PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo...

16
PUB

Transcript of PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo...

Page 1: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

PUB

Page 2: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

PUB

Page 3: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

ATUALIDADE • 03

Um em cinco pais perdeo filho durante as fériasOs portugueses nem são os piores, mas 20%das famílias já perderam uma criança entre os 3 e os 10 anosdurante as férias de verão nos últimos dois anos. Praias, piscinas e centros comerciais são locais de risco.

Adicional no combustívelsem eliminação à vistaPartidos de esquerda chumbam proposta«inconstitucional» do CDS para acabarcom a taxa extra no abastecimento.

ATUALIDADE • 04

Simulador compara orendimento das famíliasEurostat disponibiliza plataforma ondecada cidadão pode ver se o que recebemensalmente está dentro da média.

ATUALIDADE • 05

Fisco e corrupção estãona mira dos empresáriosBarómetro revelado pela Confederaçãodos Serviços de Portugal aponta que 75%dos inquiridos consideram o sistema fiscalinjusto e parcial e só 21% está convictode que a corrupção vai melhorar no país.

ATUALIDADE • 04CIDADES • 02©PEDRO CATARINO

Falhas defensivas levama derrota do FC PortoDragões perderam (2-1) jogo de preparaçãocom oPortimonense e foi visível a ausênciade um central de qualidade para ser titular.

DESPORTO • 07

©RICARDONASCIM

ENTO

Quase quatro dezenasde concertos em 3 diasParque das Nações vai receber a partirde amanhã o Super Bock Super Rock,commais uma homenagem a Zé Pedro.

ARTE&LAZER • 09

Alojamento local fica à mercê das autarquias, que poderão definir áreas de contenção, entre outras medidas

Tribunal decide bloquearacesso a “Supernanny”SIC terá de restringir a visualização dosepisódios 1 e 2 do polémico programa porcolocar em causa os direitos dosmenores.

FAMA&TV • 08

©DR

18.07.2018 Quarta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3180. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Page 4: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

CIDADES 18.07.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt02

Quis odestinoquemenosdedoismesesdepois dapartida dohomemque

criouoServiçoNacional deSaú-de, AntónioArnaut, tivéssemosdenosdespedir tambémdeumoutrograndepolíticoque teve,precisamente, noSNSumadassuasúltimascausas. JoãoSeme-do, aliás, escreveu comArnauto livroSalvaroSNS, que serviudebaseaoprojetode lei doBlocodeEsquerdapara umanova LeideBasesdaSaúde. «Devolveraoscidadãosumasaúdepública dig-na deumademocracia sã»éaqui-lo a queapelam, veementemente,comaobra quenosdeixaram.

E é issomesmoque nos assaltaemarcará a alma ao recordarmosJoãoSemedo. Umdefensordos valores da democracia e daliberdade, umhomemdecausas,lutador, comumavida sempremarcada pela intervenção e parti-cipação cívica. Umhomemcujopercurso foi, sempre, orientadopela dignidade política e pela as-sertividade nas suas convicções.

Continuama fazer faltamais polí-ticos assim. Que têm, de facto,nos valoresmais puros e basila-res da democracia omotorde to-da umavida de atividade políticae cívica. JoãoSemedocomeçoubemcedoessa luta, desde ostempos de estudante, sempre nadefesa de condições dignas paraos portugueses, emáreas comoa educação – participou nascampanhas de alfabetizaçãopós-25 deAbril –; a saúde –na defesa doSNS –; ou a cultura –coma intervençãonaCooperati-va Árvore ou a direçãodo FITEI.Em2009, JoãoSemedofoi candi-datopeloBEàCâmaraMunicipaldeGaia, períodoque recordocomamelhordas impressões.Umcan-didatosério, conhecedoregarantedeenormeelevaçãoaumacam-panha, algo tãodifícil emgrandepartedoscombateseleitorais edoscandidatosprotagonistas.Fica, uma vezmais, a saudadede umexcelente homem,mastambéma certeza de que o seulegadodeixarámarcas no futuro.

Atésempre,JoãoSemedo

OPINIÃO

EDUARDOVÍTORRODRIGUESPresidente da Câmarade V. N. Gaia

OHospitaldeGaiaestá«comprome-tidonocumprimentointegral»da«es-tratégia»definidaparaoequipamento,nomeadamente reabilitar as instala-ções, comprar «equipamentos urgen-tes»e«colmatarsaídasdepessoal»,dis-

seontemàLusafontedainstituição.Desalientar que ontem o JN noticiou on-tem que «médicos ameaçam com de-missão no Hospitalde Gaia» devido às«condiçõesfísicasdoespaço»,à«neces-sidade de obras» e à«faltade meios».

Hospital de Gaia «comprometido»com obras, equipamentos e pessoal

Um hospital a atravessar turbulência

© EDUARDOMARTINS

SAÚDE

REDAÇÃ[email protected]

Autarquias intervêmno alojamento local

AAssembleia da Repúblicaaprovouontem,naespecia-lidade,amaioriadaspropos-tas do grupo parlamentar

doPSparaalteraroregimejurídicodoalojamentolocal,determinandoqueascâmaras municipais podem estabele-cer«áreasdecontenção»parainstala-ção de novosestabelecimentos. «Comoobjetivodepreservararealidadeso-cialdosbairroselugares,acâmaramu-nicipal territorialmente competentepodeaprovar,porregulamentoecomdeliberação fundamentada, a existên-ciade áreas de contenção, porfregue-sia, no todo ou em parte, para instala-çãodenovoalojamentolocal,podendoimpor limites relativos ao número deestabelecimentos de alojamento localnesseterritório,quepodemteremcon-ta limites percentuais em proporçãodos imóveis disponíveis para habita-ção», segundo apropostado PS apro-vadanaespecialidade,naComissãodeAmbiente, Ordenamento do Territó-rio, Descentralização, Poder Local e

Parlamento aprovou ontem a maioria das propostas do PS para alterar o regime jurí-dico do alojamento local e autorizar intervenção das autarquias na regulamentação.

