PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico...

24
EMERGENCIA FUNERARIA - 800 217 217 MOITA Percurso interpretativo até Gaio-Rosário p19 SETÚBAL Draga só deve trabalhar mais dois meses p3 BX. BANHEIRA União de Freguesias distribui cinco mil máscaras p18 O SETUBALENSE PUBLICIDADE O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2020 PREÇO 0,60€ | N.º 399 | ANO III | 5.ª SÉRIE AJUDE A MANTER A PUBLICAÇÃO DO SEU JORNAL O SEU JORNAL CONSIGO TODOS OS DIAS ppl.pt/causas/osetubalense RESISTIMOS PARA INFORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 e 11 Especial 250 Maiores Empresas Exportadoras do Distrito "Temos de aproveitar o desconfinamento para retomar as exportações”

Transcript of PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico...

Page 1: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

EMERGENCIA FUNERARIA - 800 217 217

MOITA Percurso interpretativo até Gaio-Rosário p19

SETÚBAL Draga só deve trabalhar mais dois meses p3

BX. BANHEIRA União de Freguesias distribui cinco mil máscaras p18

O SETUBALENSE

PUBLICIDADE

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO

DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO

QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2020PREÇO 0,60€ | N.º 399 | ANO III | 5.ª SÉRIE

AJUDE A MANTERA PUBLICAÇÃODO SEU JORNAL

O SEU JORNALCONSIGO TODOSOS DIAS

ppl.pt/causas/osetubalense

RESISTIMOS PARAINFORMAR!

Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 e 11

Especial 250 Maiores Empresas Exportadoras do Distrito

"Temos de aproveitar o desconfinamento para retomar as exportações”

Page 2: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

2 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Abertura

Por toda a Europa vai um gran-de afã para tentar minorar os efeitos sociais e económicos da pandemia do coronavírus.

Ora, já aqui nestes comentários pose-mos em destaque o conflito existente entre suster os efeitos da covid19 so-bre a saúde e o número de mortes, e os efeitos das medidas de contenção sobre a vida económica dos países - e dissemos duma maneira crua que se es-tava num dilema entre a vida saudável e a fome e a pobreza das camadas mais baixas da sociedade.

E ao entrarmos num período de maior desconfinamento aliviando com razoável rapidez a paragem radical da indústria e do comércio, coloca-se a responsabilidade de evitar os destro-ços da pandemia, no comportamento dos cidadãos cansados da prisão domi-ciliária e do aumento progressivo das famílias sem quaisquer recursos para a sua sobrevivência. E em vários países sucedem-se manifestações pedindo a anulação das restrições. Animados também por certos políticos que ape-nas pensam na produção de bens. Mas na realidade estamos assistindo a um verdadeiro tsunami que vai dei-xando pelo caminho uma paisagem de destroços. Bem se empenham os governantes em definir regras muito estreitas para tentar que a tal abertura faça o mínimo de estragos. E limita-se a entrada de pessoas nas lojas, exigem--se rigorosas e frequentes medidas de limpeza, torna-se obrigatório que se use máscaras seja nos transportes seja no interior das lojas. Um conjunto de exigências que são muito difíceis de por em execução. E mesmo com to-das essas precauções todos vivemos na expectativa do comportamento do coronavírus. Nunca tantos cientistas trabalharam em conjunto para conhe-cerem bem o agressor, para consegui-rem medicamentos eficientes ou uma vacina que nos tornasse imunes – mas

Os destroços da pandemia

OPINIÃO

Mário Moura

as opiniões são tantas como as incerte-zas sobre o “bicho” agressor. – estamos mesmo perante uma ameaça profunda ás nossas vidas e aos nossos costumes.. E abundam as opiniões que querem aproveitar esta sociedade destroçada e aproveitar esta oportunidade para tentar construir uma sociedade dife-rente, uma sociedade nova que corrija os defeitos já diagnosticados da socie-dade em que temos vivído.

Todos temos de adquirir novos hábi-tos de vida e todos temos de tirar deste período de restrições o que na realida-de tem valor. A vida trepidante que era a característica do nosso modo de vida tem de ser substituída por períodos de-dicados ao descanso e à convivência familiar. Todos temos de valorizar o contato pele com pele no aperto de mão e no abraço que traduzem o afeto que temos para com o nosso próximo. Todos temos de dar o devido valor à beleza da natureza com os seus odores e com as policromias das flores e dos verdes. Todos temos de compreender o que vale a nossa vida evitando tudo o que a destrói e faz adoecer.Sabemos que esta preocupação do desconfina-mento é orientada pela necessidade de produzir coisas para a sociedade de consumo que se traduz no lucro de quem investe o capital – e é altura de reconhecermos que consumimos em excesso e que deitamos fora bens que fazem falta noutros lugares onde pre-domina a miséria e a fome, e que com esses excessos produzimos detritos e resíduos que temos depois de tratar ou eliminar. E temos neste momento em que somos autorizados a tomar iniciativas, temos que pensar que a vi-da dos outros também depende dos nossos comportamentos e hábitos – o nosso egoísmo tem de ser substituído por uma preocupação solidária com os outros nossos irmãos.

Médico

procura “garantir as condições de segurança e protecção de todos os que viajam a bordo dos autocarros. Desde o início desta semana, o município instalou na cabine do motorista “uma cortina em policarbonato, permitindo reduzir os riscos de contágio de Covid-19.

TCB reiniciam venda de títulos a bordo das viaturas

O início de vendas de títulos a bordo dos Transportes Colectivos do Barreiro vai iniciar-se a partir desta quinta-feira, no âmbito do plano de recuperação gradual da normalidade daqueles serviços municipalizados. Segundo a autarquia barreirense, esta medida

Livro d’O SETUBALENSE

Após a entrevista realizada na se-mana passada pelo jornal O SETU-BALENSE ao historiador Albérico Afonso Costa, fiquei extremamente curioso e impaciente para que o livro do jornal seja publicado, para que o possa ler. O novo livro “Setúbal no centro do mundo” parece-me ser bastante in-teressante e pertinente, retractando toda a história do jornal mais antigo de Portugal Continental. Apesar de não ter estudos na vertente das hu-manidades, sou um grande aprecia-dor de História. Gosto de cultivar os meus conheci-mentos em assuntos relacionados com guerras, impérios, dinastias e até mesmo aqueles que são menos conhecidos como História Cultural e História Gastronómica.Por este motivo, fiquei bastante satisfeito com o facto do livro d’O

Residentes da Cooperativa de Habitação "Força de Todos", localizada na freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, em Setúbal, apontam avarias por parte da empresa EDP Distribuição, que se mantêm há vários dias. E segundo um dos moradores “as falhas no fornecimento de energia, seguidas de picos de potência, já danificaram electrodomésticos em muitas residências”. Em contacto com o Apoio ao Cliente da EDP, os residentes foram informados que “os danos devem ser comprovados mediante a apresentação da factura de compra dos electrodomésticos, algo que não será possível em muitos casos”.

O REPARO

CARTAS DO LEITOR

Avarias da EDP causam estragos em Setúbal

Setubalense não só retractar temas direccionados com o jornal, mas também com a cidade de Setúbal e com acontecimentos regionais e nacionais. Considero que cada pes-soa deve aprofundar a sua cultura geral, conhecendo o local onde vi-ve ou onde nasceu e, sem margem para dúvidas, penso que este livro será um bom instrumento para os setubalenses obterem mais conhe-cimentos sobre a sua cidade, o seu jornal de eleição e as suas histórias e acontecimentos.Espero que a obra seja bem recebida por parte da população setubalense e, também, a nível nacional. Parabe-nizo o jornal por esta iniciativa e, em antemão, desejo os meus parabéns ao historiador Albérico Afonso Costa e a toda a equipa que elaborou este livro pela bonita homenagem que compuseram nos 165 anos deste periódico. Filipe Eduardo, Setúbal

DR

ESCREVA-NOS. Envie-nos a sua carta ou comentário para [email protected], para a morada Travessa Gaspar Agostinho, n.º 1, 1.º - 2900-389 Setúbal, ou ligue-nos pelo telefone 265 094 354.Os textos não devem ultrapassar os 750 caracteres e o jornal reserva-se o direito de seleccionar ou cortar. Não devolvemos originais.

Page 3: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 3

prefere manter-se publicamente anónimo, recebemos 20 euros. “Desejo ajudar O SETUBALENSE”, declarou este apoiante. Para participar na campanha, que termina já no dia 02 de Junho, entre em ppl.pt/causa/osetubalense ou ligue 265 094 038.

Campanha do jornal a 10 mil euros do objectivo

A campanha de crowdfunding que O SETUBALENSE tem em curso, estava ontem a 10.940 euros do objectivo, que são 30 mil euros. Ontem recebemos os donativos de Custódio Pinto – o colaborador mais antigo do jornal, com 91 anos de idade – que fez uma segunda

FALHAS“Impossível” cumprir distanciamento na Transtejo-Soflusa

Vários utentes da Transtejo-Soflusa (TTSL) apontam que tem sido “impos-sível” cumprir o distanciamento so-cial dentro dos navios da empresa de transporte fluvial, devido ao número de passageiros para “tão poucos luga-res”, declararam ontem à Lusa.

No início do mês TTSL anunciou em comunicado o seu Plano de Des-confinamento, no âmbito do qual iria aumentar o “limite de passageiros transportados em cada viagem, de um terço para dois terços de passa-geiros da lotação de cada navio, em todas as ligações fluviais”, e reforçou que em matéria de eventuais aglome-rações de passageiros a lotação seria “rigorosamente controlada através de contagem de passageiros”, efectuada através da transição dos torniquetes que dão acesso às salas de embarque.

Mas, “não obstante este rigor”, a contenção de aglomerados de pes-soas, tal como o cumprimento da dis-tância física de segurança, “tem de ser uma obrigação conjunta, dos passa-geiros e da empresa” refere a empresa, destacando que “o transporte fluvial é um meio de grande capacidade, pelo que apenas com a colaboração e cui-dado dos seus utilizadores é possível uma contenção efectiva”.

