PSICROMETRIA

4
PSICROMETRIA Psicrometria é o estudo das propriedades do ar, objetivando a medição de suas condições e propriedades. O estudo do condicionamento de ar, envolve medição e a determinação das 3 propriedades do ar externo e do ar presente em um local condicionado. A psicrometria é também utilizada para determinar em quais condições o ar terá melhores propriedades de conforto, e um sistema de condicionamento de ar. DIAGRAMA PSICROMÉTRICO Ao percorrer um ciclo de condicionamento, o ar é submetido a processos de aquecimento, resfriamento, umidificação e desumidificação, para poder como veículo transportador de calor e umidade do ambiente ao condicionador e vice-versa. O estudo das propriedades do ar, de absorção e rejeição de calor e umidade, combinadas, e das mais diversas modificações termodinâmicas do ar, pode-se realizar em forma simples mediante a carta ou diagrama psicrométrico. A carta psicrométrica constitui uma das ferramentas mais úteis que existem para auxiliar o tecnólogo ou engenheiro de ar condicionado. As variações que ocorrem no ar úmido quando ele é submetido aos vários processos de condicionamento de ar podem ser traçadas numa carta com um mínimo de tempo e esforço. Não existe outra forma pela a qual um ciclo de condicionamento de ar possa ser ilustrado tão viva e rapidamente. Existem vários tipos de diagramas, ligeiramente diversificados no que se refere à localização de informações, mas todas elas contêm uma representação gráfica das propriedades do ar. ESTRUTURA DA CARTA PSICROMÉTRICA Temperatura de Bulbo Seco: A leitura da temperatura do ar feita em termômetro padrão é representada na carta por linhas retas verticais. A escala de temperatura de bulbo seco está na parte inferior da carta. A unidade está em C e usa-se o símbolo "Tbs".

Transcript of PSICROMETRIA

Page 1: PSICROMETRIA

PSICROMETRIA

Psicrometria é o estudo das propriedades do ar, objetivando a medição de suas condições e propriedades. O estudo do condicionamento de ar, envolve medição e a determinação das 3 propriedades do ar externo e do ar presente em um local condicionado. A psicrometria é também utilizada para determinar em quais condições o ar terá melhores propriedades de conforto, e um sistema de condicionamento de ar.

DIAGRAMA PSICROMÉTRICO Ao percorrer um ciclo de condicionamento, o ar é submetido a processos de aquecimento, resfriamento, umidificação e desumidificação, para poder como veículo transportador de calor e umidade do ambiente ao condicionador e vice-versa. O estudo das propriedades do ar, de absorção e rejeição de calor e umidade, combinadas, e das mais diversas modificações termodinâmicas do ar, pode-se realizar em forma simples mediante a carta ou diagrama psicrométrico. A carta psicrométrica constitui uma das ferramentas mais úteis que existem para auxiliar o tecnólogo ou engenheiro de ar condicionado. As variações que ocorrem no ar úmido quando ele é submetido aos vários processos de condicionamento de ar podem ser traçadas numa carta com um mínimo de tempo e esforço. Não existe outra forma pela a qual um ciclo de condicionamento de ar possa ser ilustrado tão viva e rapidamente. Existem vários tipos de diagramas, ligeiramente diversificados no que se refere à localização de informações, mas todas elas contêm uma representação gráfica das propriedades do ar.

ESTRUTURA DA CARTA PSICROMÉTRICA

Temperatura de Bulbo Seco: A leitura da temperatura do ar feita em termômetro padrão é representada na carta por linhas retas verticais. A escala de temperatura de bulbo seco está na parte inferior da carta. A unidade está em C e usa-se o símbolo "Tbs".

Temperatura de bulbo úmido: A leitura da temperatura de bulbo úmido acima de 0 C é feita por um termômetro cujo bulbo está envolvido por uma mecha umedecida e exposta a uma corrente de ar com velocidade de 5 m/s. Temperaturas de bulbo úmido abaixo de 0 C são obtidas através de um termômetro em que a água contida em sua mecha transformou-se em gelo. Esta é a razão pela qual a inclinação das linhas de temperatura de bulbo úmido muda abaixo de 0 C. A escala está sobre a linha curva à esquerda na carta psicrométrica. A unidade está em C e usa-se o símbolo "Tbu".

Umidade Absoluta: É a massa do vapor de água em cada quilo de ar seco. Também conhecida como umidade específica ou relação de umidade. Na carta, estas linhas são retas, horizontais, formando ângulo reto com as linhas de bulbo seco. Unidade [gramas de vapor/kg de ar seco.símbolo => Uabs; g].

Entalpia É uma propriedade termodinâmica que serve para medir a energia calorífica do sistema. acima de uma determinada temperatura de referência, sendo para o ar contado a partir de 0 C. Nesse caso representa a energia de 1 Kg de ar seco e gramas de vapor associadas a ela. Unidade: [kcal/kg de ar seco; Kj/kg de ar seco]. Símbolo => h.

Page 2: PSICROMETRIA

Volume Específico É o volume, em metros cúbicos, ocupado pela mistura por quilo de ar seco. Símbolo => v.

Temperatura de Ponto de Orvalho É a temperatura na qual se inicia a condensação de vapor de água do ar. Unidade [C]. Símbolo => Tpo.

Umidade Relativa É a razão entre a quantidade de umidade existente no ar e quantidade de umidade máxima que o mesmo pode conter na mesma temperatura. Unidade: [%]. Símbolo => UR.

Pressão de Vapor É a pressão exercida pelo vapor de água no ar. Unidade: [mmHg; kpa] (absoluta). Símbolo => Pv. Fator de Calor Sensível É a relação entre calor sensível e calor total de um processo. Símbolo => FCS.

Pressão Barométrica Padrão A carta foi construída para uma pressão barométrica padrão ao nível do mar de 101,325 kpa (760 mmHg). Contudo, pode-se utiliza-la, com pequena margem de erro, para variações de +/- 10%.

Page 3: PSICROMETRIA

EXEMPLO 1Dadas às condições da sala de 24 C de temperatura de bulbo seco e 50 % de umidade relativa, determinar para a mistura de vapor de ar: (a) temperatura de bulbo úmido (b) umidade absoluta (c) entalpia (d) temperatura de ponto de orvalho (e) volume específico