PUB - DestakPrimeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do setor da saúde prejudica a...

20
PUB

Transcript of PUB - DestakPrimeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do setor da saúde prejudica a...

  • PUB

  • PUB

  • 03.05.2018 Quinta-feira PORTUGAL

    Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3128. Jornal diário gratuito.

    WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

    © DR

    “UM LUGAR SILENCIOSO”:É FAVOR FAZER SILÊNCIOGANHÁMOS CORAGEM E FOMOSCONVERSAR COM JOHN KRASINSKIARTE&LAZER • 12 E 13

    Recuperação do Bolhãovai mesmo avançarObras de recuperação do histórico eemblemático mercado portuense vãocomeçar na terceira semana deste mês.

    CIDADES • 02

    ATUALIDADE • 04

    Nível de poluição do arestá pior em PortugalNúmero de locais que excedem o limite máximo de partículas finas inaláveis passou de 8 para 14num ano. Lisboa agravou o resultado de 2014 para 2015. O Porto também, mas não viola o limite.

    Segurança Social renovaportal para atendimentoNova plataforma disponibiliza informaçãoem tempo real sobre disponibilidade dosserviços, entre outras valências.

    ATUALIDADE • 05

    Greve atrasa consultase adia várias cirurgiasTrabalhadores do setor público da saúdecumprem hoje o segundo dia de greve.Para a semana é a vez dos médicos.

    ATUALIDADE • 06

    Bocelli fala em concertoque será «uma oração»No âmbito do Centenário das Aparições,tenor italiano vai protagonizar um recitalno Santuário de Fátima, a 13 de maio.

    FAMA&TV • 15

  • Éfundamental olharmospara as contas públicasdomunicípio quandopen-samos o futuro e queremos defi-nir responsabilidades, objetivose desafios para Lisboa. Esteman-dato ficarámarcadoporumamaior intervenção e regulaçãopúblicas, porparte domunicípio,emáreas determinantes paraa coesão social dos lisboetas epara a competitividade da cidade,comoamobilidade e a habitação.Emmatéria demobilidade é hojeevidente a clara importância daintervençãomunicipal, através deempresas públicas comoaCarrise a Emel, que permitemaomuni-cípio gerir os autocarros e os elé-tricos, o estacionamento à super-fície e tambémosistemadebici-cletas partilhadas. Na área dahabitação temsido consensuala necessidade de umamaiorintervenção e regulaçãopúblicas– só commaioroferta de habi-taçãopública será possível regu-laromercado e a subida depreços a que assistimos. Tam-bémaqui é fundamental perce-ber se existem instrumentoscapazes de gerir umparque habi-tacional para rendas acessíveis,que se espera que venha a terumadimensão aproximada aonúmerode fogos de habitaçãosocial, gerido pela empresamuni-cipal Gebalis. Quando esta sema-na foramapresentadas as contasdaCâmaraMunicipal de Lisboa,soubemos que a dívida domuni-cípio desceu quase 16%noúlti-moano, que opassivo reduziu-se5,6%, quemantemos onívelde fiscalidademais competitivodaÁreaMetropolitana de Lisboae que as empresasmunicipais,nomeadamente aCarris, a Emele aGebalis, apresentambonsindicadores financeiros. Omuni-cípio de Lisboa temboas contas,boas empresas e o investimentopúblico subiu 18% face ao anoanterior. Nãopodia havermelhorsinal de confiança para os desa-fios que temos pela frente e paraas responsabilidades públicasque queremos assumir.

    Boascontasparaprepararofuturo

    OPINIÃO

    DUARTE CORDEIROVice-Presidenteda Câmara de Lisboa

    CIDADES 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt02

    No próximo sábado, dia5 de maio,a Câmara Municipal de Oeiras reali-za mais uma edição da Feira Animal,que decorrerá, das 10hàs 19h, no Jar-dim Municipal de Oeiras. Iniciativacontaeste ano commais de 170 expo-

    sitores das mais diversas áreas, pas-seiosdeburrodurantetodoodiaevá-rios workshops temáticos dedicadosaos animais e famílias. Edição desteano tem como padrinhos MónicaSo-fia e Rubim. Entrada é gratuita.

    Feira do Animal regressa ao jardimmunicipal das 10h às 19h de sábado

    Animais serão as estrelas no sábado

    © INÊS GOMES LOURENÇO/CM

    OEIRAS

    REDAÇÃ[email protected]

    Obras no Bolhãoarrancam este mês

    Arecuperação do Mercadodo Bolhão, no Porto, come-ça na terceira semana demaio, revelou ontem o pre-sidente daCâmaraMuncipal do Por-to (CMP) durante a inauguração doespaço que vai acolher temporaria-mente os comerciantes durante oscerca de dois anos de obra.

    O independente Rui Moreira, quese deslocou ao novo espaço na com-panhia do Presidente da República(PR), falavaaos jornalistas ameio davisitaao Mercado Temporário do Bo-lhão (MTB), que dista «cerca de 200passos» do edifício «original» e aco-lhe, em 5.600 metros quadrados, 82dos comerciantes do centenário es-paço comercial durante os 24 mesesprevistos para a requalificação.

    Será que à quinta é de vez?De salientar que o atual projeto orça-do em 22 milhões de euros pararecu-peraremblemático mercado portuen-se como «mercado público de fres-

    É oficial: obras no emblemático Mercado do Bolhão, na Cidade Invicta, arrancamjá na próxima terceira semana de maio, revelou ontem o presidente da câmara.

    cos» é a quarta iniciativa da CMPpara requalificar o espaço centená-rio ao longo dos últimos 30 anos.

    Suportadoporandaimesdesde2005devidoaumalegadoriscoderuínaquesónãolevouaoseuencerramentopor-queoslocaiscomerciantesimpediram,o Bolhão teve um primeiro projeto de

    requalificação em 1998 e dois planosdeintervençãoduranteomandatodosocial-democrataRuiRio, mas nuncanada saiu do papel.

    Espaço pitoresco e ponto de visitaobrigatória para turistas na cidadedo Porto, as origens do Mercado doBolhão remontam a 1839.

    Obras no mais famosos dos mercados do Porto vai durar cerca de 24 meses

    ©DR

    PORTO

    EM DEZ SEGUNDOS

    LOURES

    Exigidas obrasem escolas locaisAlunos,paiseprofessoresdasescolasSecundáriadaPortelaeBásica2,3GasparCorreia, noconcelhodeLou-res,entregamhojenoparlamentoumapetiçãoparaarealizaçãode«obrasurgentes»nas instalações.

