Prova de português 5° ano

5
Escola Municipal Maximino José Pacheco Prova: ______ Guapimirim, ____ de _______________ de ________ Professor: Paulo Duarte Média: ______ Aluno (a): _______________________________________ T: _______ N° ____ Avaliação de Português do 3° Bimestre ––––––––– QUESTÃO 01 –––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, responda: Roteiro de entrevista 1. Fale de você. 2. Que bons livros (ou filmes) você tem lido (ou assistido) ultimamente? 3. Você aceitaria mudar algum aspecto importante da sua vida (por exemplo, mudar de cidade?) 4. Como você ficou sabendo da vaga? 5. Qual sua pretensão salarial? 6. O que você fez de bom no seu emprego anterior? 7. Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar? 8. Por que está saindo do emprego atual? 9. Qual a sua experiência para esse cargo? 10. O que você faz para se divertir e relaxar? Essa entrevista será feita com alguém que procura (A) bons livros. (B) um emprego. (C) mudar de cidade. (D) se divertir e relaxar. ––––––––– QUESTÃO 02 –––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 2 e 3. A grande surpresa A mãe de Juquinha entra subitamente na cozinha e pega ele tirando chocolates de dentro do armário para comer escondido. Ela exclama com surpresa: — Francamente, Juquinha, estou admirada em encontrá-lo aqui! — Pois saiba que eu estou muito mais! – respondeu Juquinha - Pensei que a senhora tinha saído. O que torna esse texto engraçado é: (A) a resposta do menino à mãe. (B) o menino receber bronca de sua mãe.

Transcript of Prova de português 5° ano

Page 1: Prova de português 5° ano

Escola Municipal Maximino José Pacheco Prova: ______ Guapimirim, ____ de _______________ de ________ Professor: Paulo Duarte Média: ______ Aluno (a): _______________________________________ T: _______ N° ____

Avaliação de Português do 3° Bimestre

––––––––– QUESTÃO 01 ––––––––––

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda: Roteiro de entrevista

1. Fale de você. 2. Que bons livros (ou filmes) você tem lido (ou assistido) ultimamente? 3. Você aceitaria mudar algum aspecto importante da sua vida (por exemplo, mudar de cidade?) 4. Como você ficou sabendo da vaga? 5. Qual sua pretensão salarial? 6. O que você fez de bom no seu emprego anterior? 7. Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar? 8. Por que está saindo do emprego atual? 9. Qual a sua experiência para esse cargo? 10. O que você faz para se divertir e relaxar?

Essa entrevista será feita com alguém que procura (A) bons livros. (B) um emprego. (C) mudar de cidade. (D) se divertir e relaxar.

––––––––– QUESTÃO 02 ––––––––––

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 2 e 3. A grande surpresa

A mãe de Juquinha entra subitamente na cozinha e pega ele tirando chocolates de dentro do armário para comer escondido. Ela exclama com surpresa: — Francamente, Juquinha, estou admirada em encontrá-lo aqui! — Pois saiba que eu estou muito mais! – respondeu Juquinha - Pensei que a senhora tinha saído. O que torna esse texto engraçado é: (A) a resposta do menino à mãe. (B) o menino receber bronca de sua mãe.

Page 2: Prova de português 5° ano

(C) a mãe entrar de repente na cozinha. (D) a mãe pegar o menino com os chocolates.

–––––––––– QUESTÃO 03 –––––––––– O texto tem a finalidade de (A) relatar. (B) instruir. (C) divertir. (D) informar.

–––––––––– QUESTÃO 04 –––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, e responda:

Tomar banho depois de comer faz mal

Na verdade, não é indicado tomar banho de imersão, frio, depois das refeições. Durante a digestão, a circulação sangüínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar.

Se tomamos banho de imersão, tipo numa piscina, esse mesmo sangue que deveri a cumprir tal função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. É o mesmo efeito de correr ou praticar outro exercício físico que aumenta os batimentos cardíacos depois de comer, por isso temos a famosa congestão.

Não, não faz mal… Banho no chuveiro não, mas se for um banho de piscina, praia ou até mesmo uma banheira faz sim…

Se você cobre todo o seu corpo de água, o sangue que está concentrado trabalhando na sua digestão, tende a diminuir os pulsos e dai você sabe, né?! Já o banho de chuveiro não faz, pois a água está correndo e não comprimindo a tua respiração como a água de uma piscina, por exemplo.

O único risco do banho de chuveiro é o choque térmico, por exemplo, entra com o corpo quente debaixo de água fria, do mesmo jeito pode acontecer na piscina…

Disponível em: itedeCuriosidades.com:http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/tomar-banho-depois-de-comer-faz-mal.html. Acesso em 05 de nov. de 2013.

Qual das frases abaixo há o uso de linguagem que utilizamos no nosso dia a dia

(A) “Não, não faz mal... Banho no chuveiro não,...” (B) “...praia ou até mesmo uma banheira faz sim…” (C) “...tende a diminuir os pulsos e dai você sabe, né?!” (D) “O único risco do banho de chuveiro é o choque térmico,...”

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 5 e 6. O macaco perdeu a banana

O macaco estava comendo uma banana num galho de pau quando a fruta lhe escorregou da mão e caiu num oco de árvore. O macaco desceu e pediu que o pau lhe desse a banana.

