Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

32
Especificações técnicas e planejamento Especificações técnicas e planejamento estratégico para encontrar o consumidor no estratégico para encontrar o consumidor no mundo digital. mundo digital. Publicidade de Massa Publicidade de Massa & Nichos de & Nichos de Comunicação Comunicação

description

 

Transcript of Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Page 1: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Especificações técnicas e planejamento Especificações técnicas e planejamento estratégico para encontrar o consumidor no estratégico para encontrar o consumidor no

mundo digital. mundo digital.

Publicidade de Massa & Publicidade de Massa & Nichos de ComunicaçãoNichos de Comunicação

Page 2: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Comunicação de massaComunicação de massa

Apesar da comunicação autêntica ser a que se Apesar da comunicação autêntica ser a que se assenta sobre um esquema de relações simétricas assenta sobre um esquema de relações simétricas — numa paridade de condições entre emissor e — numa paridade de condições entre emissor e receptor, na possibilidade de ouvir o outro e ser receptor, na possibilidade de ouvir o outro e ser ouvido, como possibilidade mútua de entender-se ouvido, como possibilidade mútua de entender-se —, os meios de comunicação de massa são —, os meios de comunicação de massa são veículos, sistemas de comunicação num único veículos, sistemas de comunicação num único sentido (mesmo que disponham de vários sentido (mesmo que disponham de vários feedbacksfeedbacks, como índices de consumo ou de , como índices de consumo ou de audiência e cartas dos leitores). Esta característica audiência e cartas dos leitores). Esta característica distingue-os da comunicação pessoal, na qual o distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador conta com imediato e contínuo comunicador conta com imediato e contínuo feedback da audiência, intencional ou não, e leva feedback da audiência, intencional ou não, e leva alguns teóricos da mídia a afirmar que aquilo que alguns teóricos da mídia a afirmar que aquilo que obtemos mediante os meios de comunicação de obtemos mediante os meios de comunicação de massa não é comunicação, pois esta é via de dois massa não é comunicação, pois esta é via de dois sentidos e, por tanto, tais meios deveriam ser sentidos e, por tanto, tais meios deveriam ser denominados veículos de massa.denominados veículos de massa.

Page 3: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Comunicação de massaComunicação de massa

Podendo ter diversas interpretações e Podendo ter diversas interpretações e significados, se referindo às mensagens significados, se referindo às mensagens transmitidas para a massa pelos meios de transmitidas para a massa pelos meios de informação, também através dos indivíduos que informação, também através dos indivíduos que englobam essa comunicação social. Ou seja, um englobam essa comunicação social. Ou seja, um sistema produtivo que visa gerar e consumir sistema produtivo que visa gerar e consumir idéias para diversos objetivos e públicos.idéias para diversos objetivos e públicos.

A divulgação em grande escala de mensagens, a A divulgação em grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são absorvidas, a amplitude rapidez com que elas são absorvidas, a amplitude que atingem todo tipo de público, cuja própria que atingem todo tipo de público, cuja própria sociedade através da sociedade através da IndústriaIndústria Cultural Cultural criou e se criou e se alimenta, gera um enorme interesse e abre alimenta, gera um enorme interesse e abre espaço para o estudo de nosso comportamento.espaço para o estudo de nosso comportamento.

Page 4: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Indústria Cultural Indústria Cultural e Comunicação de Massae Comunicação de Massa

Não podemos separar a Comunicação da Massa da Não podemos separar a Comunicação da Massa da Indústria Cultural, já que por sua vez elas são Indústria Cultural, já que por sua vez elas são dependentes uma da outra, pelo fato de existirem dependentes uma da outra, pelo fato de existirem diversos meios de comunicação que são capazes de diversos meios de comunicação que são capazes de atingir através de uma mensagem um grande número de atingir através de uma mensagem um grande número de indivíduos. Essa indústria é conseqüência de uma indivíduos. Essa indústria é conseqüência de uma sociedade industrializada, muitas vezes alienada, que sociedade industrializada, muitas vezes alienada, que aceita idéias e mensagens sem um pré-julgamento, aceita idéias e mensagens sem um pré-julgamento, entrando diretamente na “veia” dos indivíduos não entrando diretamente na “veia” dos indivíduos não existindo nenhuma barreira, tornando assim uma existindo nenhuma barreira, tornando assim uma sociedade de consumo e global, sem restrições.sociedade de consumo e global, sem restrições.

