Prova de Concurso - Saúde

10
ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM RADIOLOGIA CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO EM SAÚDE FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo.” Mahatma Gandhi CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO PÚBLICO ATENÇÃO: V N05 ATENÇÃO: VERIFIQUE SE CÓDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTÕES CONFEREM COM O SEU CARTÃO DE RESPOSTAS PROVA CÓDIGO MANHÃ BOA PROVA! 1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendações relativas ao : - A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada. - Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do . - Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local. 6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo início, . 7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até 1 hora antes do término da prova. 8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no e no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato. 9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova. 10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o . 11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça seus pertences. 12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma. Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas sem levar o Caderno de Questões Caderno de Questões Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Gabarito Oficial da Prova Objetiva SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.pciconcursos.com.br

description

Prova de Concurso - Saúde Goias.

Transcript of Prova de Concurso - Saúde

Page 1: Prova de Concurso - Saúde

ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM RADIOLOGIA

CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO EM SAÚDE

FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

“A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo.”

Mahatma Gandhi

CA

DE

RN

OD

EQ

UE

ST

ÕE

SCONCURSO PÚBLICO

A T E N Ç Ã O :

VN05ATENÇÃO: VERIFIQUE SECÓDIGO E PROVA DESTECADERNO DE QUESTÕESCONFEREM COM O SEUCARTÃO DE RESPOSTAS

PROVACÓDIGO

MANHÃ

BOA PROVA!

1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opçõesA, B,C, D e E.

2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição,data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente aofiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que respondecorretamente a cada uma delas. O será o único documento válidopara a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectivaassinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do

, por erro do candidato.

4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica detinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou commarcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas.

5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso dedúvida, solicite a presença do coordenador local.

6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 horacontada do seu efetivo início, .

7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até1 hora antes do término da prova.

8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova noe no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de

eliminação automática do candidato.

9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material,enquanto aguarda o horário de início da prova.

10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregueo .

11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o .Não esqueça seus pertences.

12. O será disponibilizado no site www.funcab.org,conforme estabelecido no Cronograma.

Caderno de Questões

Cartão de Respostas

Cartão de RespostasCartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

sem levar o Caderno de Questões

Caderno de Questões

Caderno deQuestões Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Gabarito Oficial da Prova Objetiva

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

www.pciconcursos.com.br

Page 2: Prova de Concurso - Saúde

02

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2.

Texto 1:

Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebolaprevine aquilo, chocolate faz bem, chocolate fazmal, um cálice diário de vinho não tem problema,qualquer gole de álcool é nocivo, tome água emabundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho maisseguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal praminha saúde.

Prazer faz muito bem.Dormir me deixa 0 km.Ler um bom livro faz-me sentir nova em folha.Viajar me deixa tensa antes de embarcar, masdepois rejuvenesço uns cinco anos.Viagens aéreas não me incham as pernas;incham-me o cérebro, volto cheia de ideias.Brigar me provoca arritmia cardíaca.Ver pessoas tendo acessos de estupidez meembrulha o estômago.Testemunhar gente jogando lata de cerveja pelajanela do carro me faz perder toda a fé no serhumano.E telejornais... os médicos deveriam proibir –como doem!Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar emsilêncio quando uma discussão está pegandofogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrolee ainda acorda no outro dia sem se sentirarrependido de nada.Acordar de manhã arrependido do que disse ou doque fez ontem à noite é prejudicial à saúde!E passar o resto do dia sem coragem para pedirdesculpas, pior ainda!Não pedir perdão pelas nossas mancadas dácâncer, não há tomate ou mussarela que previna.Ir ao cinema, conseguir um lugar central nasfileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhandosua visão, nenhum celular tocando e o filme serespetacular, uau!Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!Conversa é melhor do que piada.Exercício é melhor do que cirurgia.Humor é melhor do que rancor.Amigos são melhores do que gente influente.Economia é melhor do que dívida.Pergunta é melhor do que dúvida.Sonhar é melhor do que nada!

O que faz bem à saúde

( M a r t h a M e d e i r o s . D i s p o n í v e l e mhttp://www.pensador.com.br)

Observe o diálogo no cartum abaixo e responda àsquestões de 3 a 5.

