Prova Pedagogo IFSC 2010

25
Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDUCACIONAL 1 Leia com atenção estas instruções gerais antes de realizar a prova: 1. Confira acima se a prova que lhe foi entregue corresponde ao cargo para o qual você se candidatou. 2. Confira os dados impressos no cartão-resposta que lhe foi entregue juntamente com a prova. Quaisquer problemas deverão ser comunicados ao fiscal de sala. 3. Assine o verso do cartão-resposta. 4. Verifique se este caderno de prova contém 40 questões. Não serão aceitas reclamações posteriores ao término da prova. 5. Cada questão da prova constitui-se de cinco proposições, identificadas pelas letras A, B, C, D e E, das quais apenas uma será a resposta correta. 6. Preencha primeiramente o rascunho do cartão-resposta, que se encontra no pé desta folha; em seguida, passe-o a limpo, com caneta esferográfica azul ou preta. Qualquer outra cor de tinta não será aceita pela leitora ótica. 7. Preencha o cartão-resposta completando totalmente os pequenos círculos em que se encontram os números. 8. Serão consideradas incorretas questões para as quais o candidato tenha realizado mais de uma marcação no cartão-resposta, bem como questões cuja resposta apresente rasuras no cartão-resposta. 9. O cartão-resposta não será substituído em hipótese alguma; portanto evite rasuras. 10. Em sala, a comunicação entre os candidatos não será permitida, sob qualquer forma ou alegação. 11. Não será permitido o uso de calculadoras, dicionários, telefones celulares ou de qualquer outro recurso didático ou eletrônico. 12. A prova terá duração de quatro horas (das 14h às 18h), incluído o tempo para instruções, para distribuição de provas e cartões e para preenchimento do cartão-resposta. 13. Nenhum candidato poderá deixar a sala antes de completar-se uma hora desde o início da prova. 14. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, até que todos concluam a prova e possam sair juntos. 15. Ao concluir a prova, entregue ao fiscal de sala tanto o cartão-resposta quanto o caderno de provas. Você poderá levar consigo o rascunho do cartão-resposta.

description

Acesse aqui

Transcript of Prova Pedagogo IFSC 2010

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

1

Leia com atenção estas instruções gerais antes de r ealizar a prova:

1. Confira acima se a prova que lhe foi entregue corresponde ao cargo para o qual você se candidatou.

2. Confira os dados impressos no cartão-resposta que lhe foi entregue juntamente com a prova. Quaisquer problemas deverão ser comunicados ao fiscal de sala.

3. Assine o verso do cartão-resposta. 4. Verifique se este caderno de prova contém 40 questões. Não serão aceitas

reclamações posteriores ao término da prova. 5. Cada questão da prova constitui-se de cinco proposições, identificadas

pelas letras A, B, C, D e E, das quais apenas uma será a resposta correta. 6. Preencha primeiramente o rascunho do cartão-resposta, que se encontra

no pé desta folha; em seguida, passe-o a limpo, com caneta esferográfica azul ou preta. Qualquer outra cor de tinta não será aceita pela leitora ótica.

7. Preencha o cartão-resposta completando totalmente os pequenos círculos em que se encontram os números.

8. Serão consideradas incorretas questões para as quais o candidato tenha realizado mais de uma marcação no cartão-resposta, bem como questões cuja resposta apresente rasuras no cartão-resposta.

9. O cartão-resposta não será substituído em hipótese alguma; portanto evite rasuras.

10. Em sala, a comunicação entre os candidatos não será permitida, sob qualquer forma ou alegação.

11. Não será permitido o uso de calculadoras, dicionários, telefones celulares ou de qualquer outro recurso didático ou eletrônico.

12. A prova terá duração de quatro horas (das 14h às 18h), incluído o tempo para instruções, para distribuição de provas e cartões e para preenchimento do cartão-resposta.

13. Nenhum candidato poderá deixar a sala antes de completar-se uma hora desde o início da prova.

14. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, até que todos concluam a prova e possam sair juntos.

15. Ao concluir a prova, entregue ao fiscal de sala tanto o cartão-resposta quanto o caderno de provas. Você poderá levar consigo o rascunho do cartão-resposta.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

2

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

1

Questão 01

Avalie as afirmações abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida marque a opção que contenha a seqüência CORRETA.

( ) Sob o princípio da educação inclusiva é imprescindível que seja oferecido ao discente condições máximas de aprendizagem de acordo com suas características e suas possibilidades, visando sua inserção social.

( ) A educação para a diversidade requer uma ética e uma cultura da diversidade, cuja função remete à pluralidade cultural, que perceba o outro como ser legítimo, o qual possui uma história, uma cultura, uma etnia entre outras diferenças.

( ) O espaço educativo precisa reencontrar seu caminho para a diversidade, engajando tanto os sujeitos da docência como da discência no mundo das diferenças nas diversas culturas, ou seja, assumir o compromisso com a educação multicultural.

( ) A educação monocultural se propõe a analisar, criticamente, os currículos atuais e procura formar criticamente os professores, para que mudem suas atitudes diante da heterogeneidade do grupo dos alunos e elaborem estratégias próprias para a educação das camadas populares.

( ) É por meio de uma prática (trans)formadora que se pode construir uma sociedade mais justa que perceba a escola como espaço de construção, pela valorização das individualidades, do respeito para com as diferenças, com a cultura de cada um, ou seja, uma educação que inclui e não exclui.

A) V, V, V, F, F

B) F, F, V, F, V

C) V, F, V, F, V

D) V, V, V, F, V

E) V, F, V, F, F

Questão 02

O estudo da reprodução das desigualdades sociais tem em Bourdieu um de seus principais pensadores, o qual contribuiu para a criação de conceitos como habitus e capital cultural (Revista Nova Escola, 2009). Ele acreditava que o modo de sentir, pensar e agir reflete uma determinada estrutura social e tende a consolidá-la e reproduzi-la, pois:

A) não há controle de um estrato social sobre outro, e existe o respeito aos diferentes estilos de vida.

B) os indivíduos posicionam-se nos diferentes contextos, conforme o capital acumulado que pode ser social, cultural, econômico e simbólico.

C) os agentes individuais se alimentam permanentemente por uma engrenagem social neutra estabelecida pela globalização.

D) poderia ser garantida com uma educação unitária voltada à formação humanista e profissional.

