PTD DE CIÊNCIAS - piraquara.pr.gov.br · plantas, animais, “seres humanos”); - Ecossistema:...

14
PTD Ciências Naturais - Adaptado 1º Bimestre - 2015 PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO ADAPTAÇÃO: Fernanda e Jorge. ELABORAÇÃO: Aline, Amanda, Maria Helena, Maria Conceição e Elizabete. PERÍODO: aproximadamente um bimestre CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA 1. Componentes básicos do universo Matéria e energia. - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol: (Energia) luz e calor; - Matéria: Hidrogênio e Hélio. 2. Planeta Terra Nossa “casa” no Universo: - Sistema solar: Terra terceiro planeta em distância do sol; - Forma e tamanho: Comparação com o Sol, demais planetas e a lua distância; - Força da gravidade (atração da terra sobre a matéria bruta e viva); 1. Matéria e energia interações e transformações no ecossistema: 1.1. Matéria e energia componentes básicos dos sistemas: - Sistema: Conjunto de componentes (partes) integrados; - Sistemas não vivos (abióticos) Ex: Sistema Solar: Movimento da água Interações com o Sol, a gravidade, o solo e o ar; movimento do solo com interações com o sol, a água e o ar; - Sistemas vivos (bióticos): O movimento dos seres vivos em suas interações com a matéria e energia (Sol, ar, água, solo e outros seres vivos); - Abióticos ou matéria bruta (energia solar, solo, água e ar); - Bióticos ou matéria viva (microrganismos, plantas, animais, “seres humanos”); - Ecossistema: Conjuntos de sistemas não vivos e vivos em constantes interações e transformações: Floresta, lago, horta, cidade, terrário, biosfera maior ecossistema. 1. Água meio ambiente e saúde: 1.1. Poluição e contaminação da água; - Tipos de lixo e separação: Orgânico (restos de alimentos, óleo de cozinha, cadáveres animais e restos de podas,...); inorgânicos (papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas, lâmpadas fosforescentes, entulho,...). OBJETIVOS - Reconhecer a matéria e a energia como componentes básicos do Universo; - Diferenciar os sistemas não vivos dos vivos, reconhecendo-os como um conjunto de componentes (partes) integradas;

Transcript of PTD DE CIÊNCIAS - piraquara.pr.gov.br · plantas, animais, “seres humanos”); - Ecossistema:...

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

PLANO DE TRABALHO DOCENTE – CIÊNCIAS – 3º ANO ADAPTAÇÃO: Fernanda e Jorge. ELABORAÇÃO: Aline, Amanda, Maria Helena, Maria Conceição e Elizabete. PERÍODO: aproximadamente um bimestre

CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO

TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA

HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA

1. Componentes básicos do universo – Matéria e energia. - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol: (Energia) luz e calor; - Matéria: Hidrogênio e Hélio. 2. Planeta Terra – Nossa “casa” no Universo: - Sistema solar: Terra terceiro planeta em distância do sol; - Forma e tamanho: Comparação com o Sol, demais planetas e a lua – distância; - Força da gravidade (atração da terra sobre a matéria bruta e viva);

1. Matéria e energia – interações e transformações no ecossistema: 1.1. Matéria e energia componentes básicos dos sistemas: - Sistema: Conjunto de componentes (partes) integrados; - Sistemas não vivos (abióticos) Ex: Sistema Solar: Movimento da água – Interações com o Sol, a gravidade, o solo e o ar; movimento do solo com interações com o sol, a água e o ar; - Sistemas vivos (bióticos): O movimento dos seres vivos em suas interações com a matéria e energia (Sol, ar, água, solo e outros seres vivos); - Abióticos ou matéria bruta (energia solar, solo, água e ar); - Bióticos ou matéria viva (microrganismos, plantas, animais, “seres humanos”); - Ecossistema: Conjuntos de sistemas não vivos e vivos em constantes interações e transformações: Floresta, lago, horta, cidade, terrário, biosfera – maior ecossistema.

1. Água meio ambiente e saúde: 1.1. Poluição e contaminação da água; - Tipos de lixo e separação: Orgânico (restos de alimentos, óleo de cozinha, cadáveres animais e restos de podas,...); inorgânicos (papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas, lâmpadas fosforescentes, entulho,...).