(Maitena. Superadas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 abr.2005.)

2. O termo (ou expressão) destacado que estáempregado em seu sentido próprio, denotativo,ocorre em:

A) “Ler um bom livro faz-me sentir nova em .”B) “Viagens aéreas não me incham as pernas;

-me o cérebro, volto cheia de ideias.”C) “Ver pessoas tendo acessos de estupidez me

o estômago.”D) “...nenhum tocando e o filme ser

espetacular, uau!”E) “E telejornais... os médicos deveriam proibir –

como !”

folha

incham

embrulhacelular

doem

1. O conceito de “fazer muito bem” expresso noTexto de Martha Medeiros justifica a seguinteafirmativa:

A) Para se viver bem é necessário viver semcoragem para pedir desculpas, comer muitotomate e mussarela.

B) Para se viver bem é fundamental ter amigoinfluente e contar muita piada, pois o riso ajudaa ter uma vida saudável.

C) Para se viver bem é preciso manter a crença noser humano, conversar, viajar e sonhar.

D) Todo mundo sabe que o que faz muito bem àsaúde é comer pipoca, guardar rancor e fazercirurgia.

E) Os diferentes comportamentos humanosapresentados reforçam a ideia de que faz muitobem ir ao cinema e assistir a telejornais.

www.pciconcursos.com.br

Page 3: Prova de Concurso - Saúde

03

6. Transpondo a frase “Os médicostelejornais” para a voz passiva analítica, a formaverbal destacada corresponde a:

A) foram proibidos.B) é proibido.C) estão proibidos.D) são proibidos.E) havia sido proibido.

proíbem

Leia o texto abaixo para responder da questão 7 a11.

[...]Afonte da juventude chama-se “mudança”.De fato, quem é escravo da repetição estácondenado a virar cadáver antes da hora.

Rejuvenescer

A única maneira de ser idoso sem envelhecer énão se opor a novos comportamentos, é terdisposição para guinadas.Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.Mudança, o que vem a ser tal coisa?Minha mãe recentemente mudou do apartamentoenorme em que morou a vida toda para um bemmenorzinho.Teve que vender e doar mais da metade dosmóveis e tranqueiras, que havia guardado e,mesmo tendo feito isso com certa dor, aoconquistar uma vida mais compacta esimplificada, rejuvenesceu.Uma amiga casada há 38 anos cansou dasgalinhagens do marido e o mandou passear, semtemer ficar sozinha aos 65 anos.Rejuvenesceu.Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou umbaita emprego por um não tão bom, só que emFlorianópolis, onde ela vai à praia sempre que temsol.Rejuvenesceu.Toda mudança cobra um alto preço emocional.Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante atomada, chora-se muito, os questionamentos sãoinúmeros, a vida se desestabiliza.Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí arecompensa fica escancarada na face.Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e éno olhar que se percebe a tal juventude eterna.Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado porum cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só quecontinuará opaco porque não existe plástica queresgate seu brilho.Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optoupor levar.Olhe-se no espelho...(Lya Luft. Disponível em http://intercambiando.blogs.sapo.pt/11263.html.)

3. A mulher sobre a qual falam as personagens écaracterizada como . Do ponto de vistada variação de grau dos adjetivos, é correto dizerque a palavra em questão está no grau:

A) superlativo absoluto sintético.B) superlativo absoluto analítico.C) superlativo relativo de superioridade.D) comparativo de superioridade.E) comparativo de igualdade.

lindíssima

4. O cartum, ao mostrar o motivo da preocupaçãodo homem apaixonado, apresenta uma visãoestereotipada da sociedade a respeito demulheres lindíssimas. Essa visão é a de que:

A) a mulher tem alcançado prestígio e respeitosocial.

B) ser linda é algo terrível para a mulher.C) o homem ofusca a mulher linda.D) a beleza aumenta a submissão feminina.E) beleza e inteligência são características

excludentes.

5. As palavras em língua portuguesa podem serformadas obedecendo a diferentes processos.Identifique a alternativa que aponta o processopelo qual foi formada a palavra .