    LISBOA

    Mapa das artesda capitalOMapa dasArtes 2018, um roteirocommais de uma centena de espa-ços da capital dedicados à artecontemporânea, vai ser lançadohoje, numa edição atualizada,empapel, naGaleriaMillennium.

    ALOJAMENTO ESTUDANTIL

    FAP faz hoje umprotesto nas ruasOspreços«exorbitantes»doaloja-mentoestudantilnoEnsinoSuperiornoPortoeaescassaofertapúblicasãoosprincipaismotivosparaumaaçãodaFederaçãoAcadémicadoPorto(FAP),aterlugarhojenoPorto.

  • PUB

  • ATUALIDADE 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt04

    JOÃ[email protected]

    Poluição do ar compiores resultados

    Os níveis de poluição do arcontinuam perigosamen-te elevados em muitaspartes do mundo, com92% das pessoas a respirarem ar po-luído. O alertaé daOrganização Mun-dial de Saúde (OMS), que ontem di-vulgou o seu relatório anual sobreesta temática.

    Os dados, analisados pelo Destak,apontam para um agravamento dasituação em Portugal. Em 2015, umtotal de 14 localidades excediam o li-mite máximo de partículas finas ina-láveis definido pela OMS. Estas par-tículas minúsculas entramprofunda-mente nos pulmões e no sistemacar-diovascular, causando doenças po-tencialmente mortíferas como der-rames cerebrais, ataques de coração,obstruções pulmonares e infeçõesrespiratórias.

    Lisboaé umadas 14 localidades queem 2015 ultrapassavam as 10 micro-gramas por metro cúbico de ar per-mitidas, com13. Estarreja(15); Alma-da e Cascais (14); Portimão (13); Al-bufeira, Algueirão-MemMartins, Bu-raca, Faro, Ílhavo e Marateca (12);Aveiro, Chamuscae Setúbal (11) com-pletam a lista, a que se junta aindaVilado Conde, que em 2014 (o último

    Dados de 2015 indicam que 14 localidades portuguesas excediam o limite máximode partículas inaláveis que são perigosas para a saúde. Lisboa é uma delas.

    ano com dados disponíveis) tambémtinha 11 microgramas.

    Mais seis locais poluídosO número de localidades com exces-so de partículas passou de 8 em 2014para 14 em 2015. Destes locais, trêsforam analisados pelaprimeiravez eos restantes 11 viram os seus resulta-dos piorarem. Esse agravamento fezmesmo com que quatro localidadesintegrassem a lista negra, enquanto

    Espinho (que desceu de 14 para8 mi-crogramas) foi o único sítio que re-gistou melhorias.

    Embora ainda não tenham ultra-passado o limite, dez localidades vi-ram aqualidade do ar piorar de 2014para 2015. Foi o caso do Porto, quepassoude 4 para8 microgramas. Seislocalidades estão na linha vermelha,com10 microgramas: Barreiro, Coim-bra, Loures, Perafita, Santiago do Ca-cém e Senhora da Hora.

    Poluição do ar (inclusive a interior) mata sete milhões de pessoas no mundo

    ©DR

    AMBIENTE

    Promotores garantem que propostasameaçam a reabilitação de prédios

    © BRI74

    AAPPII-AssociaçãoPortuguesadePromotoreseInvestidoresImobiliáriosmanifestou-secontraaspropostasapre-sentadas no Parlamento sobre aNovaGeraçãodePolíticasdeHabitação,con-siderandoquevão«encolherojáenco-lhido»mercadodoarrendamento.«Osmais prejudicados serão, desde logo, oprópriomercadodearrendamentoha-bitacional, o qual já era praticamenteinexistenteebemassimasprópriasfa-mílias portuguesas que vão continuaranãopoderviveremcasasreabilitadase com dignas condições de habitabili-dade,emvirtudedeummercadodear-

    rendamentoparadoeemquepoucoounenhuminvestidorarriscainvestir»,re-fere aAPPII, que vê o regresso às ren-dascongeladaseoarrendamentovita-lício como «muito perigosos».

    Vendidos5800fogosemLisboaAaquisiçãodeativoshabitacionaisporparticulares na Área de ReabilitaçãoUrbanadeLisboatotalizou1,56milmi-lhões de euros em 2017, mais 22% faceao ano anterior. Segundo o Confiden-cial Imobiliário, foramtransacionados5,8 milfogos, nummontante médio deinvestimentoporcasade269mileuros.

    Investidores imobiliáriosestão contra as alterações

    LEI DO ARRENDAMENTO

    EM DEZSEGUNDOS

    INCÊNDIO EM PEDRÓGÃO

    Sete pessoasconstituídasarguidasO inquéritoaofogoquedeflagrouem junhode2017emPedrógãoGrande, distritodeLeiria, equeprovocou66mortos, temsetearguidos, quatrodosquais liga-dosàáreadegestãodecombus-tíveis.OGovernonãodivulgouumaauditoria internaporqueestáemsegredode justiça.

    DE JANEIRO A ABRIL

    Mais setevítimas mortaisnas estradasOs acidentes nas estradas por-tuguesas provocaram 137mor-tos nos quatro primeirosmesesdeste ano,mais sete do que emigual períodode2017. Entre 1dejaneiro e 30 de abril, registaram--se42 180 acidentes rodoviários(mais 2403), que fizeram520feridos graves (menos 111).

    CTT

    Protocolo comjuntas paraprestar serviçoOGoverno vai recomendarumprotocolo quadro entreosCTTe as juntas de freguesiapara garantir «condições desustentabilidade»para prestarserviços postais. Ontemsoube--se que o lucro da empresa no1º trimestre do ano caiu 48,2%,para 5,4milhões de euros.

    CASO GES

    Aprovadaaudição deManuel PinhoAcomissãoparlamentardeEconomia, InovaçãoeObrasPúblicasvotoufavoravelmenteo conviteparaumaaudiçãoaoex-ministrodaEconomia,masManuelPinhoficaráemsilên-cioatédaresclarecimentosàjustiça.CarlosCésar,presi-dentedoPS,assumiuestar«envergonhado»comocaso.

  • PUB

    ATUALIDADE 05

    REDAÇÃ[email protected]

    OInstitutodeInformáticadaSegurança Social lançouontem o Portal de Marca-ção de Atendimento. Dis-ponível em www.seg-social.pt ou emhttp://siga.seg-social.pt,estaplatafor-ma é mais simples e fácil de utilizar,proporcionando umamaioreficiêncianagestãodasmarcaçõesaoscidadãose empresas.

