PUB - Destak · 14.09.2017 QUINTA-FEIRA ATUALIDADE 05 PUB Porsetratardeumautodenotícia,...

20
PUB

Transcript of PUB - Destak · 14.09.2017 QUINTA-FEIRA ATUALIDADE 05 PUB Porsetratardeumautodenotícia,...

PUB

PUB

© DR

GANHÁMOS CORAGEME FALÁMOS COM O PALHAÇOMAIS ASSUSTADOR DE SEMPREENTREVISTA COM BILL SKARSGÅRD, OARREPIANTE PENNYWISE DO NOVO ‘IT’

FIM DE SEMANA • 12 E 13

Mercado Beira-Riocom novas valênciasEspaço em Vila Nova de Gaia mantémas atividades tradicionais, mas tambémpoderá receber eventos culturais.

CIDADES • 02

Fisco inspeciona 3600oficinas automóveisAutoridade Tributária e Aduaneiradeteta irregularidades em 150 locais.Previstas mais ações no futuro.

ATUALIDADE • 05

FC Porto imita Benficae também entra em falsoNa estreia de Sérgio Conceição na Ligados Campeões, os portistas perderamontem em casa (1-3) com o Besiktas.

DESPORTO • 09

Ministério Público acusaTony Carreira de plágioEm causa está a apropriação indevidade 11 músicas de autores estrangeiros.Algumas são ícones do cantor.

FAMA&TV • 15

14.09.2017 Quinta-feira PORTUGAL

ATUALIDADE • 04

Licença sabática nãopassa de um sonhoPraticamente metade dos portugueses assumem o desejo de tirar uma licença sem vencimento– para melhorar a saúde mental e escapar ao stress laboral –, mas não se podem dar a esse luxo.

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2978. Jornal diário gratuito.

CIDADES 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt02

EM DEZSEGUNDOS

AMADORA

Festa do Livrono jardimda bibliotecaDeamanhãadomingo(15a17desetembro),aAmadoracelebraaliteraturanojardimdaBibliotecaMunicipalFernandoPiteiraSantos,comarealizaçãodaFestadoLivro,eventoquelevaráàcidadeama-dorensevultosdas letrascomoManuelAlegre,RicardoAraújoPereiraou IsabelAlçada.

SINTRA

Terceiro SintraPress Photoem outubroAediçãodeste anodoSintraPressPhoto, com inauguraçãomarcadapara opróximodia14deoutubro, irá expor traba-lhosdos fotojornalistas JoãoPina, AndréLiohn eSiegfriedModola, noMuseudeArtesdeSintra. Todas as informaçõesnosite:www.sintrapressphoto.com.

MATOSINHOS

Escola BásicaIrmãos Passosinaugurada hojeAnovaEscolaBásica IrmãosPas-sos,emGuifões,Matosinhos,comuminvestimentode2,1milhõesdeeuros,é inauguradahoje.Onovoedifício,construídoderaiz,tem11salasdeaulas, refeitório,biblioteca, recreioexterior,salapolivalentecombalneárioseespaçosdeusoadministrativo.

FERNANDOMEDINAao canal TVI 24 sobrea polémica do momento

«Não compreiuma casaà TeixeiraDuarte, eucomprei umapartamentoem frente aosmeus sogros»

O Palácio de Belém abre as portasentre21e24destemêsparaa2ªFestadoLivro,quenestaediçãoteráumaho-menagem à atriz e fundadora do PS,Maria de Jesus Barroso. O humoristaRicardoAraújoPereiraeacantoraLuí-

saSobralsãoalgunsdosnomesquevãoparticiparnestainiciativadoPresiden-tedaRepública,MarceloRebelodeSou-sa,destinadaapromoveraleitura,comuma programação que inclui teatro,poesia, debates, músicae cinema.

2ª Festa do Livro em Belém de 21 a24 com homenagem a Maria Barroso

Mais de 40 editoras estarão presentes

©MARILINE ALVES

LISBOA

REDAÇÃ[email protected]

“Novo” MercadoBeira-Rio já abriu

VILA NOVA DE GAIA

Em declarações àLusa, o pre-sidente da Câmara de Gaia,Eduardo Vítor Rodrigues,salientou que em causa está

«quase que um novo mercado» quereabre «depois de uma obra de rea-bilitação integral muito necessária».«Aobratemaparticularidade de nãosó trazer modernidade à beira-riomas compatibilizar essamodernida-de com as lojas que já lá estavam devenda tradicional, nomeadamenteprodutosfrescose artesanato», acres-centou o autarca. «Assumimos o es-paço como um espaço privilegiadonão apenas para ser um mercado no

O Mercado da Beira-Rio, em Vila Nova de Gaia, reabriu ontem ao público com onovo concessionário a estimar um volume de negócios de 3,5 milhões de euros.

sentido tradicional do termo mas,sem deixar de ter a sua função origi-nal, paraser um local de eventos cul-turais, musicais, expositivos, entreoutras áreas», concluiu.

Investimento de 3,5M€Jáatravés de comunicado, os respon-sáveis pela concessão – o MercadoBeira-Rio de Gaia passa a ser geridopela Fachada Oceânica – falam num«polo de atração paracomunidade lo-cal e turistas» e estimam um volumede negócios de cerca de 3,5 milhõesde euros. Aconcessão de exploraçãodo espaço foi concedida pela Câma-ra de Vila Nova de Gaia, distrito doPorto, por 30 anos – aFachadaOceâ-nicaé umaempresaconstituídapela

Às bancas de frutas,legumes e carnes,somam-se geladariase pastelarias, entreoutros negócios

construtora Lucios, especialista emreabilitação urbana, e pela LegívelPuzzle, cujos sócios são aPEVEnter-tainment, promotor de eventos cul-turais como o Festival Marés Vivas,e pela Jocalu Higiene Industrial.

De lembrar que o “novo mercado”de Vila Nova de Gaia, virado para orio Douro e a conviver com um cor-redorde cavesdo Vinho do Porto, res-taurantes e bares, completaeste anooito décadas de existência.

No total o renovadomercado gaiense dispõe de uma área superior a 1.000metros quadrados e 47 espaços comerciais©

MIGUEL

OLIVEIRA

PUB

Quinhentos estudantes de 25 paí-ses chegam hoje ao Porto paraparti-cipar no YES Meeting – CongressoInternacional de Ciência, organizadointegralmente pelos estudantes daFMUP - Faculdade de Medicina daUniversidade do Porto. Assim, du-rante quatro dias, até 17 de setembro,os jovens terão a oportunidade decontactar em primeira mão com vá-rios especialistas de renome mundialdas mais diversas áreas do saber. En-tre os oradores destaca-se Ada Yo-nath, vencedora do prémio Nobel daQuímicaem 2009, e Nicholas Lydon,vencedor de um prémio Lasker.