A) composição por justaposição.B) derivação parassintética.C) derivação sufixal.D) composição por aglutinação.E) derivação prefixal.

lindíssima

7. Todos os trechos abaixo mostram mudançasefetuadas por alguém, EXCETO:

A) “Teve que vender e doar mais da metade dosmóveis e tranqueiras, que havia guardado...”

B) “Uma amiga casada há 38 anos cansou dasgalinhagens do marido e o mandou passear...”

C) “Quem dá brilho ao olhar é a vida que a genteoptou por levar.”

D) “Uma outra cansou da pauleira urbana e trocouum baita emprego por um não tão bom...”

E) “... mudou do apartamento enorme em quemorou a vida toda...”

www.pciconcursos.com.br

Page 4: Prova de Concurso - Saúde

04

12.Na oração “ mudanças não chegam aser mudanças ”, os termos grifados sãosucessivamente:

A) adjetivo e adjetivo.B) pronome adjetivo e adjetivo.C) pronome substantivo e pronome adjetivo.D) pronome indefinido e pronome indefinido.E) adjetivo e pronome.

Certascertas

11. Indique a alternat iva que classif icacorretamente o termo grifado na frase: “Mas entãochega o , a coisa feita...”

A) advérbio.B) substantivo.C) pronome.D) adjetivo.E) conjunção.

depois

13.Assinale a alternativa em que o sinal de crasefoi usado de forma INCORRETA.

A) Voltei à casa dos meus avós para sentir o gostoe o cheiro de infância guardados nas árvoresda floresta.

B) Depois da longa caminhada, em busca deoutra Pasárgada, chegamos à terra dos nossossonhos.

C) Às vezes, entre tempestades e calmarias,encontramos nossos sonhos misturados aosdestroços de nossas almas.

D) Como a juventude demorava à chegar, sentou-se em frente ao jardim, para contar as flores daprimavera.

E) Perguntei àquele mercador se trazia em suasembalagens e mercadorias a chave para abriro mistério do coração.

14.Acerca do pronome relativo e do emprego dapreposição, assinale a alternativa correta quanto àregência.

A) A maneira a candidata discursavaera emocionante.

B) Não se pode adotar procedimentos médicosnão se concorda.

C) O formulário me refiro é o de matrículas.D) Há situações é impossível falar.E) Eles chegaram à propriedade eram

donos.

sobre que

pelos quaisa quecom as quais

em que

8. O termo “menorzinho” é bastante utilizado nalinguagem coloquial. O diminutivo no uso dapalavra, no texto, serve para enfatizar que se tratade um apartamento:

A) pequeno.B) engraçado.C) humilde.D) estreito.E) simples.

9. Na frase “Teve que vender e doar mais dametade dos móveis e tranqueiras, haviaguardado...”, o pronome sublinhado retoma osantecedentes:

A) vender e doar.B) apartamento e tranqueiras.C) juventude e mudanças.D) móveis e tranqueiras.E) mudanças e móveis.

que

10.Assinale a alternativa em que a(s)expressão(ões) sublinhadas NÃO exerce(m) afunção de adjunto adverbial na oração.

A) “De fato, quem é escravo da repetição estácondenado a virar cadáver .”

B) “... trocou um baita emprego por um não tãobom, só que ...”

C) “... mudou do apartamento enorme em quemorou a vida toda para um menorzinho.”

D) “Olhe-se ...”E) “Mudanças fazem por nossos

olhos...”

antes da hora

em Florianópolis

bemno espelho

milagres

15.Em “Vê-se o que foi prometido pelosdirigentes”, a segunda oração é:

A) subordinada adjetiva restritiva.B) subordinada substantiva objetiva direta.C) subordinada substantiva predicativa.D) subordinada adverbial causal.E) subordinada adverbial consecutiva.

www.pciconcursos.com.br

Page 5: Prova de Concurso - Saúde

05

18. Muito embora os rios que cortem o municípiode Anápolis não sejam favoráveis à geração deenergia, este quesito não foi um fator deimpedimento para o estabelecimento de váriossetores industriais na cidade. Várias cidadesgoianas são beneficiadas com a oferta de energiade origem hidráulica pelo fato do estado goianopossuir:

A) rios perenes e com drenagem exorreica(voltada para o mar, para fora do país) queatravessam o estado no sentido norte-sul.

