Prova D Assistente Em Administração

26
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCURSO PÚBLICO Edital 001/2014 Cargo: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO Instruções 1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2. Este caderno contém 60 questões. Se houver qualquer falha de impressão, comunique ao fiscal, para que faça a substituição do caderno. 3. Use os espaços em branco para rascunho; não destaque folhas da prova. 4. Ao receber o cartão-resposta, verifique se o número impresso é o seu número de inscrição. Comunique ao fiscal se os números forem diferentes. Após a verificação, assine o cartão-resposta. 5. Use caneta esferográfica com tinta preta ou azul para preenchimento do seu cartão-resposta. Não dobre seu cartão-resposta, não o manche ou rasure, nem o amasse, pois ele passará por leitura ótica. 6. Marque cada resposta no cartão, preenchendo completamente o campo que contém a letra correspondente à alternativa de sua opção, conforme modelo: 7. Em cada uma das questões, só existe uma alternativa que responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve marcar apenas uma alternativa para cada questão. Questões marcadas com duas ou mais alternativas ou deixadas em branco receberão pontuação zero. 8. Lembre–se de que o tempo máximo para a realização desta prova e para o preenchimento do cartão-resposta é de 4 (quatro) horas. 9. Não utilize nenhum material de consulta e nem calculadora. Nenhum rascunho será considerado. 10. Aguarde as instruções do fiscal quanto ao manuseio do DIGISELO no seu cartão-resposta. 11. Entregue ao fiscal seu cartão-resposta. A não devolução do cartão implicará sua desclassificação imediata.

description

Prova em Administração UFES ES

Transcript of Prova D Assistente Em Administração

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

    PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS E ASSISTNCIA ESTUDANTIL

    CONCURSO PBLICO

    Edital 001/2014

    Cargo: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

    Instrues

    1. Aguarde autorizao para abrir o caderno de provas. 2. Este caderno contm 60 questes. Se houver qualquer falha de

    impresso, comunique ao fiscal, para que faa a substituio do caderno. 3. Use os espaos em branco para rascunho; no destaque folhas da

    prova. 4. Ao receber o carto-resposta, verifique se o nmero impresso o seu

    nmero de inscrio. Comunique ao fiscal se os nmeros forem diferentes. Aps a verificao, assine o carto-resposta.

    5. Use caneta esferogrfica com tinta preta ou azul para preenchimento do seu carto-resposta. No dobre seu carto-resposta, no o manche ou rasure, nem o amasse, pois ele passar por leitura tica.

    6. Marque cada resposta no carto, preenchendo completamente o campo que contm a letra correspondente alternativa de sua opo, conforme modelo:

    7. Em cada uma das questes, s existe uma alternativa que responde

    adequadamente ao quesito proposto. Voc deve marcar apenas uma alternativa para cada questo. Questes marcadas com duas ou mais alternativas ou deixadas em branco recebero pontuao zero.

    8. Lembrese de que o tempo mximo para a realizao desta prova e para o preenchimento do carto-resposta de 4 (quatro) horas.

    9. No utilize nenhum material de consulta e nem calculadora. Nenhum rascunho ser considerado.

    10. Aguarde as instrues do fiscal quanto ao manuseio do DIGISELO no seu carto-resposta.

    11. Entregue ao fiscal seu carto-resposta. A no devoluo do carto implicar sua desclassificao imediata.

  • 1

    CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

    PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

    LNGUA PORTUGUESA 10 QUESTES

    Leia o refro da cano "Clice", de Chico Buarque em parceria com Gilberto Gil, produzida em 1973, e os cartazes veiculados no perodo da Copa das Confederaes, em 2013. Responda s questes de 1 a 4.

    TEXTO 1

    TEXTO 2

    (Disponvel em: . Acesso: 15 jul. de 2013.).

    Clice

    Pai, afasta de mim esse clice

    Pai, afasta de mim esse clice

    Pai, afasta de mim esse clice

    De vinho tinto de sangue

    BRASIL

    Afasta de Mim

    Este Clice

  • 2

    TEXTO 3

    (Disponvel em . Acesso: 15 jul. 2013.).

    1 QUESTO - Sobre os textos, INCORRETO o que se afirma em

    A) O uso do substantivo clice, no texto 2, direciona o leitor para uma relao intertextual, como maneira de (re)significar a histria e os sentidos censurados.

    B) Os manifestantes, durante os jogos da Copa das Confederaes, adaptaram a palavra potica de resistncia ditadura ao contexto atual, sem imprimir modificaes ao texto.

    C) A duplicidade de sentido do ttulo da cano uma estratgia dos compositores para dar ao texto um sentido metafrico.

    D) Os textos 2 e 3 representam as vozes de reivindicao da populao nas passeatas nacionais e, a exemplo da cano, se tornam instrumentos de luta.

    E) A anlise dos textos permite afirmar que, em diferentes contextos, surgem novos textos que buscam o aproveitamento da linguagem escrita e cantada.

    AFASTA

    DE MIM

    ESTE

    CALA-SE

  • 3

    2 QUESTO - Um discurso pode ser retomado em diferentes pocas e em diferentes esferas comunicativas, e o que vai determinar o seu novo sentido so os aspectos contextuais, as instituies, a classe social, as ideologias, etc. Ao retomar o discurso da cano (texto 1), podemos identificar as seguintes estratgias lingusticas nos textos 2 e 3:

    I. No texto 2, a palavra clice assume a mesma grafia e sentido da palavra na cano (texto 1).

    II. No texto 3, h substantivao da forma verbal cala-se.

    III. No texto 2, o substantivo Clice, grafado com letra maiscula, permite ao leitor a retomada da msica pelo seu nome prprio.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II e III.

    E) II apenas.

    3 QUESTO - Entre os recursos textuais coesivos, esto os pronomes demonstrativos. Considere a funo desses pronomes nos textos 1, 2 e 3 e julgue cada um dos seguintes itens como certo (C) ou errado (E):

    ( ) No texto 1, o pronome esse aponta para o que est prximo do interlocutor no espao e relativamente distante do falante no momento de produo.