E) as relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações de poder são mantidas de forma democrática e hegemônica.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

2

Questão 03

O papel da avaliação é subsidiar o professor, como instrumento para acompanhar o processo pedagógico e buscar a melhoria da qualidade de ensino, compreendendo os limites e as possibilidades dos aprendentes e o delineamento de ações que possam favorecer o desenvolvimento e a evolução da aprendizagem destes e a qualidade do trabalho educativo. Neste contexto, é CORRETO afirmar que: A) a avaliação possibilita a reflexão tanto sobre o trabalho docente como do aluno,

por isso a sua realização não deve apenas culminar com a atribuição de notas e conceitos aos educandos, mas deve ser utilizada como uma possibilidade para diagnosticar o aproveitamento de cada um e da turma, bem como adequar a metodologia de ensino adotada pelo educador.

B) é por meio da avaliação qualificadora que os professores percebem o grau da apropriação dos conceitos, conteúdos e conhecimentos pelos alunos, contribuindo na testagem do nível cognitivo e na mensuração dos resultados predeterminados.

C) a avaliação diagnóstica implica necessariamente uma ação que promova a melhoria na situação avaliada, cuja finalidade é o registro da performance escolar e a observação contínua das manifestações de aprendizagem que visem à uniformização do processo pedagógico.

D) o parâmetro para a formação integral do aluno consiste no desenvolvimento das capacidades cognitivas e na reflexão sobre os próprios atos, sem interação com o meio físico e social, por não influenciar sobre o ato de pensar e agir deste indivíduo.

E) a avaliação no processo educativo constitui um elemento secundário no ensino e na aprendizagem, porque é por meio desse que o educador pode comparar os resultados em termos de apropriação e construção do conhecimento aos objetivos propostos inicialmente.

Questão 04

De uma forma sintética pode-se dizer que são categorias que compõem a Concepção de Educação Freiriana, EXCETO a alternativa: A) A pesquisa da realidade dos educandos e a seleção dos conteúdos.

B) A dialogicidade e a problematização.

C) A não diretividade no processo educativo.

D) Mudanças nos nívies de consciência (consciência real e consciência máxima possível).

E) O respeito ao conhecimento dos educandos e a oportunização de acesso a novos saberes.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

3

Questão 05

Em relação aos profissionais da educação que desenvolvem trabalho pedagógico não docente nas escolas, é preciso ter claro também que o que se espera deles é um trabalho de ação compartilhada. O trabalho da Orientação Educacional cabe ser repensado sob o desafio constante da construção dialógica, com os demais sujeitos do espaço educativo. Desse modo, é CORRETO dizer que:

A) a Supervisão Escolar atua diretamente com os professores acompanhando as atividade de cunho pedagógico enquanto que a Orientação Educacional lida com os alunos que apresentam um déficit no rendimento escolar derivado da falta de atenção nas aulas.

B) a atuação da Orientação Educacional se insere num projeto individualizado, em que as atividades relacionadas ao aconselhamento devem ser priorizadas, a fim de atender os alunos que querem orientação na vida particular e precisam dela, ajustando-os ao sistema educacional da instituição.

C) é necessário “setorizar” o trabalho dos especialistas em educação para atender as especificações do universo educativo e consolidar os projetos pedagógicos sem discussão prévia com os segmentos envolvidos, visando à descentralização.

D) o trabalho do Orientador Educacional encontra-se numa condição de atuação diferente do professor em sala de aula, mas essa diferença não implica desigualdade de condições de pensar o processo pedagógico e educativo em que ambos estão envolvidos e para o qual convergem suas ações.

E) a Orientação Educacional ocupa papel importante no ajustamento do aluno à escola, à família ou à sociedade, cuja intervenção terapêutica possibilita a inserção deste nos contextos educativo e social.

Questão 06

Avalie as afirmações abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida marque a opção que contenha a seqüência CORRETA. ( ) A pesquisa como princípio da formação docente é defendida por pesquisadores

brasileiros desde a década de 80 devido às críticas ao racionalismo técnico. ( ) No campo das ciências sociais o uso do paradigma positivista no campo de

pesquisa tem representado um avanço na elevação da qualidade da intervenção docente e da prática educativa.

( ) Ao se fazer presente nas práticas pedagógicas a pesquisa contribui para que os educadores lidem com os pressupostos teóricos - práticos, tendendo a avançar para uma racionalidade da práxis.

( ) As novas abordagens formativas emergem da investigação sobre o ensino como prática social nos contextos sociais e institucionais em que estas tornam-se um movimento vivo.

( ) Os fenômenos relativos à pesquisa na educação não se restringem a um universo de significados e valores, mas ao mundo das aspirações, crenças e atitudes derivadas do campo objetivo.

A) V, F, V, V, V

B) F, F, V, F, V

C) V, F, V, V, F

D) F, V, F, F, F

E) V, F, V, F, V

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

4

Questão 07

Analise as proposições sobre a formação e profissionalização docente baseadas nos novos paradigmas investigativos que buscam a partir do pensamento e desenvolvimento profissional dos professores explicar como se configura o processo de aprender a ensinar e de tornar-se professor. (I) A relação que cada educador mantém com os saberes é que fará a diferença,

pois decorre de uma cultura profissional marcada pela racionalidade técnica que supervaloriza o conhecimento teórico ou pelo pragmatismo praticista ou pela atividade que exclui a formação e a reflexão teórica e filosófica.

(II) O professor deve desconsiderar a sua própria formação e o processo de auto-formação, haja vista a necessidade de aplicar os saberes adquiridos na formação inicial em confronto à prática vivenciada.

(III) A identidade docente é construída a partir da significação social da profissão, da revisão constante dos significados sociais da profissão, da validação das práticas consolidadas culturalmente e que permanecem significativas.

(IV) É por meio do confronto entre as teorias e as práticas, da análise reflexiva das práticas pedagógicas à luz das teorias existentes e da construção de novas teorias que a ação docente vai sendo delineada e construída.

(V) A formação docente pela e para a pesquisa constitui um grande desafio que demanda a reflexão e a continuidade de investigações no âmbito educacional.

Estão CORRETAS: A) as proposições I, III, IV e V

B) as proposições II, III e IV.

C) as proposições I, II, III e IV.

D) as proposições I, II, IV e V.

E) as proposições II, III e V. Questão 08

A pesquisa numa perspectiva pedagógica crítica configura um princípio educativo - o ensino se dá pela e para a pesquisa. Assim, o ensino pela pesquisa pressupõe usá-la como um princípio metodológico, objetivando a construção do conhecimento em todas as unidades curriculares que integram o processo formativo dos educadores. É CORRETO afirmar que a pesquisa:

A) ocorre por meio da aproximação somente dos aportes teóricos que ajudam a propor alternativas para a manutenção da prática profissional docente conservadora.

B) representa uma forma de manter a formação profissional dos educadores em conformidade com as exigências do mercado de trabalho.

C) consiste no encadeamento do método dedutivo com o indutivo que encontra suas raízes no pensamento positivista que deve orientar a formação docente.

