PV novembro- 2012

24
Vivas PÁGINAS Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Novembro de 2012 - Ano 45 – N. 311

description

Informativo da INSA

Transcript of PV novembro- 2012

Page 1: PV novembro- 2012

VivasPÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Nov

embr

o de

201

2 - A

no 4

5 –

N. 3

11

Page 2: PV novembro- 2012

Ano 45 n.311

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!“Eu sou o alfa e o ôme-

ga, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o todo-poderoso” (Ap 1,8).

O final do ano litúrgico nos ajuda a refletir sobre o Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo, o verda-deiro Rei que veio ao mun-do para nos salvar, e nos

propõe seguir os passos do Mestre testemu-nhando os valores deixados por Ele, através da prática da justiça e da caridade.

O mês de novembro, para a INSA, foi in-tenso e marcado por momentos significativos. Entre eles a realização da XXXV Assembleia Inspetorial, de 02 a 04, que iniciou com a inauguração do prédio anexo à casa inspe-torial. O evento contou com a presença dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), de repre-sentantes da Família Salesiana, da Conferên-cia dos Religiosos do Brasil (CRB/Regional Porto Alegre) e do grupo que executou a obra, junto às FMA, Postulantes, Colaboradores e demais pessoas que trabalham conosco. A missa foi celebrada pelo P. Orestes Carlinhos Fistarol e concelebrada pelos SDB presentes, em seguida, bênção do prédio e um almoço de confraternização. Foi um dia festivo e de ação de graças!

Nos dias seguintes, a Comunidade Inspe-torial se empenhou na transmissão da Ava-

liação Trienal realizada em San Miguel na Argentina, durante o mês de julho e na reali-zação da terceira etapa da avaliação do Pla-nejamento Estratégico da INSA.

Ainda no mês de novembro, seis FMA e uma Postulante participaram da cerimônia de Beatificação de Ir. Maria Troncatti – primeira missionária FMA elevada às honras dos al-tares. Este foi um tempo particular de graça, de louvor e gratidão, de manifestação de fé viva dos povos Shuar e Colonos com quem Ir. Maria Troncatti viveu e se santificou, dando o melhor de si a eles e em todas as ocasiões. Tanto os Shuar quanto os Colonos reconhe-cem e são muito gratos a Deus e ao Instituto por este dom precioso que foi Ir. Maria Tron-catti. A cerimônia de sua Beatificação, em Macas – Equador, foi um momento forte de chamado à conversão e à santificação. Um tempo intenso de muita oração!

Maria Imaculada, cuja festa celebramos no dia 8 de dezembro, continue sendo pre-sença viva de Mãe e Mestra que caminha conosco, conduzindo-nos pelos caminhos de Seu Filho Jesus Cristo e ajudando-nos a se-guir fielmente a vontade divina na educação e evangelização da juventude, assim como fez Ir. Maria Troncatti.

Desejo um bom final de ano letivo para as Comunidades Educativas da INSA e um fe-liz e abençoado Natal a todos.

Minhas preces e um abraço fraterno.

Ir. Maria [email protected]

Page 3: PV novembro- 2012

Ano 45 n.311

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 7

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 11

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 17

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 13

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 04

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 14

Centro E. João Paulo IIGuarapuava - pág. 15

Instituto Laura Vicuña Uruguaiana - pág. 12

Aniversariantes - pág. 23

Casa Santa Teresa Porto Alegre- pág. 19

Page 4: PV novembro- 2012

Ano 45 n.3114- Páginas Vivas

Professor de música participa de formação musical

Dos dias 5 a 9 de novem-bro de 2012, o profes-sor de música, Jeferson

Silveira da Luz, do IMCC par-ticipou do Workshop Musical organizado pela Banda de Música do 7º Batalhão de In-fantaria Blindado - Regimento Gomes Carneiro, no espaço Camarim em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foram traba-lhados temas como harmonia e improviso, composição e arranjo, além de técnicas de flexibilidade. O workshop foi ministrado por professores do Estado do Espírito Santo.

l Rio Pardo- RS

l Maria Camile Carvalho

Professor de música do IMCC

Curso de arte QuillingNo mês de novembro,

o IMCC recebeu a visita de Ir. Lurdes Paoletto, que veio acompanhando a Ir. Paulina, e aproveitando esta oportunida-de ela compartilhou seus co-nhecimentos da arte Quilling, ensinando a confeccionar cartões de natal, aniversário e comemorações em geral. Os alunos adoraram confec-cionar seus próprios cartões e demonstraram interesse em utilizar esta nova técnica aprendida para geração de renda.

l Maria Camile Carvalho

Ir. Lourdes com as adolescentes

IMCC comemora aniversário de Ir. PaulinaNo mês de novembro, o

IMCC teve a alegria de rece-ber novamente em seu conví-vio Irmã Paulina, que estava fazendo tratamento na Casa Santa Teresa. Nestes dias, a comunidade educativa co-memorou seus 98 anos com os parabéns das crianças, educadores e das Irmãs. Pa-rabéns Ir. Paulina e muitas fe-licidades!

l Maria Camile Carvalho

Ir. Tereza Dal-labona, Cecília Brys, Iracema Zóboli e Ir. Pau-lina Castilho

Page 5: PV novembro- 2012

Buscando sempre propor-cionar atividades dife-rentes e que despertem

o interesse das crianças, os educadores do turno da ma-nhã do IMCC realizaram, com os alunos um torneio de futsal, na quadra da Casa da Crian-ça. O torneio aconteceu no dia 14 de novembro, contan-do com o apoio da professora Márcia Brito (recreação e edu-cação física). Na ocasião os vencedores das modalidades feminina e masculina, os ven-cedores receberam premia-ção com medalhas de ouro e prata.

