Prova Concurso Fisioterapia

8
FISIOTERAPEUTA Estado do Amapá Prefeitura Municipal de Santana INSTRUÇÕES GERAIS Você recebeu do fiscal: - Um caderno de questões contendo 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha; - Um cartão de respostas personalizado. É responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo/código informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo/código informado em seu cartão de respostas. Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no caderno de questões se a numeração das questões e a paginação estão corretas. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer a Prova Objetiva. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcação do cartão de respostas. Após o início da prova, será efetuada a coleta da impressão digital de cada candidato (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea a ). Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea c ). Somente será permitido levar seu caderno de questões faltando 20 (vinte) minutos para o término do horário estabelecido para o fim da prova (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea d ). Não será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas. (Edital 02/2007 – subitem 9.9 alínea e ). Após o término de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos. Se você precisar de algum esclarecimento, solicite a presença do responsável pelo local. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata de Aplicação de Prova. Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir: CRONOGRAMA PREVISTO ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 22/10/2007 www.nce.ufrj.br/concursos Interposição de recursos contra o gabarito (RG) da PO 23 e 24/10/2007 www.nce.ufrj.br/concursos fax: (21) 2598-3300 Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra os 12/11/2007 www.nce.ufrj.br/concursos RG da PO e o resultado final das PO Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereço eletrônico www.nce.ufrj.br/concursos A C D E FISIO www.pciconcursos.com.br

description

Prova/concurso fisioterapia.

Transcript of Prova Concurso Fisioterapia

Page 1: Prova Concurso Fisioterapia

FISIOTERAPEUTA

Estado do AmapáPrefeitura Municipal de Santana

INSTRUÇÕES GERAIS

• Você recebeu do fiscal:- Um caderno de questões contendo 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha;- Um cartão de respostas personalizado.

• É responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo/código informado nesta capa de prova corresponde aonome do cargo/código informado em seu cartão de respostas.

• Ao ser autorizado o início da prova, verifique, no caderno de questões se a numeração das questões e a paginação estão corretas.• Você dispõe de 3 (três) horas para fazer a Prova Objetiva. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui

a marcação do cartão de respostas.• Após o início da prova, será efetuada a coleta da impressão digital de cada candidato (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea a).• Somente após decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão de respostas da Prova Objetiva

e retirar-se da sala de prova (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea c).• Somente será permitido levar seu caderno de questões faltando 20 (vinte) minutos para o término do horário estabelecido para

o fim da prova (Edital 02/2007 – Subitem 9.9 alínea d).• Não será permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no cartão de respostas. (Edital 02/2007 – subitem 9.9 alínea e).• Após o término de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado.• Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos.• Se você precisar de algum esclarecimento, solicite a presença do responsável pelo local.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

• Verifique se os seus dados estão corretos no cartão de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata deAplicação de Prova.

• Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde.• O cartão de respostas NÃO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais

destinados às respostas.• A maneira correta de assinalar a alternativa no cartão de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou

preta, o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

CRONOGRAMA PREVISTO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Divulgação do gabarito - Prova Objetiva (PO) 22/10/2007 www.nce.ufrj.br/concursos

Interposição de recursos contra o gabarito (RG) da PO 23 e 24/10/2007 www.nce.ufrj.br/concursosfax: (21) 2598-3300

Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra os 12/11/2007 www.nce.ufrj.br/concursosRG da PO e o resultado final das PO

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereço eletrônico www.nce.ufrj.br/concursos

