PULVERIZAÇÃO

5
PROGRAMA PREVENT DENGUE Aplicação: O Programa pode ser Implementado em Clientes do Primeiro Setor (Órgãos Públicos), Segundo Setor (Empresas Mercantis) e/ou Terceiro Setor (Associações, ONG´S, Entidades Sociais). Quadro Atual: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes AEGYPTI tem origem africana, echegou ao Brasil junto com os navios negreiros, através de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife/PE. Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador/BA, reaparecendo em novo surto em 1792. O AEDES AEGYPTI é um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas, sob mesas, cadeiras, armários etc., alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas. Em média, cada aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias. Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais.

description

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes

Transcript of PULVERIZAÇÃO

Page 1: PULVERIZAÇÃO

PROGRAMA PREVENT DENGUE

Aplicação:

O Programa pode ser Implementado em Clientes do Primeiro Setor (Órgãos Públicos), Segundo Setor (Empresas Mercantis) e/ou Terceiro Setor (Associações, ONG´S, Entidades Sociais).

Quadro Atual: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes

AEGYPTI tem origem africana, echegou ao Brasil junto com os navios negreiros,

através de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife/PE. Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador/BA, reaparecendo em novo surto em 1792.

O AEDES AEGYPTI é um inseto cosmopolita, encontrado principalmente em

locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas, sob mesas, cadeiras, armários etc., alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas. Em média, cada aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias. Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais.

Page 2: PULVERIZAÇÃO

Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito.

O AEDES AEGYPTI põe seus ovos em

recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva. A transmissão da dengue, bem como da febre amarela, depende da concentração do mosquito: quanto maior a quantidade, maior a transmissão. Esta concentração está diretamente relacionada pela presença das chuvas: mais chuvas, mais mosquito. A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Um único mosquito, em 45 dias de vida, pode contaminar até 300 pessoas. Para o Programa Prevent Dengue adotamos produtos a base de Nim combinado com o retentor de líquidos GreenPlus. O Nim (Azadirachta Indica) é conhecido como árvore da vida, pertence a família Meliaceae, pesquisada, cultivada e com crescente utilização nos EUA, Austrália, África e América Centra. A substância principal do Nim é a Azadirachtina, porém há outros princípios: triterpenóides, geduninas, nimbim e liminoides, que potencializam sua ação inseticida. O Nim auxilia no combate de mais de 413 espécies de pragas de cultivos e criações, entre elas: mosca branca; mosca das frutas; mosca minadora; pulgões; brasileirinho; traça das frutíferas; lagarta do cartucho; broca do tomateiro; ácaros fitófagos; trips;

cachonilhas; broca; percevejos; mosquitos; pernilongos, inclusive o aedes aegypt; berne; carrapatos. PROPRIEDADES: Repelência e limitação do apetite do inseto; Interrupção do crescimento do inseto – distúrbio na ecdise; Morte de ninfas e ovos de insetos; Diminui população de nematoides fitófagos.

Page 3: PULVERIZAÇÃO

O Green Plus é um produto em pó, branco, atóxico, com o poder de retirar o oxigênio da água, pelo processo de aglutinação e solidificação das moléculas de águas. Desta forma, ao aplicar em águas represadas, paralisa a proliferação dos ovos, larvas e pulpas do mosquito da dengue, aedes aegypt, interrompendo e eliminando o ciclo de vida do mesmo. Após a retenção da água pela aplicação do Green Plus, a água tende evaporar e o produto retorna à forma de grãos. Os benefícios em aplicar o Green Plus é a prevenção da proliferação do vetor, garantindo mais bem estar às pessoas e o Green Plus é totalmente seguro quanto à sua utilização Para atuarmos com de forma eficaz na prevenção e combate a dengue é necessário desenvolvermos ações diferenciadas nas área abertas (públicas) e nas áreas fechadas (residências e empresas): A) AÇÕES EM ÁREAS ABERTAS (PÚBLICAS):

Pulverização do produto Original Nim através de equipamento acoplado em motocicletas, constituindo uma ferramenta inovadora no combate a vetores e pragas urbanas e agrícolas. Desenvolvido para ser utilizado em motocicleta, possibilita o controle e prevenção do mosquito da dengue, pernilongos, borrachudos, entre outros vetores, em áreas de difícil acesso onde carros fumacê não tem penetração como: favelas, morros, becos, terrenos baldios, ferros-velhos, beira de canais, etc. A operação é realizada por profissional qualificado, com equipamentos de proteção individual – EPI e devidamente uniformizado.

B) AÇÕES EM ÁRES FECHADAS (RESIDENCIAS E EMPRESAS):

Distribuição de livreto explicativo em formato infanto-juvenil de forma a atingir todo tipo de público e potes de 50 mg de Solo Fértil Plus para todas as residencias e empresas, para ser colocado em vasos e jardins, o Solo Fértil Plus irá agir como bactericida e retentor de água. A distribuição é realizada por profissional qualificado e devidamente uniformizado.

Page 4: PULVERIZAÇÃO

Original Nim: Produto Não Tóxico:

Contém 1.200 PPM de Azadiractina;

Registro na ANVISA: Azadiractina 0,12%p/p, solvente; 3.4191.0002.001-4;

Composição: Princípio Ativo Azadiractina 0,12% p/p

Modo de Usar Diluir 1 litro do produto em 100 litros de água e aplicar por pulverização na dose de 10ml/m² em zonas urbanas e rurais

Restrição de Uso Não aplicar em dias chuvosos e horários quentes do dia;

Intervalo de aplicação

15 a 15 dias

Reentrada nos locais Tempo imediato

Finalidade

O produto Base Nim é eficaz larvas e mosquito aedes aegypti e a espécie de mosca-branca Bemisia argentifolii. Pode ser usado também no controle de mais de 400 tipos de insetos e pragas, tais como: lagartas, pulgões, bicudos, ácaros, percevejos e outros. Os princípios ativos do Nim são sensíveis a luz e ao calor, portanto, mantenha as as embalagens em locais frescos e ao abrigo da luz. Durante o inverno, em locais frios, o Óleo de Nim pode se solidificar e por isso temos que nos certificar que a emulsão esteja dissolvida antes de formular a pulverização

Apresentação: Embalagens de 100 mL; 250 mL 1 L; 5 L; 20 L.

Solo Fértil Plus: Produto não Tóxico:

Contém Cálcio, Cobre Estabilizado pH 7;

Registro no MAPA SP-90.934 10.000-2;

Modo de usar Aplicar diretamente sore a terra ou o suporte do canteiro ou vaso.

Fertilizante Foliar Eficiente no controle de várias doenças das plantas. Calda estabilizada, não flocula.

Recomendações Produto apropriado para agricultura tradicional, orgânica e plantas perenes.

Vantagens Produto apropriado para agricultura tradicional, orgânica e plantas perenes.

Classificação

Fertilizantes Orgânicos Compostos – Classe A Produto que vem ao encontro dos mais modernos conceitos de agricultura sustentável, livre de resíduos químicos tóxicos;

Pragas

resistência à diversas pragas, tais como: Vaquinhas, Angolinhas, Cigarrinha Verde, Cochonilhas e Trips

Page 5: PULVERIZAÇÃO

Toxidade Evitar contato com a pele, utilizar proteção anti-corrosão para o equipamento de pulverização.

Apresentação Embalagens de 50 gr.