PV Dezembro-2012

19
Vivas PÁGINAS Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Dezembro de 2012 - Ano 45 – N. 313

description

Informativo da INSA

Transcript of PV Dezembro-2012

Page 1: PV Dezembro-2012

VivasPÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Dez

embr

o de

201

2 - A

no 4

5 –

N. 3

13

Page 2: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.313

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!

«E a Palavra se fez ho-mem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fi-delidade. Ninguém jamais viu a Deus; quem nos reve-lou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai.» (Jo 1,14.18).

O final de um ano é sempre momento propício para refletir sobre a caminhada, per-ceber o bem realizado, as conquistas e as dificuldades, o quanto recebemos de Deus e aquilo que nos faltou atingir. É um tempo um tanto “mágico” pelo fato de concluir uma etapa e vislumbrar o nascimento do novo que chega pleno de esperança, que vem para re-fazer as forças e dar aquela certeza de que o próximo ano será melhor e, com certeza, o será se confiarmos na presença amorosa do Senhor que nos ama e que todo dia nos ofe-rece a sua bênção e a vida em plenitude. No início deste 2013 é importante pedirmos as graças que necessitamos para crescer na fé e na caridade, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo e dando continuidade ao Reino que Ele nos anunciou.

«A paz não é um sonho, nem uma utopia; a paz é possível. Os nossos olhos devem ver em profundidade, sob a superfície das apa-rências e dos fenômenos, para vislumbrar

uma realidade positiva que existe nos cora-ções, pois cada homem é criado à imagem de Deus e chamado a crescer contribuindo para a edificação de um mundo novo», afirma Sua Santidade, o Papa Bento XVI, na mensagem referente ao Dia Mundial da Paz.

Esta edição do Páginas Vivas nos apre-senta, entre outras notícias, a Celebração dos 25, 50 e 60 anos de Vida Religiosa de um gru-po de FMA da Inspetoria Nossa Senhora Apa-recida; as festividades natalinas e de ação de graças por mais um ano de atividades educa-tivas nas Unidades da INSA e as comemora-ções de conclusão do Curso Básico (3º ano do Ensino Médio) nas Escolas.

Desejo que o Senhor abençoe, ilumine e proteja cada um/a, seus familiares e as Co-munidades Educativas e que Maria, Mãe de Deus, continue sendo presença viva e sensí-vel em nossas vidas.

Feliz e abençoado 2013!

Minhas preces e um abraço fraterno.

Ir. Maria [email protected]

Page 3: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.313

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 14

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 06

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 12

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 04

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 15

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 09

Instituto Laura Vicuña Uruguaiana - pág. 07

Aniversariantes - pág. 19

Casa Santa Teresa Porto Alegre- pág. 10

Page 4: PV Dezembro-2012

Um cair de tarde festivo e bem Salesiano!

Sim, foi muito festivo o cair da tarde do dia 10 de de-zembro. Toda esta festividade envolvia o dinâmico grupo da União Ir.Teresa V.Pantellini, das Ex-alunas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé-PR. O motivo da reunião dessas ex-alunas era o de confraternizar e presen-tear “o amigo secreto”. Jun-tamente com as ex-alunas participaram também Ir. Alice Demarchi, diretora do INSA, nossa queridíssima Ir.Ivete Terezinha e as quatro voluntá-rias que também fazem parte desta comunidade.

A celebração foi iniciada com um comentário da Presi-dente Maria de Lourdes B.de Carvalho que propôs a prece de agradecimento a Deus e a nossa Mãe Auxiliadora, se-guida das palavras de Ir. Alice que trouxe uma mensagem sobre o tempo que estamos vivendo, tempo de preparação para o Natal, tempo de con-versão e de colocar o nosso coração à disposição do Sal-vador para que Ele opere em

nós, através do Divino Espíri-to Santo, todas as transforma-ções de que necessitamos. Ir. Ivete disse às ex-alunas que as Irmãs sentem-se honradas com a presença do nosso gru-po, todas as vezes que nos reunimos no INSA. Algumas ex-alunas também emitiram a sua mensagem, entre as quais um agradecimento à Di-reção por nos acolher sempre com muito carinho quando realizamos nossos encontros. Sentimo-nos em nossa casa! E a festa?

A festa foi muito divertida,

Ano 45 n.3134- Páginas Vivas

a revelação do “amigo secre-to” surpreendeu a todas e os quitutes estavam saborosos, além do sorvete, do frisante geladinho e do vinho....!!!!

Que maravilha poder aguardar a chegada do Divino Salvador com muita alegria, comemorando e desfrutando do ambiente que já nos é tão familiar. Que as alegrias do Natal renove os nossos cora-ções e que em 2013 possa-mos estar novamente unidas para continuar a missão que nos é reservada.

Ex-alunas de Cambé durante encerramento das atividades de 2012

l Cambé-PR

Ex-aluna Idalina Bertan deixa o seu depoimento sobre o encerramento das atividades do ano em Cambé:

Page 5: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.3135- Páginas Vivas

Quisera, Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro

do meu coração e nela pendurar, em vez de pre-sentes, os nomes de to-dos os meus amigos. Os amigos de longe e aque-les de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que, às vezes, ficam es-quecidos.