Começa hoje naCidade Invictao YES Meeting

PORTO

Peritos mundiais de Saúde na FMUP

©DR

Nopróximodia26desetembrorea-liza-senoCentrodeCongressosdeLis-boaa1ª edição daLeadership SummitLisbon,«umencontrointernacionaldegerações para a produção de conheci-mentosobreliderança»,explicaaorga-nização do evento através de comuni-cado,aqueoDestakteveacesso.«Ins-pirada em Davos e com a assinatura“Wheredowegofromhere?”,estaini-ciativa,quepretendecolocarLisboanocentro do debate sobre as tendênciasde futuro naliderançaanívelmundial,contarácomapresençade700líderesna área empresarial, cultural, despor-tiva,económica,financeiraeartística».

1ª LeadershipSummit Lisbona 26 de setembro

EMPREENDEDORISMO

Local:Centro de Congressos de Lisboa

©DR

EM DEZ SEGUNDOS

CULTURA

Concerto “Sons doCaminho” na MaiaNopróximodia 17 de setembro(domingo), pelas 16h, na IgrejaConventual de SãoSalvadordeMoreira, naMaia, decorreo concertoSons doCaminho,doCoral VoxCantabile.

CRIME

Dois esfaqueadosno centro lisboetaDois irmãosforamesfaqueadosnaterça-feiraànoite juntoaoCampoPequeno,emLisboa, tendoumdelesacabadopormorrer,disseàagênciaLusaumafontedaPSP,adiantandoqueoagressorfugiudolocal.

DEBATE

Joaquim Jorge comTeixeira da CruzJoaquimJorge,doClubedosPensado-res,convidouPaulaTeixeiradaCruz,ex-MinistradaJustiça,paraaapresen-tação/debatedolivroDemocraciaMudança,a18desetembro(21h30),noHotelHolidayInnem Gaia.

CIDADES14.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 03

OpresidenteexecutivodaVolkswa-gen espera uma solução em outubropara o conflito laboral existente na fá-bricadaAutoeuropae afastaahipóte-sedetransferiraproduçãodonovomo-delo T-Roc de Palmela. «Sim, definiti-vamente», respondeuHerbertDeiss àquestão colocada num encontro comjornalistasportuguesessobreoutubroser a data para chegar a uma soluçãoentretrabalhadoreseaadministraçãodaAutoeuropaemrelaçãoaotrabalhoao sábado para assegurar a produçãodonovomodelodamarca.Nosalãoau-tomóvel de Frankfurt, na Alemanha,

Herbert Deiss garantiu ainda que oconstrutor «não está a considerar ou-trasopções»paraaproduçãodoT-Roc,realçandoqueseria«muitodispendio-soalterarolocaldefabrico».«Podemosvendertantoscarros(T-ROC)quantosPortugalpuderproduzir»,acrescentouo dirigente, notando os planos de des-continuaraproduçãomenosatrativos.Questionado sobre o que está em cau-sanasnegociaçõescomostrabalhado-res, Deisse falou numa «combinação»de fatores e recordou que com o novomodelo a fábrica regressará à capaci-dade plenade produção.

Volkswagen rejeita hipótesede deslocalizar produção

EM DEZSEGUNDOS

PROFESSORES

Mais tempopara permutasOministro da Educação, TiagoBrandãoRodrigues, disse ontemqueoperíodopara as permutasentre docentes vai ser alargado,depois da forte contestaçãodosprofessores que foramcoloca-dos emescolas a centenas dequilómetros de casa.

SAÚDE

Como erradicara hepatice CInvestigadoresdaNovaSchoolofBusinessandEconomicscon-sideramqueaeliminaçãodahepatiteCnãoéumaquestãodefinanciamentoe identificam ini-ciativasconcretas, comoasim-plificaçãodeprocessos, paraPor-tugal eliminarovírusaté2030.

SALÁRIOS EM 2018

Aumentode 3% a 4%AUGTdefendeumaumentomédiodos salários entre3%e4%, a subida dosaláriomínimopara585euros eareposiçãodosescalõesdoIRSnopróximoano.Acentralconsidera quea convocaçãodeumagrevenaAutoropa foiuma«irresponsabilidade».

JOÃ[email protected]

Licença sabáticafora do alcance

Três em quatro portuguesesgostariam de passar um pe-ríodo sabático, enquanto 21%não são recetivos a essa

ideia. No entanto, apesar do desejo,48% dos cidadãos nacionais admitemnão ter possibilidade de tirar uma li-cença sem vencimento.

A conclusão consta de um estudofeito pela eDreams, consultado peloDestak, a participação de mais de12 000 consumidores de Portugal,Reino Unido, França, Alemanha, Sué-cia, EUA, Itáliae Espanha. O curiosoé que os portugueses distinguem-sedos restantes europeus no motivoapontado para a folga laboral: 45%pretendiam melhorar a saúde men-tal, quando escapar ao stress laboralé a principal razão nos outros países(35% em Portugal).

Viajar com companheiro ou conju-gue (31%), viajar com toda a família(30%) e tirarumcurso/aprenderumanova competência(26%) são outrasmotivações que convencemos portu-gueses. Seguem-se melhorar asaúdefísica(25%),reavaliaracarreira(25%),ganharexperiêncianoutraárea(24%),planear um novo negócio (22%) e fa-zer voluntariado (21%).

Melhorar a saúde mental e escapar ao stress laboral são os principais motivosapontados para uma licença sem vencimento, desejada por 76% dos portugueses.

Muitos dos inquiridos emPortugal(45%) consideram que umaeventuallicençasabáticanão teriagrande im-pacto na empregabilidade, embora30% acreditem que as suas hipótesesde vir a ganhar mais no futuro au-mentariam. Refira-se que, paraquemestáempregado emPortugal, a licen-çasem vencimento depende semprede acordo com aempresa, que só emcasos muito concretos pode recusar

a pretensão do funcionário – nomea-damente quando envolve formação.

No entanto, em Portugal esta prá-tica é pouco comum. Até mesmo en-tre os jovens o chamado gap year –tirar um ano entre o término do en-sino secundário e a entrada na uni-versidade – tem poucaadesão. Entreas classes profissionais, os professo-res universitários são aqueles quemais tiram licenças sabáticas.