— Pau me dá minha banana! O pé de pau nem-como-cousa. O macaco foi ter com o ferreiro e pediu que viesse com o machado

cortar o pau. — Ferreiro, traga o machado para cortar o pau que ficou com a banana! O ferreiro nem se importou. O macaco procurou o soldado a quem pediu que prendesse o f erreiro. O

soldado não quis. O macaco foi ao rei para mandar o soldado prender o ferreiro para este ir com o machado cortar o pau que tinha a banana.

O rei não prestou atenção. O macaco apelou para a rainha. A rainha não o ouviu.

Page 3: Prova de português 5° ano

O macaco foi ao rato para roer a roupa da rainha. O rato recusou. O macaco recorreu ao gato para comer o rato. O gato nem ligou. O macaco foi ao cachorro para morder o gato. O cachorro recusou. O macaco procurou a onça para comer o cachorro. A onça não esteve pelos autos. O macaco foi ao caçador para matar a onça. O caçador se negou. O macaco foi até a morte.

A morte ficou com pena do macaco e ameaçou o caçador, este procurou a onça, que perseguiu o cachorro, que seguiu o gato, que correu o rato, que quis roer a roupa da rainha, que mandou o rei, que ordenou ao soldado que quis prender o ferreiro, que cortou com o machado o pau, de onde o macaco tirou a banana e comeu.

Contos Tradicionais do Brasil para crianças/Luís Cãmara Cascudo; O Macaco Perdeu a Banana, Coleção Literatura em Minha Casa. 4ª série. v. 5. Tradição Popular; São Paulo: Global, 2003.

–––––––––– QUESTÃO 05 ––––––––––

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi (A) o ferreiro se recusar a ajudar o macaco. (B) a banana escorregar e cair num oco de pau. (C) o macaco comer banana num galho de pau. (D) o macaco pedir ao pau que lhe desse a banana.

–––––––––– QUESTÃO 06 –––––––––– No trecho “O macaco foi ao rei para mandar o soldado prender o ferreiro para este ir com o machado cortar o pau que tinha a banana”, a palavra destacada refere-se ao (A) rei (B) pau. (C) soldado. (D) ferreiro

–––––––––– QUESTÃO 07 –––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, responda:

No trecho “Ler é tudo de bom, não?”, o ponto de interrogação foi usado para (A) satisfazer uma curiosidade. (B) mostrar a dúvida do autor. (C) confirmar uma opinião. (D) desafiar o leitor.

–––––––––– QUESTÃO 08 ––––––––––

Page 4: Prova de português 5° ano

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda:

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Disponível em: ttp://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura521213.shtml.Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho “...a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais,...” a expressão sublinhada dá a ideia de (A) lugar. (B) modo. (C) tempo. (D) causa.

–––––––––– QUESTÃO 09 –––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, responda: Sertão, argúem te cantô, Eu sempre tenho cantado E ainda cantando tô, Pruquê, meu torrão amado, Munto te prezo, te quero E vejo qui os teus mistéro Ninguém sabe decifrá. A tua beleza é tanta, Qui o poeta canta, canta, E inda fica o quicantá.

(De EU E O SERTÃO - Cante lá que eu canto Cá - Filosofia de um trovador nordestino - Ed.Vozes, Petrópolis, 1982)

Disponível em:http://pensador.uol.com.br/frase/NDYzMDc2/. Acesso em 06 de Nov. de 2013. De acordo com esse texto, o poeta canta, canta e sempre fica o que cantar, porque (A) alguém cantou o sertão. (B) a beleza do sertão é tanta. (C) o sertão é misterioso. (D) ninguém conhece o sertão.

–––––––––– QUESTÃO 10 ––––––––– Leia o texto abaixo e, a seguir, responda:

Page 5: Prova de português 5° ano

De acordo com esse texto podemos concluir que

(A) a menina recusou a ajuda dos meninos. (B) as bicicletas grandes andam mais rápido. (C) as meninas se cansam mais que os meninos. (D) a menina cansou rápido pois pedala sozinha.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Nesse momento você será um poeta, aquele que escreve para mostrar o mundo de um jeito novo,

com o intuito de emocionar, fazer pensar ou divertir os leitores. Para isso, releia o poema de cordel (item 9), de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares. Em seguida, leia os dois textos abaixo e usando sua criatividade escreva o seu poema de cordel. Capriche e não se esqueça de dar um título para o seu texto. Texto I “Alguns dos poetas populares do Brasil, principalmente da região do Nordeste, divulgam os versos em folhetos de cordel: pequenos livros artesanais, geralmente ilustrados, expostos em um cordão – como um varal de livros.”

Olimpíada de Língua de Língua Portuguesa. Caderno do Professor: Poetas da escola. São Paulo: Cenpec, 2012.

Texto II

O que é literatura de cordel? Francisco Diniz

Literatura de Cordel É poesia popular, É história contada em versos Em estrofes a rimar Escrita em papel comum, Feita pra ler ou cantar. (...)

Disponível em: http://cordeleviolaoderua.artrblog.com.br. Acesso em 10 de Nov. de 2013. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________