Os constantes e os intermitentes. Os das ho-ras difíceis e aqueles das horas alegres; os que sem querer, eu magoei, ou, sem querer me ma-goaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem não me são conhecidos, a não ser as aparências. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito

Despedida do 3º ano do Ensino Médio do INSA de Cambé

devo. Meus ami-gos humildes e os meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já passa-ram pela minha vida.

Quisera uma árvore de raízes muito profundas para que seus

l Ir. Solange Sanches

nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração e os de ramos muito exten-sos, para que novos nomes vindos de todas as partes venham juntar-se aos exis-tentes. Que minha árvore tenha sombras muito agra-dáveis para que nossa ami-zade seja um aumento de repouso nas lutas da vida.

Que o Natal esteja vivo dentro de nós em cada dia do ano que se inicia, para que possamos viver sempre o amor e a fraternidade.

Com esse espírito na-talino a direção, coordena-ção e professores prepa-raram para os alunos do Terceiro Ano um momento de reflexão e confraterniza-ção, no dia 06 de dezem-bro. Durante o encontro, os alunos foram recepcio-nados pela professora Lu-ciana Albieri que entregou um colar de flores como sinal de acolhida e ale-gria. A pofessora Adriana Mazia envolveu-os por um tempo com jogos de carta, em seguida foram para a capela onde encontraram suas professoras do Ensi-no Fundamental I, Elaine e Eliete, que conduziram

uma reflexão fazendo me-mória do tempo vivido nesta Escola, enfatizando o tempo do Advento como um tempo de esperança e renovação espiritual. Na sequência, a professora Rosana Magri, preparou, na biblioteca, uma hora do conto relembrando as histórias com a tradicio-nal história do Chapeuzinho Vermelho. Professor Alcides, ministrou uma palestra, com alguns questionamentos: e agora? Qual caminho seguir? O que estou escolhendo? Le-vando-os a pensar no sentido da vida e das escolhas para que no final não precisem di-zer: devia ter amado mais... O encontro culminou com a entrega de uma carta escri-

ta pelos pais e entregue pelo Papai Noel. A noi-te foi concluída com um lanche partilhado prepa-rado pelas famílias.

Também este mo-mento chegou ao seu fim, traduzindo um ar de lembrança imorredoura, de chama quente a dei-xar rastro brilhante e ar-dente em cada coração de aluno apaixonado por tudo que envolve amor, amizade, entusiasmo, di-namismo, esperança em um acréscimo de “eterna saudade”.

l Cambé-PR

Page 6: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.3136- Páginas Vivas

l Cambé-PR

Solidariedade é isso. Quando fazemos algo por alguém, é para Je-

sus Cristo que estamos fa-zendo, pois Ele, na sua Pala-vra nos diz: “Quando fizerdes algo por esses pequeninos é a Mim que o fazeis”. Quando somos solidários, os primei-ros beneficiários somos nós mesmos que assumimos nos-so lugar na história, deixamos de ser as “vítimas”, desespe-rançados, para sermos men-sageiros da esperança. Só a solidariedade resgata para nós a grandeza e a dignidade com que o Criador nos fez, plenos de sentido existencial e imensamente ricos de pos-sibilidades.

Com o espírito natalino e cheios de gratidão, mais uma vez os alunos do INSA, rea-lizam o Natal Solidário, arre-cadando brinquedos, bonés, jogos e refrigerantes, para a ‘ONG Viver’, que atende

Natal é Jesus que nasce na gruta de um coração solidário!

crianças com câncer e seus familiares. A Campanha ini-ciou no dia 12 de novembro e foi concluída no dia 30 de novembro com a entrega das doações. Ir. Solange Sanches afirma: “Acreditamos que to-

l Ir. Solange Sanches

das as Campanhas de 2012 tiveram sucesso, graças ao empenho de todas as famí-lias, as quais agradecemos e desejamos um Santo Natal e um feliz 2013.”

Alunos do INSA arrecadando brindes para o Natal Solidário

l Itajaí- SC

Homenagem aos educandos destaques de 2012l Ir. Iara Poffo

Dia 14 de dezembro, re-alizou-se no Lar Pe. Jacó, a premiação do “Educando Destaque” de 2012 do Gru-po de Dança III. O Educando Destaque é realizado anual-mente e é uma iniciativa do Grupo de Dança III coorde-nado pela educadora Milene Solange Faustino. O mesmo tem como objetivo valorizar o empenho de cada educando e reconhecê-lo como condição para o exercício consciente da cidadania. Parabenizamos os educandos destaques des-te ano de 2012.Matutino: Melhor nota es-

colar: Victor Espíndola Destaque na disciplina: Ka-ren Helen FrançaRevelação: Kauany Rebeca da Silva VianaDestaque na dança: Flávio Patrick França CostaVespertino: Melhor nota Es-

colar: Tracy Elisa AugustinhoRevelação: Lucas BasqueraDestaque na disciplina: Car-los Alberto Ventura da SilvaDestaque na dança: Carlos Alberto Ventura da Silva

Nosso agradecimento a educadora pela iniciativa.