Habitação. Nas áreas de contenção adefinirpelosmunicípios,«omesmopro-prietárioapenaspodeexplorarummá-ximo de sete estabelecimentos de alo-jamentolocal»,umcritérioqueapenasse aplica aos estabelecimentos que seinstalem após a entrada em vigor dasalterações legislativas.

Autorização de condóminosAlémdaintervençãomunicipalnoalo-jamento local, foi aprovado ainda que«nãopodehaverlugaràinstalaçãoeex-ploração de ‘hostels’ em edifícios empropriedadehorizontalnosprédiosemque coexista habitação sem autoriza-ção dos condóminos parao efeito».

Alterações à Lei das Finanças Locais foram também ontem aprovadas na AR

©MIGUEL

BALTAZAR

PODER LOCAL

EM DEZ SEGUNDOS

PARTIDOS

Liderança doPSD/Porto segueOpresidentedaconcelhiaPSD/Porto,AlbertoMachado,afirmouontemqueosmilitantes«reveem-senoprojetopolíticoqueestáemmarcha»nacidadeequesevaimanternocargoaténovaseleiçõesdepoisdoverão.

SEGURANÇA

PSP ivestigaestragos na AMLAPSPestáa investigarascausasparaoaparecimentodeduas janelascomvidrosestilhaçadosnas instalaçõesdaAssembleiaMunicipaldeLisboa(AML), tendosidoencontradosdoisprojéteisnoexteriordoedifício.

TRANSPORTES

Utentes queremFertagus na CPAComissãodeUtentesdeTranspor-tesdaMargemSulentregouontemaoGovernoummanifestoaexigirofimdaParceriaPúblico-Privada(PPP)comaFertagusea integraçãodaempresanouniversoCP.

Page 5: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

A União Europeia (UE) e o Japãoassinaram ontem um acordo de co-mércio livre que o presidente do Con-selho Europeu considerou ser uma«mensagemclara» contrao protecio-nismo. Este entendimento vai levaràcriação do maior espaço de circula-ção segura de dados a nível mundial.

A Comissão Europeia garante queos cidadãos comunitários vão «bene-ficiar de umaforte proteção dos seusdadospessoais,emconformidadecomas normas de privacidade da UE»,com o Japão a comprometer-se emreforçarasalvaguardade dados sen-

síveis e as condições em que a infor-mação no geral será facultada a paí-ses terceiros. Os nipónicos irão criarummecanismo de raiz paratrataraseventuais queixas apresentadas poreuropeus. Já as empresas europeiasficamcomacesso privilegiado aos 127milhões de consumidores japoneses.

RiscoscibernéticosnossegurosO mercado global de seguros corpo-rativosrepresenta730milmilhõesdedólares, prevendo-se um crescimen-to anual de 5,3% até 2021, com desta-que para os riscos cibernéticos.

UE e Japão criam espaço decirculação de dados pessoais

EM DEZSEGUNDOS

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Menos fogose área ardidaEste anoapresenta, até à data, o4º valormais reduzidoem incên-dios eo2ºmais baixoemáreaardida daúltimadécada, com6035 fogos (-25%)queconsu-miram5327hectares (-76%deárea ardida), revelou aAutori-dadeNacional deProteçãoCivil.

LISBOA-PORTO

CP eliminaprimeiro AlfaApartirde5deagosto, aCPvaisuprimiroAlfaPendularqueparteàs6hdeSantaApolóniaechegaàCampanhãàs8h44,alegandofaltadeprocura.Aprimeira liga-çãoentreLisboaePortopassaaserumIntercidadesquesaiàs6h39echegaàs9h46.

AUDIÇÃO PARLAMENTAR

Pinho declarao que ganhouOex-ministro da EconomiaManuel Pinhodisse na audi-ção parlamentar, emquenãoquis falardoGrupoEspíritoSanto, que se declarou 490mil euros pordoismeses detrabalho noBES em2005,quando estava noGoverno,é porque ganhou esse valor.

© RAQUELWISE

A sociedade portuguesa empeso lamentou amorte de JoãoSemedo, que aos 67 anos sucumbiu a um cancro. O funeralserá hoje, a partir das 13h30, no cemitério do Prado, no Porto.

ACORDOÓBITO

ATUALIDADE18.07.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 03

JOÃ[email protected]

Férias são propíciasa crianças perdidas

Se alguma vez já perdeu umacriança a seu cargo, saibaque é mais comum do que àpartida se poderia pensar.

Uma em cada cinco famílias portu-guesas admite que costuma perderum filho durante as férias de verão,embora na maioria das vezes tudonão passe de um susto. É que o tem-po médio paraacriançaaparecernãovai além dos sete minutos.

Estas são as principais conclusõesde uminquérito daJetcosta3milpaisde seis nacionalidades (500 portugue-ses) que tenham ido de férias em ju-lho ou agosto nos últimos dois anoscom, pelo menos, uma criança entreos 3 e 10 anos. Outro facto é que Por-tugal tem uma percentagem (20%)inferior no que tocaàfrequênciacomque se perde um filho em compara-ção com Espanha (25%), Itália (24%)e Alemanha(22%), mas superior facea Inglaterra (18%) e França (15%).