Através da campanha “Segura-mente, vá de transportes”, em vigor até Junho, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) já anunciou o reforço das medidas de segurança a bordo dos serviços de transporte público da região, entre os quais destaca a utilização obrigatória de máscara e a fiscalização dos limites de lotação.Com Lusa

Ana Martins Ventura

João Pedro Matos Fernandes responde a partidos e revela que a draga terá de trabalhar apenas mais dois meses

MINISTRO DO AMBIENTE NO PARLAMENTO

“80 a 85% das dragagens estão feitas, sem qualquer problema ambiental”

As dragagens no rio Sado estão realizadas em 80%, “sem qualquer problema ambiental”, intervenção que será retomada em Novembro, prevendo-se que seja concluída “com mais um, dois meses de trabalho”, afirmou ontem o ministro do Am-biente na comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, na Assembleia da Re-pública

“É a coisa mais legítima do mundo o PAN não concordar com que se fa-çam dragagens no rio Sado. Daí a vir dizer que este processo é envolto em secretismo é que não há qualquer razão para tal”, afirmou o ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Matos Fernandes, numa audi-ção parlamentar, a requerimento do PAN, sobre o Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Setúbal, que inclui draga-gens no rio Sado.

“Este foi mesmo um processo transparente. Este foi mesmo um processo participado. Este foi um processo com elevado nível de ga-rantias ambientais, ou seja, foi um processo democrático e que cumpriu a lei”, disse o ministro, ressalvando que “é sempre possível fazer melhor”, mas este é um projecto do qual “não pode ser apontado um defeito de fal-ta de disponibilização de informação e de esclarecimentos”.

Aos deputados, João Matos Fer-nandes indicou que “80 a 85% das dragagens estão feitas, sem qualquer problema ambiental”, revelando que os trabalhos se encontram interrom-pidos desde Fevereiro, devido a uma avaria, e vão ser retomados em No-vembro.

Apesar do problema técnico, a suspensão das operações de draga-gem e deposição de dragados já es-tava prevista entre Maio e Outubro,

A draga vai voltar a trabalhar no rio Sado no próximo mês de Novembro e deverá concluir o trabalho até Janeiro

ALEX GASPAR

Nuno Carvalho sobre as preocupa-ções dos pescadores, o ministro as-segurou que “a área depositada na restinga, em quantidade, foi muito reduzida”, referindo que “nunca foi vista qualquer turbidez na água” e que não há dragados a depositar nas pradarias marinhas.

Relativamente à morte de golfi-nhos, questionada pelo deputado do BE Nelson Peralta, o governante garantiu que “foram mesmo zero”, afirmando que “espera que não morra nenhum nos dois meses em que ha-verá de dragagens”.

“O acompanhamento de roazes tem sido particularmente cuidado-so”, frisou João Matos Fernandes, em resposta às preocupações levan-tadas pela deputada do PEV Mariana Silva. Às questões da deputada do PCP Alma Rivera, João Matos Fer-

nandes reforçou que a salvaguarda dos ecossistemas foi exatamente o que foi feito, lembrando a medida de “em metade do ano ser inibida a pos-sibilidade de se fazer as dragagens”. “A obra tem sido acompanhada sem-pre pela APA”, declarou o ministro, respondendo à deputada do PAN Cristina Rodrigues.

Em relação à intervenção da de-putada Joacine Katar Moreira, o ti-tular da pasta do Ambiente explicou que o projecto de dragagens no rio Tejo, que foi chumbado pela APA, e as dragagens no rio Sado são situa-ções “completamente diferentes, na dimensão e no local”, adiantando que no rio Tejo existe uma enorme quantidade de resíduos perigosos, em que “o melhor que há a fazer é não lhe mexer”.Lusa

época do ano de maior actividade biológica e maiores efectivos popu-lacionais e “período particularmente sensível para os roazes e suas presas, para o ciclo de vida dos peixes e in-vertebrados estuarinos, marinhos e migradores”, cumprindo uma das medidas da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

Suspensão prevista“Não foi uma decisão tomada a meio do percurso, é uma decisão que vem desde o primeiro dia que, entre Abril e Novembro, as dragagens deveriam estar suspensas e assim estarão”, explicou o ministro do Ambiente. Quanto à conclusão da intervenção, o governante adiantou que, “com mais um, dois meses de trabalho, as dragagens serão concluídas”.

Em resposta ao deputado do PSD

doação de 20 euros, depois de já ter contribuído com 50, de Lúcia Margarida Soares Pisa, 10 euros, 10 euros, e de Bruno Barradas Dias, que ofereceu 18 euros, e deixou uma mensagem: “O Setubalense não pode acabar!”. Um outro leitor, devidamente identificado, mas que

TT-SL afirma que medidas de distanciamento só podem ser cumpridas com contributo dos passageiros

Page 4: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

4 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Page 5: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 5

Page 6: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

6 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Especial

Autoeuropa e Navigator facturam na casa dos mil milhões nas exportações

A Volkswagen Autoeuropa lidera o ranking das 250 maiores expor-tadoras do Distrito de Setúbal, se-guida da The Navigator Company. São as únicas empresas cuja fac-turação em exportações em 2018 ultrapassou a casa dos mil milhões de euros.

Segundo a consultora IBERIN-FORM, a fábrica de Palmela, res-ponsável pela produção de auto-móveis, registou 2,896 mil milhões de euros em exportações, valor que representou um crescimento maior do que o dobro (uma varia-ção positiva de 113,66%) quando comparado com o do ano anterior – os 1,355 mil milhões apurados em 2017 permitiram, também nesse ano, o primeiro lugar do pódio à produtora da marca alemã, mas então por escassa margem em relação à empresa The Navigator Company.

Com uma taxa de exportação de 89,17% (+18,79 % do que em 2017) para um volume de negócios de 3,247 mil milhões de euros, a Au-toeuropa conheceu uma variação positiva de 68,64% neste último indicador económico. No que toca aos resultados líquidos, os dados

O SETUBALENSE apresenta hoje o ranking das 250 maiores exportadoras do Distrito de Setúbal, com base nos dados fornecidos pela consultora IBERINFORM, referentes a 2018. Autoeuropa, The Navigator Company e Repsol Polímeros ocupam o pódio

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS LIDERA SEGUIDA DA PRODUTORA DE PAPEL

O SETUBALENSE

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa durante a visita conjunta realizada recentemente à fábrica de Palmela

mostram uma subida de 30,76% da fábrica de Palmela, que passou de 4 540 para 5 884 empregados.

No segundo posto do ranking, mantém-se a The Navigator Com-pany que, não obstante ter regista-do uma variação negativa ligeira de 0,23%, atingiu o valor de 1,347 mil milhões de euros nas exportações. A Navigator Company exportou pouco mais da metade da produ-ção (53,00%) que compara com os 87,60% do ano anterior. Porém, a companhia – que apresenta uma unidade instalada na Mitrena, em Setúbal, e que se constitui como referência principal no mercado internacional da pasta e do papel – registou um aumento significativo no volume de negócios, passando de 1,541 para 2,541 mil milhões de euros (uma variação positiva de 64,91%). Nos resultados líquidos cresceu 11,66%.

No fecho do pódio vem a Repsol Polímeros, que exportou 96,63% da produção (mais de 11% em re-lação a 2017), o equivalente a um encaixe de 495,1 milhões de euros. A empresa instalada em Sines, que se distingue no mercado da energia e recursos, registou uma variação negativa de 18,16% nas exporta-ções e uma quebra no volume de negócios de 706,9 para 512,4 milhões de euros (-27,52%), com reflexo no valor negativo apresen-tado nos resultados líquidos (-34,8 milhões de euros).

Fora do pódio só duas atingem os cem milhõesCom uma taxa de exportação de 99,48% no valor de 138,2 milhões de euros (+1,04%), a Continental Teves ocupa a quarta posição. A produtora de componentes e aces-

sórios para veículos automóveis, instalada em Palmela, facturou em 2018 um total de 138,9 milhões de euros – uma variação positiva de 0,92% no volume de negócios.

A Ascenza Agro, dedicada ao fabrico de pesticidas, em Setúbal, surge no quinto posto. Registou 106,4 milhões de euros com uma taxa de exportação de 75,82%. Cresceu 110,71% no valor das ex-portações. Já o volume de negó-cios disparou 100,68%, passando de 69,9 para 140,4 milhões de euros.

O top 10 do ranking é comple-tado por SGL Composites (com 99,0 milhões de euros de valor de exportações), Delphi Powertrain (com 80,1 milhões de euros), Lu-sosider Aços Planos (com 74,7 mi-lhões de euros), Lisnave (com 74,4 milhões de euros) e Secil (com72,0 milhões de euros).

A marca nasceu em Portugal, em Setembro de 2016, na sequência da aquisição de 80% do capital da Ignios pela Iberinform Internacional. Com escritórios em Lisboa e Porto, a Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou sectores.

Iberinform Consultora leva quatro anos em Portugal

Page 7: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 7

Casa Ermelinda Freitas e Adega de Pegões, que têm sido das mais distinguidas, facturam milhões

CONSOLIDAÇÃO FORA DE PORTAS

Sector da produção vitivinícola continua a afirmar-se no mercado internacional

Os vinhos são um dos sectores re-presentados, através de vários pro-dutores, na listagem dos maiores exportadores do distrito. Exemplo da afirmação contínua, fora de por-tas, da qualidade de excelência da produção conseguida na Península de Setúbal.

Duas das empresas mais medalha-das em termos internacionais são a Adega de Pegões e a Casa Ermelinda Freitas.

Esta última surge no 176.° posto da lista, com 1,49 milhões de euros de facturação em exportações (uma subida de 13,7% em relação a 2017) num total de 25,7 milhões do volume de negócios (que cresceu 25,01%).

Leonor Freitas, sócia gerente da Ca-sa Ermelinda Freitas que nos últimos tempos tem investido na produção de viseiras e álcool gel com o IPS, revela que a empresa na actual conjuntura vai "continuando a laborar e a vender, sobretudo os vinhos mais económi-

cos", já que "felizmente o vinho ainda é um produto onde existe procura e consumo". A grande preocupação, de momento, "é a saúde dos colaborado-res, bem como tomar todas as medidas para que cada um dos mesmos seja um agente de saúde", de forma a que a la-boração possa ser garantida. Quanto à colheita deste ano "ainda é muito cedo" para perspectivar. "Isto quer dizer que cada dia vai ser um dia, pois ainda te-mos muitos dias pela frente, de Sol, ca-lor e chuva até pôr as uvas na adega. O que se prevê é que vai ser uma colheita

normal e nada mais consigo antecipar pois o futuro ninguém o sabe", afirma.

Outro dos produtores que tem con-seguido brilhar fora de portas é a Coo-perativa Agrícola de Santo Isidro de Pe-gões, que surge no 90.° lugar. Encaixou 3,7 milhões de euros em exportações (-10,26% face a 2017) para um volume de negócios de 19,6 milhões (+8,41%).

Nota ainda para os produtores Jo-sé Maria da Fonseca, a ocupar o 37.° posto, e Bacalhôa, no 64.°. O “clus-ter” dos vinhos tem vindo assim a conquistar espaço além-fronteiras.