Page 7: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.3137- Páginas Vivas

l ItajaíSC

Exposição dos trabalhos da oficina de artes

A Associação Pró - Menor Lar Pe. Jacó promoveu dos dias 10 a 14 de de-

zembro a exposição compos-ta por obras natalinas de 16 educandos que participaram da oficina socioeducativa de Artes da unidade dos turnos matutino e vespertino. A mes-ma foi coordenada pela edu-cadora Tereza Roncati. Os educandos adquiriram conhe-cimentos sobre estilos e téc-nicas, articulando imaginação e percepção, para realizar as construções artísticas usando materiais apropriados. Foram meses de dedicação, empe-nho e intensa aprendizagem, em que eles assimilaram a im-portância da arte como forma

l Ir. Iara Poffo

de expressão e ferramenta para a promoção de direitos e valores humanos. Juntos, se tornaram criadores e autores de suas próprias histórias, as-sumindo o protagonismo de

Exposição de Artes do Lar Pe. Jacó

mostrar suas individualidades e habilidades. A comunidade educativa, pais e colaborado-res, puderam apreciar o belo trabalho realizado pelos edu-candos.

ILV 50 anos: Vista AéreaNo dia 28 de novembro

de 2012 foi realizada a co-reografia para a foto aérea dos 50 anos do Instituto Laura Vicuña. Esta ativi-dade foi conduzida pela professora de Educação Física, Mércia Siqueira Pin-to que ao longo do ano foi ensaiando com os alunos do turno da manhã. O ILV contou com a participação da Brigada Militar- COE – Batalhão de Aviação para que a foto fosse feita. Fica o nosso agradecimento na pessoa do Major Marcio Roberto Galdino a toda equipe de apoio, para a re-alização da atividade.

l Ir. Denize Salvador

Vista aérea do ILV- Uruguaiana

l Uruguaiana- RS

Page 8: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.3138- Páginas Vivas

Natal antecipado: Madrinhas e padrinhos por um dia!

A Infância Missionária do Instituto Laura Vicuña realizou a conclusão das

atividades no dia 27 de no-vembro de 2012, realizando uma visita muito especial às crianças que adotaram como afilhados (as) neste natal. As crianças juntamente com Ir. Blondina e seus pais foram até as famílias nos bairros es-colhidos levar o presente de Natal. Segue o depoimento da visita:

“Nossa visita e festa foi uma surpresa. As famílias não tinham sido avisadas, e se podia ler nos olhos, na fisio-nomia, a satisfação. Sentimo-nos todos irmãos, mesmo se alguns pais e mães estives-sem com o coração apertado ao constatar a precariedade da situação, o estado das ca-sas. Presenciei o gesto de ge-nerosidade, feito com enorme discrição por uma mãe, como-vida, ao perceber que a famí-lia que perdera a casa com o incêndio, tinha sido acolhida por parentes mais pobres ainda, que repartiam com eles o que tinham. Ela pas-sou às mãos trêmulas do Sr. Manoel, uma ajuda financei-ra. Houve também gestos de

crianças da IM que disponibi-lizaram brinquedos, bonecas que guardavam para outro momento. Constatei também a sensibilização entre as mães e pais, especialmente em re-lação à reconstrução da casa queimada. Essa família, que no momento da catástrofe, recebera algum auxilio, ago-ra ficara esquecida.

Nosso OBRIGADA ao Es-pírito de Deus, que nos fez intuir uma atividade bem den-tro da essência da Infância Missionária. Meu obrigada às famílias da IAM que respon-deram com disponibilidade e

interesse, ao solicitarmos seu consentimento e colaboração. Realmente, este foi um acon-tecimento que marcou pesso-al e vitalmente as crianças. Elas estavam alegres, toca-das pela experiência vivida. Junto com a emoção de ver a precariedade da situação de crianças da sua idade, trans-parecia a felicidade de terem proporcionado momentos de alegria, prazer, felicidade”.

Ir.Blondina Walchak - Animadora da IAM

Grupo Esquadrão do Bem O grupo de alunos Esqua-

drão do Bem encerrou suas atividades na noite de 30 de novembro de 2012 com um momento muito especial para eles, a “Noite do Soninho”. A noite foi vivenciada com mui-tas atividades num clima de descontração, amizade e con-fraternização. Foram acompa-nhados pelos professores Ale-xandro Rodrigo Possatto, Ana Paula Ribeiro e as Irmãs Ma-rivone Mai e Denize Salvador que compartilharam a alegria da convivência amiga. Na ma-nhã do dia 01 de dezembro de

l Ir. Denize Salvador

2012, o evento culminou com um saboroso café da manhã

com as famílias.

l Uruguaiana- RS

Alunos do ILV visitando famílias carentes

Page 9: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.3139- Páginas Vivas

Alunos do ILV durante Feira do Livro

Realizou-se no dia 10 de novembro em Santa Maria/RS o Bote Fé que

contou com a participação de muitos jovens. O Instituto Laura Vicuña se fez presente com os alunos que participam da AJS. Segue o depoimento de um dos participantes:

“O Bote Fé, encontro re-alizado no dia 10 de novem-bro, foi muito bom, um en-contro onde encontravam-se paroquias, grupos de jovens e escolas.

