PT Etwinning 2014

60
2014 Desenvolver as competências dos alunos através do eTwinning

description

Atividades

Transcript of PT Etwinning 2014

  • 2 0 1 4

    Desenvolver as competncias dos alunos atravs do eTwinning

  • EdioServios Centrais de Apoio eTwinningwww.etwinning.netEuropean Schoolnet (EUN Partnership AISBL)Rue de Trves 61 1040 Bruxelas Blgicawww.europeanschoolnet.org

    Coordenao de edioClaire Morvan

    AuteuresAnne GilleranCaroline Kearney

    Coordenao da conceo grficaClaire Morvan

    Coordenao lingusticaDanosh Nasrollahi

    Conceo grfica originalDigital Ink

    ImpressoHOFI

    ISBN

    Publicado em Dezembro de 2014. As opinies expressas nesta publicao so as dos seus autores e no necessariamente as da European Schoolnet ou do Servio Central de Apoio eTwinning. Este livro publicado ao abrigo dos termos e condies da licena Creative Commons Unported 3.0, Atribuio Uso No-Comercial Partilha nos Termos da Mesma Licena (CC BY-NC-SA 3.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/). Esta publicao foi criada com o apoio financeiro do programa Erasmus+ da Unio Europeia. Esta publicao reflete exclusivamente as opinies dos seus autores e a Comisso Europeia no poder ser responsabilizada por qualquer utilizao que possa vir a ser feita da informao nela contida.

  • ndice

    05 Introduo

    08 Comunicao na lngua materna Friends Fur-ever Twinnies around the world Bookraft

    12 Comunicao em lnguas estrangeiras Euroguide Moi, toi, lettres nous

    16 Competncia matemtica e competncias bsicas em cincias e tecnologia SOHO: Sunspots Online Helios Observatory ATOM: A Taste of Maths 20 Competncia digital Talking pictures Stories in History

    24 Aprender a aprender Reporting without borders LYPS: Let Your Passion Shine

    28 Competncias sociais e cvicas Getting closer Rainbow village Health4life

    34 Esprito de iniciativa e empreendedorismo Photography as a pedagogical tool BELL, Business Economic, Language Learning

    38 Sensibilidade e expresso culturais Tandem PEK

    42 Concluso

  • IntroduoO que so competncias?

    Competncia pode ser definida como uma combinao complexa de conhecimentos, ca-pacidades, compreenso, valores, atitudes e desejo que conduza a uma efetiva e integrada ao humana sobre o mundo, num determinado domnio.1 Ser competente significa, por-tanto, ser capaz de aplicar eficazmente uma combinao de conhecimentos, aptides e atitudes para reagir com sucesso a uma situao ou resolver um problema do mundo real. O termo competncia foi originalmente usado no contexto profissional em Frana, na dcada de 70 do sculo passado, para referir aquilo de que os trabalhadores necessi-tam, para alm das qualificaes, para agir de forma eficaz numa variedade de situaes de trabalho.2 Na dcada de 80, as abordagens baseadas em competncias comearam a ser desenvolvidas em vrios pases, para o ensino vocacional e para a formao profis-sional. De ento para c, o conceito de educao baseada em competncias foi alargado ao ensino geral, como se explica mais adiante.

    As competncias-chave podem ser expressas e entendidas de maneiras diferentes, de acordo com cada contexto nacional.3 As competncias podem ser baseadas num dado assunto ou assumir natureza transversal. Para alm de definies e quadros nacionais, existem vrios quadros de competncias internacionais, incluindo a Recomendao da Unio Europeia sobre as Competncias-chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida,4

    o quadro de competncias da UNESCO,5 o quadro de competncias DESECO da OCDE6, o quadro de competncias das Parcerias 217, e o quadro de competncias ATC21S.8

    Embora reconhea a existncia e a disponibilidade de vrios quadros internacionais, bem como a riqueza de cada quadro nacional, significativamente ligada ao contexto e cultura de um pas, o eTwinning recorre conceo de Competncias-chave da Unio Europeia, como ponto de referncia para os projetos em destaque neste livro.

    O Quadro Europeu das 8 Competncias-chave

    O Quadro Europeu9 inclui as 8 competncias-chave que a seguir se apresentam, consideradas essenciais para a realizao e o desenvolvimento pessoais, para a cidadania ativa, para a incluso social e para o emprego de todos os indivduos.

    1. Comunicao na lngua materna

    2. Comunicao em lnguas estrangeiras

    3. Competncia matemtica e competncias bsicas em cincias e tecnologia

    4. Competncia digital

    5. Aprender a aprender

    6. Competncias sociais e cvicas

    7. Esprito de iniciativa e empreendedorismo

    8. Sensibilidade e expresso culturais

    5

  • Estas competncias-chave so todas interdependentes, sendo a nfase colocada no raciocnio crtico, criatividade, iniciativa, resoluo de problemas, avaliao de riscos, tomada de decises e gesto construtiva dos sentimentos.

    A definio precisa de cada competncia apresentada nas seces seguintes deste livro sendo, cada uma delas, ilustrada, com dois ou trs projetos eTwinning, atravs de vdeos e outros meios, para mostrar a forma como professores e alunos tm trabalhado no desenvolvimento de uma competncia especfica, no seu projeto eTwinning.

    Por que necessria a educao baseada em competncias?

    A necessidade de os alunos desenvolverem competncias na escola tem vindo a ganhar cada vez mais importncia e, recentemente, tornou-se proeminente nos sistemas de educao em todo o mundo, graas a motivaes sociais e econmicas, bem como evoluo na investigao educacional. A necessidade de melhorar a qualidade e a relevncia das competncias que os alunos adquirem antes de abandonarem a educao formal tem sido amplamente reconhecida, em particular luz do elevado desemprego jovem na Europa. Conhecimentos e capacidades bsicas so necessrios, mas j no suficientes, para satisfazer os complexos requisitos das exigncias sociais de hoje, numa cada vez mais competitiva economia global. Num mundo cada vez mais digital, no qual as profisses baseadas em capacidades funcionais esto em declnio, a educao orientada para a competncia tem uma relevncia particular. A investigao educacional, como o caso da perspetiva social de John Dewey sobre a aprendizagem e as teorias da aprendizagem construtivista, enfatiza tambm a importncia do desenvolvimento de competncias num contexto de aprendizagem social, no qual os aprendentes esto envolvidos em aprendizagem ativa, em situaes da vida real.

    Como esto os sistemas de ensino a responder a esta necessidade?

    Ao longo da ltima dcada, a maioria dos pases da Unio Europeia introduziu o conceito de competncias-chave e de resultados de aprendizagem nos seus currculos nacionais ou documentos oficiais de orientao para o ensino obrigatrio. Recentemente, por exemplo, tiveram lugar reformas com impacto no desenvolvimento de competncias-chave a nvel nacional na Blgica, Frana, Finlndia, Sucia, Portugal e Malta. . Em pases, como a Finlndia e a Sucia, onde uma abordagem baseada em competncias est de facto em curso desde meados da dcada de 90 do sculo passado, as recentes ou atuais reformas da educao enfatizam a centralidade das competncias-chave no novo currculo, devendo ser introduzidas num futuro prximo. No obstante, as abordagens interligadas, nas quais a formao de professores, a avaliao dos alunos, os recursos de aprendizagem e a organizao da escola so alvo de reforma integrada, so atualmente bastante raras. A necessidade de uma tal abordagem holstica e inter-relacionada para a implementao eficaz de uma educao baseada em competncias clara.

    A implementao de competncias-chave nas escolas envolve no apenas a sua especificao nos programas curriculares, como tambm o desenvolvimento de estruturas e mtodos de ensino adequados. Dada a sua natureza transversal, faz-lo requer um ensino interdisciplinar e transcurricular, que, como tal, envolve o planeamento de toda a escola.

    D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    6

  • Como podem os professores desenvolver as competncias-chave dos alunos?

    A principal abordagem recomendada para o ensino de competncias-chave atravs da disponibilizao de ambientes de aprendizagem interativos, nos quais os aprendentes se podem envolver no desempenho de tarefas prticas, baseadas em investigao. Estes ambientes de aprendizagem, que promovem a aprendizagem colaborativa e multidisciplinar, so cada vez mais apoiados tecnologicamente. A aprendizagem baseada em projeto um mtodo particularmente adequado para o desenvolvimento das competncias dos alunos, uma vez que vrias competncias-chave podem ser abordadas simultaneamente, de forma transcurricular. por esta razo que os projetos eTwinning podem ser um canal bem-sucedido para o desenvolvimento das competncias dos alunos, como ilustrado neste livro. Embora a aprendizagem baseada em projeto incentive os alunos a serem ativos e responsveis pela sua prpria aprendizagem, as atividades necessitam de ser apoiadas por estruturas de suporte e por instrues explcitas por parte do professor, sempre que relevante. Em particular, os aprendentes necessitam de apoio para desenvolverem a sua capacidade de aprender de forma independente: a chamada competncia de aprender a aprender. As escolas devem ter em considerao o bem-estar social e emocional dos aprendentes e permitir que a aprendizagem seja mais auto-dirigida.

    Esperamos que os exemplos que se seguem, e que ilustram a forma como projetos eTwinning tm sido eficazes no desenvolvimento de competncias dos alunos, inspirem muitos mais professores para colaborarem em projetos, com vista a melhorar a aprendizagem dos seus alunos.

    1 Hoskins, B & Deakin Crick R., (2010) Competences for Aprender a aprender and Active Citizenship: different

    currencies or two sides of the same coin? European Journal of Education, Vol. 45, Number 1, March. 2 Legendre Marie-Franoise (2008). La notion de comptence au coeur des rformes curriculaires :

    Effet de mode ou moteur de changements en profondeur ? 3 Para uma descrio detalhada de como os pases em toda a Unio Europeia definem e implementam as

    competncias-chave nos seus sistemas de ensino, consulte o relatrio Eurydice Developing Key Competences

    at School in Europe e o conjunto de relatrios nacionais e estudos de caso KeyCoNet

    (Rede de Polticas Europeias sobre Competncias-chave na Educao Escolar). 4 Disponvel aqui: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/pt/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962&from=pt5 Disponvel aqui: http://www.unesco.org/education/pdf/15_62.pdf 6 Disponvel aqui: http://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/

    DEFINIOandselectionofcompetenciesdeseco.htm7 Disponvel aqui: www.p21.org 8 Disponvel aqui: http://www.atc21s.org9 Recomendao do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de dezembro de 2006 sobre Competncias-

    Chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida (2006/962/CE), Disponvel aqui: http://eur-lex.europa.eu/legal-

    content/pt/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962&from=pt 10 Para uma lista completa das reformas educativas ver o Relatrio de Mapeamento da UE, da KeyCoNet e as

    respetivas smulas por pas, disponvel em: http://keyconet.eun.org/project-results.

