Prova advogado UFGD Ebserh

11
Informações Adicionais 0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / [email protected] QUESTÕES MATÉRIA Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Língua Portuguesa 01 a 10 Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20 Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25 O Caderno de questões possui 50 (cinquenta) questões objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir: ATENÇÃO Cargo ADVOGADO ADVOGADO INSTRUÇÕES 1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração, e se o cargo corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Qualquer divergência comunique ao fiscal. 2. O único documento válido para avaliação da prova é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira: 3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (minutos) do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. A retirada da sala de prova dos 3 (três) últimos candidatos só ocorrerá conjuntamente. 4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o término da aplicação. 5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior à aplicação da prova. 6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrerá na eliminação do candidato. Concurso Público REF. EDITAL N° 4/2013 NÍVEL SUPERIOR - TARDE Conhecimentos Específicos 26 a 50 HU-UFGD - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GRANDE DOURADOS / MATO GROSSO DO SUL CONCURSO PÚBLICO 8/2013 - EBSERH/HU-UFGD EDITAL N° 4 - EBSERH - ÁREA ADMINISTRATIVA

description

Prova de advogado da UFGD

Transcript of Prova advogado UFGD Ebserh

  • Informaes Adicionais0(xx)44 3344-4242 / www.institutoaocp.org.br / [email protected]

    QUESTESMATRIA

    Raciocnio Lgico e Matemtico 11 a 15

    Lngua Portuguesa 01 a 10

    Legislao Aplicada EBSERH 16 a 20

    Legislao Aplicada ao SUS 21 a 25

    O Caderno de questes possui 50

    (cinquenta) questes objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

    ATENO

    Cargo

    ADVOGADOADVOGADO

    INSTRUES

    1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o nmero do seudocumentoeonmerodesuainscrio.Almdisso,noseesqueade conferir seu Caderno de Questes quanto a falhas de impresso e de numerao, e se o cargo corresponde quele para o qual voc se inscreveu.Qualquerdivergnciacomuniqueaofiscal.

    2. O nico documento vlido para avaliao da prova a Folha deRespostas.Spermitidoousodecanetaesferogrficatransparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira:

    3. O prazo de realizao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo amarcao da Folha de Respostas. Aps 60 (minutos) do incio da prova, o candidato estar liberado para utilizar o sanitrio ou deixar definitivamenteolocaldeaplicao.Aretiradadasaladeprovados3(trs)ltimoscandidatossocorrerconjuntamente.

    4. Aotrminodesuaprova,comuniqueaofiscal,devolvendo-lheaFolhade Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poder levar consigo o Caderno de Questes, desde que aguarde em sala o trminodaaplicao.

    5. As provas e os gabaritos preliminares estaro disponveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior aplicao da prova.

    6. Implicar na eliminao do candidato, caso, durante a realizao das provas, qualquer equipamento eletrnico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NO cumprimento a qualquer uma das determinaes constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrer na eliminao do candidato.

    Concurso PblicoREF. EDITAL N 4/2013

    NVEL SUPERIOR - TARDE

    ConhecimentosEspecficos 26 a 50

    HU-UFGD - HOSPITAL UNIVERSITRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GRANDE DOURADOS / MATO GROSSO DO SULCONCURSO PBLICO 8/2013 - EBSERH/HU-UFGDEDITAL N 4 - EBSERH - REA ADMINISTRATIVA

  • O gabarito oficial preliminar e o caderno de questes da prova objetiva estaro disponveis no endereo eletrnico www.institutoaocp.org.br no dia seguinte aplicao da prova.

    ------------------------------------------------------------------------------------(destaque aqui)--------------------------------------------------------------------------------

    FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

    Questo

    Resp.

    01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

    26 27 28 29 30 31 32 33 34 35Questo

    Resp.

    36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

  • 3 Cargo: Advogado

    Em termos dos testes at agora feitos, no parece que AGMs tenham qualquer efeito obviamente nocivo sade humana ou dos animais que se alimentam deles. J muitos dos inseticidas comumente usados em plantaes so altamente cancergenos.