    Segundo o Ministério do Trabalho,daSolidariedade e daSegurançaSo-cial explicou em comunicado, o por-tal vai permitir um sistema de mar-cação fácil e intuitivo, com informa-ção em tempo real das disponibilida-des de agendamento por parte do ci-dadão, a possibilidade de gerir osatendimentos, numa área reservada

    paramarcação e consulta, bemcomoavisualização dos horários (dias e ho-ras) disponíveis paramarcação (o sis-tema anterior não dispunha destafuncionalidade).

    Incluir o IEFP embreveO portal vai também permitir um co-nhecimento antecipado sobre os te-mas que podemsertratados emcadalocal, bemcomo aobtenção préviadeinformação e documentação neces-sária ao atendimento. Estará dispo-nível um sistema de alerta, com en-vio de sms e/ou email no dia da mar-cação e na véspera do atendimento.

    Esta plataforma é uma das medi-das incluídas no programaSimplex+e a tutela espera que possa ser alar-gadaembreveaoatendimentodoIns-tituto de Emprego e Formação Pro-fissional (IEFP).

    ©MÁRIO CRUZ/LUSA

    Lançado portalpara marcaratendimentos

    Ministério tutelado por Vieira da Silva apresentou ontem nova plataforma

    Plataforma mostra disponibilidade em tempo reale identifica o local certo para tratar cada assunto.

    SEGURANÇA SOCIAL

    Sabia que 50% dos portugueses, em idade fértil, desejam terdois filhos? E que 25% deles só querem ter um filho? E, ainda,que 8% dos portugueses não querem ter filhos?

    Fonte: Estudo Determinantes da Fecundidade em Portugal.

    Download gratuito em www.ffms.pt/estudos

  • ATUALIDADE 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08 ATUALIDADE 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08

    A Comissão Europeia (CE) apre-sentou ontem a sua proposta de or-çamento para o próximo quadro fi-nanceiro plurianual, que apesar dasaída do Reino Unido eleva ligeira-mente os gastos comunitários para1,135 biliões de euros no período en-tre 2021 e 2027.

    Entre outros pormenores, aCE su-gere um aumento dacontribuição decada Estado-membro para 1,11% dorespectivo rendimento nacional bru-to e um corte de 5% na Política Agrí-colaComum (PAC) e nas políticas decoesão. Estadecisão motivoureações

    negativas, nomeadamente do minis-tro dos Negócios Estrangeiros por-tuguês. Santos Silvafalou num «maucomeço», mas prometeu uma«atitu-de construtiva». Apesar das críticas,o presidente da CE garantiu que umorçamento sem cortes na PAC nun-ca seria aprovado, e Carlos Moedas,o comissário português, explicou queé a proposta possível.

    Além disso, o comissário europeuparaaAgriculturaassegurou ontemque Portugal não sofrerá cortes nospagamentos diretos aos agricultores,apesar do corte de 5%.

    UE garante que agricultoresescapam ao corte orçamental

    © ISTOCK

    As deslocações turísticas dos portugueses aumentaram5%em2017. O lazer, recreio ou férias foi o principalmotivoinvocado para viajar, algo que não sucedia desde 2010.

    FINANÇASMAIS DE 21 MILHÕES DE VIAGENS TURÍSTICAS

    JOÃOMONIZComAgência Lusa

    Consultas atrasadase cirurgias adiadas

    Umpouco portodo o país fo-ram ontem bastante notó-rios os efeitos do primeirodia de greve dos profissio-nais do setor público da saúde (exce-tuando enfermeiros e médicos). Ossindicatos apontaram paraumaade-são de 80% no turno damanhã, o quecausoutranstornos emCoimbra, Via-na do Castelo, Alentejo ou Algarve.

    No Hospital de São José, em Lis-boa, amanhãficoumarcadaporatra-sos nas consultas e alguma confusãodos utentes no encaminhamento paraas mesmas. No Hospital São João, noPorto, quatro das 11 salas de consul-tas de cirurgia foram encerradas enas consultas externas aparalisaçãoatingiu os 50%.

    Mais uma greve anunciadaEstaquarta-feirafoio primeiro diadeum mês de maio que se prevê atribu-lado. Isto porque os sindicatos médi-cosagendaramumagrevedetrêsdiaspara a próxima semana (8, 9 e 10 demaio). Ainda ontem foi revelado umdocumento onde o bastonário da Or-demdosMédicosconsideraexistirem«razõesobjetivas»paraaparalisação,onde se «defende aqualidade dos cui-dados de saúde e os doentes».

    Primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do setor da saúde prejudicaa atividade de hospitais e centros de saúde. Mais protestos no resto do mês.

    No dia 25, os trabalhadores do se-tor público da saúde cumprem maisum diade greve, destavez agendadopelos sindicatos afetos àCGTP. Aelesvão juntar-se os técnicos de diagnós-tico e terapêutica, que ontem anun-ciaram dois dias de greve para 24 e25 deste mês.

    Questionado sobre estes protestos,o Presidente da República defendeuo direito àgreve, sendo «natural» queem vésperas de elaboração do Orça-

    mento do Estado os trabalhadoresqueiram defender os seus interesses.

    Eutanásia discutida no dia 29OParlamentovaidiscutira29demaioos quatro projetos sobre amorte me-dicamenteassistida,decidiramontemos líderes parlamentares. Entretan-to, o presidente demissionário daADSEsolicitouumaauditoriaaotem-po em que chefiou o subsistema desaúde dos funcionários públicos.

    Hospital de São João fechou salas de consulta de cirurgia devido ao protesto

    ©DR

    SAÚDE

    ATUALIDADE 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt06

    MAIS NOMUNDO

    DESEMPREGO NA UE

    Portugal regista3ª maior quedaO INE já revelara no início dasemana que a taxa de desem-prego emPortugal desceu para7,4%emmarço. OntemoEuro-stat acrescentou que esta foi a3ªmaiordescida naUE, apenasultrapassada pela verificada emChipre eCroácia.

    CPLP

    França quer serobservadoraA27deabril, FrançaapresentouoficialmenteasuacandidaturaàComunidadedosPaísesdeLínguaPortuguesa(CPLP), comoEstadoobservadorassociado,devidoàcomunidadeportuguesae luso-descendentenopaís, esti-madaem1,5milhõesdepessoas.

    ESPANHA

    ETA anunciao seu fimAETAterminouoseu«ciclohistórico»ededissolveu«completamente todasassuasestruturas».Numacartapublicadanum jornal, a orga-nizaçãoseparatistabascareconheceu ter«responsabili-dadedireta»nosofrimentodedécadasdasociedadebasca.

  • PUB

  • DESPORTO 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt08

    Falta umponto, assim quequalquer outra coisa quenão seja o FC Porto acabaresta semana como campeãonacional será apenas frutode uma conjugação de aconteci-mentos altamente improváveis.E é difícil não olhar para osdragões como justos vencedo-res, precisamente porque elespróprios serão campeões depoisde ultrapassarem uma sériede acontecimentos altamenteimprováveis.