    7

  • comunicao na lngua materna

    8

  • Friends Fur-everO objetivo do projeto aprender mais sobre os ces enquanto amigos das pessoas, de forma ldica e interessante, tendo presente a Teoria das Inteligncias Mltiplas, de Howard Gardner.

    A comunicao na lngua materna a capacidade de expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opinies, tanto oralmente como por escrito (ouvir, falar, ler e escrever) e de interagir linguisticamente de forma apropriada e criativa num largo espectro de contextos sociais e culturais: na educao e formao profissional, no trabalho, em casa e nos tempos livres.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais, relacionados com esta competncia:

    A competncia de comunicao decorre da aquisio da lngua materna, que est intrinse-camente ligada ao desenvolvimento da capacidade cognitiva do indivduo para interpre-tar o mundo e se relacionar com os outros. A comunicao na lngua materna exige que o indivduo tenha conhecimentos ao nvel do vocabulrio, da gramtica funcional e das funes da linguagem. Pressupe tambm a conscincia dos principais tipos de interao verbal, de diferentes tipos de textos literrios e no literrios, das principais caractersticas dos diferentes estilos e registos de lngua e da diversidade das formas de lngua e de comu-nicao em funo do contexto. Os indivduos devem possuir as aptides para comunicar de forma oral e escrita num vasto leque de situaes de comunicao e para controlar e adaptar a sua prpria comunicao s exigncias da situao. Esta competncia inclui tam-bm as capacidades de distinguir e de utilizar diferentes tipos de textos, de procurar, coligir e processar informao, de fazer uso das ferramentas auxiliares e de formular e expressar os seus prprios argumentos, oralmente e por escrito, de forma convincente e adequada ao contexto. Uma atitude positiva em relao comunicao na lngua materna implica uma disposio para o dilogo crtico e construtivo, o gosto pelas qualidades estticas e a vontade de as alcanar, bem como o interesse pela interao com os outros. Isto implica uma tomada de conscincia do impacte da lngua sobre os outros e a necessidade de compreender e utilizar o sistema lingustico de forma positiva e socialmente responsvel.

    http://youtu.be/LlVnLinmwk8 | http://youtu.be/YFZMiEJqgtkVdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos:

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=68520

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=921&klang=pt&lang=pt

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    D E F I N I O

    Julgo que no consigo dizer qual a atividade de que mais gostei, porque gostei de todas.

    Andrei Ungureanu, da Romnia

    Os alunos no se aperceberam de que es-tavam a aprender em todas as disciplinas.

    Maureen, professora do ensino primrio no Reino Unido

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/friends_fur_ever

    9

  • BookraftBibliotecrios escolares cooperam com professores na Polnia, Chipre e Grcia para reforar a fruio do livro, atravs de trabalhos manuais e de atividades criativas.

    Passmos timos momentos na biblioteca da escola e aprendemos coisas modernas e artesanais.

    Aluna da Polnia

    A parceria e a comunicao com os nossos amigos polacos foi excelente ... entendamo-nos muito bem.

    Cornelia Melcu, professora da Romnia

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Twinnies around the worldO projeto visa a criao de uma histria escrita pelos alunos de todas as escolas parceiras. Cada escola tem de escrever uma parte da histria, desenvolvida no seu prprio pas, mostrando as personagens principais, em determinadas cidades, perto de monumentos e lugares famosos, comendo pratos tradicionais, participando em jogos tradicionais e assim por diante. A histria tem de ser escrita em ingls.

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=661&klang=pt&lang=pt

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=801&klang=pt&lang=pt

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/bookraft

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/2z_CdUjOfBQ

    Blog: http://twinnies2010.blogspot.be/

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/twinnies_around_the_world

    Entrevista professora: http://youtu.be/b61fi7UkLWc

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/connect/browse_people_schools_and_pro/profile.cfm?f=2&l=pt&n=33902

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=28256

    10

  • Opinio do perito

    Comunicao: a capacidade de interagir, relacionar, explicar e descrever o mundo nossa volta comea no dia em que nascemos. medida que crescemos e adquirimos a linguagem, a nossa capacidade de compreender o nosso mundo aumenta; quanto melhor conhecermos o nosso vocabulrio, melhor conseguiremos expressar, por palavras, pensamentos e sentimentos muito complexos e abstratos; poderemos moldar e controlar melhor o nosso mundo. Esta comunicao inicia-se com o conhecimento e a compreenso da nossa lngua materna, estando natural e intimamente ligada ao conceito de literacia, no seu sentido mais amplo.

    por isso que esta uma competncia to importante de desenvolver, desde uma idade muito precoce, e que dever continuar ao longo de todo o perodo da educao formal e para alm dele. Wittgenstein, o grande filsofo lingustico escreveu os limites da minha linguagem so os limites do meu mundo (Tractatus Logico-Philosophicus). Se me faltam as palavras para expressar pensamentos e sentimentos, ento estarei limitado na forma como compreendo o meu mundo. Isto assume agora uma importncia ainda maior, num mundo de comunicao rpida, de anlise superficial, do sound bite informativo de trs minutos.

    Os trs projetos destacados a propsito desta competncia so excelentes exemplos de como o desenvolvimento da capacidade de expresso pode ser abordado, proporcio-nando um meio emocionante e relevante para o desenvolvimento da aprendizagem da lngua materna. Os dois projetos, envolvendo alunos do ensino primrio, adotam temas muito diferentes, mas tm vrios pontos em comum. Os exerccios escritos e orais na ln-gua materna foram muito importantes; ambos escolheram os temas atravs de debate e do envolvimento da turma, pelo que estes estavam prximos das preferncias dos alunos. Em particular no Friends Fur-ever, os professores descobriram que, ao escreverem sobre os seus animais de estimao, as crianas podiam exprimir ideias acerca dos seus sentimen-tos em determinadas situaes, tais como um luto de famlia, o que seria pouco provvel de ocorrer, com uma dimenso comparvel, se o tema fosse abordado de forma direta. O projeto Twinnies around the world funcionou com alunos muito jovens e ampliou as suas capacidades de aquisio da lngua materna atravs da narrao de histrias.

    O projeto final desta seco - Bookraft - tratou de um tema inspirador, que envolveu os alunos no s na leitura de textos clssicos, mas tambm na sua interpretao, atravs do teatro, das canes e das artes. Este projeto p-los em contacto direto com as palavras, com o texto e com a expresso e aprofundou a sua compreenso da palavra escrita e do poder da palavra falada.

    justo que esta competncia seja colocada em primeiro lugar na lista, uma vez que est subjacente a todas as outras formas de aquisio de aprendizagem e de conhecimento. Para alm da forma como esta competncia se relaciona com estes projetos, no deixa de ser tambm significativa a forma como ela refora outras aptides dos alunos, tais como o sentido de criatividade, a anlise crtica e o trabalho de equipa. Um projeto eTwinning pode proporcionar um meio para o desenvolvimento, quer de competncias, quer de capacidades auxiliares, ambas relevantes e significativas para o aluno.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    11

  • comunicao em lnguas

    estrangeiras

  • EuroguideEuroguide um Projeto Multilateral Comenius que visa a consolidao e o desenvolvimento das capacidades comunicativas e sociais de todos os que nele participam. Com a previso de uma parceria a dois anos, gostaramos de dar aos nossos alunos a oportunidade de se envolverem num projeto internacional, em que podem descobrir a variedade e o carter distintivo de regies ou cidades europeias, atravs da cooperao e do intercmbio de ideias. O nosso principal objetivo consiste em conhecer melhor cada cultura e sociedade - partindo de uma abordagem respeitosa e estimulante - e oferecer aos jovens diversas atividades que possam executar.

    A comunicao em lnguas estrangeiras partilha, em grande medida, as principais dimen-ses da capacidade da comunicao na lngua materna. Assenta na capacidade de com-preender, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opinies, tanto oralmente como por escrito (ouvir, falar, ler e escrever) em diversas situaes da vida social e cultural (na educao e formao, no trabalho, em casa e nos tempos livres), consoante as necessidades ou os interesses de cada um. A comunicao em lnguas es-trangeiras requer tambm aptides como a mediao e a compreenso intercultural. O grau de proficincia de cada pessoa ser distinto nas quatro dimenses (ouvir, falar, ler e escrever) e variar tambm em funo das diferentes lnguas e do contexto social e cultural, do ambiente, das necessidades e/ou dos interesses de cada um.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais relacionados com esta competncia:

    A competncia em lnguas estrangeiras requer o conhecimento do vocabulrio e da gramtica funcional e a conscincia dos principais tipos de interao verbal e dos registos de lngua. importante ter conhecimento das convenes sociais, dos fatores culturais e da diversidade lingustica. As aptides essenciais para a comunicao em lnguas estrangeiras consistem na capacidade de compreender as mensagens faladas, de iniciar, manter e concluir conversas e de ler, compreender e produzir textos adequados s necessidades do indivduo. tambm importante a capacidade de utilizar convenientemente as ajudas e de aprender lnguas informalmente, no contexto da aprendizagem ao longo da vida. Uma atitude positiva implica uma apreciao da diversidade cultural e um interesse e curiosidade pelas lnguas e pela comunicao intercultural.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=62028

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1101&klang=pt&lang=pt

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    D E F I N I O

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/euroguide

    Eu melhorei verdadeiramente o meu domnio da lngua inglesa.Serena, de Itlia

    13

  • O eTwinning uma oportunidade para conhecer novas pessoas e melhorar o nosso ingls (...) e obriga-nos a falar em ingls. Penso que muito bonito conhecer novas culturas e novas pessoas.

    Xavier, de Espanha

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Moi, toi, lettres nousEste projeto centrou-se na criao de um romance epistolar digital, em que os alunos escreviam as suas cartas e as respostas s cartas dos seus colegas europeus. As cartas produzidas eram baseadas em temas escolhidos de entre o leque de assuntos que os alunos tm em comum. Os contedos escritos, por sua vez, foram ilustrados atravs de vdeos e de fotos.