Torneio de futsal na Casa da Criança

Ano 45 n.3115- Páginas Vivas

Entrega das medalhas do Torneio de Futsal no IMCC

l Maria Camile Carvalho

“Quem lê sabe escrever corretamente, expressar-se, utilizar as palavras e tem mais conhecimento”, estas foram as palavras utilizadas para incentivar a leitura da turma de alunos do turno da ma-nhã 3º e 4º ano. Coordenada pelas educadoras Íris Panta Joaquim e Cleusa Sturza, a atividade teve como objetivo fazer com que as crianças se

Atividade de incentivo a leitura

Momento de leitura das crianças e adolescentes do IMCC

l Maria Camile Carvalho

interessem mais pela leitu-ra e saibam seus benefícios, além de terem a oportunidade

de conhecer o mundo mágico que lhes espera dentro de um livro de histórias.

Através de uma campa-nha realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Pardo (CDL), em parceria com os Supermercados, o Instituto Medianeira–Casa da Crian-ça recebeu a doação de 500 quilos de alimentos não pere-cíveis. Estes alimentos foram entregues pela comunidade nas portas dos supermerca-dos. Em uma cerimônia de entrega no dia 25/11/2012, a Casa da Criança representada pela Diretora Índia Barroso, Ir. Iracema e Ir. Tereza, crianças e adolescentes, receberam a do-ação com muita alegria e grati-dão a todos os colaboradores.

Campanha do CDL beneficia entidadesl Maria Camile Carvalho

Entrega de alimentos não perecíveis ao IMCC

l Rio Pardo-RS

Page 6: PV novembro- 2012

Ano 45 n.3116- Páginas Vivas

Recepção da Cruz Peregrina

Antecipando a chegada da Cruz Peregrina, as crian-ças do turno da manhã

do IMCC de Rio Pardo, presti-giaram no centro da cidade, a apresentação feita pelos alu-nos do Instituto Ernesto Alves, com a intenção de convidar a comunidade em geral para a recepção da cruz.

Além disso, também em preparação a chegada da Cruz Peregrina o grupo da AJS e baseando-se no subsidio de Encontros Celebrativos da Pro-víncia Eclesiástica de Santa Maria, realizou a construção de sua bandeira como uma das atividades destes encontros.

No dia 15 de novembro, a cidade de Rio Pardo teve a honra de receber a visita da Cruz da JMJ-2013. Durante a madrugada, antecipando a chegada da mesma, aconte-

ceu a Cristoteca, evento onde os jovens de diferentes muni-cípios participaram de diversos momentos até às 7 horas da manhã. Na ocasião, o grupo da AJS participou das atividades que incluíam música, dança e integração com os jovens de

outras cidades. Pela manhã, os fiéis recep-

cionaram a Cruz Peregrina na Igreja Nossa Senhora do Rosá-rio e após, levaram-na em pro-cissão até o centro da cidade, de onde seguiu em carreata até o município vizinho.

l Rio Pardo-RS

Chegada da Cruz peregrina em Rio Pardo

Encontro de Avaliação e PlanejamentoNos dias 17 e 18 de No-

vembro, o IMCC esteve pre-sente no Encontro de Avalia-ção e Planejamento da AJS do Rio Grande do Sul, sendo representado pela articuladora Jocenilda Ramos e a coorde-nadora Íris Panta Joaquim. Na ocasião, a AJS de Rio Pardo fez uma apresentação sobre as atividades ocorridas no ano de 2012. Os participantes tra-balharam sobre o planejamen-to para o ano de 2013, além de participarem de dinâmicas e momentos de espiritualidade.

No último dia do encontro, o grupo pode fazer uma visita à Igreja Dom Bosco e um passeio em um sítio da região, onde fi-zeram finalização do encontro.

Participantes do encontro de Avaliação e Planeja-mento da AJS do Rio Grande do Sul

l Maria Camile Carvalho

l Maria Camile Carvalho

Page 7: PV novembro- 2012

Colégio Auxiliadora realiza encerramento do Projeto Estilo Solidário

No dia 09 de novembro, aconteceu o encerra-mento do Projeto Estilo

Solidário no Colégio Auxiliado-ra de Campo Novos. Durante o turno da manhã o Terceiro ano do Ensino Médio recebeu a visita de um grupo da Apae.

Os visitantes da Apae fo-ram acolhidos com cantos, e um lanche especial, puderam ainda passear pelo Colégio e ter um momento muito signi-ficativo de convivência com os alunos do Terceirão que se sentiram muito felizes em re-cebê-los.

No período da tarde, os alunos de 1º ao 5º ano rece-beram alunos da Creche Mari-lene Rupp Bagatini, os alunos da UEC Eliete Teixeira Lopes e um grupo do Lar dos Idosos. Os visitantes foram acolhidos com algumas apresentações artísticas realizadas pelos alunos do Coral, coordenado pela Irmã Heide Teixeira, pelo quarto e quinto ano coordena-dos pelas professoras Marga-rete e Druscila. As apresen-tações abordaram a temática da solidariedade como encer-

ramento das reflexões e estu-dos realizados. Em seguida, visitantes e alunos puderam tomar um lanche e juntos ti-veram um momento livre de convivência.