    Volto agora atrás e recordo-medo ânimo de Sérgio Conceiçãono início da época, quando per-cebeu que dinheiro para gastarnão haveria e que teria de tra-balhar comoplantel deixadoporNuno Espírito Santomaisaqueles que voltavamde em-préstimos. E o ânimo eramaisoumenos este: as condiçõessão difíceis, mas vamos tentar.E aqui se viu o papel de umtreinador, antes demais, forade campo. Aboubakar, Maregae Ricardo voltaram para seremdecisivos. E recuperando outrosque estavamno plantel, dando--lhes uma força qualquer quevai para lá das instruções táticas,o certo é que o FC Porto passoua ser um coletivo temível.É verdade que em tempo delesões (Soares e, principalmente,Marega), o FC Porto tremeu,mas nunca caiu. Quando baixouao 2º lugar, respondeu comuma vitória na Luz. Quando nãodeu para jogar bonito, jogou-sena raça, sempre aproveitandoaomilímetro umplantel curto,masmuito sólido emuito bemtrabalhado.

    E é por isso que este títuloà espera de acontecer émuitoobra e graça de Sérgio Con-ceição, de quem tantos descon-fiavam (eu, por exemplo), masque respondeu com seriedade,profissionalismo e uma boadose de boa conversa de futebol,coisa que começa a rarear nesteretângulo. E, por isso, obrigada.

    Umcampeãotãoimprovávelquantojusto

    OPINIÃO

    LÍDIA PARALTAGOMESJornalista do semanário ‘Expresso’

    Numatarde pouco inspirada, JoãoSousa precisou de três sets (4-6, 7-6e 7-5) para derrotar o compatriotaPedro Sousa e apurar-se para osquartos de finaldo EstorilOpen. O te-nista português vai agora defrontar

    o nº 1 britânico, Kyle Edmund, que étambém o 3º cabeça de série do tor-neio. O jogo está marcado para sex-ta-feira. Asurpresade ontemfoiaeli-minação de Gilles Muller, finalistadoano passado.

    João afasta Pedro em batalha durae é o Sousa que continua de pé

    Jogo entre portugueses durou 2h26

    © PEDRO FERREIRA

    MILLENNIUM ESTORIL OPEN

    JOÃ[email protected]

    Bruno recusa falhardérbi com o Benfica

    Novo imbróglio na Liga. OConselhodeDisciplina(CD)daFPF aplicouseis dias desuspensãoaBrunodeCar-valho, por declarações no FacebookcontraopresidentedoSp.Braga.MasoSportingjádissequenãoaceitaocas-tigo e vai recorrer dadecisão.

    Segundo explicou ao Record fontedoclube,opresidenteleoninoacordouum castigo de seis dias desde que elefosse efetivado antes do jogo com oPortimonense,demodoapoderirparaobanconodérbicomoBenfica,nosá-bado. Só que o CD demorou a tomaruma decisão, fazendo com que o cas-tigo tivesse implicações no clássico.

    O Sporting entende que, desde oinício, ficou definido com aComissãode Inquérito da Liga de Clubes que ocastigo não retiraria Bruno de Car-valho do jogo, pelo que cancelou oacordo, o que, nasuavisão, impede asanção agora decretada.

    O CD teve umdiaagitado e decidiuvários processos. Umdeles eraaquei-

    Sporting entende que castigo aplicado ao presidente assenta num entendimentoque entretanto foi cancelado. Rúben Dias foi ilibado e pode jogar no sábado.

    xa do Sporting contra Rúben Dias,por causa de um lance contra o Pa-ços de Ferreira. O central do Benfi-ca foi apenas repreendido, pelo quepode jogar no sábado o encontro quepoderá decidir o 2º lugar. Quem nãoescapou a uma suspensão de 45 diasfoi José Eduardo Moniz – o vice-pre-

    sidente encarnado falara do ApitoDourado.

    Sérgio Conceição vai pagar 1205euros por não ter usado a braçadei-rade treinador navitóriado FC Por-to sobre o Marítimo e o processo so-bre a bancada do Estoril, num jogofrente aos portistas, foi arquivado.

    Presidente do Sporting vai recorrer da sentença que o suspende por seis dias

    ©PA

    ULO

    CALA

    DO

    CAMPEONATO NACIONAL

    EM DEZ SEGUNDOS

    LIGA DOS CAMPEÕES

    Liverpool marcalugar na finalDois golos tardios (86’ e90’) aindaassustaram,masavitória (4-2) daRoma foi insuficientepara inverteroresultadoda 1ªmão (5-2), peloqueserá oLiverpool a enfrentaroRealMadrid na final daChampions.

    MUNDIAL DE TÉNIS DE MESA

    Portugal apura-separa os ‘oitavos’Aseleçãoportuguesa de ténis demesa qualificou-se para os oitavosde final doCampeonato doMundode equipas, ao vencerpor3-1aRepública Checa, empartida daquinta e última jornada doGrupoB.

    FUTEBOL

    FIFA prepara novaliga das naçõesAFIFAprevêacriaçãodeuma ligadasnaçõesadisputarao longodedoisanospormaisde200seleçõesequeralteraro formatodoMundialdeclubesparaumaprovaquadrienaldisputadapor24equipas.

  • PUB

  • PUB

    ARTE&LAZER 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt10

    ©DR

    Rever a palavra ‘mulher’com a FOXlife e PriberamCanal de TV e dicionário online lançaram ontem o desafio “A palavra mulher definidapor nós” aos portugueses para alterar a definição da palavra “mulher” no dicionário.

    Está na hora de derrubar estereótipos que se baseiam em lugares-comuns

    REDAÇÃ[email protected]

    Apesardeopapeldaevoluçãodopapeldamulhernasocie-dade,oseusignificadoaindanão reflete essa mudançanosdicionários,segundoosautoresdainiciativa, em comunicado enviado àLusa,continuandoaser«demasiadore-dutor, simplista e até associado a ex-pressões e palavras de cariz deprecia-tivo».NodicionárioonlinePriberam,apalavra mulher encontra-se definidapor «pessoa adulta do sexo feminino;cônjugeoupessoadosexofemininocomquem se mantém uma relação senti-mentale/ousexual;pejorativo:mulherpública: meretriz». Assim, até 16 de

    maio,todospodemcontribuirparaare-visão da palavra “mulher” através dosite www.palavramulher.pt, onde irãoestar reunidos e partilhados todos oscontributos – no final, os linguistas daPriberam irão analisar as propostasparaarevisãodapalavra,queficarádis-ponível a22 de maio.