Os dados cedidos ao Destak indi-cam que a praia, à volta de uma pis-cina, um centro comercial, um par-que temático e o hotel onde estavamde férias são alguns dos locais maispropícios aos desaparecimentos, na-turalmente por terem uma elevadaafluência. O motorde pesquisade via-

Um quinto dos pais portugueses já perderam um filho durante as férias de verão,normalmente durante sete minutos. Praia e piscina são locais problemáticos.

gens também quis saber como eramorganizadas as buscas e os resulta-dos não deixam de surpreender.

Apenas 14% dos pais que perderamumacriançapediramàpolíciaou aosempregados do local onde estavamparaajudar aprocurar. E se 67% dosprogenitores justificam essa opçãocom o facto de a criança ter apareci-do antes que tivessem tempo, quasemetade (46%) admite não ter dado oalerta de imediato por vergonha.

Três em quatro pais pediram aju-daaoutros familiares ou amigos, en-quanto 48% recorreram aestranhos.

Mais alugueres de casaNosprimeitosseismesesdoano,maisde 161 942 portugueses procurarampor casas de férias no OLX, sobretu-do em Vila Real de Santo António(24,6%),Portimão(23,6%)eAlbufeira(19,8%). O preço médio por semana anível nacional rondou os 529€.

Piscinas são um dos locais de grande afluência que provocammais sustos

©PED

ROCRAVINHO

VERÃO

Page 6: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

JOÃ[email protected]

Fisco e corrupçãosem melhoria à vista

É apresentado como «repre-sentativo de todo o setorem-presarial português», depoisde terem sido consultadas

300 empresas mediante uma«amos-tracriteriosa» que não reuniuos mes-mos intervenientes de sempre. E queconclusões apresenta o Barómetro“Economia e Empresas”, da Confe-deração dos Serviços de Portugal?

O sistema fiscal tem nota negati-va, com 75% dos inquiridos a consi-derá-lo parcial, muito ou totalmenteinjusto. Umaredução nacargafiscal(muito ou totalmente relevante para83% dos empresários) e mais equida-de e justiça no sistema fiscal (muitoou totalmente relevante para 77%)são apontados como exemplos de umespírito reformistaindispensávelparaestimular a competitividade.

Nesse sentido, seriaútilumacordode longo prazo entre os partidos emmatéria de impostos, nomeadamen-te aníveldareformafiscale das taxasdo IVA e de IRC, bem como sobre a

Empresários manifestam reservas sobre a recuperação económica e insatisfaçãocom o sistema fiscal. Reformas são essenciais para estimular a competitividade.

reforma da Segurança Social. A cor-rupção é outro problema identifica-do: só 21% acreditaque vai melhorar.

Perspectiva pouco otimistaSeis em dez inquiridos consideramque a atividade das suas empresasnão vai melhorar no próximo ano e

mais de metade achao mesmo daati-vidade económica do país. Medianteo relatório que o Destak consultou,34% dosempresáriosconsideramqueas condições de investimento são pio-res em Portugal do que na UE e 44%acha que vai ser difícil ou muito difí-cil encontrar pessoas paratrabalhar.

Funcionamento da Autoridade Tributária é razoável para 45% dos inquiridos

©MIGUEL

BALTAZAR

INQUÉRITO

ATUALIDADE 18.07.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt04

Polémico desde o início, o fim doadicional ao Imposto sobre os Produ-tos Petrolíferos (ISP) acabou por serontem chumbado na especialidadeno Parlamento. Só o CDS-PP, quepropunhaamedida, votouafavor, en-

quanto o PSD se absteve. PS, BE ePCP votaram contra, com os dois úl-timos a alegarem que a medida é in-constitucional, pois altera a receitafiscal com o ano em curso, o que estávetado aos deputados.

Descida do preço dos combustíveischumbada por violar a Constituição

Imposto ao abastecer vai manter-se

©HUGO RAINHO

CONSUMO

Avida é um instante que ouse aproveita ou se conso-mecomoum fósforo. O

que consubstancia umparadoxoporque, na realidade, a vida é tu-do.Menos novalorque lhe atri-buímos e na forma comoa preza-mos. Não, não falo dos novos cul-tos dobelo e saudável, ou do sau-davelmente belo. Só é vegetaria-no quempode. Os novos paradig-mas dos hábitos saudáveis propi-ciammuito negócio nessa tiraniada bemparecença e da censurasocial do imperfeito. Na outraparte domundo, ou até no nossomundo, a alegria faz-se comasingularidade de poder servida evivera vida. De poder sere, es-tando, sentir nas coisasmais sim-ples a bênçãodeDeus. Namalgade arroz, na chuva que limpa eirriga a terra, na paz de poderes-tar coma família ou coma comu-nidade. Veros campos de refu-giados e os sorrisos de tantos pe-rante as tamanhas incertezascomque se confrontaméumen-sinamento notável para quantosde nós nos lamentamos tendoverdadeiramente tudo. Tenhoconhecido, ao longodaminha vi-da,muitos casos de infortúnio ede desesperança. Vi pessoasmo-rrer. E senti-memorrerumpoucocomelas.Mas depois chega a luzque nos lembra oque há demaisbásico: estarvivo; o sol que nasceemcadamanhã; conseguir rir echorar; amare sentir-se amado;gozaros prazeres que a vida pro-porciona. Sabendoque serão efé-meros. Comoa própria vida.Masa lição dos que vivemsituaçõesinenarráveis de guerra e de sofri-mento deve valorizaro que te-mos. E deve fazer-nos perceberque esta coisa a que chamamospaz e estabilidade é tão precáriaque quando se rompenos sub-merge emenormes tragédias.Até poresta visão egocêntricadeveríamos cultivarumamaiorsolidariedade comos refugiados.E pensarno que, acaso aconte-cesse connosco, gostaríamosque nos fizessem. Não segura-mente o desprezo que hoje sen-temdesta Europa desumanizada.Oautoroptaporescreverdeacordocomaantigaortografia

Evidênciaselugarescomuns

COLUNAVERTICAL

JOSÉ LUÍS SEIXASAdvogado

VENEZUELA

Portugal apoiaemigrantesOGoverno vai cumprir coma verbaprometida aoGovernoRegional daMadeira para apoio aos emigrantesportugueses que regressamdaVenezuela, devido à instabilidadeeconómica e social.

