Psicologia Cognitivo Comportamental Aplicada No ExercíCio Da Odontologia

16
por Thiago de Almeida (Psicólogo e pesquisador do IPUSP – Departamento de Psicologia Clínica) Home page: www.thiagodealmeida.com.br

description

Palestra que discorre a respeito da técnica da hipnose enquanto coadjuvante para o exercício da odontologia

Transcript of Psicologia Cognitivo Comportamental Aplicada No ExercíCio Da Odontologia

por Thiago de Almeida(Psicólogo e pesquisador do IPUSP – Departamento de Psicologia Clínica)

Home page: www.thiagodealmeida.com.br

Introdução Durante a década de 60, psicólogos e psiquiatras

insatisfeitos com os métodos tradicionais e das correntes psicológicas e psicoterápicas existentes começaram a delinear o que posteriormente se intitulou como Terapia Cognitivo-Comportamental.

As técnicas cognitivas na Psicologia Cognitivo-Comportamental permitem identificar estilos de pensamentos problemáticos e irracionais que freqüentemente acompanham problemas psicológicos. A finalidade de intervenções cognitivas é desafiar e finalmente modificar cognições mal adaptativas, e permitir ao cliente uma vida mais produtiva e satisfatória. O aprendizado de estratégias comportamentais permite que novas habilidades possam ser utilizadas durante a vida. Estratégias cognitivas têm demonstrado serem especialmente efetivas no tratamento da ansiedade e depressão.

Questionamentos

Em que se baseia a TCC? Quais os empregos da TCC? Qual é a eficácia da TCC? Quais os equívocos mais comuns

pensados em relação a TCC? Como a TCC com suas técnicas pode

auxiliar o odonlótologo na prática do dental care?

Características Essencialmente ajuda a pessoa a

pensar de forma mais efetiva; Permite identificar estilos de

pensamentos problemáticos e irracionais que freqüentemente acompanham problemas psicológicos.

Freqüentemente é breve; Desafia crenças disfuncionais.

Aplicações Tratamento contra a depressão; Fobias; Transtornos de ansiedade; Transtornos psicossomáticos e

alimentares; Psicoterapia de casal Inúmeras outras aplicações.

A abordagem cognitivo-comportamental

A abordagem Cognitivo-Comportamental essencialmente ajuda a pessoa a pensar de forma mais efetiva. Central a esta teoria está a noção de que os sentimentos são influenciados pela forma como são interpretados os eventos que ocorrem durante a vida. Modificando um pensamento ou o processo de pensamento torna-se possível modificar os sentimentos resultantes.

Níveis cognitivos do pensamento Pensamentos automáticos: Exemplo:

“Meu marido está atrasado. Ele não se preocupa com meus sentimentos”;

Suposições subjacentes: Exemplo: “Não se pode contar com os homens”;

Esquemas: Exemplo: “Estarei para sempre sozinho(a)”

Cada pessoa e cada transtorno psicológico estão relacionados a um conjunto de pensamentos automáticos, crenças intermediárias e esquemas mentais que necessitam de uma reformulação cognitiva específica e individual. Esses três níveis de pensamento estão interconectados e a TCC tenta efetuar uma mudança em todos estes três níveis. Na TCC os problemas psicológicos são percebidos como se derivando de problemas corriqueiros, tais como aprendizagem falha, inferências incorretas com base em informações inadequadas ou incorretas e falta de diferenciação adequada entre imaginação e realidade. Dessa forma as pessoas freqüentemente formulam regras ou critérios excessivamente rígidos e absolutos fundamentadas em suposições errôneas.

Hipnose De acordo com a Divisão de

Hipnoterapia da Associação Americana de Psicologia (APA), hipnose é um procedimento durante o qual o Profissional de Saúde ou Pesquisador sugere, durante o tratamento, que o indivíduo irá experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento.

Muitos odontólogos têm utilizado a hipnose com o objetivo de ajudar os pacientes a se sentirem mais relaxados e seguros. Alguns profissionais têm feito uso da indução de transes em casos de ânsias de vômito, onicofagia, bruxismo, sucção de polegar, fobias (de agulha, anestesia, barulho de motor), e como coadjuvante ou substituto do anestésico. Com crianças, a hipnose tem auxiliado nos procedimentos de restaurações, extrações aplicações de flúor, tranqüilizando os pequeninos.

Vem se utilizando a prática da hipnose como auxiliar em procedimentos odontológicos, chegando, por algumas vezes, a suprimir o uso do anestésico químico. Pacientes alérgicos à anestesia química, se beneficiam da hipnose, onde podem ser submetidos a um procedimento cirúrgico sem dor e sem anestésico químico. Isto mostra o quanto os pacientes podem utilizar seus próprios recursos internos em favor de si mesmos.

A Hipnose é uma Terapia?

Hipnose não é um tipo de Psicoterapia. Ela também não é um tratamento, ela é um procedimento que pode ser utilizado para facilitar outros tipos de terapias e tratamentos. A Hipnose Clínica deve ser conduzida somente por Profissionais de Saúde treinados e credenciados (no Brasil: Psicólogos, Médicos e Dentistas) que também tiveram treinamento no uso da Hipnose e que estão trabalhando dentro dos limites de suas perícias profissionais.

Utilização prática da Hipnose

Hipnose tem sido utilizada no tratamento da dor; depressão; ansiedade e fobias; estresse; transtorno de hábitos; transtorno gastrointestinal; recuperação de cirurgias; alívio para náusea e vômito; parto; tratamento da hemofilia; e muitas outras condições. Entretanto, ela pode não ser útil para todos os problemas psicológicos e/ou médicos ou para todos os pacientes ou clientes. A decisão para o uso da Hipnose como um auxiliar para o tratamento somente deve ser feita por um Profissional de Saúde que foi treinado no uso e nas limitações da Hipnose Clínica. Além do ambiente clínico, a Hipnose é utilizada em Pesquisa e no ambiente Forense. Pesquisadores estudam o valor da hipnose no tratamento de problemas físicos e psicológicos e examinam o impacto da Hipnose na sensação, percepção, aprendizado e memória.

Conclusão Com a utilização de algumas das tecnicas

descobertas e desenvolvidas pela psicologia nos consultórios odontológicos, estes profissionais iniciam uma nova era dentro da Odontologia, valorizando seus trabalhos e conhecimentos;

A odontologia mais do que nunca pode se beneficiar muito com as técnicas descobertas pela psicologia e com o trabalho equipes multiprofissionais em vista de um melhor qualidade para o atendimento dos nossos pacientes.

A todos... Muito obrigado pela atenção.

Thiago de Almeida

www.thiagodealmeida.com.br