    Sem dvida, a pesquisa sobre o impacto ambiental e mdico dos AGMs deve continuar; mas a negao da cincia sem evidncia, baseada em mitologias, a anttese do que uma populao bem informada deve fazer.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2013/07/1317544-alimentos-geneticamente-modificados-fato-e-ficcao.shtml

    De acordo com o texto.(A) as pessoas devem acreditar mais em mitologias.(B) a mitologia ajuda as pessoas a decidirem as aes.(C) h muitos inseticidas altamente cancergenos.(D) cientistas so muito radicais e nada religiosos.(E) ligar TV e usar celular so aes semelhantes.

    Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a respeito das expresses destacadas.

    (A) Em ...assegurar populao..., funciona como objeto indireto.

    (B) Em ...ingerir algo modificado..., classifica-se comopronomeindefinido.

    (C) Em ...interferem com a produtividade..., pode ser substituda por na.

    (D) Em ...termos dos testes at agora feitos..., expressa tempo.

    (E) Em ...quase que religiosas., funciona como adjunto adnominal.

    Em ...so altamente cancergenos., a expresso expressa

    (A) modo.(B) condio.(C) meio.(D) intensidade.(E) finalidade.

    Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a respeito das expresses destacadas.

    (A) Em ...animais que se alimentam deles., o pronome pode ser posposto ao verbo.

    (B) Em...banirdefinitivamentequalquer tipo de alimento..., pronomeindefinido.

    (C) Em ...o racional e o irracional misturam-se..., o pronome pode ser anteposto ao verbo.

    (D) Em ...outra, ingeriralgomodificadonolaboratrio.,ope-se, textualmente, a uma coisa.

    (E) Em ...ligar uma TV de plasma ou falar num celular..., expressa alternncia das aes.

    L N G U A P O R T U G U E S A

    QUESTO 01

    QUESTO 02

    QUESTO 03

    QUESTO 04

    Alimentos geneticamente modificados: fato e fico

    Marcelo Gleiser

    Raramente, a relao entre a cincia e a populao to direta quanto no caso de alimentos geneticamente modificados (AGMs). Pois uma coisa ligar uma TV de plasma ou falar num celular; outra, ingerir algo modificado no laboratrio.

    No toa que as reaes contra e a favor dos AGMs polarizada e radical. De um lado, vemos grupos puristas querendo banir definitivamente qualquer tipo de alimento geneticamente modificado, alegando que fazem mal sade e ao meio ambiente; de outro, temos os defensores radicais dos AGMs, que confundem cincia com as estratgias de marketing dos grandes produtores, principalmente da gigantesca Monsanto.

    Poucos debates na nossa era so to importantes. Existem aqui ecos do que ocorre com o aquecimento global, o criacionismo e as vacinas, onde o racional e o irracional misturam-se de formas inusitadas.

    Vemos uma grande desconfiana popular da aliana entre a cincia e as grandes empresas, dos cientistas vendidos, comparados, infelizmente, com os que trabalham para a indstria do fumo. A realidade, como sempre, bem mais sutil.

    Existem centenas de estudos cientficos publicados que visam determinar precisamente o impacto dos alimentos geneticamente modificados nas plantaes e nos animais. O leitor encontra uma lista com mais de 600 artigos no portal http://www.biofortified.org/genera/studies-for-genera/, que no afiliado a qualquer empresa.

    Em junho, o ministro do meio ambiente do Reino Unido, Owen Paterson, props que seu pas deveria liderar o mundo no desenvolvimento e na implantao de AGMs: Nosso governo deve assegurar populao que os AGMs so uma inovao tecnolgica comprovadamente benfica.

    Na semana anterior, grupos contra a implantao de AGMs vandalizaram plantaes de beterraba da empresa sua Syngenta no Estado de Oregon, nos EUA. As plantaes foram geneticamente modificadas para resistir ao herbicida Glifosate (do ingls Glyphosate), algo que os fazendeiros desejam, pois ajuda no controle das ervas daninhas que interferem com a produtividade de suas plantaes.

    O Prmio Mundial da Alimentao de 2013 foi dado a Marc van Montagu, Mary-Dell Chilton e Rob Fraley. Os trs cientistas tiveram um papel essencial no desenvolvimento de mtodos moleculares desenhados para modificar a estrutura gentica de plantas. Chilton, alis, trabalha para Syngenta. Mas, no YouTube, vemos vdeos mostrando os efeitos catastrficos de tal cincia, como relata Nina Fedoroff, professora da Universidade Estadual da Pensilvnia em um ensaio recente para a revista Scientific American. Fedoroff antagoniza os exageros e radicalismo dos protestos contra os AGMs, que alega no terem qualquer fundamento cientfico, sendo comparveis aos abusos pseudocientficos que justificam posturas quase que religiosas.