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1106&klang=pt&lang=pt

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/moi_toi_lettres_a_nous

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=86896

    14

  • Opinio do perito

    Tal como afirmado na introduo a esta seco, muitos dos aspetos relacionados com o desenvolvimento da competncia na lngua materna so igualmente aplicveis aquisio de competncias numa lngua estrangeira. Para alm deste facto, existe toda a dimenso cultural de nos tentarmos colocar na pele de outra pessoa, para compreender os seus costumes, hbitos, modos de comportamento e sentido de humor, para no falar da sua arte, literatura e teatro. Porque haveramos de nos preocupar com isso? Porque compreender a lngua e a cultura de outra pessoa v-la como ela , eliminando os pontos de vista estereotipados e os preconceitos nacionais que, muitas vezes, abundam em determinadas circunstncias; sermos mais humanos, tolerantes e generosos.

    Euroguide proporciona um veculo perfeito para fazer exatamente isso, uma vez que os alunos trabalharam em conjunto para disponibilizarem um guia diferente, um guia escrito por jovens adolescentes para jovens adolescentes, que d a conhecer os aspetos culturais e sociais do seu pas, que tm eco junto dessa faixa etria. Os alunos envolvidos neste projeto tiveram a sorte de visitar as escolas de cada um e de se conhecerem, o que acrescentou uma dimenso especial ao seu trabalho.

    O outro projeto - Moi, toi, lettres nous - teve incio a partir de uma base muito mais intimista: os alunos constituram pares com os seus parceiros de projeto de outro pas e iniciaram a troca entre si de uma srie de cartas, escritas na lngua estrangeira escolhida, que, neste caso, foi o francs. medida que a correspondncia se ia desenvolvendo, o tema das cartas ia-se tornando mais pessoal, exprimindo as esperanas e as aspiraes dos jovens em causa.

    Para mim, o que ambos os projetos pem em destaque, no que respeita ao desenvolvimento de competncias de lngua estrangeira, o facto de existir uma real autenticidade na aprendizagem. A lngua torna-se em algo real, um meio para a comunicao real, e no apenas um conjunto de exerccios ocos num livro. A atitude dos alunos para com a aprendizagem de lnguas estrangeiras sofre uma mudana real, a partir do momento em que tm xito ao comunicar verdadeiramente com outros jovens, sobre os temas de vida que lhes dizem respeito.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    15

  • competncia matemtica e

    competncias bsicas em cincias

    e tecnologia

  • A. A competncia matemtica a capacidade de desenvolver e aplicar um raciocnio matemtico para resolver problemas diversos da vida quotidiana. Partindo de um slido domnio da numeracia, a nfase colocada no processo e na atividade, bem como no conhecimento. A competncia matemtica envolve, em graus diferentes, a capacidade e a vontade de aplicar os modos matemticos de pensamento (raciocnio lgico e espacial) e de representao (frmulas, modelos, construes, grficos, diagramas).

    B. A competncia em cincias refere-se capacidade e vontade de recorrer ao acervo de conhecimentos e metodologias utilizados para explicar o mundo natural, com o fim de identificar questes e de retirar concluses baseadas em evidncias.

    A competncia em tecnologia entendida como a aplicao desses conhecimentos e metodologias para dar resposta a desejos e necessidades humanas antes identificados. A competncia em cincias e tecnologia implica a compreenso das alteraes causadas pela atividade humana e a assuno da responsabilidade enquanto cidado individual.

    A. O conhecimento necessrio em matemtica pressupe um bom domnio dos nmeros, das medidas e das estruturas, das operaes fundamentais e das representaes matemticas bsicas, bem como a compreenso dos termos e conceitos matemticos e das questes s quais a matemtica pode dar respostas. Qualquer pessoa dever ter a capacidade para aplicar os princpios e processos matemticos bsicos em situaes da vida quotidiana, tanto em casa como no trabalho, e para seguir e avaliar cadeias de raciocnio. Qualquer pessoa dever ser capaz de efetuar um raciocnio matemtico, de compreender uma demonstrao matemtica, de comunicar em linguagem matemtica e de empregar as ferramentas auxiliares adequadas.

    B. Para a cincia e tecnologia, o conhecimento essencial compreende os princpios bsicos do mundo natural, os conceitos, princpios e mtodos cientficos fundamentais, a tecnologia e os produtos e processos tecnolgicos, bem como a compreenso das repercusses da cincia e da tecnologia na natureza. Estas competncias devero possibilitar s pessoas uma melhor compreenso dos avanos, das limitaes e dos riscos das teorias, aplicaes e tecnologia cientficas nas sociedades em geral (no contexto da tomada de decises e face aos valores, s questes morais, cultura, etc.). As aptides incluem a capacidade de utilizar e manusear ferramentas tecnolgicas e mquinas, bem como dados cientficos, para atingir um objetivo ou para se ser conduzido a uma deciso ou concluso fundamentada. Os indivduos devero ser capazes de reconhecer as caractersticas essenciais da investigao cientfica e de ter a capacidade de comunicar as concluses e o raciocnio que lhes esto subjacentes.

    D E F I N I O

    17

  • Eu gostava de ter tido aulas de matemtica divertidas como estas, quando andava na escola! Uma forma muito criativa de olhar para aspetos matemticos, relacionando-os com temas da vida real, que primeira vista poderiam parecer to distantes da matemtica, quanto a culinria ou a poesia lrica. O Jri Europeu

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    SOHO: Sunspots Online Helios Observatory

    ATOM: A Taste of Maths

    Projeto de Astronomia sobre a observao de manchas solares em vrios locais na Europa para sabermos como evitar o mau tempo e podermos tirar fotografias com a maior frequncia possvel. Os alunos iro obter conhecimentos sobre o Sol enquanto estrela e centro do nosso Sistema Solar.

    O projeto tem como pblico alvo alunos com idades entre os 12 e os 16 anos. A lngua de trabalho o ingls. A durao do projeto de seis meses. O objetivo do projeto consiste em aumentar a motivao e o interesse dos alunos pela matemtica, para estimular o seu esprito de investigao e a sua curiosidade, atravs da combinao de contedos matemticos comuns do currculo com aspetos da vida do dia a dia, em diferentes partes da Europa, utilizando objetos concretos bem como representaes de conceitos matemticos. Pretende-se tambm facilitar a compreenso mtua, atravs da obteno de conhecimentos sobre os contextos histricos e culturais em que os parceiros vivem.

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/soho

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=32737

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=38463

    Vdeo sobre o projeto: http://youtu.be/zdsW_pk_uCQ

    Vdeo: http://youtu.be/a0irY9WP5ME

    O projeto est bem estruturado e mostra claramente o processo de planeamento comum levado a efeito pelos parceiros. Poderiam ser acrescentados muitos outros pontos positivos: possibilidade de auto-reflexo para os alunos, integrao curricular e promoo do projeto atravs de um blog de projeto. O Jri Europeu

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=741&klang=pt&lang=pt

    Tambm aprendemos a reconhecer a matemtica numa rvore, numa igreja.

    Aluna italiana

    Blog: http://atasteofmaths.blogspot.be/

    A prioridade (do projeto) era mostrar-lhes que a matemtica algo mais do que um manual aborrecido e que pode ser um mundo de criatividade. Professor de matemtica, de Itlia

    18

  • Opinio do perito

    Estas duas competncias so frequentemente as que mais resistncia provocam nos alunos em contextos educativos formais, em especial em jovens do sexo feminino; no entanto, constituem a base de todos os nossos desenvolvimentos nos domnios da engenharia, medicina, tecnologia, comercial e de produo. Em termos mais prticos, a incapacidade de executar clculos com nmeros uma restrio severa para lidar com compras, com o planeamento de um oramento simples, com a gesto monetria bsica. A incapacidade de compreender os conceitos cientficos bsicos coloca-nos tambm numa posio mais fraca quando se trata de compreender, por exemplo, como funciona o sistema eltrico l em casa, porque a gua um recurso to precioso etc. O desenvolvimento destas duas competncias ajuda os alunos a compreenderem de forma mais aprofundada o ambiente natural em que vivem e as formas como as operaes de clculo podem ter impacto sobre suas vidas dirias.

    Mais uma vez gostaria de salientar o facto de os exemplos de projetos desta seco alicerarem a aprendizagem dos alunos neles envolvidos em situaes em que a aprendizagem se torna real e concreta. Tomemos o projeto ATOM, A Taste of Maths, por exemplo, que explora a matemtica numa mirade de formas que vo desde olhar para os nmeros de Fibonacci para criar poemas baseados na sequncia, a uma caa s fraes por toda a Web. Os alunos analisaram tambm a forma como a matemtica pode ser vista e compreendida nos objetos e edifcios nossa volta, nas rvores, nas igrejas, nas janelas, nos padres que existem por toda a parte.

    De igual modo, no projeto SOHO, Sunspots Online - Helios Observatory, os alunos foram envolvidos em atividades reais, medindo as manchas solares e tentando rastrear o efeito que a sua ocorrncia tinha sobre o ambiente local, etc. Para alm dessas atividades, o projeto trouxe o mundo dos cientistas para a sala de aula, atravs da organizao de videoconferncias com especialistas neste domnio, o que constituiu uma rara oportunidade para os alunos se envolverem direta e informalmente com cientistas verdadeiros.

    O que eu mais gosto nestes dois projetos que eles desmistificam duas reas face s quais os alunos frequentemente desenvolvem um bloqueio mental ou de atitude. A forma como estes projetos abordam os temas permite que os alunos compreendam a realidade do assunto tratado e que entendam e apreciem o aprofundamento, quer dos seus conhecimentos e capacidades de observao e anlise, quer das suas competncias.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    SOHO: Sunspots Online Helios Observatory

    19

  • competncia digital

  • A competncia digital envolve a utilizao segura e crtica das tecnologias da sociedade da informao (TSI) no trabalho, nos tempos livres e na comunicao. sustentada por capacidades bsicas em TIC: o uso do computador para obter, avaliar, armazenar, produ-zir, apresentar e trocar informao, e para comunicar e participar em redes colaborativas atravs da Internet.