OBJETIVOS

- Reconhecer a matéria e a energia como componentes básicos do Universo; - Diferenciar os sistemas não vivos dos vivos, reconhecendo-os como um conjunto de componentes (partes) integradas;

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

- Reconhecer um ecossistema como um conjunto formado por sistemas não vivos e vivos de forma integrada; - Relacionar os diversos tipos de lixo com a sua origem, como uma das formas de poluição e contaminação da água.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Reconhece com auxílio da professora a matéria e a energia como componentes básicos do Universo, por meio de observação durante Aula de Campo orientada; - Diferencia os sistemas não vivos dos vivos, reconhecendo-os como um conjunto de componentes (partes) integradas através de experimento e vídeo; - Reconhece um ecossistema como um conjunto formado por sistemas não vivos e vivos de forma integrada, por meio de vídeo, experimento e texto impresso; - Relaciona os diversos tipos de lixo com a sua origem, como uma das formas de poluição e contaminação da água, por meio de tirinhas, documentário, livro scanneado, elaboração de panfleto e gincana.

RECURSOS

TV, DVD, materiais para os experimentos, vídeo Barsa Hoobs, Filme Madagascar 2, transparência ou CD com as imagens do livro “O Gato o Porco e a porcaria”, papel alumínio, cartolina. Barbante, bexiga, Globo Terrestre, material impresso (texto e atividade), documentário “poluição da água” - UNB.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

3; 10; 13; 15-d e 21.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- Proposta Curricular Municipal; -Apostila de Ciências – 2013. - Livro “Ler o mundo” – Ciências – 3º ano – Editora Scipione. - Livro “Água”.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E PROPOSTA DE TRABALHO

1- Exibir imagens de matéria viva e bruta para os alunos:

2- Problematização:

a) O que ao nosso redor está vivo?

b) O que ao nosso redor não tem vida?

c) Qual a diferença entre algo com vida e sem vida? (Anotar as respostas dos

alunos em papel Kraft para futuras pontuações. Explicar que para chegar à definição de seres vivos e não vivos os pesquisadores observaram e ainda observam o que ocorre na natureza).

Dividir a turma em dois grupos por meio da dinâmica de distribuição de papéis com cores diferentes (verde e azul). Propor para os alunos uma Aula de Campo aos arredores da escola, onde um grupo ficará responsável em anotar o nome do que tem vida e o outro do que não tem vida.

1. A professora irá passar de carteira em carteira para que vocês escolham uma cor de papel. Agora que todos já fizeram a escolha agrupem-se por cor. Vamos fazer uma Aula de Campo ao redor da escola. O grupo verde irá anotar em uma folha os nomes dos seres que tem vida. E o grupo azul irá anotar o nome do que não tem vida.

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

Pedir para os grupos socializarem os nomes dos seres vivos e não vivos por eles anotados. Propor que cada grupo represente por meio de desenho em folha de papel Kraft o que observou durante a Aula de Campo, construindo um mural.

2. Agora cada grupo irá representar por meio de desenho na folha de papel Kraft o que observou durante a Aula de Campo, construindo assim um mural sobre os seres vivos e não vivos.

Realizar um experimento trabalhando as características básicas que diferenciam um sistema vivo de um sistema não vivo:

Numere três potes, forre cada um deles com 2 centímetros de terra e pingue 50 gotas de água sobre essa camada. No primeiro pote, coloque uma pedra, no segundo uma semente e, no terceiro, uma mosca. Peça que as crianças escrevam no caderno suas hipóteses sobre o que deve ocorrer em cada pote após os seguintes intervalos de tempo: De um dia para o outro, após uma semana e depois de um mês. Organizaremos um calendário diário de observação dos potes, propondo que as crianças registrem, com anotações e desenhos, como estão os três elementos dentro dos potes. Ao fim de cada semana, elas deverão escrever um breve relatório, detalhando as mudanças e comparando com as hipóteses iniciais. (Retomar as questões referentes ao

experimento mais a frente).