A C D E

FISIO

www.pciconcursos.com.br

Page 2: Prova Concurso Fisioterapia

Concurso Público - 2007

2www.pciconcursos.com.br

Page 3: Prova Concurso Fisioterapia

3

Concurso Público - 2007

LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 A 10

TEXTO 1

SER NEGRO NO BRASIL HOJE

Há uma freqüente indagação sobre como é ser negro emoutros lugares, forma de perguntar, também, se isso é diferente deser negro no Brasil. (....) As realidades não são as mesmas. Aqui, ofato de que o trabalho do negro tenha sido, desde o início da históriaeconômica, essencial à manutenção do bem-estar das classesdominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação deuma ética conservadora e desigualitária. Os interesses cristalizadosproduziram convicções escravocratas arraigadas e mantêmestereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidênciasobre os demais aspectos das relações sociais. Por isso, talvezironicamente, a ascensão, por menor que seja, dos negros na escalasocial sempre deu lugar a expressões veladas ou ostensivas deressentimentos (paradoxalmente contra as vítimas). Ao mesmo tempo,a opinião pública foi, por cinco séculos, treinada para desdenhar e,mesmo, não tolerar manifestações de inconformidade, vistas comoum injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundoa doutrina oficial, jamais acolhera nenhuma forma de discriminaçãoou preconceito.

No caso do Brasil, a marca predominante é aambivalência com que a sociedade branca reage, quando o temaé a existência, no país, de um problema negro. Essa equivocaçãoé também duplicidade e pode ser resumida no pensamento deautores como Florestan Fernandes e Octavio Ianni, para quem,entre nós, feio não é ter preconceito de cor, mas manifestá-lo.Desse modo, toda discussão ou enfrentamento do problematorna-se uma situação escorregadia, sobretudo quando oproblema social e moral é substituído por referências ao dicionário.Veja-se o tempo politicamente jogado fora nas discussõessemânticas sobre o que é preconceito, discriminação, racismo equejandos, com os inevitáveis apelos à comparação com os norte-americanos e europeus. Às vezes, até parece que o essencial éfugir à questão verdadeira: ser negro no Brasil o que é? Talvezseja esse um dos traços marcantes dessa problemática: ahipocrisia permanente, resultado de uma ordem racial cujadefinição é, desde a base, viciada. Ser negro no Brasil éfreqüentemente ser objeto de um olhar vesgo e ambíguo.

Ser negro no Brasil é, pois, com freqüência, ser objetode um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parececonsiderar que há um lugar predeterminado, lá embaixo, para osnegros, e assim tranqüilamente se comporta. Logo, tanto éincômodo haver permanecido na base da pirâmide social quantohaver “subido na vida”.

Milton Santos, Folha de São Paulo, maio 2000

1- “Há uma freqüente indagação sobre como é ser negro em outroslugares, forma de perguntar, também, se isso é diferente de sernegro no Brasil”; essa frase inicial do texto nos ensina que:

(A) nem sempre conseguimos expressar o que queremos;(B) algumas coisas são ditas sem que queiramos dizê-las;(C) não é conveniente dar certas informações;(D) o texto vale também pelo que se deduz do que é dito;(E) nem sempre queremos dizer o que dizemos.

2- A alternativa abaixo em que o vocábulo negro aparece comosubstantivo é:

(A) “sobre como é ser negro em outros lugares”;(B) “isso é diferente de ser negro no Brasil”;(C) “o fato de que o trabalho do negro tenha sido (....) essencial”;(D) “Ser negro no Brasil hoje”;(E) “a existência, no país, de um problema negro”.

3- A alternativa em que a palavra sublinhada tem um sinônimocorretamente indicado é:

(A) “freqüente indagação” - simples;(B) “papel central” - destacado;(C) “injustificável complexo” – injusto;(D) “expressões veladas” – complicadas;(E) “doutrina oficial” - militar.

4- A alternativa em que o par de vocábulos retirado do texto éformado por antônimos é:

(A) “gestação e perpetuação”;(B) “conservadora e desigualitária”;(C) “veladas ou ostensivas”;(D) “discriminação ou preconceito”;(E) “discussão ou enfrentamento”.

5- Se considerássemos o título do texto como uma pergunta – Oque é ser negro no Brasil hoje? -, a única resposta que NÃO seriaadequada, segundo o texto, é:

(A) enfrentar preconceitos;(B) ser objeto de olhar enviesado;(C) ter seu espaço social predeterminado;(D) ser vítima de estereótipos;(E) nunca chegar a “subir na vida”.