As crianças da creche foram acompanhadas pelas crianças do quarto ano que além de fazerem um momen-to especial de contação de história, puderam fazer um passeio no bosque. Os alu-nos da UEC foram acolhidos pelos alunos do quinto ano, que propuseram jogos coo-perativos integrando as crian-

Ano 45 n.3117- Páginas Vivas

l Ir. Marcia Koffermann

ças das duas entidades. E os idosos foram acompanhados pelos alunos dos primeiros e quarto ano num momento es-pecial de oração.

Foi uma tarde rica de con-vivência, partilha, troca de experiências e construção de novas amizades. Os alunos, com certeza, puderam viven-ciar a solidariedade através de gestos concretos de aco-lhida, carinho e contato com o diferente e certamente trou-xe uma nova forma de ver e sentir as diferentes realidades existentes na cidade.

Alunos do Terceirão fazendo atividades com as crianças da APAE de Campos Novos

l Campos Novos- SC

lado- Crianças do Terceiro ano fazendo a hora do conto para os visitantes da creche;

abaixo- Coral apresentando-se para as crianças da APAE

Page 8: PV novembro- 2012

Ano 45 n.3118- Páginas Vivas

Animação, envolvimen-to e comprometimento estiveram presentes

nas atividades desenvolvidas pela turma do 9º ano do Ensi-no Fundamental II.

Realizado na noite do dia 08/11/2012, no Colégio Auxiliadora, no I Corujão Sa-lesiano da turma do 9º ano ocorreram diversas ativida-des recreativas, comandadas pelos professores de Educa-ção física Maurício Jorge de Azevedo e Cristiane Pelozato e auxiliados pelos educado-res da turma. Os alunos re-ceberam a tarefa de passar em diversas casas da vizi-nhança do colégio para dese-jar um ótimo término de 2012 e entregar cartões de Natal e, posteriormente ocorreram di-

I Corujão Salesiano - 9° ano

versas outras atividades.Para finalizar com chave

de ouro, os pais aguardaram seus filhos com cartazes de mensagens especiais, ao som

l Jâni Marli Alves França Bagatini

de música com violino tocado pela aluna Miriam Richartz Rosa 2º ano E.M, momento de muita alegria e emoção!

Alunos do 9º ano participando de atividades recreativas

Aconteceu, no dia 05 de Novembro, no Colégio Auxi-liadora, o 1° Chá da Barbie e o 1° Encontro de Feras da HotWheels. As crianças do 1° ano das educadoras Vera Brocardo Dutra e Rosana de Fátima Cordeiro tiveram a oportunidade de receber seus amiguinhos e compartilhar este momento mágico, que terá sequência em 2013.

Dia do Amigol Rosana de Fátima Cordeiro

Crianças dos primeiros anos com os amigos

A Rede Salesiana de Escolas é uma proposta pe-dagógica inovadora em seus conteúdos educativos, opor-tunizando a formação inte-gral da pessoa, por meio do desenvolvimento de valores, da criatividade e da consciên-cia de sua identidade cultural, social e religiosa. Foi pensan-do nisso, que surgiu o projeto interdisciplinar desenvolvido

Colégio Auxiliadora é destaque na Feira Estadual de Matemática

l Roberto Giacominipelos professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Auxiliado-ra. O tema principal foi: A luta pela vida- Acidente na Mina San José em 2010 – Chile - 70 dias de sobrevivência. Seu objetivo foi: “Promover a construção integrada dos co-nhecimentos, desenvolvendo nos alunos: o pensamento ló-gico, o espírito investigativo,

crítico e criativo”. Esse proje-to está baseado nos valores salesianos e contempla a im-portância de se realizar traba-lhos em equipe.

Os alunos expositores foram Bianca Zancanaro e Cristiano Razzia, orientados pelo professor Roberto Gia-comini. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto pelo sucesso!

l Campos Novos- SC

Page 9: PV novembro- 2012

Na noite de 30 de no-vembro, as Irmãs e vocacionadas do Co-

légio Auxiliadora de Campos Novos fizeram uma visita à comunidade do Assentamen-to São José. A visita teve por finalidade fazer uma prepara-ção para o Natal, introduzindo o tempo do advento. Durante a celebração realizada, cada família foi convidada a cons-truir o seu presépio, que as acompanharia durante o tem-po do Advento. A celebração foi um momento especial de reflexão sobre a importância de esperar a vinda do meni-no Jesus de coração aberto e também um momento forte de encontro entre as famílias, fortalecendo os laços comu-nitários.

Irmãs visitam comunidade do Assentamento São José

Ano 45 n.3119- Páginas Vivas

l Ir. Marcia Koffermann

l Campos Novos- SC

Família construindo o seu presépio na comunidade São José

A experiência do encon-tro comunitário com Cristo e a caminhada de um de Infân-cia Missionária de um ano e meio despertaram no coração de duas crianças Jamile de Sousa dal Farra e Laura Ro-veda, o desejo de serem mais comprometidas com a Igreja, sendo pequenas missionárias na escola, em casa e na co-munidade.

Esse compromisso foi se-lado com uma celebração re-alizada na capela do Colégio Auxiliadora de Campos No-vos, no dia 29 de novembro. Foi animada e celebrada por Ir. Heide e Ir. Marcia em três momentos: acolhida, leitura e reflexão da palavra de Deus e a consagração missionária com entrega do crucifixo e conclusão.

Celebração de ingresso na Infância Missionária

A celebração contou com a participação especial do Co-ral Infantil Madre Mazzarello, que entoou os cantos.

l Ir. Heide Teixeira

Agradecemos ao Senhor, pelo compromisso assumi-do por essas duas pequenas missionárias.