B) bacias hidrográficas que se interligam eformam um embaralhamento de rios em umfenômeno conhecido por “águas emendadas”.

C) predomínio de rios planálticos com inúmerasquedas-d'água propiciando um grandepotencial hidrelétrico.

D) rios que, graças ao regime pluvial tropical, sealimentam com a água das chuvas, que seconcentram mais no período do inverno.

E) presença de importantes bacias de planíciecom longos trechos não encachoeirados, quetambém possuem grande potenc ia lhidrelétrico.

17.A cidade de Anápolis localiza-se na regiãoCentro-Oeste do país, na Mesorregião de Goiâniae na Microrregião de Mato Grosso de Goiás entreas coordenadas geográficas 16º05'30'' e16º29'49'' de latitude sul e 48º45'14'' e 49º13'17''de longitude oeste. Esta posição geográfica deu àcidade um caráter nitidamente tropical com verõeschuvosos e invernos secos. A formação vegetalque mais se adaptou a esta condição é conhecidacomo:

A) cerradão.B) campo cerrado.C) mata ciliar.D) mata de galeria.E) campo de vacaria.

ANÁPOLIS ASPECTOS HISTÓRICOS,GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS

16.

Projetada durante o governo Sarney para ser umadas maiores ferrovias brasileiras, a Norte-Suldeverá ligar Anápolis a Açailândia (MA), ondehaverá o cruzamento com a Estrada de Ferro deCarajás, numa extensão de 1750 km. A VALECEngenharia, encarregada da obra, prevê quesomente em dezembro de 2010 será inaugurado otrecho entre Anápolis e Palmas. Uma razão quejustifica o longo tempo na execução da construçãoda ferrovia foi:

A) necessidade de superar obstáculos impostospelo relevo acidentado da região.

B) problemas financeiros devido à saída deinvestidores internacionais do projeto.

C) superar exigências impostas pelos órgãosambientais para o seu licenciamento.

D) falta de tecnologia para a construção dosvários túneis ao longo do seu traçado.

E) resolver os problemas relativos à parteburocrática das empresas ligadas à obra.

www.pciconcursos.com.br

Page 6: Prova de Concurso - Saúde

06

21.A evolução de Anápolis teve grande vigordurante o período de 1910 até 1940 quando foramconcedidas licenças para a organização de umaestrada de ferro (1913), abertura de estradas deautomóvel (1921), luz elétrica (1922) e outrasiniciativas que levaram a cidade à condição deuma das mais desenvolvidas do Centro-Oeste, jánaquele período. Um fator destacadocorretamente em uma das opções abaixo tambémpode justificar essa evolução.Assinale-o.

A) Fundação de Brasília.B) Construção de Goiânia.C) Doação de terras aos migrantes.D) Chegada da estrada de ferro.E) Abertura da Belém-Brasília.

20.Uma das finalidades atribuída ao porto seco é ade:

A) armazenar matérias-primas consideradasperecíveis para que as mesmas possam estarem condições de uso quando houvernecessidade.

B) estocar importações e exportações em seusarmazéns enquanto a Receita Federal liberaseu comércio no país ou embarque para oexterior.

C) realizar atividades de importação e exportaçãocom preços mais competitivos que os cobradospelos portos litorâneos.

D) consolidar a logística necessária que permita oplanejamento da armazenagem, circulação(terra, ar e mar) e realizar a distribuição dosprodutos.

E) conseguir criar mecanismos para entregar osprodutos ao destino final num tempo mais curtopossível, reduzindo os custos.

23. Na década de 1940, a imensa região interior doBrasil apresentava-se ainda como uma área comgrandes espaços vazios. Um fator que serviu deatração para brasileiros de vários pontos do paísse deslocarem para o Centro-Oeste era o fácilacesso à terra. Para Anápolis, o maior contingentede migrantes foi constituído de:

A) paulistas.B) mineiros.C) nordestinos.D) gaúchos.E) cariocas.