Eu e meus colegas da AJS achamos maravilhoso ele fez com que nos aproximasse mais e demonstrássemos a nossa fé. Quando a Cruz Pe-regrina chegou estava cho-vendo, mas isso não nos im-pediu que seguíssemos atrás

Bote Fé em Santa Maria

dela, isso para mim foi muito emocionante. Eu olhava para trás e olhava uma multidão de pessoas seguindo a Cruz, algumas dessas pessoas es-tavam chorando, outras can-tando e outras felizes, como eu estava.

l Ir. Denize Salvador

Para mim o Bote Fé é uma coisa boa, ele fez com que as pessoas se aproximem mais, conheça mais jovens e tudo em um encontro só”.

Gabriel Miquelli Mari-nho aluno da 8ª série

Alunos da AJS do ILV em Santa Maria

Os anjos anunciam a BOA NOTÍCIAVésperas de fim do ano,

tempo de conclusão das ati-vidades, tempo de avaliar as metas traçadas, celebrar as conquistas e redimensionar as dificuldades. Tempo de anun-ciar as maravilhas que Deus re-alizou e realiza na vida de cada um. Os alunos do Instituto Ma-ria Auxiliadora de Porto Alegre participaram da celebração de Natal organizada pela Pastoral Escolar com cada turma, moti-vados pelo espírito de Natal e de Ação de Graças pelas con-quistas realizadas. As celebra-ções aconteceram na capela da escola entre os dias 26 de novembro a 06 de dezembro de 2012.

Os alunos foram convida-dos a refletir por meio de ví-deos, músicas, da Palavra de Deus sobre o que a sociedade anuncia e confrontar com o anúncio realizado pelos anjos.

l Ir. Adriana M. Boeno

Foram questionados e leva-dos a escrever o que desejam anunciar para a comunidade educativa. Os anjos anuncia-ram a BOA NOTÍCIA, uma grande alegria para todos que “Maria dará a luz a um filho, Ele será chamado de Emanuel, que significa Deus está conos-co” Mateus 1.23. “Nasceu hoje, em Belém, um Salvador, que é

o Messias, o Senhor” - Lucas 2.11. E proclamaram: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos amados por Deus. Os alunos assumiram como compromisso anunciar com a vida a presença de Je-sus Cristo, Emanuel, que está no meio de nós! Feliz natal a todos.

l Porto Alegre- RS

l Uruguaiana- RS

Page 10: PV Dezembro-2012

No dia 08 de Dezembro, data que marca o iní-cio da Obra Salesiana

e Solenidade da Imaculada Conceição, a Inspetoria Nos-sa Senhora Aparecida teve a alegria de celebrar o Jubileu de Diamante de Ir. Ida Picci-nini, Ir. Iolandia de Souza, Ir. Martha Schwarz; o Jubileu de Ouro de Ir. Deotila Rech, Ir. Joana da Rocha Pereira, Ir. Lurdes Paoletto; e as Bodas de Prata de Ir. Carmen De-marchi e Ir. Maike Loes.

A celebração aconteceu na Casa Inspetorial e foi pre-sidida por Pe. Orestes Carli-nhos Fistarol, Inspetor Sale-siano. Estiveram presentes também os Salesianos, Pe. Assídio Deretti e Pe. Tarcísio Brasil, bem como um número significativo de Irmãs e fami-liares das Jubilandas.

Na motivação inicial, as jubilandas foram acolhidas com um breve histórico de sua vida e as mesmas de-positavam aos pés de Maria uma rosa simbolizando sua fidelidade a Deus. Logo após, declamou-se as bem-aventu-ranças da Mulher Consagra-da, tendo início, então, a Ce-lebração Eucarística.

Na homilia, Pe. Orestes lembrou que as Filhas de Ma-ria Auxiliadora são chamadas a ser um “monumento vivo de gratidão a Auxiliadora”. Num contexto em que a juventude sente dificuldades em assumir compromissos permanentes as jubilandas são um teste-munho de que é possível di-zer sim a Deus para sempre.

As Irmãs Jubilares rece-beram homenagens da Ins-petora, Ir. Maria Floriani, que entregou uma Imagem de Nossa Senhora para que Ma-ria continue sendo para cada Irmã, exemplo de fidelidade. Pe. Orestes entregou como

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida em Festa

Ano 45 n.31310- Páginas Vivas

presente, da Inspetoria São Pio X, um quadro de Dom Bosco para ser colocado na Casa Inspetorial a fim de que ao olhá-lo lembrem-se de imitá-lo. Os Salesianos Coo-peradores, representados na pessoa do Sr. Luiz Marcos

l Ir. Claudete Ferreira e Ir. Heide Teixeira

Schatzmann, também presta-ram sua homenagem às fes-tejadas.