6- “Por isso, talvez ironicamente, a ascensão, por menor que seja,dos negros na escala social sempre deu lugar a expressões veladasou ostensivas de ressentimentos (paradoxalmente contra asvítimas)”; o paradoxo aludido é:

(A)o ressentimento voltar-se contra o perseguido;(B) o preconceito voltar-se contra o branco;(C) as vítimas dos ressentimentos serem os brancos;(D) os negros e os brancos inverterem sua posição na escala social;(E) os brancos serem vítimas da perseguição dos negros.

7- “jamais acolhera nenhuma forma de discriminação oupreconceito”; a forma verbal acolhera indica uma ação:

(A) passada antes de outra ação passada;(B) a ser realizada num futuro próximo;(C) realizada num passado recente;(D) ocorrida na dependência de outra;(E) repetida no passado.

8- Segundo o final do primeiro parágrafo, se um negro reagisse diante decertas injustiças, sua atitude seria considerada como demonstração de:

(A) preconceito às avessas;(B) complexo de inferioridade;(C) ressentimento inútil;(D) incompreensão histórica;(E) inconformidade injustificável.

www.pciconcursos.com.br

Page 4: Prova Concurso Fisioterapia

Concurso Público - 2007

4

9- Ao final do texto, a expressão “subido na vida” aparece entreaspas por ser:

(A) uma frase importante do texto;(B) um modo de falar próprio dos negros;(C) a expressão dos brancos em relação aos negros;(D) uma expressão coloquial bastante difundida;(E) uma citação de alguém importante.

10. A alternativa cujo termo sublinhado tem seu valor semânticocorretamente indicado é:

(A) “treinada para desdenhar” – direção;(B) “Ser negro no Brasil é, pois, com freqüência, ser objeto” –

causa;(C) “pensamento de autores como Florestan Fernandes” – modo;(D) “e assim tranqüilamente se comporta” – conclusão;(E) “não é ter preconceito de cor, mas manifestá-lo” – oposição.

LEIA O TEXTO 2 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 11 A 15

TEXTO 2

Em algum momento por volta do ano 2050, o aquecimentoanormal da Terra, provocado pelas emissões de gasesde efeito estufa, vai disparar um processo até entãoinesperado na floresta amazônica: as altas temperaturascausarão um aumento sem precedentes na atividade dosmicroorganismos do solo, que passará a emitirquantidades colossais de dióxido de carbono, da ordemde 1 bilhão de toneladas por ano – aproximadamente amesma descarga dos Estados Unidos, o país que maispolui no planeta. De sumidouro, a Amazônia seconverterá em uma grande fonte desse gás. O clima ficarátão quente e seco e a concentração de dióxido de carbonono ar será tão alta que a floresta simplesmente entraráem colapso, morrendo asfixiada. É o fim da Amazônia.

(Folha de São Paulo, 21/07/2004)

11- O texto 2 pode ser caracterizado como:

(A) informativo como um jornal;(B) preditivo como um horóscopo;(C) persuasivo como um texto publicitário;(D) didático como um manual escolar;(E) normativo como um regulamento.

12- “Em algum momento por volta do ano 2050, o aquecimentoanormal da Terra, provocado pelas emissões de gases de efeitoestufa, vai disparar um processo até então inesperado na florestaamazônica”; a ocasião dos fatos referidos no texto 2 é dada deforma imprecisa. A imprecisão é construída com o auxílio dasseguintes expressões ou palavras:

(A) algum / por volta de;(B) por volta de / anormal;(C) anormal / vai disparar;(D) vai disparar / inesperado;(E) inesperado / algum.

13- Como o texto fala de uma situação futura, a marca lingüísticapredominante na construção dessa idéia de futuro no texto é:

(A) a imprecisão das informações;(B) as palavras que indicam hipóteses;(C) o emprego do futuro do presente;(D) os advérbios de tempo;(E) os adjetivos opinativos.

14- Só NÃO é vista como causa da asfixia da Amazônia:

(A) o aquecimento anormal da Terra;(B) a atividade de microorganismos no solo;(C) a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono;(D) a emissão de gases de efeito estufa;(E) a perda de grande quantidade da cobertura vegetal.

15- “que a floresta simplesmente entrará em colapso”; esta oraçãoda penúltima linha do texto representa, em relação à oraçãoanterior, uma:

(A) causa;(B) comparação;(C) finalidade;(D) conseqüência;(E) concessão.