Alunos participantes do Projeto Solidariedade

Page 10: PV novembro- 2012

Ano 45 n.311

l Campos Novos- SC

10- Páginas Vivas

Comunidade educativa celebra Festa da Gratidão

Na noite de 23 de novem-bro, toda a comunidade edu-cativa do Colégio Auxiliadora de Campos Novos esteve reu-nida para celebrar a Festa da Gratidão.

A festa começou com a entrega dos certificados dos alunos e professores que fo-ram destaques durante o ano de 2012, nos campeonatos, concursos, Olímpiadas, feiras e festivais estudantis. O Colé-gio Auxiliadora teve uma ótima participação em relação ao esporte, música, Feira da Ma-temática, Olimpíadas de Geo-grafia, publicações e demais concursos, demonstrando que é referência em educação na região de Campos Novos.

Em seguida, aconteceu a apresentação do musical “Um novo tempo”, do qual partici-param cerca de 330 alunos da Educação Infantil ao Ter-ceiro ano do Ensino Médio. O musical trouxe como reflexão, o fato de que vivemos num mundo pós-moderno, marca-do pela correria, pela agita-ção das inúmeras atividades

l Ir. Marcia Koffermann

Crianças do Infantil II e aluna do 9º ano durante apresentação

Visita de estudos a Termelétrica

Na quarta-feira, dia 14 de novembro, a turma do 8º ano do E.F II re-

alizou uma viagem de estudo a Tractebel Energia, situada no complexo Termelétrico Jor-ge Lacerda, no município de Capivari de Baixo. Durante a visita na usina, assistiram a uma palestra sobre a empre-sa e a produção de energia a partir do carvão mineral e conheceram o Projeto Hor-to Florestal que faz parte da política Tractebel Energia de Gestão Sustentável, onde os mesmos ganharam mudas de plantas nativas. Os alunos pu-

l Tiago José Teodoro

deram conhecer a sala de co-mando, as caldeiras, os filtros presentes na usina, o depósi-to de carvão e o sistema de resfriamento da água, o que proporcionou uma visão mais

Alunos do 8º ano durante visita na sala de controle da Termelétrica de Capivar de Baixo

ampla sobre a geração de energia, sem esquecer-se da melhoria da qualidade de vida e da exploração dos recursos naturais de maneira conscien-te e sustentável.

em que as pessoas estão en-volvidas, mas que apesar de tudo isso, é preciso encontrar tempo para refletir, rezar e en-contrar-se com Deus e com as pessoas. “Um novo tempo” foi um convite para que to-das as pessoas se envolvam na construção de mundo, em que prevalece a paz, o amor, a solidariedade e a fraternida-de. As apresentações foram belíssimas e mostraram como a comunidade educativa é ca-paz de se envolver num gran-de trabalho de equipe, onde cada um deu o melhor para

que a festa fosse realmente um sucesso.

Para encerrar a noite, a banda Além do Acorde, com-posta por alunos do IMA de Rio do Sul, fez um show, fi-nalizando a Festa da Grati-dão com um momento rico de convivência e alegria, em que a juventude do Colégio esteve reunida, num momento tipica-mente salesiano.

Parabéns a todos os pro-fessores, alunos, pais e de-mais colaboradores que fi-zeram acontecer a Festa da Gratidão!

Page 11: PV novembro- 2012

Ano 45 n.311

l ItajaíSC

11- Páginas Vivas

Parque do Atalaia

No dia 08 de novembro, as turmas da Dança III, da educadora Milene

Solange Faustino e os pro-fessores do projeto Socioam-bientar, Vitor Hugo Gonçalves e Sabrina Schneider, realiza-ram mais uma atividade de campo do Projeto “Nas trilhas do ECA e da ECO”. Os edu-candos visitaram o Viveiro Fa-zenda Nativa e o Parque Na-tural Municipal da Atalaia com o objetivo de dar continuidade aos aprendizados sobre o ecossistema Zona Costeira.

O Viveiro Fazenda Nativa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público Federal, IBAMA, FAMAI e Associa-ção de Moradores do Bairro Fazenda e realiza atividades de Educação Ambiental, pro-dução de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e também o mapeamento, ela-boração e execução de pro-jetos de áreas a serem recu-peradas no município. Nesse espaço, os educandos pude-ram observar como aconte-ce a produção de mudas de espécies nativas e também alguns exemplares de espé-cies curiosas e exóticas como a Sequóia Gigante (maior árvore do mundo em altura) e o Baobá (maior árvore do mundo em diâmetro). Ainda no viveiro, aprenderam como a captação da água da chuva é realizada para utilização na estufa.

O Parque Natural Muni-cipal da Atalaia foi criado em 2007 e possui 19,5 hectares destinados a proteção dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e biodiversidade. O espaço também se dedica à edu-cação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar li-vre, turismo, vôo livre. Nesse local, foi realizada uma visita

l Ir. Iara Poffo

guiada pelo profissional Gui-lherme Bottan, que auxiliou os educandos na observação de espécies nativas da fauna e flora da Mata Atlântica. Dos mirantes os educandos ob-servaram a paisagem natural e construída da cidade e pon-tuaram as diferenças entre

Atividades desenvolvidas no Parque Atalaia

esses ambientes.A visita foi encerrada com

um delicioso lanche coletivo, onde os educandos puderam aproveitar o visual e confrater-nizar em meio à Mata Atlânti-ca, numa atitude de respeito, amor e valorização da nature-za.