    Ilustres participamAscantorasSimonedeOliveiraeGise-laJoão,oestilistaLuísBuchinho,aatle-ta Vanessa Fernandes, a cientista Ra-quel Oliveira e o ‘chef’ José Avillez fo-ramaspersonalidadesconvidadasparadaroseutestemunhosobreopapeldamulher nasociedade atual.

    ParaCláudiaPinto, linguistadaPri-beram, contactada pela Lusa, apesardeumdicionárionãopoderfiltrararea-lidade à medida de quem o faz ou dequem o lê, branqueando usos precon-ceituososoupejorativosdedetermina-daspalavras,sejamelesdegénero,raça,orientaçãosexualoudequalqueroutrotipo, pode e deve ser o mais neutro,abrangenteeinclusivopossível.JáLuísFernambuco,daFOXlife,defendeaim-portânciadainiciativaparaque «ade-finição de mulher não se baseie só emlugares-comuns ou emideias feitas».

    CULTURA

  • No concerto de dia13, MiguelAraú-jo terácomo aberturaacantorae gui-tarristaportuguesaJoanaAlmeiran-te, que fez parte da sua banda e quetem feito a primeira parte dos con-certos do músico nadigressão nacio-nal deste ano.

    Paulo Furtado emdigressãoNo último diado mês seráPaulo Fur-tado, o músico por detrás do projetoThe LegendaryTigerman, asubir aopalco da sala de concertos OsloHackney, no âmbito da digressão in-ternacional de promoção do álbumMisfit, que começou em França emjaneiro. Furtado vai estar acompa-nhado por Paulo Segadães (bateria),João Cabrita (saxofone) e Filipe Ro-cha (baixo). A abertura do concertoestará a cargo de Sean Riley, o pro-jeto do português Afonso Rodrigues.

    ©SÉR

    GIO

    LEMOS

    Portugueses partemà conquista de LondresMiguel Araújo e The Legendary Tigerman regressameste mês aos palcos londrinos, nos dias 13 e 31.

    Miguel Araújo está a apresentar o 3ºálbum de originais a solo, “Giesta”

    REDAÇÃ[email protected]

    Miguel Araújo, que apre-sentou recentementeGiesta, o terceiro álbuma solo, no centro de ar-tes Barbican em setembro passado,tocadestavez no Jazz Café, umasalaque oferece um ambiente mais «ínti-mo». Apesar de o nome apontar paraum determinado estilo de música,The Jazz Café, cuja origem remontaaos anos 1980 mas que só estáno pre-sente local, em Camden Town, des-de 1990, acolhe artistas de génerosque vão desde o hip hop ao rock,blues, recebendo frequentementemúsicos internacionais.

    ESPETÁCULOS

    ARTE&LAZER03.05.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 11

    PUB

    Primeiro festivalde cinema sobreo desporto-rei

    Fartos de um ambiente de críticaconstante no futebol português, trêsamigos criaramaAssociação BolanaTelae organizameste mês, de 25 a27,o Offside Lisboa, o primeiro festivaldecinematemáticosobrefutebol,comcurtaselongasmetragens,exposiçõesdefotografia,umdebateeumtorneio.O programareparte-se entre o Cam-po Polidesportivo do Santa Catarinae o Museu Nacional do Desporto.

    ASSOCIAÇÃO BOLA NA TELA

    Cinco pistas paraexperimentarjogar curling

    O Colombo recebe apartirde ama-nhã um evento que se destina a pro-movero curling. Até àpróximaterça--feira, o centralcomercial lisboetavaiter5pistassintéticasdisponíveisparaum primeiro contacto com este des-portodeinverno,entreas10heas24h,comapoio de técnicos especializados.Rosa Mota está entre os antigos eatuais atletas olímpicos que vão expe-rimentarestamodalidade no sábado.

    CENTRO COLOMBO

    CunhaseamoresestãoentreasnovidadesdaRFM

    VOZESDA RÁDIOANA COLAÇO ([email protected])Sábado (16h-20h) | Domingo (6h-11h)

    MILLENNIUM ESTORIL OPENÉ no domingo que terminaa 4ª edição do MillenniumEstoril Open no Clube de Ténisdo Estoril. A RFM é a rádiooficial e todos os dias te contao que se passa nos courtsjá praticamente esgotados.Se conseguires ir, vai tercomigo ao espaço da RFMpara jogarmos uma partidade matraquilhos! É que em vezde bonequinhos, a bola bateem… raquetes!

    © JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

    Quantas vezes é que teapetece sairmais cedodo trabalho à sexta-feira?Já podes ligar aoPaulo Fragosoe pedir-lhe quemeta uma cunhaao teu chefe! Só na tua rádioé que tens disto!!As noites de sexta e sábadopas-sama chamar-seWeekendercomAntónioMendes, entre as20 e as0h. De sexta para sábadoé tempodedesvendarosGuiltyPleasures dos animadores daRFM. Ao todos são5programaspara revelaro que ouvimos e te-mos (ou deveríamos ter) ver-gonha de ouvir.Ao sábado, entre as 9 e as 11h,vais teroCaixa d’óculos – opro-gramadoNilton e doDuarte PitaNegrão que te oferece humorealgumas conversasmais inespe-radas doque as cerejas. Nodo-mingo é tempode amores felizescomJoséCoimbra. Entre as 11eas 12hvai contar-te histórias deamores felizes. Eumadelas, podesera tua. Conta-a emrfm.sapo.pt.OutranovidadeéamudançadehoradoTop25RFMdoPauloFra-goso–passaparadomingoàs 18h.Sabemais no site da RFM.

  • «A falta de palavrastornou tudo especial»

    Qualquer pai ou mãeacaba por sentir umgrande medo – o de sa-ber que, mais dia, me-nos dia, os filhos irãosair de casae enfrentar o mundo. Vaihaver problemas, dificuldades, peri-gos mortais. Perante um cenário ne-gro, há pais que preferem protegeras crianças. Fecham-nas narotinase-gura, criamredomas, evitamque elasganhemasas. Mas háoutros que pre-ferem dar-lhes liberdade, até porquea vida não faz sentido se for inteira-mente passada no escuro do medo.Pois foi com esta premissa simples efabulosa que John Krasinski, atordiscreto que agora virou realizadorde UmLugar Silencioso, filme de ter-ror muitíssimo eficiente, entrou nopanteão dos grandes talentos deHollywood. O seuconto de horror, fei-to de sustos e saltos, é sobre uma fa-míliaque não pode fazer barulho por-que a vizinhança foi invadida pormonstros horrendos que ouvemtudo.O filme chegou ao primeiro lugar nasbilheteiras americanas, talvez porseruma história que tenta resolver umdilema milenar: valerá a pena sobre-viver apenas, ou, pelo contrário, é ab-solutamente vital progredir? Silên-cio, que o grande e talentoso JohnKrasinski vai sussurrar.