    ( ) No texto 2, o pronome este nos direciona localizao que a situao corrente das passeatas e s circunstncias que so todos os discursos de reivindicao da populao.

    ( ) No texto 3, o uso do pronome este aponta para o que est distante do falante e do momento de produo.

    A sequncia CORRETA de respostas, de cima para baixo, :

    A) C, C, E

    B) C, E, C

    C) E, E, C

    D) C, E, E

    E) C, C, C

  • 4

    4 QUESTO - Vocativo um apelo do enunciador ao interlocutor, por meio da projeo do seu nome ou de expresses equivalentes. Sobre o vocativo nos textos 1, 2 e 3, INCORRETO afirmar:

    A) No texto 1, o vocativo Pai assume uma carga polissmica que permite duas leituras: o Pai, como forma de tratamento para designao bblica da divindade e o pai como administrador do pas.

    B) No texto 2, o nome prprio Brasil no um vocativo, mas sujeito da orao, j que no separado por vrgula, nem por dois pontos.

    C) No texto 3, a ausncia do vocativo uma estratgia para no marcar o interlocutor.

    D) Embora o vocativo no possua uma relao sinttica com outro termo da orao, no contexto discursivo que a palavra pai (texto 1) ou a palavra Brasil (texto 2) instauram o apelo ratificado pelo uso do verbo afastar em sua forma imperativa.

    E) No texto 2, o nome prprio Brasil evidencia um apelo para que o interlocutor se sinta tocado pela situao social atual do pas e queira transform-la.

  • 5

    5 QUESTO - No texto abaixo, encontram-se vrios erros que ferem o padro formal da lngua portuguesa.

    A alternativa que apresenta o comunicado escrito CORRETAMENTE :

    A)

    B)

    C)

    D)

    E)

    Prezado(a) aluno(a).

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indigno proibida nesta Instituio e aquele que a promovem e, tambm, os que dela participarem estaro sugeitos s penalidades previstas na legislao ptria e nas normas internas da Instituio.

    Atenciosamente.

    Prezado(a) aluno(a),

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indigno proibida nesta Instituio, e aquele que a promove e, tambm, os que dela participarem estaro sujeitos s penalidades previstas na legislao ptria e nas normas internas da Instituio.

    Atenciosamente,

    Prezado(a) aluno(a).

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indgno proibida nessa Instituio e aqueles que a promove e, tambm, os que dela participarem estaro sujeitos s penalidades previstas na legislao ptria e nas normas internas da Instituio.

    Atenciosamente.

    Prezado(a) aluno(a):

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indigno, proibida nessa Instituio, e aqueles que o promove e, tambm, os que dela participarem estaro sujeitos as penalidades previstas na legislao ptria e nas normas interna da Instituio.

    Atenciosamente,

    Prezado(a) aluno(a),

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indigno, proibida nesta Instituio, e aqueles que o promovem e, tambm, os que dela participarem estaro sugeitos as penalidades previstas na legislao ptria e nas normas internas da Instituio.

    Atenciosamente,

    Prezado(a) aluno(a)

    A prtica do trote humilhante, vexatrio e indigno proibida nessa Instituio e aquele que o promove e, tambm, os que dela participarem estaro sugeitos s penalidades previstas na legislao ptria e nas normas internas da Instituio.

    Atenciosamente,

  • 6

    6 QUESTO -

    Na fala de Ben Bernanke, a relao de sentido que se estabelece entre as oraes "Embora tenhamos sido muito agressivos" e "acho que na poltica monetria poderamos ter sido ainda mais agressivos" de

    A) concesso.

    B) consequncia.

    C) tempo.

    D) condio.

    E) concluso.

    7 QUESTO - Complete as frases a seguir, usando CORRETAMENTE as formas por que, por qu, porque e porqu.

    I. A inflao s est na casa dos 6% __________ o Governo segurou os preos dos combustveis.

    II. Confira como e _______ o poder de compra dos trabalhadores est sendo reduzido e quais os impactos disso para o crescimento da economia brasileira.

    III. Os capixabas esto sendo menos afetados pela inflao, __________ o aumento do salrio mdio no Esprito Santo no ano passado foi muito acima da inflao.

    IV. Queria saber o _________do retorno da inflao.

    V. A inflao est aumentando assustadoramente __________?

    A sequncia que responde CORRETAMENTE, de cima para baixo, ao uso das formas por que, por qu, porque e porqu

    A) porque; por que; porque; porqu; por qu.

    B) por qu ; porque; por que; porque; porqu.

    C) por qu; por que; porque; porque; por qu.

    D) por que; porque; por qu; porqu; por que.

    E) porqu; por que; porque; por qu; por que.

    "Embora tenhamos sido muito agressivos, acho que na poltica monetria poderamos ter sido ainda mais agressivos." BEN BERNANKE, ex-presidente do Federal Reserve (Fed), em palestra organizada pelo Banco Nacional de Abu Dhabi.

  • 7

    Leia o Texto 4 para responder s questes de 8 a 10.

    TEXTO 4

    A NOVA FORMA DA MAGREZA

    As musas da barriga negativa e musculosa elevam o ideal de beleza esqulida a um novo e inalcanvel patamar. preciso muito cuidado para no cruzar a fronteira

    que separa a sade da doena na busca desse modelo

    1

    5

    10

    A magreza como ideal de beleza padro recente na histria da humanidade. Bem antes dele, comeando pela Vnus de Milo, passando pelos nus renascentistas e desembocando na voluptuosa figura de Marilyn Monroe, a mulher sempre se aceitou como portadora de curvas pronunciadas. As pernas e os braos finssimos da modelo inglesa Twiggy, no comeo dos rebeldes anos 1960, subverteram esse padro e instituram a obrigatoriedade de ser magra, que progrediu para supermagra e, agora, supersupermagra. Sim, mas com msculos. No uma magreza de documentrios sobre a sia e a frica antes da Revoluo Verde. No uma magreza doentia, de quem passa fome ou est desidratado. magreza por comer dosagens corretas de alimentos escolhidos associadas a suplementos e malhao especfica. O resultado a unio destes dois atributos at pouco tempo atrs inconciliveis: a magreza e os msculos.