D) delineia-se na junção entre a teoria e a prática como eixos desarticuladores da formação do profissional, pois ambos devem ser trabalhados separadamente.

E) configura uma proposta metodológica que permite aprender sobre o objeto de conhecimento em suas próprias fontes, em sua particularidade, praticando a atitude investigativa frente ao objeto do conhecimento.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

5

Questão 09

Avalie as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas, em seguida marque a opção que contenha a seqüência CORRETA. ( ) A Orientação Educacional tem seu surgimento atrelado ao da psicologia que

procurava por meio de psicotécnicas traçar aptidões correlacionadas a atividades específicas.

( ) Até 1920 a Orientação Educacional constituía-se de atividades esparsas e isoladas, em que se fazia presente o cunho de aconselhamento, ligado a uma moral religiosa.

( ) Com o desenvolvimento urbano-industrial, a partir de 1920, houve a necessidade de formação para essa nova realidade de trabalho, e com o ensino profissional surgiu o aconselhamento vocacional.

( ) As leis orgânicas de 1952 a 1966 são marcos no desenvolvimento da Orientação Educacional, cuja preocupação com a formação integral se vinculava à redefinição político-econômica.

( ) No período pós-1982, durante a ditadura militar, o curso de Pedagogia sofreu reformulações para adequar-se aos princípios vigentes na época. A formação generalista foi alterada e foram criadas as habilitações possíveis ao pedagogo (supervisão, orientação, administração)

A) F, V, V, F, V

B) V, V, V, F, F

C) V, F, F, F, V

D) F, V, F, F, F

E) F, F, V, F, V Questão 10

Para Hernández (1998, p. 54) a finalidade de organização dos conhecimentos em experiências substantivas de aprendizagem num currículo integrado não é favorecer a capacidade de aprender conteúdos de uma maneira fragmentada, e sim interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências. É CORRETO afirmar que:

A) o trabalho pedagógico deve desprezar as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo as relações que configuram a totalidade concreta da qual se originaram.

B) no currículo integrado a ampliação do conhecimento depende da estrutura de objetivos gerais e específicos, pois o conceito pode ser elaborado ou compreendido desarticuladamente.

C) a seleção e a organização dos conhecimentos em componentes curriculares sob a forma de disciplinas, módulos ou projetos pressupõem a relação entre os conhecimentos selecionados.

D) a perspectiva do currículo integrado busca contemplar uma compreensão global do conhecimento e organiza as disciplinas e os cursos isoladamente.

E) o currículo integrado busca organizar o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

6

Questão 11

A concepção tecnicista da educação amparou a divisão técnica do trabalho escolar. Nesse contexto a Orientação Educacional entrou num movimento de profissionalização, com a criação das associações de supervisores e orientadores nos anos 70. Caberia a eles o controle sobre o processo desenvolvido na escola, de forma a assegurar sua eficiência, inserindo-se cada vez mais em atividades de caráter burocrático. Nas décadas de 80 e 90, vivia-se uma efervescência em torno da atuação e da formação docente. É CORRETO afirmar sobre a questão central do embate que: A) as atribuições da orientação educacional e da supervisão remetem,

respectivamente, a que não haja desvios do aluno no percurso escolar e a que a função de gerenciamento e fiscalização dos processos pedagógicos garanta a eficácia e eficiência da ação educativa.

B) a base comum nacional proposta para o curso de Pedagogia girava em torno do resgate a fragmentação do trabalho educativo, pois o planejamento pedagógico revela múltiplos direcionamentos e está diretamente vinculado ao processo da divisão de tarefa.

C) ao defender a docência como base da formação, o movimento de educadores opôs-se frontalmente às habilitações; a Anfope (Associação Nacional de Profissionais da Educação) se organizou, com base na defesa da ampliação do papel docente.

D) a adesão do movimento de supervisores e orientadores educacionais, antes organizados em entidades próprias, foi mantida pela vontade da grande maioria das forças regionais, e seus membros passaram a fazer parte das associações.

E) o curso de pedagogia abrange as funções dos especialistas em educação, mantendo a divisão do fazer pedagógico, ampliando a concepção de docência, sustentada pela hierarquização do trabalho no âmbito escolar.

Questão 12

Conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996) os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de modo que ao final do ensino médio o educando demonstre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem. No que se refere as diretrizes do currículo do ensino médio é CORRETO afirmar que: A) destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da

ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, de acesso ao conhecimento e de exercício da cidadania.

B) adotará metodologias padronizadas de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.

C) será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina optativa, dentro das disponibilidades da instituição.

D) serão incluídas a filosofia e a sociologia como disciplinas facultativas em todas as séries do ensino médio.

E) assegurará o ensino religioso, de matrícula obrigatória, como parte integrante da formação básica do cidadão em horários normais das escolas públicas .

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

7

Questão 13

Na perspectiva da formação onilateral dos sujeitos, o currículo integrado busca definir as finalidades da educação escolar por referência às necessidades da formação humana. Manacorda (2007) define onilateralidade como um desenvolvimento total, multilateral, em todos os sentidos, das faculdades e das forças produtivas, das necessidades e da capacidade de sua satisfação. Em relação ao currículo integrado está CORRETA a seguinte proposição:

A) A seleção é orientada pela possibilidade de alcançar menor grau de aproximação do real, por expressar parte das relações fundamentais dos conceitos necessários para a construção do conhecimento.

B) Representa um forma de organizar o conhecimento e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender.

C) Tem como finalidade a unilateralidade devido ao alcance da totalidade das capacidades produtivas e, simultaneamente, a totalidade de capacidades de consumo em que se deve considerar a satisfação tanto de bens espirituais como materiais dos sujeitos.

D) É a tentativa de contemplar uma compreensão independente do conhecimento e de buscar sua construção por meio da especificidade que deve existir entre as diferentes unidades curriculares e formas de conhecimento nas instituições escolares.

E) Concebe o mundo como algo integral e busca estabelecer um distanciamento entre as diferentes áreas do conhecimento, preservando as fronteiras entre as disciplinas, de modo que o estado sempre absoluto do conhecimento seja percebido.

Questão 14

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996) a educação profissional técnica de nível médio articulada será desenvolvida de forma:

A) independente, ministrada a quem já tenha concluído o ensino médio em instituições de ensino privadas, mediante convênios, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

B) articulada, oferecida a quem tenha concluído o ensino médio, podendo ocorrer na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno, e concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino supletivo, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis.

C) independente, ministrada a quem já tenha concluído o ensino profissional em instituições de ensino distintas, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional tecnológica.

D) integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno, e concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso.