    Conhecimentos, capacidades e atitudes essenciais relacionadas com esta competncia:

    A competncia digital exige uma boa compreenso e conhecimento da natureza, do pa-pel e das oportunidades criadas pelas TSI, em situaes do quotidiano: na vida pessoal e social, bem como no trabalho. Nesses conhecimentos incluem-se as principais aplicaes informticas como processadores de texto, folhas de clculo, bases de dados, armazena-mento e gesto de informao. Esses conhecimentos englobam, ainda, a compreenso das oportunidades e dos riscos potenciais da Internet e da comunicao por meios eletrnicos (correio eletrnico, ferramentas de rede) para o trabalho, os tempos livres, a partilha de informao e a colaborao em rede, a aprendizagem e a investigao. A competncia di-gital implica tambm uma compreenso do potencial das TSI para apoiar a criatividade e a inovao, e a conscincia das questes ligadas validade e fiabilidade da informao disponvel e aos princpios jurdicos e ticos ligados ao uso interativo das TSI.

    Entre as aptides necessrias contam-se: a capacidade de investigar, coligir e processar infor-mao e de a utilizar de forma crtica e sistemtica, avaliando a sua pertinncia e distinguin-do o real do virtual, embora reconhecendo as ligaes entre ambos. Os indivduos devem ser capazes de utilizar as ferramentas para produzir, apresentar e compreender informaes complexas e para aceder, pesquisar e usar servios baseados na Internet. Devero tambm ser capazes de usar as TSI para apoiar o raciocnio crtico, a criatividade e a inovao.

    O uso das TSI exige uma atitude crtica e de reflexo face informao disponvel e uma utilizao responsvel dos meios interativos. O interesse em participar em comunidades e redes para fins culturais, sociais e/ou profissionais contribui tambm para o reforo desta competncia.

    D E F I N I O

    Talking picturesOs nossos alunos descobrem as semelhanas e as diferenas entre as nossas culturas, utilizando fotografias e criando um dilogo entre os pases participantes.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=90487

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1110&klang=pt&lang=pt

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Os temas escolhidos, bem como as muitas atividades colaborativas e criativas (por exemplo, uma histria colaborativa utilizando sinais de trnsito de diferentes pases; utilizao das TIC) foram extremamente bem organizadas e planeadas, de acordo com a idade dos alunos. O Jri Europeu

    21

  • P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Stories in HistoryO nosso projeto baseia-se principalmente na disciplina de Histria. O nosso trabalho centra-se nas experincias das crianas durante a Segunda Guerra Mundial. Os nossos alunos utilizam o ingls para comunicar e as ferramentas TIC para trocar e partilhar documentos, para escrever e falar uns com os outros (chats, emails ...) alm disso, iro refletir sobre formas criativas de trabalharem em conjunto.

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/stories_in_history

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=86101

    O projeto Stories in History um exemplo muito bom de como implementar o trabalho de

    projeto internacional para dar nova vida a um assunto aparentemente esgotado!

    O Jri Europeu

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1109&klang=pt&lang=pt

    Melhorei as minhas competncias informticasSerena, da Itlia

    22

  • Opinio do perito

    , de certa forma, uma evidncia dizer que vivemos num mundo verdadeiramente digital, que est sempre ligado. Ficamos ansiosos se no conseguimos ligar-nos para verificar uma notcia, procurar um restaurante nas proximidades ou, simplesmente, verificar as nossas contas do Facebook. No entanto, e apesar de estarmos permanentemente a utilizar todos estes recursos, quanto tempo despendemos a refletir ativamente sobre a forma como o fazemos, quo fivel a informao que nos transmitem, quo responsveis deveramos ser quando publicamos comentrios ou fotografias relacionados com a vida social do um nosso amigo? A viso de futuro a Internet das Coisas, em que todos os sistemas que atualmente controlam o nosso mundo se interligaro para que a informao de um controle as reaes de outro. Numa recente apresentao na Estnia, Jrgo-Sren Preden, Chefe do Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias Pr-ativas, da Universidade Tecnolgica de Talin, deu o exemplo da mquina de caf de cozinha, que capta os sinais sensoriais de quem a est a utilizar, verifica a informao na base de dados mdicos, processa toda a informao e produz uma chvena de caf, contendo apenas a quantidade de cafena adequada ao estado de sade da pessoa.

    Num mundo assim, os jovens precisam certamente de desenvolver competncias, no apenas para conseguirem interpretar a informao digital ao seu redor, mas tambm para tratarem e manipularem o material digital; para refletirem criticamente sobre a sua aplicao; para serem capazes de analisar a sua fiabilidade, e para o controlar, em vez de serem controlados por ele.

    Este processo deve comear o mais cedo possvel na vida de uma criana e o projeto Talking pictures possibilitou exatamente isso. O projeto trabalhou com alunos dos primeiros anos do ensino primrio, que utilizaram a fotografia como a linguagem para comunicar e interpretar as histrias que queriam contar; utilizaram, ainda, a modelagem, a animao stop motion e o vdeo. Os jovens alunos aprenderam que as coisas no so sempre como parecem e que as fotos podem ser manipuladas para mostrar diferentes pontos de vista. Aprenderam a interpretar os sinais e os smbolos e produziram um dicionrio vdeo de palavras e expresses populares no respetivo idioma.

    O outro projeto, Stories in History, debruou-se sobre a vida durante a 2. Guerra Mundial, a partir da opinio expressa nos relatos de vrias testemunhas. Isto permite verdadeiramente que os alunos percebam que a informao varivel, que depende do ponto de vista ou da inteno da pessoa que a produz, que a informao pode ser utilizada de vrias formas, para diversas finalidades.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    23

  • aprender a aprender

  • Aprender a aprender a capacidade de iniciar e prosseguir uma aprendizagem, de organizar a nossa prpria aprendizagem, inclusive atravs de uma gesto eficaz do tempo e da informao, tanto individualmente como em grupo. Esta competncia implica tambm a conscincia do nosso prprio processo de aprendizagem e das nossas necessidades, identificando as oportunidades disponveis e a capacidade de ultrapassar os obstculos para uma aprendizagem bem sucedida. Esta competncia significa adquirir, processar e assimilar novos conhecimentos e aptides, bem como procurar e utilizar aconselhamento. Aprender a aprender obriga os aprendentes a apoiarem-se nas experincias de vida e de aprendizagem anteriores, a fim de utilizarem e de aplicarem os novos conhecimentos e aptides em contextos variados: em casa, no trabalho, na educao e na formao. A motivao e a confiana so elementos cruciais para a competncia individual.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais relacionados com esta competncia:

    Sempre que a aprendizagem se orientar para um determinado trabalho ou para objetivos de carreira, o indivduo deve conhecer as competncias, os conhecimentos, as aptides e as qualificaes exigidos. Em qualquer dos casos, aprender a aprender exige que o indivduo conhea e compreenda as suas estratgias de aprendizagem preferidas, os pontos fortes e fracos das suas aptides e qualificaes, e que seja capaz de procurar as oportunidades de educao e de formao, a orientao e/ou apoio disponveis. Aprender a aprender exige, em primeiro lugar, a aquisio das competncias bsicas fundamentais, tais como a literacia, a numeracia e as TIC, necessrias para continuar a aprender. Apoiando-se nestas competncias, o indivduo deve ser capaz de encontrar, adquirir, processar e assimilar novos conhecimentos e aptides. Tal exige uma gesto eficaz da sua prpria aprendizagem, da sua carreira e da sua atividade profissional, e, em particular, a capacidade de prosseguir na aprendizagem, de se concentrar durante perodos prolongados e de refletir criticamente no propsito e nos objetivos da aprendizagem. O indivduo dever ser capaz de dedicar tempo a aprender de maneira autnoma e com autodisciplina, mas tambm a trabalhar colaborativamente, como parte do processo de aprendizagem, tirando partido das vantagens de um grupo heterogneo, e a partilhar os conhecimentos adquiridos. Deve ser capaz de organizar a sua prpria aprendizagem, de avaliar o seu prprio trabalho e de pedir conselhos, informao e apoio, sempre que necessrio.

    Uma atitude positiva pressupe motivao e confiana para prosseguir e ter sucesso na aprendizagem ao longo da vida. Uma atitude aberta resoluo de problemas favorece no s a aprendizagem, mas tambm a capacidade do indivduo para lidar com obstculos e mudanas. Fatores essenciais de uma atitude positiva so: a vontade de aplicar experincias de vida e de aprendizagem anteriores e a curiosidade em procurar oportunidades de aprender e aplicar os novos conhecimentos em contextos de vida variados.

    D E F I N I O

    25

  • P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Reporting without borders

    LYPS

    Os alunos cooperam para escrever uma e-magazine: selecionam alguns temas que gosta-riam de investigar, entrevistam os seus parceiros europeus para conhecerem as suas opinies sobre o tema e, em seguida, organizam as informaes recolhidas e escrevem os seus artigos.

    O principal objetivo deste projeto consiste em explorar o potencial dos alunos e descobrir os seus talentos. Ajudar as crianas a descobrir aquilo em que so boas promove uma au-toestima saudvel e essencial para o seu sucesso futuro. As crianas precisam de experi-mentar muitas coisas antes de se fixarem num conjunto de aptides que envolvem as suas prprias capacidades. Por essa razo, crimos oportunidades para que as crianas possam explorar diferentes objetos, atividades e pessoas. Depois de uma breve fase introdutria, or-ganizmos um concurso. Os nossos alunos constituem-se em equipas internacionais com membros de todos os parceiros, trabalhando em cooperao e com um manifesto interesse na sua prpria aprendizagem, bem como na dos outros. As equipas jogam, desempenham tarefas, partilham as suas descobertas e advogam-se mutuamente, celebrando o sucesso uns dos outros e aprendendo a trabalhar em conjunto, independentemente das suas ori-gens tnicas. A Web 2.0 est no centro da nossa comunicao e cooperao.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=41236

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=82576

    O produto final, a e-Magazine, de alta qualidade. Os alunos executaram uma tarefa claramente abrangente, e todas as subtarefas se relacionaram entre si com o objetivo final de escrita de uma e-magazine. Os grupos foram formados por equipas internacionais de alunos, o que resultou numa verdadeira colaborao entre alunos de diferentes pases. A e-Magazine um produto final bem elaborado e que se encontra disponvel para outras escolas poderem usar como material. O Jri Europeu

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=781&klang=pt&lang=pt

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1105&klang=pt&lang=pt

    aquilo de que mais gostei foi de trabalhar numa equipa(...) Rebecca, de Malta

    O Fakebook uma das atividades em que trabalh-mos. parecido com o Facebook, mas descreve a vida de pessoas famosas. Aluno polaco

    mais dinmico e queremos trabalhar mais Delphine, da Blgica

    O projeto revelou a paixo e o talento de todos os alunos.Professora da Grcia

    Vdeo sobre o projeto: http://bit.ly/1sNSm9U

    Vdeo sobre o projeto: http://youtu.be/o673QpF38rE

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/reporting_without_borders

    26

  • Opinio do perito

    Na minha opinio, esta pode ser uma das competncias mais difceis de se desenvolver de forma duradoura no nosso atual sistema de educao formal, particularmente no ensino secundrio, onde o tempo dos alunos dominado por exames e por todas as restries curriculares, e pela presso que tudo isto exerce sobre alunos e professores. Os alunos so muitas vezes afastados da aprendizagem, muitos deles a ponto de abandonarem a educao formal por completo, frequentemente sem a aquisio de literacia bsica, a verdadeira pedra angular desta competncia. Ento, como envolver os alunos, como conseguir que adquiram a paixo pela descoberta e pela aprendizagem, e no por causa de um exame que tm de fazer?