Horkheimer, Adorno, Marcuse e outros pesquisadores Horkheimer, Adorno, Marcuse e outros pesquisadores frankfurtianos criaram o conceito de "Indústria Cultural" frankfurtianos criaram o conceito de "Indústria Cultural" para definir a conversão da cultura em mercadoria. O para definir a conversão da cultura em mercadoria. O conceito não se refere aos veículos (televisão, jornais, conceito não se refere aos veículos (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante. A produção cultural e intelectual passa classe dominante. A produção cultural e intelectual passa a ser guiada pela possibilidade de consumo a ser guiada pela possibilidade de consumo mercadológico.mercadológico.

Page 5: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Meios de Comunicação de Meios de Comunicação de MassaMassa

Podemos citar os meios de Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comunicação de massa mais comuns, que são: comuns, que são: TelevisãoTelevisão, , RádioRádio, , JornalJornal, , RevistasRevistas , , InternetInternet, , E-mailE-mail..

Todos eles têm como principal Todos eles têm como principal função informar, educar e entreter função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.seus determinados públicos.

Page 6: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Nichos de mercadoNichos de mercado

São segmentos ou públicos cujas necessidades São segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A A estratégiaestratégia de aproveitamento de nichos está de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou representam o diferencial ou vantagemvantagem competitivacompetitiva à empresa. à empresa.

Ocupando pequenos Ocupando pequenos Nichos de mercadoNichos de mercado, , pequenas e médias empresas desenvolvem pequenas e médias empresas desenvolvem recursos para manter uma posição saudável no recursos para manter uma posição saudável no mercado através da contínua perseverança e mercado através da contínua perseverança e dedicação em atender seus consumidores melhor dedicação em atender seus consumidores melhor que outras empresas, por buscar e compreender que outras empresas, por buscar e compreender as necessidades do seu público.as necessidades do seu público.

Page 7: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Nichos de mercadoNichos de mercado Para desenvolver uma Para desenvolver uma estratégiaestratégia de de nichonicho é preciso que é preciso que

haja efetiva haja efetiva oportunidadeoportunidade de de mercadomercado e de potencialidades e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho no sentido de aproveitá-la da melhor forma desempenho no sentido de aproveitá-la da melhor forma possível. A existência de oportunidades de mercado possível. A existência de oportunidades de mercado decorre do ambiente de marketing, das características dos decorre do ambiente de marketing, das características dos clientes, ou das ações (ou ausência) dos concorrentes.clientes, ou das ações (ou ausência) dos concorrentes.

As potencialidades necessárias da empresa requerem As potencialidades necessárias da empresa requerem desde a sua capacidade de identificar as oportunidades até desde a sua capacidade de identificar as oportunidades até a disponibilidade de recursos e capacitações a disponibilidade de recursos e capacitações administrativas, tecnológicas, produtivas, mercadológicas, administrativas, tecnológicas, produtivas, mercadológicas, financeiras e outras que lhe possibilitam explorar tais financeiras e outras que lhe possibilitam explorar tais oportunidades. Deste modo, a estratégia de nicho vai oportunidades. Deste modo, a estratégia de nicho vai depender do efetivo desempenho da empresa, no sentido depender do efetivo desempenho da empresa, no sentido de se ajustar de forma adequada ao consumidor-cliente de se ajustar de forma adequada ao consumidor-cliente estruturado em sólidas bases no estruturado em sólidas bases no planejamentoplanejamento do negócio do negócio e no e no posicionamentoposicionamento mercadológico. mercadológico.

Page 8: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Comunicação segmentadaComunicação segmentada

A Comunicação segmentada é um A Comunicação segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como comunicação tradicionais como jornaisjornais, , rádiosrádios, , TVsTVs, , CinemaCinema, , cartazescartazes ou ou internetinternet, , porém, diferentemente do modelo de massa, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e acordo com características próprias e preferências similares. preferências similares.

A Comunicação segmentada tem a A Comunicação segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único mesmo tempo, partindo de um único emissor.emissor.