E) integrada, oferecida a quem já tenha concluído o ensino supletivo, efetuando-se matrícula única para cada aluno, e concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino complementar ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

8

Questão 15

O pensamento educacional tão antigo quanto à própria filosofia tem suas raízes na Grécia antiga, influenciando os educadores, as práticas pedagógicas e os sistemas de ensino ao longo da história da humanidade. (Revista Nova Escola, 2009) Sobre as contribuições desses pensadores no campo educacional, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo com a esquerda. (1) Filósofo grego, defensor do diálogo como método educativo em que os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos.

( ) Paulo Freire

(2) Considerado o primeiro pedagogo grego, defendia que a educação era responsabilidade do Estado e que o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estavam preparados.

( ) Sócrates

(3) Filósofo tcheco, rompeu com o modelo de escola praticado pelo catolicismo voltado apenas para elite e propôs um modelo que ensinasse “tudo a todos”.

( ) Piaget

(4) Cientista suíço, criou a epistemologia genética - teoria do conhecimento. Defende que a inteligência depende da ação do indivíduo sobre os objetos e propõe o diálogo entre as estruturas internas e a realidade externa.

( ) Vygotsky

(5) Psicólogo bielo-russo, introduziu conceitos como mediação e zona de desenvolvimento proximal que seria o percurso entre o desenvolvimento real do sujeito e aquilo que ele tem de potencial para aprender.

( ) Platão

(6) Educador brasileiro, mentor da educação para a consciência, propunha a identificação de palavras-chave, denominadas palavras geradoras, para que o aluno lesse o mundo para poder transformá-lo.

( ) Comênio

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é: A) 3, 5, 1, 2, 6, 4

B) 2, 1, 5, 3, 6, 4

C) 6, 3, 4, 2, 1, 5

D) 5, 1, 2, 3, 1, 6

E) 6, 1, 4, 5, 2, 3

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

9

Questão 16

O processo de investigação para a prática de pesquisa no curso de Pedagogia, como método de construção de conhecimento ocupa papel fundamental na formação do pedagogo crítico capaz de investigar e reorientar sua própria prática, democratizando as relações, o ensino e a aprendizagem. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que: A) a postura questionadora e reflexiva precisa acontecer coletivamente em função

de objetivos transformadores e emancipatórios.

B) a intervenção deve ser voltada para a prática como forma de resolver as tarefas surgidas no cotidiano escolar que demandam encaminhamento e resolução, já que o planejamento do trabalho com os demais especialistas é desnecessário.

C) a participação no processo de construção do Projeto Político Pedagógico dispensa o envolvimento deste profissional, pois não consiste em prioridade em seu Plano de Ação.

D) a abordagem do pedagogo encontra-se amparada no modelo de educação comportamentalista, tomado como um conjunto de reações do organismo ao estímulos externos.

E) o trabalho desse educador revela a credibilidade de que o ser humano tem tendência natural ao aprendizado e pode desenvolver plenamente suas potencialidades isoladamente.

Questão 17

A educação deve ser vista sempre como uma possibilidade de desenvolver a essência do sujeito para tornar-se humano, o que requer um processo ativo, longo, complexo e cumulativo, nunca completamente acabado. Educar-se é submeter-se à aprendizagem, visando à hominização - tornar-se humano (produzir o coletivo em cada indivíduo) - e a singularização - tornar-se um ser humano único e de socialização, membro da comunidade. Nesta perspectiva, a proposição CORRETA é: A) O mundo contemporâneo exige cada vez mais requisitos formativos restritos ao

exercício profissional, devido às exigências crescentes de postos laborais na sociedade neoliberal.

B) Por meio da divisão do trabalho pode-se criar condições e satisfazer as necessidades pessoais, e a atividade de produção implica conhecer a especificidade do objeto para poder transformá-lo e adequá-lo as suas finalidades.

C) O sujeito é considerado um “ser acabado”, pois não é dotado de possibilidades de adaptação e transformação dado que vive em um mundo pré-existente e estruturado.

D) A plenitude humana se desenvolve por meio da realização do trabalho produtivo na sociedade capitalista, baseado na atuação de acordo com as necessidades do mercado.

E) O processo educativo precisa ser, essencialmente, pensado na relação humana no mundo da cultura e no mundo da natureza - processo de apropriação e objetivação - em que o indivíduo não cria a realidade sem se apropriar do universo natural.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

10

Questão 18

Sob a ótica de Imbernón (2000) para a concretização da formação docente continuada, alguns princípios são fundamentais como: aprendizagem contínua colaborativa e participativa num ambiente de interação social, compartilhando sucessos e dificuldades com os colegas; aprendizagem mediante reflexão individual e coletiva; elaboração de projetos de trabalho coletivo, vinculando-o à formação por meio da pesquisa-ação. Nessa abordagem, está CORRETA a seguinte proposição: A) A consolidação do conhecimento profissional educativo independe da prática

amparada na análise, na reflexão e na intervenção sobre situações de ensino e aprendizagem concretas relacionadas a um contexto educativo.

B) A docência busca uma instrumentalização já elaborada, a partir de prescrições normativas para a formação do educador e dispensa um conhecimento profissional que permita criar processos de intervenção próprios e autônomos.

C) No espaço educativo as teorias epistemológicas e pedagógicas são aprofundadas e repensadas para que se possam traduzir num trabalho pedagógico orgânico, a partir de vivências democráticas e criativas propícias para a reconstrução crítica do conhecimento.

D) A reorganização dos saberes no curso de pedagogia demonstra a conseqüente irrelevância da formação continuada em serviço, pois o importante é considerar que os sujeitos possuem uma história de vida baseada nos saberes e na experiência.

E) As abordagens contemporâneas de educação priorizam na formação docente continuada somente a racionalidade técnica por meio da prática pessoal e aprendizagem ao longo da vida.

Questão 19

O diálogo entre saberes da experiência e saberes profissionais ou científicos tem-se aproximado das pesquisas acadêmicas, trazendo consigo elementos importantes de estudo e investigação de vários trabalhos científicos. Assim, a visão ampliada da profissionalização docente se traduz: A) no princípio de que o educador deve considerar somente sua prática em

detrimento dos aportes teóricos e de um conjunto de saberes e competências técnicas imprescindíveis a sua atuação profissional.

B) na integração de eixos fundados na formação inicial, no exercício profissional, na formação continuada, na pesquisa pedagógica e na pesquisa colaborativa, segundo a visão de teóricos contemporâneos na área de ensino e formação de professores.

C) na visão de que a escola não corresponde ao lugar de compartilhamento de valores e práticas culturais por meio do trabalho coletivo e da reflexão sobre os projetos pedagógicos.

D) nas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes formais de ensino e amparadas no paradigma neoliberal que busca implantar políticas internacionais de educação.