Apresentar o filme Madagascar 2 para os alunos e problematizar a respeito dos sistemas vivos e não vivos , bem como a respeito dos ecossistemas:

a) Quais os componentes vivos e não vivos que aparecem no filme?

b) Vocês já ouviram falar em sistema?

c) O que vocês acham que é um sistema? (Anotar as respostas para futuras

pontuações).

d) Por que os animais começam a morrer?

e) O que acontece na floresta quando a represa é construída?

f) De onde vem a água que forma a represa?

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

g) O que é preciso para que se forme a chuva?

h) Vocês sabiam que os componentes que ajudam na formação da chuva fazem parte de um sistema não vivo ou abiótico? (Explicar que os sistemas

são formados por componentes articulados como no ciclo da água).

i) Vocês já ouviram falar no Sistema Solar?

j) Sabem o que é?

k) Do que é formado o Sistema Solar? (Registrar as respostas)

l) As estrelas, planetas e satélites são seres vivos? Por quê?

m) Vocês sabem de que tipo de matéria eles são formados?

n) Nós vimos o que são sistemas e ecossistema o que é? (Explicar para os

alunos que os ecossistemas são formados pelos sistemas não vivos (abióticos) e vivos (bióticos) e que no nosso planeta existem vários ecossistemas como vimos no filme, podendo ser um tronco de árvore, um lago, um aquário, jardim,...).

o) Quais os ecossistemas que aparecem no filme?

Pedir para os alunos representar os ecossistemas apresentados no filme e escrever os nomes dos seres vivos e não vivos presentes em cada um.

3. Represente através de desenho um dos ecossistemas apresentados no filme e escreva o nome dos seres vivos e não vivos presentes nele.

Apresentar o vídeo sobre Sistema Solar – Barsa Hoobs, onde os alunos possam observar os componentes do Sistema Solar, os astros luminosos e iluminados. Problematizar:

a) O que mostra o vídeo?

b) Quantos planetas têm no Sistema Solar?

c) De acordo com o que vimos no vídeo quais astros do Sistema Solar possuem luz própria?

d) Quais são iluminados pelo Sol?

e) De acordo com a organização do Sistema Solar em qual ordem se encontra o planeta Terra?

Propor para os alunos um experimento trabalhando a comparação entre o tamanho dos planetas e o Sol. Esta atividade permite ver a gigantesca diferença de volume existente entre o Sol e os planetas. Para isso será necessário: massinha de modelar.

Representar juntamente com os alunos o sistema solar, demonstrando a diferença de tamanho entre cada planeta e o sol.

5. Vamos fazer um experimento onde poderemos comparar o tamanho do Sol e dos planetas, bem como a ordem de cada um deles no Sistema solar.

6. Problematização:

a) Qual é o planeta mais próximo do Sol?

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

b) E o segundo planeta mais próximo do Sol?

c) Em que ordem está o planeta Terra?

d) Se a Terra fosse o primeiro planeta na organização do Sistema Solar será que existiria vida em nosso planeta? Por quê?

e) E se a Terra fosse o último planeta do Sistema Solar existiria vida em nosso planeta? Por quê?

f) Do sistema Solar qual o astro luminoso?

g) E quais os astros iluminados?

h) O Sol e demais estrelas, os planetas e a Lua são seres vivos como a semente e a mosca do experimento que fizemos? Por quê? (Explicar

para os alunos que os seres não vivos não têm necessidades básicas como os seres vivos (água, comida, respirar,...), bem como não nasce, não cresce, não se reproduz e não morre).

i) Imaginem como seria o planeta Terra sem luz e o calor do Sol?

Propor para os alunos a representação por meio de desenhos e de escrita de como eles percebem os componentes do espaço celeste e terrestre, destacando a questão da aparência dada pela distância.

7. Representem por meio de desenho e escrita os componentes do espaço celeste e terrestre.

8. Como é o ambiente em que você vive? Imagine que você está a bordo de um avião voando bem alto. Então você olha pela janela e pode ver a sua cidade. Faça um desenho explicando como seria esta paisagem vista lá de cima.

9. Organize duas listas. Em uma delas escreva os elementos que podemos ver no espaço olhando daqui da Terra e, na outra, os elementos que podemos ver na Terra olhando do espaço.