Page 9: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Comunicação de massa = Comunicação de massa = BazucaBazuca

Comunicação segmentada = Comunicação segmentada = SniperSniper

Page 10: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Comunicação CiberespacialComunicação Ciberespacial

A A Comunicação CiberespacialComunicação Ciberespacial apresenta a apresenta a capacidade de grande escala da Comunicação de capacidade de grande escala da Comunicação de massa, ou seja, pode atingir diversos receptores massa, ou seja, pode atingir diversos receptores simultaneamente mas o público não é mais anônimo, simultaneamente mas o público não é mais anônimo, o que permite a personalização do conteúdo para o que permite a personalização do conteúdo para cada receptor e suas necessidades.cada receptor e suas necessidades.

Na comunicação ciberespacial, o retorno do receptor é Na comunicação ciberespacial, o retorno do receptor é maior e ganha uma nova denominação: maior e ganha uma nova denominação: interatividadeinteratividade. .

A comunicação ciberespacial se apresenta como A comunicação ciberespacial se apresenta como comunicação de massa ao atingir um grande público e comunicação de massa ao atingir um grande público e como como comunicaçãocomunicação interpessoalinterpessoal ao se apresentar ao se apresentar como uma via de duas mãos. O ciberespaço combina como uma via de duas mãos. O ciberespaço combina as vantagens dos dois sistemas anteriores. Permite, as vantagens dos dois sistemas anteriores. Permite, ao mesmo tempo, reciprocidade e a partilha de um ao mesmo tempo, reciprocidade e a partilha de um contexto. Trata-se de comunicação conforme um contexto. Trata-se de comunicação conforme um dispositivo todos para todos. (LÉVY, 1999, p. 207)dispositivo todos para todos. (LÉVY, 1999, p. 207)

Page 11: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Publicidade de massa e Publicidade de massa e internetinternet

A comunicação digital revira todos os conceitos que A comunicação digital revira todos os conceitos que conhecemos de mídia e propaganda, e é por isso que se conhecemos de mídia e propaganda, e é por isso que se fala tanto nela. A publicidade convencional foi estruturada fala tanto nela. A publicidade convencional foi estruturada para um mercado de mídia de massa, falando para milhões para um mercado de mídia de massa, falando para milhões de consumidores ao mesmo tempo. Sob esses parâmetros de consumidores ao mesmo tempo. Sob esses parâmetros não dá para se promover debate, interação nem não dá para se promover debate, interação nem participação. Já as formas digitais de comunicação alteram participação. Já as formas digitais de comunicação alteram a percepção do consumidor e sua tolerância, por isso é a percepção do consumidor e sua tolerância, por isso é necessária uma adaptação da mensagem.necessária uma adaptação da mensagem.

A internet não é um veículo, é uma mídia. Seus milhões de A internet não é um veículo, é uma mídia. Seus milhões de sites é que são veículos, não anúncios. Isso é muito sites é que são veículos, não anúncios. Isso é muito importante e acaba sendo o que faz a diferença entre um importante e acaba sendo o que faz a diferença entre um site bem feito e outro só bonitinho.site bem feito e outro só bonitinho.

Ele está completamente concentrado na frente do monitor, Ele está completamente concentrado na frente do monitor, por isso é tão exigente e impaciente. Por isso, os sites por isso é tão exigente e impaciente. Por isso, os sites devem respeitar conceitos como legibilidade, contraste, devem respeitar conceitos como legibilidade, contraste, estrutura e, acima de todos esses, projeto gráfico.estrutura e, acima de todos esses, projeto gráfico.

A adaptação de formato é um recurso conhecido da A adaptação de formato é um recurso conhecido da propaganda. Um anúncio de mídia impressa, um comercial propaganda. Um anúncio de mídia impressa, um comercial de TV e um spot de rádio devem ser adaptados para se de TV e um spot de rádio devem ser adaptados para se aproveitar ao máximo as características de cada mídia.aproveitar ao máximo as características de cada mídia.

Page 12: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Publicidade de massa e Publicidade de massa e internetinternet

A propaganda precisa mudar para dar certo na internet. Se a mídia de A propaganda precisa mudar para dar certo na internet. Se a mídia de massa “empurra” informação para o consumidor, na web ele coleta o massa “empurra” informação para o consumidor, na web ele coleta o que quiser. È preciso entender como a web funciona e aplicar esse que quiser. È preciso entender como a web funciona e aplicar esse conhecimento.conhecimento.