    (LEME, . A nova forma da magreza. Revista Veja. Ed. 2346, ano 46, n. 45, 2013. Adaptado.).

    8 QUESTO - Considerando os recursos lingusticos empregados no texto, afirma-se:

    I. dele (linha 2) refere-se a padro ideal de beleza. II. se (linha 4) refere-se a mulher.

    III. que (linha 7) refere-se a obrigatoriedade de ser magra. IV. destes (linha 11) refere-se a "dois atributos: a magreza e os msculos.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) II e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

    9 QUESTO - No trecho "As musas da barriga negativa e musculosa elevam o ideal de beleza esqulida a um novo e inalcanvel patamar", a palavra "esqulida" pode ser substituda por

    A) torpe.

    B) srdida.

    C) lvida.

    D) escassa.

    E) esqueltica.

  • 8

    10 QUESTO - Sobre o uso do prefixo super- no texto, INCORRETO afirmar:

    A) A duplicao do prefixo super- em supersupermagra (linha 7) caracteriza um neologismo criado pelo autor para intensificar a crtica magreza extrema.

    B) O prefixo super-, comumente utilizado na imprensa brasileira atual, acresce uma qualidade superior base a que se justape, intensificando-a.

    C) Em supermagra (linha 7), no h o uso do hfen, mas, em super-humana, o hfen utilizado porque o segundo elemento se inicia por h.

    D) O prefixo super-, desprendido de sua base lexical (super + magra), pode ser substitudo por muito (muito magra).

    E) O prefixo duplicado em supersupermagra (linha 7) pode ser substitudo por hipo-, conservando o mesmo sentido pretendido pelo autor.

    RACIOCNIO LGICO E QUANTITATIVO 10 QUESTES

    11 QUESTO - Joo comprou um certo nmero de revistas por 45 reais e comprou um certo nmero de cadernos por 45 reais. Todas as revistas tinham o mesmo preo unitrio e todos os cadernos tinham o mesmo preo unitrio. Cada caderno custou 4 reais a mais do que cada revista. O nmero de revistas era 4 a mais do que o nmero de cadernos. O total de objetos (revistas e cadernos) que Joo comprou era igual a

    A) 12 B) 14 C) 16 D) 18 E) 20

    12 QUESTO - Numa empresa, a mdia aritmtica dos salrios dos homens 1200 reais e a mdia aritmtica dos salrios das mulheres 1500 reais. A soma dos salrios dos homens igual soma dos salrios das mulheres. Se h o total de homens e m o total de mulheres, a razo mh igual a

    A) 45

    B) 23

    C) 34

    D) 47

    E) 310

    13 QUESTO - Um grupo de pessoas reuniu-se em uma festa. Na ocasio, cada par de pessoas do grupo cumprimentou-se com um nico aperto de mo, resultando em um total de 861 apertos de mo. O total de pessoas do grupo era

    A) 40 B) 42 C) 44 D) 46 E) 48

  • 9

    14 QUESTO - Numa sala com 40 pessoas, 70% do total de pessoas so mulheres. O nmero de mulheres que devem entrar na sala para que o nmero de homens nesse recinto passe a ser igual a 25% do total de pessoas igual a

    A) 6 B) 7 C) 8 D) 9 E) 10

    15 QUESTO - O algarismo das unidades do nmero 20149 igual a

    A) 1 B) 4 C) 7 D) 8 E) 9

    16 QUESTO - De um barril que continha, inicialmente, V litros de gua, Maria efetuou uma sequncia de 6 retiradas de gua. Para cada 621 ,,,j , na j-sima retirada, Maria retirou 21 j do volume de gua contido no barril antes da j-sima retirada. Aps as 6 retiradas, o volume de gua no barril, em litros, ficou sendo igual a

    A) 7V B) 6V

    C) 5V

    D) 4V

    E) 3V

    17 QUESTO - Um nmero inteiro positivo escrito com 84 algarismos, sendo 54 algarismos iguais a 1 e 30 algarismos iguais a 0. O resto da diviso desse nmero por 9 igual a

    A) 0 B) 3 C) 4 D) 5 E) 8

    18 QUESTO - Gustavo deve distribuir 4 livros diferentes para 8 crianas, de modo que uma ou mais crianas no recebam livro nenhum, podendo ocorrer de uma ou mais crianas receberem mais de um livro. O nmero de maneiras como ele pode distribuir os livros igual a

    A) 3488 B) 3682 C) 3854 D) 3962 E) 4096

  • 10

    19 QUESTO - Em um grupo de 87 pessoas, 22 pessoas praticam natao e 37 pessoas praticam futebol. O maior valor possvel para a quantidade de pessoas do grupo que no praticam nenhum dos dois esportes igual a

    A) 35 B) 40 C) 45 D) 50 E) 55

    20 QUESTO - Um telefone celular cujo preo vista igual a p reais vendido em duas parcelas mensais, sendo cada uma delas igual a x reais. Se a taxa de juros compostos igual a 10% ao ms e a primeira prestao paga um ms aps a data da compra, a razo xp igual a

    A) 111221 B) 141317

    C) 131315

    D) 121210

    E) 151411

    INFORMTICA 5 QUESTES

    21 QUESTO - Softwares, assim como outras obras de esforo intelectual, como msicas e livros, so protegidos por direitos autorais (tambm conhecido como copyright). Para copiar e instalar um software em um computador, uma pessoa fsica ou uma empresa precisa seguir o que consta na licena daquele software. O software que pode ser obtido gratuitamente na internet e instalado em qualquer PC sem infrao de direitos autorais

    A) Microsoft Windows 7. B) Microsoft Word 2013. C) Microsoft Excel 2013. D) Ubuntu Linux 12.04 LTS. E) Microsoft Windows XP.