    Muitos dos projetos no eTwinning lidam com este desafio, tendo como pano de fundo o conceito de inteligncias mltiplas, desenvolvido por Howard Gardner. Os professores trabalharam com base no princpio de que o alunos trabalham melhor e aprendem de forma mais eficaz quando esto a seguir algo que lhes interessa e que lhes apresentado de uma maneira que coerente com o seu estilo de aprendizagem. Por essa razo, em vez de um texto denso numa pgina, a informao contm imagens, cor, som, objetos para manipular, etc.

    Penso que o projeto, Let Your Passion Shine (LYPS) tem a resposta ideal para o desenvolvimento desta competncia. Envolveu alunos bastante jovens, com idades entre 9 e os 11 anos. Tal como sugerido pelo ttulo, o trabalho do projeto permitiu-lhes explorar os assuntos que lhes interessavam e desenvolver as suas aptides e, ao mesmo tempo, permitiu-lhes sentirem-se profundamente envolvidos no projeto. Havia uma grande variedade de temas e de tarefas, apresentados de maneira divertida, criativa e inovadora.

    Se olharmos para o espao de trabalho deste projeto, encontraremos uma gama de tpicos que vai das artes e msica histria, cincias e matemtica. Os estudantes tiveram que explorar cada assunto, decidir qual a rea de que mais gostavam e, em seguida, trabalhar integrados numa equipa internacional, para definir desafios para todo o grupo. Durante este processo, os alunos aprenderam a desenvolver as suas prprias ideias e a trabalhar tirando partido dos seus prprios pontos fortes.

    O outro projeto, Reporting without Borders, permitiu tambm aos alunos a escolha de temas que lhes fossem prximos, o que resultou numa revista online animada e envolvente, que demonstra claramente o empenho dos alunos envolvidos. Mais uma vez, este projeto demonstra a aquisio de competncias sociais por parte destes jovens alunos, a escolha editorial, a expresso e organizao criativa do espao grfico e, ainda, a capacidade para trabalhar em equipa.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    27

  • competncias sociais e cvicas

  • Estas competncias incluem as competncias pessoais, interpessoais e interculturais, e abrangem todas as formas de comportamento que permitem ao indivduo participar de forma eficaz e construtiva na vida social e laboral, em particular em sociedades cada vez mais heterogneas, e resolver conflitos quando necessrio. As competncias cvicas permitem ao indivduo participar plenamente na vida cvica, com base no conhecimento dos conceitos e das estruturas sociais e polticas e numa participao cvica ativa e democrtica.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais relacionadas com esta competncia:

    A. As competncias sociais esto ligadas ao bem-estar pessoal e coletivo, que exige a compreenso da forma como o indivduo pode assegurar um estado ideal de sade f-sica e mental, no s para si prprio, como para a sua famlia e para o seu ambiente social imediato, e da forma como um estilo de vida so pode contribuir para esse fim. Para uma participao interpessoal e social bem sucedida, indispensvel entender os cdigos de conduta e de boas maneiras, geralmente aceites em diferentes sociedades e meios (no trabalho, por exemplo). igualmente importante conhecer os conceitos bsicos relacio-nados com o indivduo, grupos, organizaes de trabalho, igualdade de gnero e no discriminao, sociedade e cultura. essencial entender as dimenses multicultural e s-cio-econmica das sociedades europeias e o modo como a identidade cultural nacional interage com a identidade europeia.

    As aptides essenciais desta competncia incluem a capacidade de comunicar de maneira construtiva em diferentes meios, de demonstrar tolerncia, de expressar e entender pontos de vista diferentes, de negociar, inspirando confiana, e de suscitar empatia. Os indivduos devero saber lidar com o stresse e com a frustrao, saber exprimir estes sentimentos de forma construtiva, e ser capazes de distinguir entre a esfera privada e a esfera profissional. A competncia baseia-se numa atitude de colaborao, de assertividade e de integridade. importante que o indivduo se interesse pela evoluo scio-econmica e pela comuni-cao intercultural, que valorize a diversidade dos valores e respeite os outros, e que esteja preparado para vencer preconceitos e aceitar compromissos.

    B. As competncias cvicas baseiam-se no conhecimento das noes de democracia, justia, igualdade, cidadania e direitos cvicos, incluindo a forma como estas esto enunciadas na Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia e nas declaraes internacionais, e como so aplicadas pelas diferentes instituies a nvel local, regional, nacional, europeu e internacional.

    Pressupem o conhecimento de acontecimentos contemporneos, bem como dos principais eventos e tendncias da histria nacional, europeia e universal. Alm disso, deve igualmente ser desenvolvida a conscincia dos objetivos, dos valores e das polticas dos movimentos sociais e polticos. So igualmente essenciais o conhecimento da integrao europeia e das estruturas da UE, dos seus principais objetivos e valores, e a conscincia da diversidade e das identidades culturais na Europa. As aptides prprias da competncia cvica esto relacionadas com a capacidade de o indivduo se relacionar efetivamente com os outros, no domnio pblico, e de demonstrar solidariedade e interesse em resolver problemas que afetam a comunidade local ou alargada. As competncias cvicas implicam uma reflexo crtica e criativa e uma participao construtiva em atividades da comunidade ou de proximidade, assim como a tomada de deciso a todos os nveis, desde o nvel local e nacional at ao nvel europeu, nomeadamente atravs da participao em eleies.

    D E F I N I O

    29

  • P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Getting closerUm projeto de troca de correspondncia postal, que aproxima as crianas umas das outras, das suas vidas dirias, dos seus pases e culturas, usando o email, o chat, gravaes de udio e vdeo, apresentaes em PowerPoint e lbuns de fotografias. As crianas so divididas em 5 grupos de nacionalidades mistas, que competem em jogos diferentes, ao longo de todo o ano letivo. Cada equipa um meio de transporte que viaja ao encontro da outra: a metade espanhola da equipa a partir de La Palma, e a metade finlandesa a partir da Finlndia. Quanto mais pontos obtiverem, mais longe viajam, at que se encontrem em algum lugar na Europa. A equipa que se reunir em primeiro lugar a vencedora.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=17998

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=581&klang=pt&lang=pt

    A maior conquista foi o facto de se ter tornado natural para os alunos estar em contacto com os parceiros.Professora finlandesa

    Aprendemos muito ao nos apercebermos das diferenas. http://youtu.be/BppZe5OTBow

    Prof. Bob Fryer

    Os meus pais acharam o eTwinning muito interessante e perceberam que oferece muitas oportunidades. Delphine, da Blgica

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/o0CmeNBRmuA

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/getting_closer

    O pleno respeito pelos direitos humanos, nomeadamente o do princpio da igualdade, base da democracia, e a apreciao e compreenso das diferenas entre os sistemas de valores dos diferentes grupos religiosos ou tnicos, constituem elementos base para uma atitude positiva. Significa isto manifestar um sentimento de pertena a uma localidade, a um pas, Unio Europeia ou Europa em geral e ao mundo, e o desejo de participar na tomada de decises democrticas a todos os nveis. Pressupe ainda que se demonstre sentido de responsabilidade e que se manifeste compreenso e respeito pelos valores comuns necessrios para assegurar a coeso da comunidade, tal como o respeito pelos princpios democrticos. Uma participao construtiva pressupe, ainda, o empenho em atividades cvicas, o apoio diversidade e coeso sociais e ao desenvolvimento sustentvel, e a total disponibilidade para respeitar os valores e a vida privada dos outros.

    D E F I N I O

    30

  • Rainbow villageUma nao arco-ris, em paz consigo mesma e com o mundo, Nelson Mandela. Que tal fazer parte da nossa aldeia arco-ris, onde alunos da Eslovquia, Frana, Grcia, Itlia, Polnia, Reino Unido, Romnia e Turquia vo aprender a viver juntos e a partilhar as suas experincias? As lnguas utilizadas so o ingls e o francs. Recorrendo plataforma eTwinning, os alunos comeam por se conhecer uns aos outros, discutem temas da vida quotidiana e comparam os seus costumes com os dos seus pares europeus. Estes dados sero ento usados para criar uma aldeia virtual que uma mistura de culturas, onde os alunos 1) assumem novas identidades (descrio fsica, carter, o que gostam e o que no gostam ...), 2) descrevem a sua aldeia ideal, 3) decidem sobre um emblema, um hino nacional e leis comuns. Os participantes reagem em relao a eventos que possam ocorrer nesta aldeia, interagindo entre si. A sua criao recolhida num blog especialmente concebido para o projeto. Os alunos podem comunicar atravs de emails ou de videoconferncia. Em paralelo, ser disponibilizado aos alunos material de ensino (com um foco especial sobre o ensino de estratgias cognitivas e meta-cognitivas) numa plataforma de aprendizagem da Universidade de Nancy ou no espao virtual do eTwinning. Por ltimo, professores e alunos partilham as suas opinies sobre o projeto.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=58043e

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=961&klang=pt&lang=pt

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/h5u8AYQlFiQ

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/rainbow_village

    P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Aprendi a apresentar-me s eleies para presidente da autarquia, aprendi a tra-balhar em grupo com os meus colegas

    Aluno francs

    O projeto mostrou-lhes que, com pequenas coisas, se podem alcanar grandes coisas. Deu-lhes uma viso positiva sobre eles prprios e sobre a sua escola

    Professora francesa

    31

  • Health4lifeNos seres humanos, sade significa uma boa condio da mente, do corpo e do esprito de uma pessoa, ou seja, estar livre de qualquer doena, leso ou dor. A sade no s se mantm e se melhora atravs dos avanos e da aplicao das cincias da sade, como tambm atravs do esforo e da opo por estilos de vida inteligentes, por parte do indivduo e da sociedade. O estilo de vida dos adolescentes de hoje mudou muito comparado com o de h 50 anos atrs, quando o interesse que dedicavam aos estudos, a atividades desportivas e a outras atividades quotidianas e de lazer era bastante superior. Hoje vive-se uma nova fase em que os adolescentes parecem s pensar em festas, em beber, fumar, consumir drogas e em prazeres sexuais.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?fuseaction=app.project&pid=79799&lang=pt

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/kit/health4life

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/GS-ZasD9zEw

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/health4life

    Temos aqui exemplos de atividades eTwinning para preparao de exames e de integrao no currculo, muito bem implementadas, tornando tudo divertido sem se dar por isso.