Produzir com os alunos um texto coletivo sobre o que entenderam a respeito dos sistemas não vivos e vivos e a relação destes com o Sistema Solar.

10. Vamos produzir um texto sobre o que estudamos a respeito dos sistemas não vivos e vivos e o Sistema Solar.

Distribuir para cada aluno três círculos de papel de tamanhos diferentes representando a Terra, o Sol e o Universo, para que trabalhem com a representação comparando a diferença de tamanho entre a Terra, O Sol e o Universo. Problematizar.

A) Em relação ao Sistema Solar e o Universo, quem vocês acham que é maior? Por quê? Então, Qual círculo será utilizado para representar o universo? (Atividade em anexo – Livro ler o Mundo – Página 37).

Propor para os alunos a leitura do texto “Veja como a NASA explica às crianças o que é o Sistema Solar”. Problematizar.

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

11. Problematização: a) Você acha que poderia existir vida na Terra sem Sol? Por quê? b) De que maneira você acha que o Sol influencia na vida das pessoas, animais e plantas? c) Você já ouviu falar sobre a força da gravidade? d) O que acham que é? Realizar um experimento com os alunos demonstrando como acontece à força da gravidade. Explicar que devido a essa força somos atraídos para o solo constantemente. Pegar uma folha de papel A4 e um caderno. Questionar as crianças qual dos dois chegará primeiro ao chão se soltarmos juntos. Dividir o quadro em duas partes e anotar as respostas. Jogar a folha e o caderno e mostrar que os dois devido à força da gravidade caem na mesma velocidade, sendo sempre atraídos para o chão. Mostrar para os alunos que é mais difícil tirar objetos do chão, de acordo com sua massa, se for mais leve será mais fácil, se for mais pesado mais difícil. Escolher um aluno menor e um maior e demonstrar, levantando um de cada vez.

Mostrar o Globo Terrestre e explicar que a Terra gira em torno de si mesma rapidamente e que não percebemos isso porque o planeta é muito grande. Problematizar e registrar as respostas da turma novamente. (Retome as idéias do cartaz e faça comentários, encaminhando o grupo a perceber a relação entre o motivo que não nos deixa tirar o corpo do chão por mais que alguns segundos e o que nos mantém presos a Terra. Explique que o motivo é a gravidade e registre a idéia no cartaz).

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

Realizar outro experimento para demonstrar os movimentos da Terra ao redor dela mesma e do Sol. Uma criança será o Sol e outra a Terra. Entregar uma lanterna para a criança que exemplifica o Sol, enquanto a criança que representa a Terra ficará girando em torno de si mesma, onde representará o movimento de rotação. Enquanto a criança que representa a Terra gira poderá ser observada a parte iluminada representando o dia e as partes não iluminadas representando a noite. Isso explica o fenômeno porque do dia e da noite. Será também enfatizado que o Sol não se movimenta e sim a terra.

13. Observem o Globo Terrestre. Como vocês sabem o Globo Terrestre é uma representação do planeta Terra, seu eixo imaginário por meio do qual ela realiza o movimento em torno de si mesma (rotação) e ao mesmo tempo ao redor do Sol (translação).

a) Por que não somos arremessados para o espaço quando a Terra gira ao redor de si mesma?

b) O que nos mantém no chão?

c) Vamos analisar se a força gravitacional age do mesmo jeito seja lá qual for o peso do objeto que estiver caindo. (Retomar com os alunos o experimento

sobre a gravidade usando outros objetos. Pegar bichos de pelúcia maiores e menores).

d) O que vocês acham que cai mais rápido o objeto mais pesado ou o mais leve? (Eles tendem a dizer que sim e recorrer ao peso para justificar. Anotar as respostas

em outro cartaz e pesar as pelúcias com a ajuda deles).

e) Agora vocês vão escolher dois colegas para que peguem os bichos de pelúcia, subam em cadeiras e deixem os bichos caírem no mesmo instante da mesma altura. (Se necessário, refazer a experiência para que todos percebam que

ambos chegam ao chão ao mesmo tempo. Retomar as respostas do cartaz sobre a gravidade e contraponha-as aos resultados do experimento para que os alunos usem a idéia de que a gravidade atrai os corpos para o chão de forma igual para justificar esse fato. Explicar que a força da gravidade age da mesma maneira sobre os corpos e que as coisas, no geral, independentemente de tamanho ou peso, caem ao mesmo tempo).