Page 12: PV novembro- 2012

Ano 45 n.311

l Itajaí- SC

12- Páginas Vivas

Alunos do ILV durante Feira do Livro

Dança, descontração, alegria, gestos e acima de tudo, entusiasmo na

apresentação do LPJ BREAK, realizada no dia 14 de novem-bro no Lar Padre Jacó.

Toda a comunidade educativa esteve envolvida neste evento, realizado pelos educandos das oficinas de dança, sob a orientação dos educadores: Thayse, Juliano e Mylla.

O objetivo deste evento é incentivar a dança e partilhar com a comunidade educativa o trabalho desenvolvido pelos educadores da Oficinas I, II e III ao longo do ano. Foi possí-vel constatar o desempenho de cada equipe que era coor-denada por um educando do grupo de dança III. As coreo-

LPJ BREAK

grafias do “Show case” foram criadas pelos próprios edu-candos. A originalidade partiu de cada grupo, dando assim um brilho maior ao evento. No final das apresentações a

l Ir. Iara Poffo

banca julgadora elegeu o gru-po vencedor, que foi premia-do com medalhas de honra ao mérito.

Grupo de dança do Lar Pe. Jacó

Instituto Laura Vicuña realiza III Feira do Livro

Com muito sucesso, na terça-feira, 13 de novembro, ocorreu a terceira edição da Feira do Livro do Instituto Lau-ra Vicuña, que teve como pa-trono o professor Luis Macha-do Stábile.

O evento teve grande nú-mero de visitantes, entre eles, representantes da Secretaria de Educação do município, professores e demais autorida-des da educação. Além da vi-sitação de dezenas de escolas de Uruguaiana.

Na Feira foram realizadas diversas atrações como mos-tra pedagógica, apresentações artísticas, exposições de arte, teatro e dança e, claro o lança-mento de publicações desen-volvidas pelos alunos do ILV.

Paralelamente à Feira do livro, ocorreu a Feira das Pro-

l Luiza Dornelles

fissões, realizada pelos alu-nos finalistas do Ensino Mé-dio, que também foi bastante apreciada e prestigiada pelo público presente.

A direção da escola, jun-

tamente com a organização do evento, agradece a pre-sença de todos os visitantes que evidenciaram a importân-cia da Feira do Livro para o Instituto Laura Vicuña.

l Uruguaiana- RS

Page 13: PV novembro- 2012

Neste 3º trimestre do ano letivo de 2012, as áre-as de conhecimento de

História e Geografia, por meio de seus respectivos livros da Rede Salesiana de Esco-las adotados pelo “Instituto Nossa Senhora Auxiliadora” propiciou aos alunos dos 3ºs anos das professoras Marle-ne Bassetto e Nádia Mosca-to um estudo a respeito dos bairros.

A proposta buscou ofere-cer um leque variado de fontes para análise, sendo que algu-mas delas, como por exemplo, a pesquisa de campo na cida-de de Cambé teve a intenção de fazer com que o educando interagisse com a comunida-de indo além da sala de aula. A atividade teve como intuito que o aluno perceba em suas observações, marcas do pas-sado no presente dos grupos sociais e culturais de outras épocas, como também, refle-

“As marcas do passado levam à compreensão do presente e a cidadania constrói o futuro”

Ano 45 n.31113- Páginas Vivas

tir a organização do bairro, a maneira de como atender às necessidades da população, considerando os problemas e obstáculos.

O objetivo enquanto es-cola é tornar o aluno um ci-

l Profº Marlene Bassetto

Escola e pais se mobilizam para Ação Solidária

dadão observador, reflexivo, comprometido, que desenvol-va e aproveite essa capacida-de de análise espacial para que possa intervir de maneira crítica e criteriosa acerca do ambiente em que vive.

l Cambé- PR

Banda Electric Death no Festival interescolar de música

O INSA de Cambé e os pais em uma ação conjunta se mobilizaram para desper-tar na comunidade um gran-de ato de solidariedade. Foi solicitado ao IHEL (Instituto de Hematologia de Londri-na), para que estivesse pre-sente na Escola realizando o procedimento de doação de sangue em favor de um alu-no que está em tratamento. A ação foi um sucesso. Assim, agradecemos a todos que es-tiveram engajados nesse lin-do ato de amor e carinho para com o próximo.

l Roberto Molina

Alunos dos 3º anos durante passeio pela cidade

Doação de sangue no IHEL

Page 14: PV novembro- 2012

Ano 45 n.31114- Páginas Vivas

Os alunos do Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre acolheram

os ícones da JMJ participando junto com as Escolas Católi-cos. A acolhida aconteceu na capela da PUCRS no período da manhã, do dia 1º de no-vembro com a participação de 300 jovens. O encontro con-tou com animação musical, aprofundamento do sentido da cruz na vida da juventude a partir da Leitura de Corín-tios 1, 17-25 com e a reflexão conduzida pelo Pe. Marcos Sandrini - SDB. A culminân-cia do encontro se deu com a celebração de envio que os jovens realizaram em duplas diante da cruz, assumindo o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Se-gundo o aluno Arthur Peres do 6º ano o encontro foi muito legal, ajudou os jovens forta-leceram a própria fé.