E) na análise superficial da realidade acadêmica e da organização curricular, cujas disciplinas não possuem uma carga horária que atenda as exigências da profissão docente.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

11

Questão 20

A educação profissional enfrenta desafios de diferenciadas ordens, entre eles, o de educar jovens no contexto do desemprego, subemprego, e precarização das relações de trabalho. Neste contexto de crises, deverão ser objetivos da orientação educacional, numa perspectiva crítica de atuação: (I) a discussão sobre o universo do trabalho, criando condições para que seja feita

uma reflexão das relações estabelecidas no mundo do trabalho, no sentido de pensar e compreender as determinações da vida social e produtiva.

(II) o papel de mediação, buscando analisar os vínculos entre educação e trabalho com base nas novas necessidades, discutindo as mudanças na esfera do trabalho e sua expressão na esfera educacional.

(III) a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando e a luta contra as diversas formas de alienação e discriminação colocadas em nossa sociedade.

(IV) a proposta de educação de caráter técnico-profissional, centrada no ideário do treinamento para atender ao mercado de trabalho, compreendendo o trabalho como adaptação à organização produtiva.

(V) a construção de um currículo que considere a articulação entre trabalho, cidadania, democratização e construção do saber, e possibilite a formação da consciência crítica do aluno.

Assinale a alternativa CORRETA: A) Todas as afirmativas são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas II, III e IV são falsas.

E) Somente a afirmativa IV é falsa.

Questão 21

Moreira, estudioso do ensino de ciências, mas especificamente na área de física, propõem algumas alternativas para o ensino na educação básica. Entre as propostas apresentadas pelo autor, encontra-se a Aprendizagem Significativa Crítica. Dentre os princípios elencados abaixo, qual não corresponde a um ensino voltado para uma aprendizagem significativa crítica: A) Princípio da incerteza do conhecimento.

B) Princípio da interação social e do questionamento.

C) Princípio da aprendizagem pelo erro.

D) Princípio da centralidade do livro texto.

E) Princípio do conhecimento como linguagem.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

12

Questão 22 “Naquele tempo eu até que achava natural que as coisas fossem daquele jeito. Eu nem desconfiava que existissem lugares muito diferentes... Eu ia pra escola todos os dias de manhã e quando chegava, logo, logo, eu tinha que me meter no vidro. É, no vidro! Cada menino ou menina tinha um vidro, e o vidro não dependia do tamanho de cada um, não! O vidro dependia da classe em que a gente estudava. Se você estava no primeiro ano ganhava um vidro de um tamanho. Se você fosse do segundo ano seu vidro era um pouquinho maior. E assim, os vidros iam crescendo à medida em que você ia passando de ano. Se não passasse de ano era um horror. Você tinha que usar o mesmo vidro do ano passado. Coubesse ou não coubesse. Aliás nunca ninguém se preocupou em saber se a gente cabia nos vidros. E pra falar a verdade, ninguém cabia direito.” (Trecho do conto: Quando a escola é de vidro , da autora Ruth Rocha)

A perspectiva de educação, apontada por Ruth Rocha neste conto, revela:

(I) a abordagem tradicional, a qual concebe a educação como instrução, caracterizada pela transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola.

(II) a pedagogia diretiva, compreendendo a relação interpessoal como o centro do processo educativo.

(III) a concepção de educação como um produto, pois os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, evidenciando a ausência de ênfase no processo.

(IV) a abordagem de educação centrada na pessoa, caracterizada pelo primado do sujeito, ou seja, o ensino centrado no aluno.

(V) a dimensão do papel do professor cuja atuação qualifica-se como facilitador da aprendizagem.

(VI) a perspectiva de educação tecnicista, considerada como um processo de socialização, em que o contexto dos alunos deve necessariamente ser levado em consideração.

(VII) a base de uma pedagogia legitimada pela epistemologia apriorista, a qual configura a reprodução do autoritarismo, da coação, da heteronomia.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) São verdadeiras somente as afirmativas I e III.

B) São verdadeiras todas as afirmativas.

C) São falsas somente as afirmativas II e V.

D) São falsas somente as afirmativas II, V e VI.

E) São verdadeiras somente as afirmativas I, III e VII.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

13

Questão 23

A educação Politécnica é definida por KUENZER (1989) como sendo a mais adequada para a formação de cidadãos trabalhadores. Assim, ao pensar uma educação politécnica, seu currículo deverá compor conhecimentos que possibilitem: ( ) a aquisição dos princípios científicos, teórico-metodológicos básicos para a

compreensão dos processos de trabalho. ( ) aprendizagem das técnicas de trabalho necessárias para a sua execução,

independente de outros conhecimentos científicos. ( ) a compreensão histórica do surgimento e do desenvolvimento dos processos

produtivos e tecnológicos não relevantes para o trabalhador e sua produção. ( ) a compreensão das formas de articulação entre os processos de trabalho e as

relações sociais. ( ) a aquisição dos códigos e das formas de comunicação próprias de cada processo

de trabalho. ( ) o domínio de alguns processos tecnológicos, mesmo que rudimentares, mas

sempre sobre a perspectiva de totalidade entre teoria e prática, e não de modo parcial e fragmentado.

A sequência correta é:

A) F, V, F, F, V, V

B) V, F, F, V, F, V

C) F, V, V, F, F, V

D) V, F, F, V, V, V

E) V, F, F, F, V, V Questão 24

Em 2006, foi realizada a I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, buscando definir as políticas públicas para a área. Nesse momento foi defendida entre outras propostas, a educação integral dos sujeitos. Nesta perspectiva NÃO é possível afirmar que: A) São categorias irrenunciáveis a educação integral, o trabalho, a cultura, a ciência

e a tecnologia.

B) O mercado como centro regulador da sociedade deverá nortear, também, as políticas de educação profissional, definindo essa formação, tendo por base as suas necessidades.

C) A proposta de educação integral dos sujeitos defende um projeto de sociedade centrado no ser humano, nas suas relações com a natureza e o meio ambiente. Um projeto construído historicamente e que possa atender a direitos básicos.

D) Em todos os seus níveis, a educação deverá oportunizar não só a compreensão dos meios de produção, mas suas relações políticas e sociais estabelecidas no mundo do trabalho em cada momento histórico.

E) A proposta de educação integral dos sujeitos é mais ampla e entende a tecnologia como o caminho mais curto para fomentar a produção, a aplicação e a apropriação de práticas, de saberes e de conhecimentos.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

14

Questão 25

Veiga, 2003, apresenta uma discussão sobre o Projeto Político Pedagógico, em duas vertentes classificadas pela autora como: Inovação Regulatória ou Tecnicista e Inovação Emancipatória ou Crítica. Relacione as características dessas vertentes: 1 - Inovação Regulatória ou Tecnicista 2 - Inovação Emancipatória ou Crítica

( )

( )

( )

( )

( )

( )

( )

( )

( )

( )

( )

É um conjunto de atividades que gera um documento programático.