Foi uma comemoração rica vivida no espírito de fa-mília. Parabéns a todas as Irmãs Jubilares pelo seu sim renovado a cada dia.

l Porto Alegre- RS

Alunos dos 3º anos durante passeio pela cidade

Jubilandas durante celebração na INSA

Page 11: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31311- Páginas Vivas

Ir. Carmen Demarchi dei-xa o seu agradecimento pelos 25 anos de vida

religiosa como Filha de Maria Auxiliadora:

“Há 25 anos eu disse a palavra mais certa de toda minha vida: SIM”. Ser e es-tar toda para Jesus é, sem dúvida, o que mais plenifi-ca uma pessoa, mais ain-da quando consagra toda a vida.

Ser toda de Jesus é sinônimo de realização. É oportunidade de sentir-se muito amada por Deus. E este amor energiza de tal forma que impulsiona a amar a todos, indo ao en-contro dos irmãos, no de-sejo de contagiá-los para que possam sentir a mes-ma alegria e satisfação em sentir-se amados pelo Criador.

Como isso acontece? De diversas maneiras: no perdão dado e/ou recebido provocando uma profunda PAZ que faz voltar a sor-rir e impulsiona a perdoar os outros que por ventura tenham causado algum desgosto, sem deixar ran-cor. Um segundo fator marcante nestes 25 anos de Vida Religiosa foram as inúmeras oportunidades de formação espiritual e acadêmica. Todas sempre oferecidas pela inspetoria Nossa Senhora Aparecida e, através desta, o Instituto das Filhas de Maria Auxi-liadora, ao qual sou muito

Louvor e Gratidão

l Porto Alegre- RS

Ir. Carmen Demarchi

grata. Foram estes momen-tos de formação que me aju-daram a crescer e a enfrentar a vida com mais otimismo. Sempre encontrei compreen-são e estímulo para prosse-guir na caminhada espiritual e profissional. Não posso imaginar o que seria de mim hoje se não fosse religiosa consagrada salesiana. Mas posso afirmar que sou uma mulher realizada e feliz.

Outro aspecto importan-te nesta caminhada é que, mesmo não tendo obras nem monumentos erguidos que le-vam meu nome, tenho a sen-sação do dever cumprido até esta etapa da vida. Alegro-me com as inúmeras pesso-as, que participaram de mi-nha missão nas cidades por onde passei, relatando sua transformação de vida após

participar de uma palestra, catequese, curso, retiro, aulas, amizade ou até mes-mo um sorriso, um gesto, uma visita na casa ou, uma simples palavra por mim proferida, mas que fez toda a diferença em suas vidas. Este é o maior “pagamen-to” que um religioso pode receber: levar as pessoas até Jesus e Jesus até elas e, n´Ele e com Ele, encon-trar alternativas dentro de si mesmos para transformar suas vidas.

Tudo isto e muito mais (pois não dá para escre-ver tudo), faz-me elevar a Deus um hino de louvor e gratidão, estendido à Con-gregação, aos leigos que me acolheram em suas vi-das e comunidades, aos que trabalharam e aos que trabalham comigo; aos jo-vens, adolescentes e crian-ças que sempre acolheram a proposta de Jesus; e à minha família, de onde re-cebi a primeira semente do amor.

A todos e a todas, um grande e sincero DEUS LHE PAGUE.

Com carinho e reco-nhecimento,

Ir. Carmen Demarchi, F.M.A.

Page 12: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31312- Páginas Vivas

Ex- alunas do Projeto Ir. Carolina, depois de vinte anos, voltam ao IMA de Rio do Sul

Ir. Lina Mondini, seguindo as trilhas de Dom Bosco, colo-cou em prática no início da

década de noventa o Projeto Ir. Carolina. Esse projeto teve por objetivo oferecer o curso de Magistério para adolescen-tes que residiam nas cidades do Interior do Alto Vale do Ita-jaí – SC. A maioria das alunas eram filhas de agricultores e/ou demais famílias não so-mente desta região, uma vez que acabou recebendo alunas de outros munícipios do Esta-do de Santa Catarina.

Naquela época, as alu-nas em troca de seus estu-dos prestavam serviços ao colégio e contribuíam com a alimentação para o próprio grupo. Ir. Lina, filha de Maria Auxiliadora, com muita sabe-doria soube trabalhar com as jovens, dando apoio, orienta-ção vocacional e fazendo com que cada uma construísse um projeto de Vida, talvez uma das maiores contribuições de Ir. Lina foi trabalhar com a au-toestima do grupo. Conseguiu desenvolver em cada uma a crença de que era preciso correr atrás dos sonhos e que era possível sim colocá-los em prática. Ela fez com que cada uma acreditasse em suas ca-pacidades e desenvolvesse o seu potencial.