22.O reaparelhamento da ForçaAérea com aviõesfranceses, pretendido pelo Governo Federal, dácontinuidade a uma parceria do setor aeronáuticobrasileiro com o daquele país iniciado em 1973,quando aviões Mirage foram incorporados àAeronáutica, tornando a Base Aérea de Anápolisuma das principais unidades militares do país.Inicialmente, a implantação de uma base aéreamilitar na cidade tinha por objetivo:

A) exercer vigilância do mar territorial.B) monitorar os aeroportos nacionais.C) garantir a defesa da capital federal.D) reprimir a atuação do narcotráfico.E) patrulhar o espaço aéreo goiano.

19. Com várias empresas, a maioria especializadana produção de medicamentos genéricos ousimilares, o polo farmacêutico de Anápolisconsolida-se cada vez mais. As empresas que seinstalaram no DAIA viram na concessão deincentivos fiscais um grande fator de atração.Outro item que também pode justificar a vinda deempresas para a região está apontadocorretamente em:

A) disponibilidade de mão de obra que aceita aimposição de longa jornada de trabalho.

B) não dispor de uma licença ambiental que possalimitar a atividade industrial.

C) beneficiar-se da abundância de matérias-primas que atendem a vários ramos industriais.

D) localização onde se cruzam eixos rodoviários eentroncamento ferroviário em breve.

E) disponibilidade de água e energia oferecidas apreços mais baixos do que no restante do país.

www.pciconcursos.com.br

Page 7: Prova de Concurso - Saúde

07

25. A agroindústria ganha cada vez mais força emGoiás e o Distrito Agroindustrial de Anápolis éimportante neste processo já que o DAIA tambémtem por objetivo:

A) ser um entreposto comercial vendendoprodutos agroindustriais a preços abaixo domercado.

B) garantir preço mínimo dos itens produzidosatravés da isenção de impostos municipais eestaduais.

C) mudar o perfil econômico de Anápolis quedurante anos foi baseado na produção de itensprimários.

D) estabelecer metas produtivas que permitamaos setores industriais alavancar ainda mais oseu crescimento.

E) instalar indústrias ao lado de grandesplantações para maior aproveitamento damatéria-prima.

28.A taxa de incidência de sarampo em ummunicípio estima o risco de:

A) as pessoas acometidas pela doença virem afalecer.

B) as pessoas acometidas pela doençaapresentarem sequelas permanentes.

C) seus habitantes contraírem a doença.D) seus habitantes falecerem por causa da

doença.E) se identificar todos os casos da doença

existentes na população.

27.Segundo os princípios e diretrizes do SUS,qual das unidades listadas a seguir deve ser aporta de entrada preferencial e a referência docidadão no sistema de saúde?

A) Laboratório de Saúde Pública.B) Hospital.C) Centro de Especialidades.D) Unidade Básica de Saúde.E) Serviço deApoio Diagnóstico e Terapêutico.

29.O denominador da taxa de mortalidade geral éconstituído por:

A) população.B) nascidos vivos.C) mortes.D) pessoas doentes.E) natimortos.

26.Segundo a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de1990, são princípios do SUS, EXCETO:

A) universalidade de acesso aos serviços desaúde.

B) ordenação da formação de recursos humanos.C) integralidade da assistência.D) participação da comunidade.E) descentralização político-administrativa.

24.Uma das características do relevo de Anápolisestá no fato de ser levemente ondulado, sendopequenas as diferenças de níveis existentes entreas áreas circunvizinhas. Isto se justifica pelo fatodesta região:

A) fazer parte de uma área com vastas superfíciesaplainadas.

B) ter movimentação sísmica com determinadaregularidade.

C) estar sempre submetida a diversos tipos deações erosivas.

D) ter o relevo modelado pelo intemperismo aolongo dos anos.

E) sofrer, com regularidade, os efeitos de choquesde placas tectônicas.

30.Assinale a alternativa que apresenta umamedida de prevenção primária segundo o modeloda história natural da doença .