Os meios de comunicação como os conhecemos não devem Os meios de comunicação como os conhecemos não devem desaparecer, muito pelo contrário. O que deverá acontecer é um desaparecer, muito pelo contrário. O que deverá acontecer é um equilíbrio dinâmico, como já aconteceu com cinema, teatro, rádio etc. equilíbrio dinâmico, como já aconteceu com cinema, teatro, rádio etc. Só deverão desaparecer as formas de comunicação que não tinham Só deverão desaparecer as formas de comunicação que não tinham razão de existir. A televisão não vai perder seu poder, mas mudar de razão de existir. A televisão não vai perder seu poder, mas mudar de status, tornando-se mais uma mídia. status, tornando-se mais uma mídia.

Convergência das mídiasConvergência das mídias Muito se fala na convergência das mídias, uma espécie de amálgama Muito se fala na convergência das mídias, uma espécie de amálgama

que combinaria rádio, TV, impressos, internet etc graças às que combinaria rádio, TV, impressos, internet etc graças às tecnologias digitais. Apesar do ar futurista, essa situação já acontece tecnologias digitais. Apesar do ar futurista, essa situação já acontece hoje em dia, em vários ambientes. Veja os perfis profissionais no final hoje em dia, em vários ambientes. Veja os perfis profissionais no final do livro: os especialistas estão cada vez mais multidisciplinares.do livro: os especialistas estão cada vez mais multidisciplinares.

Mas convergência das mídias é muito mais que um nome bonito para Mas convergência das mídias é muito mais que um nome bonito para se exibir em palestras e convenções. Até os gerentes de marketing se exibir em palestras e convenções. Até os gerentes de marketing mais simplórios dos clientes estão percebendo que, sorrateiramente, mais simplórios dos clientes estão percebendo que, sorrateiramente, as novas tecnologias de comunicação permitem cada vez mais que as as novas tecnologias de comunicação permitem cada vez mais que as mídias se misturem e se potencializem, ganhando uma enorme força mídias se misturem e se potencializem, ganhando uma enorme força criativa e deixando de ser só as veiculadoras de uma idéia.criativa e deixando de ser só as veiculadoras de uma idéia.

Page 13: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Muito embora se trate de um fenomeno Muito embora se trate de um fenomeno

ainda novo, já está muito absorvido no ainda novo, já está muito absorvido no nosso dia a dia esse convívio em nosso dia a dia esse convívio em ambientesambientes virtuaisvirtuais que, com as novas que, com as novas tecnologias, torna-se cada vez mais tecnologias, torna-se cada vez mais interativo. Os veículos de interativo. Os veículos de comunicaçãocomunicação mediadamediada têm lançado mão de recursos têm lançado mão de recursos técnicos que abrem cada vez mais o técnicos que abrem cada vez mais o espectro de possibilidades nesse espectro de possibilidades nesse sentido, aumentando e modificando sentido, aumentando e modificando estruturalmente as formas de estruturalmente as formas de interaçãointeração social social, ocasionando novas formas de , ocasionando novas formas de relação e até mesmo criando novos relação e até mesmo criando novos paradigmas para elas. paradigmas para elas.

Page 14: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade

É importante nesse ponto esclarecer que a É importante nesse ponto esclarecer que a interatividade é o que possibilita ao interatividade é o que possibilita ao indivíduo afetar e ser afetado por outro indivíduo afetar e ser afetado por outro numa comunicação que se desenvolve numa comunicação que se desenvolve num sistema de mão dupla que vamos num sistema de mão dupla que vamos analisar dentro da grande rede mundial de analisar dentro da grande rede mundial de computadores, a internet. Trataremos computadores, a internet. Trataremos desse assunto, a seguir, tomando como desse assunto, a seguir, tomando como base de análise o consumo nos ambientes base de análise o consumo nos ambientes virtuais interativos através das relações do virtuais interativos através das relações do sujeito com as marcas, que acontecem sujeito com as marcas, que acontecem sob certos aspectos de forma diferenciada sob certos aspectos de forma diferenciada dos espaços físicos.dos espaços físicos.