Depois de vinte anos da conclusão do curso, no dia de-zesseis de dezembro de dois mil e doze reuniram-se no Ins-tituto Maria Auxiliadora – casa que as acolheu durante três anos (1990 – 1992) doze ex-alunas, com a presença de Ir. Lina Mondini. O encontro foi recheado de diferentes sen-timentos: a alegria de entrar novamente no colégio depois de vinte anos, o prazer do reencontro com as amigas e seus familiares, o rememorar momentos que ficaram mar-

l Rio do Sul- SC

l Angelita M. G. Stüepp

Grupo de ex-alunas do Projeto Ir. Carolina

cados na vida do grupo. Na programação, depois

da acolhida, o grupo se reu-niu na capela para um mo-mento celebrativo de Ação de Graças. No momento, foi or-ganizado um pequeno vídeo que trouxe fotos da época e recortes do Filme “O Peque-no Príncipe”. Baseado neste filme, o grupo, sob a coor-denação de Ir. Lina, naquela época, construiu uma peça de teatro. Essa peça de teatro foi apresentada em vários muni-cípios da região. Depois des-

te momento de agradecimen-tos, cada ex-aluna contou um pouco sobre sua trajetória de vida pós conclusão do Projeto Ir. Carolina. O encontro culmi-nou com um delicioso café or-ganizado pelas ex-alunas que residem em Rio do Sul.

O compromisso assumido com a Ir. Lina neste dia foi a organização das comemora-ções dos vinte e cinco anos, que segundo ela, faz questão de reencontrar o grupo daqui cinco anos.

Page 13: PV Dezembro-2012

Durante a semana de 19 a 23 de novembro as ações da AJS foram

concluídas com a confraterni-zação em grupo. No entanto, os jovens que durante o ano participaram assiduamente dos grupos e dos Itinerários formativos foram convidados a participar do almoço festi-vo que aconteceu na casa do Professor Robson dos Santos da Silva, no dia 01 de dezem-bro.

O encontro iniciou-se às 09 horas com a acolhida, se-guida de um momento signi-ficativo de oração, no qual foi realizado o rito de passagem do coordenador do RPG, Mar-co Golh e oficializado a coor-denadora do grupo de teatro, Elena Molinari, como articula-dores da AJS. Após recordar a identidade do articulador e ressaltado o significado do nome dos jovens, foi realizada uma benção pelo grupo e feita a entrega do anel de tucum e

Articulação da Juventude Salesiana do IMA encerra as atividades de 2012

Ano 45 n.31313- Páginas Vivas

Momento de reflexão no encerramento da AJS

l Ir. Carmen Demarchi

l Rio do Sul- SC

os cumprimentos de cada par-ticipante.

Ao meio-dia foi preparado um delicioso churrasco. No início da tarde, o grupo assis-tiu o filme “Anel de Tucum”, lembrando o compromisso assumido pelos articulado-res. Em seguida deu-se con-

tinuidade com o tão esperado banho de piscina e jogos. Os participantes demostraram-se satisfeitos com este momento de confraternização, pois pu-deram se divertir bastante e estreitar ainda mais os laços de amizade.

Momentos de integração e confraternização entre os integrantes da AJS do IMA de Rio do Sul

Page 14: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31314- Páginas Vivas

Instituto Maria Auxiliadora celebra o Natal

As celebrações de Natal do Instituto Maria Auxiliado-ra aconteceram nos dias

26, 27, 28 e 29 de novembro e foram realizadas com cada turma. Através de cantos, fil-mes e explicações resgatou-se o verdadeiro sentido do Natal. Foi enfatizado neste momento o significado dos símbolos na-talinos.

Cada turma foi convidada a preparar e vivenciar um dos símbolos: estrela, anjos, bolas coloridas, festão, presentes. A estrela ilumina, guia os cami-nhos até Jesus. O anjo anuncia o nascimento de Jesus à Maria e depois aos pastores. As bo-las coloridas lembram os frutos que são realizados durante o ano, perdão, acolhida, amor, fraternidade. O festão lembra o caminho que leva até Jesus. Os presentes trazidos pelos Reis

Magos fazem refletir sobre a vida de Jesus. Ao decorar cada um dos símbolos por meio de pintura, embrulho ou escrita os alunos foram interpelados a se questionar: Que tipo de mensa-

gem quero deixar neste natal?No final de cada celebra-

ção os símbolos eram coloca-dos na árvore de Natal, que se tornou toda colorida criando já um clima natalino.

l Rio do Sul- SC

Celebração de Natal com os alunos do IMA

Colégio Auxiliadora realiza encerramento com colaboradores

No dia 19 de dezembro aconteceu no Colégio Auxilia-dora o encerramento das ati-vidades do ano com os todos os colaboradores. O grupo foi convidado a participar de uma celebração de Natal preparada pela equipe de Pastoral que trouxe presente a espera pelo Messias enviado por Deus à humanidade.