    22 QUESTO - No Windows 7 (verso Professional, com Service Pack 1), ao se conectar pela primeira vez a uma rede, voc pode escolher um local de rede. Isso define automaticamente as configuraes de firewall e segurana adequadas para o tipo de rede a que se conecta. A opo que apresenta a categoria que deve ser escolhida como local de rede para que o seu computador no fique visvel a outros computadores conectados mesma rede e o compartilhamento de arquivos seja desabilitado, ajudando a proteger o computador de vrus e outros softwares mal-intencionados

    A) Rede domstica. B) Rede pblica. C) Rede corporativa (ou rede de trabalho). D) Domnio. E) Rede ad hoc.

  • 11

    23 QUESTO - No aplicativo Writer (parte do LibreOffice, verso 3.5.7.2) possvel criar estilos, que so conjuntos de caractersticas de formatao que podem ser aplicadas ao texto ou parte dele. Com relao a essa funcionalidade, INCORRETO afirmar:

    A) Existem vrios estilos predefinidos. Todos eles podem ser modificados ou excludos pelo usurio.

    B) A janela Estilos e Formatao, que mostra uma lista de estilos que podem ser aplicados, pode ser exibida por meio da tecla F11, do menu Formatar, opo Estilos e Formatao ou ainda por meio de um boto na barra de ferramentas.

    C) Para criar um novo estilo, pode-se formatar uma parte do texto como desejado e selecion-la. Em seguida, na janela Estilos e Formatao, clicar no boto direita no alto e selecionar a opo Novo estilo a partir da seleo.

    D) Para alterar um estilo existente, pode-se abrir a janela Estilos e Formatao, clicar com o boto direito do mouse no estilo que se deseja alterar e escolher a opo Modificar.

    E) Para alterar um estilo existente, pode-se formatar uma parte do texto como desejado e selecion-la. Em seguida, na janela Estilos e Formatao, clicar no boto direita no alto e selecionar a opo Atualizar estilo.

  • 12

    24 QUESTO - A figura abaixo mostra parte de uma nova planilha do Microsoft Excel 2013 (verso 15.0.4551.1510, parte do Microsoft Office 365 Home Premium, em Portugus) sendo exibida em uma janela do aplicativo.

    Com a clula A2 selecionada, se o usurio clicar no boto Congelar Painis, do grupo Janela, presente na guia EXIBIO e selecionar a opo Congelar Painis, ocorrer o que est descrito em

    A) O valor da clula A2 fica congelado, o que significa que no mais poder ser alterado, a menos que seja descongelado primeiro.

    B) Os valores de toda a linha 2 ficam congelados, o que significa que no mais podero ser alterados, a menos que sejam descongelados primeiro.

    C) A linha 1 da planilha ser congelada, o que significa que, se o usurio movimentar o cursor para abaixo da linha 10 (mantendo o tamanho atual da janela), a linha 1 continuar sendo exibida e somente as linhas de 2 em diante sero escondidas.

    D) Os valores de toda a coluna A ficam congelados, o que significa que no mais podero ser alterados, a menos que sejam descongelados primeiro.

    E) A coluna A da planilha ser congelada, o que significa que, se o usurio movimentar o cursor para alm da coluna K (mantendo o tamanho atual da janela), a coluna A continuar sendo exibida e somente as colunas B em diante sero escondidas.

  • 13

    25 QUESTO - O termo Engenharia Social comumente utilizado para se referir a tcnicas utilizadas por pessoas mal-intencionadas que abusam de relaes sociais para conseguir informaes sigilosas ou acesso a sistemas. Dos cenrios abaixo, NO caracteriza um caso de Engenharia Social o que est descrito em

    A) Em um ambiente de trabalho, uma pessoa liga, identifica-se como administrador dos sistemas da empresa e solicita que voc siga uma srie de passos, incluindo acesso a sites na internet e instalao de softwares, para melhorar o desempenho da sua mquina.

    B) Voc recebe um e-mail indicando que acaba de ser sorteado com um prmio e instruindo-o a acessar um determinado site e preencher o cadastro para coletar o seu prmio.

    C) Voc recebe um e-mail alertando sobre um novo vrus muito perigoso e orientando-o a procurar por determinado arquivo em seu sistema e, caso ele exista, exclu-lo imediatamente e repassar a mensagem a todos os seus conhecidos.

    D) Uma pessoa liga para voc, identifica-se como sendo de uma empresa prestadora de servios (ex.: de telefonia), explica que h um problema no seu cadastro e pede que voc informe vrios dados pessoais, como nome completo, endereo, etc.

    E) Aps fornecer seu endereo de e-mail em um site para se cadastrar, voc recebe uma mensagem de e-mail desse site pedindo que voc clique em um link para confirmar o seu cadastro.

    PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - 35 QUESTES

    26 QUESTO - A investidura em cargo pblico se inicia com a

    A) aprovao em concurso pblico. B) homologao do concurso pblico pelo rgo competente. C) nomeao. D) posse. E) entrada em efetivo exerccio.

    27 QUESTO - O estgio probatrio o perodo no qual o servidor pblico avaliado quanto a sua aptido e capacidade para o exerccio do cargo em que foi empossado. De acordo com a legislao em vigor, NO levada em considerao, na avaliao do estgio probatrio, a

    A) capacidade de comunicao. B) capacidade de iniciativa. C) produtividade. D) responsabilidade. E) assiduidade.

    28 QUESTO - Segundo a legislao em vigor, NO constitui hiptese de suspenso do prazo de estgio probatrio:

    A) licena por motivo de doena em pessoa da famlia. B) licena por motivo de afastamento do cnjuge. C) licena para atividade poltica. D) afastamento do pas para estudo ou misso oficial, bem como para servir em

    organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere. E) descanso semanal remunerado.

  • 14

    29 QUESTO - Joo servidor pblico de uma Universidade Federal e est em gozo de suas frias anuais. No 6 dia de suas frias, convocado para ser jurado no tribunal do jri do homicdio de um idoso. Nesse caso, as frias de Joo sero interrompidas, PORQUE a convocao para jri hiptese de interrupo das frias de servidor pblico.