CPLP

Uma marca paraa organizaçãoOpresidentedeCaboVerdeesperaqueacimeiradaCPLP,quearrancouàs18hdeontem,seja«umamarcaeumareferência»paraaorganização.JáMarceloRebelodeSousaaprovei-touefoiconheceravidana ilhadoSal.

UNIÃO EUROPEIA

Airbnb garanteser transparenteApósaComissãoEuropeiaterpedidoàAirbnbqueharmonizasseassuascondiçõesdeutilizaçãocomasnor-masdedefesadoconsumidor,sendomaistransparente,aempresacom-prometeu-seaesclarecerasdúvidas.

MAIS NO MUNDO

Page 7: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

mensal de uma família com o valormédio do seupaís. Bastaacederàpla-taforma, escolhero país, colocaro va-lorque mensalmente recebe (saláriose apoios sociais, se foro caso), indicaro número de elementos da família (equantostemmaisde 14anos) e depoisaparece apercentagemde agregadosque têmumrendimento realsuperioràquele que foi comunicado.

Das simulações feitas pelo Destak,depreende-se que umcasalsemfilhosque receba 1000 euros em Portugaltem metade dos agregados com umrendimento superior. Paraentrarnos10% que mais recebem é preciso ter2350 por mês.

PSD viabiliza nova lei laboralAsalteraçõesàlei laboralquehojesãovotadas no Parlamento deverão serviabilizadas pela abstenção do PSD.

©MIGUEL

A.LOPES

Famílias com melhornoção do rendimentoEurostat disponibiliza simulador, onde o rendimentode um casal português sem filhos ronda os 1000€/mês.

Alterações que serão votadas hojesão muito contestadas pela CGTP

JOÃ[email protected]

Orendimento real das famí-lias europeias têm tido al-tos e baixos ao longo do sé-culo devido àscrisesfinan-

ceiras e económicas. Ainda assim, oEurostat aponta para um ganho de18% no dinheiro com que cada agre-gado familiar conta em 2016 face aoregistado em 2000, o que dá um au-mento médio de 1% por ano.

Para que cada cidadão possa per-ceber melhor em que situação se en-contra face ao panorama geral, o ór-gão de estatísticas europeu disponi-bilizouumsimulador(goo.gl/eDgJyU)que permite comparar o rendimento

EM DEZSEGUNDOS

HELLS ANGELS

Juíza anunciaquem fica presoAsmedidasdecoaçãodos58detidosdogrupodemotociclis-tasHellsAngels sãoconhecidashojeà tarde.Asdefesascontesta-ramaprisãopreventivapedidapeloMinistérioPúblicopara54arguidos, sendoquequatropode-rãopassaraprisãodomiciliária.

LIDERANÇA DA SONAE

Cláudia sucedeao irmão PauloOConselho deAdministraçãoda SonaeSGPS anunciou ontemqueCláudia Azevedo foi esco-lhida comopresidente executivadogrupo, substituindo no cargoo irmãoPauloAzevedoquepediu para não ser reconduzido.

MERCADO LABORAL

ATUALIDADE18.07.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 05

PUB

Page 8: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

PUB

Page 9: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

não quererá ficar dependente de umjovem. É que a segurança defensivaé o pilar da acutilância ofensiva.

Umprocesso onde Brahimi, que as-sistiu Soares duas vezes para outrostantos desperdícios, continuaráasero maestro da equipa. Já na 2ª parte,André Pereira (que fez o 2-1 final aos82’) e Hernâni mostraram que que-rem ser alternativas válidas, bemmais do que Waris.

Peseiro quer preservar o futuroJosé Peseiro voltou apedir aos adep-tos do Sportingque sejam pacientes,uma vez que a equipa pode não terpartido nas mesmas condições dos ri-vais, mas tudo faráparalutar pelo tí-tulo. O técnico admitiu que, por estaaltura, já «gostaria de ter o grupo fe-chado», mas isso «poderia hipotecaro futuro». Sousa Cintra está a tentarfechar os regressos de Bas Dost eBattaglia até ao fim desta semana.

NoBenfica,ondeJoãoFélixfalhouotreinodevidoalesão,YuriRibeirodis-se que é como se nunca tivesse deixa-dooclube.Adireçãoanunciouquevaiapresentar queixa contra a Liga e aFPFdepoisdoscontratosdeFerreyrae Castillo serem divulgados nanet.

©RICARDONASCIM

ENTO

Tração à frente nãoevita despiste atrásNo primeiro jogo à porta aberta, o FC Porto demonstrou fragilidades defensivas.Já a dinâmica ofensiva mantém-se da última época e há quem mostre serviço.

Casillas foi batido duas vezes por um Portimonense que foi muito dinâmico

JOÃ[email protected]

Temsido amplamente noticia-do que o treinador do FCPorto (des)esperapor refor-ços para o eixo da defesa e

ontem percebeu-se porquê. Chidozienão dá garantias e Felipe cai de ren-dimento quando não tem um centralseguro ao seu lado. Se a isso juntar-mos aausênciade Danilo Pereira, queainda recupera, está explicado por-que o Portimonense marcou ontemdois golos, perto do intervalo, em jo-gadas rápidas onde adefesaportistaficou aos papéis. O cenário melhorou(muito) com a entrada de Diogo Lei-te na2ª parte, mas Sérgio Conceição

PRÉ-TEMPORADA

EM DEZ SEGUNDOS

JORGE JESUS

«Não devíamoster jogado a finalda Taça»Numaentrevista à CMTV, JorgeJesus disse ontemquenãohaviacondições para continuarnoSpor-ting após as agressões emAlco-chete e que a equipa nãodevia terjogado a final da Taça dePortugal,que perdeu para oAves. Noutraentrevista, o técnico admitiu trei-narqualquerclube emPortugal.