Os ícones continuaram percorrendo a cidade de Por-to Alegre um grupo de alunos

Ícones da JMJl Porto Alegre- RS

l Isabelle Scheid

Alunos e Irmã Adriana durante passagem da cruz na Fonte Colombo

do Instituto Maria Auxiliadora acompanharam a cruz no pe-ríodo da tarde na Casa Fonte Colombo, Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva - HIV, gerenciada pelos Freis Capu-chinhos. Os alunos rezaram, escreveram seus agradeci-mentos nas fitas despositando no ícone de Maria concluindo

o momento com preces dian-te da Cruz. Para a aluna Lua-na Garcia do 7º ano foi muito significativo rezar juntamente com as pessoas soropositivo, pois, carregam diariamente a cruz da doença com esperan-ça. Com o testemunho dessas pessoas, pensei o quanto te-nho que crescer na fé.

Page 15: PV novembro- 2012

No dia 22 de novem-bro, aconteceu no Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre a Noite Africana. Os alunos dos primeiros anos do Fundamental I concluí-ram o Projeto Nosso Brasil Africano, apresentando para comunidade educativa as ati-vidades desenvolvidas no 2º semestre: máscaras, bone-cos, instrumentos musicais, adornos corporais, receitas e danças típicas, pesquisas sobre a cultura africana, his-tórias, cartazes, obras de arte e saída pedagógica. Ao longo do Projeto proposto pelo Eixo de Natureza e Sociedade do Caleidoscópio, os alunos puderam conhecer a rique-zas da cultura africana e sua contribuição na formação do povo brasileiro. Discutiram sobre o preconceito enfren-tado por crianças e adultos negros em nossa socieda-

Noite Africana

Ano 45 n.31115- Páginas Vivas

de, conhecendo suas raízes, compreendendo o passado, dialogando com o presente e transformando o futuro, com a esperança de erradicar o

l Ir. Adriana M. Boeno

Avaliação Estadual da AJS

Realizou-se, nos dia 24 e 25 de novembro, a avaliação anual da AJS do Paraná. Fo-ram dois dias de avaliação e planejamento com represen-tação das presenças dos SDB e FMA do Estado. Do Centro Educacional João Paulo II fo-ram representando os jovens, Lucas Cheski e Cintia Apare-cida de Souza. No domingo, dia 25 os jovens receberam uma surpresa: um passeio em Ouro Fino.

Participantes do encontro de avaliação e planejamento da AJS do PR

preconceito entre as pesso-as. Encerrou-se a noite no rit-mo da capoeira e no sabor do acarajé e da água de côco.

l Porto Alegre- RS

l Ir. Rosalina Lemos

Crianças do 1º ano do IMA POA

l Guarapuava- PR

Page 16: PV novembro- 2012

Ano 45 n.31116- Páginas Vivas

l Guarapuava- PR

Jovens da AJS realizam seu passeio anual

O Grupo da AJS-Articula-ção da Juventude Sa-lesiana do Centro Edu-

cacional João Paulo II realizou seu passeio anual no dia 02 de dezembro em Sulinas no Parque Aquático Termas de Sulinas. Ao todos foram 50 pessoas, jovens, educadores. Os jovens do grupo da Paró-quia Dom Bosco juntamente com o SDB, Luiz Opata, inte-graram o grupo. Acompanha-ram o grupo a assessora leiga Maria Sequinel e Ir. Rosalina Lemos. Foi um dia de confra-ternização, amizade, descan-so.

Jovens da AJS durante passeio anual

Copa de Ginástica RítmicaNo dia 24 de novembro,

as educandas de ginástica rítmica do Centro Educacio-nal João Paulo II participaram da Copa de ginástica Riímica Colégio Aliança. As que par-ticiparam na categoria indivi-dual fitas, Angelica Eliza da Silviera, Emanuelle Sequinel Pereira,Maria Gabriele da Sil-va Taborda que ficou em 2ª lugar. Individual massas-Emi-ly Terezinha Santos Lima: 2ª lugar e Lariane Dizuriam: 3ª lugar. Conjunto arco-Emily Te-rezinha Santos Lima, Angélica

Eliza da Sil-veira, Larissa Sidor, Maria Gabriele Sil-va Taborda e Paola Laris-sa: 2ª lugar. As meninas foram acom-p a n h a d a s pela educa-dora Shaua-ne Manuella. Parabéns às meninas e à educadora.

Festa de encerramentoA comunidade Educativa

do Centro Educacional João Paulo II realizou, na noite de 01 de dezembro, a festa de encerramento das atividades. O tema desse ano foi “Grito vida e ação de graças com o coração de paz”. Na quadra de Esporte da Fundação Cul-tural de Guarapuava com iní-cio às 20h. A Festa teve a par-ticipação expressiva dos pais e comunidade. No momento final com o canto Noite Feliz, Ir. Helena Dalmonico convi-

dou os pais para que se colo-cassem no centro da quadra

próximo de seu filho. Momento que emocionou a muitos.

l Ir. Rosalina Lemos

l Ir. Rosalina Lemos

l Ir. Roslaina Lemos

Alunos campeãs na ginástica rítmica

Page 17: PV novembro- 2012

Aconteceu no auditório do IMA, na manhã de 27 de novembro, a fi-

nal do Concurso de Oratória 2012. Essa ação constituiu no encerramento de dois pro-jetos:

- o primeiro: o projeto “Sem vergonha de falar em público” de autoria da Profes-sora de Língua Portuguesa, Juliana Fronza, e do Profes-sor de Sociologia Paulo Ce-sar Wolf. Esse projeto con-tou com várias atividades ao longo do ano e teve como principais objetivos estimular a prática de produção escrita e oral para que o estudante possa expressar suas ideias e argumentos de forma coe-rente, clara e concisa;

- o segundo: a Semana da Cidadania, evento promo-vido pela Pastoral Escolar em outubro. O tema da edição 2012 foi Juventude e Cidada-nia nas Redes Sociais e ob-jetivou favorecer a conscien-

Concurso de oratória revela talentos

Ano 45 n.31117- Páginas Vivas

l Ir. Carmen Demarchi

l Rio do Sul- SC

Participantes do Concurso de Oratório no IMA Rio do Sul

tização dos alunos sobre as responsabilidades e perigos existentes no mundo virtual, bem como, mobilizá-los para ações éticas na utilização das redes sociais.