A excelência da qualidade dos vinhos da península tem sido comprovada

DR

Com uma taxa de exportação de 10,1% da produção, que permitiu em 2018 atingir os 19,69 milhões de eu-ros (+37,36% em relação ao ano ante-rior) de entre um volume de negócios na ordem dos 196,6 milhões (cresceu 9,86%), a Coca-Cola European Par-tners ocupa o 22.° posto no ranking das maiores exportadoras do distrito.

A produtora de refrigerantes assinou, na última terça-feira, a declaração "Unindo as Empresas e Governos Para Uma Melhor Recu-

VENDAS PARA O EXTERIOR SUBIRAM MAIS DE 37%

Coca-Cola cresce e combate alterações do climaperação Pós-Covid19”.

"Este documento é um apelo à acção dos líderes mundiais para que nos esforços de recuperação pós Co-vid-19 dêem prioridade a medidas de combate às alterações climáticas ba-seadas no conhecimento científico", anunciou a empresa. "Os signatários (mais de 150) apelam a uma aborda-gem colaborativa da elaboração de políticas de recuperação económica", a pensar num trabalho apoiado "em factos científicos que coloquem o

mundo numa trajectória de 1,5º C, em conformidade com o Acordo de Paris", explica a empresa.

"As alterações climáticas são o desafio ambiental mais urgente do mundo... seria bom ver os líderes empresariais e políticos a aliarem--se para alcançar soluções transfor-madoras, duradoras e baseadas na ciência e que contribuam para uma recuperação sustentável do impacto da Covid-19", disse Damian Gammell, CEO da Coca-Cola European Partners.

BREVES

A Lauak, instalada em Setúbal e dedicada à fabricação de aeronaves, que investiu 32 milhões de euros em Grândola numa fábrica para produção de componentes para a indústria aeronáutica, foi o 16.° maior exportador do distrito em 2018. Registou 29,3 milhões de euros

em exportações (+12,83% do que em 2017). A empresa, uma das mais afectadas na actual conjuntura, apresentou uma taxa de exportação de 94,95% num volume total de negócios que ascendeu a 30,9 milhões de euros, o que representou um crescimento de 13,43%.

A Lisnave distingue-se por integrar o lote da frente das maiores exportadoras do distrito, ao figurar no 9.° lugar do ranking. Apesar de uma quebra de 11,53% nas exportações, a empresa de reparação de embarcações conseguiu chegar aos 74,4

milhões de euros no valor dos serviços prestados para o mercado estrangeiro. O total do volume de negócios atingiu os 83,3 milhões de euros. Porém, a empresa teve um crescimento significativo nos resultados líquidos (136,09%), passando de 1,9 para 4,6 milhões de euros.

Além de surgir no 2.° lugar do ranking, ultrapassando uma facturação de mil milhões de euros em exportações, a empresa The Navigator Company, com uma unidade instalada na Mitrena, Setúbal, destaca-se das demais num dos indicadores económicos referenciados nos dados

fornecidos pela IBERINFORM. A produtora de pasta e papel apresentou resultados líquidos no valor de 228,2 milhões de euros, um crescimento de 11,66%, depois de ter registado 204,4 milhões de euros em 2017. Um aumento na ordem dos 20 milhões de euros.

SETÚBALLauak figura no top 20 a alimentar indústria aeronáutica

EMBARCAÇÕESLisnave entre os primeiros aumenta resultados líquidos

CRESCIMENTONavigator Company mostra excelente saúde financeira

FOTÓGRAFO

250 Maiores Exportadoras do Distrito de Setúbal p15

DR

Page 8: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

8 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Page 9: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 9

Page 10: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

10 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Especial

“Temos de aproveitar o desconfinamento para mostrar que Portugal está aberto aos negócios e capaz de retomar as exportações”Secretário de Estado da Internacionalização destaca que vai arrancar em breve uma campanha nos principais países parceiros. Atento a Setúbal, defende uma reflexão sobre o acesso aos fundos europeus no próximo Quadro Comunitário de Apoio

Conhecedor da realidade de Setúbal, onde já trabalhou em empresas, como o Porto de Setúbal, Eurico Brilhante Dias reconhece que a discriminação da península no acesso aos fundos comunitários é uma “questão antiga”. Aconselha uma reflecção sobre o tema, a pensar no próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), com empenho por parte dos agentes da região. Em entrevista a O SETUBALENSE, o secretário de Estado admite uma quebra nas exportações, este ano, de cerca de 14%, mas acredita que em 2021 haverá um “forte crescimento”.Enquanto secretário de Estado da Internacionalização, como pretende ajudar as empresas exportadoras a vencer a pandemia?Aquilo que, neste momento, procuramos é estar ao lado das empresas e estar ao lado das empresas é estar ao lado dos trabalhadores e dos seus postos de trabalho. Estas empresas são fundamentalmente exportadores,

são empresas que estão em Setúbal mas não apenas a pensar no mercado português mas a pensar fornecer os mercados externos. Este é um momento duro, mas é um momento também para mostrar que a nossa capacidade instalada, que a realidade portuguesa, que construiu um recorde de exportações em 2019, permanece activa. Esta é a grande mensagem. Que mensagem quer o Governo passar?A mensagem do governo português, é que Portugal está aberto para os negócios e tem a sua capacidade instalada pronta para responder às encomendas. Quando o conjunto dos países europeus - aqui falo fundamentalmente do mercado interno da União Europeia - começa a fazer a reabertura, o chamado desconfinamento, é a altura ideal para dizermos aos operadores económicos que Portugal passou esta primeira vaga de forma muito satisfatória. Há sempre que lamentar as vítimas, e nós também temos vítimas, mas temos de mostrar que Portugal está aberto e que podem confiar nestas empresas para colocar as

suas encomendas que elas serão satisfeitas. Já anunciou uma campanha internacional, de promoção dos produtos portugueses, para breve. Como vai ser?Vamos lançar uma campanha, ‘Portugal Open for Business’, a partir da semana 18 de Maio, que terá conteúdos produzidos em empresas portuguesas e empresas de capital estrageiro que estão instaladas em Portugal, que permanecem abertas. Vamos poder comunicar com filmes, com imagens e com mensagens, nas redes sociais, nalguns jornais de referência da Europa, especialmente nos nossos principais parceiros económicos, Espanha, França, Alemanha, mas também naturalmente a Itália, o Reino Unido e, provavelmente, também nos Estados Unidos

ENTREVISTA EURICO BRILHANTE DIAS

e Canadá. Vamos focar muito nestes mercados OCDE e procurar aproveitar uma coisa que os portugueses conquistaram colectivamente, que foi a ideia que este é um país organizado, que define e cumpre regras, e foi por isso que ultrapassou de forma tão eficaz esta primeira vaga da Covid-19. Ficámos com uma boa imagem externa, reforçamos a boa imagem externa que tínhamos, temos de aproveitar agora o momento de desconfinamento para sinalizar que a confiança que [estes países] tinham, podem mantê-la. Provámos que somos um país organizado, capaz e com boas empresas, boas instituições, bons trabalhadores Tem ideia do montante de investimento nessa campanha?Esses pormenores são apresentados pela Aicep [Portugal Global, agência de promoção externa de Portugal], a quem compete desenvolver a campanha. A Aicep teve uma orientação clara do Governo, e em particular da sua tutela que é minha, da Secretária de Estado da Internacionalização, para preparar de imediato a comunicação aos nossos clientes

que Portugal está aberto para os negócios.A região de Setúbal tem algumas das maiores exportadoras nacionais - nomeadamente a Autoeuropa, The Navigator Company, Repsol Polímeros e Galp - receia um grande trambolhão das exportações por causa da Covid?O comércio internacional vai decrescer em 2020 para lá dos dois dígitos. As projecções da Comissão Europeia indicam que as exportações portuguesas de bens e serviços – que têm uma componente importante de serviços, de um terço aproximadamente - podem cair 14,1%. Há projecções mais optimistas e menos optimistas, mas

Francisco Alves Rito

Comissão Europeia prevê quebra nas exportações este ano e aponta crescimento de 13% em 2021

14,1%

Page 11: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 11

casos de empresas que foram progressivamente terminando, uns que passaram para lay-off parcial e outras que, especialmente o sector dos têxteis, muitas delas conseguiram converter rapidamente para produzir máscaras. Outras mantêm o lay-off parcial e com isso procuraram proteger emprego, para retomarem. É evidentemente que seria pouco inteligente e pouco sério dizer que 2020 não vai se um ano muito difícil. Vai ser um ano muito difícil, mas é em 2020 que preparamos um bom 2021 e é isso que estamos a fazer A Península de Setúbal é discriminada no acesso aos fundos comunitários, por estar integrada na Área Metropolitana de Lisboa. A própria Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) que representa muitas exportadoras, queixa-se dessa injustiça. Especialmente agora, com a Covid, não acha importante que a região de Setúbal pudesse estar ao nível das outras no acesso a fundos? A Península de Setúbal está integrada na região de Lisboa e isso é uma questão muito antiga. Aliás, desde os tempos em que eu colaborei muito com empresas, até com o Porto de Setúbal, e conheço bem essa realidade, mas neste momento, até mais do que do Portugal 2020, as empresas precisam de apoio público na tesouraria e para o lay-off. Neste caso as empresas de Setúbal não são diferentes das outras empresas do resto do país e continuam a ter o nosso apoio. Mas penso que, na reflexão que todos temos de fazer para o próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), as empresas de Setúbal, as forças civis, as associações empresariais e as câmaras municipais têm um papel importante. Temos de fazer essa reflexão e perceber como vamos olhar o próximo QCA e como Setúbal deve posicionar-se. Penso que a gente da terra será melhor porta-voz de Setúbal do que eu próprio.Mas reconhece que, no distrito de Setúbal, o nível de desenvolvimento, o rendimento per capita, por exemplo, é inferior ao da região de Lisboa?Isso é uma grande realidade e também é verdade que tem um conjunto enorme de grandes exportadoras, como fez referência. Isso deve ser contemplado, pensado no âmbito do próximo QCA. Este está a terminar, é uma discussão que, neste momento, não faz sentido, para este quadro comunitário.