    A respeito das duas assertivas em destaque no enunciado acima, CORRETO afirmar:

    A) A deciso/o ato administrativo est correto, mas a justificativa est inadequada. B) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto corretos. C) A deciso/o ato administrativo est incorreto, mas a justificativa est adequada. D) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto incorretos. E) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto corretos, mas a segunda assertiva

    no justifica a primeira.

    30 QUESTO - Paulo servidor de uma autarquia federal e participa de uma entidade que presta atendimento jurdico a participantes de manifestaes pblicas presos pela polcia. Paulo no advoga para os presos; apenas participa da entidade. Para ajudar 7 manifestantes presos, Paulo imprimiu documentos e fotos nas impressoras da repartio onde trabalha. Tambm usou o telefone da repartio para falar pessoalmente com polticos de outros Estados a fim de buscar apoio aos manifestantes. O chefe da repartio descobriu o que Paulo fazia e instaurou processo administrativo disciplinar. Sobre essa situao, CORRETO afirmar:

    A) O processo administrativo dever ser arquivado, uma vez que, no caso descrito, no h infrao de deveres disciplinares por Paulo.

    B) Se Paulo no recebeu penalidade anterior, ento, a autoridade competente, aps o processo administrativo, somente poder aplicar a pena de advertncia.

    C) Mesmo que Paulo nunca tenha recebido penalidade anterior, dever ser demitido. D) Se Paulo recebeu penalidade anterior, ento, a autoridade competente, aps o

    processo administrativo, somente poder aplicar a pena de suspenso. E) Paulo somente poder ser demitido se tiver anotada em sua ficha funcional alguma

    suspenso aplicada nos 3 anos anteriores.

    31 QUESTO - Maria servidora pblica e exerce suas funes no perodo das 7h s 14h, de segunda a sexta-feira. Maria dona de uma pequena mercearia no bairro onde mora. Aps o almoo, trabalha na mercearia, administrando o negcio, contatando fornecedores, passando produtos no caixa. Maria sempre cumpriu seus deveres funcionais e nunca se registrou qualquer queixa a seu respeito. Nesse caso, se Maria responder a processo administrativo, a autoridade competente dever demiti-la, conforme previsto no art.132 da Lei 8112/90, PORQUE o art. 117 da Lei n. 8.112/90 probe o servidor pblico de exercer o comrcio.

    A respeito das duas assertivas em destaque no enunciado acima, CORRETO afirmar:

    A) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto corretos. B) A deciso/o ato administrativo est correto, mas a justificativa est inadequada. C) A deciso/o ato administrativo est incorreto, mas a justificativa est adequada. D) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto incorretos. E) A deciso/o ato administrativo e a justificativa esto corretos, mas a segunda assertiva

    no justifica a primeira.

  • 15

    32 QUESTO - Sobre as dirias devidas ao servidor pblico, INCORRETO afirmar:

    A) So devidas dirias ao servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior.

    B) Far jus a dirias o servidor que se deslocar dentro da mesma regio metropolitana, aglomerao urbana ou microrregio, constituda por municpios limtrofes e regularmente instituda.

    C) Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias.

    D) O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 dias.

    E) Na hiptese de o servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo de 5 dias.

    33 QUESTO - NO sero concedidos aos servidores retribuio, gratificao e adicional:

    A) pela prestao de servio extraordinrio. B) por encargo de curso ou concurso. C) por atividade noturna. D) por tempo de servio. E) pelo exerccio de assessoramento.

    34 QUESTO - Sobre a licena do servidor por motivo de doena em pessoa da famlia, INCORRETO afirmar:

    A) A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente ao exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio.

    B) A licena poder ser concedida por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado.

    C) O direito a licena no ser concedido, de acordo com a Lei n 8.112/90, por motivo de doena em caso de se tratar de padrasto ou madrasta e enteado.

    D) A licena somente ser concedida mediante comprovao por percia mdica oficial. E) A licena poder ser concedida em caso de doena de dependente que viva s

    expensas do servidor, desde que conste do seu assentamento funcional.

  • 16

    35 QUESTO - Nos termos da Lei n. 12.618/2012, poder permanecer filiado aos respectivos planos de benefcios o participante

    I. cedido a outro rgo ou entidade da administrao pblica direta ou indireta da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, inclusive suas empresas pblicas e sociedades de economia mista;

    II. afastado ou licenciado do cargo efetivo temporariamente, com ou sem recebimento de remunerao;

    III. que optar pelo benefcio proporcional diferido ou autopatrocnio, na forma do regulamento do plano de benefcios.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I, II e III. B) I e II apenas. C) II e III apenas. D) I apenas. E) II apenas.

    36 QUESTO - Jos motorista de uma autarquia federal e se envolve em acidente automobilstico com carro oficial, durante o expediente e a servio, atropelando e causando srias leses em Pedro. Feita a percia, constata-se que o acidente foi provocado por uma falha nos freios do carro. A autarquia indeniza a vtima. Nesse caso, a autarquia dever propor ao contra Jos, exigindo dele o valor pago vtima PORQUE a Administrao Pblica tem direito de regresso contra o servidor que der causa a dano a terceiro, independentemente de qualquer requisito.

    A respeito das assertivas em destaque CORRETO afirmar que

    A) ambas as afirmativas so verdadeiras, e a primeira justifica a segunda. B) a primeira afirmativa verdadeira, e a segunda falsa. C) a primeira afirmativa falsa, e a segunda verdadeira. D) ambas as afirmativas so verdadeiras, mas a segunda no justifica a primeira. E) ambas as afirmativas so falsas.

    37 QUESTO - vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores

    I. portadores de deficincia; II. que exeram atividades de risco;

    III. cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I e II apenas. B) II e III apenas. C) I, II e III. D) I apenas. E) II apenas.

  • 17

    38 QUESTO - A respeito da perda do cargo do servidor pblico estvel, analise as proposies abaixo:

    I. Em caso de processo judicial, a perda do cargo somente ocorrer aps a impossibilidade de apresentao de recursos contra a deciso que determina ou confirma a demisso.

    II. O servidor poder ser demitido aps regular processo administrativo, desde que assegurados a ampla defesa e o contraditrio.