Praticamentemetade dos portugueses não podem tirar licença sem vencimento

©SHUTTER

STOCK

© TIAGO PETINGA/LUSA

Umaderrocadanumaobra naRuadasTaipas, emLisboa, pro-vocouontemamorte deumtrabalhador estrangeiro e levououtro, de nacionalidadeportuguesa, a ser assistido nohospital.

AUTOEUROPAACIDENTE FATAL EM LISBOA

ESTUDO

ATUALIDADE 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt04

ATUALIDADE14.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 05

PUB

Por se tratar de um auto de notícia,os visados poderão agora contestaras infrações, antes de serem aplica-das multas. No comunicado ontememitido, o Ministério das Finançasnão deu mais pormenores sobre aoperação, nomeadamente o valordasmultas que poderá estar em causa.

O que o gabinete de Mário Centenogarantiufoique«estesestabelecimen-tosserãoobjetodeumrigorosoacom-panhamento do seu comportamentodeclarativo, estando prevista a reali-zação de novos procedimentos inspe-tivos nos casos em que que forem de-tetados elevados riscos de incumpri-mento».Emais:«comoobjetivodein-centivar o cumprimento voluntário»,dissuadindo eventuais incumprimen-tos, «estão em curso um conjunto deoutras ações no mesmo âmbito» em«diversos setores de atividade».

©123RF

Fisco faz Revisão Geralàs oficinas automóveisEm 3600 espaços de manutenção e reparação de carrose motos controlados, 150 estavam em incumprimento.

Estabelecimentos com ação duvidosaterão novas inspeções no futuro

JOÃ[email protected]

Na passada terça-feira, aAutoridade Tributária eAduaneira (AT) realizouumaação nacional de con-

trolo a mais de 3600 oficinas de ma-nutenção e reparação de veículos au-tomóveis e motociclos. Da Ação Re-visão Geral, em que participarammais de 570 elementos da InspeçãoTributária e Aduaneira, resultou ainstauração de 150 autos de notícia.

A não emissão de fatura, a não ob-servânciados requisitos formais dosdocumentos emitidos e a não utiliza-ção de Programa de Faturação Cer-tificado foram as falhas detetadas.

EM DEZSEGUNDOS

TARIFAS

EDP devolve72,9 milhõesADireção-Geral de Energia eGeologia (DGEG) notificou aEDPpara devolverao Estado72,9milhões de euros porsobrecompensaçãonas centraiselétricas, informou oGoverno,frisandoque estemontante seráabatido às tarifas de 2018.

TELECOMUNICAÇÕES

SMS estão aperder terrenoOnúmerodeutilizadoresdebanda largamóvelatingiuos6,8milhõesnofinalde junho,umrecordeemPortugal.Osdadosdosupervisor indicamqueossmsestãoadarlugaràsmensagensporWhatsAppeMessenger.

FINANÇAS

PUB

dos 60 milhões de euros. Além disso,as 800 operações de arrendamentode lojas contabilizadas de janeiro de2015 a junho deste ano demonstramo dinamismo do setor.

Lisboa e Porto dominamPortugal encontra-se entre os paísesda Europa com maior densidade decentros comerciais, contando comcerca de 120 espaços. No total, sãomais de três milhões de metros qua-drados de área bruta locável (ABL),o que resulta num ABL/1000 habi-tantes de 280 metros quadrados, su-perior à média europeia de 239 me-tros quadrados.

Com 41 e 25 centros comerciais, asáreas metropolitanas de Lisboae Por-to concentrammetade daoferta–sãomais de 1,5 milhões de metros qua-drados de ABL.

©PED

ROEL

IAS/JN

Centros comerciaisatraem 230M€ por anoValor total dos últimos 14 anos totaliza 3500 milhões deeuros. Portugal destaca-se entre os países da Europa.

Maior parte do investimentos nestesespaços é feito por estrangeiros

JOÃ[email protected]

Osetor dos centros comer-ciais captou 3500 milhõesde euros, 30% do investi-mento imobiliário comer-

cial direto em Portugal. Segundo umestudo a consultora Cushman &Wakefield, 64% desta verba foi apli-cada por operadores internacionais.

Emmédia, o volume de investimen-to direto alocado acentros comerciaissitua-se nos 230 milhões de euros porano, com o peso do capital estrangei-ro a rondar os 70%. Foram fechados65 negócios de investimento em cen-tros comerciais emPortugal, comumvalor médio por operação na ordem

CONSUMO

ATUALIDADE 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt06

Postos de trabalho disponíveis comcrescimento de 3,6% no 2º trimestre

©CAROLINACRAVINHO/JN

Portugal registaa segunda maiorsubida na criaçãode emprego

A taxa de emprego aumentou, nosegundo trimestre e em termos ho-mólogos, 1,6% naZonaEuro e 1,5% naUnião Europeia (UE), com Portugala registar a segunda maior subida(3,6%) entre os 28, avançou ontem oEurostat. Entretanto, o Índice de Ca-pitalHumano 2017, calculado pelo Fó-rum Económico Mundial, Portugal,juntamente com Espanha e Grécia,está nas últimas posições da tabelado desenvolvimento do talento daspessoas, o que acabapor privá-las deoportunidades e da possibilidade deaceder a empregos de qualidade.

UNIÃO EUROPEIA

FURACÃO IRMA

Calor e falta deenergia fazemmais vítimasApassagemdo furacão Irmapela Florida, sudeste dos EUA,foimenos devastadora doque oprevistomas, depois da tempes-tade, é o calor intenso, agravadopela falta de energia elétrica,que está a fazervítimas. ReinoUnido e França entregamverbaspara a reconstrução.

UNIÃO EUROPEIA

Propostaagência paracibersegurançaOpresidente daComissão Euro-peia propôs ontem, durante oseu discurso sobre o EstadodaUnião, a criação de uma agênciaeuropeia de cibersegurança,argumentandoque os ataquesinformáticos podemser«maisperigosos doque armas e tan-ques»e que falta articulação.

RÚSSIA

Falsos alertasde bomba emvários locaisUma série de falsos alertas debomba feitos desde o início dasemana obrigaramà evacuaçãode dezenas de locais públicos naRússia, envolvendodezenas demilhares de pessoas, noticioua imprensa russa. Todos os aler-tas, desde segunda-feira, acaba-ramporse revelar falsos.