    Fale-me umpouco da dificulda-de que foi, especialmente paraum realizador estreante, fazerum filme emque não era possí-vel recorrer à ajuda da lingua-gem falada. Fácil, difícil ou,simplesmente, aterrador?Esse foi, realmente, o grande desa-fio. É verdade que a linguagem fala-da oferece sempre uma almofadade segurança. A linguagem sonoravocal permite que façamos mu-danças constantes à medida que ahistória vai sendo contada, permiteque tenhamos um ritmo narrativoque, mais tarde na sala de monta-gem, se modela com mais facilida-

    JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

    O sempre discreto John Krasinski co-escreveu, realizou e protagonizou “Um Lugar Silencioso”, brilhante filme deterror aclamado pela crítica e rei nas bilheteiras. Pormenor importante? É absolutamente proibido fazer barulho...

    de. Nas filmagens, imaginei eu, iriaser muito difícil coordenar todasestas energias da comunicação.Evidentemente que, com a minhaesposa, as coisas correram normal-mente. Mas quando as criançasmudas começaram a fazer as ce-nas, percebi que estava na presençade torrentes emocionais muito for-tes sem que houvesse o suporte dapalavra. E só aí é que me dei contade que o grande desafio iria acabarpor ser o nosso superpoder dentroda história e ao longo do filme. Afalta de palavras tornou tudo maisespecial. Havia, naquele espaçode atuação e arte dramática, umaforça potente de entendimento.

    Como foi representar comaMillie Simonds, a jovematriz que faz demeninamuda?Nunca me vou esquecer da maneiracomo ela olhava para mim quandotínhamos de ter uma conversa.Olhava para toda a minha pessoa,o que soa muito poético, e é. Olhavapara todo o gesto de mãos, para to-do o movimento de sobrancelha, ecompreendia. Por vezes o tradutor

    chegava-se a nós mas ela assinalavaapenas. «Não é preciso, já percebitudo». Ontem à noite, na estreia,apresentei a Millie à minha mãe.Mais uma vez o tradutor se aproxi-mou. Mas a Millie só gesticuloupara dizer «Não é preciso, compre-endi tudo». Não é que leia os nossoslábios. Lê o corpo todo. Lê a nossaessência. Não há nada mais bonitodo que testemunhar algo assim.Captar isso para o cinema acaboupor não ser um desafio, mas umgrande privilégio.

    E como foi isso de trabalharcom a sua esposa?Como é do conhecimento público, a

    «Havia, naqueleespaço de atuaçãoe arte dramática,uma força potentede entendimento»

    ©DR

    CINEMA

    ARTE&LAZER 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt12

  • DRAMA‘AMAR-TE ÀMEIA-NOITE’DramaromânticoàvoltadeKatiePrice(BellaThorne),umaadoles-centede17anosde idade,prote-gidaemcasadesdea infânciadevidoaumadoençarara,umasensibilidadepotencialmentefa-tal à luzsolar.TudomudanavidadeKatiequandoconheceCharlie(PatrickSchwarzenegger).

    © DR

    THRILLER‘BEIRUTE - O RESGATE’Thrillerpolítico-militarquerecuaàviolentaeturbulentacidadedeBeirute,noLíbano,doanode1982,ondeumex-agentedaCIAcheiodeproblemaspessoais,temquevoltaraenfrentarfantas-masdoseupassadopara resga-tarumamigoentretantofeitore-fémporimplacáveis terroristas.

    © DR

    TERROR‘AS BOASMANEIRAS’Clara,umaenfermeirasolitáriadaperiferiadeSãoPaulo, écontrata-dapelamisteriosaeabastadaAnaparaseraamadoseufilhoaindapornascer.Asduasmulhe-resdesenvolvemumaforte liga-çãoatéqueumanoite, tudomuda.UmfilmerealizadoporMarcoDutraeJulianaRojas.

    © DR

    OUTRAS ESTREIAS

    Emily [Blunt] e eu temos feitoquestão de construir carreirasdistintas uma da outra. Por umarazão muito simples: ela gosta dever as coisas que eu faço e eu gostode ver as escolhas dela. Por exem-plo, nunca li o guião do filme Sicário.Ou seja, quando o filme apareceupude ir vê-lo como um simplesmembro do público. Claro quejá tínhamos falado na possibilidadede trabalharmos juntos mas haviaum ponto assente – o facto de ser-mos um casal na vida real nuncapoderia sobrepor-se à trama da his-tória, porque isso não seria justopara o filme. Até que apareceueste guião, que nos pareceu muitodiferente daquilo que somos só porcausa da natureza extraordináriado drama. Naturalmente, nem tudoé fácil. Logo que percebemos queesta história não seria ensombradapela relação pessoal, houve confli-tos de agendamento. A Emily jáestava a filmar o Mary Poppins.E tínhamos acabado de ter a nossasegunda filha. Havia vontade.Mas, como realizador, achei quenão seria justo pedir mais dela.A Emily até começou por me ajudara escolher outra atriz. Até que, umdia, disse «achas que te sentes sufi-cientemente confortável na reali-zação deste filme para me deixaresler o guião?». Respondi que sim.Lembro-me tão bem. Íamos deavião. Ela começou a ler. Ia a meioe olhou para mim. Pensei, juro,que ela tinha ficado doente e estavamesmo quase a vomitar. Eu até jáia a pegar na bolsinha para enjoos.E ela só disse «Não podes deixarque outra pessoa fique com estapersonagem». Respondi: «Não seido que estás a falar». E ela só disse.«Mais ninguém conseguiria fazereste papel». Foi como se ela meestivesse a pedir em casamento.Basta ver a carreira brilhante delapara perceber que achei aquelevoluntarismo dela como se fosseo melhor elogio que já me deram.Os gostos dela são absolutamenteimpecáveis. Percebi que ela se tinhaproposto participar, não para meajudar na carreira, mas porquese deu conta de que conseguiriafazer este trabalho como ninguém.