Apresentar para as crianças reportagens exibidas nos tele jornais, sobre a poluição da água e crise hídrica no Brasil.

14. Vamos assistir a reportagem que a professora irá apresentar que fala sobre o problema de falta de água e poluição das águas no Brasil:

a) A reportagem mostra um problema ambiental causado pelo lixo e uso inadequado da água. Que problema é esse?

b) Quais são os principais problemas que o lixo causa ao planeta?

c) O que pode ser feito pra diminuir esses problemas?

d) Em seu bairro, há coleta seletiva de lixo?

e) Em sua casa e escola, o lixo é separado antes de ser descartado?

f) Por que dizemos que a água e um recurso renovável?

g) Quando a mata ao redor de um rio é retirada, o que acontece com a água do rio?

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

h) Quais prejuízos a água poluída pode causar ao homem?

i) Vocês economizam água em casa? Como?

15-Represente através de desenho situações em que podemos economizar água.

Realizar aula de campo com o Projeto Expresso SANEPAR, onde os alunos conhecerão o processo de captação e distribuição da água.

Confeccionar uma maquete representando um sistema de captação de água da chuva.

Conversa dirigida:

a) Vocês viram que podemos economizar água da chuva?

b) Como podemos reaproveitar a água da chuva?(Explicar que podemos usar

essa água para banho, lavar calçadas, roupa, lavar louças, etc..

Dividir os alunos em grupo e confeccionar cartazes sobre como podemos economizar água. Expor no pátio da escola para que os outros colegas possam apreciar.

Vamos nos dividir em grupo de cinco e construir cartazes sobre como podemos economizar água, depois vamos expor no pátio da escola para que os colegas vejam e também comecem a economizar água em casa.

Apresentar para os alunos o vídeo “Poluição da água” – UNB explorando a questão da poluição e contaminação da água no Brasil e no mundo. Problematizar a respeito da necessidade de se preservar o solo, a água e a mata ciliar em nosso município para a manutenção da área de mananciais: Como podemos evitar a poluição e contaminação das áreas de mananciais? Como sabemos o lixo é produzido por todos os seres humanos através do consumo, do trabalho e pela descartabilidade dos objetos produzidos nos dias de hoje. Sua família costuma separar o lixo orgânico do lixo inorgânico? Em quais estados físicos se apresenta o lixo que é produzido em nossas casas, trabalho, escolas, hospitais, fábricas e comércios? Citem alguns exemplos. (Sólidos: plásticos, papéis, vidros e latas de alumínio; líquidos: óleo de cozinha, água da pia, chuveiro, tanque ou máquina de lavar,...; gasoso: fumaça resultante da queima de combustível fóssil, carvão vegetal, gases produzidos pelo lixo em decomposição, esterco (fezes de animais), pesticidas em spray usados na lavoura,...). Vocês sabem em que dias passa o caminhão da coleta do lixo orgânico na sua rua? Vocês sabem para onde vai o lixo orgânico produzido em nossa cidade? (Explicar para os alunos que o

nosso município não possui lixão, aterro sanitário ou sistema de incineração (queima do lixo) e compostagem (transformação do lixo orgânico em húmus ou adubo orgânico por decomposição) por ser área de mananciais. Por isso todo o lixo orgânico coletado em nosso município vai para o Aterro Sanitário no município de Fazenda Rio Grande na região metropolitana de Curitiba, desde primeiro de novembro de 2011). Vocês sabem o dia que passa o caminhão da coleta seletiva do lixo na sua rua? Vocês sabem para onde vai o material da coleta seletiva e o que é feito com ele? (Colocar para os alunos sobre a importância de separar o lixo orgânico do inorgânico, pois além de evitar a poluição e contaminação do solo, das águas e do ar, estamos evitando que os aterros sanitários tenham sua vida útil reduzida. Contribuímos com o meio ambiente através da reciclagem, evitando o desgaste dos recursos naturais, além de contribuir com pessoas que dependem da coleta e separação do lixo reciclável para sustento de suas famílias. Como é o caso da Cooperativa dos Carrinheiros de Piraquara “Reciquara” na região do Guarituba, a qual recebe todo o lixo inorgânico coletado em nosso município, lá ele é separado e vendido