Em seguida, o grupo foi convidado a participar de uma confraternização numa pizza-ria. O momento de reflexão e também de convivência foi muito importante para forta-lecer ainda mais os laços de comunhão entre a equipe de colaboradores.

Encenação da anunciação durante celebração de Natal com os colaboradores

l Ir. Carmen Demarchi

l Ir. Marcia Koffermann

l Campos Novos- SC

Page 15: PV Dezembro-2012

Na terceira Unidade do livro de Língua Portu-guesa do 2º ano do En-

sino Fundamental I os alunos estudaram o Projeto “Cada Conto Encanta Um Tanto”, com este Projeto, orientados pela Educadora Rita Simone e auxiliar de turma Eliane, co-nheceram histórias encanta-doras que foram contadas e recontadas para crianças de todo o mundo e algumas pou-co conhecidas, como: Jorinda e Jorindel, As Três Fadas e a Princesa e a Ervilha. Estas histórias são chamadas de “Contos de fadas”, histórias cheias de magia, pertencen-tes ao maravilhoso universo da imaginação.

Elas são muito antigas e inicialmente eram apenas

Segundo ano apresenta o Projeto “Cada Conto Encanta Um Tanto”

Ano 45 n.31315- Páginas Vivas

contadas, passavam dos avós para os netos, dos pais para os filhos, percorriam pa-íses e atravessavam frontei-ras. Alguns autores escreve-ram essas histórias para que não fossem esquecidas e até hoje elas continuam sendo publicadas em livros.

Depois de conhecer mui-to desses contos e seus auto-res e ilustradores, vivendo as aventuras dos personagens e emocionando-se com cada final alegre ou triste, os alu-nos escolheram o seu conto preferido para registrar no caderno: “Quanto mais leio mais aprendo”. O trabalho foi confeccionado e ilustrado em sala, para que possam guar-dar essas histórias para sem-pre na memória. Esse Projeto foi enriquecedor e certamen-

l Prof. Rita Simone te, a fantasia dominou cada criança com seu encanto

Na tarde de terça-feira, dia 04 de dezembro, os alu-nos fizeram a apresentação para os pais e alunos de outras turmas, os visitantes foram convidados a entrar neste mundo da imaginação, ouvindo as histórias e via-jando com os educandos. A turma do 2º ano mostrou que o seu Conto Preferido era mesmo especial, recontando cada um de seu jeito e conta-giando com cenários criados por eles, fazendo com que os personagens criassem vidas.

Foi uma tarde de muita alegria e entusiasmo.

l Campos Novos- SC

Nos dias 04 e 06 de de-zembro, os alunos dos turnos da manhã e tarde do Instituto Medianeira - Casa da Criança foram convidados a visitarem a biblioteca do Centro Regio-nal de Cultura de Rio Pardo. Na ocasião, lembrando a chegada do Natal, a contado-ra de histórias Liane Castro Rezende leu para as crianças a história de Artaban o 4º Rei Mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o en-controu quando ele estava prestes a ser crucificado.

Após ouvirem a história e refletirem sobre solidarie-dade, compaixão e ajuda ao próximo, os alunos fizeram

IMCC participa da Hora do Conto no Centro Regional de Cultura

desenhos e trabalhos rela-cionados, os quais foram ex-

l Maria Camile Carvalho

postos no Centro Regional de Cultura.

l Rio Pardo- RS

Crianças do IMCC participando da Hora do Conto

Page 16: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31316 Páginas Vivas

Utilizando-se de trilhas ecológicas para a edu-cação ambiental, a

convite do Grupo Municipal da Paz, a AJS de Rio Pardo participou no dia 05 de de-zembro de uma trilha ecológi-ca na margens do rio Jacuí. A atividade teve o intuito de mostrar aos participantes a importância da natureza, o cuidado com as plantas, ár-vores, animais e a destinação do lixo.

Durante o percurso, as integrantes da AJS puderam ver a grande quantidade de lixo (plástico, garrafas pet, lixo eletrônico) que são de-positadas nas margens do rio, percebendo que as pes-soas precisam se conscien-tizar do quanto a natureza é importante para todos, e do que está sendo feito com ela. Também comentou-se sobre a extração de areia e corte de árvores.

AJS participa de trilha ecológica

Além disso, com a che-gada da estação mais quente do ano, foram citados temas como os perigos do verão, re-lembrando a todos, os cuida-dos que devem ter ao tomar banhos em rios, açudes ou até mesmo piscinas.