FELIPE VIRei de Espanha comentouo referendo na Catalunha

«Constituiçãoprevalecerásobre falhas.Serãopreservadosos direitosde todos osespanhóis»

MAIS NOMUNDO

PUB

PUB

DESPORTO14.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 09

Na última época, o Spor-ting investiumuito emcontratações e não se

deu particularmente bem: de umcamião de reforços, alguns bemsonantes comoMarkovic, Eliasou Joel Campbell, só Bas Dostrendeu. Os resultados não sefizeram esperar. Antes doNatal,já o Sporting estava fora dascompetições europeias e como campeonato comprometido.

Esta temporada, e como FC Por-to quase ausente no defeso, acontas como fair-play financeiro,o derrotado domercado pareceser o Benfica. Não pelo que com-prou,masmesmopelo que nãocomprou. Os encarnados enche-ramos cofres com as vendas deEderson, Victor Lindelof, NélsonSemedo eMitrogloumas, nahora de comprar, acanharam-se.E entre lesões e falta demelhor,posições essenciais estão, nestemomento, desfalcadas. Os casosmais visíveis surgemna baliza eno eixo da defesa. AndréMoreiraesteve para virmas não veioe BrunoVarela tem sido titular.Primeiro de recurso, agora a va-ler. Na defesa, e entre um vórtexde contratações estranhas paraa lateral-direita, o Benfica esque-ceu-se de reforçar-se comumcentral de qualidade. Chamadoà titularidade com a lesão de Jar-del, Lisandro López não tem, pelaenésima vez, justificado o lugar.E Luisão não vai para novo.

Para já, a única contrataçãoque temdado frutos chama-seSeferovic. Porque chegou a custozero e temmarcado.Mas tam-bémvai oscilando entre grandesjogos emomentos de completaausência.A derrota no primeiro jogo daChampions, comoCSKA, tornouos problemasmais visíveis, atéporque o Benfica ainda só per-deu dois pontos no campeonato.Mas por esta alturamuitos benfi-quistas já estarão a suspirar pelachegada da janela de transferên-cias de janeiro.

Comonãoatacaromercado

OPINIÃO

LÍDIA PARALTAGOMESJornalista do semanário ‘Expresso’

Sem chama paraelevada exigênciaPortistas perderam controlo do meio-campo e sem Aboubakar foram menosincisivos no ataque. Tropeção atenuado por empate no outro jogo do grupo.

UmFCPortosócomvitóriase sem golos sofridos nocampeonato, onde apenasenfrentara um Sp. Braga

emreconstrução,tinhaontemumrealreste àsuacapacidade de resistênciaàs adversidades – leia-se poucos joga-dores disponíveis. E emborasejapre-coce disparar os alarmes, as impres-sões não foram as melhores.

Em estreia na Champions, SérgioConceição manteve o 4-4-2, semsubs-tituir um dos extremos por um mé-dio interior, que desse mais pujançaàequipa. Do outro lado estavaumBe-siktas que, teoricamente, se apresen-tava no mesmo esquema. Só que Ta-

lisca era muito mais efetivo no apoioao miolo e Quaresma e Babel derammaiorcapacidade de pressão aos tur-cos do que aquela que foi empresta-

CHAMPIONS

©JO

SECOEL

HO/LUSA

FC Porto estreou um “novo” patrocinador: a Altice substitui aMeo nas camisolas

JOÃ[email protected]

LIGA DOS CAMPEÕES FASE DE GRUPOS

BESIKTASFC PORTO

FabriAdriano ‹

Uysal, 87’ ›PepeTosic

Çaner ErkinHutchinsonÖzyakup ‹

Medel, 64’ ›Babel

Quaresma ‹Negredo, 73’ ›

TaliscaTosun

31

Estádio do Dragão, Porto

Sérgio Conceição Senol Günes

CasillasRicardo PereiraFelipeMarcanoAlex Telles‹ Danilo Pereira› Hernâni, 81’‹ Oliver› André André, 46’‹ Corona› Otávio, 46’BrahimiMaregaSoares

TREINADORES

Golos:Talisca (13’), Tosic (21’, a.g.), Tosun (28’)e Babel (86’)Disciplina:Cartões amarelos: Ricardo Pereira (10’), Erkin(67’), André André (81’)

GRUPO ELiverpool 2-2 Sevilha

Maribor 1-1 SpartakMoscovo

GRUPO FShakhtar 2-1 Nápoles

Feyenoord 0-4 Man. City

GRUPO GFCPorto 1-3 Besiktas

Leipzig 1-1 Mónaco

GRUPO HTottenham 3-1 Dortmund

RealMadrid 3-0 APOEL

LIGA DOS CAMPEÕESFASE DE GRUPOS

da por Brahimi e Corona – teima emparecer “desligado” a espaços.

Amaiorrotação do Besiktas foicla-raaos 13’, quando Taliscafoimais les-to a atacar um bom cruzamento deQuaresma. O FC Porto reagiu bem,chegou ao empate num autogolo e fi-couporcimadojogo,masnãoconcre-tizou esse ascendente, que se evapo-rou quando Tosun fez o 2-1. Casillas,que ontemse tornourecordistade jo-gos na prova, devia ter feito mais.

Conceição reorganizou a equipanum 4-3-3 para o 2º tempo, Soares eMarcano ameaçaram a baliza de Fa-bri, mas os turcos, muito experientes,pareceramsempre mais senhores dabola. E chegariamao 3-1. Umanotafi-nal para os dois golos de Ronaldo navitória do Real Madrid.

ENTENDIMENTO

Liga ibérica vai avançarPedroProença e JavierTebas, presidentes das ligas dePortugal e Espanha, assinaramummemorandodeentendimento para cooperação emdiversas áreas. Umadelas será a criação de uma Liga ibérica, se possível atéao final domandato deProença (em2019), que quercriarum torneio quadrangularno fimdesta temporada.

RECORDE NO KITESURF

Maior viagem em duplaFranciscoLufinhachegouontemàMarinadeOeirasdepoisdeumaodisseia semprecedentesque teve inícioa4desetembro, emPontaDelgada, na ilhadeSãoMiguel.Oportuguês fixouumnovorecordemundial damaiorvia-gemdekitesurfemduplaaopercorrer1646km, junta-mentecomAnkeBrandt, recordistamundial alemã.

EM DEZ SEGUNDOS

FIM DE SEMANA 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt10

PUB

©DAVID

MARTINS/CM

“Tensão & Conflito”à beira do rio TejoInquietações na sociedade após a crise económica de 2008 inspiram obras emvídeo de 22 artistas em exposição a partir desta semana no MAAT, em Lisboa.