Visa a eficácia e a racionalização do processo de trabalho.

Não é reforma, invenção ou mudança, pressupõem ruptura.

Configura unicidade e coerência ao processo educativo.

Há vínculo entre autonomia e Projeto Político Pedagógico.

Nega a diversidade de interesses.

Apresenta caráter regulador e normativo da ciência conservadora.

Favorece o diálogo, a cooperação e o trabalho coletivo.

Pode servir para perpetuar o já instituído.

É um momento de luta em prol da democratização e da inclusão.

Configura unicidade e coerência ao processo educativo.

A sequência CORRETA é: A) 2, 2, 2, 1, 1, 1, 2 ,1, 2, 1, 2

B) 2, 1, 1, 2, 1, 1, 2, 1, 1, 1, 1

C) 1, 1, 2, 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2, 2

D) 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 2 ,2, 1

E) 2, 1, 2, 2, 1, 1 ,2, 2, 2, 2, 2

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

15

TEXTO I

Embromação a distância? Claudio de Moura Castro

Novidade incerta? Mais um conto do vigário? Ilustres filósofos e distinguidos

educadores torcem o nariz para o ensino a distância (EAD). Logo após a criação dos selos de correio, os novidadeiros correram a inventar

um ensino por correspondência. Isso foi na Inglaterra, em meados do século XIX. No limiar do século XX, os Estados Unidos já ofereciam cursos superiores pelo correio. Na década de 30, três quartos dos engenheiros russos foram formados assim. Ou seja, novo não é.

EAD significa que alunos e professores estão espacialmente separados – pelo menos boa parte do tempo. O modo como vão se comunicar as duas partes depende da tecnologia existente. No começo, era só por correio. Depois apareceu o rádio – com enorme eficácia e baixíssimo custo. Mais tarde veio a TV, área em que Brasil e México são líderes mundiais (com o Telecurso e a Telesecundaria). Com a internet, EAD vira e-learning, oferecendo, em tempo real, a possibilidade de ida e volta da comunicação. Na prática, a tecnologia nova se soma à velha, não a substitui: bons programas usam livros, o venerando correio, TV e internet. Quando possíveis, os encontros presenciais são altamente produtivos, como é o caso do nosso ensino superior que adota centros de recepção, com apoio de professores "ao vivo" para os alunos.

Há embromação, como seria esperado. Há apostilas digitalizadas vendidas como cursos de nomes pomposos. Mas e daí? Que área escapa dos vigaristas? Vemos no EAD até cuidados inexistentes no ensino presencial, como a exigência de provas presenciais e fiscalização dos postos de recepção organizada (nos cursos superiores).

Nos cursos curtos, não há esse problema. Mas, no caso dos longos, o calcanhar de aquiles do EAD é a dificuldade de manter a motivação dos alunos. Evitar o abandono é uma luta ingente. Na prática, exige pessoas mais maduras e mais disciplinadas, pois são quatro anos estudando sozinhas. As telessalas, que reúnem os alunos com um monitor, têm o papel fundamental de criar um grupo solidário e dar ritmo aos estudos. E, se o patrão paga a conta, cai a deserção, pois abandonar o curso atrapalha a carreira. Também estimula a persistência se o diploma abre portas para empregos e traz benefícios tangíveis – o que explica o sucesso do Telecurso.

Mas falta perguntar: funciona? Prestam os resultados? Felizmente, houve muita avaliação. Vejamos dois exemplos bem diferentes. Na década de 70, com Lúcia Guaranys, avaliei os típicos cursos de radiotécnico e outros, anunciados nas mídias populares. Para os que conseguiam se graduar, os resultados eram espetaculares. Em média, os alunos levavam menos de um ano para recuperar os gastos com o curso. Em um mestrado de engenharia elétrica de Stanford, foi feito um vídeo que era, em seguida, apresentado para engenheiros da HP. Uma pesquisa mostrou que, no final do curso, os engenheiros da HP tiravam notas melhores do que os alunos presenciais. Os efeitos do Telecurso são também muito sólidos.

Para os que se escandalizam com a qualidade do nosso ensino superior, sua versão EAD é ainda mais nefanda. Contudo, o Enade (o novo Provão) trouxe novidades interessantes. Em metade dos cursos avaliados, os programas a distância mostram resultados melhores do que os presenciais! Por quê? Sabe-se que a aprendizagem "ativa" (em que o aluno lê, escreve, busca, responde) é superior à "passiva" (em que o aluno apenas ouve o professor). Na prática, em boa parte das nossas faculdades, estudar é apenas passar vinte horas por semana ouvindo o professor ou cochilando. Mas isso não é possível no EAD. Para preencher o tempo legalmente estipulado, o aluno tem de ler, fazer exercícios, buscar informações etc.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

16

Portanto, mesmo nos cursos sem maiores distinções, o EAD acaba sendo uma aprendizagem interativa, com todas as vantagens que decorrem daí.

No seu conjunto, as avaliações não deixam dúvidas: é possível aprender a distância. Cada vez mais, o presencial se combina com segmentos a distância, com o uso da internet, e-learning, vídeos do tipo YouTube e até com o prosaico celular. A educação presencial bolorenta está sendo ameaçada pelas múltiplas combinações do presencial com tecnologia e distância.

Texto disponível em: http://veja.abril.com.br/150409/p_024.shtml Questão 26

Identificar o gênero textual ao qual pertence um texto possibilita uma leitura menos superficial, ajudando, inclusive, na sua compreensão. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta referente ao texto de Claudio de Moura Castro, “Embromação a distância?”. A) Trata-se de um artigo de opinião a partir do qual o autor manifesta seu ponto de

vista a respeito de um tema relacionado a sua área de conhecimento.

B) Trata-se de uma crônica na qual o autor satiriza os problemas do ensino no Brasil.

C) Trata-se de um artigo de opinião publicado em uma revista de repercussão nacional. Embora receba essa definição, na tentativa de manter o posicionamento neutro da mídia, o texto não explicita o ponto de vista do autor.

D) Trata-se de uma crônica publicada em uma revista de repercussão nacional, e, como tal, o autor não manifesta sua opinião.

E) Trata-se de uma notícia que divulga os aspectos positivos e negativos da modalidade de ensino a distância, sem a manifestação de quem a redige.