A) Iniciar antibiótico para paciente compneumonia.

B) Realizar cirurgia em paciente com apendicite.C) Instituir um programa antitabagismo para

funcionários.D) Proporcionar atendimento fisioterápico em

pacientes que tiveramAVC.E) Oferecer reabilitação cardíaca para pessoas

que tiveram infarto do miocárdio.

(Leavell e Clark, 1976)

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE PÚBLICA

www.pciconcursos.com.br

Page 8: Prova de Concurso - Saúde

08

31. Segundo a Portaria nº 2.472, de 31de agostode 2010, do Ministério da Saúde, são doenças quefazem parte da Lista de Notificação Compulsória,EXCETUANDO-SE:

A) coqueluche.B) dengue.C) hepatites virais.D) tuberculose.E) varicela.

32.O Sistema Único de Saúde SUS conta, emcada esfera do governo, sem prejuízo das funçõesdo Poder Legislativo, com as seguintes instânciascolegiadas:

A) Assembleia Deliberativa de Usuários eComissão Gestora de Saúde.

B) Comissão Gestora de Saúde e Conselho deSaúde.

C) Conselho de Saúde e Assembleia Deliberativade Usuários.

D) Comissão Gestora de Saúde e Conferência deSaúde.

E) Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.

34.NÃO compõem o Conselho Municipal deSaúde os representantes:

A) do governo.B) dos prestadores de serviço.C) dos profissionais de saúde.D) das indústrias biomédicas.E) dos usuários.

33.O repasse direto e automático de recursospara a cobertura das ações e serviços de saúde aserem implementados pelos Municípios estácondicionado ao cumprimento de algumasexigências, entre elas:

A) a contrapartida de recursos para a saúde norespectivo orçamento.

B) o estabelecimento de acordo de compra evenda de serviços.

C) o comprovado crescimento de suaspopulações.

D) a identificação das diferenças entre asdiversas regiões.

E) a celebração de convênio entre os órgãosexecutivos.

35.Os recursos federais destinados às ações eaos serviços de saúde são organizados etransferidos na forma de blocos de financiamento.Assinale a alternativa que NÃO apresenta umdesses blocos.

A) Atenção Básica.B) Atenção de Média e Alta Complexidade

Ambulatorial e Hospitalar.C) Vigilância em Saúde.D) Assistência Farmacêutica.E) Atenção à Saúde do Trabalhador.

36. Na cabeça, mais especificadamente na regiãodas mastoides, como se denomina a pequenacâmara oval formada pelo sáculo e pelo utrículo?

A) Cóclea.B) Vestíbulo.C) Canal semicircular.D) Bigorna.E) Estribo.

37.O vômer é um osso delgado, de formatriangular, que forma a parte inferoposterior dequal estrutura anatômica?

A) Septo nasal.B) Órbita.C) Sela turca.D) Coluna cervical.E) Rochedo.

38.De acordo com Biasoli Jr., no estudoradiológico da bacia, a incidência anteroposterior(AP) com inclinação cefálica do raio central, deaproximadamente 30º, cerca de 5cm abaixo dasínfise púbica recebe o nome de:

A) Fergunson.B) Lowenstein.C) Taylor.D) Van Rosen.E) Tunnel view.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

www.pciconcursos.com.br

Page 9: Prova de Concurso - Saúde

09

39.Segundo Bortranger, existem vários tipos eclassificações das articulações. A articulaçãoformada por um processo ósseo semelhante a umeixo, que é cercado por um anel de ligamentose/ou estruturas ósseas, permitindo movimentos derotação em torno de um único eixo, tendo comoexemplo as articulações radioulnares proximal edistal do antebraço, é classificada como:

A) plana.B) gínglimo.C) trocoide.D) elipsoide.E) selar.

40. De acordo com Bortranger, a classificação deSalter-Harris é usada para descrever a gravidadee a indicação racional do prognóstico de fraturasdo tipo:

A) avulsão.B) compressão.C) patológica.D) cominutiva.E) epifisária.