A atividade foi de gran-

l Maria Camile Carvalho

de importância para as par-ticipantes, que puderam co-nhecer um pouco mais da diversidade de nossa Cidade, e conscientizar-se da impor-tância da natureza e dos cui-dados que devemos ter com ela.

l Rio Pardo- RS

Em virtude da chegada do final de ano e do clima de Na-tal, tradicionalmente a Comu-nidade Riopardense convida as crianças e adolescentes do IMCC para participarem de comemorações de final de ano. No ano de 2012 não foi diferente, sendo oferecido no dia 06 de dezembro, pelo Lions Clube de Rio Pardo, um delicioso lanche com cachor-ro-quente, salgadinhos, do-ces e refrigerantes, além da entrega de presentes de Na-tal pelo Papai Noel e Mamãe Noel a todos os educandos e educadores. Seguindo as festividades, no dia 07 de de-zembro, as crianças, adoles-

IMCC participa de lanche do Lions Clube e almoço dos casais do cursilho

l Maria Camile Carvalho

centes, educadores e Irmãs, participaram de um almoço oferecido pelo também par-ceiro, Movimento de Casais do Cursilho. Na ocasião as

crianças saborearam um de-licioso galeto, de sobremesa picolé, além de ganharem di-versos doces.

Jovens da AJS de Rio Pardo participando de trilha ecológica

Almoço de confraternização oferecido pelos casais do Cursilho de Rio Pardo

Page 17: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31317 Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

Com o intuito de propor-cionar momentos de lazer, ocorreu no dia 14

de dezembro, um passeio ao Balneário Moraes, no muni-cípio de Passo do Sobrado. As alunas do turno da tarde, acompanhas dos educadores e de algumas mães, aprovei-taram um lindo dia de sol, re-frescando-se nas piscinas e passeando pelas trilhas.

O passeio foi de muita diversão, alegria e confrater-nização entre todos, deixan-do o desejo de realizarmos uma nova atividade no próxi-mo ano.

Alunas do IMCC realizam passeio no Balneário Moraes

l Maria Camile Carvalho

Pensando no futuro do planeta, nos problemas ge-rados pela poluição e pela destinação e separação de lixo, a turma coordenada pela educadora Íris Pan-ta Joaquim, lançou no co-meço do ano de 2012 um desafio, onde os alunos deveriam juntar materiais recicláveis para venderem e arrecadarem recursos.

Contando com a cola-boração de todos,o valor da venda dos materiais foi revertido em uma deliciosa merenda partilhada entre os colegas, mostrando a todos que reciclar é uma alternativa inteligente para proteger o planeta, além de servir como geração de renda.

IMCC incentiva a reciclageml Maria Camile Carvalho

Alunas do IMCC em passeio no Balneário Moraes

Alunos do IMCC

Page 18: PV Dezembro-2012

Ano 45 n.31318 Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

Com a intenção de agra-decer a todos que de alguma forma, gentil-

mente, contribuíram para que as crianças e adolescentes pudessem realizar as ativi-dades no decorrer do ano, o IMCC realizou no dia 20 de dezembro a apresentação de Final de Ano.

No clima natalino, as crianças e adolescentes fi-zeram lindas apresentações mostrando a todos a impor-tância do Natal.

Na ocasião os pais, fa-miliares e amigos dos edu-candos, se fizeram presentes para prestigiarem as apre-sentações do grupo de dança “Cia Zóboli”, da banda “Dom Bosco”, da Encenação de Natal e das demais apresen-

Apresentação de final de anol Maria Camile Carvalho

tações de danças de todas as turmas.

Após as apresentações, as crianças e adolescentes

do IMCC foram agraciadas com presentes dos Correios e da Casa da Criança, entre-gues pelo Papai Noel.

Após diversas atividades durante 2012, em comemora-ção ao final de ano, a AJS também realizou no uma confraterni-zação entre os com-ponentes dos grupo, com um delicioso lanche e a troca de presentes.

Confraternização da AJSl Maria Camile Carvalho

Alunas da AJS do IMCC

Page 19: PV Dezembro-2012

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 45– N. 313– dezembro 2012...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Cassiana Ferreira, Daiane Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Rosalina Lemos, Ir. Solange Sanches, Sabrina Scherer, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Boeno, Roberto Molina, Bárba-ra Ponticelli, Luiza Dornelles............................................................

AniversariantesAniversariantes de Janeiro:

02. Ir. Lúcia Nair Tironi09. Ir. Maria Schwarz09. Ir. Maria Neote

09. Cassiana Gonçalves (post.) 13. Ir. Maria Floriani

14. M. Yvonne Reungoat 21. Ir. Ricca Bernardi

27. Ir. Márcia Koffermann28. Ir. Maria Ana Vegini

Ano 45 n.31319 Páginas Vivas

l Rio Pardo- RS

No dia 24 de dezembro, alunos do IMCC, jun-tamente com as Imãs

e alguns educadores, partici-param da missa de Natal na Igreja Nossa Senhora do Ro-sário. Na ocasião realizaram uma linda Encenação de Na-tal que emocionou a todos os presentes.

IMCC participa de Missa de Natall Maria Camile Carvalho

No dia 21 de dezembro, os educadores e Irmãs do IMCC participaram de uma confraternização de final de ano. Na ocasião, ocorreu a exibição da filmagem da apre-sentação de final e ano, uma troca de presentes através de um “amigo secreto”, além de reflexões sobre o ano que passou e algumas perspecti-vas para 2013.

Confraternização com educadoresl Maria Camile Carvalho

Celebração de Natal em Rio Pardo

Confraternização entre os educadores do IMCC