vamos aceitar [a projecção da CE] como referencial. Mas a Comissão Europeia também projecta, para 2021, um fortíssimo crescimento de mais de 13% das exportações e é para esse trabalho que nós estamos cá. Sabemos que este será um ano muito difícil, porque os mercados fecharam, mas temos de mostrar a nossa capacidade de fazer, para aproveitar a onda do desconfinamento e da retoma. É esse o trabalho do secretário de Estado Internacionalização tem de fazer, e é isso que estamos a fazer.Há mais alguma coisa que as empresas tenham pedido e que o Governo possa vir a adoptar para ajudar estas empresas exportadoras? Claro. Primeiro na liquidez. As

campanha de comunicação focada no investimento direto estrangeiro e nas oportunidades que vão aparecer para captar investimento directo estrangeiro. Penso que não há só dificuldades, há também oportunidades nesta crise e acho que Portugal é um parceiro confiável, de confiança e penso que muitas empresas europeias, particularmente francesas, alemãs e espanholas, que se foram abastecendo fora da União Europeia, poderão olhar para Portugal como um bom mercado de abastecimento. E na área do digital estamos a fazer um grande esforço para preparar as empresas portuguesas, principalmente as pequenas e medias empresas dos sectores do vestuário, calçado e

O nosso primeiro objectivo é fazer regressar a procura, porque as empresas não querem subsídios, querem mais procura

A Comissão Europeia também projecta, para 2021, um fortíssimo crescimento de mais de 13% das exportações e é para esse trabalho que nós estamos cá

linhas que foram lancadas são fundamentais porque vão permitir, quando as encomendas chegarem, haver capital para comprar matérias-primas e ter outra vez os trabalhadores a trabalhar, aqueles que estão em lay-off, para retomar o processo produtivo. Essas linhas são fundamentais para responder à encomenda internacional. A segunda são os custos de crédito. Estamos a avançar. Já aprovamos o plafond de três mil milhões de euros, passando de dois para três mil milhões de euros o plafond das garantias de Estado para efeitos de seguros de crédito e em particular seguros de crédito à exportação. E para incentivar o investimento?Lançámos rapidamente uma

têxteis, para uma realidade que emergiu, o comércio electrónico. que tem vindo a substituir muitos dos canais tradicionais. É neste momento que temos de acelerar esse processo.O que lhe têm dito as empresas e as organizações empresariais? As empresas do sector exportador a primeira coisa que querem é a procura, que os mercados reabram, e nisso o Governo português tem trabalhado. Perdoe-me, mas sei que estou a falar em causa própria muito bem. O nosso primeiro objectivo é fazer regressar a procura, porque as empresas não querem subsídios, querem mais procura. Se tivemos regularização da procura não precisarão de tanto apoio.Tem dados sobre o lay-off nessas empresas?Algumas empresas já terminaram com lay-off. Tenho alguns

O SETUBALENSE

Novo percurso interpretativo liga Moita ao Gaio-Rosário p19

Page 12: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

12 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Page 13: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 13

Page 14: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

14 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Especial

Empresa do Seixal, especialista em produtos farmacêuticos, armazenamento e distribuição, ocupa o 101º lugar no ranking

ODISSEIA MARGEM

Aposta na qualidade e diferenciação para vingar na área da saúde

Satisfazer os clientes e as reais neces-sidades destes é o foco principal da Odisseia Margem.

Para esta empresa a área da Saú-de é, cada vez mais, sinónimo de qualidade e diferenciação, pelo que a inovação a que se propõe no seu projecto, permitirá, acreditam os seus responsáveis, acompanhar essa ex-pectável evolução.

A empresa é constituída por ele-mentos jovens e motivados, com dinâmica e conhecimento de mer-cado resultante do facto da mesma ser alicerçada em bases familiares.

De acordo com a sua visão, mis-são e orientação estratégica, e na perspectiva do seu desenvolvimen-to sustentável, a Odisseia Margem implementou um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.

Neste âmbito, compromete-se no cumprimento dos requisitos aplicá-veis e na melhoria contínua do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Para isso definiu como orientação de actuação os seguintes princípios: gerir a Odisseia Margem de forma responsável e efectiva, focada nos reais interesses e necessidades, as-

A equipa da Odisseia Margem privilegia as normas de qualidade

DR

deiro espírito de equipa; trabalhar os produtos e serviços tendo em conta as reais necessidades dos clientes; a satisfação do cliente com os seus produtos e serviços é a medida do sucesso da empresa. Mas também realizar as actividades da empresa com base em processos que criem valor acrescentado de acordo com os requisitos aplicáveis.

A missão da Odisseia Margem con-

cretiza-se nas áreas de intervenção que abrange e na gama de produtos que disponibiliza. A aposta em ser um “player” de referência no sector da distribuição de medicamentos a nível nacional e internacional é clara. Para o efeito, a empresa investe na qualida-de do atendimento e relação com os clientes, na qualidade dos produtos, na qualificação dos seus colaborado-res e numa gestão de excelência.

Os vinhos Herdade de Espirra “Mé-todo Tradicional” 2010 e o Herdade Espirra 2015, produzidos pela pro-priedade pertencente à The Navi-gator Company, foram galardoados com duas medalhas de prata, na-quele que é considerado “o maior concurso internacional de vinhos” na Alemanha.

As duas distinções, atribuídas este ano no Frankfurt Internacional Tro-phy e de acordo com a empresa, vêm

PROPRIEDADE DO GRUPO THE NAVIGATOR COMPANY

Vinhos da Herdade de Espirra medalhados na Alemanha

“comprovar, uma vez mais, o reco-nhecimento além-fronteiras da sua qualidade e distinção”.

O Herdade de Espirra “Método tra-dicional” 2010 “foi preparado a partir de vinhas velhas que deram origem a um Castelão estruturado, intenso e complexo” e desenvolveu, durante o seu estágio prolongado em garrafa, aromas de tabaco, café e chocolate, tendo revelado “um lado rústico e típico da casta com excelente capa-

cidade de envelhecimento”, adianta a empresa.

Já o Herdade Espirra 2015 é vinho com estágio de um ano, feito em bar-ricas de carvalho francês, o que lhe confere “aromas bem conjugados com a madeira”, sendo ainda um produto da herdade rico em “frutos vermelhos muito maduros”, que exal-tando “um agradável sabor”.

Saliente-se que o Frankfurt Inter-nacional Trophy é presidido anual-

mente por um Chef de “elevado nome internacional”, tornando este concur-so num dos “eventos mais conceitua-dos no mundo da restauração”. Neste ano, coube ao Chef do Schwarzens-tei, Nils Henkel, participar com um restaurante integrado num castelo do sáculo XIX, localizado em Geise-nheim-Johannisberg, na Alemanha, que recebeu duas estrelas Michelin no ano passado, pela sua “cozinha criativa e diferenciadora”. L.G.

NA CORTIÇA

Reginacork cresce a investir

A Reginacork, unidade de transfor-mação de cortiça localizada no Pinhal Novo, exportou 11,94% da produção em 2018, segundo os dados recentes da consultora IBERINFORM, o que se traduziu num encaixe financeiro su-perior a 1,8 milhões de euros.

A empresa integra o ranking das 250 maiores exportadoras do distri-to na 146.ª posição, tendo alcançado crescimentos muito significativos no volume de negócios, que passou dos 9,3 para os 15,5 milhões de euros, e nos resultados líquidos, que se cifra-ram em 509 mil euros, depois dos 407 mil euros contabilizados no ano anterior.

Mas o crescimento não se ficou por aí. A empresa tem vindo a reforçar o investimento na capacidade pro-dutiva que, para este ano, previa um plano na ordem dos oito milhões de euros.

Uma nova linha de secagem para os pellets com mais um refinador, sem abdicar da existente, foi uma das apostas delineadas.

A Reginacork iniciou o seu percurso em 1998 com a produção de granu-lados de cortiça e em 2016 deu-se a abertura ao mercado dos pellets. Em 2019, e mais de 20 milhões de euros de investimento total depois, a fábrica, situada a meio caminho en-tre Pinhal Novo e Montijo, já contava com 60 postos de trabalho directos e centenas indiretos.

Os indicadores económicos con-firmam a vocação exportadora da unidade administrada apenas por Carlos Garcia. A produção tem como principais destinos os países nórdicos e o centro/norte da Europa.

A fábrica arrancou com uma uni-dade de produção de granulados de cortiça para o revestimento no sector da construção, mas a procura hoje já é mais alargada com o ramo automóvel à cabeça.

segurando um aumento de valor para as várias partes interessadas; desen-volver o potencial dos colaboradores, proporcionando a sua participação e motivação para o desempenho das funções.

A sua criatividade e capacidade de aprendizagem garantem o processo de melhoria contínua, pela partilha efectiva de conhecimentos baseados nas melhores práticas, num verda-