43.Na prática radiológica pediátrica geral, paraminimizar o borramento da imagem decorrente domovimento do paciente deve-se usar:

A) menor tempo de exposição e menoramperagem possível.

B) maior tempo de exposição e menoramperagem possível.

C) proteção gonadal e capotes de chumbos paraos pais.

D) maior kilovoltagem e maior amperagempossível.

E) maior distância foco-filme e menor filme.

41.De acordo com Bortranger a mamografiadigital terá toda a probabilidade de vir a substituir amamografia convencional, citando como umaimportante vantagem da mamografia digital:

A) é mais barata que a convencional.B) permite o processamento e a manipulação da

imagem pós-exposição.C) utiliza altas doses de radiação no menor tempo

possível.D) usa f i lmes menores e com maio r

luminescência.E) pode ser usada em qualquer situação, mesmo

nas mulheres grávidas.

44.O exame que avalia a coluna lombarpermitindo uma medida NÃO invasiva da massaóssea, sendo a dose cutânea de radiação muitobaixa é a:

A) Escanometria.B) Cintilografia.C) Ressonância Magnética.D) Mielografia.E) Densitometria.

46. Dos fatores de exposição radiográfica que sãocontrolados pelo operador (técnico, tecnólogo oumédico), qual determina a energia (qualidade) dofeixe de radiação?

A) Miliamperagem (mA).B) Tempo (s).C) Miliamperagem por segundo (mAs).D) Quilovolt (kV).E) Distância (d).

45. Os raios X que saem pela janela da cúpula(carcaça) de uma ampola de raios X, sãodenominados feixe útil de radiação e correspondea qual porcentagem de toda a radiação gerada notubo de raios X?

A) 5%B) 10%C) 25%D) 50 %E) 75%

42.Como é denominado, de acordo comBortranger, o procedimento urográfico no qual omeio de contraste iodado é injetado por cateter nosistema pielocalicinal, estando o paciente sedadoou anestesiado, em posição de litotomiamodificada, com objetivos de se determinar alocalização de cálculos urinários ou outros tipos deobstrução?

A) Urografia excretora.B) Urografia retrógrada.C) Uretrocistografia miccional.D) Cistografia retrógada.E) Nefrotomografia.

www.pciconcursos.com.br

Page 10: Prova de Concurso - Saúde

10

48.O licenciamento dos estabelecimentos queempregam Raios X diagnósticos, assim como afiscalização do cumprimento da Portaria n° 453/98do Ministério da Saúde sobre Radioproteção é decompetência de quais órgãos dos estados, DistritoFederal e dos municípios?

A) Vigilância Sanitária.B) Secretaria de Saúde.C) Polícia Federal.D) Polícia Militar.E) Corpo de Bombeiros.

50.De acordo com a Portaria n° 453/98, apresença de acompanhan tes duran teprocedimentos radiológicos somente é permitidaquando sua participação for imprescindível paraconter, confortar ou ajudar o paciente. Durante asexposições, é obrigatório, ao acompanhante, ouso de vestimenta de proteção individual(compatível com o procedimento radiológico) cujoequivalente de chumbo seja de, no mínimo:

A) 0,1 mmB) 0,15 mmC) 0,20 mmD) 0,25 mmE) 0,50mm

49.De acordo com a Portaria n° 453/98, como édenominado o princípio de proteção radiológicaque estabelece que as instalações e as práticasdevem ser planejadas, implantadas e executadasde modo que a magnitude das doses individuais, onúmero de pessoas expostas e a probabilidade deexposições acidentais sejam tão baixos quantorazoavelmente exequíveis?

A) Justificação.B) Otimização.C) Limitação.D) Prevenção.E) Irradiação.

47. A discrepância de comprimento dos ossoslongos dos membros superiores é menos comumdo que a dos membros inferiores. De acordo comBortranger, como é denominado o exame quepermite a mensuração dos ossos longos dosmembros superiores e no qual são feitas trêsexposições nas articulações do ombro, cotovelo epunho, sendo cada lado radiografadoseparadamente?

A) Cintilografia.B) Goniometria.C) Ortorradiografia.D) Escanometria.E) Planigrafia.

www.pciconcursos.com.br