    III. A perda do cargo poder ocorrer em razo de no aprovao em procedimento de avaliao peridica de desempenho, desde que seja assegurada ao servidor ampla defesa.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I, II e III. B) I e II apenas. C) II e III apenas. D) I apenas. E) II apenas.

    39 QUESTO - No que se refere aos deveres do servidor pblico federal, analise as afirmaes abaixo:

    I. O servidor deve atender com presteza ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, exceto aquelas protegidas por sigilo.

    II. O servidor deve atender com presteza s requisies para a defesa da Fazenda Pblica.

    III. O servidor deve zelar pela economia do material e pela conservao do patrimnio pblico.

    IV. O servidor deve guardar sigilo sobre assunto da repartio. V. O servidor deve proceder de forma desidiosa.

    CORRETO o que se afirma em

    A) V apenas. B) I, II, III, IV, V. C) I apenas. D) I, II, III e IV apenas. E) IV apenas.

    40 QUESTO - NO constitui proibio ao servidor pblico federal

    A) promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. B) cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o

    desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. C) coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou

    sindical, ou a partido poltico. D) manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge,

    companheiro ou parente at o segundo grau civil. E) representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder.

  • 18

    41 QUESTO - Ao redigir um memorando na Universidade preciso ficar atento s regras que regem as comunicaes oficiais. Sobre o memorando, INCORRETO afirmar

    A) O memorando, quanto a sua forma, segue o modelo do padro ofcio, com a diferena de que o seu destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

    B) O memorando pode ter carter meramente administrativo ou pode ser empregado para a exposio de projetos, ideias, diretrizes a serem adotados por determinado setor do servio pblico.

    C) O Manual de Redao da Presidncia da Repblica estabelece o emprego de dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicao oficial, inclusive em memorando.

    D) O memorando tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si.

    E) O fecho estabelecido para o memorando no Manual de Redao da Presidncia da Repblica para autoridades de hierarquia inferior Atenciosamente.

    42 QUESTO - Sobre as caractersticas fundamentais da Redao Oficial, INCORRETO afirmar:

    A) O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicaes oficiais decorre, dentre outros, do carter impessoal do prprio assunto tratado.

    B) O padro culto nada tem contra a simplicidade de expresso, desde que no seja confundida com pobreza de expresso. De nenhuma forma o uso do padro culto implica emprego de linguagem rebuscada.

    C) Para que se redija um texto conciso, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, um vocabulrio qualificado.

    D) Certos rebuscamentos acadmicos, e mesmo o vocabulrio prprio a determinada rea, so de difcil entendimento por quem no esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicit-los em comunicaes encaminhadas a outros rgos da administrao e em expedientes dirigidos aos cidados.

    E) A formalidade diz respeito polidez, civilidade no prprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicao. A formalidade de tratamento vincula-se, tambm, necessria uniformidade das comunicaes.

    43 QUESTO - Sobre contratos e convnios, INCORRETO o que se afirma em

    A) tanto no convnio quanto no contrato, cabe a presena de fiadores e testemunhas. B) contrato o acordo de vontades de pessoas, empresas ou instituies, a fim de criar,

    modificar ou extinguir, entre si, uma relao de direitos e obrigaes. C) contrato bilateral envolve duas partes que assumem os respectivos nus ou

    obrigaes dele decorrentes. D) convnio um acordo ou pacto celebrado entre rgos pblicos, ou entre eles e

    instituies privadas, visando ao trato ou disciplinamento de interesses comuns. E) contrato oneroso assim classificado porque envolve duas partes que assumem os

    respectivos nus ou obrigaes dele decorrentes.

  • 19

    44 QUESTO - Em um departamento de uma instituio pblica, os funcionrios tomam decises que ignoram consideraes relevantes; no conseguem dividir e coordenar tarefas. Esses funcionrios tambm se acham melhores que seu chefe e se rebelam contra ele, alm de serem refratrios a ideias alheias. So dificuldades que podem comprometer o desempenho de uma equipe, considerando a situao mencionada:

    A) falta de coeso, conformidade social e pretorianismo. B) excesso de coeso, pensamento grupal, pretorianismo e desorganizao. C) excesso de coeso, paradoxo de Abilene e desorganizao. D) falta de coeso, pensamento grupal e falta de comunicao. E) excesso de coeso, pensamento grupal, pretorianismo e falta de comunicao.

    45 QUESTO - Em relao ao trabalho em equipe e s relaes interpessoais, INCORRETO afirmar:

    A) O desenvolvimento de equipes um processo contnuo, podendo ser necessrio enfatiz-lo em determinados momentos.

    B) A coeso da equipe e a motivao de seus integrantes so duas foras estreitamente correlacionadas.

    C) A primeira condio para a eficcia no trabalho de um grupo a comunicao. D) Em um grupo de alto desempenho, clareza de objetivos, coeso, organizao e

    comunicao so os principais fatores crticos de desempenho. E) A principal caracterstica de uma equipe eficaz a sinergia, a capacidade de seus

    integrantes de trabalharem coletivamente, produzindo um resultado maior que a simples soma de suas contribuies individuais.

    46 QUESTO - Sobre comunicao nas organizaes, INCORRETO afirmar:

    A) A capacidade de ouvir eficazmente uma competncia de primeira necessidade nas comunicaes entre pessoas de culturas diferentes.

    B) Interromper o emissor, para contar sua prpria histria, quebra a mensagem, impedindo sua recepo.

    C) A competncia na comunicao oral no significa, automaticamente, competncia na comunicao escrita.

    D) A comunicao est sujeita a dificuldades que podem ocorrer na fonte e no destino. E) Ouvir diferente de escutar, que um processo mecnico. Alm de concentrar-se no

    que est escutando, o bom ouvinte deve buscar o significado.