A partir das palestras da semana da cidadania, aulas de dissertação, palestras e orientações dos professores sobre oratória, os alunos pro-duziram um texto dissertativo-argumentativo e defenderam oralmente seus argumentos sobre os aspectos positivos e

negativos das redes sociais, perante todas as turmas do Ensino Médio.

O resultado foi uma final com oradores de alto nível! Certamente revelou muitos talentos que estarão repre-sentando muito bem qualquer instituição ou pessoa, caso precisarem falar em público em prol dela.

Parabéns a todos os en-volvidos! A atividade foi um sucesso!

Aconteceu no dia 26 de outubro, sexta-feira, a segun-da edição da festa à fantasia “Remexendo no Passado”. A festa foi uma iniciativa da Professora de História, Car-la Adriana Grawieski, que buscou unir aprendizado e diversão. Trata-se de uma oportunidade criada para re-conhecer a importância de grandes personalidades e movimentos que contribuíram para a construção da nossa história. Após as atividades de pesquisa, criação e socia-lização em sala de aula, tem-se como atividade final uma festa de arromba que mais uma vez foi animada pela DJ Juliene Carvalho. Os figurinos estavam uma maravilha!

Festa Remexendo no Passadol Isolene Lemhkul

Alunos participando da festa Remexendo no passado

Page 18: PV novembro- 2012

No dia 22 de novembro, os alunos do 3º Ano do EM que estão concluindo a formação básica, bem como os alunos da 8ª série e toda a Comu-nidade Educativa: familiares, professores, coordenação, direção, Irmãs, tiveram a ale-gria de celebrar o processo educativo vivenciado pelos alunos na Escola.

A missa foi presidida por Pe. Nívio de Jesus da Silva Hammes, Salesiano de Dom Bosco, animado pelos alunos dos Terceiros anos , Renan Luis Demeterko, Leonar-do Sailer, Fernanda Meurer, Guilherme Leal do 1º Ano do Ensino Médio e o professor Robson da Silva. Na liturgia também teve a participação de alguns alunos.

Dom Bosco em seu Sis-tema Educativo valorizava muito a atitude de saber reco-nhecer e agradecer os dons recebidos. Ele dizia que “Gra-tidão é coisa do coração.” Durante esta celebração de conclusão foi possível perce-ber estes valores, principal-

Alunos do IMA celebram conclusão de curso

Ano 45 n.31118- Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

l Ir. Carmen Demarchi

Missa de encerramento dos 9º e 3º anos do IMA

mente no agradecimento feito pelos alunos do Terceiro Ano que estão deixando a escola e iniciando uma nova etapa em suas vidas. As famílias também não podiam deixar de ser homenageadas, pois só através do seu incentivo e presença em todos os mo-mentos que seus filhos che-garam ao final desta etapa.

Os formandos entregaram uma rosa aos pais manifes-tando seu reconhecimento.

“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas. Nas mãos que sabem ser generosas (...). Dar ao outro a alegria, parece coisa tão singela. Aos olhos de Deus, porém, é das artes a mais bela”.

“Não basta começar bem, é preciso terminar bem” (Madre Mazzarello)

Na tarde do domingo, de 04 de dezembro, um grupo de Irmãs e postulantes que participaram da Assembleia Inspetorial, juntaram-se aos jovens para uma hora comple-ta de oração e contemplação junto as relíquias da Jornada Mundial da Juventude na Ca-tedral.

A Cruz Peregrina e o qua-dro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram en-tronizados pelos jovens e co-locados no Santo Santorum

A Cruz e Ícone Mariano no Vicariato de Porto Alegrel Índia Márcia Barroso

l Porto Alegre- RS

da Catedral. Jovens dina-

mizaram a Via-crú-cis e a cada qua-dro se revezavam grupos de jovens em silêncio-orante junto às relíquias. Casais jovens com seus bebês, religiosas, religio-sos e adultos. No segundo momen-to deu-se a cele-bração eucarística foi presidi-da por Dom Dadeus Grings,

arcebispo, e concelebradas por vários sacerdotes.

Page 19: PV novembro- 2012

Ir. Maria Troncatti nasceu em Corteno Golgi ( Brescia ) no dia 16 de fevereiro de 1883.

Como salesiana desejo-sa de ser missionária, partiu para o Equador em 1922, foi mandada entre os indíge-nas Shuar, onde, com outras duas Irmãs, iniciou um difícil trabalho de evangelização em meio a riscos de toda espécie. Ela foi a mãe boa, não se poupava nas ações de caridade. Foi catequista e evangelizadora, rica de ma-ravilhosos recursos de fé, de paciência e amor fraterno. Ir. Maria morreu em um trágico acidente aéreo, em Sucúa, no dia 25 de agosto de 1969, oferecendo a sua vida para a reconciliação entre os co-lonos e os indígenas. Seus restos mortais repousam em Macas, na Província de Mo-rona .