  • 4 Cargo: Advogado

    Lucas passou mal e foi hospitalizado s 17 horas do dia 19 de janeiro. Recebeu alta e voltou para sua casa no dia 25 de janeiro s 10 horas. Quantas noites Lucas passou hospitalizado?

    (A) 2.(B) 3.(C) 4.(D) 5.(E) 6.

    A sequncia a seguir apresenta um padro:

    1; 8; 15; 22; ...

    Qual o quinto termo desta sequncia?(A) 27.(B) 28.(C) 29.(D) 30.(E) 31.

    Assinale a alternativa que apresenta a negao deTodos os pes so recheados.

    (A) Existem pes que no so recheados.(B) Nenhumporecheado.(C) Apenasumporecheado.(D) Pelomenosumporecheado.(E) Nenhuma das alternativas.

    Em um bairro, foi feita uma entrevista para saber qual animal de estimao as famlias tinham em suas casas. Dos entrevistados, 80% falaram cachorros, 40% gatos e 10% no possuam animais de estimao. Nesse grupo de entrevistados, qual a porcentagem de famlias que possuem ambos os animais, gatos e cachorros?

    (A) 15%.(B) 25%.(C) 27%.(D) 30%.(E) 40%.

    Joo precisava fazer reparos na sua casa. O primeiro pedreiro disse que em 24 dias terminaria o servio, um segundo pedreiro disse que faria o servio em 21 dias. Como Joo queria os reparos feitos o

    Em J muitos dos inseticidas comumente usados em plantaes..., a expresso destacada indica

    (A) contraste.(B) condio.(C) tempo.(D) modo.(E) adio.

    A alternativa em que a expresso destacada NO funciona como objeto direto

    (A) ...vemos grupos puristas...(B) O leitor encontra uma lista...(C) Fedoroff antagoniza os exageros...(D) ...deveria liderar o mundo...(E) Existem aqui ecos...

    Assinale a alternativa cuja expresso destacada funciona como pronome indefinido.

    (A) Existem aqui ecos do que ocorre com o aquecimento...(B) Poucos debates na nossa era so to importantes.(C) ...Owen Paterson, props que seu pas deveria liderar...(D) ...quenoafiliadoaqualquer empresa.(E) ...mostrandoosefeitoscatastrficosdetal cincia...

    A alternativa em que a expresso destacada indica o modo da ao verbal

    (A) ...dos grandes produtores, principalmente da gigantesca Monsanto.

    (B) ...visam determinar precisamente o impacto dos alimentos...

    (C) Raramente,arelaoentreacinciaeapopulaoto direta...

    (D) AGMs tenham qualquer efeito obviamente nocivo sadehumana...

    (E) ...comparados, infelizmente, com os que trabalham para aindstriadofumo.

    Em ...qualquer efeito obviamente nocivo sade humana..., a expresso destacada funciona, sintaticamente, como

    (A) objeto indireto.(B) complemento nominal.(C) adjunto adnominal.(D) aposto.(E) predicativo do sujeito.

    A expresso que NO funciona como adjunto adverbial

    (A) Na semana anterior, grupos contra a implantao de AGMs...

    (B) Semdvida, a pesquisa sobre o impacto ambiental...(C) ...a negao da cincia sem evidncia, baseada em

    mitologias...

    R A C I O C N I O L G I C O E M AT E M T I C O

    QUESTO 09

    QUESTO 10

    QUESTO 11

    QUESTO 12

    QUESTO 13

    QUESTO 14

    QUESTO 15

    QUESTO 08

    QUESTO 06

    QUESTO 07

    QUESTO 05(D) ...em um ensaio recente para a revista Scientific

    American...(E) Em junho, o ministro do meio ambiente do Reino

    Unido...

  • 5 Cargo: Advogado

    De acordo com o Estatuto Social da EBSERH, o Conselho de Administrao reunir-se-, ordinariamente,

    (A) mensalmente.(B) semanalmente.(C) anualmente.(D) semestralmente.(E) quinzenalmente.

    O Conselho Fiscal, como rgo permanente da EBSERH, composto por

    (A) nove membros efetivos e respectivos suplentes, nomeados pelo Ministro de Estado da Educao.