Questão 27

A partir da leitura e da compreensão do texto I, assinale a alternativa correta: (I) O título do texto deixa implícito um estigma existente em relação ao ensino a

distância. (II) Segundo o texto, um dos fatores que contribuem para o sucesso do ensino a

distância é o posicionamento autônomo exigido dos estudantes. (III) Atualmente, com o advento da Internet e de outras tecnologias da informação, na

maioria das vezes, a qualidade do ensino a distância supera a qualidade da modalidade presencial.

(IV) O ensino a distância não é uma novidade do século XXI. É, na verdade, uma modalidade já praticada no século XIX.

(V) O autor aponta também aspectos negativos do ensino a distância, evidenciando que fragilidades fazem parte de diferentes modalidades de ensino.

Segundo o texto, estão corretas: A) Somente as alternativas I, II, III e IV.

B) Somente as alternativas I, III, IV e V.

C) Somente as alternativas II, III e IV.

D) Somente as alternativas I, II, IV e V.

E) Todas as alternativas.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

17

Questão 28

Considerando o uso dos sinais de pontuação no texto I, assinale a alternativa correta conforme a norma padrão da língua portuguesa. A) Em “Sabe-se que a aprendizagem ‘ativa’ (em que o aluno lê, escreve, busca,

responde) é superior à ‘passiva’”, recomenda-se o uso dos parênteses, já que o uso da vírgula alteraria o sentido do enunciado.

B) Em “EAD significa que alunos e professores estão espacialmente separados – pelo menos boa parte do tempo”, o travessão, que, nesse caso tem função de focar uma expressão, não poderia ser substituído por vírgula.

C) Em “A educação presencial bolorenta está sendo ameaçada pelas múltiplas combinações do presencial com tecnologia e distância”, o uso da vírgula imediatamente após a expressão “bolorenta” evidenciaria um erro grave no uso da pontuação, pois estaria separando o sujeito de seu predicado.

D) Em “No limiar do século XX, os Estados Unidos já ofereciam cursos superiores pelo correio. Na década de 30, três quartos dos engenheiros russos foram formados assim”, o uso das vírgulas, em ambas as situações, justifica-se por isolar um aposto explicativo.

E) Em “Quando possíveis, os encontros presenciais são altamente produtivos, como é o caso do nosso ensino superior que adota centros de recepção”, as vírgulas isolam uma oração subordinada adjetiva explicativa, o que justifica o emprego desse sinal de pontuação.

Questão 29

O emprego das vírgulas no período “As telessalas, que reúnem os alunos com um monitor, têm o papel fundamental de criar um grupo solidário e dar ritmo aos estudos”, destacado no texto I, justifica-se por: A) explicar uma característica das telessalas. A omissão dessa pontuação, nesse

caso, não alteraria o sentido do enunciado.

B) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, a partir da qual, infere-se que têm o papel fundamental de criar um grupo solidário apenas as telessalas que reúnem alunos e monitor.

C) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa, e, como tal, explica que apenas as telessalas que reúnem alunos e monitor têm o papel fundamental de criar um grupo solidário.

D) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, a partir da qual, infere-se que nem todas as telessalas reúnem os alunos com um monitor.

E) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa, a partir da qual, infere-se que todas as telessalas reúnem os alunos com um monitor.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

18

Questão 30

Observe as expressões destacadas no fragmento abaixo, extraído do texto I, e assinale a alternativa cujas expressões as substituem, respectivamente, sem prejuízo de sentido. CONTUDO, o Enade (o novo Provão) trouxe novidades interessantes. Em metade dos cursos avaliados, os programas a distância mostram resultados melhores do que os presenciais! Por quê? Sabe-se que a aprendizagem "ativa" (em que o aluno lê, escreve, busca, responde) é superior à "passiva" (em que o aluno apenas ouve o professor). Na prática, em boa parte das nossas faculdades, estudar é apenas passar vinte horas por semana ouvindo o professor ou cochilando. MAS isso não é possível no EAD. PARA preencher o tempo legalmente estipulado, o aluno tem de ler, fazer exercícios, buscar informações etc. PORTANTO, mesmo nos cursos sem maiores distinções, o EAD acaba sendo uma aprendizagem interativa, com todas as vantagens que decorrem daí. A) Entretanto, todavia, afim de, no entanto.

B) Entretanto, todavia, afim de, logo.

C) Entretanto, todavia, a fim de, logo.

D) Conquanto, todavia, a fim de, no entanto.

E) Conquanto, contudo, afim de, contanto. Questão 31

Relacione os pronomes de tratamento da coluna 1 com as autoridades listadas na coluna 2, conforme o Manual da Presidência da República (2002).

Coluna 1 Coluna 2 (I) Vossa Senhoria (II) Vossa Excelência (III) Vossa Reverendíssima (IV) Vossa Eminência (V) Vossa Magnificência

( ) Secretários de Estado dos Governos Estaduais. ( ) Reitor ( ) Cardeal ( ) Arcebispo ( ) Diretor de um Instituto Federal

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo: A) I, V, III, IV, II

B) I, V, IV, III, II

C) II, V, III, IV, I

D) II, V, IV, III, I

E) I, III, IV, V, II

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

19

Questão 32

Considere a regência do verbo “implicar” nos períodos abaixo: (I) O não cumprimento, pelo aluno, dos prazos estabelecidos no Projeto Pedagógico

do Curso caracterizará abandono e implicará na realização de um novo estágio. (II) A submissão do Projeto de Pesquisa fora do prazo estabelecido no edital 01/2009

implicará a desclassificação do autor-pesquisador. (III) Más companhias implicaram aquele funcionário em negócios ilícitos. (IV) O descumprimento das normas institucionais implica em advertência. (V) Negava-se a realizar as atividades, pois implicava com o professor. Segundo a norma padrão da língua portuguesa, estão CORRETAS somente as alternativas: A) I, III, IV e V

B) II, III e V

C) I, IV e V

D) I e IV

E) II e III Questão 33

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito à regência verbal padrão da língua portuguesa. A) Esses são os professores que procedem honestamente, e aos quais todos

obedecem.

B) Embora aquele funcionário visasse a uma promoção, sempre chegava atrasado ao trabalho.

C) Não foram encontradas as provas às quais nos referimos.

D) O projeto em que todos confiavam foi aprovado por unanimidade.

E) Na última conferência relativa ao desenvolvimento institucional, o diretor participou e assistiu aos debates.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

20

Questão 34

Considerando a concordância nominal padrão da língua portuguesa, apenas um dos períodos abaixo está INCORRETO. Assinale-o: A) Incluso ao relatório, enviamos a nova proposta.

B) Na conferência, professores os mais importantes possíveis apresentaram suas pesquisas.

C) É proibido entrada tardia nas salas de aula.