Novo e emblemático MAAT celebra 1 ano de vida no próximo dia 5 de outubro

REDAÇÃ[email protected]

Amostra “Tensão & Confli-to - Arte em vídeo após2008”, patente no MAAT -Museu de Arte, Arquitetu-

ra e Tecnologia, pretende mostrarcomo, na última década, o vídeo setem revelado um recurso artísticocadavez mais usado «paraaarte ofe-recer uma expressão única das ten-sões e inquietações que marcamaso-ciedade atual».

De acordo com a informação dis-ponível no site oficial do MAAT, estaexposição inclui obras de artistascomo Patrícia Almeida, Halil Altin-dere, Marilá Dardot, Bofa da Cara,

Burak Delier, Melanie Gilligan, LolaGonzaléz, Hiwa K, Silvia Kolbowski,Nikolaj BendixSkyum Larsen, MarcLarré, Paulo Mendes, Mario Pfeifer,Francisco Queiró, AnatolyShuravlev,Federico Solmi, Pilvi Takala, MariaTrabulo, Dragana Zarevac, ArturZmijewski, Yorgos Zois ou JorgeMacchi, um elenco de criadores pro-venientes dos EUA à América Lati-na, da Europa ao Médio Oriente.

Militância artística«Todososartistasaquirepresentadostêmumaposiçãomuitoativanasocie-dade.Nãosãonecessariamenteativis-tas,masacreditamqueaartepodeterum papel de questionamento, inter-venção ou mudança social», salientaLuísa Santos, uma das curadoras daexposição, citada pela Lusa, sobre anova mostra do espaço alfacinha.

A exposição ocupa a Galeria Prin-cipal e a Video Room do MAAT comobras de artistas de vários pontos domundo que «filmaramvisões pessoaissobre os efeitos da grande recessão,a agitação política a ela associada eos aspetos sociais menos óbvios queemergiram desses eventos».

ARTE

Será que isto também teacontece?Contas os dias,as horas, osminutos para

entrares de férias e quando final-mente ficas nobembom, co-meças a descontare todos osdias o sentimento é omesmo.Já só faltam 14dias para acabaras férias, já só faltam 13, 12, 11,até que chega odia Rde regressoe ficas emmodode voo até che-gares ao trabalho, ou às aulas.Aeste sentimento, no fundo sóestranho, dei-lhe o nomede sín-dromedurante as férias, aindanãohá receitamédica para isto,dizemquepassa comumacolherzinha de trabalho logonoprimeiro dia.Se ouvires a RFM tambémajuda,fazemosmassagens radiofónicase claro teruma toalha de praiano carro tambéméaconselhável,nunca se sabe onde vais quererterminaro teu dia. Quemmaissofre destemal?Síndromedurante as férias ouparvoíce aguda para os amigos.Beijinhos de uma recém-regres-sada ao trabalho, que gosta desofrerporantecipação.

Síndromeduranteasférias

VOZESDA RÁDIOCATARINA FIGUEIREDO([email protected])Segunda a sexta-feira, das 5h às 7h

NA RFM O FIM DE SEMANACOMEÇAMAIS CEDO!Na RFM, os Fridayz JoséCoimbra e DJ Pedro Simõesabrem o fim de semana àssextas, logo às 10 da manhã,com uma hora de música paradançar. Se aína empresa,também quiseres começaro fim de semana mais cedo,convence o teu Boss ainscrever-se com a sua equipano “Meu Boss é fixe” e entracom um pé de dança, aquiem estúdio, no fim de semana.Com o Pedro Simões de férias,amanhã o Dj convidado é PeteTha Zouk.

© DR

Haverá concertos no Claustro doMosteirodosJerónimos,noMuseuCo-leção Berardo, no Museu Nacional deArqueologia,nosJardinsdoPaláciodeBelém,noMuseuNacionaldosCochese no Picadeiro Real do Museu dos Co-ches. Com horário alargado, entre as19heas4h,estarátambémoMuseudaPresidência da República. Já nos Jar-dins da Praça do Império haverá ummercadode‘design’eartesanatoeain-daumaáreade comidade rua.

Vários parceirosOBelémArtFest,cujoprograma podeser consultado em www.belem-art-fest.pt, é uma produção da AmazingAdventure, em parceria com aEverything is New, Direção-Geral doPatrimónio Cultural, Museu ColeçãoBerardo, Câmara de Lisboa e a Juntade Freguesiade Belém.

©ÁGATA

XAVIER/SÁBADO

Todos os caminhos vãodar ao Belém Art FestNomes grandes da música portuguesa atuam amanhã esábado no Belém Art Fest, que liga música e património.

Museu Nacional dos Coches é umdos espaços do Belém Art Fest

REDAÇÃ[email protected]

Os artistas Rui Veloso, Tia-go Bettencourt e Surma,as duplas Dead Combo eOctaPush, e o DJRide são

alguns dos nomes que compõe o pro-grama deste ano do Belém Art Fest,evento que terá lugar amanhã e sá-bado naquela zona lisboeta. De acor-do com aorganização, «o festival dosmuseus à noite oferece uma progra-mação de luxo no património históri-co português, proporcionando espe-táculos e concertos únicos em espa-ços exclusivos durante dois dias defusão cultural que ligam a música, aarte e o património».

AO VIVO

Produtora de Luís de Matos organizao evento com a Câmara de Coimbra

©SÉR

GIO

AZEN

HA/SÁBADO

Coimbra recebeencontro queapresenta quase130 espetáculos

A edição deste ano dos EncontrosMágicos de Coimbra, que decorremde terça-feira a dia 24, conta com aparticipação de 19 artistas oriundosde 13 países, anunciou ontem a orga-nização. Promovido pela Câmara deCoimbrae pelaLuís de Matos Produ-ções, a edição de 2017 do Festival In-ternacional de Magiade Coimbrain-tegraumtotalde 127 espetáculos, pro-tagonizados porartistas do Brasil, Es-tados Unidos da América, Chile, Ja-pão, Itália, Argentina, Bélgica, Fran-ça, Cuba, Austrália, Espanha, ReinoUnido e Portugal.