Page 15: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Nesse não-espaço da internet as interações, Nesse não-espaço da internet as interações,

desprezando-se por um momento o desprezando-se por um momento o e-comercee-comerce, se , se caracterizam principalmente por um consumo de caracterizam principalmente por um consumo de bens bens simbólicossimbólicos. Não há relação palpável, mesmo . Não há relação palpável, mesmo com objetos ofertados, uma vez que se trata não com objetos ofertados, uma vez que se trata não do objeto em si mas de sua representação, do objeto em si mas de sua representação, imaginética ou informativa, ou de conteúdos imaginética ou informativa, ou de conteúdos interpretativos de dados e fatos. Embora alguns interpretativos de dados e fatos. Embora alguns sitessites pratiquem a modalidade de oferecer pratiquem a modalidade de oferecer conteúdos exclusivos apenas para assinantes a conteúdos exclusivos apenas para assinantes a disponibilidade de informações ainda é bastante disponibilidade de informações ainda é bastante livre, o que acaba por configurar um espaço bem livre, o que acaba por configurar um espaço bem mais mais democráticodemocrático que os ambientes físicos e por que os ambientes físicos e por romper com velhas romper com velhas estruturasestruturas de de poderpoder ainda ainda muito arraigadas no pensamento muito arraigadas no pensamento contemporâneocontemporâneo. . O O poderpoder simbólicosimbólico que os indivíduos que os indivíduos experimentam aí, portanto, é muito mais nivelado. experimentam aí, portanto, é muito mais nivelado.

Page 16: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade

Como via de regra num contexto de Como via de regra num contexto de consumo o indivíduo pode se inserir consumo o indivíduo pode se inserir ou excluir de determinados grupos ou excluir de determinados grupos dependendo da possibilidade de dependendo da possibilidade de exercer ou não esse poder e assim exercer ou não esse poder e assim sendo o consumo adquire um sendo o consumo adquire um interessante papel, truncando e interessante papel, truncando e confundindo a própria noção de confundindo a própria noção de cidadania.cidadania.

Page 17: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Comparemos Comparemos empresasempresas//marcasmarcas que abrem lojas em que abrem lojas em

espaços físicos e na internet, por exemplo. No espaços físicos e na internet, por exemplo. No primeiro caso, dentre outros, há fatores elementais primeiro caso, dentre outros, há fatores elementais que caracterizam e definem o que caracterizam e definem o valor valor agregadoagregado dos dos produtos e serviços oferecidos ali que estão produtos e serviços oferecidos ali que estão diretamente ligados com o investimento financeiro diretamente ligados com o investimento financeiro empregado em sua montagem, além do bom senso empregado em sua montagem, além do bom senso estético, funcionando como diferenciadores de uma estético, funcionando como diferenciadores de uma marca para outra, enquanto na internet esses fatores marca para outra, enquanto na internet esses fatores e elementos, em virtude dos investimentos serem e elementos, em virtude dos investimentos serem basicamente os mesmos, se diferenciam, de página basicamente os mesmos, se diferenciam, de página para página, fundamentalmente por esse fator para página, fundamentalmente por esse fator estético e, na maioria dos casos, do nível cultural do estético e, na maioria dos casos, do nível cultural do indivíduo(s) produtor(es) do conteúdo oferecido, ou indivíduo(s) produtor(es) do conteúdo oferecido, ou seja, por um investimento intelectual. Dessa forma, seja, por um investimento intelectual. Dessa forma, pode-se dizer que no espaço físico essa noção se pode-se dizer que no espaço físico essa noção se fundamenta principalmente nas fundamenta principalmente nas relaçõesrelações econômicaseconômicas e é mais clara, embora em ambos os casos tenha e é mais clara, embora em ambos os casos tenha muito a ver com os fatores estéticos da apresentação muito a ver com os fatores estéticos da apresentação das formas.das formas.