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

para empresas onde os materiais serão reciclados. Com o dinheiro que recebem os carrinheiros sustentam suas famílias). E o esgoto que sai de nossas casas (dejetos humanos, água da pia da cozinha, pia do banheiro, chuveiro, vaso sanitário,...), vocês sabem para onde vai? (Explicar para os alunos que os dejetos humanos lançados na rede de esgoto em nosso município, vão para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Atuba Sul que fica na região metropolitana de Curitiba. A maioria das casas de Piraquara não possue sistema de esgoto canalizado, por isso lançam seus dejetos em fossas sépticas feitas no quintal, outros em valetas e rios). Por ser área de mananciais, Piraquara é responsável pelo abastecimento de água do próprio município e também da região metropolitana. Mas será que as pessoas podem usar diretamente a água das nascentes, rios e barragens? Por quê? Vocês sabem onde é tratada a água que chega até nossas casas? (Ressaltar que a água que consumimos vem da Estação de Tratamento de Água do Irai, a qual está localizada no município de Pinhais). Será que todas as pessoas têm acesso a água tratada? E a sistema de esgoto? Será que todas as cidades têm água suficiente para atender as pessoas que nelas vivem? Por quê? Você já viu ou ouviu falar a respeito de cidades onde as pessoas não têm água para beber, cozinhar, fazer a higiene pessoal e da casa, regar plantações e dar para os animais? Vocês lembram qual? Por que será que em alguns lugares do planeta as pessoas sofrem com a falta de água? A poluição dos rios, lagos, córregos e valetas contribuem para poluição do ar? Como?

Propor para os alunos uma produção de texto individual a partir do que foi trabalhado sobre a poluição e contaminação da água. Depois leiam para os colegas o que escreveram a respeito da temática.

16. Escrevam um texto falando sobre o que vocês aprenderam sobre a poluição e contaminação da água.

Leitura do livro “Se o lixo falasse” (Um capítulo por dia).

a) Sobre o que o livro está contando?

b) O que é reciclagem?

Pedir aos alunos que representem por meio de desenho o que entenderam sobre a leitura do livro “Se o lixo falasse”.

17. Representem através de desenho o que vocês entenderam da história do livro “SE o lixo Falasse”.

Apresentar para os alunos a história “O Gato, o Porco e a porcaria” – Sérgio Merli, onde eles poderão observar a origem do lixo por meio do excesso de consumo e a importância de separar o lixo e dar o destino adequado a tipo (orgânico e inorgânico). Problematizar.

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

18. Vamos ler as imagens da história do livro “O Gato, o Porco e a porcaria”. a) Quem são os personagens da história?

b) Que diferenças vocês puderam perceber na forma de viver do Gato e do

Porco?

c) Se analisarmos o lixo do Porco na página 17 do livro que materiais ou

matéria orgânica está presente ali?

d) E inorgânica?

e) É correto misturamos lixo orgânico com o lixo inorgânico? Por quê?

f) Qual o destino dado pelo Gato para o óleo de cozinha?

g) Qual o destino dado pelo Porco para o óleo de cozinha?

h) Que problema pode causar ao jogar resto de óleo na pia da cozinha ou

no vaso sanitário?

i)O que devemos fazer com o óleo que sobra e não vai ser mais usado na

alimentação? Por quê?

j)Vamos dar uma olhada nas lixeiras da escola para ver se o lixo orgânico

está separado do inorgânico?

Dividir a turma em grupos e propor a elaboração de panfletos ensinando as pessoas a separar o lixo orgânico do inorgânico e dar o destino correto ao mesmo. (Orientá-los na organização do mesmo).

19. Organizem-se em grupos de cinco. Agora que os grupos estão formados vamos construir panfletos ensinando as pessoas a separar o lixo orgânico do inorgânico e dar o destino correto ao mesmo.