    No filme, se alguém fala oufaz barulho, se umprato cai, ascriaturas horrorosas aparecemematam toda a gente daquela

    família. Acabou por se tornargrande fã do silêncio?Sem qualquer dúvida. Foi duranteas filmagens que pudemos perceberpela primeira vez como é que umafloresta soa. Parece uma coisade ‘hippies’, mas é verdade. Se umapessoa parar e ouvir os sons de umafloresta, percebe finalmente que hámuitas camadas, muitas texturas,muitos níveis. É absolutamente

    «Nesta idadedigital, (...) foicomo se tivéssemosevoluído na direçãoinversa àquela»

    inacreditável. Depois percebo que,nesta idade digital em que passa-mos a vida a olhar para o ecrã dotelemóvel, foi como se tivéssemosevoluído na direção inversa àquela.Deixámos de estar atentos ao quese passa à nossa volta. Há temposlevei a minha filha mais velha parao campo e deitámo-nos na relva.Disse-lhe: «Tens de te lembrar sem-pre que isto é muito importante».Dias mais tarde veio ter comigoe pediu «papá, podemos voltarao campo para nos deitarmos narelva?». Só pensei «Que maravilha».O fato de ela só querer ficara olhar para o céu encheu-mede uma felicidade enorme.

    «O grande desafioiria acabar por sero nosso superpoderdentro da históriae ao longo do filme»

    © FOTOS DR

    ARTE&LAZER03.05.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 13

  • PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

    ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

    Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ����������������������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������!"#$%��#"�$#$&'&���������(�����������������������)����������������(���$�������������������

    Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

    MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

    ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

    O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

    GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

    �ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS DIAS

    PROFESSOR SECOCÉLEBRE MÉDIUM E VIDENTE

    Se sofre e tem má sorte ou é alvo de invejas contacte o Professor Seco.Especialista em casos de Amor, Família, Negócios, Mau-Olhado,

    Quebra de Feitiços. Faz Aproximação e Afastamento.Não desespere, o seu problema tem solução!

    PAGAMENTO APÓS O RESULTADOT.: 918 341 082 – 965 535 235

    Rio de Mouro – Junto à estação da CP

    COMPROCOMPRORecheios de Casas

    Antiguidades Velharias Coleccionismo Medalhas,etc

    93 823 31 55 ARCA INTEMPORAL - Av. Praia da Vitória n.º 75c

    DISCOS�

    www.destak.pt

    www.cmjornal.pt

    �����������������������

    Grátis�����������������������������������

    �������

    ��������������������

    Um altar à altura da sua fé.

    ������� !�� ���� "����

    ������������#��!��������

    �������������$$��$ ���$%����

    ������������� �$&��$'��� (����

    �������!���$�� ���%�)*�+�

    ��"� �&��'���$(�)*�+�

    ,��������������-����������������������� #�!����%#�!�

    ��%����������.������������

    ����������������������������������

    CLASSIFICADOS

  • PUB

    FAMA&TV03.05.2018 QUINTA-FEIRAwww.destak.pt 15

    «Será um recital muito especial paramimevouprocurarvivenciá-lodame-lhor formapossível», sublinhou o can-tor transalpino, mencionado na mes-manotade imprensa.

    AlinhamentoEntre o repertório agendado para oevento, composto por 11 temas, estáo Ave de Fátima, que será interpre-tado emdueto omumaconvidadaes-pecial de Bocelli, a portuguesa AnaMoura,«naquele que seráumdosmo-mentos altos do recital, especialmen-te voltado para a interpretação demúsica sacra», informa o santuárioda Fátima. O alinhamento do recitalincluirácanções como Pietà, de Stra-della; SanctaMaria, de Mascagni; Pa-nis Angelicus, de Frank; Mission, deMorricone; Ave Maria, de Schubert;e Agnus Dei, de Bizet.

    ©PED

    ROFIGUEIRED

    O

    Bocelli: «Este concertoserá uma oração»Tenor italiano Andrea Bocelli dará dia 13, em Fátima,um recital a propósito do Centenário das Aparições.

    Bocelli canta às 16h de 13 de maio nana Basílica da Santíssima Trindade

    REDAÇÃ[email protected]

    Andrea Bocelli, que no próxi-modia13demaiovaidaremFátimaumrecitaldeaçãodegraças pelo Centenário dasAparições,afirmaqueaessênciadesteconcertoserá«fundamentalmenteumaoração»: «A essência deste concertoserá fundamentalmente uma oraçãoparaaqualconvidotodososquepude-remestarpresentes»,dizopopularte-nor italiano, citado numa nota de im-prensa ontem divulgada pelo Santuá-rio de Fátima. Na mesma nota Bocellisalientaque o recital, cominício às 16hna Basílica da Santíssima Trindade,será um momento «muito especial».

    CELEBRIDADES

    SOBEE DESCE

    © BRUNO COLAÇO/CM

    TAYLOR SWIFTNão é só namúsicaque a jovemcantora

    triunfa: esta semana Swiftfez umamais valia de cerca de376mil euros ao vender a suadeBeverlyHills por3.341M€.

    CLÁUDIA VIEIRAPopular atriz portuguesa estáde férias por Cuba e publicouno Instagram uma foto ondesurge com um visível aliança.Será que casou em segredo?

    ‘REVELAÇÃO’MichellecontaaMegque teveumanoitedeamorcomPaulo.NinaaceitasaircomMarcelo.LucasperguntaaBeatrizporqueéqueoanel quelhedeuestavacomVictória. BeatrizdizaLucasqueVictória roubouoseuanel paraacabarcomocasa-mentodeles.Victória chegaacasaeacusaFaustodementir. FaustodizqueXavierdeve tercompradouma jóia roubada.CMTV, 14H44

    NOVELAS‘ESSASMULHERES’Pedrinho, Ana,Paulo e Lúcia re-solvementregar--se aos urbanosantes que elescheguemaoqui-lombo. Alfredopromete protegerMateus deRodrigo.Mariquinha dizaNicota que está prestes a tomarumadecisão importante. Auréliavisita Fernandona prisão contra-riando as ordens de Lemos. Paulovai ao encontro dos urbanoparase entregar. CMTV, 14H29 E 19H07

    CMTV lidera todoo mês de abrilna TV por cabo

    Em abril, aCMTVvoltou alideraro consumo televisivo no cabo em to-dos os dias do mês, ganhando atodosos concorrentes. A televisão do gru-po Cofinaregistou 3,4% de share mé-dio diário ao longo do mês, quase tan-to como os dois principais concorren-tes juntos – a SIC Notícias registou1,8%; aTVI 24 registou 1,7% de sharemédio diário; e aRTP3 registou0,7%.Todos os dados são da GFK.

    TELEVISÃO

    © DR

    HENRQUE GARCIAEmentrevista aosite N-TV, o veterano

    jornalista e apresentadorde TVportuguês que acabou de fazer70 anos não esconde amáguade ter sido dispensado da TVI.