    (B) nove membros efetivos e respectivos suplentes, nomeadospeloMinistrodeEstadodaSade.

    (C) dois membros efetivos e respectivos suplentes, nomeados pelo Ministro de Estado da Educao.

    (D) trs membros efetivos e respectivos suplentes, nomeadospeloMinistrodeEstadodaSade.

    (E) trs membros efetivos e respectivos suplentes, nomeados pelo Ministro de Estado da Educao.

    Assinale a alternativa correta.(A) AEBSERHumaempresapblica,compersonalidade

    jurdicadedireitopblicoepatrimnioprprio,vinculadaao Ministrio da Educao, com prazo de duraoindeterminado.

    (B) AEBSERHumaempresapblica,compersonalidadejurdica de direito privado e patrimnio prprio, vinculada ao Ministrio da Sade, com prazo de duraoindeterminado.

    (C) AEBSERHumaempresapblica,compersonalidadejurdica de direito privado e patrimnio prprio, vinculada ao Ministrio da Educao, com prazo de duraodeterminado.

    (D) AEBSERHumaempresapblica,compersonalidadejurdica de direito privado e patrimnio prprio, vinculada ao Ministrio da Educao, com prazo de duraoindeterminado.

    (E) AEBSERHumaempresapblica,compersonalidadejurdicadedireitopblicoepatrimnioprprio,vinculadaao Ministrio da Sade, com prazo de duraodeterminado.

    Assinale a alternativa INCORRETA.(A) A EBSERH ter seu capital social integralmente sob a

    propriedade da Unio.(B) A contratao da EBSERH pela administrao pblica

    para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social ser precedida de licitao na modalidade convite.

    (C) Ato do Poder Executivo aprovar o estatuto da EBSERH.(D) O regime de pessoal permanente da EBSERH ser o da

    Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.(E) Os Estados podero autorizar a criao de empresas

    pblicasdeservioshospitalares.

    So rgos estatutrios da EBSERH, EXCETO(A) o Conselho de Administrao.(B) a Diretoria Executiva.(C) o Conselho Fiscal.(D) o Conselho Consultivo.(E) o Conselho de Planejamento.

    mais rpido possvel, contratou os dois pedreiros para trabalharem juntos. Em quanto tempo esses pedreiros entregaram o servio pronto?

    (A) 10 dias.(B) 11,2 dias.(C) 12,3 dias.(D) 13,2 dias.(E) 13,5 dias.

    QUESTO 16

    QUESTO 17

    QUESTO 18

    QUESTO 19

    L E G I S L A O A P L I C A D A E B S E R H QUESTO 20

    L E G I S L A O A P L I C A D A A O S U S

    Excepcionalmente ser exigida maioria qualificada de votos para adoo de determinadas decises do Conselho de Sade. Conforme a Resoluo 453/2012, entende-se por maioria qualificada

    (A) o nmero inteiro imediatamente superior metade demembros do Conselho.

    (B) 2/3 (dois teros) do total de membros do Conselho.(C) 2/3 (dois teros) do total de membros presentes.(D) 3/5 (trs quintos) do total de membros do Conselho.(E) 3/5 (trs quintos) do total de membros presentes.

    QUESTO 21

  • 6 Cargo: Advogado

    Assinale a alternativa INCORRETA. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos

    (A) a soberania.(B) a cidadania.(C) o monopolismo poltico.(D) a dignidade da pessoa humana.(E) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil:

    I. construir uma sociedade livre, justa e solidria.

    II. garantir o desenvolvimento nacional.

    III. interveno estatal.

    IV. promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com a Constituio Federal, assinale a alternativa correta.

    (A) vedada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva.

    (B) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

    (C) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningumnelapodendo penetrar sem consentimento do morador,

    Assinale a alternativa INCORRETA. Conforme a Lei 8.080/1990 compete direo municipal do Sistema nico de Sade (SUS) executar servios

    (A) de vigilncia epidemiolgica e de vigilncia sanitria.(B) de alimentao e nutrio.(C) de saneamento bsico.(D) desadedotrabalhador.(E) de distribuio de medicamentos.