ALEX GASPAR

Page 15: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 15

Ranking Empresa Localidade Valor de Export

1 VOLKSWAGEN AUTOEUROPA, LDA Quinta Do Anjo 2 895 919 588 €2 THE NAVIGATOR COMPANY, S.A. Setúbal 1 347 043 746 €3 REPSOL POLÍMEROS, UNIPESSOAL LDA Sines 495 147 198 €4 CONTINENTAL TEVES PORTUGAL - SISTEMAS DE TRAVAGEM, LDA. Palmela 138 207 255 €5 ASCENZA AGRO, S.A. Herdade Das Praias 106 489 568 €6 SGL COMPOSITES, S.A. Lavradio 99 001 184 €7 DELPHI POWERTRAIN SYSTEMS PORTUGAL, S.A. Aldeia De Paio Pires 80 141 164 €8 LUSOSIDER - AÇOS PLANOS, S.A Aldeia De Paio Pires 74 793 364 €9 LISNAVE - ESTALEIROS NAVAIS, S.A. Setúbal 74 489 171 €10 SECIL-COMPANHIA GERAL DE CAL E CIMENTO S.A. Lisboa 72 062 218 €11 LUSOSIDER - PROJECTOS SIDERÚRGICOS S.A. Aldeia De Paio Pires 64 268 048 €12 HEMPEL (PORTUGAL) S.A. Palmela 54 369 567 €13 ETERMAR - ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. Setúbal 41 557 134 €14 AMCOR FLEXIBLES NEOCEL - EMBALAGENS, UNIPESSOAL, LDA Quinta Do Anjo 34 405 171 €15 SLEM - SOCIEDADE LUSO-ESPANHOLA DE METAIS, LDA Palmela Gare 32 733 458 €16 LAUAK AEROSTRUCTURES SETÚBAL, LDA Setúbal 29 388 022 €17 FAURECIA SISTEMAS DE INTERIOR DE PORTUGAL-COMP. P/AUTOMÓVEIS, UNIP.LDA Quinta Do Anjo 27 730 020 €18 RAPORAL S.A. Brejo Do Lobo 24 542 727 €19 J.C. COIMBRA II - DISTRIBUIÇÃO, S.A. Setúbal 22 824 756 €20 LUSOSIDER IBERICA, SA Aldeia De Paio Pires 22 676 550 €21 EURORESINAS - INDÚSTRIAS QUÍMICAS, S.A. Sines 22 492 167 €22 COCA-COLA EUROPEAN PARTNERS PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA Cabanas 19 695 778 €23 AUTONEUM PORTUGAL, LDA Gâmbia - Pontes - Alto Da Guerra 18 816 346 €24 RESIBRAS - COMPANHIA PORTUGUESA DE RESINAS PARA ABRASIVOS, S.A. Palmela 17 743 381 €25 RIBEIROS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CEREAIS, IMPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO, S.A Brejo Do Lobo 16 877 027 €26 DAWN FOODS PORTUGAL, S.A. Cabanas 16 587 661 €27 SEC - SOCIEDADE EXPORTADORA CORTICEIRA, LDA Atalaia 15 944 650 €28 IMPORQUÍMICA - INDÚSTRIA PORTUGUESA DE PRODUÇÃO QUÍMICA, S.A Moita 15 192 676 €29 CROWN CORK & SEAL DE PORTUGAL - EMBALAGENS, S.A Alcochete 15 084 625 €30 SAICA NATUR PORTUGAL, LDA Alcochete 15 067 887 €31 INTROSYS - INTERGRATION FOR ROBOTIC SYSTEMS - INT.SIST. ROBÓTICOS, S.A Quinta Do Anjo 14 922 252 €32 LALLEMAND IBÉRIA, S.A Setúbal 14 718 899 €33 C.A.T. - COMPANHIA DE AFRETAMENTOS E DE TRANSPORTES S.A. Setúbal 13 822 733 €34 ADUBOS DEIBA - COMERCIALIZAÇÃO DE ADUBOS, LDA. Sado-Setúbal 12 529 720 €35 SOGMIP - SOCIEDADE GERAL DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA, S.A Pinhal Novo 12 395 312 €36 MAREC - ESPAÇO CASA, S.A. Aldeia De Paio Pires 11 258 438 €37 JOSÉ MARIA DA FONSECA VINHOS, S.A. Vila Nogueira De Azeitão 11 226 102 €38 GYPFOR - GESSOS LAMINADOS, S.A. Sines 10 159 421 €39 ITALSINES-EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO, LDA Sines 10 077 223 €40 ARMASUL - DISTRIBUIDOR DE MATERIAIS ELÉCTRICOS, S.A Corroios 9 689 481 €41 OCEANIC, LDA Ermidas-Sado 9 544 042 €42 WSP - WELDING STRUCTURE AND PIPING - SERVIÇOS INDUSTRIAIS, S.A. Paio Pires 9 047 994 €43 COOLTRAVEL - AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO, LDA Costa Da Caparica 8 196 465 €44 VOLKSWAGEN GROUP SERVICES, UNIPESSOAL LDA Quinta Do Anjo 8 102 108 €45 EID - EMPRESA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ELECTRÓNICA, S.A Lazarim 7 895 657 €46 AMBIGROUP RECICLAGEM, S.A. Casal Do Marco 7 723 594 €47 PRO-LAMP, LDA. Quinto Do Anjo 7 436 837 €48 MECAHERS AERONAUTICA, UNIPESSOAL LDA Setúbal 7 181 090 €49 L M PERFIS IBERICA , LDA Sobreda 7 111 784 €50 IBERAGAR - SOCIEDADE LUSO ESPANHOLA DE COLOIDES MARINHOS, S.A Coina 6 930 333 €51 MAREDEUS PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA Ermidas Do Sado 6 817 804 €52 CAT LC - AFRETAMENTOS E LOGÍSTICA CARGO, UNIPESSOAL, LDA Quinto Do Anjo 6 723 763 €53 WHEELS LOGISTICA E TRANSPORTES, S.A. Quinto Do Anjo 6 665 331 €54 ELO - FÁBRICA NACIONAL DE MATERIAL AUTOMÓVEL S.A Cucena - Paio Pires 6 335 715 €55 CODIMETAL INDUSTRIES, S.A. Quinta Do Anjo 6 283 091 €56 SEMISUL - CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE METALOMECÂNICA, LDA Sines 6 211 196 €57 ATLANTIC SPARE PARTS, UNIPESSOAL LDA Quinta Do Anjo 6 053 737 €58 UPFRONT PHARMA, LDA Vale Flores-Feijó 5 960 828 €59 JACOBUS VAN SCHIE, LDA Santo Isidro De Pegões 5 864 587 €60 IRONTEC - INDÚSTRIA NAVAL, S.A. Setúbal 5 851 870 €61 VISOUND ACÚSTICA, S.A. Charneca De Caparica 5 758 948 €62 GLÓRIA - MANUTENÇÃO E MONTAGEM INDUSTRIAL UNIPESSOAL, LDA Sete Portais-Barreiro 5 648 849 €63 SADOPORT - TERMINAL MARÍTIMO DO SADO, S.A Setúbal 5 585 519 €64 BACALHÔA, VINHOS DE PORTUGAL, S.A. Azeitão 5 380 839 €65 RARI - CONST. METÁLICAS ENGENHARIA PROJ. SOLUÇÕES INDUSTRIAIS, S.A Arroteias 5 207 106 €66 AUTOTRANS EXPRESS, LDA Águas De Moura 5 162 871 €67 GLOBAL KPMP, LDA Vila Nogueira De Azeitão 5 100 930 €68 MONTE D'ALVA - ALIMENTAÇÃO, S.A. Montijo 4 969 997 €69 SEVEN SEAS MARITIME SERVICES (PORTUGAL), UNIPESSOAL LDA Setúbal 4 932 439 €70 SPC - SERVIÇO PORTUGUÊS DE CONTENTORES, S.A Setúbal 4 903 735 €71 IBERCOAL, LDA Sines 4 896 790 €72 CMN - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E NAVAL, CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS, LDA Foros Da Catrapona 4 874 399 €73 JOTUN IBÉRICA, S.A. (SUCURSAL EM PORTUGAL) Setúbal 4 869 703 €74 TENNECO AUTOMOTIVE PORTUGAL - COMPONENTES P/ AUTOMÓVEIS UNIPESSOAL LDA Palmela 4 757 664 €75 ALMA & VALOR - LDA Setúbal 4 729 183 €76 AFONSO H. O'NEILL & CIA, LDA Setúbal 4 516 564 €77 ALWAYS THE SAME LDA Setúbal 4 497 347 €78 MP - PREMIUM FOOD, UNIPESSOAL LDA Alto Do Moinho 4 460 878 €79 SETESHIPPING - TRANSPORTES INTERNACIONAIS, S.A Setúbal 4 341 387 €80 TRANSGRUA - TRANSPORTES, REPRESENTAÇÕES E ALUGUER DE EQUIPAMENTOS, S.A Passil 4 300 890 €81 LOGISTA, TRANSPORTES, TRANSITÁRIOS E PHARMA, UNIPESSOAL, LDA Palhavã 4 183 276 €82 SALEMO & MERCA, LDA. Biscaia - Algeruz 4 129 231 €83 TALENTS THRONE, LDA Alcochete 4 093 455 €84 TRANSPORTES GAMA, S.A. Aldeia De Paio Pires 3 954 607 €85 VIROC PORTUGAL - INDUSTRIAS DE MADEIRA E CIMENTO, S.A. Gambia 3 909 353 €86 DOCA MARINHA - SOCIEDADE DE CONGELADOS E PESCADO, LDA Porto De Abrigo 3 887 747 €87 DEVIR LIVRARIA, UNIPESSOAL, LDA Brejos Dos Carreteiros 3 887 321 €88 LISNAVE INTERNACIONAL - ENGENHARIA, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO S.A. Caparica 3 861 807 €89 LIDERCISTER - TRANSPORTES DE PULVERULENTOS, LDA Santo Isidro De Pegões 3 803 101 €90 COOPERATIVA AGRÍCOLA DE SANTO ISIDRO DE PEGÕES, CRL. Santo Isidro De Pegões 3 791 305 €91 QUIMITÉCNICA.COM - COMÉRCIO E INDÚSTRIA QUÍMICA, S.A Barreiro 3 720 200 €92 MALTIBERICA - SOCIEDADE PRODUTORA DE MALTE, S.A Poceirão 3 663 742 €93 CSP - COMPONENTES SEMICONDUTORES DE PORTUGAL, LDA. Quinta Conde De Mascarenhas 3 606 687 €94 SOCIEDADE EUROPEIA DE ARROZ SEAR, S.A. Santiago Do Cacém 3 577 319 €95 JOSÉ VILHENA - MEAT TRADING, LDA S.Francisco 3 522 038 €96 SGBB - BRAND BUILDERS, LDA Setúbal 3 495 751 €97 PEDRO COSTA FREIRE - CONSTRUÇÕES, S.A. Cruz De Pau 3 478 932 €98 KNUDSEN SUPPLIERS PORTUGAL, S.A. Foros Da Catrapona - Paio Pires 3 454 463 €99 NOVO SOL - PLANTAS, LDA. Taipadas 3 322 032 €100 EXACT SYSTEMS, UNIPESSOAL LDA Quinta Do Anjo 3 321 564 €101 ODISSEIAMARGEM - PRODUTOS FARMACÊUTICOS, LDA Pinhal De Frades 3 282 713 €102 MOFARPEIXE - COMÉRCIO DE PEIXE, LDA Setúbal 3 259 126 €103 LABOPLASTE - PLÁSTICOS PARA LABORATÓRIO, LDA. Quinta Do Anjo 3 215 181 €104 ONIXMUNDI LDA Palmela 3 169 173 €105 SANTACARNES - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CARNES DE SANTARÉM, S.A. Montijo 3 153 202 €106 DOLPHIN PASSION - UNIPESSOAL, LDA Cova Da Piedade 3 115 970 €107 IGMS, LDA Palmela 3 063 246 €108 BAD KITTY'S DAD, LDA Corroios 3 030 315 €109 BRANDSWEET - INDÚSTRIA QUÍMICA, LDA Barreiro 2 983 912 €110 RIBALTATLÂNTICA - CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA Moita 2 938 530 €111 DELTRAIN, S.A. Maçã 2 924 087 €112 CAMPION TRANS - TRANSPORTES, LDA. Setúbal 2 921 426 €113 BEYOND BLUE SERVICE, LDA Almada 2 869 921 €114 JARDIM DA LAGOA - PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO PRODUTOS AGRÍCOLAS UNIP. LDA Cascalheira 2 867 303 €115 SAMVARDHANA MOTHERSON PEGUFORM AUTOMOTIVE TECHNOLOGY PORTUGAL, S.A Quinta Do Anjo 2 858 795 €116 MANI-INDÚSTRIAS PLÁSTICAS S.A. Casal Do Marco 2 789 979 €117 GLOBALTEMP - EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, S.A. Foros Da Catrapona 2 691 766 €118 VALBAITS - ISCOS VIVOS, UNIPESSOAL LDA Setúbal 2 603 233 €119 OVIBOV 26 -IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE GADO, LDA Setúbal 2 481 131 €120 PALMETAL - ARMAZENAGEM E SERVIÇOS, S.A. Quinto Do Anjo 2 475 554 €121 F P GOLD, LDA Almada 2 465 615 €122 AVE - GESTÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA S.A. Alto Das Vinhas Grandes 2 443 481 €123 RUI & CANDEIAS, LDA Sines 2 422 590 €124 ALTER, S.A. Casal Do Marco 2 415 283 €125 PALMELALIMENTAR - ARMAZENISTA DE PRODUTOS ALIMENTARES, S.A Quinta Do Anjo 2 394 390 €