LEIA O TEXTO 3 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 16 A 20

TEXTO 3

Num dia quente de verão do primeiro semestre donovo milênio, a humanidade atravessou uma ponterumo a uma nova era de tremenda importância. Aomundo inteiro foi transmitido um pronunciamento,com destaque em praticamente todos os jornais maisimportantes, apregoando que o primeiro rascunho dogenoma humano, nosso manual de instruções, haviasido concluído.

(A linguagem de Deus, Francis S. Collins)

16- O livro de onde foi retirado o texto 3 denomina-se A linguagemde Deus, referindo-se, com essa expressão, a nosso “manual deinstruções”; assim, pode-se ver no título a tentativa de uniãoentre:

(A) passado / presente;(B) religião / ciência;(C) tradição / modernidade;(D) atraso / progresso;(E) imaginação / realidade.

17- Ao dizer que a humanidade “atravessou uma ponte rumo auma nova era”, o autor do texto expressa simultaneamente umconjunto de idéias; entre elas, NÃO está presente a idéia de:

(A) superação de obstáculos;(B) progresso da ciência;(C) conhecimento de novos espaços;(D) comunicação com o novo;(E) abandono do passado.

www.pciconcursos.com.br

Page 5: Prova Concurso Fisioterapia

5

Concurso Público - 2007

18- O único elemento abaixo que NÃO demonstra a importânciada descoberta realizada é o fato de:

(A) ter sido feito um pronunciamento a respeito do assunto;(B) ter sido transmitido tal pronunciamento ao mundo inteiro;(C) ter sido divulgada a descoberta pelos jornais;(D) ter sido publicada a notícia nos jornais mais importantes;(E) ter sido dada importância pelos jornais à nova descoberta.

19- Ao dizer que havia sido concluído o “primeiro rascunho” dogenoma humano, o autor do texto quer transmitir a idéia de algo:

(A) inédito e importantíssimo;(B) novo e inicial;(C) moderno e deficiente;(D) atual e simples;(E) contemporâneo e equivocado.

20- Uma outra forma verbal equivalente a “havia sido concluído” é:

(A) fora concluído;(B) teria sido concluído;(C) foi concluído;(D) seria concluído;(E) terá sido concluído.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Sobre o nervo fibular comum é correto afirmar que:

(A) acompanha a borda lateral do bíceps da coxa passando paraa borda medial da perna;

(B) é a continuação do nervo femoral e inerva todos os músculosda face posterior da perna;

(C) é o mais comumente lesado, em função de sua posição superficial;(D) penetra na região posterior da perna, vindo da fossa poplítea

em diagonal;(E) é o maior dos ramos terminais do tibial sendo importante para

a marcha.

22 - Os ossos são revestidos por uma camada de tecidodenominado periósteo, sobre o qual é correto afirmar que:

(A) apresenta dois folhetos separados por líquido sinovial;(B) a camada profunda é chamada osteogênica;(C) é constituído de tecido colágeno diferenciado;(D) a substância é responsável por sua aderência aos ossos;(E) reveste as cartilagens articulares dos ossos longos.

23- A contração do músculo esquelético ocorre, basicamente,pelo deslizamento dos filamentos de actina e miosina. Sobre estesé correto afirmar que:

(A) O filamento de miosina é formado por três cadeias dipeptídicasque facilitam o deslizamento entre as camadas.

(B) As moléculas de tropomiosina compõem parcialmente osfilamentos de miosina.

(C) O arcabouço do filamento de actina é uma molécula protéicade peso leve que auxilia o deslizamento das fibras.

(D) O potencial de ação da fibra muscular é desencadeado pelofechamento dos canais de troponina.

(E) O filamento de actina é formado por três componentesprotéicos: actina, tropomiosina e troponina.

24- Os sinais motores são transmitidos diretamente do córtexpara a medula espinhal pelo feixe corticoespinhal e, indiretamente,por múltiplas vias acessórias que compreendem os gânglios dabase, o cerebelo e vários núcleos do tronco cerebral. Analise asafirmativas abaixo e assinale a alternativa que contém asinformações corretas:

I- A via de saída mais importante do córtex motor é o feixecorticoespinhal.