    O Jri Europeu

    Agora recebo informao e materiais de aprendizagem de toda a Europa, de diferentes professores. Paulien, professora de biologia, Holanda

    Uma vez eu estava doente e fiquei em casa, mas, ainda assim, participei na videocon-ferncia.

    Aluno da Holanda

    Sempre que algo correu mal, rimo-nos disso em conjunto e no houve problema.

    Aluna da Holanda

    Gosto de cincias porque aprendemos muitas coisas novas acerca da natureza e divertimo-nos imenso.

    Maria, da Romnia

    Gostei tambm muito das experincias que fizemos, porque tivemos de as traduzir para ingls, utilizando termos tcnicos que eram mais cientficos e no tanto do tipo de linguagem que utilizamos no dia a dia. Aluno da Itlia

    32

  • Opinio do perito

    Esta uma competncia-chave muito complexa, que abrange uma mirade de diferentes as-petos, que vo desde o desenvolvimento da compreenso da sade e bem-estar e dos fato-res que promovem uma vida saudvel, capacidade de entender os cdigos de conduta que nos permitem viver na nossa sociedade de forma produtiva e construtiva, tornando possvel que as decises que tomamos como indivduos e grupos resultem em benefcio de todos.

    Tudo isto est intimamente relacionado com a noo de direitos e responsabilidades. No mundo atual, colocada muita nfase nos direitos das pessoas: direito de voto, direito ao usufruto de bons servios, direito a um padro de vida decente, etc. No entanto, de mos dadas com todos os direitos, caminha a responsabilidade pela utilizao correta dos mes-mos, sem maltratar ou tirar proveito dos outros, no exerccio de tais direitos. Por sua vez, este facto est ligado forma como encaramos o nosso lugar na sociedade, quer nos sintamos valorizados e reconhecidos, quer maltratados e oprimidos. Coloca em destaque a interliga-o da reao humana em cadeia, em termos de causa e efeito; somos dependentes uns dos outros, estamos a construir uma sociedade em conjunto, somos todos responsveis pelas nossas aes, sejam elas grandes ou pequenas, dentro dessa sociedade.

    Health4life foi um projeto que se focou no desenvolvimento de uma compreenso da sade e do bem-estar e dos fatores que promovem uma vida saudvel. No projeto, os alunos foram incentivados a considerar o comportamento quotidiano dos jovens em relao a questes como o tabagismo, o consumo de drogas, as prticas sexuais e o consumo de lcool. Com este fim, realizaram inquritos entre os seus pares e fizeram experincias laboratoriais sobre os efeitos de vrias substncias no corpo. Este trabalho est muito bem documentado no TwinSpace do projeto e ficamos com uma noo muito real do quanto eles aprenderam sobre como importante tratar o nosso corpo com cuidado. Penso que este tambm um bom exemplo de como um projeto pode incorporar vrias competncias ao mesmo tempo. Este projeto mostra, por exemplo, como as competncias em matemtica e em cincias podem ser abordadas pelos alunos de forma concreta e no terica. Na verdade, o projeto promoveu tambm o esprito de iniciativa e a competncia de empreendedorismo, na for-ma como desafia os alunos a pensar por si prprios e a fazer os seus prprios julgamentos.

    Para mim, o outro projeto nesta seco The Rainbow village representa um exemplo perfeito de como abordar a tarefa de desenvolver nos jovens a compreenso da natureza complexa desta competncia social e cvica.

    O projeto envolveu alunos do ensino bsico, com idades entre os 12 e os 15 anos, que tive-ram de imaginar que viviam num mundo apocalptico, em que tudo o que tinham conheci-do tinha sido destrudo. Tiveram de se concentrar em reconstruir as suas vidas e a sociedade na sua recm-criada Vila do Arco-ris. O TwinSpace para este projeto pe em destaque as inmeras tarefas que os alunos realizaram, desde decidirem a melhor localizao para a sua aldeia, at elaborao das regras que regiam a sua sociedade e realizao de eleies em tempo real. Foram incentivados a pensarem profundamente sobre questes sociais e de jus-tia e a refletirem sobre os direitos e responsabilidades dos cidados e dos seus governantes. Deram liberdade total a todos os seus poderes de criatividade, anlise e apreciao, bem como a aprender a apresentarem-se numa situao pblica.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    33

  • esprito de iniciativa e em-

    preendedorismo

  • O esprito de iniciativa e o empreendedorismo referem-se capacidade de os indivduos transformarem ideias em atos. Compreendem a criatividade, a inovao e a assuno de riscos, bem como a capacidade de planear e gerir projetos para alcanar objetivos. Esta competncia til aos indivduos, no s na vida de todos os dias, em casa e na sociedade, mas tambm no local de trabalho, porque os torna conscientes do contexto do seu trabalho e capazes de aproveitar as oportunidades. Serve de base aquisio de outras aptides e conhecimentos mais especficos de que necessitam os que estabelecem uma atividade social ou comercial ou para ela contribuem. Deveria incluir a sensibilizao para os valores ticos e o fomento da boa governao.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais relacionados com esta competncia:

    Nos conhecimentos necessrios incluem-se a capacidade de reconhecer as oportunidades existentes para o lanamento de atividades pessoais, profissionais e/ou empresariais, incluindo questes de mbito mais global, que determinam o contexto em que as pessoas vivem e trabalham, como sejam uma compreenso alargada do funcionamento da economia e as oportunidades e os desafios com que se deparam um empregador ou uma organizao. Os indivduos devem tambm estar conscientes da posio tica das empresas e de como estas podem constituir uma fora positiva, por exemplo, atravs do comrcio justo ou atravs da responsabilidade social empresarial.

    As aptides dizem respeito gesto dinmica de projetos (que envolvem, por exemplo, capacidades de planeamento, organizao, gesto, liderana e delegao, anlise, comunicao, balano, avaliao e registo), representao e negociao eficazes e capacidade de trabalhar tanto individualmente como em colaborao no seio de uma equipa. essencial ter o discernimento para identificar os nossos prprios pontos fortes e pontos fracos e para avaliar e assumir riscos, quando tal se justifique.

    Uma atitude de esprito empreendedor caracteriza-se pela capacidade de iniciativa, dinamismo, independncia e inovao, tanto na vida privada e social, como no trabalho. Inclui tambm motivao e determinao para cumprir objetivos, sejam eles metas pessoais ou objetivos partilhados com outros, inclusive no trabalho.

    D E F I N I O

    35

  • P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    Photography as a pedagogical tool

    BELL, Business Economic, Language Learning

    Este um projeto Comenius/eTwinning com dois anos de durao, com uma abordagem aprendizagem orientada para a ao. Pede-se aos alunos que peguem nas suas mquinas fotogrficas e saiam para observar o mundo que os rodeia, procura de ligaes entre os contedos de aprendizagem abordados nas suas aulas e a realidade circundante. A mqui-na fotogrfica e a fotografia tornam-se elementos de apoio do processo de aprendizagem. Os alunos transformam conceitos e ideias em fotografias e criam slideshows que so parti-lhados atravs da plataforma eTwinning do projeto, para que outros parceiros as traduzam por palavras. Publicam uma revista, um manual e um stio web que apresenta sugestes pedaggicas com exemplos prticos e exemplos de resultados. Durante as deslocaes dos alunos realiza-se um torneio desportivo complementar (Basquetebol, Corfebol, shotball, an-debol, futebol) que envolve os parceiros, divididos em equipas formadas aleatoriamente por alunos dos pases participantes. As regras dos jogos podem variar de acordo com a deciso dos parceiros. Com esta atividade promove-se um jogo sem vencedores nem vencidos.

    Este projeto tem como ponto focal o ensino e aprendizagem de lnguas, mais especificamente vocabulrio do mundo dos negcios e da economia, abrangendo escolas da Alemanha, ustria, Espanha, Islndia, Luxemburgo e Repblica Checa. Servir de plataforma para um projeto Comenius.

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=54616

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?fuseaction=app.project&pid=36261&lang=pt

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=1107&klang=pt&lang=pt

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/bell

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/photography_pedagogical_tool

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/WMnhQMeh_cM

    O eTwinning ajuda-me a ter um melhor desempenho no meu dia a dia, porque me possibilita que comunique com pessoas de outros pases. Aluno da Litunia

    um timo exemplo de trabalho de equipa entre os professores para a produo de um projeto que no s pedagogicamente relevante, como tambm envolvente para os seus alunos. O projeto permitiu que os alunos aprendessem de uma forma mais motivadora, envolvente e criativa, produzindo ao mesmo tempo muitos recursos teis. O Jri Europeu

    36

  • Opinio do perito

    Para mim, este conjunto de competncias implica pro-atividade por parte das pessoas e no passividade; para incentivar a pro-atividade temos que capacitar os nossos jovens para que sejam analticos, curiosos, inquiridores; para que se ergam e assumam a responsabilidade pelas suas vidas e aes e para que faam as coisas acontecer e no fiquem espera que elas aconteam.

    O mundo em que vivemos tende a promover a passividade e a superficialidade mais que a pro-atividade. J me referi ao sound bite de trs minutos de informao, que nos d um relato superficial da situao sem incentivar uma reflexo mais profunda ou uma anlise. Tomemos formas populares de entretenimento que abundam, como ver televiso ou jogar jogos de computador, por exemplo. Estas tendem a ser em grande medida atividades totalmente passivas, que no refletem a realidade nem promovem a reflexo. O mundo real do local de trabalho e dos negcios est, muitas vezes, longe da experincia de um aluno no ambiente escolar tradicional, o que nem sempre promove uma abordagem pr-ativa na sua vida de estudante.