  • 20

    47 QUESTO - Em um setor da Universidade, um servidor no sente afinidade com os colegas, tampouco consegue sentir-se como parte daquele conjunto de pessoas. No entanto, todos os servidores do setor se sentem desafiados em relao s atividades, mesmo sem existir uma clara definio dos papeis de cada um. Em relao ao trabalho em equipe e s relaes interpessoais, INCORRETO o que se afirma em

    A) A principal caracterstica de uma equipe eficaz o desafio. B) Em relao situao descrita, pode-se afirmar que no h coeso. C) A coeso da equipe e a motivao de seus integrantes so duas foras estreitamente

    correlacionadas. D) Alm da diviso de responsabilidades, o processo de organizao deve esclarecer

    tambm o mecanismo de tomada de deciso. E) Na situao descrita, no esto atendidos os fatores crticos para o sucesso de uma

    equipe eficaz.

    48 QUESTO - Ao chegar ao edifcio n 33 da Universidade, o candidato aprovado no vestibular nem acreditou. Seu sonho estava comeando a ser realizado. Chegando ao interior do edifcio, percebeu uma fila enorme. Olhou ao redor e enxergou um balco no qual havia uma pessoa que provavelmente poderia prestar-lhe alguma informao. Ao aproximar-se e perguntar se deveria entrar naquela fila para matricular-se, ouviu um sonoro bvio. Ainda sem acreditar no que tinha ouvido, tentou mostrar ao atendente os documentos que havia trazido, para verificar se estava tudo em ordem para a matrcula. De modo rude e sem olhar para o candidato, o atendente conferiu os documentos e disse para o candidato ir para a fila. Considerando a situao descrita, CORRETO afirmar:

    A) O atendente cumpriu o protocolo de atendimento para candidatos aprovados no vestibular, respeitando o princpio da impessoalidade nas relaes.

    B) A situao demonstra um servidor devidamente treinado em relao ao atendimento ao pblico, cuja principal caracterstica a objetividade e a rapidez.

    C) A situao demonstra uma relao cordial e respeitosa entre servidor pblico e usurio cidado.

    D) O atendente procurou ser educado, mas, como no estava se sentindo bem, acabou se descontrolando e, por isso, no conseguiu ser to gentil como de costume.

    E) O atendente deveria ter falado em tom baixo e natural, ter sido corts e atencioso e olhado nos olhos do candidato.

  • 21

    49 QUESTO - O pensamento grupal uma forma de raciocinar e tomar decises que ignora fatos e informaes relevantes. Considere, a respeito, as seguintes afirmativas:

    I. Quando o grupo se recusa a aceitar informaes que contradizem suas convices, trata-se da racionalizao de informaes desagradveis.

    II. Quando os integrantes do grupo pensam que esto certos e acima de reprovao por quem de fora, trata-se de crena na moralidade intrnseca do grupo.

    III. Quando h patrulhamento das ideias e os participantes impedem que os colegas ouam e levem em conta ideias de outros membros do grupo, trata-se de vigilncia da mente.

    IV. Quando os integrantes do grupo aceitam prematuramente o consenso, sem testar sua coerncia e validade, trata-se de utopia grupal.

    V. Quando outros grupos so encarados de forma depreciativa, trata-se de estereotipagem de grupos externos.

    VERDADEIRO o que se afirma em

    A) I e II apenas. B) I e III apenas. C) II e V apenas. D) I, II e V apenas. E) I, II IV e V apenas.

    50 QUESTO - Um estudante calouro busca informaes sobre os projetos de extenso que a Universidade oferece e segue para a recepo da Pr-Reitoria responsvel por essas atividades. A nica situao de atendimento inaceitvel do ponto de vista do servio pblico federal :

    A) Na recepo, o estudante obtm informaes corretas e com rapidez. B) Na recepo, o estudante foi convidado a sentar-se e aguardar por um momento,

    enquanto o servidor terminava de atender a uma ligao de outro estudante. C) Na recepo, o estudante foi informado de que deveria dirigir-se ao DGEU, munido de

    documentos, para preencher o cadex. D) Na recepo, o estudante foi informado de que precisaria dirigir-se ao terceiro andar,

    na sala 4, para conversar com a senhora Lopez. E) Na recepo, o estudante foi ouvido com ateno e respeito.

  • 22

    51 QUESTO - Em relao ao 5 Ss, analise as afirmativas abaixo:

    I. preciso acabar com o lixo e a sujeira. A limpeza pode ter um impacto sobre a qualidade, a segurana e o moral das pessoas.

    II. O que usamos apenas com pouca frequncia guardamos no local de trabalho. III. Arrumar significa colocar as coisas nos lugares certos ou dispostas de uma forma

    correta, para que possam ser usadas prontamente. IV. O princpio da arrumao aplica-se a toda nossa sociedade e a todos os aspectos

    de nossa vida. V. O princpio da padronizao est relacionado capacidade de fazer as coisas

    como deveriam ser feitas.

    Est CORRETO o que se afirma em

    A) I, II e III apenas. B) I, II e IV apenas. C) I e V apenas. D) I e IV apenas. E) I, III e IV apenas.

    52 QUESTO - Um servidor que trabalha em uma secretaria est com dificuldades de encontrar alguns documentos que chegaram ao setor h pelo menos dois dias. Ele lembra que os documentos no foram arquivados e acredita que acabaram ficando perdidos em meio s pilhas de papeis que existem em sua mesa e em uma estante prxima. Ento, ele resolveu organizar tudo, distinguindo o necessrio do desnecessrio. O servidor

    A) realizou o gerenciamento pela estratificao. B) fez uma limpeza geral. C) realizou um gerenciamento pelas cores. D) aplicou o princpio da arrumao. E) definiu um arranjo simples para o setor.

    53 QUESTO - O cargo de secretrio de programas de ps-graduao est sendo analisado pelo Departamento de Gesto de Pessoas da Universidade, tendo em vista que o nmero de programas de ps-graduao aumentou significativamente nos ltimos anos. Na viso da ergonomia, a fim de aperfeioar as atividades inerentes ao cargo de secretrio, necessrio conhecer as caractersticas da situao de trabalho. A alternativa que NO contempla elementos que caracterizam a situao de trabalho :

    A) Designao oficial do posto de trabalho, situao no organograma, enumerao e descrio de aparelhos.