A sua beatificação acon-teceu em Macas- Equador no dia 24 de novembro de 2012 sendo o presidente da cele-bração, representando o Papa Bento XII, o Cardeal Angelo Amato e concelebrada por vários bispos e sacerdotes.

Beatificação de Ir. Maria Troncatti

Ano 45 n.31118- Páginas Vivas

l Macas- Equador

l Ir. Rosalina Lemos

Irmãs da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida- BPA durante missa de beatificação de Ir. Maria Troncatti

A cerimônia teve a presença da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Yvon-ne Rengoat, o vigário Geral do Reitor-mor Dom Adriano Bregolin e muitas FMA das Américas e de outros países. Representantes da Família Salesiana do Equador se fi-zeram presentes. A Beatifica-ção de Ir. Maria Troncatti foi uma riqueza para a Igreja e para toda a Família Salesia-na. A juventude das presen-

ças salesianas participaram da cerimônia com a alegria e vibração próprias do jovem. Da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida participaram Ir. Ma-ria Floriani-Provincial, Ir. Zeni-ra, Ir. Rosalina Lemos, Ir. Lu-cia Jacinta Finassi, Ir. Lurdes Paoletto, Ir. Laura Mondini e a postulante Isabelle Scheid. “Participar da Beatificação de Ir. Troncatti foi experienciar o céu aqui e acreditar que a santidade é possível”.

“Um olhar ao Crucifixo dá-me vida e coragem para trabalhar” (Ir. Maria Troncatti)

Page 20: PV novembro- 2012

No dia 02 de novem-bro, a comunidade da Inspetoria Nossa

Senhora Aparecida teve a alegria de inaugurar o novo prédio da sede Inspetorial. Além das Irmãs, estiveram presentes amigos, vizinhos, colaboradores, membros da Família Salesiana e parcei-ros de trabalho. Foi um mo-mento de confraternização, convivência e alegria pela finalização da construção que durou dois anos.

O prédio servirá como moradia para as Irmãs da casa Inspetorial e será um local de runiões para as Ir-mãs, Salesianos e demais grupos religiosos que quei-ram alugar o espaço. São seis andares, com capacida-de para 50 pessoas, um au-ditório para 100 e outro para 40 pessoas, com ambientes climatizados e adequados para reuniões, retiros e de-mais cursos.

Junto com o prédio an-tigo, a Inspetoria poderá prestar um importante ser-

Inauguração do Novo Prédio Inspetorial

Ano 45 n.31119- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

l Ir. Marcia Koffermann

Momentos especiais da inauguração do novo prédio inspetorial

viço de acolhida para diferen-tes grupos da comunidade e ser um centro de irradiação

do carisma salesiano no sul do Brasil.

Page 21: PV novembro- 2012

Ano 45 n.31120- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Momentos especiais da inauguração do novo prédio inspetorial

Page 22: PV novembro- 2012

De 02 a 04 de novem-bro, aconteceu a XXXV Assembleia da

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida na Casa San-ta Teresa em Porto Alegre. A Assembleia teve como tema: “Reavivar, com Maria, a fidelidade para fazer acon-tecer o milagre da profecia”.

O primeiro dia a festa de inauguração do novo prédio e foi marcado pela convivên-cia fraterna entre as Irmãs, amigos e colaboradores da Inspetoria.

No segundo dia, acon-teceu a transmissão da Ava-liação trienal, realizada em São Miguel na Argentina de 24 a 28 de julho de 2012. Participaram da avaliação Ir. Maria Floriani, Ir. Maria Ivone Ranghetti, Ir. Helena Dalmonico, Ir. Silvia da Silva e Angelita Maria Gambetta Stüepp. A Avaliação foi uma convocação para as Inspe-torias a fim de reavivar o fogo do amor de Deus. Du-rante o dia foram apresen-tadas as opções feitas pela CIB e CICSAL e Inspetoria pode fazer também a opção

XXXV Assembleia Inspetorial

Ano 45 n.31121- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

l Ir. Marcia Koffermann

fundamental para fortalecer no próximo triênio. A escolha feita foi a linha 3:

“Viver e testemunhar com alegria a beleza de nossa vida consagrada, entregue to-talmente a Deus e aos jovens como FMA, em diálogo na Família Salesiana e na Igreja local, colaborando para criar uma cultura vocacional.”

No terceiro dia, as Irmãs das diferentes áreas e Âmbi-

tos puderam repassar o an-damento dos trabalhos re-alizados na Inspetoria. Foi possível verificar a vida e o dinamismo das Irmãs que animam o trabalho educa-tivo-pastoral nas diferentes unidades, cada uma doan-do do seu tempo e dos seus dons para dar continuidade à missão iniciada por Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Page 23: PV novembro- 2012

Ano 45 n.31122- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Momentos especiais da Assembleia Inspetorial

Page 24: PV novembro- 2012

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 45– N. 311– novembro 2012...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Cassiana Ferreira, Daiane Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Rosalina Lemos, Ir. Solange Sanches, Sabrina Scherer, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Boeno, Roberto Molina, Bárba-ra Ponticelli, Luiza Dornelles............................................................

AniversariantesAniversariantes de Dezembro:

01. Ir. Teresa Dallabona11. Ir. Arlete Sandri

13. Ir. L. Jacinta Finassi30. Ir. Bruna Rodrigues

Ano 45 n.31123 Páginas Vivas

Parabéns!

l Porto Alegre- RS

Momentos especiais da Assembleia Inspetorial