    AVICIIInfelizmente, as suspeitas dosseus familiares e dos seus fãsconfirmam-se: segundo o siteTMZ, o popularDJ sueco terámesmocometido suicídio.

  • LISBOAHOJE11º MÍNIMA20º MÁXIMA

    AMANHÃ12ºMÍNIMA22ºMÁXIMA

    Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

    SOLUÇÃO

    SUDOKU ****

    Horizontais: 1. Aquelas. Fragmentosde qualquer objeto que se desbasta ouaplaina. 2. Os dois juntos. Antagonista,adversário. 3. Andar em viagem. Agre-gar. 4. O espaço aéreo. Verdete.5. Grande porção. Vertigem. A simesmo. 6. Elemento nº 10 da classifi-cação periódica, de símbolo Ne.Jumento. 7. A mim. Grande desordem.Fileira. 8. Conservar azeitonas em sal-moura. Indica lugar, tempo, modo,causa, fim e outras relações (prep.).9. Que tem de facto existência. Alfân-dega. 10. Irisar. Granjear. 11. Pessoaque decora tudo o que estuda (esc.).Movia-se de um sítio para outro.Verticais: 1. Purificar. Pequeno (Brasil).2. Aquele que gosta de mirar. Cada um

    dos grandes períodos de tempo em que se divide a história geológica da Terra (Geol.). 3. Parteinferior ou pendente de certas peças de vestuário. Mulher acusada de um crime. Tombar.4. Planta leguminosa papilionada de sementes ricas em óleo e proteína. Relativo à vista ou aosolhos. 5. Amadurecer. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos. 6. Monarca.Base aérea portuguesa. 7. Pata. Braseiro. 8. Desejaras. Pedra preciosa transparente, geral-mente de cor vermelha. 9. Agreste. Contr. da prep. em com o art. def. a. Fruto da ateira.10. Naquele lugar. Pomposo. 11. Destino. Navega ao largo.

    SOLUÇÃOHorizontais:1.As,Aparas.2.Ambos,Émulo.3.Viajar,Adir.4.Ar,Azebre.5.Ror,Oira,Se.6.Néon,Asno.7.Me,Caos,Ala.8.Curtir,Em.9.Real,Aduana.10.Iriar,Obter.11.Marrão,Ia.Verticais:1.Lavar,Mirim.2.Mirone,Era.3.Aba,Ré,Cair.4.Soja,Ocular.5.Sazonar,Rã.6.Rei,Ota.7.Pé,Brasido.8.Amaras,Rubi.9.Rude,Na,Ata.10.Ali,Solene.11.Sorte,Amara.

    CRUZADAS

    TEMPO

    OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

    www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

    PARTICIPE!

    Coerênciaprecisa-seFiqueicomovidocomadefesadeJoséSócratesfeitaporMiguelGuedes,músico, juristaeconhecidoadeptodoFCPorto,nacolunadeopiniãodeumjornal.Atéconcordocommuitacoisadoqueescreveu,masnaqueleregistohabitualdequenemécarnenemépeixe,descobriuapólvora:«Ninguémestáasalvodeverasua liberdadedevassada».Empranto, apontaodedoaquelesque linchamos«maiselementaresprincípiosdedireito»porcausadeódiosparticulares.Criticaaindao«voyeurismojudicial»daquelesque«divulgamimagensdeumproc-esso judicial emcurso»erepudiaos justiceirosalgozesetorcionários.EngraçadoquenocasodorouboedadeturpaçãodosemailsdoBenficaodefensorjá lavrouasuasentença,tambémjáseopõeàproibiçãodocanaldoseuclubeempublicarsegredoscomerciaisedadosconfi-denciaisprovenientesdessacorre-spondênciaelectrónica.Nestecasojánão interessaoacesso ilegítimo,asviolaçõesdosegredode justiçaeo jornalismoalcoviteiro.Écasoparadizer: coerênciaprecisa-se!

    EMANUEL CAETANO

    Ermesinde

    O aerodromoAsimpáticaeacolhedoracidadedodistritodePortalegrehonrao14-bisdeSantosDumonteoFlyerdos irmãosWright .OaeródromodePontedeSorvai ficarhistóriadaaviação.Voarsempre foi tentaçãodohomem.ViajarparaoespaçoepisaraLuasãoaprovadacapacidadedamaismodernaciênciadeengenhariaaeroespacial. HugoHilário, presi-dentedacâmaramunicipal local,deuasasàsatisfaçãoedisseque,«de repente, PontedeSortransfor-mou-senumadascidadesmaismulticulturaisdopaís». SeaEscola

    deAviaçãoGAir já existisse, Ícaronãotinhavoado juntoaosol.

    ADEMAR COSTA

    Póvoa do Varzim

    Custa a acreditarmas é verdade......,CristianoRonaldoescolheuoclássicoaneldenoivado,damarcaCartier,cujovaloréde700mileuros!Bom,comoéevidente,ninguémtemnadaavercomodinheiroqueonossoCR7,gasta.Ninguém,masnumpaísonde,principalmentenaIlhadaMadeira,ondenasceuomel-horjogadordomundo,predominamcriançasefamíliasaviverempratica-mentenamiséria, reformasbaixíssi-masedesemprego–700mileuros,repito,setecentosmileuros,ousejam–é,narealidade,umaafronta,umescândalo!Ofutebol,nãosóemPortugal,comoempraticamentetodosospaísesdomundo,éarazãoparaestes luxos,masgastarestafortunaporumaneldenoivado,sótemumsignificado: loucura!

    TOMAZ ALBUQUERQUE

    Lisboa

    BarradoUmdestesdias,omeuamigoZéAugustofoiaorenascidoMartimMoniz,emLisboa,zonadacidadenaqualacâmaraapostaemreabilitação,modernizaçãoeespaçomulticultural.EfoiaquiqueoAugusto–enquantocurtiao local–teveumapertofisi-ológico.EntrounumcaféepediusepodiausaroWC.Ohomemrespon-deu-lheque,para isso, teriadeconsu-mir.Estupefactocoma resposta,ocidadãoprocurououtro lugarparasealiviar.Obrasileiroqueoatendeuindicou-lheoWCsemquaisquercon-dições.NoMartimMoniz está a fal-tar a educação cívica (...).

    ARISTIDES TEIXEIRA

    Almada

    PORTOHOJE09º MÍNIMA19ºMÁXIMA

    AMANHÃ09º MÍNIMA19ºMÁXIMA

    CARTAS DO LEITOR

    LEITOR 03.05.2018QUINTA-FEIRAwww.destak.pt16

    FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente),João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOSNuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação:João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves;Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira(Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio,n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000;Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 801.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

  • PUB

  • PUB