Page 18: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade A necessidade de consolidação das marcas, no A necessidade de consolidação das marcas, no

entanto, é uma questão contígua em ambos os entanto, é uma questão contígua em ambos os casos, uma vez que por si só é sinônimo de casos, uma vez que por si só é sinônimo de valor agregado para os bens disponibilizados, valor agregado para os bens disponibilizados, ainda que as vantagens sejam específicas e ainda que as vantagens sejam específicas e variem para cada variem para cada ambienteambiente. Nos ambientes . Nos ambientes físicos é um importante diferencial de mercado físicos é um importante diferencial de mercado e muitas vezes funciona como um desses novos e muitas vezes funciona como um desses novos paradigmas das relações sociais que citamos paradigmas das relações sociais que citamos antes, por causa da forma como essa sociedade antes, por causa da forma como essa sociedade de consumo - da maneira que a estamos de consumo - da maneira que a estamos vivenciando hoje - nichifica as interações vivenciando hoje - nichifica as interações tomando como principal elemento antropológico tomando como principal elemento antropológico de identificação o acesso a essa ou aquela de identificação o acesso a essa ou aquela marca. marca.

Page 19: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Sendo que esse acesso se relaciona Sendo que esse acesso se relaciona

diretamente com o poder econômico do diretamente com o poder econômico do sujeito. Já num âmbito virtual, os sujeito. Já num âmbito virtual, os acessos são mais ou menos irrestritos e acessos são mais ou menos irrestritos e essa consolidação acaba por ter muito essa consolidação acaba por ter muito mais a ver com a fixação da marca na mais a ver com a fixação da marca na lembrança do usuário, garantindo a lembrança do usuário, garantindo a frequência e credibilidade do site. Até frequência e credibilidade do site. Até mesmo por que aí o acesso se dá a mesmo por que aí o acesso se dá a bens simbólicos, não mensuráveis do bens simbólicos, não mensuráveis do ponto de vista de custos financeiros de ponto de vista de custos financeiros de produção das formas.produção das formas.

Page 20: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Com base nessas considerações, estudos Com base nessas considerações, estudos

tem concluído um outro ponto a se analisar tem concluído um outro ponto a se analisar que é um novo tipo de fidelidade bastante que é um novo tipo de fidelidade bastante característico dos espaços virtuais. Muito característico dos espaços virtuais. Muito embora o fluxo seja infinitamente mais embora o fluxo seja infinitamente mais desterritorializado e livre que nos ambientes desterritorializado e livre que nos ambientes físicos, os usuários regulares de internet físicos, os usuários regulares de internet demonstram ter uma forte tendência a demonstram ter uma forte tendência a criação de rotinas e ainda que a navegação criação de rotinas e ainda que a navegação link a link os levem a circular por uma teia link a link os levem a circular por uma teia vasta e ilimitada esse não é tipo mais vasta e ilimitada esse não é tipo mais comum de navegação. comum de navegação.

Page 21: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Aparentemente, por mais que busquem bens Aparentemente, por mais que busquem bens

ou formas disponibilizados em páginas ou formas disponibilizados em páginas menos consagradas o acesso a elas se dá menos consagradas o acesso a elas se dá através, quase invariavelmente, a partir do através, quase invariavelmente, a partir do site de busca ou outras páginas com o qual site de busca ou outras páginas com o qual o sujeito tem maior familiaridade. o sujeito tem maior familiaridade. Movimento não muito diferente do que se Movimento não muito diferente do que se observa no universo físico onde o indivíduo observa no universo físico onde o indivíduo configura hábitos de consumo mais ou configura hábitos de consumo mais ou menos padronizados, principalmente quando menos padronizados, principalmente quando se observa a segmentação do comércio em se observa a segmentação do comércio em classes sócio-econômicas.classes sócio-econômicas.

Page 22: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade Todos esses aspectos tratam então de justificar, de Todos esses aspectos tratam então de justificar, de

certa forma, os investimentos maciços em certa forma, os investimentos maciços em publicidade feitos pelas marcas, uma vez que sua publicidade feitos pelas marcas, uma vez que sua fixação e consagração se tornaram tão importantes fixação e consagração se tornaram tão importantes para sua própria existência. Pode–se observar no para sua própria existência. Pode–se observar no contexto do trabalho com sua divulgação uma contexto do trabalho com sua divulgação uma mudança de enfoque das mesmas, que antes eram mudança de enfoque das mesmas, que antes eram apenas um indicativo da procedência ou propriedade apenas um indicativo da procedência ou propriedade dos produtos e que hoje seguem uma tendência ao dos produtos e que hoje seguem uma tendência ao que se poderia chamar “humanização das marcas”, que se poderia chamar “humanização das marcas”, como um novo estilo de sedução e envolvimento do como um novo estilo de sedução e envolvimento do consumidor através do qual os aspectos conceituais consumidor através do qual os aspectos conceituais subjetivos ligados às atitudes e comportamentos a subjetivos ligados às atitudes e comportamentos a que elas se associam tornarem-se mais valoráveis que elas se associam tornarem-se mais valoráveis até que a própria qualidade técnica dos bens e até que a própria qualidade técnica dos bens e formas por eles produzidos. formas por eles produzidos.

