativar a circulação do rosto, fazendo com que a pele fique com um aspecto saudável e mais firme.

Com suavidade e usando as pontas dos dedos (cuidado com as unhas), de leves beliscões em todo o rosto.

Page 16: Protocolo Limpeza de Pele Facial

Tenha suavidade nos movimentos, aperte a pele com leveza, para que não machuque o receptor da massagem.

Você pode fazer apenas uma das massagens ou combinar as três. É importante manter os movimentos por algum tempo (cerca de cinco minutos).

Não massageie por muito tempo para não obter efeitos contrários