II- O córtex motor dá origem a um grande número de fibrascorticais do feixe piramidal.

III- As funções do córtex motor são controladas pelo sistemamotor somático extrapiramidal.

IV- Cerca de 30% do feixe corticoespinhal originam-se do córtexmotor primário.

(A)I, II e IV;(B) II, III e IV;(C) I e II;(D) II e III;(E) I, III e IV.

25- Correlacione a coluna da direita com a da esquerda e assinalea alternativa que contém a seqüência correta.

1- Trapézio (fibras médias) ( 5 ) Extensão de gleno-umeral2- Infra-espinhoso e redondo ( 4 ) Abdução horizontal demenor gleno-umeral3- Sub-escapular ( 3 ) Rotação interna de gleno-

umeral4- Deltóide (fibras posteriores) ( 2 ) Rotação externa de gleno-

umeral5- Deltóide (fibras posteriores), ( 1 ) Adução escapulargrande dorsal e redondo maior

(A)5, 4, 2, 3, 1;(B) 1, 3, 2, 4, 5;(C) 2, 1, 5, 1, 4;(D) 5, 4, 3, 2,1;(E) 4,1, 2, 5, 3.

26- Em relação à pseudoartrose, analise as afirmativas abaixo eassinale a alternativa que contém as informações corretas.

I - Existe pseudoartrose quando as terminações ósseas de umafratura não se consolidarem após cerca de 05 meses.

II - A presença de diabetes não prolonga o período de consolidaçãoóssea.

III - A movimentação no foco de fratura é uma de suas causas.IV - Tem mais possibilidade de ocorrer nos ossos em que o

suprimento vascular é precário.V - A imobilização não permite a formação de uma revascularização

adequada.

(A)I, II e IV;(B) II, III e V;(C) I, III e IV;(D) II, III e IV;(E) III, IV e V.

www.pciconcursos.com.br

Page 6: Prova Concurso Fisioterapia

Concurso Público - 2007

6

27- Em relação à contratura de Dupuytren é correto afirmar que

(A)é mais comumente encontrada em homens acima de 40 anosde idade;

(B) é indolor e pode apresentar formação de nódulo na área daprega palmar proximal;

(C) o uso de splint para flexão é associado à cinesioterapia ativa;(D) é uma fibrose progressiva da aponeurose palmar pós-trauma;(E) é uma inflamação da bainha sinovial dos tendões do abdutor

longo e extensor curto do polegar.

28 - O sinal de Trendelenbug indica que

(A)há fraqueza muscular nos abdutores de quadril do lado oposto;(B) há fraqueza muscular nos abdutores de quadril do mesmo

lado;(C) há maior força muscular dos adutores de quadril do lado

oposto;(D) há maior força muscular dos adutores de quadril do mesmo

oposto;(E) há degeneração da articulação do quadril do mesmo lado.

29- As mobilizações da coluna vertebral são realizadaspreferencialmente em determinadas posições e com determinadosprocedimentos. Correlacione a coluna da direita com a daesquerda e assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

1- Região lombar e torácica ( 2 ) Procedimento: aplicação debaixa: pressão central póstero- força ântero-posterior sobre oanterior processo transverso2- Região lombar e torácica ( 5 ) Indicações: sintomasbaixa: pressão unilateral unilateraispóstero-anterior3- Região cervical e torácica ( 4 ) Indicações: dor centralsuperior: tração manual4- Região cervical e torácica ( 1 ) Posição: paciente em pronosuperior: pressão central com os braços ao longo do corpopóstero-anterior5- Região lombar e torácica ( 3 ) Procedimento: força debaixa: pressão vertebral tração com leve movimentohorizontal posterior do corpo do terapeuta

seguido de igual relaxamento

(A)5, 4, 2, 3, 1(B) 1, 3, 2, 4, 5(C) 2, 5, 4, 1, 3(D) 5, 4, 3, 2, 1(E) 4, 1, 2, 5, 3

30- Sobre resposta renal à imersão em uma piscina terapêutica écorreto afirmar:

(A) débito urinário diminuído;(B) perda de sódio;(C) concentração dos níveis de potássio;(D) manutenção dos níveis de aldosterona;(E) aumento da renina plasmática.