Ranking Empresa Localidade Valor de Export

126 NAVITRAT - TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES ANTICORROSIVOS, LDA. Cacilhas-Almada 2 386 021 €127 AGROSILVESTRE, LDA Marateca 2 368 099 €128 FLORENSIS PORTUGAL - PRODUÇÃO FLORÍCOLA, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA Santo Isidro Pegões 2 356 094 €129 FIRERUNNER - AUTOMÓVEIS, UNIPESSOAL LDA Almada 2 332 835 €130 CLEVER REINFORCEMENT IBERICA - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, LDA Santa Marta De Corroios 2 278 899 €131 WEBASTO PORTUGAL - SISTEMAS PARA AUTOMÓVEIS, LDA Alcochete 2 245 135 €132 CNR PORTUGAL, LDA. Setubal 2 244 379 €133 L.T.E.K - ISOLAMENTOS TÉRMICOS E ACÚSTICOS, LDA Alhos Vedros 2 242 063 €134 FABER TEMPUS, S.A. Foros De Catrapona 2 231 912 €135 LEIRIREFRAT, LDA Setúbal 2 199 751 €136 EMPORDEF - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, S.A Charneca Da Caparica 2 189 622 €137 PRIMOHORTA - SOCIEDADE DE PRODUTORES DE HORTÍCOLAS, LDA Alto Estanqueiro-Jardia 2 187 644 €138 VITOR GANCHINHO - ILUMINA, LDA Vila Amélia 2 187 086 €139 KYARA MARINE INTERNACIONAL, LDA Seixal 2 141 056 €140 BVLH INVEST, S.A. Monte Novo Do Sul-Alcácer Do Sal 2 133 644 €141 COMPANIA DE DISTRIBUCION INTEGRAL LOGISTA,S.A.,SOC.UNIP.-SUC.PORTUGAL Palhavã 2 130 237 €142 PROJESET MEI - MECÂNICA, ELECTRICIDADE E INSTRUMENTAÇÃO LDA Setúbal 2 079 036 €143 DAGOL - REPRESENTAÇÕES DE MATERIAIS CONSTRUÇÃO ARTIGOS DECORAÇÃO, LDA Sesimbra 2 045 718 €144 RIVIUM, LDA Cova Da Piedade 1 973 109 €145 POLISBUSINESS, LDA. Quinta Do Anjo 1 871 101 €146 REGINACORK - INDUSTRIA E TRANSFORMAÇÃO DE CORTIÇA, S.A Pinhal Novo 1 858 347 €147 TOLEAN TIR, LDA Santa Marta Do Pinhal 1 848 401 €148 FELIZALFAZEMA UNIPESSOAL LDA Almada 1 830 628 €149 SOLENIS PORTUGUESA, UNIPESSOAL, LDA Almada 1 827 575 €150 CATREFINING, UNIPESSOAL LDA Foros Da Catrapona 1 767 570 €151 WORKINGSEASON, LDA Setúbal 1 760 782 €152 EMIÁTOMO - PROJECTOS E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, LDA Sines 1 736 042 €153 KWD PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA Quinta Do Anjo 1 713 917 €154 POWERJOB - CONSTRUÇÃO CIVIL E NAVAL, LDA Brejos Do Lobo 1 712 731 €155 A TREMOCEIRA ESTRELA DA PIEDADE, LDA Charneca Da Caparica 1 704 865 €156 ITR - INTERNATIONAL THERMAL REFRACTORIES, UNIPESSOAL LDA Setúbal 1 694 957 €157 CENTRO DE RECICLAGEM DE PALMELA, S.A. Algeruz 1 694 632 €158 FABORY PORTUGAL - PARAFUSARIA E MONTAGEM INDUSTRIAL, UNIPESSOAL, LDA Aldeia De Paio Pires 1 682 045 €159 BIO 2 - REPRESENTAÇÕES E COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRO-PECUÁRIOS, S.A Quinta Do Anjo 1 668 636 €160 PURMOLD - POLIURETANOS INJECTADOS, UNIPESSOAL, LDA. Barreiro 1 647 271 €161 TRANSPONA, LDA Alcochete 1 638 970 €162 MARELOTA - COMÉRCIO DE PEIXE, MARISCOS E BIVALVES, LDA. Vale Fetal 1 638 694 €163 FRANCISCO BAPTISTA CORDEIRO - CONSULTORIA, SERVIÇOS E OUTSOURCING, LDA Setúbal 1 619 764 €164 NELTEJO REPARAÇÕES NAVAIS E INDUSTRIAIS, LDA. Quinta Do Anjo 1 609 160 €165 SOCIEDADE AGRO-PECUÁRIA MANUEL RODRIGUES, LDA Alcácer Do Sal 1 604 676 €166 PREMIER TECH WATER AND ENVIRONMENT, UNIPESSOAL LDA Broega 1 587 083 €167 TIMEDEFENDER LDA Paivas 1 580 495 €168 MARCEL ROBBEZ MASSON PORTUGUESA - FABRICA DE OURIVESARIA, S.A. Farinheiras 1 569 814 €169 SQC - SISTEMAS INTEGRADOS DA QUALIDADE E CONSULTADORIA, LDA. Quinta Do Anjo 1 567 908 €170 SILHUETAS DIFUSAS - UNIPESSOAL LDA Pinhal De Frades 1 553 252 €171 LINCOLN ELECTRIC PORTUGAL, S.A. Pinhal Novo 1 552 493 €172 OCEAN MOVEMENT - LOGÍSTICA, LDA Ermidas-Sado 1 540 873 €173 CARMONTI - INDÚSTRIA DE CARNES DO MONTIJO, S.A. Montijo 1 539 909 €174 REPROPEL - SOCIEDADE DE REPARAÇÃO DE HELICES, LDA Setúbal 1 537 509 €175 HORTICILHA, AGRO-INDÚSTRIA, S.A. Alcochete 1 532 689 €176 CASA ERMELINDA FREITAS - VINHOS, LDA. Águas De Moura 1 494 483 €177 TENSÃO - COMÉRCIO E INDUSTRIA DE MATERIAL ELÉCTRICO E MECÂNICO, LDA Setúbal 1 487 971 €178 AGV - INJECTORES NAVAIS - UNIPESSOAL LDA Foros Da Catrapona 1 486 458 €179 JLEBRE - TRANSITÁRIO, LDA. Brejos De Azeitão 1 483 822 €180 HANON SYSTEMS PORTUGAL, S.A. Palmela 1 470 434 €181 SOTECNO GAIO, S.A. Cova Da Piedade 1 449 872 €182 SURPRESA E GRATIDÃO COMÉRCIO PEIXE E MARISCO, IMPORT. EXPORT. LDA Setúbal 1 448 093 €183 GOLDFUSION, ELECTRIC, LDA Aroeira 1 397 097 €184 MAN ENERGY SOLUTIONS PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA Setúbal 1 390 162 €185 LINDE - MATERIAL HANDLING IBERICA, S.A - SUCURSAL EM PORTUGAL Vale Do Passil 1 378 637 €186 ECO-OIL - TRATAMENTO DE ÁGUAS CONTAMINADAS, S.A. Barreiro 1 372 631 €187 EUROHIDRA-MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS, LDA. Vale Do Alecrim 1 360 933 €188 VISIONREF, LDA Almada 1 357 164 €189 GREENFLOW MARINE - SERVIÇOS MARÍTIMOS E AMBIENTAIS, S.A. Jardia, Brejos De Azeitão 1 349 996 €190 JOÃO FILIPE SILVA, UNIPESSOAL, LDA. Fernão Ferro 1 345 773 €191 FRIPEX - SOCIEDADE DE CONSERVAÇÃO E COMÉRCIO DE PEIXE, LDA Sines 1 331 723 €192 TRANSPORTES ROUPETA, LDA. Pinheiro Do Marco 1 326 546 €193 HEXASTEP, S.A. Feijó 1 309 931 €194 EDULAB - LABORATÓRIO DE EDULCORANTES LDA Vila Amélia 1 303 530 €195 SIGMAPRIVILEGE, LDA Montijo 1 284 280 €196 IMPORT+ - REPRESENTAÇÕES E COMERCIO INTERNACIONAL , UNIPESSOAL LDA Montijo 1 243 749 €197 FREDYSON, LDA Almada 1 236 003 €198 LUSOPANARCOS INTERNACIONAL, UNIPESSOAL LDA Almada 1 216 703 €199 BENTELER - INDUSTRIA DE COMPONENTES PARA AUTOMÓVEIS, LDA. Palmela 1 168 855 €200 CARLA CALDEIRA PRODUÇÕES - SUNFLOWER, LDA Lazarim 1 168 131 €201 MICROLIME - PRODUTOS DE CAL E DERIVADOS, S.A Aldeia De Paio Pires 1 161 638 €202 RLS - REPRESENTATIONS AND LIAISON SERVICES - REP IND. AUTOMÓVEL, LDA Setúbal 1 156 812 €203 MATIC TÊXTIL-FIOS E CONFECÇÕES, LDA Botequim 1 111 256 €204 EXTRUPLAS - RECICLAGEM, RECUPERAÇÃO FABRICO DE PRODUTOS PLÁSTICOS, LDA Aldeia De Paio Pires 1 075 662 €205 MARISCOS OLIVEIRA & TRINDADE, UNIPESSOAL LDA Setúbal 1 043 821 €206 70 MARÉS, LDA Costa Da Caparica 1 038 540 €207 TECNO-PAN, LDA Sobreda 1 021 184 €208 EUROFROZEN - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. Feijó 1 019 447 €209 CITRI - CENTRO INTEGRADO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS S.A. Setúbal 1 012 373 €210 CORDILHEIRA ENCANTADA - UNIPESSOAL LDA Montijo 997 540 €211 TMS - TRANSPORTES E LOGISTICA, S.A. Pinhal Novo 994 076 €212 FESTOOL PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA Montijo 991 242 €213 POLARTRADE, LDA. Cavaquinhas 990 804 €214 SOCIDESTILDA -SOCIEDADE PORTUGUESA DESTILAÇÃO OLEOS ESSENCIAIS, S.A. Aldeia De Paio Pires 982 111 €215 COSMIO MONTAGEM, LDA Seixal 980 149 €216 JUSY MEAZZA BUYING COMPANY S.R.L. - SUCURSAL EM PORTUGAL Almada 979 449 €217 LEIRINAV - CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL, LDA Barreiro 970 145 €218 DYAM - PRODUÇÕES MUSICAIS, LDA Almada 957 316 €219 PREMIUM OCEANS INTERNATIONAL LDA Amora 950 408 €220 INDUMA - MÁQUINAS INDUSTRIAIS, LDA Pinhal De Frades 950 056 €221 MAPAPADRÃO NORTE, LDA. Santa Marta Do Pinhal 949 630 €222 PORTIESTRUTURAS INTERNACIONAL-ENGENHARIA E SERVIÇOS, LDA Poceirão 940 752 €223 EUROBATATA - COMÉRCIO PRODUTOS ALIMENTARES, LDA Palmela 940 106 €224 PINHA E PINHÕES DANADO, UNIPESSOAL, LDA Majapôas 938 332 €225 MONDO PORTUGAL, S.A Alcochete 937 563 €226 SITANK - NAVEGAÇÃO E LOGÍSTICA, LDA Sines 920 114 €227 SAME TOGETHER LDA Setúbal 919 887 €228 MTC PEOPLE- EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, LDA. Aldeia De Paio Pires 917 221 €229 SYSCAMTECH, LDA Foros Da Catrapona 905 450 €230 SMART CHOICE - AUDIOVISUAIS, LDA Alcochete 899 191 €231 CONTROL UNION PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA Barreiro 889 169 €232 HVA - AGRICULTURA, PECUÁRIA, CAÇA E TURISMO RURAL DO ALENTEJO, LDA Torrão 884 899 €233 ASFS, TRADING COMÉRCIO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS, LDA. Pinhal Novo 882 344 €234 TRIMARINE COMPÓSITOS, LDA. Sarilhos Pequenos 879 411 €235 STOCKOUT COMERCIO DE VESTUARIO, CALÇADO E ACESSORIOS UNIPESSOAL, LDA Alcochete 870 861 €236 FUELGRAM - MARKETING AGENCY, LDA Sobreda 857 494 €237 DNCK TRADING, UNIPESSOAL, LDA Aldeia De Irmãos 848 550 €238 SGL BUSINESS SERVICES, UNIPESSOAL LDA Lavradio 824 516 €239 TERSADO - TERMINAIS PORTUÁRIOS DO SADO, S.A. Setúbal 821 037 €240 THERMOHEAT PORTUGAL - UNIPESSOAL, LDA Corroios 818 472 €241 INORM - PRODUÇÃO DE PUBLICIDADE, LDA Charneca Da Caparica 817 569 €242 OVO SOLUTIONS - SOLUÇÕES AMBIENTAIS, S.A Alhos Vedros 817 293 €243 TARGET DISPLAY - TRADING, LDA Montijo 816 452 €244 BEBÉ VIDA - CIÊNCIAS PARA A VIDA, S.A Almada 814 174 €245 LEGISMIRCAT, UNIPESSOAL, LDA Moita 807 189 €246 COLICAPELA 2 - CONSTRUÇÕES, LDA Pinhal Novo 804 379 €247 EMITI,LDA. Qtª Das Rebelas 801 442 €248 ANTHURIANA, UNIPESSOAL LDA São Francisco Da Serra 801 063 €249 CASO - CENTRO DE ABATE DE SUÍNOS DO OESTE, S.A. Montijo 797 222 €250 DRESENSON PORTUGAL, LDA Sesimbra 788 848 €