    Felizmente, h sempre excees! No projeto BELL, Business Economic, Language Learning, os alunos no s procuraram melhorar o seu ingls empresarial, como tambm investigar o conceito de Comrcio Justo no mundo dos negcios e no trabalho. Durante o projeto, os alunos investigaram aspetos como a forma como funciona globalmente e localmente o comrcio justo; como o dinheiro ganha o seu valor; como produzir bens e servios em pequenas empresas; como realizar estudos sobre modelos de negcio e coloc-los em prtica. A aprendizagem tornou-se para eles real, quando montaram uma empresa e negociaram uns com os outros em bens reais. Se visitarem o TwinSpace (http://new-twinspace.etwinning.net/web/p36261/welcome), compreendero quo longe chegou este projeto na promoo do princpio deste Conceito-Chave.

    A segunda exceo, vemo-la no projeto the Pizza business across Europe. Aqui a tarefa foi no s investigar as origens de um prato que se tornou um alimento bsico em todo o mundo, mas procurar os parmetros de criao de uma empresa para a produo de pizzas. Os alunos desenvolveram modelos de negcios, entrevistaram proprietrios de empresas de pizzas e desenvolveram as suas prprias receitas com base em pesquisa de mercado feita com os seus pares. Todo o projeto um excelente exemplo de como os alunos desenvolvem uma perceo de como funciona, na prtica, um negcio e de como podem desenvolver uma ideia com a sua prpria iniciativa.

    Entrevista professora: https://www.youtube.com/watch?v=z_NiYi3U9HM

    http://pizzacrosseuropetorneo.blogspot.ie/

    http://www.pizzabusiness.altervista.org/

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    37

  • sensibilidade e expresso

    culturais

  • Apreciao da importncia da expresso criativa de ideias, experincias e emoes num vasto leque de suportes de comunicao, incluindo a msica, as artes de palco, a literatura e as artes visuais.

    Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais relacionadas com esta competncia:

    O conhecimento cultural inclui a sensibilizao para o patrimnio cultural local, nacional e europeu e para o lugar que estes ocupam no mundo. Pressupe um conhecimento bsico das grandes obras da cultura, incluindo a cultura popular contempornea. fundamental compreender a diversidade cultural e lingustica, na Europa e nas outras regies do mundo, a necessidade de a preservar e a importncia dos fatores estticos na vida quotidiana.

    As aptides dizem respeito tanto apreciao quanto expresso: a apreciao e fruio de obras de arte e de performances, bem como a auto-expresso atravs de uma variedade de meios, utilizando as nossas prprias capacidades inatas. As aptides incluem tambm a capacidade de confrontar os pontos de vista prprios, sobre a criao e a expresso artstica, com os dos outros e de identificar e aproveitar oportunidades sociais e econmicas na atividade cultural. A expresso cultural essencial para o desenvolvimento das aptides criativas, as quais so suscetveis de ser transferidas para mltiplos contextos de ndole profissional.

    Uma slida compreenso da nossa prpria cultura e um sentimento de identidade podem constituir a base para uma atitude aberta e de respeito em relao diversidade das formas de expresso cultural. Uma atitude positiva inclui ainda a criatividade e a vontade de desenvolver o sentido esttico, atravs de uma prtica pessoal da expresso artstica e da participao na vida cultural.

    D E F I N I O

    39

  • P R O J E T O S E M D E S T A Q U E

    PEKNovas aventuras emocionantes para a Pek, a nossa pequena pulga. Mais locais para ex-plorar e partilhar. Uma nova gerao de alunos est pronta para colaborar e criar situaes engraadas e originais. Cada histria inventada por alunos de diferentes pases. Como resultado, temos uma grande quantidade de objetos reais e um livro em vrias lnguas.

    TandemQue recursos podero ser encontrados na Antiguidade? Os alunos comparam o sucedido em Frana e em Espanha, para compreenderem, questionarem, analisarem e experimentarem o sentimento de posse da civilizao clssica.

    Kit de Projeto: www.etwinning.net/pt/pub/collaborate/kits/detail.cfm?id=941&klang=pt&lang=pt

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/tandem

    TwinSpace: www.etwinning.net/twinspace/pek

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: http://youtu.be/vDCPJDRDDt8

    Vdeo sobre o projeto com entrevista de professores e alunos: https://www.youtube.com/watch?v=INSldTSQUD4

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=16915

    Link para o projeto: www.etwinning.net/pt/pub/profile.cfm?f=2&l=pt&n=58602

    As experincias que viveram; terem conseguido falar com os seus parceiros; terem tentado compreend-los; terem procurado recursos, estes foram os aspetos mais significativos. Professora francesa

    Participei na elaborao do guio da histria da Pek. Aluno francs

    Foi muito divertido organizar tudo, vestirmo-nos poca e falarmos em latim. Gostei muito. Aluno espanhol

    A atividade mais bonita foi quando cantei, porque eu gosto muito de cantar. Maria, da Romnia

    Utilizmos um cenrio real e crimos contraste entre aquela poca e a atualidade. Aluna francesa

    Graas aos seus projetos, os alunos podem criar algo real e ficar a conhecer o mercado de

    trabalho europeu. Professora espanhola

    40

  • J falmos em conscincia cultural, em relao a algumas das outras competncias anteriormente discutidas, o que torna evidente, para mim, o quo interligadas esto todas as competncias-chave. Falmos sobre como necessrio aprofundar a compreenso de uma outra cultura, para podermos ver o mundo atravs dos olhos dessa cultura. No entanto, a Conscincia Cultural abrange no s a consciencializao e a apreciao das culturas de outras pessoas, mas tambm um aprofundamento da compreenso das nossas prprias razes e patrimnio culturais, do nosso folclore e tradies. Alm disso, abrange tambm uma apreciao da expresso esttica de uma cultura, msica, literatura, arte, teatro, dana, arquitetura...

    O primeiro projeto Tandem centrava-se nesta ltima parte da competncia de Conscincia Cultural, atravs do regresso s razes latinas das duas lnguas do projeto: o francs e o espanhol. O foco centrou-se em compreender como o latim funcionava enquanto lngua para ver que palavras e expresses latinas ainda so utilizadas e integradas na linguagem corrente. Compararam tambm os costumes da Roma antiga com os costumes de hoje em termos de vida familiar, instituies e gesto urbana, para citar apenas alguns. Analisaram tambm o lado esttico da cultura de Roma, a arte e, claro est, o patrimnio constitudo por monumentos e edifcios.

    Pek the traveller flea seguiu uma abordagem diferente. Os alunos do setor do ensino profissional em Frana, Espanha, Itlia, Portugal, Repblica Checa e Turquia trabalharam em conjunto para contar a histria da sua pequena personagem Pek, enquanto viajava por toda a Europa: o que viu, ouviu, comeu e aprendeu sobre as pessoas e pases que visitou. A histria assumiu a forma de uma banda desenhada digital, o que tambm desenvolveu as competncias digital e de lngua estrangeira dos alunos envolvidos, tendo tambm expandido o seu sentido de criatividade e de planeamento.

    Chegmos, ento, ao fim dos nossos exemplos de projetos que mostram como as competncias-chave de estudantes de diferentes pases, trabalhando em conjunto, podem ser desenvolvidas, atravs da abordagem baseada em projetos eTwinning. Vale a pena tambm afirmar que o trabalho de projeto eTwinning particularmente eficaz no que respeita ao fomento do desenvolvimento dessas competncias transversais, que os professores, por vezes, acham difcil desenvolver ao lecionarem a sua disciplina.

    A N N E G I L L E R A N - A S S E S S O R A P E D A G G I C A S N I O R

    Opinio do peritoOpinio do perito

    41

  • D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    ConclusoO que ilustram os exemplos de projetos citados neste livro?

    Os exemplos apresentados neste livro demonstram claramente que a aprendizagem baseada em projetos , sem dvida, um excelente veculo para desenvolver um amplo leque de competncias dos alunos. Embora os exemplos aqui referidos tenham sido associados ao desenvolvimento de uma competncia-chave especfica, tambm verdade que a maioria dos projetos desenvolve uma ou mais das outras competncias-chave, bem como as competncias transversais comuns a todos eles. Estas incluem: raciocnio crtico, criatividade, iniciativa, resoluo de problemas, avaliao de riscos, tomada de decises e gesto construtiva de sentimentos. Isto o que torna a aprendizagem baseada em projetos to rica, j que ela consegue lidar com uma ampla gama de competncias e, mais importante, lig-las todas em contextos significativos, relacionados com questes do mundo real. A aprendizagem interdisciplinar e autntica apresentada em alguns destes projetos tambm reforada, sempre que profissionais externos escola so convidados a colaborar com alunos e professores nos seus projetos.

    Um outro aspeto fundamental que emerge destes exemplos de projetos a importncia que conferem ao princpio de permitir que os alunos assumam a responsabilidade pela sua prpria aprendizagem. Isto conseguido atravs da garantia de que os alunos tm uma palavra a dizer sobre os temas em que se focam e os papis que iro assumir no mbito da implementao do projeto. Desta forma, os alunos so capazes de assumir o controle ativo da sua aprendizagem e de refletir sobre a forma como aprendem melhor. Os exemplos ilustrados neste livro tm tambm sido bem sucedidos no que respeita a serem tributrios da motivao dos alunos, muitas vezes em resultado das questes profundas e exploratrias utilizadas para conduzir o projeto, bem como atravs da utilizao inovadora da tecnologia para melhorar a aprendizagem. A importncia da comunicao e da colaborao entre todos os implicados num projeto - alunos, professores, profissionais externos, pais, comunidade em geral - seja dentro de um pas ou em vrios pases - no pode nunca ser suficientemente sublinhado. A colaborao, conjuntamente com os outros aspetos mencionados acima, fulcral a todos os projetos eTwinning. Esperamos sinceramente que se inspire nos projetos referidos neste livro e que comece a desenvolver mais atividades colaborativas nos seus projetos.

    De que forma que o eTwinning ajuda os professores a desenvolverem as suas competncias?