31- A queimadura é um evento de gravidade variada de acordocom a extensão e profundidade da lesão e da área atingida. Requercuidados intensivos desde os primeiros instantes da lesão atéum ou dois anos após. Um programa de reabilitação típico deuma queimadura de 25% dos membros superiores e inferiorespoderia ser um tratamento por cinco dias por semana, durante 5 a6 horas por dia. Abaixo estão relacionados alguns dos recursosindicados para este caso. Analise cada um deles e assinale aopção correta:

I - Hidroterapia, cuidados com a ferida e troca de curativos.II - Exercícios ativos e ativo-assistidos somente para as

articulações não-envolvidas.III - Massagem na pele cicatrizada para afrouxar o tecido cicatricial

e dissensibilizar a pele.IV - Programas de fortalecimento padronizados para

mononeuropatias.V - Prescrição de órteses ou próteses quando necessário.

(A) as afirmativas I, III e IV estão corretas;(B) as afirmativas I, II e IV estão corretas;(C) as afirmativas II, III e V estão corretas;(D) as afirmativas II, IV e V estão corretas;(E) as afirmativas I, III e V estão corretas.

32- As doenças da Unidade Motora são uma coleção de distúrbiosgenéticos, infecciosos, auto-imunes, inflamatórios entre outrosque resultam na disfunção da contração muscular voluntáriacontrolada. Faça a correlação entre a doença e a etiologia eassinale a alternativa correta:

DOENÇA ETIOLOGIA1- Poliomielite ( 4 ) Genética2- Miastenia grave ( 3 ) Tóxica3- Botulismo ( 1 ) Infecciosa4- Atrofia muscular espinhal ( 2 ) Auto-imune

(A)4, 2, 3, 1;(B) 1, 3, 2, 4;(C) 2, 1, 3, 4;(D) 4, 3, 2,1;(E) 4, 1, 2, 3.

33- A iontoforese é um recurso fisioterapêutico que usa camposelétricos para forçar os átomos e moléculas eletricamentecarregadas e polarizadas a entrarem no tecido. Sobre este recurso,marque a opção que correta.

(A)a velocidade do movimento não está relacionada à voltageme força do campo;

(B) a penetração depende das substâncias utilizadas;(C) a quantidade de material introduzido no tecido é

desproporcional à corrente;(D) uma unidade de iontoforese é complexa e exige eletrodos

especiais;(E) sua fonte de corrente é indireta com dois eletrodos mais a

solução diluída.

www.pciconcursos.com.br

Page 7: Prova Concurso Fisioterapia

7

Concurso Público - 2007

34- Entre os tratamentos disponíveis da DPOC, somente asuplementação de oxigênio demonstrou prolongar a sobrevida.Abaixo estão relacionadas algumas indicações da Oxigenoterapiaa longo prazo. Analise cada uma delas e assinale a opção correta.

I - Oxigênio contínuo: PaO2 de repouso ≤ 55 mmHg ou SaO2 de ≤ 88%.II - Oxigênio não-contínuo: A taxa de fluxo de oxigênio e a

quantidade de horas diárias podem não ser especificadas.III - Oxigênio não-contínuo: durante o sono: PaO2 de ≤ 55 mmHg

SaO2 de ≤ 88% com complicações associadas como ahipertensão pulmonar.

IV - Oxigênio não-contínuo: durante o exercício: PaO2 de ≤ 55mmHg ou SaO2 de ≤ 88% com alto nível de esforço.

V - Oxigênio contínuo: PaO2 de repouso de 56 a 59 mmHg ou SaO2de ≤ 89% na presença de edema dependente, sugerindo ICC.

(A) as afirmativas I, III e IV estão corretas;(B) as afirmativas I, II e IV estão corretas;(C) as afirmativas II, III e V estão corretas;(D) as afirmativas II, IV e V estão corretas;(E) as afirmativas I, III e V estão corretas.