Ranking das 250 Maiores Empresas Exportadoras do Distrito de Setúbal

Page 16: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

16 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Page 17: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 17

Page 18: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

18 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

Moita

Luís Geirinhas

Nuno Cavaco afirma que muitas pessoas têm dificuldades no acesso a Equipamentos de Protecção Individual

BAIXA DA BANHEIRA E VALE DA AMOREIRA

Cinco mil máscaras distribuídas juntode população carenciada

Desde a última sexta-feira e à seme-lhança de outros pontos do concelho da Moita, a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amorei-ra está a proceder à “distribuição de duas máscaras cirúrgicas a cada pes-soa que as solicite”. Em declarações a O SETUBALENSE, o presidente Nuno Cavaco adiantou que até esta quarta--feira “já foram entregues cerca de cinco mil máscaras” junto da popula-ção, em vários pontos existentes nas duas localidades, tendo acrescentado que “desde que começámos a fazê-lo, temos entregue máscaras, sobretu-do, às pessoas mais carenciadas, mas também a outros grupos”, tendo sido o próprio a realizar parte desta tarefa.

O autarca afirmou que em média, aquela União de Freguesias tem efec-tuado “a entrega de 700 máscaras por dia, compradas na sua maioria pelo nosso executivo e pela câmara municipal”, a uma empresa que pos-sibilitou que a encomenda chegasse o mais cedo possível ao concelho. “Ape-sar de já termos algumas em nosso poder, decidimos adquirir um total de 6500 máscaras para distribuir” pelos habitantes.

Nuno Cavaco disse ainda que tem fornecido algum deste material a “co-lectividades” da região e que preten-de proceder em breve a uma acção na Rua 1º de Maio, uma das artérias onde se registaram, anteriormente, alguns ajuntamentos de pessoas. “A máscara é descartável e só pode ser utilizada num determinado período, pelo que já são várias as pessoas que as usam apenas para ir comprar pão ou à mercearia”, sublinhou, tendo referido que, desde que sejam bem usadas, as mesmas “podem durar alguns dias”.

“Pelo que entendemos e apesar

União de Freguesias quer distribuir máscaras na Rua 1º de Maio

DR

de não ser da nossa competência, é que se não o fizéssemos havia muita gente que não tinha acesso a usar máscara”, afirmou, tendo no último sábado surgido o caso de uma família numerosa a quem a junta teve a ne-cessidade de entregar mais de uma dezena de unidades.

O presidente realçou ainda que a União de Freguesias preferiu não adoptar a distribuição das unidades pelo correio, na medida em que “são

vários os fogos que não são de primei-ra habitação ou que não têm pessoas a morar”, e desta forma “estaríamos a desperdiçar várias máscaras”, ex-plicou.

Em relação ao concelho, o autarca informou igualmente que até esta data o município “já deu cerca de 10 mil máscaras” à sua população, estando previstas mais acções para fazer chegar este tipo de materiais aos residentes.

PMRU

PS aponta falhas em documentos do município

Carlos Albino, líder da concelhia do Par-tido Socialista da Moita e vereador na Câmara Municipal da Moita, questiona “quanto mais tempo irá a autarquia “en-ganar” quem procura apoios à reabilita-ção urbana?", apontando erros em docu-mentos oficiais que remontam a 2015.

O socialista refere que o “concelho tem imensos desafios, e um deles é o da reabilitação urbana”.

Devido à “enorme expressão” des-te “problema” no concelho da Moita o actual Regime Jurídico da Reabilitação Urbana (RJRU) assumiu o objectivo de agilizar e dinamizar a reabilitação ur-bana, flexibilizando e simplificando os procedimentos de criação de áreas de reabilitação urbana, medida essa que permite flexibilizar também o aces-so a uma taxa de IVA reduzida para a realização de obras (6%), isenções de IMI, IMT, IRS, entre outros apoios que existem”, destaca.

Foi nesse quadro que surgiu o Pro-grama Municipal de Reabilitação Urba-na (PMRU | Moita 2025), aprovado em Assembleia Municipal em Setembro de 2015, definindo as áreas de reabilitação urbana das freguesias e Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio-Rosário, Moita, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira, com o objectivo de “promover a rege-neração do tecido urbano”.

E, mais tarde, em 2016 e 2019, em Assembleia Municipal, o PS votou fa-voravelmente o alargamento das Áreas de Reabilitação Urbana, em cada uma das freguesias, com o pressuposto de que a aplicação dessas medidas permi-tisse “delinear novos limites para uma nova Área de Reabilitação Urbana no aglomerado urbano”.

Agora, o PS refere que os documen-tos disponíveis para consulta em sites oficiais da Câmara Municipal da Moi-ta, “remetem para 25 de Setembro de 2015” e o líder desta bancada considera que esta falha faz com que os objecti-vos a que o PS s propôs “com esse alar-gamento” fiquem “comprometidos”, uma vez que a informação disponível ao público está incorrecta.

Ana Martins Ventura

Os casos de Covid-19 subiram em 8 dos 13 concelhos do distrito que agora contabiliza 1144 infectados. Os concelhos de Moita (115), Barreiro (172), Seixal (262) e Almada (305) representarem maior incidência.Segundo fonte próxima ao Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, “uma parte considerável” dos pacientes Covid-19 a receber tratamento no Hospital Nossa Senhora do Rosário, “são residentes em Baixa da Banheira e Vale da Amoreira”. A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, já havia confirmado a O SETUBALENSE que Moita e Barreiro apresentavam cadeias de transmissão, “mas não se podia considerar que as mesmas estivessem activas”.Isto porque, o aumento de casos nestes concelhos também está relaccionado com o facto de parte dos novos infectados serem trabalhadores das fábricas Raporal, Montalva e Carmonti. “Os seus familiares foram colocados em isolamento”, mas é necessário esperar “os 14 dias do período de incubação do vírus”, para garantir que as cadeias de contágio foram interrompidas.

Covid-19 Distrito com 1144 casos

A União de Freguesias tem efectuado a entrega de 700 máscaras por dia

700

Page 19: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 19

cerca de 100 empréstimos.Para usufruir dos livros os leitores devem contactar, por telefone, as bibliotecas municipais solicitando os documentos pretendidos ou consultar online o catálogo das Bibliotecas

Municipais da Moita, disponível em http://biblioteca.cm-moita.pt. E a partir dessa plataforma podem seleccionar e verificar a disponibilidade dos mesmos.