MAGIAPUB

FIM DE SEMANA 1114.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

«Nunca tive os medoscomuns nas crianças»

Embora não pareça, BillSkarsgardpoderiatersegui-dooutraprofissãoquenãoade ator. Felizmente, por ve-zes é difícil escapar às in-

fluências e espartilhos da linhagem.Quando se é filho do grande StellanSkarsgard,asumidadesuecaquepre-feretrabalharsócomasgrandesmen-tes no rebuscarastuto dos grandes te-mas,avidaficacomtendênciaaadqui-rir, por si mesma, foco e direção. Estasemana o pequeno Bill, agora com 27anos,ascendeaopódiodasgrandeses-trelasemtudoqueserelacionacomar-

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

Foi o cineasta argentino Andres Muschietti que se atreveu a revisitar “It”, aterrorizante novela do mestre do terror,Stephan King. Como se isso não fosse suficiente, ainda deu a Bill Skarsgård o papel do demoníaco Pennywise.

repios de verão. Vamos lá tentar per-ceber como é a vida quando o jovemexisteentreobrancogustavianodeEs-tocolmoeascoresgarridasencenadaspelamente de StephenKing. Numve-rãoqueserevelouaborrecidonoscine-mas,BillSkarsgard,napeledohorror,bateu recordes de bilheteira. O nomedele é Pennywise, palhaço especializa-do emsurpresas tingidas de sangue.

Comoéasuavida foradoecrã?Seiquenãotemcasaprópria,aquinosEUAou,sequer,naSué-cia.Passaavidaasaltardesofáemsofá,entrecasasdeamigosefamiliares?Ouviveemhotéis?Sim. Vivo onde é possível, incluindo

emcasas privadas alugadas naAirbnb. Háseis ou sete anos quetemsido assim. Acabapor serumtipo de vidaprofissional que seprestaaumagrande transitoriedade.Diriaque acidade de residênciatemsido Toronto, porque foialiquefiz asérie de TVHemlockGrove,e tambémeste filme. Passo, igual-mente, bastante tempo emNovaIorque. O meu sonho é comprar

casaemEstocolmo, porque foi láquecresci. Não creio que sejaboaideiamudar-me paraLos Angeles, umlu-gar que se encontrasob ainfluênciadaindústriavisual e que estásempreamudar aperceção que tens davidae daquilo que valorizas natuaprópriaexistência. EmEstocolmo tenho osamigos que fiz ao longo do tempo.Tenho afamília. As minhas raízes.Hámuitos amigos meus que nuncaviramos meus filmes. Não estãointeressados nessas coisas. Achoque isso ajuda-me imenso amanteros pés bemassentes naterra.

Ainda sobre essa infância pas-sada em Estocolmo: lembra-sedosmedos que o afligiam?As crianças têmuma relaçãomuito difícil com aquilo queas assusta. Como foi consigo?Nuncative umdaqueles medos, co-muns nas crianças, relacionado comaranhas ou cobras. Ou dinossauros.Ou monstros e fantasmas. Seique hámedos bemespecíficos. Umdos meusamigos, por exemplo, temummedoterrível de palhaços. Bastamostrar-lhe umafotografiacomumpalhaçoque ele ficalogo asentir ataques depânico. Nuncasentinadaassim. Maslembro-me de ter seis anos e de ficardeitado nacama, semconseguir dor-mir, apensar namorte. Nuncafuire-ligioso. Nuncaacrediteigrandementenaideiade que háoutro tipo de vidaparaalémdamorte. Nessas situaçõessim, tinhamedo e crises de pânico.

Que remédio havia nessassituações escuras e solitárias?O meu pai, uma criatura intensa-mente secular, vinha sentar-se aospés da cama e dizia-me que não ha-via razão para ter medo. Garantia--me que, durante e depois da morte,nada de mal me iria acontecer (ri-sos). Isso acalmava-me, realmente.Mas o meu medo não deixava de sergenuíno. Era uma ideia terrível, ima-ginar que tudo isto iria desaparecer.Diria que ainda não me sinto com-pletamente imune a pensamentossemelhantes. Aliás, acho que uma

CINEMA

FIM DE SEMANA 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt12

«Há muitos amigosmeus que nunca viramos meus filmes. Nãoestão interessadosnessas coisas»

pessoa nunca consegue ultrapassaresses pensamentos ao longo da vida.Limita-se a ficar habituada à ideia.

Este It, talvezporsersobreaque-lasemoçõesquesentimosquan-dosomosmiúdos, temumarnostálgico. Lembra-sedetervivi-doalgo intensamenteduranteumdeterminadoverão?Algumaaventuramais inesquecível?Ora, nemmais. Acho que o filme nosdevolve aumespaço de grande nos-talgia. Aminhafamíliacostumavapassar os verões emErland, naSué-cia. Aindaconsigo imaginar o primei-ro beijo. Haviaumgrupo de miúdos,The Losers Club. Lembro-me tão

bemdaquelas amizades tão próxi-mas. Eramos uns 10, sempre juntos.O Verão é sempre assim. Passamoso tempo comas amizades quefizemos naalturamas, depois, nuncamais as vemos. São o mundo todo.São anossatribo. Hámomentos deatração que começampor ser se-xuais. Nuncafalha. São 10 tipos atraí-dos por umamenina, sempre ames-mamenina. Oh, como o coração se

«Lembro-me de terseis anos e de ficardeitado na cama, semconseguir dormir,a pensar na morte»

desfaz quando avemos afalar comumoutro rapaz. Até que, finalmente,vemfalar contigo. Nessaaltura, és tuo eleito. És tu o maior. És tu o homemdo momento. Todas essas situaçõesacontecemaos 12 anos, quando esta-mos amudar de voz e as hormonasandamaricochetear numaloucuraimparável. É tão intenso. Não deixade ser cansativo pensar nisso tudo.

Alémdascumplicidadeseciú-mes,queoutrascoisas faziam?O habitual. Erlandé umailhanosul daSuécia. Havia, desde logo,os primos. Paraalémdeles haviaos amigos. Passávamos os dias emaventuras. De bicicleta. Emidasàgelataria, ao café, àdocado porto.Íamos nadar. Os verões eramcheiosde autênticas aventuras. Como secadaverão fosse umfilme diferente.

Imaginoqueasuarotina fossemaisurbana,emgeral.Queaventurasaconteciamnacidade?Haviasempre umacoisaque podiaser escaladaou trepada. Ummuro.Umandaime. Umalicerce. Umacolu-na. Umprédio emconstrução. Subiaaté conseguir chegar aumparapeito.Depois erapreciso tentar passarparaos escritórios onde trabalhavampessoas. Umavez chegado láemcima, erapossível cuspir aquempassavaáembaixo. Ou faziaisso oufaziaoutracoisaqualquer estúpida.Estavaconstantemente apregarpartidas. Por vezes iaparaos centroscomerciais cobertos, lugares cheiosde recantos ideias paraummeninodiabólico como eu. O filme tambéminvocaisto. Leva-nos de voltaamui-tos destes instantes que associamosàs férias grandes de verão.