Page 23: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

InteratividadeInteratividade

O que vem de encontro dessa nova O que vem de encontro dessa nova conjuntura interacional onde cresce a conjuntura interacional onde cresce a disponibilidade de ofertas de bens e disponibilidade de ofertas de bens e o indivíduo tem sua atuação e o indivíduo tem sua atuação e possibilidade de intervenção também possibilidade de intervenção também cada vez mais dilatada, afinal essa cada vez mais dilatada, afinal essa empatia com as marcas não poderia empatia com as marcas não poderia se dar desconsiderando-se os fatores se dar desconsiderando-se os fatores emocionais dessa relação seja num emocionais dessa relação seja num âmbito físico ou virtual.âmbito físico ou virtual.

Page 24: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico O O Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico é um processo é um processo

gerencial que permite que se estabeleça um gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser seguido pela empresa, direcionamento a ser seguido pela empresa, com o objetivo de se obter uma otimização na com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente.relação entre a empresa e seu ambiente.

Ele diz respeito à formulação de objetivos para Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e que todo o processo tenha coerência e sustentação.sustentação.

Page 25: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico Além do compromisso de conquistar e Além do compromisso de conquistar e

reter clientes satisfeitos, as organizações reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com o lucro, o mantem um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. crescimento e sua missão organizacional. O estabelecimento de um planejamento O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco estratégico de marketing envolve cinco atividades:atividades:

Page 26: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Planejamento EstratégicoPlanejamento Estratégico

Definição da missão. Definição da missão. Análise da situação. Análise da situação. Formulação de objetivos. Formulação de objetivos. Formulação de estratégias. Formulação de estratégias. Implementação, Feedback e Implementação, Feedback e

Controle. Controle.

Page 27: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Portanto…Portanto…

Isso nos leva a pensar que criar ações Isso nos leva a pensar que criar ações interativas e esperar das mesmas interativas e esperar das mesmas algum retorno para os nossos clientes algum retorno para os nossos clientes exige no mínimo uma postura pré-exige no mínimo uma postura pré-definida de como, quando e onde definida de como, quando e onde essas ações vão acontecer. A esse essas ações vão acontecer. A esse esquema chamamos planejamento e esquema chamamos planejamento e assim como em uma guerra, você assim como em uma guerra, você não vai pra “luta” sem ele.não vai pra “luta” sem ele.

Page 28: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Mas como encontrar o Mas como encontrar o público?público?

Na Internet, quando você precisa encontrar, Na Internet, quando você precisa encontrar, conversar e convencer alguém de que seu produto conversar e convencer alguém de que seu produto merece ser consumido é preciso levar em conta o merece ser consumido é preciso levar em conta o conceito de perfil ampliado que envolve entre conceito de perfil ampliado que envolve entre outras coisas o comportamento de navegação. As outras coisas o comportamento de navegação. As categorizações de gênero, etária e de classe social categorizações de gênero, etária e de classe social sozinhas não permitem que a gente exerça nossas sozinhas não permitem que a gente exerça nossas qualidades analíticas e criativas na hora de qualidades analíticas e criativas na hora de planejar a mídia on line. Se coloque no lugar do planejar a mídia on line. Se coloque no lugar do seu público-alvo e perceba as possibilidades de seu público-alvo e perceba as possibilidades de onde pode encontrá-lo. Avalie sem preconceito onde pode encontrá-lo. Avalie sem preconceito quem, como e quando determinando conteúdo quem, como e quando determinando conteúdo e/ou funcionalidade pode atrair. Pergunte, pense, e/ou funcionalidade pode atrair. Pergunte, pense, sinta! E faça também uma análise nos perfis e sinta! E faça também uma análise nos perfis e recomendações oferecidos pelas pesquisas. recomendações oferecidos pelas pesquisas.