Bibliotecas municipais retomam empréstimode livros

As quatro bibliotecas municipais do concelho da Moita já reiniciaram o empréstimo de livros, CD’s e DVD’s, através do projecto “Livros a Circular”. Com início no passado dia 12, este novo projecto já permitiu efectuar

Novo percurso interpretativo liga Moita ao Gaio-Rosário

O município da Moita anunciou a cria-ção de um percurso interpretativo na zona ribeirinha que liga aquela vila à freguesia do Gaio-Rosário e que se insere no projecto de valorização “Moita Património do Tejo”, tendo sido recentemente colocadas “seis estruturas informativas” que integra este trajecto e que permitem, de for-ma autónoma, o “acesso a um maior conhecimento da história e do patri-mónio” do concelho.

Deste percurso fazem parte a Capela do Rosário, o Estaleiro Naval do Gaio, o Moinho de Maré da Quinta do Rosário, assim como a Oficina de velas e Ferreiro Naval, o Moinho de Vento do Gaio e o Sítio Arqueológico do Gaio. Também o Pátio e os Fornos de Cal são apresenta-dos nestas estruturas com informações bilingue, em português e inglês.

Refira-se que a colocação destas estruturas, segundo a autarquia,

Luís Geirinhas

Seis estruturas informativas promovem história e património concelhios

ZONA RIBEIRINHA

“é a última intervenção da candi-datura ‘Valorização do Património Ribeirinho e Promoção do Cluster da Náutica de Recreio’, financiada pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa”. A

candidatura, acrescenta o municí-pio, incluiu a construção de um novo ancoradouro no cais setecentista da Moita, que “possibilita a expansão das actividades náuticas fluviais”, para além do reforço do Moinho de

Maré da Quinta da Freira, assim co-mo o “reforço da rede de percursos pedestres e cicláveis”.

A autarquia destaca que o percurso foi ainda enriquecido pela “criação de um itinerário interpretativo do Esta-

leiro Naval de Sarilhos Pequenos e reabilitação da exposição perma-nente do Sítio das Marinhas, centro de interpretação ambiental que “rea-brirá ao público logo que possível”, anunciou a câmara municipal.

DR

Seis estruturas contam história e retratam património ribeirinho

A organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu um total de 504 candidaturas ao concurso deste ano, que será dedicado à “Cultura Popular”. Entre os nomeados, conforme noticiado anteriormente, está o município da Moita, que decidiu apresentar-se a concurso com um conjunto de cinco patrimónios. Os resultados de avaliação feita por um painel de especialistas, numa terceira fase, serão conhecidos a 7 de Junho, num programa que será

Concurso Finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular

emitido em directo pela RTP1, com um atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela Covid-19.

Recorde-se que a autarquia da Moita se candidatou às 7 Maravilhas da Cultura Popular com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem; Pinturas Tradicionais em Embarcações; com o Huga-Huga, na categoria de música e danças; com o Varino Boa Viagem e com a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.

DR

Page 20: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

20 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

# Fique em casa

Tudo o que precisa perto de si... Apoie o comércio local

D. TERESAPARAPSICÓLOGA - MÉDIA

Trata de problemas: Espirituais, Curas, Invejas, Bruxedos, Saúde,

Amor

40 Anos de Experiência em Portugal

Telf: 211 566 838 / 912 291 004 / 914 544 601

A SUA FARMÁCIA MAIS PERTO DO QUE NUNCA

ENTREGAS AO DOMICÍLIO

GRATUITO PARA COMPRAS SUPEREIORES A 25€NO CONCELHO DA MOITA E BARREIRO

3,50€ PARA COMPRAS INFERIORES A 25€E OUTROS CONCELHOS

Telf: 215 859 736 • 910 326 210Rua Joly Braga Santos, Loja 2 e 4 2860 - 129 Alhos Vedros

Page 21: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 21

Page 22: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

22 O SETUBALENSE 21 de Maio de 2020

CARNEIRO 21.03 a 20.04No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos. TOURO 21.04 a 21.05No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimen-tos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise. GÉMEOS 22.05 a 21.06No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.CARANGUEJO 22.06 a 22.07No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente re-novados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.LEÃO 23.07 a 23.08No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profis-sional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver. VIRGEM 24.08 a 23.09No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em rela-ção. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.BALANÇA 24.09 a 23.10No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.ESCORPIÃO 24.10 a 22.11No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de dece-ções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado. SAGITÁRIO 23.11 a 20.12No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.AQUÁRIO 21.01 a 19.02No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.PEIXES 20.02 a 20.03No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIROResolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espiri-tuais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - MontijoE-mail:[email protected] Muito se tem dito sobre

“estarmos todos no mesmo barco”, perante a Covid-19.

De acordo, no mesmo barco mas em classes muito diferentes... En-quanto alguns vão no porão, outros viajam com certeza em primeira classe.

Segundo a Rede Europeia Anti Pobreza, existem no nosso país mais de 2 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social e cerca de 1,7 milhões encontram--se em risco de pobreza monetária. “A Península de Setúbal é a quarta região mais pobre do país”, aler-tava, em 2018, a Plataforma para o Desenvolvimento da Penínsu-la de Setúbal. Bem sei que estes números nos parecem uma mera abstracção, mas traduzem casos bem reais e alguns deles mesmo à nossa porta!

Muito recentemente, foi divul-gado pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal um aumento das pessoas em situação de sem--abrigo na cidade, na ordem dos 150%, havendo mesmo casos de pessoas que se deslocaram de ou-tros concelhos do distrito na ten-tativa de receberem algum apoio. A Cáritas de Setúbal tem ainda garantido alimentação a muitos cidadãos que têm um tecto mas cujas dificuldades económicas, agudizadas pela pandemia, não lhes permite fazer face às despesas mais básicas. Estas instituições de solidariedade estão a sofrer uma grande pressão adicional para en-contrar respostas capazes para quem delas necessita.

Mas este não é o único exemplo de como Setúbal se encontra dela-pidada. No final de Fevereiro, de-zenas de pessoas viram parte das suas casa demolidas, na Quinta da Parvoíce. Embora estas construções estivessem em situação irregular e

Do porão à primeira-classe, no barco da Covid-19

OPINIÃO

Cristina Rodrigues

num local sujeito a aluimento de terras, os seus moradores rece-beram o aviso de demolição com parcos dias de antecedência. E se um dos principais motivos para es-tas obras seria, segundo o próprio documento, “condições de segu-rança”, não deixa de ser curioso o facto de todo o material demolido continuar onde tombou pela acção das máquinas, pondo em causa a circulação de quem ainda lá vive. E estas são pessoas que trabalham, com projectos de vida mas a quem simplesmente lhes falta os meios financeiros para viver noutro lugar. Há agora famílias cujas condições são ainda mais lamentáveis: algu-mas sem o anexo ainda que lhes ser-viria de casa de banho, outras sem o que lhes serviria de cozinha e outras que têm como vizinhos mais próxi-mos os escombros de demolições que decorreram há quase 3 meses!

Mais perto da capital, em Almada, há quem viva também em situação digna de nota para que não caia no esquecimento. Os bairros Torrão, Cova do Vapor e Terras da Costa são zonas severamente carenciadas onde há centenas de pessoas com grave escassez material a todos os níveis, havendo mesmo habitações sem electricidade. O mais chocante, pa-rece-me, é o caso das Terras da Costa, onde residem cerca de 50 agregados familiares que, sem água canalizada, recorrem a um chafariz para ter aces-so a um dos bens mais essenciais...

E enquanto há uns que lutam pela sua sobrevivência e outros tantos que lutam em prol destas pessoas, continua a haver injec-ções de erário público em gran-des bancos, cujos accionistas e gestores não toleram perder um cêntimo, tudo com a conivência do nosso Governo. Faz-lhes falta descer ao porão do barco!

Deputada do PAN

Enquanto uns lutam pela sua sobrevivência

continua a haver injecções de

erário público em grandes

bancos

Page 23: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

21 de Maio de 2020 O SETUBALENSE 23PUBLICIDADE

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃODR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00hSábado: 09.00/12.00h

Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbalwww.precilab.pt | tel. 265 529 400/1

telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408

ANUNCIE NO SEU DIÁRIO

DA REGIÃO

Bloco Clínico

Necrologia

CARLOS MANUEL FERNANDES

PEREIRA

A família vem por este meio agradecer a to-das as pessoas que se dignaram a acompa-nhar o funeral ou que de alguma forma mani-festaram o seu pesar.

(1960 – 2020)Participação e Agradecimento

FRANCISCO JOÃO MARTINS

FERREIRA

A funerária Armindo lamenta informar o fale-cimento de Francisco João Martins Ferreira. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, ma-nifestaram as suas condolências.

(1939 – 2020)Participação e Agradecimento

DOMINGAS DOS SANTOS GUERREIRO

A funerária Armindo lamenta informar o fale-cimento de Domingas dos Santos Guerreiro. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, ma-nifestaram as suas condolências.

(1939 – 2020)Participação e Agradecimento

FRANCLIM MARTINS DE MELO

A funerária Armindo lamenta informar o fa-lecimento de Franclim Martins de Melo. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

(1942 – 2020)Participação e Agradecimento

Page 24: PUBLICIDADE...JUDE A MANTER O U JORNAL U JORNAL ODOS OS DIAS osetubalense ARA ORMAR! Eurico Brilhante Dias Secretário de Estado da Internacionalização em entrevista p10 …

02:54 ~ 3.2 m ~ Preia-mar09:01- ~ 0.8 m ~ Baixa-mar15:14 ~ 3.2 m ~ Preia-mar21:15 ~ 0.8 m ~ Baixa-marSE

TÚBA

LTR

ÓIA

SIN

ES

SESI

MBR

A

ALM

ADA02:32 ~ 3.2 m ~ Preia-mar

08:40 ~ 0.9 m ~ Baixa-mar14:51 ~ 3.1 m ~ Preia-mar20:52 ~ 0.9 m ~ Baixa-mar

02:31 ~ 3.1 m ~ Preia-mar08:43 ~ 0.8 m ~ Baixa-mar14:52 ~ 3.1 m ~ Preia-mar20:54 ~ 0.9 m ~ Baixa-mar

03:17 ~ 3.6m ~ Preia-mar08:54 ~ 0.9 m ~ Baixa-mar15:36 ~ 3.6 m ~ Preia-mar21:05 ~ 0.9 m ~ Baixa-mar

MARÉS

FICHA TÉCNICA REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Ana Martins Ventura Desporto Ricardo Lopes Pereira, Miguel Nunes Azevedo Secretárias de Redacção Teresa Inácio, Graciete Rodrigues PUBLICIDADE Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Baptista, Célia Félix, Mauro Sérgio IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal [email protected] DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com