Nãoreceiaque,porcausadestefilme,asmeninascomecematermedodesi?Ouavidaestáprestesa ficaraindamais fantás-ticaporqueas futurasnamora-das lhevãopedirquesecompor-tecomoopalhaçoPennywise?Não seibem. Háumcontrasteenorme entre aquilo que soue o Pennywise. Talvez algumas dasgarotas fiquemdececionadas. Navidareal, sou demasiado ternurento.Pode ser que tenhasorte e que encon-tre por aíumameninaque gostedisso. Se não for assim, se elaestiveràesperaque eu sejao Pennywise,vaihaver problemas. Gosto de passaro serão abeber cháe aver televisão.

«Há um contrasteenorme entre aquiloque sou e o Pennywise.Na vida real, soudemasiado ternurento»

© FOTOS DR

DRAMA‘ARRANHA-CÉUS’Adaptaçãoaograndeecrãdano-veladecultode1975daautoriadeJ.G.Ballard,genial (epolémi-co)escritor inglês, tambémautorde livros incontornáveiscomoImpériodoSolouCrash .Comumelencode luxoque incluiTomHiddleston, JeremyIrons,SiennaMillerouElisabethMoss.

© DR

THRILLER‘ASSASSINOAMERICANO’StanHurley,umveteranodaGuerraFria, recebeumatarefamelindtrosaenquantoagentedaCIA: temordenspara treinarumjovemex-soldadodasforçases-peciais, cujoestadopsicológicoestácompletamente instávelapósamortedasuanoiva.ComMichaelKeatoneTaylorKitsch.

© DR

DRAMA‘DETROIT’Acineasta Kathryn Bigelow(Point Break - Ruptura Explosi-va, StrangeDays ou TheHurtLocker) regressa às salas comum filme que revive os trágicosmotins de Detroit em 1967,quando os EUAestavammergulhados numa enormeinstabilidade social e racial.

© DR

OUTRAS ESTREIAS

FIM DE SEMANA 1314.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

99 | 91 39315 12 9 977 64 7239

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá . Café . Peças de Decoração . Porcelanas Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos . Latões . Rendas Toalhas . LençóisE TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro Circulo de Leitores . Europa América . Ediclube Alfa, Verbo Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest Enciclopédias Recentes. ROMANCES: Sabrinas: Júlias e Biancas BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim . Heróis Marvel . Capitão América . Homem Aranha

OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões .

Colecções de Moedas em PrataENTRE OUTRAS

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)

Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN: 9% e TAEG:11,1% S/seguro. Emprestimos concedi-

dos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� �������������������� ��������� �������

���������� ��!"�"!���������� #��$%� �"�

MU

LTIC

RED

ITO

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

COMPRO DISCOS DE VINILTODOS OS GÉNEROS MUSICAIS (POP, ROCK, PUNK, HEAVY METAL, AFRICANA, PORTUGUESA, ETC).

PAGO BEM E DESLOCO-ME

TM: 919321146 / 963022341 / 927394989

PROCURA UM CRÉDITO?

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS

Crédito PessoalDe 1.500€ a 50.000€

e de 12 a 120 mesesTAN DESDE 8,75% TAEG DESDE 13,5%

962 491 939 - 915 789 254 ������������ �������������

���� ���� �� ����� ���� �������� ����� ��� ���������������� ���� � �� ��!��� ��� "�� ���#�������#� ��� $��$ �� %�&'���$���"� ��%����&������'�����'����������(���������#�������)�

� LIGUE AGORA

MCAPITALFINANCE

COMPROCOMPRO

Recheios de Casas

Antiguidades Velharias

Coleccionismo Medalhas,etc

93 823 31 55 ARCA INTEMPORAL - Av. Praia da Vitória n.º 75c

DISCOS�

www.destak.pt

Para anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA | 225 322 309 PORTO

CLASSIFICADOS

PUB

Ricardo Carriço juntou-se àAlzhei-mer Portugal para assinalar o MêsMundial da Doença de Alzheimer «edespertaraatençãodapopulaçãopor-tuguesa para a problemática das de-mênciasqueafetamaisde180milpes-

soas», diz a organização. O ator e can-tor aceitouoconviteparaEmbaixadordo Passeio da Memória e participarána caminhada solidária da AlzheimerPortugal,domingo(17desetembro),pe-las 9h, naBaiade Caxias, emOeiras.

Ricardo Carriço associa-se àsiniciativas da Alzheimer Portugal

SOLIDARIEDADE

EM DEZSEGUNDOS

HOLLYWOOD

Kate Winslet ea amizade quefez no “Titanic”ApesardeestarnoFestivaldeCinemadeTorontoparapromo-veroseunovofilme,TheMoun-tainBetweenUs,KateWinsletnãoconsegueescaparaofactodeseestaremaaproximaros20anosdeTitanic: «Saídofilmecomumadasmaioresamizadesdaminhavidanomeubolso,queéoLeo»,disseaatriz, citadapelaEntertainmentWeekly.

CELEBRIDADES

Serena partilhaprimeiras fotosda filha AlexisSerenaWilliams,paramuitosamelhortenistafemininadesempre,partilhouontemnassuasredessociaisasprimeirasfotosdasuafilhaAlexis,nascidahácercadeduassemanas.FrutodarelaçãodeSerenacomAlexisOhanian,fundadordaplataformadigitalReddit,Alexiséaprimeirafilhadocasale,segundoSerena, foiumpartobastantecomplicado.

GEORGE CLOONEYPalavras do ator de 56 anos,ao The Hollywood Reporter

«Os papéis[no cinema]não são tãointeressantesquando seenvelhece.Já não souo galã.

FAMA&TV14.09.2017 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 15

Tonyéacusadode11crimesdeusur-paçãoe11decontrafação,enquantoRi-cardo Landum responde por 9 crimesde usurpação e 9 de contrafação.

©SÉR

GIO

LEMOS

MP acusa TonyCarreira de plágioMinistério Público acusa cantor de plagiar 11 músicas deautores estrangeiros em parceria com Ricardo Landum.

