Protótipos Textuais

8
po textual é um esquema abstracto (arquétipo) constru ir dos modos fundamentais de estruturação que se co extos efectivos. A elaboração de diferentes tipolog e dar conta de como as estruturas linguísticas se o s finalidades ou as intenções que se pretendem.

description

Breve descrição dos protótipos textuais

Transcript of Protótipos Textuais

Page 1: Protótipos Textuais

Um protótipo textual é um esquema abstracto (arquétipo) construí-do a partir dos modos fundamentais de estruturação que se combi-nam nos textos efectivos. A elaboração de diferentes tipologias tex-tuais pode dar conta de como as estruturas linguísticas se organizam segundo as finalidades ou as intenções que se pretendem.

Page 2: Protótipos Textuais

TIPOS DE PROTÓTIPOS FUNDAMENTAIS:

1. Narrativo;

2. Descritivo;

3. Argumentativo;

4. Expositivo-explicativo;

5. Injuntivo-instrucional;

6. Dialogal-conversacional.

Page 3: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL NARRATIVO

Entende-se por protótipo textual narrativo todo o texto ou sequên-cia em que:

- haja uma representação de uma sucessão temporal de acções;

- sejam realizadas certas acções por actantes;

- se dê sentido a esta sucessão de acções e de acontecimentos no tempo e no espaço.

Page 4: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL DESCRITIVO

Entende-se por protótipo textual descritivo todo o texto ou sequên-cia em que se actualiza o referente (ser humano, animal, elementosda natureza, espaços e todo o tipo de fenómenos e objectos) pormeio de qualificações e predicações.

A descrição pode tomar a forma de texto curto (adivinha, definição dosdicionários, enumeração, tautologias – O Porto é o Porto) ou de sequên-cia (a forma mais frequente). Neste caso, a função das descrições é intercalar-se entre outras sequências (narrativa, argumentativa, exposi-tiva...)

Page 5: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL ARGUMENTATIVO

Trata-se de todo o texto em que predomina a existência de um problema com duas ou mais soluções possíveis e em que a con-frontação das ideias e a existência de posições diferentes ou contrárias sejam possíveis, defendendo-se uma delas.

Há argumentação quando se quer influenciar, convencer, persuadirfazer crer alguma coisa a alguém (individual ou colectivo).

Por isso, a argumentação é uma actividade discursiva amplamentepresente na vida social: na política, na publicidade, na justiça, nosdiscursos religiosos...

Page 6: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL EXPOSITIVO-EXPLICATIVO

Esta tipologia textual não tem a finalidade impressiva nema força dinâmica próprias do texto argumentativo. A sua apresentação aparenta-se mais ao desenvolvimento descritivo,onde se expõem, definem, enumeram e explicam factos e elementos de informação.

Page 7: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL INJUNTIVO-INSTRUCIONAL

Nesta tipologia textual, cabem todos os discursos que, de algumaforma, procuram alterar o comportamento actual ou futuro dos seus destinatários, por meio de instruções ou sugestões.

Pertencem a este protótipo diversos géneros de discurso:

- receitas;

- instruções de montagem;

- horóscopos;

- interdições;

- provérbios

- slôganes.

Page 8: Protótipos Textuais

PROTÓTIPO TEXTUAL DIALOGAL-CONVERSACIONAL

Manifesta-se em discursos realizados em situação, produzidosna presença do(s) destinatário(s) e cuja recepção é imediata.

O enunciador ancora o enunciado na situação de enunciação e é responsável pelos actos de fala que realiza e que podem tomar a forma de asserção, pedido, ordem, pergunta...