    De acordo com a Constituio Federal Brasileira, a sade

    (A) direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

    (B) direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

    (C) direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

    (D) direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso restrito e proporcional s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

    (E) direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

    O acordo de colaborao entre os entes federativos para a organizao da rede interfederativa de ateno sade ser firmado por meio de

    (A) ContratoFederativodaAoPblicadaSade.(B) ContratoInterfederativodaAoPblicadaSade.(C) ContratoFederativodaAoSocialdaSade.(D) ContratoOrganizativodaAoPblicadaSade.(E) ContratoOrganizativodaAoSocialdaSade.

    O rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios, que atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, em carter permanente e deliberativo,

    (A) aConfernciadeSade.(B) oConselhodeSade.(C) aSecretariadeSade.(D) oMinistriodaSade.(E) a Comisso de Intergestores.

    QUESTO 22

    QUESTO 23

    QUESTO 24

    QUESTO 25

    QUESTO 26

    QUESTO 27

    C O N H E C I M E N T O S E S P E C F I C O S

    QUESTO 28

  • 7 Cargo: Advogado

    QUESTO 29

    De acordo com o Cdigo Civil, so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:

    (A) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.(B) os brios habituais, os viciados em txicos, e os

    que,pordeficinciamental, tenhamodiscernimentoreduzido.

    (C) os que, por enfermidade ou deficinciamental, notiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos.

    (D) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

    (E) os prdigos.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

    II. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

    III. Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo.

    IV. Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    salvoemcasodeflagrantedelitooudesastre,ouparaprestar socorro, ou, durante a noite, por determinao judicial.

    (D) assegurado a poucos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccioprofissional.

    (E) vedada a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Constituio Federal, compete privativamente Unio legislar sobre:

    I. regime dos portos, navegao lacustre, fluvial, martima, area e aeroespacial.

    II. trnsito e transporte.

    III. florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio.

    IV. proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico.

    (A) Apenas I e III. (B) Apenas II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e II.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos:

    I. impostos.

    II. taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio.

    III. emprstimos compulsrios.

    IV. contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 30

    QUESTO 31

    QUESTO 32

  • 8 Cargo: Advogado

    De acordo com o Cdigo Civil, assinale a alternativa INCORRETA.

    (A) A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

    (B) O silncio no importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa.

    (C) Os negcios jurdicos benficos e a rennciainterpretam-se estritamente.

    (D) Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de suacelebrao.

    (E) Nas declaraes de vontade, atender-se- mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.

    Quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, obriga-se a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta, ocorre

    (A) fraude contra credores.(B) coao.(C) estado de perigo.(D) leso.(E) dolo.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com o Cdigo Civil, NO corre a prescrio

    I. entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal.

    II. entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar.

    III. entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

    IV. contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social:

    QUESTO 35

    QUESTO 34

    QUESTO 33 I. seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio.

    II. salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim.

    III. piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho.

    IV. irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com os direitos trabalhistas previstos na Constituio Federal, assinale a alternativa correta.

    (A) Jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva.

    (B) Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sbados.

    (C) Remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cem por cento do normal.

    (D) Gozodefriasanuaisremuneradascom,pelomenos,um tero a mais do que o salrio normal.

    (E) Licena-paternidade, com a durao de cento e vinte dias.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. So exemplos de suspenso do contrato de trabalho:

    I. afastamento previdencirio, por motivo de doena, a partir do 16 dia (auxlio-doena).

    II. por motivo de fora maior.

    III. prestao de servio militar.

    IV. participao pacfica em greve.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas I e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 38

    QUESTO 36

    QUESTO 37

  • 9 Cargo: Advogado

    QUESTO 39De acordo com o prazo prescricional no Direito Processual do Trabalho, assinale a alternativa correta.

    (A) Odireitodeao, quantoaos crditos resultantesdasrelaes de trabalho, tem prazo prescricional de cinco anosparaostrabalhadoresurbanoserurais,atolimitede dois anos aps a extino do contrato de trabalho.

    (B) Odireitodeao, quantoaos crditos resultantesdasrelaes de trabalho, tem prazo prescricional de trs anosparaostrabalhadoresurbanoserurais,atolimitede dois anos aps a extino do contrato de trabalho.

    (C) Odireitodeao, quantoaos crditos resultantesdasrelaes de trabalho, tem prazo prescricional de trs anosparaostrabalhadoresurbanoserurais,atolimitede trs anos aps a extino do contrato de trabalho.