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

QUADRILHA DA SUJEIRA

JOÃO JOGA UM PALITINHO DE SORVETE NA RUA DE TERESA QUE JOGA UMA LATINHA DE REFRIGERANTE NA RUA DE RAIMUNDO QUE JOGA UM SAQUINHO PLÁSTICO NA RUA DE JOAQUIM QUE JOGA UMA GARRAFINHA VELHA NA RUA DE LILI.

LILI JOGA UM PEDACINHO DE ISOPOR NA RUA DE JOÃO QUE JOGA UMA EMBALAGENZINHA DE NÃO SEI O QUE NA RUA DE TERESA QUE JOGA UM LENCINHO DE PAPEL NA RUA DE RAIMUNDO QUE JOGA UMA TAMPINHA DE REFRIGERANTE NA RUA DE JOAQUIM QUE JOGA UM PAPELZINHO DE BALA NA RUA DE JOSÉ FERNANDES QUE AINDA NEM TINHA ENTRADO NA HISTÓRIA.

a) Qual é o assunto do texto?

b) O que vai acontecer se cada pessoa jogar um lixinho nas ruas?

c) Qual é o lugar certo para se jogar o lixo?

d) Como você faz quando está na rua e come um doce ou toma um refrigerante? O que faz com o lixo?

Mostrar uma imagem das lixeiras de separação de resíduos (cinco lixeiras) e problematizar a respeito da função e o material depositado em cada uma delas de acordo com as cores. Problematizar com os alunos se eles conhecem e relacionam a cor da lixeira com o material a ser depositado nela.

20-Observem a imagem que a professora trouxe:

a) O que a imagem mostra? b) Vocês já viram este tipo de lixeiras em algum lugar? Onde? c) Por que elas possuem cores diferentes? d) O que representa cada cor? e) Vocês sabem que material pode ser depositado em cada uma delas?

(Anotar as respostas dos alunos no quadro para futuras pontuações. Vermelho –

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

Plástico; Azul – Papel; Verde – Vidro; Amarelo – Metal, Marrom ou Cinza – Lixo orgânico.

Propor para os alunos que desenhem as lixeiras da coleta seletiva de lixo em seus cadernos, colorindo e descrevendo o que jogar em cada uma.

21. A partir do que aprendemos sobre a importância da separação do lixo para a água, solo e ar. Desenhem as lixeiras da coleta seletiva em seus cadernos, pintem e descrevam o que jogar em cada uma delas.

Organizar os alunos em cinco grupos, deixar que um representante de cada grupo sorteie uma imagem de uma das lixeiras. Propor para os grupos uma gincana de separação coletiva. Trazer para a sala de aula imagens como o exemplo abaixo recortadas de revistas, jornais e panfletos. Organizar um painel com a imagem das lixeiras de coleta seletiva. Os alunos de cada grupo deverão selecionar e colar as imagens dos objetos ou materiais de acordo com a cor da lixeira que o grupo representa. Vence o grupo que conseguir selecionar corretamente e colar uma maior quantidade de imagens.

22. Vamos organizar quatro grupos. Escolham um (a) colega (a) para representar o grupo e sortear uma imagem. Agora que todos já sortearam uma imagem da lixeira seletiva, vocês vão vir à frente e selecionar as imagens dos objetos ou materiais de acordo com o material a ser depositado em cada lixeira e colá-las abaixo.

Solicitar que cada grupo que participou da gincana escreva um texto sobre a importância da separação do lixo para os componentes do sistema abiótico (água, solo e ar).

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

23. Agora que todos participaram da gincana, cada grupo irá escrever um texto sobre a importância da separação do lixo para os componentes do sistema abiótico (água, solo e ar). Depois de pronto o texto cada grupo escolherá um colegas para lê-lo para a turma.

Entregar um quadro com as lixeiras seletivas para cada aluno completar com o tipo de material que pode ser depositado em cada uma delas.

24. Observem a tabela que a professora entregou para vocês e completem o espaço correspondente a cada lixeira com o tipo de material que pode ser depositado em cada uma delas.

PTD Ciências Naturais - Adaptado – 1º Bimestre - 2015

ANEXOS:

Tabela de discos referente à escala dos planetas do Sistema Solar