    Os exemplos apresentados neste livro centraram-se na forma como os projetos eTwinning desenvolveram com sucesso as competncias dos alunos. Como vimos, a realizao de projetos extremamente gratificante, mas no se encontra isenta de desafios, e, como tal, os professores necessitam de ser apoiados para desenvolverem uma aprendizagem baseada em projetos e noutros mtodos, que conduzam a uma abordagem por competncias, tanto atravs da reorientao dos quadros de formao inicial de professores, como atravs da aprendizagem contnua e do apoio interpares. O eTwinning est empenhado em fazer exatamente isso, atravs das vrias oportunidades de desenvolvimento profissional que oferece aos professores, incluindo os Eventos de Aprendizagem e os Grupos, bem como a interao informal entre os professores. Estas oportunidades de desenvolvimento profissional proporcionam aos professores o tempo

    42

  • e o espao necessrios para beneficiarem do contributo de especialistas, bem como para partilharem e colaborarem entre si, para desenvolverem competncias pedaggicas numa variedade de reas e contextos, incluindo o ensino apoiado tecnologicamente, CLIL, a colaborao internacional e a aprendizagem baseada em projeto. O eTwinning incentiva a formao de equipas escolares, a fim de fomentar o desenvolvimento de projetos que envolvam o ensino colaborativo e uma abordagem transdisciplinar. Alm disso, os Embaixadores e os professores eTwinning facilitam e envolvem-se regularmente em aes de aprendizagem interpares online. A tutoria online tem sido uma das muitas atividades bem-sucedidas de formao, que continua a ser atualmente muito apreciada.

    O eTwinning est empenhado em desenvolver as competncias dos professores para garantir que estes podem, por sua vez, desenvolver os conhecimentos, aptides e atitudes dos jovens, necessrios para uma vida profissional e pessoal gratificante. O eTwinning continuar a promover o desenvolvimento de competncias dos professores para que estes estejam preparados para enfrentar os desafios pedaggicos futuros.

    43

  • pontos de contacto

    nacionais e europeu

    44

  • SERVIO CENTRAL DE APOIO ETWINNING European Schoolnet

    www.etwinning.net

    [email protected]

    O Servio Central de Apoio disponibiliza um helpdesk para dar resposta a qualquer pergunta ou dificuldade relacionada com o eTwinning, com que as escolas se confrontem: [email protected].

    Os professores podero contactar diretamente os seus Servios Nacionais de Apoio para todo o tipo de esclarecimento.

    SERVIOS NACIONAIS DE APOIOObtenha ajuda na sua lngua

    Os Servios Nacionais de Apoio representam o eTwinning no seu pas. Para obter apoio ou formao, pode contact-los diretamente atravs dos seguintes contactos:

    ALBNIADepartamento de Tecnologias Educacionais e Estatsticas

    Ministrio da Educao e do Desporto da Albnia

    Contacto: Ornela Koleka, M.Sc..

    ALEMANHAPdagogischer Austauschdienst des Sekretariats der Kultusministerkonferenz

    Contacto: Ellen Kammertns

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.de

    Hotline: 0800- 3 89 46 64 64

    ANTIGA REPBLICA JUGOSLAVA DA MACEDNIA

    (Agncia Nacional para os Programas Educacionais e a Mobilidade Europeia)

    Contacto: Dejan Zlatkovski

    Stio Web eTwinning nacional: http://www.etwinning.mk

    D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    45

  • USTRIAsterreichische Nationalagentur Lebenslanges Lernen

    (Agncia Nacional Austraca para a Aprendizagem ao Longo da Vida)

    Contacto: Ursula Panuschka, Martin Gradl, Marcela Alzin

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.at

    BLGICA (COMUNIDADE FRANCFONA)Ministre de la Communaut franaise

    (Ministrio da Comunidade Francfona)

    Contacto: Ccile Gouzee

    Stio Web eTwinning nacional: www.enseignement.be/etwinning

    BLGICA (COMUNIDADE DE LNGUA FLAMENGA)EPOS vzw

    Contacto: Sara Gilissen

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.be

    BLGICA (COMUNIDADE DE LNGUA ALEM) eTwinning Koordinierungsstelle in der DG

    Jugendbro der DG

    Contacto: Michle Pomm

    Stio Web eTwinning nacional: http://www.jugendbuero.be/unsere-programme/erasmusplus/etwinning/

    BSNIA E HERZEGOVINAAgncia para a educao pr-escolar, primria e secundria

    Contacto: Zaneta Dzumhur

    D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    46

  • BULGRIA

    (Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos)

    Contacto: Milena Karaangova

    Stio Web eTwinning nacional: http://etwinning.hrdc.bg

    CHIPRE

    (Fundao para o Programa Europeu da Aprendizagem ao Longo da Vida)

    Contacto: Thekla Christodoulidou, Sylvia Solomonidou

    Stio Web eTwinning nacional: www.llp.org.cy/etwinning

    CROCIAAgecija za mobilnost i programe Europske unije

    (Agncia para a mobilidade e programas da UE)

    Contacto: Tea Reek

    Stio Web eTwinning nacional: http://www.etwinning.hr/

    DINAMARCAUNI-C (Centro das TIC dinamarqus para a Educao e Investigao)

    Contacto: Claus Berg, Ebbe Schultze

    Stio Web eTwinning nacional: http://etwinning.emu.dk

    ESLOVQUIAUniversidade de Zilina

    Contacto: Lubica Sokolikova, Gabriela Podolanovaa

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.sk

    47

  • ESLOVNIACenter RS za mobilnost in evropske programe izobraevanja in usposabljanja - CMEPIUS

    (Centro da Repblica da Eslovnia para os Programas da Mobilidade e da Formao Profissional na Educao)

    Contacto: [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.cmepius.si/etwinning.aspx

    ESPANHA Instituto Nacional de Tecnologas Educativas y de Formacin del Profesorado

    Ministerio de Educacin, Cultura y Deporte

    (Ministrio da Educao, Cultura e Desporto)

    Contacto: Carlos J. Medina

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.es

    ESTNIAHariduse Infotehnoloogia Sihtasutus

    (Fundao da Tecnologia de Informao para a Educao)

    Contacto: Elo Alleman

    Stio Web eTwinning nacional: www.tiigrihype.ee

    FINLNDIAConselho Nacional da Educao

    Contacto: Yrj Hytyniemi

    Stio Web eTwinning nacional: www.edu.fi/etwinning

    FRANAScrn-Cndp

    Bureau dassistance national franais (BAN)

    Contacto: Marie-Christine Clment-Bonhomme

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.fr

    D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    48

  • GRCIAInstituto de Investigao Acadmica de Tecnologia e Computadores

    ( )

    Contacto: equipa eTwinning

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.gr

    Telefone (apenas para a Grcia): 801 11 38946

    HUNGRIAEducatio Trsadalmi Szolgltat Nonprofit Kft., Digitlis Pedaggiai Osztly

    (Educatio - Organismo pblico sem fins lucrativos - Departamento de Educao Digital)

    Contacto: [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.hu

    IRLANDALargas, The Exchange Bureau

    (Largas, Gabinete de Intercmbio)

    Contacto: Marie Heraughty

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.ie

    ISLNDIARannis - Centro Islands de Investigao

    Contacto: Gumundur Ingi Marksson

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.is

    ITLIAINDIRE - Istituto Nazionale di Documentazione, Innovazione e Ricerca Educativa

    (Instituto Nacional de Documentao, Inovao e Investigao Educativa)

    Contacto: [email protected]

    Helpdesk: [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.it

    49

  • LETNIAValsts aentra Jaunatnes starptautisko programmu aentra

    (Agncia para os Programas Internacionais de Juventude)

    Contacto: Santa Prancane, [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.lv

    LIECHTENSTEINAgentur fr Internationale Bildungsangelegenheiten

    (Agncia Nacional para os Assuntos Internacionais da Educao)

    Contacto: Stefan Sohler

    LITUNIAvietimo main paramos fondas / Nacionalin agentra, atsakinga u Erasmus+

    (Education Exchanges Support Foundation / National agency for Erasmus+)

    Contacto: Violeta iuplyt

    Stio Web eTwinning nacional: http://www.etwinning.lt

    LUXEMBURGO ANEFORE asbl Agence nationale pour le programme europen pour lducation et la formation tout au long de la vie

    (Agncia nacional para o programa Europeu para a aprendizagem ao longo da vida)

    Contacto: Sacha Dublin

    Stio Web eTwinning nacional: www.eTwinning.lu

    MALTADirectorate for Quality and Standards in Education

    (Direo para a Qualidade e Padres na Educao)

    Curriculum Management and eLearning Department

    (Departamento de Gesto do Curriculum e do eLearning)

    Contacto: Amanda Debattista, Jacqueline Frendo

    Stio Web eTwinning nacional: http://etwinning.skola.edu.mt

    D E S E N V O L V E R A S C O M P E T N C I A S D O S A L U N O S A T R A V S D O e T w i n n i n g

    50

  • NORUEGACentro Noruegus para as TIC na Educao

    Contacto: Lisbeth Knutsdatter Gregersen

    Stio Web eTwinning nacional: http://iktsenteret.no/prosjekter/etwinning

    & https://iktipraksis.iktsenteret.no/etwinning

    PASES BAIXOSEP-Nuffic

    Contacto: Marjolein Mennes; [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.nl

    +31 70 4260 260

    POLNIAFundao para o Desenvolvimento do Sistema Educativo

    Contacto: Barbara Milewska; [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.pl

    PORTUGALDireo-Geral da Educao Ministrio da Educao e Cincia

    Equipa de Recursos e Tecnologias (ERTE)

    Contacto: [email protected]

    Stio Web eTwinning nacional: http://etwinning.dge.mec.pt/

    REINO UNIDO British Council

    Contacto: equipa eTwinning

    Stio Web eTwinning nacional: www.britishcouncil.org/etwinning

    51

  • REPBLICA CHECA Dm zahranin spoluprce Nrodn podprn stedisko pro eTwinning, Nrodn agentura programu Erasmus+

    (Centre for International Cooperation in Education - National Support Service for eTwinning, National agency for Erasmus+)

    Contacto: Barbora Grecnerova, Pavla Sabatkova

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.cz

    ROMNIA Institutul de Stiinte ale Educatiei

    (Instituto de Cincias da Educao)

    Contacto: Simona Velea

    Stio Web eTwinning nacional: www.etwinning.ro

    SRVIAFundao Tempus

    Contacto: [email protected]

    SUCIA Universitets- och hgskolerdet.

    (Conselho Sueco para a Educao Superior)

    Contacto: Anders Brnnstedt, Jenny Nordqvist

    Stio Web eTwinning nacional: www.utbyten.s