    (D) Odireitodeao, quantoaos crditos resultantesdasrelaes de trabalho, tem prazo prescricional de cinco anosparaostrabalhadoresurbanoserurais,atolimitede trs anos aps a extino do contrato de trabalho.

    (E) Odireitodeao, quantoaos crditos resultantesdasrelaes de trabalho, tem prazo prescricional de cinco anosparaostrabalhadoresurbanoserurais,atolimitede cinco anos aps a extino do contrato de trabalho.

    De acordo com o Rito Sumarssimo no dissdio individual, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Os dissdios individuais cujo valor no exceda a oitenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo.

    II. Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional.

    III. Sero decididos, de plano, todos os incidentes e excees que possam interferir no prosseguimento da audincia e do processo. As demais questes sero decididas na sentena.

    IV. Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, II e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

    II. permitida a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico.

    III. Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores.

    IV. A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico.

    (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV.(C) Apenas II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios

    I. a de dois cargos de professor.

    II. a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico.

    III. a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas cumulado com outros dois cargos de professor.

    IV. a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 40

    QUESTO 41

    QUESTO 42

  • 10 Cargo: Advogado

    De acordo com a Lei de Licitaes, os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados no local da repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia, no mnimo, por uma vez. O prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento, no caso de tomada de preos, quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo ser

    (A) 10 dias.(B) 15 dias.(C) 20 dias.(D) 30 dias.(E) 60 dias.

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA.

    (A) Toda pessoa que se acha no exerccio dos seus direitos tem capacidade para estar em juzo.

    (B) Os incapazes sero representados ou assistidos por seus pais, tutores ou curadores, na forma da lei civil.

    (C) As sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, podero se opor irregularidade de sua constituio.

    (D) A autorizao do marido e a outorga da mulher podem suprir-se judicialmente, quando um cnjuge a recuse ao outro sem justo motivo, ou lhe seja impossvel d-la

    (E) O cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios.

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que a aponta as corretas. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando

    I. entre elas houver comunho de direitos ou de obrigaes relativamente lide.

    II. ocorrer afinidade de questes por um ponto comum de fato ou de direito.

    III. os direitos ou as obrigaes no derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito.

    IV. entre as causas houver conexo pelo objeto ou pela causa de pedir.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas I, II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com a classificao dos bens pblicos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

    I. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar.

    II. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei.

    III. Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio.

    IV. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Lei de Licitaes, NO poder participar, direta ou indiretamente, da licitao ou da execuo de obra ou servio e do fornecimento de bens a eles necessrios:

    I. o autor do projeto, bsico ou executivo, pessoa fsica ou jurdica.

    II. empresa, isoladamente ou em consrcio, responsvel pela elaborao do projeto bsico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsvel tcnico ou subcontratado.

    III. servidor ou dirigente de rgo ou entidade contratante ou responsvel pela licitao.

    IV. empresa privada interessada em realizar o objeto da licitao.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas I, II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 45

    QUESTO 46

    QUESTO 47

    QUESTO 44

    QUESTO 43

  • 11 Cargo: Advogado

    Em relao a competncia territorial, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponte as corretas.

    I. A ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis sero propostas, em regra, no foro do domiclio do autor.

    II. Tendo mais de um domiclio, o ru ser demandado no foro de qualquer deles.

    III. Sendo incerto ou desconhecido o domiclio do ru, ele ser demandado onde for encontrado ou no foro do domiclio do autor.

    IV. Havendo dois ou mais rus, com diferentes domiclios, sero demandados no foro de qualquer deles, escolha do autor.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas I, II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    De acordo com o Cdigo de Processo Civil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponte as corretas.

    I. O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei.

    II. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte.

    III. Convencendo-se, pelas circunstncias da causa, de que autor e ru se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim proibido por lei, o juiz proferir sentena que obste aos objetivos das partes.

    IV. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias.

    (A) Apenas I, II e IV. (B) Apenas I e III.(C) Apenas I, II e III.(D) Apenas II, III e IV.(E) I, II, III e IV.

    QUESTO 48

    QUESTO 49

    QUESTO 50Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de _____________, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de __________.

    (A) dez dias / dez por cento(B) quinze dias / dez por cento(C) quinze dias / quinze por cento(D) vinte dias / cinco por cento(E) cinco dias / cinco por cento