Page 29: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Sabe aquele site, email, msn, fotolog, blog, Sabe aquele site, email, msn, fotolog, blog, videolog, portal, aplicativo, buscadores, videolog, portal, aplicativo, buscadores,

links... ?links... ?

Eles são veículos de mídia on line.Eles são veículos de mídia on line.Saber os conceitos universais de mídia é Saber os conceitos universais de mídia é fundamental, mas usá-los para perceber as fundamental, mas usá-los para perceber as oportunidades on line não tem preço. O oportunidades on line não tem preço. O profissional precisa estar alerta para as profissional precisa estar alerta para as possibilidades que a rede oferece. Para isto, é possibilidades que a rede oferece. Para isto, é preciso ter claro na cabeça qual o objetivo da sua preciso ter claro na cabeça qual o objetivo da sua mensagem e a quem ela se destina. Daí pra mensagem e a quem ela se destina. Daí pra frente é exercitar uma rotina de navegação e um frente é exercitar uma rotina de navegação e um olhar atento, manter os ouvidos abertos para os olhar atento, manter os ouvidos abertos para os comerciais que vem te visitar, e não esquecer da comerciais que vem te visitar, e não esquecer da criatividade. O resultado será um incrível criatividade. O resultado será um incrível encontro com recantos on line inexplorados encontro com recantos on line inexplorados prontos para abrigar grandes sacadas de mídia. prontos para abrigar grandes sacadas de mídia.

Page 30: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Atenção ao planejamento.Atenção ao planejamento.

A disseminação de novas plataformas de A disseminação de novas plataformas de distribuição de conteúdo, como os blogs e sites de distribuição de conteúdo, como os blogs e sites de compartilhamento de vídeos, faz com que ações de compartilhamento de vídeos, faz com que ações de marketing viral apareçam com mais freqüência nas marketing viral apareçam com mais freqüência nas estratégias publicitárias de diversas empresas. estratégias publicitárias de diversas empresas. Afinal, nada como veicular um vídeo no YouTube, Afinal, nada como veicular um vídeo no YouTube, por exemplo, com uma mensagem sobre sua marca por exemplo, com uma mensagem sobre sua marca e que certamente vai gerar "contágio" e e que certamente vai gerar "contágio" e identificação com o público. Parece ser o melhor dos identificação com o público. Parece ser o melhor dos mundos, mas nada irá acontecer se não houver um mundos, mas nada irá acontecer se não houver um planejamento cuidadoso da campanha. Isso significa planejamento cuidadoso da campanha. Isso significa determinar os objetivos reais da campanha, determinar os objetivos reais da campanha, escolher o melhor meio de propagação e os escolher o melhor meio de propagação e os recursos envolvidos. recursos envolvidos.

Page 31: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

Criação e senso de oportunidade.Criação e senso de oportunidade.

O objetivo é conseguir impacto, é gerar comoção - O objetivo é conseguir impacto, é gerar comoção - mesmo que num público altamente específico. mesmo que num público altamente específico. Uma boa ação de marketing viral é aquela capaz Uma boa ação de marketing viral é aquela capaz de gerar identificação com a marca, independente de gerar identificação com a marca, independente dos meios utilizados. Portanto, elementos como dos meios utilizados. Portanto, elementos como criatividade e inovação, combinados com senso de criatividade e inovação, combinados com senso de oportunidade, formam o tripé básico para a oportunidade, formam o tripé básico para a criação destas campanhas. Ousadia é uma boa criação destas campanhas. Ousadia é uma boa pedida - desde que esta ousadia não acabe de pedida - desde que esta ousadia não acabe de certa forma gerando uma visão distorcida da certa forma gerando uma visão distorcida da marca para o público. Acima de tudo, deve marca para o público. Acima de tudo, deve prevalecer o famoso bom senso - embora, neste prevalecer o famoso bom senso - embora, neste caso específico, uma certa dose extra de ousadia caso específico, uma certa dose extra de ousadia possa ser bem positiva. Afinal…possa ser bem positiva. Afinal…

Page 32: Publicidade De Massa X Nichos De Comunicao 21810

SempreSempre é preciso é preciso conhecer o público que conhecer o público que

vai ser atingido pela vai ser atingido pela campanha. campanha.