Empresa que representa Tony Carreiraconsidera acusação sem fundamento

REDAÇÃ[email protected]

Ministério Público (MP)acusa Tony Carreira deplagiar11músicas de au-tores estrangeiros, com

a colaboração do compositor RicardoLandum,tambémarguido,consideran-doquese«arrogaramautoresdeobrasalheias» após modificarem os temasoriginais: «As obras descritas sãoexemplos daatividade ilícitado argui-doTonyCarreira,oqueresultadocon-fronto da obra genuína alheia com aobra supostamente criada pelo argui-do,porvezescomaparticipaçãodoar-guidoRicardoLandum,sendoquetaisobrasforamanalisadasatravésdepe-ríciamusical», sustentao MP.

POLÉMICA

NEGÓCIOS& TRAPOS

RIHANNA“RiRi” regressouà influenteSemanadaModadeNovaIorqueparaapresentaracoleção2017dasua linhade ‘sportswear’paraaPuma,aFentyPumabyRihianna,ondeacantora fazumafusãoentre luxoedesporto.

© DR

THEWEEKNDPopularcantorcanadiano(enamoradodeSelenaGomez),anunciouno InstagrammaisumacolaboraçãocomaH&Mparaacriaçãodeumacoleçãoexclusi-va. “SelectedbyTheWeeknd”terá 18peçasparaooutono.

© DR

HUGOMADEIRADia 19desetembro, às 21h30,estreia noYouTubeumanova‘realityserie’ que irá acompa-nhara vida domediáticomédicodentista. HugoMadeira. SmileStories éonomedanovidade.

©MIGUELMANSO

LISBOAHOJE16ºMÍNIMA

26º MÁXIMA

AMANHÃ15ºMÍNIMA

22ºMÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE14ºMÍNIMA

23ºMÁXIMA

AMANHÃ12ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borgesde Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel RodriguesDIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORAADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCHOndina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves;Redação: Filipa Estrela, João Tomé, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas,Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora),Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto);Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); DepartamentoComercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego,Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento);Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone:225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes, Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede:Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax:210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881;Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; ImpressãoNacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluzde Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399.ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais: 1. Nome da letra M. Começara gastar. 2. Pequeno (Brasil). Ruão. 3. Cadaum dos pequenos orifícios da derme. Alter-nativa (conj.). Sinal gráfico que serve paranasalar a vogal a que se sobrepõe.4. Comunicar por contágio. Avidez, gulo-dice. 5. Graceja. Projeção de um futuroideal. 6. Terreiro em frente ou à volta daigreja. Equívoco. 7. Resistência que umcorpo desenvolve quando sobre ele semove outro corpo. Despido. 8. Talento.Antigamente. 9. Nome próprio masculino.Contr. da prep. a com o artigo ou pronomeo. Rija. 10. Que vive muitos anos. Causarraiva. 11. Afetuoso. Altar cristão.Verticais: 1. Suster com estacas (as videi-ras). Lagarta. 2. Anormalidade da vista que

só permite ver os objetos a pequena distância do olho. Perverso. 3. Nome da letra R. Caso gra-matical, existente nas línguas onde existe declinação. 4. Manjar de origem búlgara que consisteem leite coalhado por meio de um fermento. Brisa. 5. Sobre (prep.). O que professa a arte dra-mática. Ensejo. 6. Discurso. Passado. 7. Que não está cozido. Mentira. Contr. da prep. de com oart. def. o. 8. A minha pessoa. Fêmea do javali, já velha (reg.). 9. Fazer tatuagem em. Grupomusical organizado principalmente por estudantes. 10. Matéria corante azul de origem vegetal.Sobrecarregar com ónus. 11. Avançar girando sobre si mesmo. Trajara.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Eme,Encetar.2.Mirim,Ruano.3.Poro,Ou,Til.4.Apegar,Gula.5.Ri,Utopia.6.Adro,Erro.7.Atrito,Nu.8.Arte,Dantes.9.Rui,Ao,Dura.10.Vivaz,Danar.11.Amoroso,Ara.Verticais:1.Empar,Larva.2.Miopia,Ruim.3.Erre,Dativo.4.Iogurte,Ar.5.Em,Ator,Azo.6.Oro,Ido.7.Cru,Peta,Do.8.Eu,Gironda.9.Tatuar,Tuna.10.Anil,Onerar.11.Rolar,Usara.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

Tantofilantropismo àcusta do alheioTodos nós vamos constatandoque os cataclismos naturais vãoacontecendo a um ritmocada vezmais avassalador. E tudoporcausado inquilino daMãeNatureza, quenada dela preserva, tratando-atão duramente, fazendo comque ela não se consiga recompordasmazelas infligidas.

Assim, pergunto porque razãose subsidia os nossos turistas,que vãopara locais onde frequente-mente acontecemesses naturaisdesastres, indo-os buscarà custade toda a comunidade, comosetivessemprestadoum relevanteserviço à Pátria, quando, issosim, vão deixardivisas emterras inóspitas?

Finalmente, para remataraminhamodesta,mas sincera, opinião,deixo-vos comoseguinte relatotelevisivo a que assisti: na chegadaa umaeroporto nacional de umconjunto de turistas que tinhamidopara asCaraíbas,

A jornalista emserviço no localquis sabero que se tinha passado,chegando até à fala comumchefede família que disse que tinham,ele e seus familiares, ido depoisdo aviso de grande tormentapara aquelas paragens para, assim,comenormedesplante, responder:«Se fosse a pensarnessas coisas,a gente não saía de casa!».

Resumindo, cá está o estúpidoZépagante para pagar tanto egoísmopara tanta estupidez humana.

JOSÉ AMARAL

Vila Nova de Gaia

CARTAS DO LEITOR

SUDOKU **

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

LEITOR 14.09.2017QUINTA-FEIRAwww.destak.pt16

726 - Serviços de Saúde - Terapia e Reabilitação 727 - Serviços de Saúde - Ciências Farmacêuticas�������������� �� ������������������������� ��

Área de Formação761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens640 - Ciências Veterinárias

������������� ��������� ������� ���

M.A. Escola de Formação Técnica Especializada na Área de Saúde e Educação

LISBOACURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO

CURSOS A INICIAR SETEMBRO E OUTUBRO

210 195 260 918 529 149 918 249 897962 261 651

� AUXILIAR DE VETERINÁRIA 15 MESES + ESTÁGIO (400H)

� FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO ANIMAL11 MESES + ESTÁGIO (336H)

� TOSQUIA E HIGIENIZAÇÃO ANIMAL 6 MESES + ESTÁGIO FACULTATIVO

� TREINO BÁSICO DE OBEDIÊNCIA PARA CÃES 2 MESES (32H)

PUB

PUB

PUB