SPORTING

Carvalho querque respeitemos seus direitosBrunodeCarvalhosolicitouumaaudiênciaàProcuradoria-GeraldaRepúblicaporentenderqueopro-cessodesuspensãocontrasivisaapenasevitarasuarecandidatura.JoãoBeneditoformalizaacandida-turaamanhãeFredericoVarandasquerreativara rededetransportesparaos jovens jogadores.

PUB

DESPORTO18.07.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 07

OselecionadornacionaldisseontemquePortugal«lutaporganhar»emto-das as provas em que participa e queisso não serádiferente diante daItáliana primeira jornada da Liga das Na-ções, marcada para 10 de setembro.TerminadaaparticipaçãonoMundial2018,FernandoSantosgarantiuontemque já está de olhos postos nos próxi-mos compromissos, incluindo o parti-cular com aCroácia(6 de setembro).

Fernando Santosprepara início daLiga das Nações

Selecionador esteve na apresentaçãodo BPI como patrocinador até 2022

©MIGUEL BARREIRA

SELEÇÃO NACIONAL

Page 10: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

– tribunalmanteve aindaasanção pe-cuniária compulsória por cada dia deatrasonocumprimentodestadecisão.

MP faz pedido “inviável”Desta forma, o tribunal julga proce-dente os pedidos do Ministério Públi-co (MP) quanto aos episódios 1 e 2 doSupernanny, um programade televi-são «em formato de ‘realitydoc.’, quevisava mostrar ao público como im-por a disciplina e regras às crianças,tendo estas como principal alvo deatração/exibição pública».

Contudo, o tribunal recusou o pedi-do do MP paraque todos os eventuaisefuturosprogramasdomesmoforma-to apenas pudessem ser exibidos nosmoldes que o Tribunal viesse a deter-minar,considerandoasituação«mani-festamente inviável» – quanto a esteponto, o MP vairecorrer dadecisão.

©DR

“Supernanny” vai terepisódios bloqueadosTribunal ordena que o canal SIC tem que bloquear aces-so público aos episódios 1 e 2 do polémico programa.

“Supernanny” causou polémica logoapós o 1º episódio, dia 14 de janeiro

REDAÇÃ[email protected]

ASIC vai ter que bloquear oacesso público aos conteú-dos dos episódios 1 e 2 doprograma Supernanny, ou

retiraraspromosdisponíveisnainter-net, e colocar filtros de imagem e voznaspartesdestesepisódiosquefiquemacessíveis.Segundoadecisãodotribu-nal, disponível na página da Procura-doria-GeralDistritaldeLisboa(PGDL),o juiz concluiu, relativamente aos epi-sódios 1 e 2, pela existência de «amea-ça, ilícitae diretaàpersonalidade mo-ral, à imageme reservadaintimidadedavidaprivadadosmenores»atenden-do ao «superior interesse da criança»

TELEVISÃO

SOBEE DESCE

© INSTAGRAM

CRISTIANO RONALDONova estrela daJuventus é o único

português a entrar na ediçãodeste ano da famosa lista darevista Forbes das celebridadesmais ricas domundo: 10º lugar.

SÉRGIORAMOSEPILARRUBIOEstrela espanhola doRealMadrid “chegou-se à frente”e pediu a sua companheiraemcasamento: apresentadorade televisão disse que sim.

‘REVELAÇÃO’Amarradoeamor-daçado,Caiotentasesoltar. LucasnãoquervoltarparaBeatriz.Compesar,Victória insiste,poisela temmedoqueBiacometacrueldadescontraGabriel. LucastentaconvencerVictóriaa fugir.Arapariga temmedodareaççãodeFausto.RenanprocuraFaustoparafalarsobreoempréstimo.Orapazdecidedeixarsuasterrascomoga-rantiadepagamento.CMTV, 14H38

NOVELAS‘CRISTAL’Padre Ângelopergunta a Balbi-na se Vitória tinhanamorado. Ela dizque não e afirmaque ele é o pai dofilho que ela esperava. João con-fessa ao pai que não amaMarione diz que quer por umponto finalno compromisso arranjado porele e Vitória. Chega o dia da festade aniversário de Eliana e JoãoPedro convida uma amiga da irmãpara acompanhá-lo. CMTV, 19H07

Lenda da Marvelconfirmada naComic Con 2018

ChrisClaremont,lendáriocriadordebanda-desenhada e escritor de ‘best-sellers’doNewYorkTimes,conhecidopelo seu trabalho na influente série daMarvelComicsX-Men,ondecriouper-sonagenscomoLegion,DarkPhoenix,Rogue,Gambit,Sabretooth,KittyPrydeou Mystique, entre muitas outras, vaiestarpresentenoComicConPortugal2018,eventoaterlugarnoPasseioMa-rítimo de Algés de 6 a9 de setembro.

CULTURA POP

© RICARDO RUELLA

ELI ROTHE LORENZA IZZO“Primeiro-casal” do

cinema de terror vai-se separar.Atriz e realizadordizemquetomama decisão «para nãosemataremumaooutro».

BLAYACantora e dançarina está aser alvo de críticas nas redessociais depois de filmar a suafilha bébé a andar de carroao seu colo... sem cadeirinha.