    B) Treinamento e desenvolvimento, avaliao de desempenho, horas a pagar. C) Hierarquia (nomes das chefias), nome dos trabalhadores, controle exercido sobre o

    posto de trabalho. D) Listagem de ordens escritas, planos, ligaes com outros postos de trabalho,

    descrio do trabalho efetuado. E) Qualificao do posto: plano de cargos e salrios; condies de trabalho preliminares,

    consequncia dos erros.

  • 23

    54 QUESTO - Dentro do gnero de documentos escritos, a correspondncia merece ateno. Sobre correspondncia, INCORRETO afirmar:

    A) Uma correspondncia particular a de interesse pessoal de servidores de uma instituio.

    B) Interna a correspondncia trocada entre rgos de uma mesma instituio. C) Correspondncia toda e qualquer forma de comunicao escrita, dirigida a pessoas

    jurdicas ou fsicas,bem como aquela que se processa entre rgos e servidores de uma instituio.

    D) Correspondncia oficial aquela que trata de assunto de servio ou de interesse especfico das atividades de uma instituio.

    E) Quanto ao destino e procedncia, pode-se classificar a correspondncia em domstica e exterior.

    55 QUESTO - Quanto natureza do assunto na classificao de documentos, CORRETO afirmar:

    A) Quanto natureza do assunto, os documentos podem ser intensivos ou sigilosos. B) Consideram-se sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de

    conhecimento absoluto. C) Segundo a necessidade de sigilo e quanto extenso do meio em que pode circular,

    so quatro os graus de sigilo e as suas correspondentes categorias: ultrassecreto, secreto, confidencial e reservado.

    D) A classificao de ostensivo dada aos documentos cuja divulgao prejudica a administrao.

    E) Reservados so os assuntos cujo conhecimento por pessoa no autorizada pode ser prejudicial a um indivduo ou criar embaraos administrativos, embora sejam assuntos que no requeiram alto grau de segurana.

    56 QUESTO - Sobre classificao e arquivamento de documentos, INCORRETO afirmar:

    A) Sistema direto aquele em que a busca do documento feita diretamente no local onde se acha guardado.

    B) Quando se trata de planejar a organizao de um arquivo ou fichrio, os elementos constantes de um documento a considerar so: nome (do remetente, do destinatrio, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, nmero, data e assunto.

    C) Algumas das vantagens do mtodo alfabtico so a rapidez, a facilidade e o baixo custo.

    D) O mtodo alfanumrico pertence ao sistema indireto, aquele em que, para se localizar um documento, preciso consultar um ndice.

    E) De acordo com o elemento mais importante e mais frequentemente procurado, em cada caso, pode-se organizar os fichrios ou arquivos em ordem alfabtica, geogrfica, numrica e de assunto.

  • 24

    57 QUESTO - Sobre classificao e arquivamento de documentos, INCORRETO afirmar:

    A) O mtodo geogrfico preferido quando o principal elemento a ser considerado em um documento a procedncia ou local.

    B) Quando o volume e a diversidade de assuntos da documentao a ser arquivada so pequenos, deve-se adotar o mtodo alfabtico e obedecer ordem dicionria.

    C) O mtodo numrico simples constitui-se na atribuio de um nmero a cada correspondente, obedecendo-se a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupao com a ordenao alfabtica.

    D) O mtodo de arquivamento por assunto no de fcil aplicao, pois depende de interpretao dos documentos sob anlise, alm de amplo conhecimento das atividades institucionais. No entanto, o mais aconselhado nos casos de grandes massas documentais e variedade de assuntos.

    E) Quando se organiza um arquivo por estados, as capitais devem ser alfabetadas em primeiro lugar, por estado, independentemente da ordem alfabtica em relao s demais cidades, que devero ser dispostas aps as capitais.

    58 QUESTO - A respeito de cronograma, considere as afirmativas a seguir:

    I. A forma mais comum de um cronograma o cronograma de barras. II. Quando ocorre a utilizao de datas-limites, o cronograma indica,

    aproximadamente, quando uma atividade dever terminar. III. O oramento pode ser apresentado no formato de cronograma de

    desembolsos. IV. No cronograma de barras, as linhas ou barras (dimenso horizontal)

    representam as atividades a realizar. V. Cronogramas podem indicar quantidades de itens a serem produzidos em

    um perodo, sendo chamados de cronogramas de produo.

    Est CORRETO o que se afirma em

    A) I, III e V apenas. B) I, II e III apenas. C) I, II e IV apenas. D) III, IV e V apenas. E) I e II apenas.

  • 25

    59 QUESTO - Em relao aos organogramas, observe a figura e analise as afirmativas abaixo.

    I. A estrutura organizacional mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivduos e como integrantes de grupos.

    II. Hierarquia sinnimo de cadeia de comando. O poder de dirigir desce de cada nvel para o imediatamente inferior, que tem a obrigao de obedecer.

    III. No organograma, o nmero de nveis em que os retngulos esto distribudos na figura mostra como o controle est graduado.

    IV. A figura mostra informaes como diviso do trabalho, definio de responsabilidades, autoridade, hierarquia e comunicao.

    V. Em alguns organogramas, so desenhados apenas os departamentos; em outros, os cargos e os nomes dos responsveis.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I e II apenas. B) I, II e III apenas. C) II, IV e V apenas. D) I, II e V apenas. E) I, II e IV apenas.

    60 QUESTO - Sobre organograma, analise as afirmativas abaixo.

    I. A estrutura organizacional mostra a comunicao entre as pessoas e grupos. II. Na organizao de linha, h pouca interferncia entre cada nvel hierrquico e o

    nvel hierrquico inferior. III. Na organizao de linha, as unidades de assessoria prestam servios s unidades

    de linha, principalmente ao nvel hierrquico imediatamente superior. IV. Em uma organizao de linha e assessoria, o chefe auxiliado por uma funo de

    apoio, ao lado da linha de comando. V. As linhas que ligam os retngulos nos organogramas mostram, dentre outras

    coisas, sua interdependncia.

    CORRETO o que se afirma em

    A) I e II apenas. B) I, II e III apenas. C) III e IV apenas. D) I, IV e V apenas. E) I e IV apenas.