D) Houve bastantes motivos para que o regimento institucional fosse alterado.

E) As fichas rosa e verde-musgo deverão ser organizadas separadamente. Questão 35

Considerando a concordância verbal padrão da língua portuguesa, apenas um dos períodos abaixo está CORRETO. Assinale-o: A) Devem fazer aproximadamente cinco anos que esse plano de curso não é

atualizado. B) O agrupamento de estudantes e manifestantes na principal via da cidade exigiram

da polícia um posicionamento mais austero. C) Após a tragédia, cada um dos moradores ajudavam uns aos outros. D) Segundo a análise dos técnicos em informática, oito cartuchos de tinta é o

suficiente para esse setor. E) No setor de compras, precisam-se de pelo menos mais dois servidores.

Questão 36

Assinale a alternativa cuja afirmativa está em consonância com a norma padrão da língua portuguesa: A) Em “O núcleo pedagógico e a direção intervieram para que a questão fosse

solucionada o mais rápido possível”, a forma “intervieram” apresenta essa conjugação por seguir o paradigma do verbo “ver”.

B) Em “Conforme o edital 03/2009, será publicado apenas o livro mais bem escrito no que concerne à relevância do tema, à correção e à originalidade”, o uso da forma “mais bem” em detrimento da forma “melhor” justifica-se por preceder um verbo no particípio.

C) Em “Na última reunião do colegiado, houveram alguns pontos divergentes”, o verbo “haver” concorda com o sujeito plural “alguns pontos divergentes” que aparece posposto ao verbo.

D) Na frase dita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "Queremos brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação", está adequado o uso da forma “melhor” antes do particípio “educado”, uma vez que o uso de “mais bem”, nesse contexto, seria desprestigiado pela norma culta da língua portuguesa.

E) Em “A aula iniciou pontualmente às 19h, uma vez que todos os alunos já tinham chego, embora nem todos tenham trago seus materiais”, o uso de “chego” está correto, pois esse verbo é irregular no particípio passado. Por outro lado, o uso de “trago” está incorreto, já que esse verbo apresenta somente a forma regular “trazido”.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

21

Questão 37

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego dos pronomes “o”, “lhe”, “eu” ou “mim”: A) Atribuo-lhe a culpa por eu não ter comparecido ao evento. Para mim, chegar

atrasado é inadmissível.

B) Ainda que todos insistam para eu ser o orador, não o farei.

C) Foi um sacrifício para mim ser o orador, já que a voz não ajudou.

D) Embora o respeitemos não lhe obedeceremos sem que haja esclarecimentos.

E) O diretor lhe convidou para o evento, e não aceitará sua ausência. Questão 38

Das sentenças abaixo, apenas uma está CORRETA quanto às normas estabelecidas para a colocação pronominal. Assinale-a: A) Agradecemos a presença de todos e lembramos que trata-se de um evento

beneficente muito importante para a comunidade atendida.

B) Na reunião, tinha-se dito que era necessário o envolvimento de todos.

C) É importante esclarecer que, nesta Instituição, jamais publicar-se-ia um texto cuja opinião é vergonhosamente preconceituosa.

D) Solicitamos àqueles que sempre dedicaram-se a essa causa que não desistam diante das dificuldades enfrentadas.

E) Com o atraso dos insumos, a situação havia complicado-se, deixando todos os envolvidos bastante tensos.

Questão 39

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos atributos a serem considerados em uma redação oficial, conforme preceitua o Manual de Redação da Presidência da República (2002). A) O tratamento impessoal da redação oficial deve ser percebido por meio: da

ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação, bem como do caráter impessoal do assunto tratado.

B) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso da língua padrão, pela formalidade, pela objetividade, pela clareza e pela concisão.

C) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso da língua padrão, pela formalidade, pela uniformidade, pela clareza e pela coesão.

D) A clareza e a coesão – atributos da redação oficial – contribuem para que o texto transmita um máximo de informações com um mínimo de palavras. São as qualidades básicas de todo texto oficial, garantindo a imediata compreensão pelo leitor.

E) A uniformidade, um dos atributos da redação oficial, decorre do princípio da “economia lingüística”: fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo, sem eliminar passagens substanciais do texto.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

22

Questão 40

Observe a regência verbal utilizada nos enunciados abaixo e assinale a alternativa CORRETA: (I) Ressalta-se que o Projeto Político Pedagógico foi incontestavelmente aprovado,

uma vez que as ações e as características educativas definidas vão de encontro à comunidade educacional.

(II) A participação de toda a comunidade escolar corrobora com a construção de uma identidade democrática desta Instituição.

A) O enunciado em (I) apresenta a regência verbal adequada, garantindo que o leitor

interprete que o Projeto Político Pedagógico está em harmonia com a comunidade educacional. No enunciado em (II), por outro lado, o enunciador usou equivocadamente a regência do verbo “colaborar”, assumindo-o como sinônimo do verbo “corroborar”.

B) O enunciado em (II) apresenta a regência verbal adequada do verbo “corroborar”; sinônimo do verbo “colaborar”, que, igualmente, rege a preposição “com”. Entretanto, a regência verbal inadequada em (I) compromete a idéia que o enunciador pretendia transmitir.

C) Em ambos os casos há problemas quanto ao uso da regência verbal. A presença da expressão “ir de encontro a” torna incoerente o enunciado em (I). A presença da preposição “com”, no segundo enunciado, revela uma compreensão equivocada do sentido do verbo “corroborar”, que, na verdade, é sinônimo de confirmar.

D) Em ambos os casos, o enunciador utilizou o padrão culto da língua portuguesa no que diz respeito à regência verbal. Em (I), a expressão “ir de encontro a” possibilita a interpretação de que o Projeto Político Pedagógico está em harmonia com a comunidade educacional. Em (II), a construção “corrobora com” apresenta o mesmo sentido de “colabora com”.

E) A regência verbal empregada em ambos os casos está correta, embora o padrão culto da língua portuguesa recomende para o contexto ilustrado em (II) o uso da preposição “para”.

Ministério da Educação – Secretaria de Educação Profiss ional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Concurso Público – Edital 006/2010 – Prova Objetiva TÉCNICO ADMINISTRATIVO (SUPERIOR) – PEDAGOGO – ORIENTADOR EDU CACIONAL

23

Questão Gabarito Questão Gabarito

1 D 21 D

2 B 22 A

3 A 23 D

4 C 24 B

5 D 25 C

6 C 26 A

7 A 27 D

8 E 28 C

9 B 29 E

10 E 30 C

11 C 31 D

12 A 32 B

13 B 33 E

14 D 34 A

15 E 35 D

16 A 36 B

17 E 37 E

18 C 38 B

19 B 39 A

20 E 40 C