PUB

FAMA&TV 18.07.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt08

Page 11: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

EM DEZ SEGUNDOS

LIVROS DASEMANA

“Fortnite Battle Royale:guia indispensável paraseres um pro” | Jason R.

Rich | Booksmile

Guianão oficialquevaiajudarqualquerfãincondicionaldovideojogo do mom-mento –maisde 45milhõesde jogadores

emmenosde seismeses–atransfor-mar-se numverdadeiro craque.

‘Curar Com o Poderda Natureza’Andreas Michalsen |

Lua de Papel

‘Bestseller’ nº1na Alemanha, ummanual de saúdee bem-estar ondeo especialistagermânico explica

«o que funciona na Naturopatiade acordo com a ciência médica».

“A Inglesa e o Marialva”Clara Macedo Cabral |Casa das Letras

Romance baseadona história de amorverídica vivida noPortugal da décadade 60 do séculopassado por «umainglesa apaixonada

por cavalos» e um toureiro portu-guês «que fora seu mestre».

“Estava morto mas nãoestou” | Pedro OliveiraDuarte | Contraponto

«A impressionantehistória verídica deum homem quasederrotado por suces-sivas e dramáticascontrariedades, masque conseguiu voltar

a sonhar». Um poderoso livro-tes-temunho sobre o triunfo humano.

“Calvin Espargete -diário de um gatocitadino | Filomena Lança |

D. Quixote

A autora conta-nosas inúmeras históriasde um dos seus trêsgatos, o irresistívelalfacinha CalvinEsparguete, que se

passeia alegremente pela capital.

2

1

3

4

5

AssalasdemobiliárioportuguêsdoMNAA- Museu Nacional de Arte An-tiga que raebriram ontem, voltaram afechar, por falta de vigilantes, disse àLusafontedomuseu.Nosite,oMNAA«pede desculpa pelo incómodo», afir-

mandoque«assalasdomobiliáriopor-tuguês encontram-se encerradas»,acrescentando que a mostra «perma-nente de joalharia encontra-se [tam-bém]temporariamenteencerradaparaconservação e restauro das peças».

Salas de mobiliário do Museu deArte Antiga encerram... após abrir

Falta de vigilantes tem sido recorrente

© JOSÉ S. GOULÃO/LUSA

CULTURA

REDAÇÃ[email protected]

Parque das Naçõesrecebe o SBSR 2018

OfestivalSuperBockSuperRock (SBSR) cumprirá asua24ª edição entre ama-nhã, quinta-feira, e o pró-

ximo sábado (21 de julho) em váriospalcos situados no Parque das Na-ções, em Lisboa: o cartaz deste ano,com 39 atuações em quatro palcos –dois em salafechadae outros dois aoar livre – contará com nomes comoThe XX, Justice, Julian Casablancas& The Voidz, Benjamin Clementine,The Vaccines, Temples e algumas es-treias, entre as quais do rapper nor-te-americano Travis Scott.

“Who the f*ck is Zé Pedro?”Este ano, há a destacar, já amanhã,uma homenagem especial ao malo-grado guitarristaZé Pedro, depois delhe ter sido dedicada a atuação dosXutos & Pontapés, emjunho, no Rockin Rio Lisboa: Who the f*ck is Zé Pe-dro? é o título do espetáculo, marca-do para o Altice Arena, que terá empalco músicos como Carlão, Manue-

The XX ou Travis Scott, um tributo a Zé Pedro ou um espetáculo dos La Fura DelsBaus compõe o festival Super Bock Super Rock, que começa amanhã em Lisboa.

la Azevedo, Manel Cruz e Rui Reini-nho a interpretarem temas da histó-rica banda de Zé Pedro.

O cartaz do SBSR contarátambémcomumaatuação dacompanhiacata-lã La Fura Dels Baus, no sábado, den-trodoAlticeArena–inicialmente,oes-petáculo estava previsto para aconte-

ceremdoismomentosdentroeforada-quelasala,mas,porrazõesdeseguran-ça, ocorreráapenas no Altice Arena.

Oeventodisponibilizaserviçode me-tro,decomboioeumterminaldeauto-carros.Quantoabilhetes,ospreçosva-riam entre os 58,85€ para bilhete diá-rioeos116,63€paraopassedetrêsdias.

Parque das Nações vai disponibilizar 2 palcos fechados e 2 palcos ao ar livre

©DR

FESTIVAL

INFORMAÇÃO CONCELHIA

Aplicação juntadados dispersosBraga será omunicípio piloto deumaapp para telemóveis que per-mite «agregar informação»oficialde umconcelho comaque está dis-persa noutras aplicações, páginasde internet ou plataformas digitais.

GASTRONIMA

Maria João reinana região do DãoOvinhoMaria João conquistoua distinção de “MelhorVinho aConcurso” daComissãoVitivinícolaRegional doDãono concurso“OsMelhoresVinhosDãoEngarra-fados, realizado nodia 2 de julho.

PATRIMÓNIO

Monumentos devermelho na sextaATorredeBelém,emLisboa,eoMosteirodaBatalhavão iluminar-sedevermelhonapróximasexta-feira,dia20de julho,noâmbitodeuma ini-citivadomovimentoSpecialOlym-picsPortugalemnomeda inclusão.