35- As estratégias de higiene brônquica só serão bem sucedidasse houver motivação do paciente, especialmente para os pacientescrônicos. Abaixo estão descritas as técnicas de depuração dasvias aéreas para as condições mais comuns associadas com aretenção de secreções. Em alguns casos, uma combinação demétodos pode ser necessária para se obter os resultadosdesejados. Correlacione a coluna da direita com a da esquerda eassinale a alternativa que contém a seqüência correta.

1- Fibrose cística ( 2 ) PEP, drenagem posturalassociada à percussão e àvibração, ciclo ativo darespiração

2- Atelectasia ( 5 ) PEP MI-E (dispositivomecânico de insuflação-desinsuflação)

3- Asma (com tamponamento ( 4 ) drenagem posturalmucoso) associada à percussão e à

vibração, aspiração4- Anormalidades neurológicas ( 1 ) Drenagem postural(espasticidade) associada à percussão e à

vibração5- Miastenia grave ( 3 ) Exercícios, PEP, drenagem

postural associada à vibração

(A)5, 4, 2, 3, 1(B) 1, 3, 2, 4, 5(C) 2, 5, 4, 1, 3(D) 5, 4, 3, 2, 1(E) 4, 1, 2, 5, 3

36- A tromboembolia venosa é uma causa importante demorbidade e mortalidade em pacientes hospitalizados. Sobre estacondição clínica é correto afirmar que:

(A)na maioria das vezes, o quadro clínico da embolia pulmonar eda trombose venosa profunda é muito específico;

(B) o tratamento profilático não reduz o risco de tromboemboliavenosa em pacientes de risco;

(C) o tratamento da tromboembolia venosa não inclui o uso deanticoagulantes;

(D) em 86% dos casos, o ponto de origem da embolia pulmonar éuma trombose venosa profunda das extremidades superiores;

(E) entre as condutas fisioterapêuticas para a profilaxia estão adeambulação precoce e a estimulação elétrica dos músculosda panturrilha.

37- O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e poruma rede vascular complexa que trabalham em conjunto paramanter a homeostasia, distribuindo e regulando o fluxo sanguíneoatravés do organismo humano. Sobre o referido sistema é corretoafirmar que:

(A)a rede vascular possui um papel passivo no controle e nadistribuição do fluxo sangüíneo;

(B) o débito cardíaco é determinado principalmente pela pré epós-carga, contratilidade e freqüência cardíaca;

(C) em condições de demanda aumentada, o fluxo sangüíneotambém aumenta;

(D) o sistema vascular é regulado somente por mecanismos decontrole centrais;

(E) a função cardíaca coordenada depende exclusivamente dosmecanismos de controle elétrico.

38 – As ações e serviços públicos de saúde integram uma rederegionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único,organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;II - atendimento integral, com prioridade para as atividades

preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;III - participação da comunidade;IV - fiscalização permanente por parte do tecido social;V - financiamento direto por parte das esferas de governo e

indireto, primordialmente por meio de fundos privados deinvestimentos e parcerias público-privadas (PPP).

Estão corretas as diretrizes:

(A)I, III e V, apenas;(B) I, II e III, apenas;(C) II, IV e V, apenas;(D) I, II, III e IV;(E) II, III, IV e V.

39 – Segundo a Lei Orgânica da Saúde, a relação da iniciativaprivada com o Sistema Único de Saúde – SUS se dá através da:

(A)competitividade;(B) participação majoritária;(C) obrigatoriedade de participação;(D) proibição de participação;(E) possibilidade de participação em caráter complementar.

40 – A Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS-SUS01/2002) NÃO tem entre seus objetivos:

(A)centralizar as ações e serviços de saúde no nível federal;(B) ampliar as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica;(C) buscar maior eqüidade em saúde;(D) estabelecer estratégia de hierarquização dos serviços de saúde;(E) fortalecer a capacidade de gestão do Sistema Único de Saúde.

www.pciconcursos.com.br

Page 8: Prova Concurso Fisioterapia

Prédio do CCMN - Bloco CCidade Universitária - Ilha do Fundão - RJCentral de Atendimento - (21) 2598-3333

Internet: http://www.nce.ufrj.br

www.pciconcursos.com.br