ARTE&LAZER18.07.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 09

Page 12: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

VigilantesFull-Time /Part-Time (m/f)

Grande Lisboa, Setúbal, Porto, Coimbra, Figueira da Foz, Lagos, Faro, Quarteira

Pretende:������������ ������� ���������������������� ������������ ������� �� � � ����� ��� ���

Oferece:������ ���������������������� !"��#���$� ��� ����������� %%&� ���#���$� �������

������������� ������������������������������������������ ���������������������������!���������

ALVA

RÁ N

.º 5 A

, B, C

e D

. M

AI/P

SP

SEGURANÇA

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, ���������� �������������� ������� �������� ������ �� �������������������������������� ��� �������� ������������������������������ ������������������������resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas assombradas, ���� ���� ��� ����������������������!�����! �������"������� �� ���� �����������������# �������������������� ���������������$%&'(""&%�'&')*)������ ��� +������� ��������� �����-�����������������+�����'����������������!������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar LISBOA (Metro Alameda)

TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS - 968 365 150 - 920 090 464

A ELEGÂNCIA COMO PRATO PRINCIPALEM TODAS AS REFEIÇÕES.

Promoção semanal de 25 de maio de 2018 a 15 de março de 2019. Serviço para 6 pessoas composto por 45 peças. PVP serviço completo 270,85€ Cont. (IVA incluído). Promoção limitada ao stock existente. Para mais informações, ligue 210 494 414 (dias úteis das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h). As imagens não são contratuais. Todas as peças podem ser lavadas na máquina e utilizadas no micro-ondas.

Um serviço de porcelana para 6 pessoas a um preço imperdível.

Com design exclusivo e a garantia de qualidade SPAL.

TODAS AS SEMANAS NOVAS PEÇAS. 20 jul |20 jul | prato raso

55,9,95€

CLASSIFICADOS

Page 13: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

Novo Ford Focusjá está disponível

MERCADO

AFordafirmaque o novo Fo-cus foi desenvolvido combase numa folha em bran-co, e isso parece evidente

tanto napropostade cinco portas queestá a chegar ao mercado nacional,como nacarrinhaque deve aparecerlá para o fim do ano.

O modelo foi realizado com basenuma nova plataforma e se isso nãoé visível a olho nu, a imagem faz todaa diferença numa carroçaria ondeos níveis de equipamento vão desdeo Trend e Titanio ao desportivo STLine e ao requintado Vignale. As di-ferenças são evidentes num interior

A nova geração do Ford Focus faz uma grande diferença face à anteriore isso é tão evidente na imagem como nas propostas técnicas e mecânicas.

mais elegante, mas também mais er-gonómico e funcional. Face ao mo-delo anterior, o cinco portas temmais dois centímetros de compri-mento, mantendo a largura (1,825 m)e a altura (1,481 m). Mas a carrinhacresceu 11 centímetros, embora a al-tura e a largura não se tenham alte-rado. O volume das bagageiras au-mentou: a versão de cinco portaspassa a oferecer 375 litros, que po-dem chegar aos 1354 litros com os

A carrinha manteve alargura e a altura, mascresceu 11 cm, comuma bagageira maiore interior mais prático

bancos traseiros rebatidos (60:40),enquanto que na traseira o volumevai dos 608 aos 1653 litros.

Guiámos o cinco portas com o mo-tor 1.0 EcoBoost a gasolina com 125cv (desde 23 989€) e a carrinha como 1.5 TDCI de 120 cv (a partir de29 486€). É obrigatório aplaudir aqualidade do chassis que garanteum comportamento dinâmicoexemplar e um conforto à medidado que se espera de um familiar.

Gostámos do desempenho do 1.0Ecoboost a gasolina. É ágil a baixoregime e acaba por ser mais elásti-co do que o 1.5 TDCI, onde uma cai-xa de velocidades muito desmulti-plicada faz com que o motor sejaanémico abaixo das 2000 rpm.

Este modelo foi realizado com base numa nova plataforma, apresentando um aspecto completamente renovado©

DR

O Hyundai i20 está a chegar a Por-tugaleoimportadorcriouumapropos-ta de solução de financiamento “tudoincluído”muitooriginal.Por195€/mês,durante 48 meses e com um financia-mento dafinanceiradamarca, o clien-

te tem direito a 50 mil quilómetros demanutenção,segurodedanospróprios,pneus,assistência24horas,viaturadesubstituiçãoeagrandenovidade:podeutilizar durante 15 dias (à escolha pormarcação) umHyundaiTucson.

A compra de um Hyundai i20também pode incluir o Tucson

Modelo está a chegar a Portugal

© DR

CAMPANHA

OUTROSMOTORES

CELEBRIDADES

Gordon Ramsay,o chef insaciávelpor novos FerrariGordonRamsayé um ‘chef’britânico bempopular em todoomundoe acabou de adquirirumFerrari 812 Superfast.Isso nemseria grande notíciase este não fosse odécimomodelo damarca deMaranelloque entra para a sua colecção.

NOVIDADE

VW T-Crossserá o novomini-SUV daVolkswagenAVolkswagen continuaa apostarnos SUV: a novaproposta chama-seT-Cross.É ummodelo compacto,realizado combase noPolo,e vai chegarnopróximoanopara competir comoRenaultCapture companhia...

© DR

RUI FARIAwww.aquelamaquina.pt

AUTOMÓVEL18.07.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 11

DEPORTIVOS

Bugatti umanova “bomba”de 5 milhõesO imponenteBugatti Chironpassa de0 a 100 km/h em2,5 segundos e chega aos300 km/h em 13,6 segun-dos.Mas agora a construtoraitaliana anuncia o lança-mento de um umsuperChiron que serámais rápidoe pode custar5milhões.

© DR

Page 14: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

LISBOAHOJE17ºMÍNIMA

24ºMÁXIMA

AMANHÃ16ºMÍNIMA

25ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

SUDOKU ***

Horizontais: 1. Fundear. Senão, difi-culdade. 2. Leitão. Lanço retilíneo deestrada. 3. Composição poética deassunto elevado e destinada aocanto. Restabelecer a saúde de.4. Mover-se de um sítio para outro.Indício. 5. Família. Posição verticaldo corpo com a cabeça para baixo.Despido. 6. Vasilha bojuda demadeira, menor do que o tonel, paralíquidos. Desumana. 7. Imposto Auto-móvel (abrev.). Esta coisa. Acrónimode Imposto sobre o Valor Acrescen-tado. 8. Capital do Lesoto. A minhapessoa. 9. Nome próprio feminino.Órgão excretor que tem a função deformação da urina. 10. Cantor ambu-lante. A neve caída de uma vez.

11. Curso de água natural, mais ou menos caudaloso. Falar à toa.

Verticais: 1. O quarto mês do ano civil gregoriano. Irisar. 2. Parte mais larga da enxada.Comilão (fam.). Monarca. 3. Vazio. Graceja. Terror, receio. 4. Grupo de pessoas em círculo. Ins-trumento musical de cordas e teclado cuja percussão é feita por intermédio de teclas. 5. Cedên-cia. 6. Contr. da prep. a com o art. def. o. Sétima nota da escala musical. A ti. Contr. da prep. emcom o art. def. a. 7. Entrar em concorrência. 8. Murmúrio de vozes. Grito prolongado e lamen-toso do cão. 9. Genuíno. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). Aquilo que prejudica ouse opõe ao bem. 10. Fruto da ateira. Parte do templo destinada aos fiéis. Contr. da prep. de como art. def. a. 11. Reunião festiva, noturna, dentro de casa particular, teatro ou clube. Aguar.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Aportar,Mas.2.Bácoro,Reta.3.Ode,Curar.4.Ir,Assomo.5.Lar,Pino,Nu.6.Pipa,Crua.7.IA,Isto,IVA.8.Maseru,Eu.9.Irene,Rim.10.Aedo,Nevada.11.Rio,Parolar.Verticais:1.Abril,Iriar.2.Pá,Rapa,Rei.3.Oco,Ri,Medo.4.Roda,Piano.5.Trespasse.6.Ao,Si,Te,Na.7.Concorrer.8.Rumor,Uivo.9.Mero,Ui,Mal.10.Ata,Nave,Da.11.Sarau,Augar.

CRUZADAS

TEMPO

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presiden-te), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernâni Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HU-MANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe deRedação: João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criati-vo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ri-cardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicida-de: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: RuaManuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

Ecopontos emSintraEmrespostaaCarlosSilva, quenesta rúbricapublicouumacartanaediçãodoDestakde 10/07/2018,osSMASdeSintra informamquea recolhados 1.572ecopontosnomunicípioé realizada três, duasouumavezporsemana, dependentedazonaondeestão localizados.

Noentanto, numreduzidonúmerode locaisdoconcelho, têm-se regis-tadoalgunsconstrangimentos, oqueoriginou, emalgunsecopontos,atrasosdeumasemanana recolhadeseletivos.

Estasocorrênciasestãoasercorrigi-das, tendoosSMASdeSintraaodisporuma linha telefónicagratuitadeatendimentopor24horas–800210020–destinadaa informaçõesecomunicaçõessobre resíduosurbanosnoconcelhodeSintra.

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS

DE ÁGUA E SANEAMENTO DE SINTRA

O relapsoManuel Pinhoe seus iguaisEste cidadão, e outros da suaigualha, quando caemnasmalhasda Justiça deixamde falar, nummutismoensurdecedor.

Os seusmuitobempagosadvoga-dosdedefesa, sempreàmãodesemear, tornam-senunsverdadei-ros papagaios, sabendomais davida dos incriminadosdoqueospróprios, pois estes, coitadinhos,perderamamemória. Assim,perante tanta demência generali-zada, comoacabarcoma cor-rupção e outros crimes emPortugal, se o sistema defendetal flagelo? (...)

JOSÉ AMARAL

Vila Nova de Gaia

ViolênciaLisboa está empé -de -guerra.Enquantomotoristas daUBERsão agredidos por taxistas,elementos da Juve Leo emotardsdosHells Angels foramdetidos.

O tal “jardim à beiramarplantado”está amurchar. Apaz socialqueAntónioCosta tanto gostade afirmaré uma ilusão.

ADEMAR COSTA

Póvoa do Varzim

Reflexões sobreo Campeonato doMundo de 2018EsteMundial vai ficarna história,comosendoomarco a partir doqual as tãomencionadas estatísti-cas que ditam favoritos e excluídosacabaramdevez!

E isso – para quemgosta de futebolcomoeu – é umespectáculo,porque os “encostados” à fama jádeviam tercomeçado a aprenderque a fama constrói-se todos osdias e que as grandes equipas sãoaquelas que lutamaté ao fim (...).

Assim caiu aAlemanha, a Argen-tina, a Espanha, oBrasil, porqueesteMundial desmontou o circoe serviu o futebol genuíno dopovo,das equipas feitas de carácter,de força anímica, de forçamental, de companheirismo,de fraternidade e de disciplina.

OVAR foi uma novidade,masamaior foi o elemento “tomba--gigantes”, porque o futebolé dopovo e nãodosmilionáriose das apostasmalucas (...).Não temde serumópio,masé, de facto, uma alegria e tambémpode serumsofrimento (...)

MADALENA CRESPO

Sintra

PORTOHOJE16ºMÍNIMA

22ºMÁXIMA

AMANHÃ16ºMÍNIMA

22ºMÁXIMA

CARTAS DO LEITOR

LEITOR 18.07.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt12

Page 15: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

PUB

Page 16: PUB - destak.pt · Polémico desde o início, o fimdo adicionalaoImpostosobreosProdu-tosPetrolíferos(ISP)acabouporser ontemchumbado naespecialidade no Parlamento. Só o CDS-PP, que

PUB